Maurilane de Souza Biccas

É professora Livre Docente em História da Educação na Faculdade de Educação da USP (2019). Compõe a Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da FEUSP (CCInt-FE). Coordena dois convênios internacionais, Universidade Pedagógica em Moçambique e o da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Desde 2002, compõe a coordenação do NIEPHE (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Mineira de Educação e Cultura (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2009). Foi editora da Revista Brasileira de História da Educação no período de 2004 a 2007. Atuou no período de 2006 a 2012, pela ALFASOL e o Ministério das Relações Exteriores, como assessora junto ao Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, na África. Participou também como assessora via SECADI e Ministério da Educação do Brasil junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano de Moçambique, no período de 2015 a 2016. Compôs a comissão de Editores Assistentes da Educação e Pesquisa, revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa pedagógica, práticas escolares, cultura escolar e escolarização, educação de pessoas jovens e adultas.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1997 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: O impresso como estratégia de formação de professores(as) e conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940)
Marta Maria Chagas de Carvalho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Formação de Professores; Impresso Pedagógico; Cultura Escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1991 - 1995

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Creches Comunitárias: como se constroem, como se institucionalizam,Ano de Obtenção: 1995
Magda Becker Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Creche; Educação Infantil; Escrita; Formação de Educador; Instituição.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Graduação em Psicologia

1979 - 1983

Faculdade Mineira de Educação e Cultura

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Brasil República/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Brasil República/Especialidade: História da educação de pessoas jovens e adultas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Historia de leitores, leituras e impressos educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da circulação de sujeitos entre o Brasil e países Africanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BICCAS, M. S. . Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2012. (Outro).

BICCAS, M. S. . IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. 2009. (Congresso).

BICCAS, M. S. ; VIDAL, D. G. . V Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2007. (Outro).

BICCAS, M. S. ; VALE, E. R. F. ; MOLINA, T. S. . I Semana "Educação e Relações Etno-raciais" - FEUSP. 2005. (Outro).

BICCAS, M. S. ; VIDAL, D. G. . I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2005. (Outro).

BICCAS, M. S. . Palestra no Seminário: Educação de Jovens e Adultos: diversidade cultural. Professora convidada - Nilma Lino Gomes - UFMG.. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Descolonização, libertação e educação no continente português-africano: Paulo Freire e Amilcar Cabral. 2018. (Congresso).

39º ISCHE Internacional Standing Conference for the History of Education. Descolonização, libertação e educação no continente português-africano: Paulo Freire e Amilcar Cabral. 2017. (Congresso).

I Jornadas sobre Prensa y Educación. Explorando la investigación de la prensa educativa en Latinoamérica. 2016. (Congresso).

I Jornadas sobre Prensa y Educación. La educación en la prensa académica. 2016. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Alfabetização. Políticas de EJA e alfabetização. 2015. (Congresso).

VII Seminário do Grupo de Pesquisa Educação e processo civilizador e II Ciclo de Palestras História da Educaçã e Diversidade.História da Educação e Diversidade. 2015. (Seminário).

VIII Semana da Educação, VIII Seminário de Pesquisa e I Encontro Infância e Brincadeiras da FAED/UFGD.História e cultura da África no currículo da educação da criança. 2014. (Seminário).

X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. História da Educação Luso-Brasileira: os impressos educacionais, literários e artísticos como objeto de análise (séculos XIX-XX). 2014. (Congresso).

XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. História da Educação Colonial: conexões entre Brasil, Portugal e África. 2014. (Congresso).

Colonial Education in Africa: connecting Histories of Education Through Text, Image, Voice, Memory and Woerd.Adult Education - Higher Education. 2013. (Seminário).

IV Workshop de Investigação Científica de São Tomé e Príncipe (IV WIC).Historia da Educação em São Tomé e Príncipe: desafios dos arquivos e das fontes. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Emancipação Inclusão Exclusão. 2013. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. IMPRESSOS, INTELECTUAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

VII COPEHE - A Escrita da História da Educação em Minas Gerais e no Brasil. Narradores de Javé: perspectivas históricas para a abordagem da educação de jovens e adultos. 2013. (Congresso).

Aulas na disciplina de Pesquisa em Arquivos e Fontes Escolares na Faculdade de Educação da UFGD.Pesquisa em Arquivos e Fontes Escolares. 2012. (Outra).

IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Paulo Freire e a Alfabetização de Jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe (1976-1984). 2012. (Congresso).

Seminario Curricular de Doctorado Facultad de Humanidades y Artes Universidad Nacional de Rosario.Historia de la educación: archivos y fuentes.. 2012. (Seminário).

80 anos de Convênio Interadministrativo de estatísticas educacionais e conexas..Múltiplos olhares sobre o convênio interadministrativo de 1931.. 2011. (Seminário).

I Seminário "Universidade e Escola Pública: Desafios e Perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo.Gestão Democrática na escola: relação com a comunidade e o papel dos colegiados. 2011. (Seminário).

I Seminário Universidade e Escola Pública: Desafios e Perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo.Diversidade na Escola. 2011. (Seminário).

Seminário de Ensino do Curso de Pós-gaduação - Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.História da Educação de adultos no Brasil no século XIX e XX: desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).

VI congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Representações sobre a mulher no suplemento feminino A Noite Ilustrada. 2011. (Congresso).

XIX SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica)."Educação de Jovens e Adultos" e "História e Educação". 2011. (Simpósio).

33ª Reunião anual da associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.Participante. 2010. (Outra).

XVI Jornadas Argentinas de Historia de la Educación.Loja Maçonica Independência e a aula noturna para adolescentes e adultos em São Paulo (1874-1878). 2010. (Outra).

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - Humanas e Humanidades.História da Educação I. 2009. (Simpósio).

32° Reunião Anual da Anped. 2009. (Outra).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Galícia e Brasil: Migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos (1871-1936). 2009. (Congresso).

Seminários de Política Educacional I: Modalidades da Educação Básica.Educação de Jovens e Adultos no Império e Primeira República. 2009. (Outra).

Aula no curso de pós-graduação da Faculdade Sumaré.Alfabetização e Letramento Desafios para a Educação Escolar. 2008. (Outra).

Aula no curso de pós-graduação da Faculdade Sumaré.Palestra: Alfabetização e Letramento: desafios para a educação escolar. 2008. (Outra).

Aula no curso de pós Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso.O Impresso pedagógico como objeto e fonte para história da educação. 2008. (Outra).

Disciplina pós graduação UNICAMP. Seminário I: Histórias conectadas da educção. Circulação de objetos culturais, modelos pedagógicos e pessoas entre mundos.A circulação de sujeitos e modelos culturais. 2008. (Outra).

Palestra promovida pela Secretaria de Educação de Guarulhos.Palestra: História da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos no Brasil. 2008. (Outra).

Seminário Temático "O processo de redemcratizaço: 30 anos de luta, 20 anos os de Constituição".Educação, democratização e atualidade. 2008. (Seminário).

VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Coordenador de mesa. 2008. (Congresso).

VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A escolarização de adolescentes e adultos no oitocentos brasileiro: a Loja Maçônica Independência e a aula do português Valetim José da Silveira (1874-1888). 2008. (Congresso).

VI Semana da Educação FEUSP.Mesa redonda: Em quais aspectos há contribuições para uma educação que combata o racismo?. 2008. (Outra).

30ª Reunião Anual da Anped. 2007. (Congresso).

Palestra na Pós-Graduação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Impresso pedagógico como objeto e fonte para a história da educação. 2007. (Outra).

Seminários de Preparação Pedagógica.Estágio Supervisionado em Docência. 2007. (Seminário).

V Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação.Mesa redonda:Trajetórias e experiências em História da Educação. 2007. (Encontro).

V Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação.Coordenação da Sessão: A escrita acadêmica. 2007. (Encontro).

VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Coordenação de mesa. 2007. (Congresso).

VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. O ensino noturno nas reformas educacionais paulistanas na Primeia República. 2007. (Congresso).

VI Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP.O ofício do historiador da educação: discutindo temas e fontes. 2007. (Outra).

V Semana da Educação.Múltiplas estratégias de escolarização do social em São Paulo (1770-1970). 2007. (Outra).

29ª Reunião Anual da Anped. 2006. (Congresso).

I Encontro do GTT Memórias da Educação Física e do Esporte do CBCE. 2006. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Participante. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Escolas Populares (1910-1926): Iniciativas Católicas na 1ª República Paulista. 2006. (Congresso).

IV Seminário Inter Grupos de história da Educação - Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em história da educação. 2006. (Seminário).

O caderno escolar como fonte de investigação para o currículo, a sociologia e a história. 2006. (Outra).

VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Revista do Ensino (1946-1971): tematizando a alfabetização. 2006. (Congresso).

VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Participante. 2006. (Congresso).

15° Congresso de Leitura do Brasil. Palestra:. 2005. (Congresso).

28ª Reunião Anual da Anped. 2005. (Congresso).

Encontro de Pesquisa da Área Temática de História da Educação e Historiografia.Encontro de Pesquisa da Área Temática de História da Educação e Historiografia. 2005. (Encontro).

GEPHE Convida....Palestra: Impresso como objeto e fonte de pesquisa: Revista do Ensino em análise. 2005. (Encontro).

I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares.Coordenação de Comunicação na sessão. 2005. (Encontro).

I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares.Coordenação de comunicação no I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2005. (Encontro).

III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Conferencista na Mesa-redonda: Fontes para a História da Educação. 2005. (Congresso).

III Congresso de Pesquisas e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Comunicação: Produção de mecanismos de governo: estatísticas dos serviços de educação em Minas Gerais (1871-1931). 2005. (Congresso).

III Semana da Educação 2005: Educação é cultura, cultura é educação?.Coordenação de Sessão: III Semana da Educação 2005. 2005. (Outra).

II Seminário de Pesquisa sobre Cultura Escolar: perspectivas históricas. 2005. (Seminário).

I Seminário de Ações Afirmativas e Consciência Negra.Coordenação: I Seminário de Ações Afirmativas e Consciência Negra. 2005. (Simpósio).

VI Semana de Alfabetização.Pesquisas e Práticas Educativas. 2005. (Outra).

Conferência com a Profa. Dra. Anne-Marie Chartier. 2004. (Outra).

III Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação Sessão de Comunicação no III Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de História da Educação. Múltiplas Estratégias de Escolarização e Alfabetização de Adolescentes e Adultos em São Paulo - 1870-1970. 2004. (Congresso).

III Congresso do CEFAM de Santo André 2004: A competência profissional do professor.. Palestra proferida no III Congresso do CEFAM de Santo André. 2004. (Congresso).

II Semana de Cinema Brasileiro nas escolas de São Miguel.II Semana de Cinema Brasileiro nas escolas de São Miguel. 2004. (Outra).

II Semana de Educação.Coordenação de mesa na II Semana de Educação da Faculdade de Educação da USP. 2004. (Outra).

Seminários do NIEPHE.Representações: uma categoria histórica em debate. 2004. (Encontro).

V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Resumo aprovado no V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

14° Congresso de Leitura do Brasil. Mesa-redonda: Alfabetização como ação política e cultural. 2003. (Congresso).

14° Congresso de Leitura do Brasil. Mesa-redonda: Formação de alfabetizadores: percursos e processos de aprendizagem. 2003. (Congresso).

14° Congresso de Leitura do Brasil. Mesa-redonda: Experiências de formação de alfabetizadores. 2003. (Congresso).

26ª Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).

I Congresso para Integração dos Novos Docentes da Universidade de São Paulo. 2003. (Encontro).

II Congresso do CEFAM de Santo André 2003: Formação de Professores. Palestra proferida no II Congresso do CEFAM de Santo André. 2003. (Congresso).

III Congresso de Alfabetização de Uberlândia. Apresentação de Palestra sobre o tema: Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

I Semana da Educação.Coordenação de Mesa na I Semana da Educação da FEUSP. 2003. (Outra).

I Semana da Educação 2003.Coordenação de comunicação de pesquisa. 2003. (Outra).

Seminário: A infância e a sua educação (1820-1950): materiais, práticas e representações.participante. 2003. (Seminário).

VI Congresso Iberoamericano de História de La Educacióne Latinoamericana. Apresentação de Resumo no VI Congresso Iberoamericano de História de La Educacióne Latinoamericana. 2003. (Congresso).

XI SIICUSP.Coordenação de mesa no XI SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2003. (Simpósio).

XXV ISCHE. Comunicação de Trabalho no ISCHE (International Standing Conference for tha History of Education). 2003. (Congresso).

