Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Ensino de Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutoramento em História da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/PT. Minhas pesquisas dizem respeito aos temas: Estudos qualitativos em educação; Estudos culturais; História de vida; Relações raciais; sala de aula e pesquisa em educação.

Informações coletadas do Lattes em 08/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2005 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: O percusso do pesquisador: Da sala de aula ao campo pedagógico
Carmen Sylvia Vidigal de Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

1998 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas em 1989-1999, Ano de Obtenção: 2002
Belmira Amélia de Barro Oliveira Bueno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Aperfeiçoamento em EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PE

1993 - 1993

Cordenadorias e Estudos e Normas Pedagógicas
Título: Autoformação: conhecendo a vida de professoras e professores. Ano de finalização: 1993
Orientador: Denice Catani e belmira Bueno

Graduação em Pedagogia

1985 - 1989

Universidade de Guarulhos

Curso técnico/profissionalizante

1981 - 1983

Instituto de Educação Regis Pacheco

Ensino Fundamental (1º grau)

1977 - 1980

Escola Polivalente de Jequié

Ensino Fundamental (1º grau)

1972 - 1976

Grupo Escolar Dr. Vasco Filho

Pós-doutorado

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, FPCEUP, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2014 - 2014

Valorizar a Escola através do conhecimento do seu. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X, DEDCX/UNEB, Brasil.

2000 - 2000

Espanhol Instrumental. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Educação da Universidade de Sâo Paulo, FEUSP, Brasil.

2000 - 2000

Espanhol Instrumental I. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Educação da Universidade de Sâo Paulo, FEUSP, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Programa de Aperfeicoamento de Ensino. (Carga horária: 6h). , Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.

1994 - 1994

Questões Educacionais: Desempenho Pedagógico e For. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Educação da Univesidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.

1994 - 1994

Matemática através de jogos. (Carga horária: 15h). , Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.

1991 - 1991

A organização do trabalho e a sociologia: novos pa. (Carga horária: 30h). , Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.

1988 - 1989

Ciclo Básico em Jornada Única - Projeto Ipê. (Carga horária: 30h). , Cordenadorias e Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.

1988 - 1988

Fonética/Fonologia como subsídio para alfabetizaçã. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia Letra e Ciências Humanas da Universidade de São paul, FFLCH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Eduacação.

Organização de eventos

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; OLIVEIRA, L. M. ; MARTINS, G. H. R. ; MELO, I. R. . I Seminário de Educação e Estudos Culturais PPGER/CPF - Colonialidade, Necropolítica e diferenças em Um defeito de cor. 2023. (Outro).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; CARVALHO, L.F.O. ; ARAUJO, M. N. R. ; TAVARES, E. ; PORTO, H. T. . III Encontro de Pedagogia: Docências, Memórias e Formações ? 30 Anos do Curso de Pedagogia do DEDC-X. 2023. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; CARNEIRO, F. . PALESTRA - EDUCAÇÃO DIFERENÇA E ALTERIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA HERANÇA INTELECTUAL NEGRA. 2021. (Outro).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; NASCIMENTO, J. S. S. ; BRITO, A. . I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO GEVONC FEMINISMO NEGRO: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS. 2021. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Miscigenação e cultura do estupro, Racismo e Cotas raciais. 2020. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . II Círculo de Debates sobre As diversas ondas do feminismo, Protagonismo de escritoras negras e Violência física e simbólica. 2020. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; PORTO, H. T. . Miscigenação e cultura do estupro, Racismo e Cotas raciais. 2020. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . IX Seminário de Ensino e Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia. 2019. (Congresso).

FELGUEIRAS, M. ; MAGALHAES, M. J. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de ; AMARAL, Anabela ; ROCHA, Juliana . Encontro Internacional da SPECIES - Pacifismo e Educação. 2016. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; FELGUEIRAS, M. ; MAGALHAES, M. J. ; CHAVES, A. . 1ª. Conferência da Cidade do Porto: Diferenças na Escola - O ponto de vista da criança. 2016. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; TAVARES, E. ; SIQUARA, M. M. A. . Docência, Memória e Formações: 21 anos do curso de Pedagogia do DEDCX. 2013. (Congresso).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; ARAUJO, M. N. R. ; REIS, M. J. E. . VI SEPEX: Formação humana, currículo e praxis social. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

I Semana de Incentivo à Pesquisa no Extremo Sul da Bahia - SIPEX.A Pesquisa no Extremo Sul da Bahia. 2024. (Encontro).

Tô com Você no Enem.OFICINA DE ENSINO E ANCESTRALIDADE. 2024. (Oficina).

1° Seminário de educação e estudos culturais - PPGER: COLONIALIDADE, NECROPOLÍTICA E DIFERENÇAS EM UM DEFEITO DE COR.COLONIALIDADE, NECROPOLÍTICA E DIFERENÇAS EM UM DEFEITO DE COR. 2023. (Seminário).

III Encontro de Pedagogia: Docências, Memórias e Formações ? 30 Anos do Curso de Pedagogia do DEDC-X.30 Anos de Pedagogia do DEDC-X/UNEB: Celebrando Formações, Contribuições, Conquistas Pessoais e Profissionais e Socializando Produções de Conhecimentos - Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão. 2023. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE CULTURAS NEGRAS: Populações negras no sertão e os 20 anos da LEI 10.639/03. A Lei 10.639: Avanços e desafios no ensino da cultura afro-brasileira. 2023. (Congresso).

IV Mulher Solte o Verbo!.Movimentos, Feminismos e Universidade. 2023. (Encontro).

XI SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia: ?Políticas de inclusão: compromissos e práticas educacionais?.Por uma educação antirracista: experiências e projetos. 2023. (Seminário).

XI SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia: ?Políticas de inclusão: compromissos e práticas educacionais'.Relato de Experiência. 2023. (Seminário).

: Saberes e sabores de Mucuri: Feira de agricultura sustentável e agroecológica,. Negritude e Mulheres: Racismo estrutural e desigualdade social. 2022. (Feira).

17º Encontro da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo.Escravidão, Racismo e Resistência Negra: Do 13 de maio ao 20 de novembro. 2022. (Encontro).

A Língua como Cultura.POR QUE ENSINAR LÍNGUA COMO CULTURA? DA EXCLUSÃO DO NEGRO E ÍNDIO NA CULTURA ESCOLAR. 2022. (Encontro).

XI Edição do Projeto "QUINTAS ACADÊMICAS: divulgação e memória".DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: o que uma análise dos temas de artigos produzidos em 2010-2020 nos diz sobre formação de professores. 2022. (Seminário).

