Fernanda Freire de Carvalho Pimentel
Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialização em Psicanálise e Laço Social pela UFF. Graduação em Psicologia pela UNESA.
Coordenadora e docente do curso de Pós-Graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura do Instituto ESPE (Londrina, PR).
Docente do curso de Pós-Graduação em Psicanálise e Cultura do Centro Universitário Celso Lisboa (Rio de Janeiro, RJ). Docente do curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Clínica Psicanalítica da Faculdade Maria Thereza (Niterói, RJ). Docente do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE (Londrina, PR). Docente do curso de Pós-Graduação em Fundamento da Psicanálise: Teoria e clínica do Instituto ESPE (Rio de Janeiro, EJ).
Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão LAPSICON - Laboratório de Pesquisa das Psicopatologias Contemporâneas - sediado no Departamento de Psicologia da UFF-VR. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Pesquisa A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual, sediado no Departamento de Psicologia da UFRJ.
Pesquisa principalmente os seguintes temas: transtornos alimentares, corpo e imagem, feminino, histeria, diagnóstico diferencial, clínica na atualidade, sintomas contemporâneos, clínica com crianças e adolescentes.
Consultório Particular em Niterói (Icaraí) e no Rio de Janeiro (Copacabana).
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicanálise
2015 - 2019
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Patologias Da Beleza: A Histeria Na Era Dos Estragos No Corpo
Rita Maria Manso de Barros. Palavras-chave: Psicanálise; Corpo; imagem; Beleza.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopatologia.
Mestrado em Psicanálise
2010 - 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Anorexia: um sintoma contemporâneo
, Ano de Obtenção: 2013.Marcia Mello de Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Anorexia; Contemporaneidade; Clínica Psicanalítica; Desejo Materno; Função Paterna; Sintomas Contemporâneos. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Psicanálise e Laço Social
2004 - 2005
Universidade Federal Fluminense
Título: Sexuação e Homossexualidade: Algumas Considerções Psicanalíticas
Orientador: Angela Cavalcanti Bernardes
Graduação em Psicologia
1998 - 2003
Universidade Estácio de Sá
Título: Anorexia Nervosa e Algumas Considerações da Psicanálise
Orientador: Teresinha Anciães
Formação complementar
2023 -
Extensão universitária em Nossas Conversas: Feminismos. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em METODOLOGIA DE PESQUISA - Módulo 1. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em METODOLOGIA DE PESQUISA - Módulo 2. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Extensão: Desafios no Tratamento da Anore. (Carga horária: 8h). , Instituto De Psiquiatria da UFRJ - IPUB., IPUB, Brasil.
2007 - 2007
Atualização em Transtornos Alimentares e Obesidade. (Carga horária: 36h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, SCM/RJ, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Cínica. (Carga horária: 300h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2000 - 2000
Psicologia Hospitalar. , Hospital de Clínicas de Niterói, HCN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopatologia.
Organização de eventos
PIMENTEL, F. . III Simpósio de Psicanálise de Niterói. 2013. (Congresso).
PIMENTEL, F. . CONLAPSA - I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de pós-graduação em Psicanálise da UERJ. 2011. (Congresso).
PIMENTEL, F. . II Simpósio de Psicanálise de Niterói. 2009. (Outro).
PIMENTEL, F. . I Simpósio de Psicanálise de Niterói. 2008. (Outro).
Participação em eventos
11ª Mostra regional de Prátocas em psicologia.Felicidade e adoecimento. 2017. (Outra).
Diálogos do Lacaneando.Corpo, Imagem e Gozo. 2017. (Outra).
IV Jornadas Clínicas ISEP-SEPAI. A beleza que intoxica - sobre a problemática da consistência corporal na atualidade. 2017. (Congresso).
Semana da Psicologia da Universidade Estácio de Sá. Quando o espelho se torna um problema: uma discussão sobra a imagem do corpo, os transtornos alimentares e os excessos de intervenções estéticas. 2017. (Olimpíada).
Ainda adolescente, esse sujeito?. 2016. (Encontro).