Educação de Jovens e Adultos em Tempo de Exclusão.Seminário: Educação de Jovens e Adultos em Tempo de Exclusão. 2002. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de História da Educação:. Da revista à leitura: a formação dos professores(as) em Minas Gerais (1925-1940). 2002. (Congresso).

Jornada Pedagógica UNIABC.Jornada Pedagógica: um olhar sobre a prática do professor. 2002. (Outra).

X SIICUSP.Coordenação de Mesa: X SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2002. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. Palestra proferida no Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. 2001. (Congresso).

10° Congresso Anual do Sinpeen. Palestra:. 1999. (Congresso).

XI Jornadas de História de La Educación.O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico de Minas Gerais. 1999. (Outra).

21ª Reunião Anual da ANPED. 1998. (Outra).

II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Comunicação de Trabalho: Da prática da escrita à produção de uma instituição. 1998. (Congresso).

20 Reunião anual da Anped.Participante. 1997. (Outra).

20ª Reunião Anual da ANPEd.Mini curso: História do currículo: um campo de ensino e de investigação. 1997. (Outra).

20ª Reunião Anual da ANPED.Invenção da Modernidade e Escolarização do Social: história cultural da escola e do analfabetismo em Minas Gerais (1830/1940). 1997. (Outra).

IX ENAREL (Encontro Nacional de Recreação e Lazer).Palestra:. 1997. (Encontro).

2ª Semana Creche Viva.Ministrou Curso. 1996. (Outra).

Seminário Múltiplos olhares sobre a formação humana.Participante. 1995. (Seminário).

Seminário Construtivismo e alfabetização - Encontros preparatórios e conferência de Emília Ferreiro.Participante. 1991. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nadjelena de Araujo Souza

BICCAS, M. S.; KUNZE, N. C.; ABREU, C. B. M.. De Centro Interescolar de Segundo Grau à Escola Técnica Estadual do Maranhão "Dr. João Bacelar Portela": história e memória de uma instituição escolar (1980-1996). 2018. Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosa Maria Garcia Monaco Paiva

CAMARA, S. O.;BICCAS, M. S.; ALVARENGA, M. S.; FARIAS, M. F.. O Centro de Estudos Supletivos de Niterói: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos (1976-1986). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Dálete Cristiane Silva Heitor de Albuquerque

BICCAS, M. S.; SILVA, M. T. J.; FERREIRA, M. S.; SA, E. F.. A revista que pode deixar em sua casa porque não há perigo de perversão: a representação da mulher nas colunas do jornal das moças (1930-1945. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Floriza Garcia Chagas

BICCAS, M. S.; PANIZZOLO, C.; WARDE, M. J.; VICENTINI, P. P.. Álbum das meninas, revista literária e educativa dedicada as jovens brasileiras: um estudo do impresso de Análçia Franco (1898-1901). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Miriam Fernandes Muramoto

BICCAS, M. S.; CAUVILA, W.; LEONARDI, P.. Assistência e educação: as iniciativas católicas na educação paulista no início do século XX. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilker Solidade da Silva

FURTADO, A. C.; BRAZIL, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. Grupo Escolar Presidente Vargas Dourados/MT: A Escola Primária urbano-rural em tempos de mudanças no ensino elementar brasileiro (1963-1974). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ronise Nunes dos Santos

FURTADO, A. C.; OLIVEIRA, M. C. S.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. História da "Casa Escola O Infantil do Bom Senso" em Dourados/MS (1973-1986). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Dálene Cristiane Silva Heitor de Albuquerque

BICCAS, M. S.; SILVA, M. T. J.; SA, E. F.; FERREIRA, M. S.. A revista que pode deixar em sua casa porque não há perigo de perversão: a representação da mulher nas colunas do jornal das moças (1930-1945). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lia Márcia Ando

VÓVIO, C. L.BICCAS, M. S.; TOLEDO, M. R. A.; LUGLI, R. S. G.. Lauro de Oliveira Lima e a escola secundária: um estudo de sua produção intelectual ao longo de sua trajetória profissional (1945-1964). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia da Silva Costa

FREITAS, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; DEMARTINI, Z. F. B.. Crianças e a memória do confinamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Elsas Porfírio de Faria

POSSANI, L. F. P.; PIERRO, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Trajetória do Projeto CIEJA entre as políticas públicas de EJA na cdade de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Anderson Manoel Caleffi

Costa, Ana de Jesus; PEREIRA, M. A. F.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Educação na Primeira República na cidade de Santos (1889-1908). 2014. Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Dias Pastore

PIERRO, M. C.; GHANEM, E. G. G.; JEFFREY, D. C.;BICCAS, M. S.. Programa Alfabetiza São Paulo: análise da política estadual de alfabetização de jovens e adultos (1997/2013). 2014. Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Janaina Cacia Cavalcante Gonçalves da Silva

FREITAS, M. C.; Silva, Ana Paula Ferreira da;BICCAS, M. S.; Finco, Daniela. A construção da pedagogia da infância no Brasil: um novo olhar para a educação da criança pequena. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Milen Margareth Fernandes Schramm

Gebara, Ademir;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; OLIVEIRA, M. C. S.; Honorato, Tony. História da Educação de Roraima: o colégio normal Monteiro Lobato. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rosimari Bueno Barbosa

Rodrigues, Elaine;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; MACHADO, M. C. G.. Identidades do ser-professor e do ser-aluno-infantil em circulação na Revista Pátio Educação Infantil (2003 a 2009). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Cláudia Cristina de Oliveira Pereira Lúcio

VÓVIO, C. L.BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. Livros em Braille: materialidade das apostilas didáticas para alunos com deficiência visual da rede estadual de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine

FURTADO, A. C.; SANTOS, R.; Gebara, Ademir;BICCAS, M. S.. História para a formação de professores leigos rurais: o curso de magistério rural em Dourados, na década de 1970. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Poliana Gianello Santini

SANTOS, R.; BRAZIL, M. C.; OLIVEIRA, M. C. S.;BICCAS, M. S.. O mapeamento do acervo escolar da E.E. Dom Bosco: a história do curso de habilitação específica para o Magistério de 1982 a 1989. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marisa da Silva Cunha

ROCHA, H. H. P.;BICCAS, M. S.; SOARES. C. L.. A higiene nas páginas da Revista de ensino Associação Beneficente do professorado público de São Paulo (1902-1918). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Deise Fernandes do Nascimento

BICCAS, M. S.; BAIERI, L. F.; JORGE, J.. Opiniões sobre os direitos da Criança e do Adolescente no Distrito de Lajeado/São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine

FURTADO, A. C.; SANTOS, R.;BICCAS, M. S.. História da formação de professores leigos no antigo sul de Mato Grosso: a eperiência do magistério rural em Dourados, na década de 1970. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Poliana Gianello Santini

SANTOS, R.; BRAZIL, M. C.;BICCAS, M. S.. Do mapeamento das fontes Primárias as possibilidades de escrita de uma história da formação de professores das séries iniciais da rede pública de Dourados-MS (1982 à 1989). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Débora Maria Marcondes Querido

CAUVILA, W.; HILSDORF, M. L. S.; DALLABRIDA, N.; VIDAL, D. G.;BICCAS, M. S.; LEONARDI, P.. A implantação do sistema preventivo em São Paulo: a especificidade de sua aplicação no Liceu Coração de Jesus. 2011. Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Vera Lúcia Nogueira

BICCAS, M. S.. A Escola Primária Noturna na Política Educacional Mineira - 1891/1924. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcia Luiza Pires de Araújo

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; GOMES, N. L.. A escola da frente negra na cidade de São Paulo (1931-1937). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: André Carazza

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; GOUVEIA, M. C. S.. Qualificação - Gurilândia ( 1948-1956): a formação de crianças e professores na página do Estado de Minas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Stela Cabral de Andrade

BICCAS, M. S.; BONTEMPI, B.; GONCALVES, I. A.. Qualificação - Estratégias de divulgação do campo pedagógico: a Revista do Ensino em Minas Gerais (1886-1889). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Sandra Maria Caldeira Machado

BICCAS, M. S.; CATANI, D. B.;FARIA FILHO, L. M.. Os serviços estatísticos em Minas Gerais na produção, classificação e consolidação da instrução pública primária (1871-1931). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Mariana Galvão Nascimento

BICCAS, M. S.; Barreto, Elba Siqueira de Sá; Ikeda, Alberto Tsuyoshi. Qualificação - Diversidade de Culturas na Escola: reflexões sobre uma experiência. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Carazza dos Santos

BICCAS, M. S.; SCHMIDT, D. G.; GOUVEIA, M. C. S.. Gurilândia (1948-1956): a formação de crianças e professores na página do Estado de Minas. 2008 - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Ana Luiza Jesus da Costa

BICCAS, M. S.GONDRA, J. G.; FAVERO, O.; FARIA, L. C. M.. À luz das lamparinas: as escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandra Maria Caldeira Machado

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.; CATANI, D. B.. Qualificação: A consolidação do Estado Moderno no campo educacional mineiro: as contribuições da estatística. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Denise Medina de Almeida França

BICCAS, M. S.; VALENTE, W.; PIRES, C. M. C.. Qualificação: A produção oficial da matemática moderna no ensino primário brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Cláudia de Souza Rodrigues

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.; SCHMIDT, D. G.. Grupo Escolar Dr. Almeida Vergueiro (1912-1915): a escolarização da infância em Espírito Santo do Pinhal - SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Fernando Luiz Alexandre

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; TOLEDO, M. R. A.. Literatura e educação na memória de uma cidade: um olhar sobre Thales Castanho de Andrade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: José Ribamar Lima Silva

BICCAS, M. S.; CAUVILA, W.; CASTRO, C. A.. O Ensino Secundário no Maranhão: o Liceu cono construtor de representações sociais e intelectuais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Márcia Luiza Pires Araújo

BICCAS, M. S.; FREITAS, M. C.; SOARES, L.. Qualificação: Negro e Educação: da ideologia educacional à experiência cidadã da Escola Frentenegrina de São Paulo (1931-1937). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Denise Medina de Almeida França

BICCAS, M. S.; VALENTE, W.; PIRES, C. M. C.. A produção oficial do movimento da matemática moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniela Gomes de Albuquerque

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; TAMBERLINI, A. R. M. B.. Ginásio vocacional "Cândido Portinari". Histórias, sujeitos e práticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Andréia Martins

BICCAS, M. S.; CAUVILA, W.; HILSDORF, M. L. S.. Qualificação: Implementação e desenvolvimento da filosofia adventista educacional da Igreja Adventista no Brasil: do Collégio Missionário da Conferência União-Brasileira a Colégio Adventista: 1915-1937. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Nicolaça Monteiro

BICCAS, M. S.; SCHMIDT, D. G.; SOUZA, R. F.. O cinema educativo como inovação pedagógica na escola primária paulista (1933-1944). 2006 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira

BICCAS, M. S.; TAMBERLINI, A. R. M. B.; HILSDORF, M. L. S.. Qualificação: Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo: memórias dos ex-alunos do "Cândido Portinari" de Batatais - SP. 2006 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Cláudia de Sousa Rodrigues

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.; HILSDORF, M. L. S.. Qualificação: Grupo Escolar Dr. Almeida Vergueiro e a Cidade do Espírito Santo do Pinhal (1897-1920): as idades, as cores, a composição etnica e familiar se suas crianças. 2006 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Luiz Alexandre

BICCAS, M. S.MORAES, D. Z.; HILSDORF, M. L. S.. Qualificação: Thales Castanho de Andrade: encontro e verdade na literatura e na educação. 2006 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: José Ribamar Lima da Silva

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; CAUVILA, W.. Qualificação: Ensino secundário: o lugar do Liceu Maranhense. 2006 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Andressa Cristina Coutinho Barboza

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; RAZZINI, M. P. G.. Cartilha do Operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Katya Mitsuko Zuquim Braghini

BICCAS, M. S.; SAMPAIO, M. M. F.; BONTEMPI, B.. Qualificação: O Ensino Secundário Brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade do ensino. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andressa Cristina Coutinho Barboza

BICCAS, M. S.; SCHMIDT, D. G.; HILSDORF, M. L. S.. Qualificação: Cartilha do operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Smith Santos

BICCAS, M. S.; TOLEDO, M. R. A.; VICENTINI, P. P.. Os cadernos de educação da escola capana (1997-2004): dispositivos textuais e materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jacy Machado Barletta

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; CAMARGO, C. R.. O Lugar dos objetos no arquivo: materiais escolares. 2005. Dissertação (Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Katya Mitsuko Zuquim