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA VIÇOSA.Educação, equidade e qualidade. 2021. (Simpósio).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO GEVONC.Solidão da Mulher Negra. 2021. (Encontro).

IV SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2021. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia.COVID 19 no extremo sul da Bahia: O caso do município de Teixeira de Freitas. 2021. (Seminário).

X SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA ? X SEPEX.EDUCAÇÃO E NEGRITUDE: UM LEVANTAMENTO DE ARTIGOS SOBRE A FEMINIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DO MAGISTÉRIO NOS ANOS DE 2010 A 2020. 2021. (Seminário).

X SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA ? X SEPEX.SESSÃO DE COMUNICAÇÕES III. 2021. (Seminário).

II Círculo de Debates sobre As diversas ondas do feminismo, Protagonismo de escritoras negras e Violência física e simbólica.As diversas ondas do feminismo, Protagonismo de escritoras negras e Violência física e simbólica. 2020. (Simpósio).

II Arvorecer Negro: Ancestralidade e Oralidade Afro-indígena.CARTAS PEDAGÓGICAS SOBRE O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM INTERCÂMBIO CULTURAL. 2019. (Seminário).

IV Conferencia Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.Ciência, Tecnologia e Inovação ?BAHIA: SOCIEDADE 5.0. 2019. (Encontro).

IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO SUL DA BAHIA. 2019. (Congresso).

LUCIA DE FATIMA OLIVEIRA DE JESUS.A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLÓGICAS. 2019. (Outra).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 35 ANOS DE UNEB: CONSTRUINDO UMA UNIVERSIDADE INCLUSIVA.A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLÓGICAS. 2019. (Outra).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UNEB.A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. 2019. (Outra).

Audiência Pública - Educação Desenvolvimento Regional e seus Desafios. 2018. (Outra).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 35 ANOS DE UNEB: CONSTRUINDO UMA UNIVERSIDADE INCLUSIVA.A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um estado da arte dos estudos qualitativos.. 2018. (Seminário).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UNEB.A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um estado da arte dos estudos qualitativos em Educação. 2018. (Outra).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UNEB.A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS NAS ÁREAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA. 2018. (Outra).

XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB.A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS NAS ÁREAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA. 2018. (Outra).

X Encontro de Formação de coordenadores de Colegiado da UNEB. 2017. (Encontro).

1ª Conferência da Cidade do Porto sobre Diferenças na Escola: O ponto de vista das crianças,.Das diferenças na Escola ao diferente em cada um de nós. 2016. (Seminário).

Encontro Internacional da SPECIES - Pacifismo e Educação.Educar... Ensinar... em direção ao pacifismo: o contributo de Paulo Freire. 2016. (Encontro).

III Seminário de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (III SINTEPE) e I Seminário Internacional de Educação e Formação de Professores (SEMEFOR).ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO SUL DA BAHIA. 2016. (Seminário).

Justiça Social e Diálogo Cultural na intervenção contra a violência. 2016. (Seminário).

Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho.Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho. 2016. (Outra).

VIII Jornadas Internacionais de Inverno de Educação e Herança Cultural.A alfabetização como prática libertadora. 2016. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO - VIII SEPEX. Educação, Ciência e Tecnologia: implicações para a formação e práxis. 2016. (Congresso).

XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Investigar, Intervir e Preservar. Pesquisa em Educação, Histórias de vida e Ensino. 2016. (Congresso).

Lo tsunami delle guerre: guerra, educazione e scuola. 2015. (Congresso).

VII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação. 2015. (Seminário).

VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?.UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DOCENTES NO PIBID/UNEB. 2014. (Simpósio).

VII Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul: Perspectivas de formação na contemporaneidade.A formação passa por aqui: professores, pesquisadores e pesquisa em colaboração. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Latinoamericana de Estudos Sobre o Trabalho Docente "Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina".Sala de aula e relações pedagógicas: disciplina/indisciplina, ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

Docência, Memória e Formações: 21 anos do Curso de Pedagogia no DEDC-X.Ensino Superior e Formação de Professores. 2013. (Encontro).

Docência, Memória e Formações: 21 anos do Curso de Pedagogia no DEDC-X Carta de.A formação passa por aqui: professores, pesquisadores e pesquisa em colaboração. 2013. (Encontro).

VI SEPEX-Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia.Na rotina da sala de aula: quem está com a palavra ou com o poder?. 2012. (Seminário).

Seminário de Preparação Pedagógica.A formação do docente no Ensino Superior: Experiências Registros e Perspectivas na FEUSP.. 2007. (Encontro).

Encontro com educadores.Profissão Pedagogo: Limites e possibilidades. 2004. (Encontro).

Encontro com Educadores.Mooca: um estudo do meio. 2004. (Encontro).

26a. Reunião Anual da ANPED. A sala de aula como objeto de estudo: uma análise de teses e dissertações. 2003. (Congresso).

Perspectivas teóricas de investigação sobre a escola. 2003. (Seminário).

24a. Reunião Anual da anped. 2001. (Congresso).

23a. Reunião Anual da anped. 2000. (Congresso).

Histórias de vida e formação de adultos. 1998. (Seminário).

PEDAGOGIA 97. Professores Investigadores. Una alternativa para el trabajo el aula. 1997. (Congresso).

1o. Seminário Docência Memória e Gênero.Autoformação: conhecendo a vida das (os) professoras (os). 1996. (Seminário).

Encontro dos Professores Coordenadores Pedagógicos - Reiventando a Escola : Prática Pedagógica Coletiva (Subsídios ao trabalho do professor-coordenador). 1996. (Encontro).

Encontro Regional de Educação Construindo um Projeto de Educação. 1995. (Encontro).

XIV Congresso da APEOESP Construindo um Projeto de Escola. 1995. (Congresso).

12o. Congresso Estadual Anual da Apeoesp e 1o. Cogresso do Sindicato da Educação. 1992. (Congresso).

Congresso Estadual de Educação. 1991. (Congresso).