Diálogos do Lacaneando.Corpo, Cultura e Feminino. 2016. (Seminário).
XII Simpósio do Programa de Pós graduação em Psicanálise da UERJ.O estatuto da imagem na atualidade e loucuras histéricas não são psicoses!: desencadeamento da histeria na contemporaneidade. 2016. (Simpósio).
CONPSI, Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Consistência corporal e estabilidade sintomática nas neuroses histéricas atuais. 2015. (Congresso).
Diálogos do Lacaneando.Corpo, imagem e estética: contribuições da psicanálise sobre as intervenções no corpo.. 2015. (Seminário).
XI Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.Patologias da Beleza: os excessos da histeria na atualidade. 2015. (Simpósio).
I Feira das Profissões do ESA. Psicologia e Psicanálise - Atuação e mercado de trabalho. 2014. (Feira).
VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Uma hipótese psicanalítica sobre o desencadeamento da anorexia. 2014. (Congresso).
III Simpósio de Psicanálise da Universidade Severino Sombra - USS.Os sintomas contemporâneos são novos? - um ensaio sobre a clínica na atualidade. 2013. (Simpósio).
III Simpósio de Psicanálise de Niterói.Sintomas Contemporâneos e os efeitos no corpo ? anorexia e as novas amarrações da histeria na contemporaneidade.. 2013. (Simpósio).
Jornada de Cartéis da EBP - Rio.Anorexia ? uma clínica das novas nomeações. 2013. (Simpósio).
Semana de Palestras na escola Externato Santo Antônio. Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência: um diálogo com a escola. 2013. (Feira).
VII Mostra Regional De Práticas Em Psicologia. Anorexia e as novas amarrações da sintomatologia contemporânea: efeitos do declínio da nomeação paterna?. 2013. (Congresso).
X Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ: Psicanálise e Saúde, entre o Estado e o sujeito.Anorexia: os excessos pulsionais e seus estragos. 2013. (Simpósio).
XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Investigação Psicanalítica dos Determinantes Psíquicos da Dependência Química e da Anorexia. 2013. (Congresso).
II Simpósio de Psicanálise da USS - Universidade Severino Sombra.O que a Psicanálise nos ensina sobre a clínica da Anorexia na contemporaneidade?. 2012. (Simpósio).
Semana de Psicologia da UFF - Universidade Federal Fluminense.Os Sintomas Contemporâneos na clínica com crianças e adolescentes.. 2012. (Seminário).
V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamentalntal. Anorexia - evidências dos estragos marcados no corpo. 2012. (Congresso).
CONLAPSA - I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de pós-graduação em Psicanálise da UERJ. A anorexia e a dimensão dos estragos na clínica contemporânea. 2011. (Congresso).
CONPSI - Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Da anorexia santa à anorexia contemporânea. 2011. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Divisão Subjetiva e Dialética do Amor. 2010. (Congresso).
II Simpósio de Psicanálise de Niterói.Sobre a Homossesualidade. 2009. (Simpósio).
Congresso Nacional de Psicanálise ? Clínica da Violência: Infância e Adolescência de Risco.. 2008. (Congresso).
Curso de Férias - UFF - Universidade Federal Fluminese.Transtornos Alimentares. 2008. (Outra).
Curso de Férias - UFF - Universidade Federal Fluminese.Introdução à Psicanálise. 2008. (Outra).
I Simpósio de Psicanálise de Niterói.Anorexia - Uma questão para a psicanálise. 2008. (Simpósio).
V Simpósio da Pós-graduação da UERJ - Estrutura e Psicanálise. 2008. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade. 2007. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Obesidade.. 2005. (Congresso).
Jornada da Sociedade Brasileira de Estudo e Pesquisa da Infância..Anorexia - Jovens que comem o nada. 2005. (Outra).
Colóquio da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. 2004. (Outra).