BICCAS, M. S.; BONTEMPI, B.; SAMPAIO, M. M. F.. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Smith Santos

BICCAS, M. S.. Qualificação: Os cadernos de Educação na Escola Cabana. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renata de Menezes Nogueira

BICCAS, M. S.; HADDAD, S.; FELDMANN, M. G.. Reflexões sobre a política de formação docente em Guarulhos: com a palavra os professores de EJA. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nelcilda Maria Cearon

BICCAS, M. S.; SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, K.. Qualificação: Educação de Jovens e Adultos: PRAJA. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nelcida Maria Cearon

BICCAS, M. S.; MUNAKATA, K.; SAMPAIO, M. M. F.. Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - PRAJA Visão do aluno. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Jacy Machado Borletta

BICCAS, M. S.; SCHMIDT, D. G.; CAMARGO, C. R.. Qualificação: Materiais escolares: o lugar dos objetos no arquivo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Karina Pereira Pinto

BICCAS, M. S.. Qualificação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renata de Menezes Nogueira

BICCAS, M. S.; HADDAD, S.; MARINA. Qualificação: O desafio de formar professores de Jovens e Adultos: uma experiência em andamento no Município de Guarulhos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação - Currículos) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tânia Pereira Leal

BICCAS, M. S.; WARDE, M. J.; TOLEDO, M. R. A.. Qualificação: Coleção Iniciação Científica: do projeto à edição (1931-1978). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Archimedes Felício Lazzeri

BICCAS, M. S.ALMEIDA, M. I.; FUSARI, J. C.. Qualificação: A formação continuada de professores no contexto dos novos cenários para a educação de jovens e adultos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Pereira Leal

TOLEDO, M. R. A.; WARDE, M. J.;BICCAS, M. S.. Coleção Iniciação Científica: Do projeto à edição (1931-1978). 2003 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Azevedo Marques Flores

BICCAS, M. S.; CARVALHO, M. M. C.; SAMPAIO, M. M. F.. Práticas de Leitura nas linhas e entrelinhas dos cadernos de registro de professoras da educação infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Azevedo Marques Flores

BICCAS, M. S.; SAMPAIO, M. M. F.; CARVALHO, M. M. C.. Qualificação: Práticas de Leitura nas linhas e entrelinhas dos cadernos de registro de professoras da educação infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Felipe Tavares Moraes

BICCAS, M. S.; BONTEMPI, B.; FREITAS, M. C.; FIGUEIREDO, A. M.; ALVES, C. M. C.. José Veríssimo, intelectual amazônico: a geração de 1870 e a educação no Grão-Pará (1877-1891). 2018. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Giovani Ferreira Bezerra

FURTADO, A. C.;RODRIGUES, E.; MOREIRA, K. H.; BRAZIL, M. C.;BICCAS, M. S.. "A federação nacional das Apaes e seu periódico (1963-1973): estratégias, mensagens e representações dos Apaeanos (RE) vista". 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sandra Maria Caldeira Machado

BICCAS, M. S.; CARVALHO, M. M. C.;FARIA FILHO, L. M.; GIL, N. L.;SALVADORI, M. A. B.. A voz dos números: imagens e representações das estatísticas de ensino na fixação da identidade nacional (décadas de 1920 a 1940). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Fagundes Portela

KISHIMOTO, T. M.;BICCAS, M. S.; FONSECA, M. V.; SANTOS, M. W.; DEMARTINI, Z. F. B.. A trajetória profissional da educadora Anália Emília Franco em São Paulo ( 1853-1919). 2016. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Duarte Leon

FARIA FILHO, L. M.; CURY, J.; KREUTZ, L.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; SOUZA, J. V.. A Tradição e a Modernidade: a Igreja Católica e o Debate Educacional no RS (1930-1935). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marijane Silveira da Silva

SA, E. F.; MOREIRA, K. H.; SA, E.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Infância e sua escolarização nas páginas dos Jornais Cuiabanos (1910-1930). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ivanilson Bezerra da Silva

CARVALHO, M. M. C.;BICCAS, M. S.; BONTEMPI, B.; SOUZA, S. L.; MENDES, M.. A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de Escolas Americanas no Brasil (1885-1912). 2015. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: NEUSA BALBINA DE SOUZA

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; SCWARTZ, C. M.; GONTIJO, C. M. M.; LEITE, J. L.; DELBONI, T. M. Z. G. F.. O Método Global e o Ensino da Leitura na Escola Primária no Estado do Espírito Santo: anos de 1960. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcia Luiza Pires de Araújo

MATE, Cecília Hanna; Bittencourt, Circe Maria Fernandes; VEIGA, C. G.; Silva, Ilíada Pires da;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A escolarização de crianças negras paulistas (1920-1940). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Ferreira de Melo

GALVAO, A. M. O.; LETOURNEUX, M.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; MORENO, A.; JINZENJI, M. Y.; BATISTA, A. A. G.. Um impresso para mulheres e seus modos de apropriação: a revista Grande Hotel e seus (supostos) leitores (Minas Gerais, 1947-1961)". 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Cristina Lopes de Abreu

BICCAS, M. S.; OLIVEIRA, B. A. C. C.;SALVADORI, M. A. B.; FURTADO, A. C.; SOUZA, R. F.. As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1880-1920). 2013. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosangela Ferreira de Souza

BICCAS, M. S.SALVADORI, M. A. B.; CARVALHO, M. M. C.; FREITAS, M. C.; FONSECA, M. V.. Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940). 2013. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rachel Duarte Abdala

VIDAL, D. G.; KOSSOY, B.; PAULILO, A. L.; LIMA, S. F.;SALVADORI, M. A. B.BICCAS, M. S.. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotógrafos da Escola Caetano de Campos (1895-1966). 2013. Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Jesus da Costa

BICCAS, M. S.SALVADORI, M. A. B.; SCHUELER, A. F. M.; MACIEL, Laura Antunes;VÓVIO, C. L.. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência.. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; BARREIRA, L. C.; MATOS, Maria Izilda Santos. O asilo de órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931). 2012 - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Rosinete Maria dos Reis

CARVALHO, M. M. C.; SOUZA, R. F.;FARIA FILHO, L. M.BICCAS, M. S.; BARREIRA, L. C.. A escola isolada à meia-luz (1891/1927).. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cecília de Medeiros Abras

BICCAS, M. S.; Hypolito, A. L. M.; OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento; PESSANHA, Eurize Caldas; SILVA, F. C. T.. Lendo no Jornal Stella Maris 1938-1945 as marcas da formação de professores em uma escola normal católica de Minas Gerais. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosemary Soffner

BAUMEL, R. C. R. C.; FERNANDES, J. E.; PIOVESAN NETO, A. P.;BICCAS, M. S.; CORDAO, F. A.. Avaliação da aprendizagem em curso a distância. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Leila Aparecida Bomfim

BICCAS, M. S.; GARCIA, M. L. T.; Lima, Laura Camara; MASSOLA, G. M.; Tassara, Eda Terezinha de Oliveira. Projeto social: um objeto de estudo construído na teia de suas significações sociais. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SAULO SANDRO ALVES DIAS

Barzotto, Valdir Heitor; BELINTANE, C.;BICCAS, M. S.; SAN, J. R.; RIBEIRO, S. T. S.. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in) ventando modas e identidades. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Jesus da Costa

BICCAS, M. S.SALVADORI, M. A. B.; SCHUELER, A. F. M.. Sociedade civil oitocentista e educação do povo. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Gallego

BICCAS, M. S.; CATANI, D. B.; NOVOA, A. M. S. S.; SCHAPOCHNIK, N.; LUGLI, R. S. G.. Tempos, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo (1846-1890). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

BICCAS, M. S.; CARVALHO, M. M. C.; SOUZA, G.; KUHLMANN JUNIOR, M.. A trajetória de Lysimaco Ferreira da Costa: Educador, reformador e político no cenário da educação brasileira (final do século XIX e primeiras décadas do século XX). 2007. Tese (Doutorado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana Cesário Hamdam

BICCAS, M. S.; VAGO, T. M.;FARIA FILHO, L. M.; MACIEL, F. I. P.; CHAMON, C. S.. Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937). 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rita de Cássia de Souza

BICCAS, M. S.; WARDE, M. J.; CORTEZ, M. C. C.;MORAES, D. Z.; LOPES, E. M. S. T.. Não premiarás, não castifarás, não ralharás: dispositivos disciplinares em grupos escolares de Belo Horizonte (1925-1955). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e Silva

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; SA, N. P.; SOUZA, R. F.; KULESZA, W. A.. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Lucia Morrone

BICCAS, M. S.; CORTEZ, M. C. C.; TOLEDO, M. R. A.; CARVALHO, M. M. C.. Revista Nova Escola: Discursos, Representações Pedagógicas no Ensino de História - 1986-1995. 2003. Tese (Doutorado em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Claudinéia Maria Vischi Avanzini

BICCAS, M. S.; BERTUCCI, L. M.; COVIC, A. N.. "A Educação de crianças em hospitais: a experiência da cidade de Curitiba, PR em um Hospital Infantil, 1988 -2002". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Angélica Kuhl

BICCAS, M. S.; PIERRO, M. C.; SOARES, L.. Estudos de caso de centros exclusivos de educação de jovens e adultos. 2016.

Aluno: Felipe Tavares de Moraes

BICCAS, M. S.; BONTEMPI, B.; FIGUEIREDO, A. M.. José Veríssimo, intelectual amazônico: a construção de um lugar de produção (1877-1915). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edna Rosa Correia Neves

BICCAS, M. S.; SAWAYA, S. M.; SARTI, Flávia M.. Apropriação de políticas educacionais pela escola: projetos de alfabetização sob a perspectiva de uma alfabetizadora. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ALEXANDRA NAIMA MACHADO RUDAKOFF

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; CASTRO, C. A.. "A viagem do professor Felipe Condurú à França e a criação da primeira Escola Normal da província do Maranhão (1838-1844)". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: José Carlos de Sousa

MORAES, C. S. V.;BICCAS, M. S.; NEIRA, M. G.. "História da formação docente em Educação Física no Piauí: 1998-2010". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Érica Maldonado Julião

SALVADORI, M. A.BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; SOUZA, R. F.. Impressos para educação musical: João Gomes Junior, maestro, músico e professor. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Fernanda Xavier Xavie

SOARES, L.;FARIA FILHO, L. M.BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; VEIGA, C. G.. Sociologia de um educador - Pascoal Lemme e a Educação de Jovens e Adultos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ronise Nunes dos Santos

FURTADO, A. C.; OLIVEIRA, M. C. S.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. História da "Casa Escola O Infantil do Bom Senso" em Dourados/MS (1973-1986). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sandra Maria Caldeira Machado

FARIA FILHO, L. M.; CARVALHO, M. M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. Teixeira de Freitas e as estatísticas educacionais brasileiras. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Marijane Silveira da Silva

SA., E. F.; MOREIRA, K. H.; SA, E.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Infância e sua escolarização nas páginas dos Jornais Cuiabanos (1910-1930). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marijane Silveira da Silva

MOREIRA, K. H.; SOUZA, R. F.;BICCAS, M. S.; SIQUEIRA, E. M.; AMÂNCIO, L. N B.. Representações acerca da instrução pública primária nos jornais matogrossences 1910 - 1927. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda Mendes Resende

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; CARVALHO, M. M. C.;FARIA FILHO, L. M.. História da Educação e História de cidades. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Anderson Manoel Caleffi

BONTEMPI, B.; PEREIRA, M. A. F.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Educação na Cidade de Santos no início da República (1889-1908). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: NEUSA BALBINA DE SOUZA

SCHWARTZ, C. M.; GONTIJO, C. M. M.; LEITE, J. L.; DELBONI, T. M. Z. G. F.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. O Método Global e o Ensino da Leitura na Escola Primária no Estado do Espírito Santo: anos de 1960. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rosangela Ferreira de Souza

GOMES, N. L.;SALVADORI, M. A. B.BICCAS, M. S.. Pelas páginas dos jornais: identidades, representações e escolarização social do negro em São Paulo (1924-1940). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Luiza Pires de Araújo

MATE, Cecília Hanna; VEIGA, C. G.;BICCAS, M. S.. Direito social e biológico à educação: a escolarização de crianças negras na cidade de São Paulo - Século XX.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Cristina Lopes de Abreu

BICCAS, M. S.; SOUZA, R. F.;SALVADORI, M. A. B.. Escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1880-1920). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Cristina Lopes de Abreu

BICCAS, M. S.; SOUZA, R. F.;SALVADORI, M. A. B.. Escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1880-1920). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosinete Maria dos Reis

CARVALHO, M. M. C.; SOUZA, R. F.;BICCAS, M. S.. Duelo de Titâs: Duas Escolas em Disputa pela Constituição de um Modelo Escolar em Mato Grosso 1890-1928. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Nádia Cuiabano Kunze

MORAES, C. S. V.;BICCAS, M. S.; FRANCO, M. A. C. P.. Escola Industrial de Cuiabá: genese e organização (1942-1968). 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Clecio Buzen

BICCAS, M. S.. A fabricação da disciplina escolar e do livro de didático de Português. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Aparecida Bonfim

BICCAS, M. S.; Tassara, Eda Terezinha de Oliveira; Lima, Laura Camara. A quebra do feitiço: estudo de significados compartilhados da expressão social. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SAULO SANDRO ALVES DIAS

ZAN, J. R; Barzotto, Valdir Heitor;BICCAS, M. S.. A escolarização da viola: violeiristas (in)ventando moda e (dis)cursos com violeiros. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jane Borges Oliveira Santos

KERR, S.;BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.. Educação musical na escola americana de confissão protestante em São Paulo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Maria Cecília de Medeiros Abras

BICCAS, M. S.; Hypolito, A. L. M.; OSÓRIO, A. M. N.; SILVA, F. C. T.; DANIEL, M. E. B.. Lendo no jornal Stella Maris e na Revista Educando a Formação do Professor e sua função educativa durante o Estado Novo (1938-1945). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rita de Cássia Gallego

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.; CATANI, D. B.. Construção da temporalidade nas escolas primárias em São Paulo: heranças, referências e negociações (1846-1893). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação/USP.