Congresso Estadual Anual Apeoesp. 1989. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: TÂNIA GOMES FERREIRA COSTA

SANTOS, A. D.; PONTI, M. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, M. V.; CUNHA NETO, J. S.. PROJETO DE VIDA - UMA PAUTA ANTIRRACISTA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Juscimara Carvalho Ferreira

JESUS, Lucia de Fatima O. de; NUNES NETO, F. A.; MIRANDA, M. R.; SOUZA, O. S. S.. ENCRUZILHADAS FORMATIVAS DE EGRESSAS(OS) DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ? CAMPUS PAULO FREIRE. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Samara Santana Silva

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; SALES, .. K. L.; SANTOS, R. G.; BRITO, A.; MULLER, T. S.. MULHERES DO MAR: NARRATIVA DAS MARISQUEIRAS E PESCADORAS DA RESEX DE CASSURUBÁ NO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Mário Henrique Souza Silva

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; SANTOS, R. G.; NASCIMENTO, A. S. B.. CAPOEIRA CAMARÁ: INVENTÁRIO DIGITAL DO GRUPO DE CAPOEIRA LIBERDADE DE MEDEIROS NETO-BA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Mário Henrique Souza Silva

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; SANTOS, R. G.; NASCIMENTO, A. S. B.. CAPOEIRA CAMARÁ: INVENTÁRIO DIGITAL DO GRUPO DE CAPOEIRA LIBERDADE DE MEDEIROS NETO-BA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Daniela Barreto do Sacramento

JESUS, Lucia de Fatima O. de; ARAUJO, G. A.; LIMA, M. B.; FRANCA, E. T.. Vozes-Crianças e Educação Quilombola (EQ): Narrativas de estudantes do quinto ano do ensino fundamental na comunidade Mussuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Jamile Stephane dos Santos Souza

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; VASCONCELOS, V. N. P.; NASCIMENTO, A. S. B.. VOZES QUE ECOAM: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES ASSENTADAS EM MUCURI-BA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Samara Santana Silva

PRAZERES, L. L. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SALES, K. L.; MULLER, T. S.. Mulheres do Mar: Narrativa das Marisqueiras e Pescadoras da Resex de Cassurubá no Extremo Sul da Bahia. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Cristina De Jesus Dos Santos

TRAPP, R. P.; PASSOS, J. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; MACHADO, T. S.. O papel das merendeiras na educação escolar em Itabuna-BA: alimentação e implicações raciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Daniela Barreto do Sacramento

JESUS, Lucia de Fatima O. de; LIMA, . M. B.; ARAUJO, G. A.. Narrativas da infância: A invisibilidade territorial quilombola dentro do espaço escolar no povoado Mussuca. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Juscimara Carvalho Pereira

JESUS, Lucia de Fatima O. de; NETOS, .. F. A. N.; MIRANDA, .. M. R.. NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE: O ITINERÁRIO DE EGRESSAS E EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (UFSB). 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Jamile Stephane dos Santos Souza

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; VASCONCELOS, V. N. P.. VOZES QUE ECOAM: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES ASSENTADAS EM MUCURI-BA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Samara Santana Silva

PRAZERES, L. L. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SALES, .. K. L.. MULHERES DO MAR: NARRATIVA DAS MULHERES MARISQUEIRAS E PESCADORAS DA RESEX DE CASSURUBÁ NO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Samara Santana Silva

PRAZERES, L. L. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, B. S.. MULHERES DO MAR: NARRATIVA DAS MULHERES MARISQUEIRAS EPESCADORAS DA RESEX DE CASSURUBÁ NO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Bruno Oliveira Santos

NUNES NETO, F. A.; NUNES, V.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. A dança bate-barriga nas comunidades Helvécia e Rio do Sul: performances, histórias e resistências em processo de formação social no Extremo Sul da Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Caline Macário Guimarães Ferreira

NUNES NETO, F. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SOUZA, O. S. S.. A construção da identidade materna entre mulheres negras no bairro Liberdade II em Teixeira de Freitas/BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Marta Alexandra da Rocha Vinagre

FELGUEIRAS, M.; MAGALHAES, M. J.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Movimento das Cidades Educadoras em Portugal. A Herança Cultural na Problematização dos Princípios e nos Discursos Privilegiados. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Aluno: Marta Alexandra da Rocha Vinagre

FELGUEIRAS, M.; MAGALHAES, M. J.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Movimento das Cidades Educadoras em Portugal: A herança cultural na problematização dos princípios e nos discursos privilegiados. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Aluno: Maria Carolina da Silva Nascimento

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, A. D.; FORTUNA, D. B. S.; SANTOS, B. S.; SANTOS, V. N.. MURAL COLETIVO DE RESISTÊNCIA À SUBALTERNIDADE: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Joyce Almeida dos Santos

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SOUZA, E. A. M.; PEREIRA, C. L.; VERONEZ, H. T. P.; FORTUNA, J. L.. CRIANÇAS AFRO RELIGIOSAS NA ESCOLA: ETNOBOTÂNICA E ENSINO DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Lucas Aguiar Bezerra

JESUS, Lucia de Fatima O. de; LUIZ, R.; GOMES, I. F.. ENSINO DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UM ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO DO PPGER. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Sacha Biano dos Santos

JESUS, Lucia de Fatima O. de; ARAUJO, G. A.; NASCIMENTO, J. S. S.; NASCIMENTO, A. B.. ENCRUZILHADAS IDENTITÁRIAS: PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Lucas Aguiar Bezerra

JESUS, Lucia de Fatima O. de; LUIZ, R.; FERNANDES, Ivo Gomes. MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL AFRO-BRASILEIRA NO EXTREMO SUL DA BAHIA.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Sacha Biano dos Santos

JESUS, Lucia de Fatima O. de; BUSSINGER, R.; NASCIMENTO, J. S. S.. ENCRUZILHADAS IDENTITÁRIAS: PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Jamile Stephane dos Santos Souza

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PRAZERES, L. L. G.; VASCONCELOS, V. N. P.. VOZES QUE ECOAM: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES ASSENTADAS EM MUCURI-BA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Juscimara Carvalho Pereira

JESUS, Lucia de Fatima O. de; NUNES NETO, F. A.; MIRANDA, M. R.. Nossos passos vêm de longe, negritude: O itinerário de egressas e egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais (UFSB). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Daniela Barreto do Sacramento

JESUS, Lucia de Fatima O. de; ARAUJO, G. A.; LIMA, M. B.. NARRATIVAS DE INFÂNCIA: A INVISIBILIDADE TERRITORIAL QUILOMBOLA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Jéssica Silva Pereira

JUNIOR, G.B. O.; PRAZERES, L. L. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Costurando a vida com fios de ferro: narrativas de mulheres negras cotistas na UNEB/CAMPUS X. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Silvia de Souza Araujo Oliveira

JUNIOR, G.B. O.; NUNES NETO, F. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Caminhos para a promoção da igualdade racial na Educação Infantil: um guia introdutório teórico/prático. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: ELIENE SANTOS NASCIMENTO

NUNES NETO, F. A.; SANTANA, G. P. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. A história da comunidade quilombola de Helvécia: uma proposição para o ensino das relações étnico-raciais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Victor Braga de Oliveira

SANTANA, G. P. G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; CARMO, C. B. S.. Dupla diferença e interseccionalidade identitária: a formação das identidades de negros(as) surdos(as) do município de Teixeira de Freitas - BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Ananda da Luz Ferreira

SANTOS, A. D.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; GUND, I. T. F.. KARINGANA WA KARINGANA: por entre histórias africanas e afro-brasileiras. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Silvia de Souza Araujo Oliveira

JUNIOR, G.B. O.; NUNES NETO, F. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Uma abordagem etnográfica sobre o Ensino de Relações Étnico Raciais na Educação Infantil. 2018.