Congresso Brasileiro de Psiquiatria.. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
CARNEIRO, C.; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA;PIMENTEL, F.. Uma Proposta de Investigação Etiológica da Recusa do Alimento na Anorexia a partir da Melancolização. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PIMENTEL, F.; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA; JESUS GOMES; BICALHO, P. P. G.; MURTA, C. P. C.. A constituição da histeria e a sensualidade fotográfica na atualidade ? flashes da relação entre psicologia e fotografia. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA; MALCHER, .. F.; CUNHA, A.;PIMENTEL, F.. A hipótese do nó borromeano no diagnóstico de autismo e psicose. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PIMENTEL, F.; A. A. Pinto Lunior; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA. A vida de John Nash: uma elaboração psicanalítica freudiana da esquizofrenia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
PIMENTEL, F.; A. A. Pinto Lunior; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA. Histeria na contemporaneidade: do sintoma ao supereu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
PIMENTEL, F.; A. A. Pinto Lunior; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA. Cortes na pele: considerações psicanalíticas a respeito do cutting na neurose. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA; A. A. Pinto Lunior;PIMENTEL, F.. Contribuições da Psicanálise para o entendimento dos determinantes psíquicos dos desencadeamento da anorexia na neurose histérica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
A construção do feminino - um viés psicanalítico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
O desamparo do sujeito nas relações; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
A importância do primeiro trauma do ser humano: o trauma do nascimento sob o olhar psicanalítico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
Obesidade: uma discussão a luz da psicanálise; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
O cuidado materno e sua importância na constituição psíquica do sujeito; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
Feminino e histeria: uma reflexão psicanalítica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
A crise enquanto momento de produção de narrativa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
O desamparo na teoria de Freud e seus desdobramentos na modernidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
Homossexualidade: de Freud aos dias atuais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
O conceito de Objeto transicional e sua utilidade na clínica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
Anorexia e seus estragos estruturais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel;
Produções bibliográficas
-
PIMENTEL, F. . Amor, Desejo e Gozo. 1. ed. São Paulo: Calligraphie Editora, 2017. v. 1. 420p .
-
PIMENTEL, F. . Toxicomanias - um problema antigo.. Jornal a Orla, Niterói - RJ, p. 4 - 4, 01 out. 2009.
-
PIMENTEL, F. . Sintomas da Atualidade. Jornal A Orla, Niterói, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 10 set. 2009.
-
PIMENTEL, F. . Sobre a esquizofrenia. Jornal A Orla, Niterói, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 10 ago. 2009.
-
PIMENTEL, F. . 40 Anos de Stonewall. Jornal A Orla, Niterói, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 10 jul. 2009.
-
PIMENTEL, F. . Quando a busca pela beleza se torna um fim para si mesmo. Jornal A Orla, Niterói, p. 8 - 8, 10 jun. 2009.
-
PIMENTEL, F. . Entrevista. Jornal A Orla, Niterói, p. 4 - 4, 10 maio 2009.
-
PIMENTEL, F. . Pequenos Tiranos. Jornal A Orla, Niterói, p. 5 - 5, 10 abr. 2009.
-
PIMENTEL, F. . A População é mais ansiosa do que se imagina ou existe um abuso de medicação?. Jornal A Orla, Niterói, p. 8 - 8, 10 mar. 2009.
-
PIMENTEL, F. . Transtornos Alimentares e a Contemporaneidade. Jornal A Orla, Niterói, p. 8 - 8, 10 fev. 2009.
-
HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA ; PIMENTEL, F. ; LIPIANI, A. S. . INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DOS DETERMINANTES PSÍQUICOS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DA ANOREXIA. In: Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasília -DF. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia - Conhecimento, Diversidade e Integração. Brasília: SBPOT, 2013. p. 698-698.
-
PIMENTEL, F. ; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA . Uma hipótese psicanalítica sobre o desencadeamento da anorexia. Psicologia USP (Impresso) , 2015.