Aluno: Cláudia Lemos Vóvio

BICCAS, M. S.. Alfabetização de pessoas jovens e adultas: território complexo e diverso. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vera Lúcia Nogueira

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.. O ensino noturno mineiro: a constituição das políticas para a educação do adulto em Minas Gerais (1897-1947). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wesley Silva

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; GONCALVES, I. A.. Por uma história sócio-cultural do abandono e da delinquencia infantil em Belo Horizonte - 1924-1941. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da USP/SP.

Aluno: Rita de Cássia de Souza

BICCAS, M. S.. Por uma história das punições escolares: estratégias e táticas acerca da disciplina escolar e as influências da Psicologia na Escola Nova em Minas Gerais. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

BICCAS, M. S.; CARVALHO, M. M. C.; WARDE, M. J.. Lysimaco Ferreira da Costa e o processo de configuração do ensino secundário brasileiro, nas duas primeiras décadas do século XX. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação - História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e Silca

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; SOUZA, R. F.. A escolarização da infância em Mato Grosso na Primeira República. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Jaíne Massirer da Silva

BICCAS, M. S.; CHIOZZINI, D. F.; Costa, Ana Luiza Jesus. "Dimensões educativas do Vida Escolar: Orgão dos Estudantes da cidade de Campo Grande, no Sul de Mato Grosso (1934-1936)". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Cinthya Lorena Larrea Viera

BICCAS, M. S.; MOREIRA, K. H.. "O periodico boletín de educación paraguaya e as representações na formação de professores das escolas normais no paraguai (1956-1971). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Aldení de Souza

BICCAS, M. S.; WARDE, M. J.; PANIZZOLO, C.; BRAGHINI, K. M.. A infância nos Folhetins da A Província de São Paulo/O Estado de S. Paulo (1875-1889). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nadjelena de Araujo Souza

BICCAS, M. S.; TOMIZAKI, K. A.; KUNZE, N. C.. História e memória da Escola Técnica Estadual do Maranhão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Nunes dos Santos

PANIZZOLO, C.;BICCAS, M. S.; WARDE, M. J.; BRAGHINI, K. M.. "Entre a arte poética e a educação infantil: uma análise de representação de infâncias nas obras literárias e pedagógicas de Zalina Rolim (1893-1900)". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Dálene Cristiane Silva Heitor de Albuquerque

BICCAS, M. S.; SILVA, M. T. J.; FERREIRA, M. S.; SA, E. F.. A revista que pode deixar em sua casa porque não há perigo de perversão: a representação da mulher nas colunas do jornal das moças (1930-1945). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lia Márcia Ando

VÓVIO, C. L.BICCAS, M. S.; TOLEDO, M. R. A.. Lauro de Oliveira Lima: um intelectual que pensa a educação do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Floriza Garcia Chagas

PANIZZOLO, C.; WARDE, M. J.;BICCAS, M. S.; VICENTINI, P. P.. "Anália Franco, entre a instrução e a caridade, entre a convicção e a fé: um estudo sobre a representação de infância no Álbum das Meninas (1898-1901). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia da Silva Costa

FREITAS, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; DEMARTINI, Z. F. B.. Criança e Memoria de confinamento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Wilker Solidade da Silva

FURTADO, A. C.; BRAZIL, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. História e Educação em Dourados: um olhar sobre os Grupos Escolares dos Distritos de Vargas e Indápolis (1963-1974). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Miriam Fernandes Muramoto

FREITAS, M. C.; HILSDORF, M. L. S.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. Assistência e Educação de meninas desvalidas em São Paulo: as iniciativas católicas na província em fins do século XIX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilker Solidade da Silva

BRAZIL, M. C.;BICCAS, M. S.. "História e Educação em Dourados/MS: um olhar sobre os grupos escolares dos distritos de Vila Vargas e Indápolis (1963-1974)". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ronise Nunes dos Santos

FURTADO, A. C.;BICCAS, M. S.. "História "Da Casa Escola o Infantil do Bom Senso" em Dourados-MS (1973-1986). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Janaina Cacia Cavalcante Gonçalves da Silva

Finco, Daniela; FREITAS, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Construção de uma Pedagogia da Infância no Brasil: um novo olhar para a educação da criança pequena (1990-2010). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Elsas Porfírio de Faria

POSSANI, L. F. P.; PIERRO, M. C.;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. A Trajetória do Projeto CIEJA entre políticas públicas de EJA na cidade de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Elsas Porfírio de Faria

PIERRO, M. C.;BICCAS, M. S.; POSSANI, L. F. P.. A trajetória de formação do Centro Integrado de Educaçãoi de Jovens e Adultos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Dias Pastore

BICCAS, M. S.; GHANEM, E.; PIERRO, M. C.. Parcerias entre organizações sociais e governo como política pública para oferta de alfabetização e escolarização inicial de jovens e adultos no estado paulista: o Programa Alfabetiza São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Milen Margareth Fernandes Schramm

Gebara, Ademir;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; OLIVEIRA, M. C. S.; Honorato, Tony. História da Educação de Roraima: o colégio normal Monteiro Lobato. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rosimari Bueno Barbosa

Rodrigues, Elaine;BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; MACHADO, M. C. G.. Identidades do ser-professor e do ser-aluno-infantil em circulação na Revista Pátio Educação Infantil (2003 a 2009). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Cláudia Cristina de Oliveira Pereira Lúcio

VÓVIO, C. L.BICCAS, MAURILANE DE SOUZA. Livros em Braille: materialidade das apostilas didáticas para alunos com deficiência visual da rede estadual de São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Stela Cabral de Andrade

BICCAS, M. S.; HILSDORF, M. L. S.; VEIGA, C. G.; BONTEMPI, B.. Estratégias de divulgação do campo educacional: a Revista do ensino em MG (1886-1889). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Maria Caldeira Machado

BICCAS, M. S.FARIA FILHO, L. M.; CATANI, D. B.. A consolidação do Estado Moderno no campo educacional mineiro: as contribuições da estatística. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina de Carvalho Guimarães

SALVADORI, M. A. B.BICCAS, MAURILANE DE SOUZA; Costa, Ana Luiza Jesus. "Ignorância Selvagem" e "Refinação Civilização": Olhares europeus sobre o mundo africano nas páginas da Eu sei tudo (1917-1929. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Manso Presto

BICCAS, M. S.. Um olhar vygotskiano sobre o letramento: estudo exploratório da autobiografia de Murilo Mendes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: João Daniel Gomes

BICCAS, M. S.; VIDAL, D. G.; CAUVILA, W.. De Marabá ao Amazonas: a participação da USP no Projeto Rondon. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP/SP.

BICCAS, M. S.. Banca de Correção da Prova Discursiva do Concurso para o Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

BICCAS, M. S.. Concurso público para provimento efetivo de um cargo de Professor Doutor, "MS-3" em RDIDP junto ao departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF). 2012. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

BICCAS, M. S.. Provas e Títulos para ingresso na carreira de Magistério Superior na área de História da Educação. 2011. Universidade Federal Fluminense.

BICCAS, M. S.. Prova de títulos para professor de magistério superior na área de história da educação. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

BICCAS, M. S.. EDA Banca Examinadora de processo seletivo de provas ? contratação de um auxiliar de ensino - Substituição. 2005. Faculdade de Educação/USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denice Barbara Catani

BICCAS, M. DE S.;CATANI, D. B.. O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Luciano Mendes de Faria Filho

FARIA FILHO, L. M.. O impresso como estratéfia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais. O caso da revista de Ensino (1925-1940). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria de Oliveira Galvão

GALVÃO, A. M. O.; FARIA FILHO, L. M.; BARREIRA, L. C.; CATANI, D. B.; CARVALHO, M. M. C.. O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Luiz Carlos Barreira

BICCAS, M. DE S.;BARREIRA, L. C.; FARIA FILHO, L. M.;CARVALHO, M. M. C.; CATANI, D. B.. O impresso como estratégia de formação de professores (as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafaela M

França Beschizza; Revista Educando: projeto de formação de professores(as) de Minas Gerais (1940-1945); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Jaíne Massirer da Silva

Dimensões educativas do Vida Escolar: órgão dos estudantes da cidade de Campo Grande, no Sul de Mato Grosso (1934-1936); Início: 2016; Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruno Geraldo Alves

O IDEÁRIO DE MODERNIZAÇÃO E O PROJETO PARA ENSINO AGRÍCOLA EM MINAS GERAIS: DE FAZENDA-ESCOLA A ESCOLA MÉDIA DE AGRICULTURA DE FLORESTAL - (1939-1955); Início: 2015; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Josiane Acácia de Oliveira Marques

A formação matemática de professores para o ensino de cegos no Instituto de Educação; Início: 2015; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Claudinéia Maria Vischi Avanzini

A Educação de crianças no Hospital de Crianças de Curitiba, 1932-1988; Início: 2015; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Érica Maldonado Julião

Impressos para educação musical: João Gomes Junior, maestro, músico e professor; Início: 2014; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

ALEXANDRA NAIMA MACHADO RUDAKOFF

A viagem do professor Felipe Condurú à França e a criação da primeira Escola Normal da província do Maranhão (1838-1844); Início: 2014; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Felipe Tavares de Moraes

JOSÉ VERÍSSIMO, INTELECTUAL AMAZÔNICO: a construção de um lugar de produção (Pará, 1877-1892); Início: 2014; Tese (Doutorado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Nadjelena de Araujo Souza

Historia e memória da Escola Técnica Estadual do Maranhão Dr; João Bacelar Portela (1980-1996); 2015; Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Miriam Fernandes Muramoto

Assistência e Educação de meninas desvalidas em São Paulo: as iniciativas católicas na província em fins do século XIX e início do século XX; 2012; Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Anderson Manoel Caleffi

Palco de disputas: A educação em Santos no início da República; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Stela Cabral de Andrade

Estratégia de divulgação do campo educacional: A Revista do Ensino em Minas Gerais (1886-1889); ; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Sandra Maria Caldeira Machado

Estado, estatísticas e educação na constituição dos serviços educacionais, séculos XIX e XX; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Márcia Luiza Pires de Araújo

Negro e Educação: da ideologia à experiência cidadã das escolas negras na em São Paulo (1930-1937); 2008; Dissertação (Mestrado em pós-graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação Ford; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Cláudia de Sousa Rodrigues

A História da Educação Pública em Espírito Santo do Pinhal na Primeira República (Organização da Escola Primária e Secundária); 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Daniela Gomes de Albuquerque

"Ginásio Vocacional Cândido Portinari": histórias, sujeitos e práticas; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

André Carazza

Gurilândia: a infância na grande imprensa (1958-1965) - questões pedagógicas, construção de identidades e representações; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Andressa Cristina Coutinho Barboza

Cartilha do Operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930); 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação/USP,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

DANIELA ALBUQUERQUE

Estratégias de Escolarização Primária em Rio Claro - São Paulo (1889-1920); 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Rosangela Ferreira de Souza