Aluno: Priscila Manoel Barbosa

JESUS, Lucia de Fatima O. de; PORTO, H. T.; SANTANA, G. P. G.. IDENTIDADE NEGRA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS E QUESTÕES RACIAIS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Literatura Brasileira) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

Aluno: Cristiane Gomes Santana

SIQUARA, M. M. A.; SILVA, J. C.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. O MOVIMENTO SOCIAL COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: Assentamento Bela Manhã em Teixeira de Freitas/BA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cristina Melgaço e Carolina Genésio dos Santos

JESUS, Lucia de Fatima O. de; NASCIMENTO, J. S. S.; FIGUEREDO, A. M. S.. EDUCAÇÃO E NEGRITUDE FEMININA: um levantamento de artigos sobre enegrecimento e feminização do magistério nos anos 2010-2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tamila de Jesus Lemos

JESUS, Lucia de Fatima O. de; MASCARENHAS, I. J. S.; MARCELINO, J. L. L.; PRAZERES, R. A. G.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PRODUZIDOS EM 2010-2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: DHIANY SANTOS BISPO, TANABETE SANTOS DA SILVA e ISA BEATRIZ

Santos, I A;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SIQUARA, M. M. A.. ESTUDO DA LEI 10.639/03: UMA ANÁLISE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

Aluno: MICAEL FAGUNDES BONFIM

JESUS, Lucia de Fatima O. de. A INSERÇÃO DO NEGRO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA POR MEIO DE COTAS: O CASO DO DEDCX TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da UNEB - Campus-X.

Aluno: Tânia Souza de Jesus

COSTA, G. E. B.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SIQUARA, M. M. A.. Narrativas de formação acadêmica de uma estudante com baixa visão no curso de Pedagogia da UNEB/DEDCX. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagógia) - Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X.

Aluno: Kátia Trindade da Silva Novais e Vanessa de Jesus Oliveira

Maria Jucilene Ferreira; SIQUARA, M. M. A.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Formação docente: o que pensa os graduandos e graduandas da pedagogia- IX e docentes do DEDC-X/UNEB sobre pesquisa e estágio e como a concebem?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagógia) - Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X.

Aluno: GRASIELLE ROSA DE LIMA, MARIA APARECIDA CELESTINO CONCEIÇÃO

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SIQUEIRA, Maria Mavanier Assis; PORTO, H. T.. PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E CULTURAS AFRICANAS: Um relato de experiências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

Aluno: Solage Cunha Nogueira

ALMEIDA, Yolanda Aparecida;JESUS, Lucia de Fatima O. de; FERNANDES, Ivo Gomes. Educação Ambiental: uma análise fotopedagógica do meio ambiente a partir do olhar dos alunos do quinto ano da Escola Municipal Recreio de Teixeira de Freitas/BA. 2011 - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

Aluno: Lucineia Meireles Leal e Ivanete Medrado Macedo

FERNANDES, Ivo Gomes;JESUS, Lucia de Fatima O. de; SIQUEIRA, Maria Mavanier Assis. Educar pela mídia: leituras de um processo televisivo realizado pelos alunos do 5o. ano da Escola Municipal Bela Vista em Teixeira de Freitas - BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SIQUARA, M. M. A.; SOUSA, M.J.. PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO PÚBLICA ? MAGISTÉRIO SUPERIOR ? PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 019/2014. 2014. Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; LUIZ, R.. Seleção PPGER 2023. 2023. PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, A. D.. Seleção PPGER 2023. 2023. PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; LUIZ, R.. Seleção PPGER 2023. 2023. PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, A. D.. Seleção PPGER 2023. 2023. PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.

PORTO, H. T.;JESUS, Lucia de Fatima O. de; Santos, I A. Seleção de Monitoria de Ensino. 2023. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; FIGUEREDO, A. M. S.. Seleção de currículos em chamada pública Nº 001/2023 do DEDCX/UNEB. 2023. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, A. D.; ARAUJO, G.;JESUS, Lucia de Fatima O. de. Comissão examinadora do edital de seleção 01/2021 do PPGER/UFSB. 2021. Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; ARAUJO, G.; SANTOS, A. D.. A Comissão de Seleção para ingresso no PPGER/UFSB EDITAL PROPPG Nº 13/2021. 2021. Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; SANTOS, A. D.; NUNES NETO, F. A.; SANTANA, G. P. G.; JUNIOR, G.B. O.; ARAUJO, L. C.. Seleção PPGER-CPF 2019. 2019. Universidade Federal do Sul da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de. Sessão técnica de apresentação de trabalhos da XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; BOSCHI, T. M.; ROCHA, A. da S.; SILVA, R. R.. Comissão Eleitoral para coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX/DEDCX. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; BOSCHI, T. M.; ROCHA, A. da S.; SILVA, R. R.. Comissão Eleitoral para coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX/DEDCX. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, Lucia de Fatima O. de. Avaliação de desempenho acadêmico do professor para promoção na carreira do magistério superior, da classe de assistente para adjunto. 2013. Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.

JESUS, Lucia de Fatima O. de; CARVALHO, L.F.O.. SELEÇÃO MONITORIA DE ENSINO SOCIOLOGIA. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/NUPEX.

