Diogo de Jesus Pina
Possui graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2016) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2023). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente no seguinte tema: technical debt.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2016 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Technical Debt Prioritization: Methods and Techniques
com Alfredo Goldman vel Lejbman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: technical debt; software quality; prioritization; machine learning.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Ciências da Computação
2014 - 2016
Universidade de São Paulo
Título: Gerenciando dívida técnica: estado atual e novas propostas em métodos de medida
, Ano de Obtenção: 2016.Alfredo Goldman vel Lejbman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: dívida técnica; métodos de medida; qualidade de software; sonar qube.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Produções bibliográficas
-
Goldman, Alfredo ; Seaman, Carolyn ; Pina, Diogo . Effects of Technical Debt Awareness: A Classroom Study. Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 84-100.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa CAPES de doutorado.
Atividades
-
01/2019 - 02/2019
Extensão universitária , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.Atividade de extensão realizada, Ministrante - Curso de Verão 2019 - IME-USP.
-
08/2018 - 12/2018
Estágios , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Departamento de Ciências da Computação.Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Laboratório de Programação Extrema.
-
08/2017 - 12/2017
Estágios , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Laboratório de Programação Extrema.
-
02/2017 - 06/2017
Estágios , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Computação Móvel.
-
02/2015 - 06/2015
Estágios , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Laboratório de Programação Extrema.
-
08/2014 - 12/2014
Estágios , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação.Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Laboratório de Programação II.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diogo de Jesus Pina e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?