Pelas páginas dos jornais: Recortes Identitários e Escolarização do Social do Negro em São Paulo (1920-1940); 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Luiza Jesus da Costa

O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência; ; 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Sandra Maria Caldeira Machado

Educação, Cultura Política e Estatística: Teixeira de Freitas e a homogeneização das estatísticas educacionais brasileiras; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Fernanda Mendes Resende

A história da educação a partir da análise dos livros de história das cidades mineiras; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Angelica Pall Oriane

2016; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Maurilane de Souza Biccas;

Marcus Vinícius Fonseca

2014; Universidade Federal de Ouro Preto,; Maurilane de Souza Biccas;

Alessandra Cristina Furtado

2013; Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Maurilane de Souza Biccas;

Ana Cristina de Crescêncio

O embranquecimento do Livro Didático; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Daniel Castro Andrade

O Canto Coletivo e a EJA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Dione Cynthia Ribeiro

A Contribuição da Arte Popular no Ensino-Aprendizagem de Jovens e Adultos em Guarulhos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Evanil Cavalcante de Souza Silva

Relações Étnico Raciais na EJA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

José Vladimir Ferreira

A construção da identidade étnico-cultural do professor da educação de jovens e adultos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Márcia Maria de Lima Ardizzone

A afetividade e sua relação com o ensino aprendizagem de jovens e adultos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Maria Alessandra Antonio Dians

Literatura na escola: conceitos e práticas de leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Paulo Belotti Lacerda

Ciclo III EJA na Rede Municipal de Guarulhos: uma análise da inserção do eixo temático de natureza e sociedade na grade curricular; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Emília Ferreira de Paula

O ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise da Coleção Cadernos de Eja de Guarulhos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Floriane Mattos

O ensino de língua estrangeira na educação de jovens e adutlos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso especi) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Paula Kameya Spinosa

Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos (Brasil e Galícia 1871-1936); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Denise Tadei Klein

Múltiplas estratégias de escolarização; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação/USP, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Cristiano Barbosa dos Santos

Alfabetismo e Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1870-1940); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Carolina Freire Antunes

Alfabetismo e escolarização de adolescentes e adultos negros em São Paulo (1870-1970); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da USP/SP, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Elis Regina Feitosa do Vale

Alfabetismo e escolarização de adolescentes e adultos negros em São Paulo (1870-1970); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Maria Antonieta Ferreira Braga

Alfabetismo e Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1870-1940); 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Thaís Bernades Nogueira

Alfabetismo e Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1870-1940); 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Aristides Gusmão dos Santos Neto

Alfabetismo e Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1947-1970); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Márcia Luiza Pires de Araújo

A escola primária da Frente Negra Brasileira de São Paulo; 2007; Orientação de outra natureza; (Negro e Educação) - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, 4º Concurso Negro e Educação; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Lilianne Sousa Magalhães

Disciplina: Introdução aos estudos da educação: enfoque histórico; 2007; Orientação de outra natureza; (PAE) - Faculdade de Educação/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Marcus Vinícios Fonseca

Programa de Aperfeiçoamento do Ensino; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Thaís Bernades Nogueira

Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - História da Educação II; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Daniela Gomes de Albuquerque

Bolsista do Programa PAE; 2005; Orientação de outra natureza; (Licenciatura) - Universidade de São Paulo, Programa de Apoio Ao Ensino; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Daniela Gomes de Albuquerque

Monitora da Disciplina: Formação Ensino Superior; 2005; Orientação de outra natureza; (Introdução aos Estudos de Educação) - Faculdade de Educação da USP/SP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Andressa Cristina Coutinho Barboza

Monitora da Disciplina: Introdução aos Estudos da Educação; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa de Apoio Ao Ensino; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Nicolaça Monteiro

Monitora da Disciplina: Introdução aos Estudos da Educação; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa de Apoio Ao Ensino; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Andressa Cristina Coutinho Barboza

Programa de Aperfeiçoamento do Ensino; 2004; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Iomar Zaia Barboza

Moniotra da Disciplina: Introdução aos Estudos da Educação; 2003; 10 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa de Apoio Ao Ensino; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Ana Nicolaça Monteiro

Monitora da Disciplina: História da Educação II; 2003; 10 f; Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa de Apoio Ao Ensino; Orientador: Maurilane de Souza Biccas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Magda Becker Soares

Creches Comunitárias Como Se Constroem e Se Institucionalizam; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Magda Becker Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BICCAS, M. S. ; RODRIGUES, E. ; BICCAS, M. S. . Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929 ? 1930). Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 37, p. 151-163, 2015.

  • SALVADORI, M. A. ; BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Comparar: verbo transitivo; uma conversa com Jürgen Schriewer. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 40, p. 564-564, 2014.

  • MACHADO, S. M. C. ; BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; FARIA FILHO, L. M. . Estatísticas educacionais e processos de escolarização no Brasil: implicações. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 12, p. 639-658, 2013.

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Emigrantes galegos e a educação em Brasil no alborexar do século XX: Entre São Paulo e Santos. Revista Galega de Educación , v. 53, p. 70-80, 2012.

  • BICCAS, M. S. ; LACERDA, P. B. . Ciclo III EJA na Rede Municipal de Guarulhos: uma análise da inserção do eixo temático de Natureza e Sociedade na grade curricular. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 13, p. 121-133, 2011.

  • BICCAS, M. S. . Série Justiça e Desenvolvimento/IFP-FCC. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 38, p. 559-561, 2008.

  • GALVAO, A. M. ; MORAES, D. Z. ; GONDRA, J. G. ; BICCAS, M. S. . Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação , v. 16, p. 171-234, 2008.

  • BICCAS, M. S. . ?Nossos Concursos? e ?A Voz da Prática?: A Revista do Ensino como estratégias de formação de professores em Minas Gerais (1925-1930).. Cadernos de História da Educação (UFU) , v. 4, n.04, p. 155-166, 2005.

  • BICCAS, M. S. ; SALVADORI, M. A. B. . Centros de Documentação e Memória da Educação: perspectivas de pesquisa para história da educação. Horizontes (Bragança Paulista) , Universidade São Francisco, v. 23, p. 147-156, 2005.

  • BICCAS, M. S. ; VÓVIO, C. L. . Formação de Educadores: aprendendo com a experiência. Alfabetização e Cidadania (São Paulo) , v. nº 13, p. 57-66, 2001.

  • FARIA FILHO, L. M. ; BICCAS, M. S. . Educação e Modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850/1930). Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , Uberlândia/MG, v. 27/28, p. 175-2002, 2000.

  • FREITAS, M. C. ; BICCAS, M. S. . Historia Social da Educação Brasileira (1926-1996). 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. v. 1. 330p .

  • BICCAS, M. S. . O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerias (1925-1940). 1. ed. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. v. 1. 205p .

  • BICCAS, M. S. . Educadores de jovens e adultos, refletindo práticas pedagógicas em sala de aula. São Paulo: Ibeac, 2007. v. 1. 72p .

  • BICCAS, M. S. . Educar para mudar: formação de educadores populares de jovens e adultos. 1ª. ed. Ferraz de Vasconcelos: Conselho Comunitário de Educação e Cultura e Ação Social (CCECAS), 2005. v. 3.000. 96p .

  • BICCAS, M. S. ; SALVADORI, M. A. B. (Org.) . Horizontes: história, historiografia e idéias educacionais. 2. ed. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005. v. 23. 74p .

  • MARTINS, A. ; VÓVIO, C. L. ; MOUTINHO, H. L. ; UEHARA, K. ; PANOSSIAN, M. L. ; LEITE, R. ; BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Alfabetização de jovens e adultos: muito além das letras e dos números. 1. ed. São Paulo: CCECAS, 2005. v. 1. 93p .

  • SILVA, I. T. F. R. (Org.) ; SANDER, G. F. B. (Org.) ; BICCAS, M. S. (Org.) ; DIAS, R. C. (Org.) . Creches Comunitárias: histórias e cotidiano. Belo Horizonte: AMEPE, 1997. v. 1. 123p .

  • BICCAS, M. S. ; TESSIER, S. (Org.) . O atendimento da criança de 0 a 6 anos - A creche e a comunidade no Brasil 1995. Belo Horizonte: Ameppe, 1996. v. 1. 70p .

  • BICCAS, M. S. . O risco da palavra - A escrita das educadoras de creches comunitárias. Belo Horizonte: Ameppe, 1993. 205p .

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; RESENDE, F. M. . Brasil e Argentina: histórias conectadas da educação a partir dos livros de histórias de cidades. In: HELOÍSA HELENA PIMENTA ROCHA; MARIA ANGELA BORGES SALVADORI. (Org.). ENTRE BRASIL E ARGENTINA: MIRADAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2015, v. , p. 317-333.

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; SALVADORI, M. A. B. . Narradores de Javé: perspectivas históricas para a abordagem da educação de jovens e adultos. Cinema e Ensino de História da Educação. 1ed.Campinas: Alínea, 2013, v. 1, p. 80-101.

  • BICCAS, M. S. . Roger Chartier: contribuições para a história da educação.. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de.. (Org.). Pensadores sociais e história da educação II. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, v. 1, p. 269-296.

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Construção do Projeto Político Pedagógico São Tomé e Príncipe. In: Alfasol e Ministério das Relações Exteriores. (Org.). Cata D'Omali - Cartas do Atlantico. 1aed.São Paulo: Alfabetização Solidária, 2012, v. 1, p. 30-42.

  • BICCAS, M. S. . Reforma Francisco Campos: estratégias de formação de professores e modernização da escola mineira (1927-1930). In: MIGUEL, M. E. B.; VIDAL, D. G.; ARAUJO, J.C. S.. (Org.). Reformas educacionais - As manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946). Campinas-SP, Uberlândia-MG: Autores Associados, EDUFU, 2011, v. , p. 155-176.

  • Gvirtz, Silvina ; VIDAL, D. G. ; BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Las reformas educativas como objeto de investigación en historia de la educación comparada en Argentina y Brasil. In: Vidal, Diana; Ascolani, Adrian. (Org.). Reformas Educativas en Brasil y en Argentina. 1ed.Buenos Aires: Editorial Biblos - Educacion y Sociedad, 2011, v. 1, p. 15-40.

  • Gvirtz, Silvina ; VIDAL, D. G. ; BICCAS, M. S. . As Reformas Educativas como objeto de pesquisa em História comparada da Educação na Argentina e Brasil. In: DIANA G. VIDAL, ADRIAN ASCOLANI. (Org.). REFORMAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA ARGENTINA ENSAIOS DE HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO (1820 ? 2000). 1a.ed.São Paulo: Cortez Editora, 2009, v. 272, p. -.

  • ALMEIDA, M. I. ; GHANEM, E. ; BICCAS, M. S. . Formação de professores(as) na perspectiva de uma aprendizagem participativa. In: Selma Garrido Pimenta; Maria Amélia Santoro Franco. (Org.). Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008, v. 2, p. 71-94.

  • VIDAL, D. G. ; BICCAS, M. S. . As múltiplas estratégias de escolarização do social em São Paulo (1770-1970). Cultura e prática escolares.. In: Diana Gonçalves Vidal. (Org.). Educação e Reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920 - 1930. 1ed.Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008, v. 1, p. 19-44.

  • BICCAS, M. S. . Impresso pedagógico como objeto e fonte para a história da educação em Minas Gerais: Revista do Ensino (1925-1940). In: Christianni Cardoso Morais, Écio Antônio Portes, Maria aparecida Arruda. (Org.). História da Educação: Ensino e Pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 71-106.

  • BICCAS, M. S. . Da Revista à Leitura: a formação de professores e a conformação do campo pedagógico em Minas Gerais (1925-1940). In: José Carlos Souza Araujo; Décio Gatti Júnior. (Org.). Novos Temas em História da Educação Brasileira. 1aed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2002, v. 1, p. 175-196.

  • BICCAS, M. S. . Resenha: Os Intelectuais na História da Infância. In: Fundação Carlos Chagas. (Org.). Cadernos de Pesquisa FCC. São Paulo: Editores Associados, 2002, v. 117, p. 249-252.

  • CARVALHO, M. M. C. ; BICCAS, M. S. . Reforma escolar e práticas de leitura de professores: a Revista do Ensino. In: Marta Maria Chagas de Carvalho; Diana Vidal. (Org.). Biblioteca e formação docente: percursos de leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. 1, p. 63-91.

  • BICCAS, M. S. . Reflexão sobre a formação de educadoras. In: IBEAC. (Org.). Alfabetização e escolarização de jovens e adultos: diretrizes. São Paulo: IBEAC, 2000, v. , p. -.