Orientou

Joyce Almeida dos Santos

CRIANÇAS AFRO RELIGIOSAS NA ESCOLA: ETNOBOTÂNICA E ENSINO DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia; (Orientador);

Maria Carolina da Silva Nascimento

MURAL COLETIVO DE RESISTÊNCIA À SUBALTERNIDADE: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia; (Orientador);

Sacha Biano dos Santos

Encruzilhadas Identitárias: Professoras negras no ensino superior; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia; (Orientador);

Lucas Aguiar Bezerra

MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL AFRO-BRASILEIRA NO EXTREMO SUL DA BAHIA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia; (Orientador);

Jamile Stephane dos Santos Souza

VOZES QUE ECOAM: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES ASSENTADAS EM MUCURI-BA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia, ; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Juscimara Carvalho Ferreira

Encruzilhadas Formativas de Egressas(os) da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais ? Campus Paulo Freire (UFSB); 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais) - PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia, ; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Daniela Barreto do Sacramento

Narrativas da infância: a invisibilidade territorial quilombola dentro do espaço escolar no povoado Mussuca; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia, ; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

MICAEL FAGUNDES BONFIM

A INSERÇÃO DO NEGRO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA POR MEIO DE COTAS: O CASO DO DEDCX TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Priscila Manoel Barbosa

A VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS O CABELO DE LELÊ, MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E MINHA MÃE É NEGRA SIM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação ? Especialização em Literatura Brasileira) - Departamento de Educação da UNEB - Campus-X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Carolina Genésio dos Santos e Cristina Oliveira Melgaço

EDUCAÇÃO E NEGRITUDE FEMININA: Um levantamento de artigos sobre a feminização e enegrecimento do magistério nos anos de 2010-2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Cristiane Santana Gomes

O MOVIMENTO SOCIAL COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: O assentamento Bela Manhã em Teixeira de Freitas/BA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Tamila de Jesus Lemos

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PRODUZIDOS EM 2010-2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Daiane Roseno Batista

A criança silenciada: Um relato de vida de uma estudante negra do Curso de Pedagogia do DEDCX/UNEB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagógia) - Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Sara de Souza Ruas e Juliana do Carmo

A escrita da criança em uma sala de aula do 3o; ano do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Grasielle Rosa de Lima e Maria Aparecida Celestino Conceição

Práticaseducativas em estágios supervisionados e culturas africanas: Um relato de experiências; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagógia) - Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

CAMILA FREITAS RIBEIRO GALVÃO PRISCILLA GOMES TOKUSHIGE LACE

O coordenador pedagógico: Concepção, perfil e práticas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Priscila Manoel Barbosa

O PRECONCEITO RACIAL CONTRA A CRIANÇA NEGRA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

ANGELA DOS REIS SANTOS e TALIANE GANGA IRINEU

Leitura na escola: Uma reflexão sobre as possibilidades da literatura para a Educação Básica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Adrieli da Silva Teixeira Maria José Deniara G

Borges Thab; AS ATIVIDADES PRÁTICAS E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIASNATURAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

EDIVALDO JESUS DOS SANTOS JÚNIOR; FABRINE PEREIRA ANGÉLICA

INTEGRAÇÃO ENSINO/PESQUISA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO DEDC ? CAMPUS X; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Alfabetizar: uma questão de renovação conceitual e metodológica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Igualdade etnica racial na Educação Infantil: combatendo o preconceito; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Oficinas de alfabetização: contribuições da música para o ensino e a aprendizagem na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

A afetividade na relação professor/aluno/conhecimento; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Brincando também se aprende: a importância do lúdico na aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

O meio ambiente como tema transversal no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Resultado do curso do PROED: Programa Educacional de Resistência as Drogas e a violência para alunos da quarta série do Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

A interdisciplinaridade nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

A prgressão continuada no Ensino Fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Interesse e desinteresse dos alunos no Ensino Fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveiria de Jesus

Diferentes mais não desigual: um estudo sobre crianças oriundas das classes desfavorecidas nas séries iniciais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

Agora estou na escola: Um estudo sobre alunos iniciantes na Primeira Série do Ensino Fudamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus

As brincadeiras e sua interferência no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Capital; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Cristina Oliveira Melgaço

A produção de pesquisas em educação no Extremo Sul da Bahia: um balanço de Livros e Capítulos de Livros publicados nos anos de 2000/2018; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

CAROLINA GENESIO DOS SANTOS

A produção de pesquisas em educação no Extremo Sul da Bahia: Um balanço dos artigos publicados em periódicos científicos e eventos acadêmicos nos anos de 2000/2018; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Bruna Francy Santos Andrade

A produção de pesquisas em educação no Extremo Sul da Bahia: Uma análise de teses e dissertações; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Bruna Francy Santos Andrade

A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLÓGICAS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Bruna Pereira dos Santos

A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um balanço dos estudos na área de Educação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Tiago Silva

A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um levantamento dos estudos nas áreas de História e Geografia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

LUCIMARA DE SOUZA PORTO

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MÉTODOS, PRÁTICAS E SABERES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

RAISA DA SILVA MELGAÇO

APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR MEIO DOS PROJETOS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Samuel Santos Braga

A QUESTÃO DA DISCIPLINA/INDISCIPLINA DOS ALUNOS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Isabela dos Santos Aguiar

A PRÁTICA DOCENTE E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (E; F); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, PICIN/UNEB; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Lucileia Soares Barbosa

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E PROPOSTA CURRICULAR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Jamine Barbosa dos Santos

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO EF: O CASO DA LEITURA E DA ESCRITA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus;

Produções bibliográficas

  • PORTO, H. T. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Biografias de mulheres afro-brasileiras e indígenas em práticas pedagógicas antirracistas. REVISTA KIRI-KERÊ - PESQUISA EM ENSINO , v. 1, p. 198-221, 2024.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: UMA UTOPIA BRASILEIRA. Linguagens, Educação e Sociedade , v. 28, p. 1-25, 2024.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . COVID 19 no extremo sul da Bahia: emergência do conceito de necropolítica e implicações educacionais. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE , v. 14, p. 947-960, 2021.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUEM ESTÁ COM A PALAVRA OU COM O PODER?. LINGUAGEM EM (RE)VISTA , v. 14, p. 125-142, 2019.

  • COSTA, G. E. B. (Org.) ; Santos, I A (Org.) ; JESUS, Lucia de Fatima O. de (Org.) . Educação e Desenvolvimento: conhecimento, diversidade e culturas subalternizadas. 1. ed. Campinas: PONTES, 2021. v. 6. 441p .

