Sara de Moura Lima

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2009) e Especialização em Hematologia Clínica pela Universidade Federal do Maranhão UFMA (2011). Atualmente é Coordenadora do Centro Maria Imaculada (CMI/ASA), referência em hanseníase (Teresina/PI) e também é responsável técnica do laboratório de análises baciloscópicas do CMI/ASA. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a atuação de gestão de centro de saúde e na área laboratorial com ênfase na Hanseníase. Também atuou na área da hematologia e hemoterapia no Hemocentro do Piauí (HEMOPI) no laboratório de imunohematologia. Durante o período a frente do Centro de Referência Maria Imaculada, participou de cursos técnicosemhanseníase.

Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Hematologia Clínica

2010 - 2011

Universidade Federal do Maranhão
Título: Influência do Estado do Paciente Durante a Fase Pré-Analítica no Resultado do Hemograma
Orientador: Raimundo Antônio Gomes de Oliveira

Graduação em Biomedicina

2006 - 2009

Centro Universitário UNINOVAFAPI
Título: Câncer no Trato Gastrointestinal Superior após Cirurgia Bariátrica: Revisão Bibliográfica
Orientador: Lucielma Salmito Soares PInto

Formação complementar

2022 -

Comissão de Hanseníase. , Conselho Estadual de Saúde do Piauí, CES - PI, Brasil.

2023 - 2023

Curso de Capacitação para a Implementação do PCDT Hanseníase. (Carga horária: 60h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2023 - 2023

Curso EAD de Baciloscopia -em Hanseníase: microscopia e interpratação.. (Carga horária: 40h). , Fundação Hospitalar Alfredo da Mata, FUHAM, Brasil.

2019 - 2019

Noções Básicas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde. (Carga horária: 6h). , Centro Maria Imaculada, CMI, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Prevenção e Reabilitação Física e Cirúrgica em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Baciloscopia em Hanseníase para Facilitadores. (Carga horária: 40h). , Hospital Universitário, HU UFPI, Brasil.

2015 - 2015

Exame de proficiência de leitura em língua estrangeira - Inglês.. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2000 - 2007

Curso de Inglês. , Wizard, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

16º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Apresentação de Atividades realizadas para prevenção de incapacidades e reabilitação de paciente com hanseníase, no Centro Maria Imaculada, Teresina-PI.. 2022. (Congresso).

16º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Impacto da pandemia de COVID-19 no atendimento de pacientes com hanseníase em centro de referência do Piauí. 2022. (Congresso).

16º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Aspectos Epidemiológicos dos Episódios Reacionais em hanseníase no Piauí.. 2022. (Congresso).

Programa de Extensão: Liga Acadêmica - LADOT (2021-2022).Importância da Equipe Multidisciplinar na Hanseníase. 2022. (Outra).

Semana Acadêmica 2022.1 UNIP.Importância da Equipe Multidisciplinar no atendimento às pessoas com Hanseníase. 2022. (Outra).

Noções Básicas do Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde. 2019. (Outra).

Fórum Estadual de Tuberculose e Hanseníase. 2018. (Outra).

Oficina de Prevenção e Reabilitação Física e Cirúrgica em Hanseníase. 2018. (Oficina).

Seminário Piauiense de Segurança Alimentar, Nutricional e Controle Social:Orientações Gerais. 2017. (Seminário).

II Congresso Piauiense de Biomedicina. 2009. (Congresso).

IV Jornada Científica da Faculdade NOVAFAPI.Adenocarcinoma de Estômago após Cirurgia Bariátrica. 2009. (Encontro).

IV Jornada Científica da Faculdade NOVAFAPI. 2009. (Encontro).

V Semana Cientifica da FACID. 2009. (Encontro).

I Congresso Piauiense de Biomedicina. Maçanetas de Banheiros de um Faculdade Particular em Teresina/PI como Fonte de Contaminação. 2008. (Congresso).

I Congresso Piauiense de Biomedicina. 2008. (Outra).

Ação Global. 2006. (Outra).

I Seminário Municipal de Saúde Ambiental. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, JULIANA DO NASCIMENTO ; COSTA, RAFAEL EVERTON ASSUNÇÃO RIBEIRO DA ; MUNIZ, RAVENNA KELLY BRITO ; OLIVEIRA, FERGUS TOMAS ROCHA DE ; LIMA, SARA DE MOURA ; BEZERRA, SANDRA MARINA GONÇALVES . Difficulties coping with leprosy during treatment and post-discharge. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 12, p. REUFPI, 2023.

  • Rocha, E.M.A.C. ; LIMA, S. M. . Adenocarcinoma de Estômago após Cirurgia Bariátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, S. M. ; Leódido, A.C.M. ; Rocha, E.M.A.C. ; Andrade, F.S.F. ; Klinger, Y ; Costa, D.A.F. . Maçanetas de Banheiros de um Faculdade Particular em Teresina/PI como Fonte de Contaminação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

LIMA, S. M. ; Dany Sampa ; Leila Mendes . Ações Multidisciplinares em Pacientes com Hanseníase. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2024

Centro Maria Imaculada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Equipe, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenadora de equipe multiprofissional capacitada para diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes com hanseníase em centro de referência na capital Teresina/PI.

2014 - 2024

Centro Maria Imaculada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 30

Outras informações:
Biomédica do Laboratório do Centro Maria Imaculada, realizando exame de baciloscopia para Hanseníase em centro de referência e responsável pela implantação do sistema de investigação de resistência neste centro como unidade sentinela.

2010 - 2011

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica plantonista, Carga horária: 36

Outras informações:
Biomédica do Setor Laboratório de Imunohematologia Paciente do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - HEMOPI.

2008 - 2008

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária do Laboratório de Imunohematologia do HEMOPI

Atividades

  • 06/2017

    Direção e administração, Centro Maria Imaculada/ASA.Cargo ou função, Coordenadora de Equipe Multidisciplinar na Atenção Especializada em Hanseníase.

  • 07/2014

    Serviços técnicos especializados , Centro Maria Imaculada/ASA.Serviço realizado, Exame de Baciloscopia para Hanseníase.

2011 - 2011

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SÃO CAMILO

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora do Curso Técnico de Análises Clínicas -Disciplina: Imunologia II - 50h/a