  • BICCAS, M. S. . A constituição da equipe de educadoras e o projeto coletivo de uma creche comunitária. In: Isa T. F. R. da Silva, Gláucia F. Barros Sandre, Maurilane de Souza Biccas,; Regina Célia Dias. (Org.). Creches Comunitárias: histórias e cotidiano. Belo Horizonte: AMEPE, 1997, v. 1, p. 95-122.

  • BICCAS, M. S. . A creche e sua função educativa. In: BICCAS, M. S; TÉSSIER, S.. (Org.). O atendimento da criança de 0 a 6 anos: A creche e a comunidade no Brasil 1995. Belo Horizonte: Ameppe, 1996, v. , p. 22-31.

  • BICCAS, M. S. . Resgatar memória da educação esbarra na falta de materiais de pesquisa. Portal USP, São Paulo, 22 jun. 2005.

  • BICCAS, M. S. . Professores e educadores apresentam mudanças para a EJA. Fatos da Cidade, Cajamar, p. 10 - 10, 04 dez. 2004.

  • BICCAS, M. S. . Eles têm muito a ensinar. Nova Escola, São Paulo.

  • BICCAS, M. S. . Emigrantes galegos e a educação em Brasil no alborexar do s.XX: entre São Paulo e Santos.. Revista Galega de Educación, Santiago de Compostela.

  • BICCAS, M. S. . História da Educação Luso-Brasileira: os impressos educacionais, literários e artísticos como objeto de análise (séculos XIX-XX). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitba. X COLUBHE. Curitiba, 2014.

  • BICCAS, M. S. ; GHANEM, E. ; ALMEIDA, M. I. . La investigación -acción como camino para la organización de la enseñanza en la perspectiva de la aprendizaje participativa y autônoma. In: Seminário Internacional: El desarrollo de la autonomía en el aprendizaje, 2007, Barcelona. Anais do Seminário Internacional: El desarrollo de la autonomía en el aprendizaje. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • BICCAS, M. S. . Escolas Populares (1910-1926): Iniciativas Católicas na 1ª República Paulista. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Goiânia: Editora da UCG, 2006. v. 1.

  • BICCAS, M. S. . Revista do Ensino (1946 -1971): tematizando a alfabetização. In: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, 2006. v. 1.

  • BICCAS, M. S. . Da Revista à leitura: a formação de professores em Minas Gerais (1925-1940). In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal/RN. II Congresso Brasileiro de História da Educação - História e memória da educação brasileira, 2002. v. 1. p. 141-142.

  • BICCAS, M. S. . O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico de Minas Gerais. In: XI Jornadas de História de la Educación, 1999, Quilmes. XI Jornadas de História de la Educación, 1999.

  • BICCAS, M. S. . Da prática da escrita à produção de uma instituição. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998, São Paulo. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998.

  • BICCAS, M. S. . Múltiplas Estratégias de Escolarização e Alfabetização de Adolescentes e Adultos em São Paulo - 1870-1970. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba - Paraná. III Congresso Brasileiro de História da Educação. Curitiba Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004. p. 270-270.

  • BICCAS, M. S. . A escolarização de adolescentes e adultos no oitocentos brasileiro: a Loja Maçônica Independência e a aula do português Valentim José da Silveira Lopes (1874-1888). In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania - Livro de resumos. Porto: SPCE, 2008. v. 1. p. 62-63.

  • BICCAS, M. S. ; GARCIA, E. . Iniciativas católicas de alfabetização de meninos(as) operárias na Primeira República: o caso das escolas populares (1910-1926). In: VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenso Aires. VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - Libro de remúmenes. Buenos Aires: Sociedad Argentina de Historia de la Educación, 2007. v. 1. p. 151-151.

  • BICCAS, M. S. ; BARBOZA, A. C. C. . O ensino noturno nas reformas educacionais paulistanas na Primeia República. In: VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - Libro de resúmenes. Buenos Aires: Sociedad Argentina de Historia de la Educación, 2007. v. 1. p. 125-126.

  • BICCAS, M. S. . Caderno de Lições : estratégia de formação de professores em Minas Gerais (1929-1930). In: INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION ISCHE XXV, 2003, São Paulo/SP. INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION ISCHE XXV. São Paulo: Plêiade Ltda, 2003. p. 305-305.

  • BICCAS, M. S. . Invenção da Modernidade e Escolarização do Social: história cultural da escola e do analfabetismo em Minas Gerais (1830/1940). In: 20ª Reunião Anual da ANPED, 1997. Anais da 20ª Reunião Anual da ANPED, 1997.

  • BICCAS, M. S. . História Conectada e Circulação na Pesquisa em Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . Vera Barreto: la trayectoria de una educadora popular de la educación de jóvenes y adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . Formação de Professores nos cursos de licenciatura, para atuação na Educação e Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. ; RESENDE, F. M. . Brasil e Argentina: circulação de práticas educacionais, Livros de historia, Manuais didáticos, currículos e espaços escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. ; Costa, Ana de Jesus . Paulo Freire and the Youth and Adults Literacy in Sao Tome and Principe (1976-1984). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BICCAS, M. S. . Eja: uma discussão curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . História da Educação, Fontes e Processos Civilizadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BICCAS, M. S. ; SALVADORI, M. A. B. . Narradores de Javé: perspectivas históricas para a abordagem da educação de jovens e adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . São Tomé e Príncipe: Construção do Projeto Político Pedagógica da Direção de Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. . História da Educação, Arquivos e Fontes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . História da Educação em São Tomé e Príncipe: desafios dos arquivos e das fontes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . Educação de jovens e adultos: Projeto Educar para Mudar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . Imprensa Pedagógica, circulação de modelos educacionais no Brasil e na França (1925-1930): REVISTA DO ENSINO L'ÉCOLE ET LA VIE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICCAS, M. S. . História da educação: fontes e processo civilizador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BICCAS, M. S. . Paulo Freire e a Alfabetização de jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. . Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICCAS, M. S. . Autores e impressos: perspectivas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BICCAS, M. S. . A prática da escrita como instrumento de formação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. . Da prática da escrita à produção de uma instituição. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICCAS, M. S. . Invenção da Modernidade e Escolarização do Social. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICCAS, M. S. . A Cultura e o Lúdico no Universo da Criança. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BICCAS, M. S. . Creches Comunitárias: espaços em disputa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. . Como se faz uma creche pré-escola comunitária. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BICCAS, M. S. . Como se faz uma creche comunitária?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, N. L. ; BICCAS, M. S. ; VÓVIO, C. L. ; MIRANDA, S. A. . História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Brasilia: MEC/SECADI/UFSCar, 2014 (Formação de Educadoras).

  • BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Estatísticas educacionais brasileiras: um projeto e um homem. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VIDAL, D. G. ; BICCAS, M. S. . I Encontro de Arquivos e Museus Escolares. São Paulo: Faculdade de Educação da USP - NIEPHE, 2005 (Anais Seminário).

  • BICCAS, M. S. . Proposta político pedagógica. Ferraz de Vasconcelos: Educar para Mudar, 2004 (Formação de Educadores populares).

  • BICCAS, M. S. ; SILVA, I. T. F. R. . A Arte na Creche. Belo Horizonte: AMEPPE, 1998 (Debate educação infantil no Brasil).

  • BICCAS, M. S. ; BRANCO, M. C. C. . Projeto Brincando e Aprendendo - Guia de orientação para montar bibliotecas e brinquedotecas. Belo Horizonte: Ameppe, 1997 (Constituição de acervo para creches e pré-escolas).

  • BICCAS, M. S. . A Constituição da Equipe de Educadoras e o Projeto Coletivo de uma Creche Comunitária. Belo Horizonte: Ameppe, 1996 (Formação de Educadoras).

  • BICCAS, M. S. . A creche e sua função educativa. Belo Horizonte: Ameppe e Centre Internacional de L'Enfance-CIE/PARIS/FRANÇA, 1996 (Debate educação infantil no Brasil).

  • BICCAS, M. S. ; FARIA FILHO, L. M. . Produção do Conhecimento, Escrita e Poder. Belo Horizonte: Ameppe, 1994 (Formação de Educadores populares).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Missão de Pesquisa, formação e troca de experiencias - Brasil Moçambique. 2013.

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA . Orientação a grupos populares: Projeto Educar para Mudar. 2013.

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; CATELLI, R. . I Missão Internacional da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em Moçambique. 2012.

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; Costa, Ana Luiza Jesus . 'Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe 6a. Missão Técnica'. 2011.

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; Costa, Ana Luiza Jesus . 'Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe 5a. Missão Técnica'. 2010.

BICCAS, M. S. . ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe? - 3ª Missão de Formação Técnica. 2009.

BICCAS, MAURILANE DE SOUZA ; Costa, Ana de Jesus . ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe? - 4ª Missão de Formação Técnica. 2009.

BICCAS, M. S. . Parecerista ad hoc do GT de história da educação da Anped. 2008.

BICCAS, M. S. ; GONCALVES, E. ; MANSSUTI, A. . ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe? - 2ª Missão de Formação Técnica. 2007.

BICCAS, M. S. ; GONCALVES, E. ; TORRES, M. M. . ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe? - 1ª Missão de Formação Técnica. 2006.

BICCAS, M. S. . Orientações para grupos populares - Projeto "Educar para Mudar". 2006.

BICCAS, M. S. . Assessoria para acompanhamento de Bolsista PIBIC-CNPq. 2005.

BICCAS, M. S. . Orientação para grupos populares - Projeto ?Educar para Mudar". 2005.

BICCAS, M. S. . Orientação para grupos populares - Projeto ?Educar para Mudar". 2004.

BICCAS, M. S. . Projeto IBEAC - Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário. 2001.

BICCAS, M. S. ; BRANCO, M. C. C. . Brincando e Aprendendo: Guia de orientação para montar bibliotecas e brinquedotecas. 1997.

BICCAS, M. S. . A Creche e sua função educativa. 1996.

BICCAS, M. S. ; FARIA FILHO, L. M. . Produção do Conhecimento, Escrita e Poder. 1994.

BICCAS, M. S. . Relatório I Missão Internacional de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 2012.

BICCAS, M. S. . Parecer para Revista Brasileira de História da Educação - RBHE. 2012.

BICCAS, M. S. . Parecer para Revista Brasileira de História da Educação - RBHE. 2012.

BICCAS, M. S. . Parecer para FAPESP. 2011.

BICCAS, M. S. . Parecer de mérito CNPq/CAPES. 2011.

BICCAS, M. S. . Parecer de mérito CNPq/CAPES. 2010.

BICCAS, M. S. . Parecer. 2010.

BICCAS, M. S. . Educação e Pesquisa. 2009.

BICCAS, M. S. . Consultor Ad Hoc da Anped. 2009.

BICCAS, M. S. . Parecer de mérito referente a dois projetos de pesquisa inscritos no processo seletivo. 2008.

BICCAS, M. S. . Consultor Ad Hoc, da Anped. 2008.

BICCAS, M. S. . Parecer Circunstanciado para credenciamento junto à CERT (Emerson de Pietri). 2008.

BICCAS, M. S. . Parecer na revista da FAE (MG). 2008.

BICCAS, M. S. . Parecer Circunstanciado para Comissão de Estágio, Estudos Independentes e TCC. 2007.

BICCAS, M. S. . Parecer Circunstanciado para recredenciamento junto à CERT- USP (Neide Resende). 2007.

BICCAS, M. S. . Parecer Circunstanciado para recredenciamento (Claudia Viana). 2007.

BICCAS, M. S. . Parecer do PIBIC/CNPQ. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer: Prêmio Instituto Unibanco de Educação de Jovens e Adultos. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer à Revista- Educação: Teoria e Prática. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer CNPq. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer FAPEMIG. 2006.

BICCAS, M. S. ; GONCALVES, E. ; TORRES, M. M. . Relatório Missão Gerencial Projeto ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe (1º). 2006.

BICCAS, M. S. ; GONCALVES, E. ; MANSSUTI, A. . Relatório Missão Gerencial Projeto ?Alfabetização Solidária em São Tomé e Príncipe. 2006.

BICCAS, M. S. . Relatório de atividades em RDIDP referente ao período de 2004 a 2006. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer à Revista- Educação e Pesquisa. 2006.

BICCAS, M. S. . Parecer de Mérito - Bolsa FEUSP/FAFE. 2005.

BICCAS, M. S. . Parecer circunstanciado - renovação de credenciamento CERT (Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto. 2004.

BICCAS, M. S. . Relatório de atividades em RDIDP referente ao período de 2002 a 2004. 2004.