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; FELGUEIRAS, M. . Entre areté e paideia: a emergência histórica do conceito de educação. In: Benedito Gonçalves Eugenio; José Valdir Jesus de Santana; Maria de Fátima de Andrade Ferreira. (Org.). ETNICIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO: olhares plurais. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022, v. 1, p. 237-253.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; PEREIRA, J. C. ; SACRAMENTO, D. B. . O Ensino para as Relações Étnico-Raciais: Um contínuo tornar-se em direção à alteridade. In: Dodi Tavares Borges Leal; Francisco Antônio Nunes Neto; Rebeca Valadão Bussinger. (Org.). ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POÉTICAS CULTURAIS, CIENTÍFICAS E DE DIREITOS HUMANOS. 1ed.Pinheiros: Anna Blume, 2022, v. 1, p. 35-50.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . PESQUISA EM EDUCAÇÃO, HISTÓRIAS DE VIDA E SALA DE AULA. In: Geovani de Jesus Silva; Joceneide Cunha dos Santos; Leandro Soares; Caroline de Araújo Lima.. (Org.). Interlocuções entre ensino, cultura e diversidade. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 359-376.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; GENESIO, C. ; MELGACO, C. . AS PESQUISAS QUALITATIVAS EM EDUCAÇÃO SOBRE O EXTREMO SUL DA BAHIA: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO (2005/2018). In: Guilhermina Elisa Bessa da Costa; Ireni Alves dos Santos; Lucia de Fatima Oliveira de Jesus. (Org.). Educação e Desenvolvimento: conhecimento, diversidade e culturas subalternizadas. 1ed.Campinas: PONTES, 2021, v. 6, p. 35-56.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . A FORMAÇÃO PASSA POR AQUI: PROFESSORES, PESQUISADORES E PESQUISA EM COLABORAÇÃO. In: Lenira Haddad e Walter Lima. (Org.). MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Sergipe: EDUFAL, 2018, v. I, p. 210-210.

  • CARREGOSA, E. A. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Educação e Relações Étnicorraciais na Sala de Aula: Desafios Históricos e Perspectivas Metodológicas. In: Valci vieira dos Santos; Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo; Celso Kallarrari. (Org.). Educação e Desenvolvimento: Língua, Literatura e Formação. 1ed.Campinas,SP: Pontes Editores, 2017, v. 3, p. 7-361.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; PORTO, H. T. . TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO EM CARAVELAS (BA): AS FESTAS JUNINAS COMO LUGARES DE SABERES E DE PRÁTICAS ESCOLARES. In: Ferreira, Cristiane Gomes; Fortuna, Jorge Luiz ; Martins, Liziane. (Org.). Educação e Desenvolvimento: Diferentes Perspectivas. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2017, v. 4, p. 7-295.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; SIQUARA, M. M. A. . Experiências e aprendizagens docentes no PIBID/UNEB: espaços de mediação. In: Luciana Cristina da Costa Audi; Jonathan de Oliveira Molar; Minervina Joseli Espindola Reis. (Org.). Educação e desenvolvimento: debates contemporâneos. 01ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2014, v. 01, p. 127-144.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Autoformação:conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: Belmira Bueno; Denice Catani; Cynthia Pereira de Souza. (Org.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2a.ed.São Paulo: Escrituras, 2000, v. 02, p. 101-110.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; BARBOSA, A. R. M. . EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA NO COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA ? SEPEX ?POLÍTICAS DE INCLUSÃO: COMPROMISSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS?, 2023, Teixeira de Freitas. XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA ? SEPEX ?POLÍTICAS DE INCLUSÃO: COMPROMISSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS?. Teixeira de Freitas, 2023. v. 1. p. 9-584.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Pesquisa em Educação, História de vida e Ensino. In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Investigar, Intervir e Preservar, 2016, Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira, 2016.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; SIQUARA, M. M. A. . UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DOCENTES NO PIBID/UNEB. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?, 2014, São Cristóvão - Sergipe. VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?, 2014.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . A sala de aula como objeto de estudo: uma análise de teses e dissertações. In: 26a. Reunião Anual da anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo. novas políticas? O papel histórico da anped na produção de novas políticas. Petropolis: Vozes, 2003. v. 26. p. 07-349.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Na rotina da sala de aula: Quem está com a palavra ou com o poder. In: VI SEPEX - seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia, 2012, Teixeira de Freitas/BA. Formação Humana, Currículo e Praxis Social. Teixeira de Freitas/BA, 2012. v. VI. p. 09-414.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Professores pesquisadores: uma alternativa de trabalho em sala de aula. In: Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos PEDAGOGIA 97, 1997, Havana. Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos PEDAGOGIA 97. La Havana: Ministerio de Educación, 1997. p. 03-565.

  • BUENO, B. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho das (os) profesoras (os). In: 1o. Seminário Docência, Memória e Gênero, 1996, São Paulo. Seminário Docência Mémoria e Gênero. São Paulo: Plêiade, 1996. p. 13-372.

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; JESUS, J. ; Santos, I A . Feminismos e direitos das mulheres: Questões de justiça social e democracia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PORTO, H. T. ; SIQUARA, M. M. A. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . As diversas ondas do feminismo, Protagonismo de escritoras negras e Violência física e simbólica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PORTO, H. T. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . JULHO DAS PRETAS: lutas, resistências e protagonismos de Mulheres Negras. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; SOUZA, E. A. . A condição feminina: Violências, desafios e perspectivas frente aos Direitos Humanos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Entre disputas, conflitos e retrocessos: o ensino nas universidades e escolas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Pesquisa em Educação, Histórias de vida e Ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; AMARAL, F. ; CUNHA, J. . Ensino, Pesquisa e Extensão no Sul da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; FELGUEIRAS, M. ; MAGALHAES, M. J. ; CHAVES, A. . Das diferenças na Escola ao diferente em cada um de nós. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGA, S. S. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Sala de aula e relações pedagógicas: disciplina/indisciplina, ensino e aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . A formação passa por aqui: professores, pesquisadores e pesquisa em colaboração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANGÉLICA, Fabrine Pereira ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . PIBID BIOLOGIA: contribuições para formação inicial e continuada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNIOR, Edivaldo de Jesus dos Santos ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Descobrindo as Ciências Naturais no ato de ler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; SIQUARA, M. M. A. ; SOUZA, M. N. R. ; REIS, M. J. E. . Na rotina da sala de aula: Quem está com a palavra ou com o poder?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JJESUS, L. F. O. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . A sala de aula como objeto de estudo: uma análise de teses e dissertações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . Mooca: um estudo do meio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de . A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-99.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; Munhoz, Daniel ; SILVA, Rosemeire R. . Professores Investigadores: Una alternativa para el trabajo en el aula.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, Lucia de Fatima O. de ; JESUS, L. F. O. . Autoformação: cohecendo a vida e o trabalho dos professores e das professoras (es). 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Perspectivas sobre a Universidade Pública: Experiências, diálogos e produção do conhecimento. 2023.

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; MIRANDA, D. L. ; BASTOS, A. S. ; SOARES, S. R. ; MASSA, M. S. . Centro de Assesssoramento, Pesquisa e Inovação Pedagógica (CEAPIP). 2022.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Comitê Gestor local do Programa de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. 2014.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . IX Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia. 2019.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE). 2018.