-
PIMENTEL, F. . Anorexias e as novas formas de sintoma na estrutura histérica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Sobre a pesquisa acadêmica com os transtornos alimentares. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIMENTEL, F. . Fracassos da histeria na atualidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. ; BARROS, Rita M . A paixão pela imagem do corpo e os excessos de cirurgias estéticas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; BARROS, Rita M . Histerias na atualidade: uma hipótese sobre os fracassos dos recursos histéricos da identificação ao pai.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Sobre a objetificação do corpo feminino na publicidade ao longo dos anos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Feminino, corpo e os sintomas da atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. ; BARROS, Rita M . Histeria e feminino: da estreita relação em Freud à total oposição em Lacan. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Patologias da imagem: um estudo a partir do Ideal do Eu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; BARROS, Rita M . A imagem do corpo nas anorexias e nos excessos de cirurgias plásticas: uma hipótese sobre destruição do imaginário corporal a partir do desencadeamento de loucuras histéricas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; SESARINO, A. S . O amor enquanto acontecimento - uma saída pelo desejo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; BARROS, Rita M . Um percurso histórico-conceitual da relação entre histeria e feminino em Freud e Lacan.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Felicidade e adoecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . A beleza que intoxica - sobre a problemática da consistência corporal na atualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Corpo, Imagem e Gozo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Quando o espelho se torna um problema: uma discussão sobra a imagem do corpo, os transtornos alimentares e os excessos de intervenções estéticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . O estatuto da imagem na atualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Loucuras Histéricas não são psicoses!: desencadeamentos da histeria na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Corpo, Cultura e Feminino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Consistência corporal e estabilidade sintomática nas neuroses histéricas atuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Corpo, imagem e estética: contribuições da psicanálise sobre as intervenções no corpo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Patologias da Beleza: os excessos da histeria na atualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Psicologia e Psicanálise - Atuação e mercado de trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. ; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA . Uma hipótese psicanalítica sobre o desencadeamento da anorexia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Da 'anorexia santa' à clínica contemporânea: o que a história da recusa alimentar nos ensina sobre os quadros de anorexia na atualidade?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA ; PIMENTEL, F. ; LIPIANI, A. S. . Investigação Psicanalítica dos Determinantes Psíquicos da Dependência Química e da Anorexia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia e as novas amarrações da sintomatologia contemporânea: efeitos do declínio da nomeação paterna?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia ? uma clínica das novas nomeações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIMENTEL, F. . Sintomas Contemporâneos e os efeitos no corpo ? anorexia e as novas amarrações da histeria na contemporaneidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia: os excessos pulsionais e seus estragos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência: um diálogo com a escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Os sintomas contemporâneos são novos? - um ensaio sobre a clínica na atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia - evidências dos estragos marcados no corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . O gozo mortífero do sintoma anoréxico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Um percurso histórico sobre a recusa alimentar das mulheres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . O que a Psicanálise nos ensina sobre a clínica da Anorexia na contemporaneidade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Os Sintomas Contemporâneos na clínica com crianças e adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. ; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA ; LIPIANI, A. S. . Direção do tratamento na Psicanálise: a psicopatologia contemporânea para além dos levantamentos epidemiológicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; Lima, M. M. . Anorexia: uma patologia da modernidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . A anorexia e a dimensão dos estragos na clínica contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Da anorexia santa à anorexia contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. ; ANTONIO, C. A. O. . Divisão Subjetiva e Dialética do Amor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, F. . Sobre a Homossexualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Introdução à Psicanálise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Transtornos Alimentares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia - Uma questão para a psicanálise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, F. . Anorexia: jovens que comem o nada.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PIMENTEL, F. ; CORSERTTO, P. . Transtornos alimentares. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PIMENTEL, F. . Portal para o inconsciennte. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PIMENTEL, F. . Será mesmo que resolve? Profissionais falam sobre a função dos livros de autoajuda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PIMENTEL, F. . ?O limite entre uma preocupação excessiva e uma patologia é muito tênue?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PIMENTEL, F. . Anorexia e Feminilidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PIMENTEL, F. ; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA ; LIPIANI, A. S. . Lapsicon.com. 2014; Tema: Site sobre a pesquisa teórica e o espaço clínico LAPSICON - Laboratório de investigação das psicopatologias contemporâneas. (Site).
PIMENTEL, F. . Fernanda Pimentel Psicanálise. 2013; Tema: Psicanálise. (Site).