BICCAS, M. S. . Projeto: Educar para Mudar. 2003.

BICCAS, M. S. . Alfabetização no Serviço Público. 2003.

BICCAS, M. S. . Educar para Mudar. 2002.

BICCAS, M. S. . Educação, democratização e atualidade. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BICCAS, M. S. . Olhar da USP: métodos de alfabetização. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BICCAS, M. S. . Curso de Atualização de professores moçambicanos do ensino primário. 2015. .

BICCAS, M. S. . História da Educação pelas lentes da imprensa periódica: os impressos como dispositivos de formação e visualização das práticas educativas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . História da Educação de pessoas jovens e adultas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BICCAS, M. S. ; GHANEM, E. . Educação de Pessoas Jovens e Adultas: curso de especialização de docentes. 2008. (Curso de Especialização para professores de educação de jovens e adultos).

BICCAS, M. S. . Implantação de um sistema de informatizado de monitoramente e avaliação permanente do processo de aprendizagem de alunos do programa de educação de jovens e adultos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . Leitura e Escrita: desafios para educação de jovens e adultos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . Ler por que e para quê?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. ; VÓVIO, C. L. . Gestão Educacional. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de professores do ensino superior).

BICCAS, M. S. . Laboratório de Brinquedos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BICCAS, M. S. . Correntes Pedagógicas de Educação Infantil. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BICCAS, M. S. . Alfabetização e Letramento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BICCAS, M. S. . Letramento e Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . Materiais Didáticos: desafios para alfabetização de jovens e adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . Cursos EJA 2000. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BICCAS, M. S. . Literatura Infantil e Alfabetização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BICCAS, M. S. . Comitê Cinentífico: Reunião Anual da SBPC. 2008 (Comitê Científico) .

BICCAS, M. S. . Comitê Científico do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2007 (Comitê Científico) .

BICCAS, M. S. . Comitê Científico GT de História da Educação da ANPEd. 2007 (Comitê Científico) .

BICCAS, M. S. . Tópico de História da Educação: Educação Básica no Brasil até 1930. 2006 (Vídeo conferência) .

BICCAS, M. S. . Tópico de História da Educação: Educação Básica no Brasil após 1930.. 2006 (Vídeo conferência) .

BICCAS, M. S. . Comissão Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. 2005 (Comitê Editorial) .

BICCAS, M. S. . Comitê Científico do III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2005 (Comitê Científico) .

BICCAS, M. S. . Comissão Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. 2004 (Comitê Editorial) .

BICCAS, M. S. . Tópico de História da Educação: Educação Básica antes dos anos 30. 2003 (Vídeo conferência) .

BICCAS, M. S. . Comissão Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. 2003 (Comitê Editorial) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    As Múltiplas estratégias de escolarização de pessoas jovens e adultas no Brasil (1870-1985), Descrição: Objetivo deste projeto é atendar para as formas históricas de educação e alfabetização de pessoas jovens e adultas postas em circulação na sociedade paulista e brasileira, entre 1870 e 1985, agenciadas pelos diferentes grupos, tanto situados nas esferas governamentais, quanto na iniciativa privada. Um objetivo específico é levantar e analisar as experiências criadas pelos movimentos de educação popular das décadas de 1950 a 1980, de forma específica as criadas e ou inspiradas por Paulo Freire.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Women and innovation in teaching (São-Paulo France, 1860s-1960s), Descrição: his project explores Brazilian and French women? s contribution to innovations in teaching over a period when educational systems underwent tremendous change. Despite over forty years of scholarship in the field of women? s and gender studies, the history of State educational systems and the democratization of this system remains for the most part gender blind. As a result, the actions of women pedagogues and women teachers are little acknowledged except in the area of early childhood education where such figures as Pauline Kergomard in France, Maria Montessori in Italy or Cecilia Meireles in Brazil have brought to light the innovative pedagogical methods they developed from the 1880s onwards. Lesser-known women, however, contributed in important ways to expanding opportunities for girls, in all areas of education, from kindergar ten to the University, but also in the area of vocational education, adult education or teacher training. Bringing to light their trajectories, their actions, as well as the theoretical literature that inspired their actions, this project explores how educational ideas travel and are enacted. The examples developed of women active in São Paulo and in France are intended to stimulate methodological comparisons, as well as to measure how pedagogical innovations emerged and spread well before the numerical age obliterated the constraints of time and distance. The focus on women is intended to foster critical thinking about how gender constructs historical memory of innovation even in a field, such as education, where women were present from the outset. By associating undergraduate and graduate students, the project aims to equip students with research methodologies in the area of gender studies that would be transferable to a wide range of professional situations. The focus on individual women offers a manageable focus for learning about research methods, while also giving insight into what constitutes pedagogical innovation. The biographical approach offers clear transfer possibilities to students who aim to pursue careers in teaching or in a wide range of fiel ds that touch issues relating to training, life-long learning, and the elaboration of learning programs. In addition, students will learn how to make available their research on an interactive website. Coordinators: Rebecca Rogers and Diana Vidal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Paula Perin Vicentini - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Dislane Z. Moraes - Integrante / Wiara R. de Alcântara (doutoranda) - Integrante / Rachel Duarte Abdala (doutoranda) - Integrante / Fabiana Garcia Munhoz (mestranda) - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Katiene Nogueira da Silva - Integrante / Fernanda Franchini - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Ariadne Lopes Ecar - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Rebecca Rogers - Integrante / Gabrielle Houbre - Integrante / Sévrerine Depoilly - Integrante / Vera Léon - Integrante / Sébastien-Akira Alix - Integrante / Geneviève Pezeu - Integrante / Laurent Gutierrez - Integrante / Geneviève Hunyadi - Integrante / Emanuelle Picard - Integrante / Marianne Thivend - Integrante / Claudineia Maria Vischi Avanzini - Integrante / Joseane Marques - Integrante.

  • 2014 - 2017

    História da Educação em São Tomé e Príncipe (África): processo de descolonização e construção da nação (1950 a 1990), Descrição: O período que se estende entre as décadas de 1950 a 1990, do século XX, foi marcado de uma maneira geral, por um processo de descolonização da África. As razões para estes acontecimentos são de várias ordens ? políticas, econômicas, étnicas, culturais, históricas além de circunstâncias sociais que contribuíram para a construção de muitas nações africanas e que teve como componente importante o trânsito de indivíduos entre os dois mundos, promovendo a circulação de idéias, de modelos pedagógicos, etc., no nosso caso específico, entre Portugal e as colônias africanas de língua portuguesa. O processo de descolonização da África teve início após a segunda Guerra mundial, modificando a configuração dos territórios até então ocupados, para construção de nações independentes. Os objetivos deste projeto são:1) Compreender e analisar como a escola primária estava organizada no fim do período colonial e após a independência; 2) Qual era o currículo da escola primária e o que se ensinava no período colonial e após independência; 3) Quem eram os professores antes e depois da independência; 4) Compreender e analisar as prioridades definidas pelo Estado após a independência; 5) Analisar as estratégias empreendidas para enfrentar o alto índice de analfabetismo no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    História de educação de adolescentes e adultos em São Tomé e Príncipe (1950 a 1984), Descrição: O projeto tem por objetivo compreender e analisar a história da educação de adolescentes e adultos em São Tomé e Príncipe, na África, no período de 1950 a 1984. A definição por este recorte temporal justifica-se por abordar, o período antes de depois da independência deste país de Portugal. Um dos principais focos de análise será o processo de alfabetização de adolescentes e adultos, instaurados pelos sujeitos que promoveram a Revolução e convidaram Paulo Freire para ajudá-los nesta empreitada. A investigação tem ainda por finalidades: a) levantar e catalogar toda a documentação escolar disponível nos arquivos de São Tomé e Príncipe e de Portugal; b) A partir do levantamento e produção de fontes orais, contemplar os principais sujeitos que participaram das campanhas de alfabetização empreendidas no país; c) Discutir e analisar a configuração e o funcionamento da alfabetização de adultos no período delimitado; d) Compreender e analisar as concepções, representações de alfabetização de adultos e dos sujeitos envolvidos (educandos e educadores) neste processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador / Ana de Jesus Costa (doutoranda) - Integrante.

  • 2010 - 2015

    Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos (Brasil e Galícia 1871-1936), Descrição: Este projeto visa analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). Na perspectiva de se compreender as relações estabelecidas entre os diversos povos do mundo, desencadeadas a partir dos processos de (e)(i)migração, os historiadores tem privilegiado a dimensão cultural como uma possibilidade de analisar as conexões tanto continentais quanto intercontinentais. A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia. Para isto pretende-se identificar e analisar as atividades educativas empreendidas pelas associações e sociedades de socorros mútuos, especificamente as criadas por galegos e espanhóis no Estado de São Paulo. O ponto de partida será a análise da organização e o funcionamento de duas instituições: a primeira criada na cidade de Santos, em 1895, denominada Centro Gallego Espanhol; a segunda é a Sociedade Hispano-brasileira de Socorros Mútuos Instrução e Recreio, criada em 1898, na cidade de São Paulo. Ambas desenvolveram atividades educativas dirigidas aos sócios, filhos de sócios e para os estrangeiros interessados, no caso de Santos, por exemplo, após seis anos de funcionamento,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (séculos XIX e XX), Descrição: O objetivo deste projeto é promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico na área de História da Educação por meio da associação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP/Brasil e o Doutorado em Humanidades e Artes da Universidad Nacional de Rosario/Argentina, em rede com os programas a que se acham vinculados os pesquisadores que compõem as equipes brasileira e argentina. O projeto tem como foco a circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre o Brasil e a Argentina, entre o final do século XIX e o século XX... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Integrante / Maria Ângela Borges Salvadori - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Adrian Ascolani - Integrante / Bernardo J. de Oliveira - Integrante / Maria do Carmo Martins - Integrante / Angela Aisenstein - Integrante / Carolina Kaufmann - Integrante / Pablo Ariel Scharagrodsky - Integrante / Silvia Finocchio - Integrante / Silvia Roitenburd - Integrante / Talía Gutiérrez - Integrante.

  • 2009 - 2013

    A Circulação Internacional de Modelos Educacionais. Perspectivas Comparadas (Brasil e França), Descrição: O objetivo deste projeto é identificar modelos de educação veiculados historicamente por meio de impressos e objetos escolares e, mais recentemente, por meio de instituições de formação de professores de nível superior. As duas temáticas abordadas gozam da mesma pertinência social nos dois países e ensejam debates igualmente importantes, na escola e na opinião pública. Tanto para os materiais que circularam no Brasil no final do século XIX, quanto para as atuais propostas da formação docente (com inspiração nos Instituts Universitaires de Formation de Maîtres (IUFM), a menção à educação francesa é uma constante. No que concerne ao Oitocentos e às décadas iniciais do Novecentos, a França emerge sob a pena dos educadores e políticos brasileiros como aquilo que Schriewer denominou por sociedade de referência. As viagens de professores comissionados destinavam-se prioritariamente a Paris, com o objetivo de observar o sistema educacional e colher subsídios para a implantação de reformas educacionais no território brasileiro. Um século depois, a França continua a ser uma cultura de referência para o Brasil, mas, seguramente, as formas que caracterizam as relações entre os dois países se diversificaram com o advento dos processos de globalização. Tal é o que se pode observar nos modelos de formação de professores que se configuram, do lado francês, nos IUFM e, no Brasil, nas experiências que se multiplicam após a LDB de 1996. Ao se debruçar sobre dois períodos históricos distintos e ao investigar práticas diferentes de circulação social de saberes, o atual projeto retoma a questão do modelo educacional francês, explorando as formas de disseminação e apropriação desse modelo no território brasileiro. Acautela-se, contudo, contra o imediatismo do estabelecimento de relações de continuidade seja no tempo (entre o passado e o presente), seja no espaço (entre o Brasil e a França), considerando a ruptura e a diferença como problema de método.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Integrante / Maria Ângela Borges Salvadori - Integrante / Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno - Coordenador / Flávia M Sarti - Integrante / Isabel M Bello - Integrante / Anne Marie T Chartier - Integrante / Isabel Cristina Frade - Integrante / Max Butlen - Integrante / Pénélope Caspar-Karydis - Integrante / Denise Trento Rebello de Souza - Integrante / André Bocchetti (doutorando) - Integrante / Adolfo S. de Oliveira (doutorando) - Integrante / Inára A. Garcia Pinto (doutoranda) - Integrante / Wiara R. de Alcântara (doutoranda) - Integrante / Patrícia Coelho da Costa (doutoranda) - Integrante / Rachel Duarte Abdala (doutoranda) - Integrante / Fabiana Garcia Munhoz (mestranda) - Integrante / Ana de Jesus Costa (doutoranda) - Integrante / Adolfo S. de Oliveira (doutorando) - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A constituição e reforma dos sistemas educativos no Brasil e na Argentina: histórias conectadas (1820-1980), Descrição: Este projeto pretende analisar historicamente a constituição e reforma dos sistemas educativos no Brasil e na Argentina, no período entre 1820 e 1980, percebendo a relação entre os países no âmbito de uma história conectada e atentando para os seguintes eixos de interpretação: - historiografia da educação sobre a temática nos dois países; - circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; - culturas escolares e processos de escolarização; e - reformas educativas e conflitos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Diana Gonçalves Schmidt - Coordenador., Financiador(es): CAPES-SECyT - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    Múltiplas Estratégias de Escolarização de Adolescentes e Adultos em São Paulo (1870-1970), Descrição: O objetivo geral é o de investigar as múltiplas estratégias de escolarização de adolescentes e adultos, atentando para as formas históricas de alfabetização destas faixas etárias postas em circulação na sociedade paulista, entre 1870-1970, agenciadas pelos diferentes grupos (igrejas, maçonaria, irmandades negras, sindicatos), tanto situados nas esferas governamentais, quanto na iniciativa privada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador / Andressa Cristina Coutinho Barboza - Integrante / Daniela Gomes de Albuquerque - Integrante / Aristides Gusmão dos Santos Neto - Integrante / Cristiano Barbosa dos Santos - Integrante / Thaís Bernades Nogueira - Integrante / Elis Regina Feitosa do Vale - Integrante / Marcia Luiza Pires de Araujo - Integrante / Carolina Freire Antunes - Integrante / Erika Garcia - Integrante / Ana Luiza Jesus da Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Usp - Bolsa / Fundação Ford - Bolsa / Pro Reitoria de Pesquisa - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 10

