Fernando Discacciati Cruz

Coordenador de planejamento e controle da produção na Anglo American, operação Minas Rio. Graduado em engenharia metalúrgica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2014), pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018), mestre em engenharia metalúrgica, materiais e de minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e especialista em engenharia de minas pela Universidade Federal de Alfenas (2022). Atuações e experiência em sistemas de gestão no setor mínero-metalúrgico, aplicando conhecimento às operações de mina (céu aberto e subterrânea) e tecnologias de beneficiamento mineral, nas commodities: fosfato, ouro, ferro e zinco. Atuações em gestão de desempenho, inteligência de negócios, planejamento estratégico, tranformação da cultura de manufatura enxuta, gerenciamento de riscos e gestão econômica e de investimentos. Atualmente estou dedicado ao desenvolvimento de modelos operacionais de gestão integrada e de gerenciamento de riscos e negócios para o setor mínero-metalúrgico.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

2019 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Proposta para modelo de gerenciamento de risco, visando a mitigação de acidentes ampliados na mineração, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Alizeibek Saleimen Nader
Setores de atividade: Extração de Minerais Metálicos.

Especialização em Especialização em Engenharia de Minas

2020 - 2022

Universidade Federal de Alfenas
Título: Aplicação do método de Monte Carlo como estimativa probabilística de risco do planejamento estratégico de uma operação mineira
Orientador: Jose Carlos Danza Errico

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Comparativo entre as principais técnicas de gerenciamento de riscos em um industria mineral e uma indústria de beneficiamento de sementes
Orientador: Josevan Ursine Fudoli

Graduação em Engenharia Metalúrgica

2008 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O estado da arte do processo de fabricação e aplicação do carbeto de silício
Orientador: Adilson Rodrigues da Costa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Participação em eventos

XIV Semana de Estudos da Escola de Minas. 2013. (Outra).

XXVII Semana de Estudos da Escola de Minas e XXVII Semana de Estudos Metalúrgicos. 2011. (Outra).

V Seminário de Montagem de Revestimento Refratário e Isolamento Térmico. 2010. (Seminário).

XXVI Semana de Estudos Metalúrgicos da Escola de Minas de Ouro Preto. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CRUZ, FERNANDO DISCACCIATI . Entendendo e mitigando os acidentes ampliados na mineração. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , 2021.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Vale S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Excelência Operacional, Carga horária: 44

2019 - 2020

Jaguar Mining Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aplicação do pensamento enxuto - Concentre-se na mentalidade e capacidade, planejamento de negócios integrado, gerenciamento de riscos e planejamento estratégico. Implementação da integração Mine to Mill e reconciliação total. Diagnóstico de processos operacionais. Técnicas estatísticas avançadas.

2018 - 2019

AngloGold Ashanti Brasil Mineração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista e Gestão Operacional Pleno, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela equipe de gerenciamento de desempenho e custos do departamento de mineração - Open Pit e Underground. Gerenciamento de OPEX, CAPEX e KPI. Gerenciamento de rotinas e aplicação de projetos de melhoria contínua - Lean six sigma.

2017 - 2018

Galvani, Indústria, Comércio e Serviços - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Melhoria Contínua, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela implementação do Yara Productivity System - YPS. Assessoria em atividades relacionadas à planta de beneficiamento e operação de minas. Projetos de melhoria contínua - Lean six sigma e brownfield. Desenvolvimento de ferramentas de manufatura enxuta. card.

2016 - 2017

Galvani, Indústria, Comércio e Serviços - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejamento operacional e controle de processos de produção de concentrado de fosfato. Gerenciamento de desempenho dos principais indicadores - Orçamento, previsão e controle de rotina. Gerenciamento de inventário: matérias-primas e produtos - Qualidade da remessa de concentrado de fosfato. Aplicação de conceitos - Manutenção, Gerenciamento de Desempenho, Padronização de Processos, PDCA, Análise de Falhas, FMEA, Teoria das Restrições e Balanced Scorecard.

2020 - 2022

Nexa Resources

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Inteligência de Negócios

2022 - Atual

Anglo American Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Planejamento e Controle, Regime: Dedicação exclusiva.