FELGUEIRAS, M. ; MAGALHAES, M. J. ; AFONSO, J. A. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . VIII Jornadas Internacionais de Inverno de Educação e Herança Cultural - Utopia e Educação. 2016.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA. 2016.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. 2015.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. 2014.

JESUS, Lucia de Fatima O. de . VII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. 2013.

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; OLIVEIRA, D. . Jornal Livre especial dia internacional da mulher. 2024.

CATANI, A. M. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Ensino Superior e Formação de Professores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VASCONCELOS, T. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . Formação, Currículo e Praxis: Caminhos e descaminhos do lúdico na educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JESUS, Lucia de Fatima O. de ; BRAGA, S. S. ; BARBOSA, G. S. . Tertúlias Dialógicas - UNEB Campus X. 2017; Tema: Os sentidos da experiência humana em cada um de nós. (Rede social).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Literaturas Femininas: conceituação e um panorama da escrita feminina feminista no Brasil. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Evento preparatório para IV Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ?BAHIA: SOCIEDADE 5.0. 2019. (Encontro Macro territorial).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Educação Desenvolvimento Regional e seus Desafios. 2018. (Audiência Pública).

JESUS, L. F. O. ; JESUS, Lucia de Fatima O. de . A produção de pesquisas qualitativas em educação: um ensaio de balanço comparativo ? Brasil e Portugal- através de periódicos. 2017. (Relatório de pesquisa).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Diretor de escola da carreira do magistério municipal. 2004. (Aprovação em concurso Público).

JESUS, Lucia de Fatima O. de . Professor I. 1990. (Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professo I).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    MULHERES NEGRAS NAS LICENCIATURAS DO DEDCX/UNEB: INTERSECCIONALIDADES INTERDISCIPLINAR, Descrição: O projeto procura identificar as mulheres negras no DEDCX/UNEB, caracterizando seus embates para adentrar e permanecer no Ensino Universitário. As condições de estudo e trabalho de Mulheres negras estudantes, ainda que abordadas por pesquisadores de diferentes áreas, é pouco explorada pelos estudos e pesquisas em educação .Para tanto serão utilizados levantamentos na base bibliográfica da literatura especializada sobre mulheres negras, educação contra colonial, a luz dos estudos culturais, assim como, a realização de fichamentos e revisões de artigos científicos, que abordam a temática, selecionados por meio de buscas nos principais bancos de dados na área, a saber: SIELO, CNPq e APESB para proceder a um levantamento ao modo de um estado da arte. A parir disso recorreremos a uma serie de diálogos com estas mulheres, distribuídas nas diferentes áreas de ensino, em nosso departamento, a saber: Pedagogia, Letras Português, Letras Inglês, História, Biologia. Educação Física e Música EAD. Dessas análises e debates junto as mulheres negras pretende-se depreender questões que possam nortear outros projetos e até políticas públicas e intervenções sociais junto a esta categoria tão vulnerável socialmente no extremo sul baiano e por todo canto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2023 - Atual

    POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DE COMBATE AO RACISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA., Descrição: Com este projeto, buscaremos analisar experiências de combate ao racismo na escola de educação básica, primeiro por meio de um levantamento bibliográfico sobre aquilo que se tem publicado e, posteriormente, procedendo ao exame daquilo que se vem desenvolvendo nas escolas de nossa região, principalmente, no Colégio Estadual Machado de Assis (CEMAS) Teixeira de Freitas - NRE 07. A partir da compreensão da escola como lugar em que todo o estudante deve ter a oportunidade de aprender. Autores como GONZALEZ(1978), NASCIMENTO (1980), FREIRE (1997), GOMES (2003), MUNANGA (2008) entre outros, nos ajudam a debater essas experiências contempladas tanto em nossa constituição e na LDB como na lei de cotas. Nossa perspectiva metodológica de pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo encontros, reuniões, vivências, oficinas, rodas de conversas, seminários, entrevistas, observações na escola e na universidade. Assim contribuir para que a escola e a universidade seja um espaço em que todos os estudantes, sem exceção, tenham a oportunidade de conviver e aprender com as diferenças.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um estado da arte dos estudos qualitativos em Educação, Descrição: A proposição desta pesquisa é a de realizar uma análise dos estudos qualitativos desenvolvidos sobre o Extremo Sul da Bahia, desde o período de implantação do DEDCX-UNEB, em Teixeira de Freitas, em 1992, considerado o marco histórico de expansão da UNEB e interiorização do Ensino Superior na Bahia, até os anos de 2016, aproximadamente 24 anos de estudos. Para tanto, procederemos a um levantamento em bases de dados sobre o que se produziu e publicou neste período sobre a região, a realização de resumos e fichamentos dos principais trabalhos, com o objetivo de mapear a produção, no que diz respeito aos temas e áreas mais recorrentes, aos métodos e estratégias de pesquisas adotados, aos objetos e sujeitos da pesquisa, bem como as conclusões a que chegaram tais estudos. O exame de artigos publicados em periódicos científicos permitirá traçar uma trajetória histórica desses estudos e aferir alguns dos impactos dessa produção na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador / Tiago Silva - Integrante / Bruna Pereira dos Santos - Integrante / Bruna Francy Santos ANDRADE - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A produção de pesquisas no Extremo Sul da Bahia: Um estado da arte dos estudos qualitativos, Descrição: A proposição desta pesquisa é a de realizar uma análise dos estudos qualitativos desenvolvidos sobre o Extremo Sul da Bahia, desde o período de implantação do DEDCX-UNEB, em Teixeira de Freitas, em 1992, considerado o marco histórico de expansão da UNEB e interiorização do Ensino Superior na Bahia, até os anos de 2016, aproximadamente 24 anos de estudos. Para tanto, procederemos a um levantamento em bases de dados sobre o que se produziu e publicou neste período sobre a região, a realização de resumos e fichamentos dos principais trabalhos, com o objetivo de mapear a produção, no que diz respeito aos temas e áreas mais recorrentes, aos métodos e estratégias de pesquisas adotados, aos objetos e sujeitos da pesquisa, bem como as conclusões a que chegaram tais estudos. O exame de artigos publicados em periódicos científicos permitirá traçar uma trajetória histórica desses estudos e aferir alguns dos impactos dessa produção na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador / Tiago Silva - Integrante / Bruna Pereira dos Santos - Integrante / Bruna Francy Santos ANDRADE - Integrante.