  • 2002 - 2005

    O impresso como estratégia de formação de professores(as) em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1971), Descrição: Este projeto visa analisar o ciclo de vida da Revista (1945 a 1971), buscando tomá-la como o objeto material que intermediou a relação dos professores com os novos referencias educativos que se pretendiam implementar. Nesse sentido, analisam-se as marcas que explicitam os procedimentos que a condicionam na perspectiva de formação dos professores. Os principais objetivos são os seguintes: fazer uma revisão do banco de dados produzido na fase de elaboração da tese de doutorado, na perspectiva de suprir algumas lacunas e incluir novos itens, percebidos como importantes durante a pesquisa; ampliar o banco de dados, completando a indexação da Revista do Ensino, com a inclusão dos 15 números não localizados do período de 1925 a 1945 e os 64 últimos números publicados entre os anos de 1945 e 1971; disponibilizar as informações produzidas a partir do banco de dados por via impressa e buscar parcerias para disponibilizá-los virtualmente pela internet; analisar as estratégias de formação criadas pelos editores da Revista do Ensino no período de 1945 a 1971; e, por último compreender como o campo pedagógico mineiro foi sendo conformado a partir das estratégias de formação criadas pelos editores da Revista do Ensino 1945 a 1971.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13

  • 1997 - 1999

    Produção da ignorância e escolarização do social: história cultural da escola e do alfabetismo em Minas Gerais -1820-1950, Descrição: Projeto integrado de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da FaE-UFMG e de outras instituições de pesquisa em MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Tarcísio Mauro Vago - Integrante / Fernanda Mendes Resende - Integrante / Walquíria Miranda Rosa - Integrante / Laurena C. Belo de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 1992 - 2001

    Impressos, leituras e instituições escolares no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Marta Maria Chagas de Carvalho - Coordenador / Maria Rita de Almeida Toledo - Integrante / Andréa Lopes Dantas - Integrante / Cristiano de Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como passeur ou passador entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do sistema educacional espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como passeur ou passador entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do sistema educacional espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como passeur ou passador entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do sistema educacional espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como ?passeur? ou ?passador? entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do ?sistema educacional? espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como ?passeur? ou ?passador? entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do ?sistema educacional? espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como ?passeur? ou ?passador? entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do ?sistema educacional? espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como ?passeur? ou ?passador? entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do ?sistema educacional? espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2009 - Atual

    Galícia e Brasil: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos, Descrição: Este projeto busca analisar o fenômeno migratório da Galícia para o Brasil e do Brasil para a Galícia, no período de 1871 a 1936, enfatizando a circulação de idéias, pessoas e objetos por estas sociedades e culturas, destacando as iniciativas de instrução e alfabetização de adolescentes e adultos empreendidas pelas sociedades beneficentes criadas nos dois países. Parte de uma compreensão da relação entre os dois países no âmbito de uma história conectada, atentando para os seguintes eixos de interpretação: a) historiografia da educação sobre a temática no Brasil e na Espanha; b) circulação de pessoas, objetos culturais e modelos pedagógicos; c) culturas escolares, processos de escolarização e alfabetização (a escola compreendida na interioridade de seus processos e na relação com a sociedade). A investigação visa verificar quais foram os americanos ? galegos que criaram escolas elementares no Brasil e também se preocuparam em difundir a instrução na Espanha, especificamente na região da Galícia, atuando como bem define Gruzinski (1999, 2003) como ?passeur? ou ?passador? entre sociedades e culturas existentes em dois mundos no velho e no novo. Pretende ainda identificar e acompanhar as viagens e ações empreendidas por estes anônimos no Brasil e na Espanha, buscando compreender e analisar que aspectos do ?sistema educacional? espanhol foram trazidos para o Brasil, e no caminho inverso, perceber que aspectos do sistema educacional brasileiro foram incorporados pelas escolas espanholas, mais especificamente da região da Galícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maurilane de Souza Biccas - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação. , Av Universidade, 308, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38183149, Fax: (11) 38183149, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - Atual

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor 2 RIDP, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor 2, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contratada em Regime de RDIDP

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos em Educação: Enfoque Histórico

  • 08/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro titular na Comissão de Estágio e Estudos Independentes.

  • 02/2003

    Extensão universitária , CECECAS, .,Atividade de extensão realizada, Orientação de Elaboração de Projetos de Conselhos Comunitários de Educação de Jovens e Adultos da Zona Leste de São Paulo.

  • 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos em Educação: Enfoque Histórico

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos em Educação: Enfoque Histórico

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Comparada

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico

  • 08/2015 - 11/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Comparação

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação e da Família

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira dos anos 1940 aos dias atuais

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da escolarização elementar no Brasil

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , UNILAB, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Comparação

  • 08/2013 - 11/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico

  • 08/2009 - 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão da Licenciatura como titular.

  • 08/2012 - 11/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Comparada

  • 02/2012 - 02/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico

  • 02/2006 - 02/2012

    Extensão universitária , Alfasol - Alfabetização Solidária, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Cooperação Técnica "Alfabetização Solidária São Tomé e Príncipe" . Parceria Agência Brasileira de Cooperação com os países de língua portuguesa.

  • 08/2011 - 11/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

  • 08/2011 - 11/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação de pessoas jovens e adultas: tempos, espaços e discursos

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos em Educação: Enfoque Histórico

  • 02/2010 - 11/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Pesquisa: história da educação

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

  • 06/2007 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aplicação, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho da Escola de Aplicação.

  • 06/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Suplente do Conselho de Licenciatura.

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação; Arquivos e Fontes

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação: Arquivos e Fontes

  • 01/2005 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Conselho do Departamento.

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Arquivos e Fontes, Seminários Temáticos de História da Educação

  • 02/2003 - 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Participação na Comissão de Extensão e Cultura Universitária como Suplente do Professor Dr. Elie George Guimarães Ghanem Júnior.

  • 01/2004 - 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Acompanhamento do Programa bolsa-trabalho da COSEAS.

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos de Educação

  • 04/2003 - 06/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos de História da Educação - Tema: Imprensa Pedagógica como fonte e objeto de pesquisa

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

2003 - 2007

Sociedade Brasileira de História da Educação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Outras informações:
Assumi como voluntária a Comissão Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de História da Educação, em 07 de outubro de 2003 e encerrei as atividades em dezembro de 2007.

Atividades

  • 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituição Sem Fins Lucrativos, Revista da Sociedade Brasileira de História da Educação.,Cargo ou função, Comissão Editorial.

  • 06/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Instituição Sem Fins Lucrativos, Instituição Sem Fins Lucrativos.,Atividade realizada, Elaboração de Projeto; Publicação Científica e CNPQ.

2001 - 2002

Universidade do ABC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Fui professora de duas disciplinas (Laboratório de Brinquedo e Correntes Pedagógicas de Educação Infantil) e coordenei a implantação de um Laboratório de Brinquedos.

Atividades

  • 02/2002 - 06/2002

    Extensão universitária , Laboratório de Brinquedo, Curso de Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Implantação do Projeto do Laboratório.

  • 02/2002 - 06/2002

    Treinamentos ministrados , Laboratório de Brinquedo, Curso de Pedagogia.,Treinamentos ministrados, Curso - Ler por que e para que?

  • 06/2001 - 06/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Correntes Pedagógicas de Educação Infantil, Laboratório de Brinquedos

1997 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisadora

2005 - 2005

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Atividades

  • 12/2005 - 12/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, A educação de jovens e adultos e seus desafios, A educação infantil no Brasil

  • 12/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , UFSJ, UFSJ.,Atividade realizada, Pesquisa em arquivos e bilbiotecas da Universidade Federal de São João Del Rey.

  • 12/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FUPE-Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Fundamentos e Prática Educativa, .,Cargo ou função, Discutir com os membros da FUPE questões atinentes ao projeto de doutoramento da professora Maria Aparecida Arruda.

1997 - 2002

Ação Educativa Assessoria Pesquisa E Informação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área de Formação, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora da área de formação de educação de jovens e adultos. Elaborava e gerenciava projetos de formação continuada junto aos programas de educação da rede pública e junto aos movimentos populares.

Atividades

  • 08/1997 - 06/2002

    Direção e administração, Programa de Educação de Jovens e Adultos, Área de Formação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 08/1997 - 06/2002

    Serviços técnicos especializados , Programa de Educação de Jovens e Adultos, Área de Formação.,Serviço realizado, Elaboração de projetos de formação de educadores, professores e técnicos da rede pública municipal e estadual; para educadores da rede privada e de movimentos sociais..

  • 08/1997 - 06/2002

    Treinamentos ministrados , Programa de Educação de Jovens e Adultos, Área de Formação.,Treinamentos ministrados, Formação de educadores e coordenadores pedagógicos dos Conselhos Comunitários de Educação, Cultura e Ação Social ligados ao IBEAC, Formação de professores da Baixada Fluminense - Rio de Janeiro, Formação de professores da rede Estadual do Paraná, Formação de professores de Educação de Jovens e Adultos de Betim/MG, Formação de professores de educação de jovens e adultos de Ribeirão Preto, Formação de professores de educação de jovens e adultos do município de Limeira/SP, Formação de professores de educação de jovens e adultos do Programa SESI/BA, Formação de técnicos de secretarias estaduais de educação de todo o território nacional - MEC/Brasília, Formação dos educadores do Projeto MOVA - Rio grande do Sul

1989 - 1995

Associação Movimento de Educação Popular Paulo Englert

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1994 - 12/1995

    Treinamentos ministrados , Coordenação Geral, Programa de Educação Infantil.,Treinamentos ministrados, Assessoria continuada aos técnicos da APROMIV e as coordenadoras pedagógicas da rede de creches do município de Betim/MG

  • 07/1993 - 07/1995

    Extensão universitária , Programa de Educação Infantil, Projeto Acontecer.,Atividade de extensão realizada, Faculdade de Educação / AMEPPE - Realização durante três anos: conferências, oficinas, cursos, amostras culturais para educadores de creches, pré-escolas e Centros Infanto-Juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte..

  • 03/1993 - 03/1995

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Geral, Programa de Educação Infantil.,Serviço realizado, Elaboração de uma proposta viável e socializável de atendimento a criança de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas comunitárias. Projeto Financiado pela Fundação Kellogg's.

  • 02/1993 - 02/1995

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Geral, Programa de Educação Infantil.,Serviço realizado, Implantação de 5 Bibliotecas e Brinquedotecas em Creches Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

  • 08/1989 - 02/1995

    Direção e administração, Coordenação Geral, Programa de Educação Infantil.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 01/1989 - 05/1991

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Geral, Programa de Educação Infantil.