PIMENTEL, F. . ViaFreud. 2013; Tema: Página no Facebook do Blog ViaFreud. (Rede social).
PIMENTEL, F. . ViaFreud. 2009; Tema: Blog sobre Psicanálise, filosofia, cultura, ciência e arte. (Blog).
PIMENTEL, F. . Introdução á clínica dos Transtornos Alimentares. 2023. .
PIMENTEL, F. . Anorexias, bulimias e compulsões - a Psicanálise e a clínica dos Transtornos Alimentares. 2022. .
PIMENTEL, F. . A Beleza em questão: corpo, cultura e subjetividade. 2022. .
PIMENTEL, F. . Psicanalise e Transtornos Alimentares. 2021. .
PIMENTEL, F. . Transtornos Alimentares: Anorexias, Bulimias e Compulsões alimentares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIMENTEL, F. ; REIS, J. ; HENSCHEL DE LIMA, CLÁUDIA . Clínica Contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIMENTEL, F. . Transtornos Alimentares: uma visão da psicanálise. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual: um estudo em psicanálise., Descrição: O recurso à droga, a anorexia e o cutting, habitualmente, são exemplos de formas de sofimento psíquico atual, que colocam para a pesquisa clínico-conceitual em psicanalise a necessidade de investigar os determinantes psíquicos que lhe são subjacentes. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e formalizar a metodologia de construção do caso clínico, baseada na teoria psicanalítica, como instrumento de acompanhamento, esclarecimento e intervenção na condução de situações clínicas concretas de sujeitos acometidos pela fenomenologia clínica das formas de sofrimento psíquico atual e que estão sendo atendidos pelo estágio curricular supervisionado em psicanálise e saúde mental, oferecido no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense (Campus de Volta Redonda). A partir deste objetivo geral, pretende-se organizar e formalizar o modelo de atendimento clínico desses casos e determinar as operações lógicas que estão subjacentes à sua fenomenologia clínica. Para o desenvolvimento dos objetivos, recorrer-se- á à dois procedimentos metodológicos. O primeiro, se refere a metodologia da construção de caso clínico, a partir do marco teórico da psicanálise. Para trabalhar a metodologia, tomar-se-á como referência a noção de construção do caso clínico, tal como fora elaborada por Carlo Viganò. O segundo consiste no tratamento qualitativo dos testemunhos clínicos dos sujeitos em atendimento no SPA (UFF.Campus de Volta Redonda), de modo a extrair deles, sua posição subjetiva no discurso e deduzir as operações lógicas na base de sua fenomenologia clínica. Palavras-Chave: Construção do caso clínico, Sofrimento Psiquico, Psicanálise, Psicopatologia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Freire de Carvalho Pimentel - Integrante / Claudia Henschel de Lima - Coordenador / Julia Reis - Integrante / Thalles Cavalcanti - Integrante / Julia da Silva Cunha - Integrante / Maria Stela Costa Vliese Zichtl Campos - Integrante / Leticia Casarin - Integrante / Thamires Kelly Andrade Barbosa - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório Particular. , Rua Mem de Sá, n 111, sala 607, Icaraí, 24230092 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 981231472, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Psicanalista, Enquadramento Funcional: Psicanalista
Outras informações:
Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos, coordenação de grupos de estudos e seminários.
2022 - Atual
Instituto ESPEVínculo: Coordenadora e professora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora
Outras informações:
Coordenadora do Curso de pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanalise e Cultura
2019 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora
2011 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora
2017 - Atual
centro universitario celso lisboaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora do Curso de pós-graduação em Psicanalise, Clínica e Cultura da celso Lisboa.
Ministra e coordena a disciplina sobre Feminino e Clínica com crianças e adolescentes
2019 - Atual
Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMAThVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora do Curso de pós-graduação em Fundamentos da Clínica Psicanalítica da Faculdade Maria Thereza. Ministra e coordena a disciplina sobre Clínica com crianças e adolescentes
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Freire de Carvalho Pimentel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?