  • 2014 - 2016

    A produção de pesquisas qualitativas em educação: um ensaio de balanço comparativo ? Brasil e Portugal- através de periódicos, Descrição: Este relatório se ocupa em relatar as ações desenvolvidas para a realização de estudos pós-doutoral no decurso do ano de 2015-2016, cuja investigação buscou compreender aspectos da construção da pesquisa em educação e a emergência dos estudos qualitativos nos dois países Brasil e Portugal. A partir de um inventário de 172 artigos publicados em dois periódicos especializado em educação, sendo 112 artigos da Revista brasileira FAEEBA e 60 da Revista portuguesa ESC, possibilitou uma análise comparativa dessa produção cujos dados foram coletados por meio do face-a-face. Organizado em duas partes constitutivas, este trabalho apresenta, primeiramente a descrição do percurso que se trilhou e as ações desenvolvidas durante o ano em que estivemos no Porto PT para a coleta de dados e, na segunda, a caracterização dos artigos e da pesquisa em educação. Por conclusões tomamos a urgência de uma consolidação identitária dos estudos qualitativo na área de educação procurando fechar as lacunas temáticas e investir na formação dos pesquisadores qualitativos. Palavras Chaves: Estudos qualitativos; Análise comparativa; Artigos; Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador / Margarida Felgueiras - Integrante.

  • 2012 - Atual

    A escola e os professores como espaço/agentes de pesquisa: diálogos entre a universidade e a educação básica, Descrição: Com este projeto pretende-se investigar a relação dos saberes provenientes das experiências de vida com os saberes profissionais e acadêmicos dos professores e futuro professores das séries inicias do Ensino Fundamental, bem como a implicação dessas relações no ofício docente. E, com isso contribuir para uma reflexão-ação acerca do ensino, mediante a utilização de recursos da pesquisa qualitativa combinando elementos das abordagens autobiográfica e etnográfica. Muitos autores já assumiram a relevância da pesquisa tanto na formação inicial e continuada do professor quanto na própria prática docente. Contudo, é preciso explicitar determinados pontos dessa problemática. Por exemplo, como têm ocorrido as relações entre teoria/prática, entre professores e pesquisadores, em que consiste a própria questão do professor pesquisador. Nessa direção é que pretendemos colaborar com a criação de espaços interdisciplinares que favoreça a compreensão de práticas pedagógicas. Para tanto, entendemos que uma proposta de pesquisa colaborativa, pode apresentar uma alternativa que contemple tais objetivos, com perspectiva dupla: investigativa e formativa, ou ainda, que estas perspectivas se coadunem em uma única atitude investigativa formativa, naquele que chamamos de professor pesquisador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucia de Fatima Oliveira de Jesus - Coordenador.

Prêmios

2024

Menção Honrosa - 10 anos do curso de Educação Física no DEDCX, UNEB.

2021

Honra ao Mérito - Mês da Consciência Negra, ACCURQ.

2000

APC 1999 Melhor Produção Editorial, Escrituras.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X. , Avenida Kaikan, s/n., Kaikan, 45995300 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (073) 32918300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2016

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2012

Instituto Anísio Teixeira

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 120

Atividades

  • 04/2012 - 12/2012

    Ensino, Currículo e Avaliação, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Currículo e Avaliação

2017 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do projeto de pesquisa: A escola e os professores como espaço/agentes de pesquisa: Diálogos entre a universidade e a educação básica Resumo Com este projeto pretende-se investigar, a relação dos saberes provenientes das experiências de vida, com os saberes profissionais e acadêmicos, dos professores e futuro professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, bem como, as implicações dessa relação no oficio de ensinar. E com isso, contribuir para uma reflexão-ação acerca do ensino, mediante a utilização de recursos da pesquisa qualitativa, combinando elementos das abordagens autobiográfica, etnográfica e da pesquisa-ação. Muitos autores já assumiram o relevante papel da pesquisa, tanto na formação inicial e continuada do professor, quanto na própria prática docente. Contudo, é preciso explicitar determinados pontos dessa problemática. Por exemplo, como têm ocorrido as relações entre teoria/prática, entre professores e pesquisadores, em que consiste a própria questão do professor pesquisador. Nessa direção é que pretendemos colaborar com a criação de espaços reflexivos que favoreça a compreensão das práticas pedagógicas. Para tanto, entendemos que uma proposta de pesquisa qualitativa que recorra às abordagens autobiográfica, etnográfica e pesquisa-ação pode contemplar tais objetivos.

2011 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica I (EDO123): Pesquisa e Prática Pedagógica II (EDO124);Pesquisa e Prática Pedagógica III (EDO133);Pesquisa e Estágio II: Educação Infantil(EDO146); Práíca pedagógica: Estágio SupervisionadoII (EDO114).

  • 08/2012 - 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X.,Linhas de pesquisa

2003 - 2004

Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 8

2001 - 2011

Centro Universitário Capital

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 22

2001 - 2011

Centro Universitário Capital

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Outras informações:
Nesse período foram ministradas as seguintes disciplinas: Coordenação do Trabalho Pedagógico Metodologia do Ensino Fundamental Conteúdos e Métodos do Ensino de Ciências Metodologia da Alfabetização Didática I, Didática II, Didática III e Didática IV

2006 - 2007

Centro Universitário Capital

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto EAJA, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2001 - 10/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação do Trabalho Pedagógico; Metodologia do Ensino Fundamental; Conteúdos e Métodos do Ensino de Ciências; Metodologia da Alfabetização; Didática

2000 - 2001

Escola Estadual Armando Araújo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora afastada, Carga horária: 20

1999 - 2000

EEPSG João XXIII

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

1994 - 1995

Cooperativa Educacional da Cidade de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20

1998 - 1999

EEPG Professora Roberta Maria Lopes Chaves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

1991 - 1998

EEPG Professora Roberta Maria Lopes Chaves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1986 - 1992

Escola Estadual Profa. Salime Mudeh

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1988 - 1989

Escola Estadual Profa. Salime Mudeh

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Cíclo Básico, Carga horária: 20

1984 - 1984

Grupo Escolar Dr. Vasco Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 20

2011 - Atual

Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos X

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Linhas de pesquisa: Educação e Relações Raciais.Componentes disciplinares ministrados:- Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP) I, II, III, IV; - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa I, II, III, IV;- Currículo;- História da Educação;- Técnicas de Educação na Contemporaneidade (TEC) I, II,III,IV;

Atividades

  • 11/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NEP - Núcleo de Ensino e Pesquisa, PPP - Pesquisa e Prática Pedagógica

2019 - Atual

PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Atividades

  • 07/2019

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e estudos culturais, Metodologia de pesquisa

  • 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, PPGER/Universidade Federal do Sul da Bahia.,Linhas de pesquisa