Rosana Satie Takehara

possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação - Institudo de Biocências, Letras e Ciências Exatas - UNESP (1991) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, e doutoranda em Ciência da Computação pelo IC/UNICAMP, sob orientação da profa. Dra. Eliane Martins em pesquisa na área de Geração de Dados de Testes, Engenharia de Software baseada em Buscas (SBSE - Search-based software engineering), entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional

1991 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Arqtema : um modelo generico para sistemas tutores inteligentes em matematica,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Maria das Graças Volpe Nunes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Sistemas Tutores Inteligentes; Inteligência Artificial.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

1987 - 1991

Institudo de Biocências, Letras e Ciências Exatas - UNESP
Título: Construção de um Sistema Especialista de Diagnose de Abdomen Agudo
Orientador: Maria Augusta Brandão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Organização de eventos

FERREIRA, C. M. S. ; TAKEHARA, R. S. . II Congresso de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso. 1995. (Congresso).

Participação em eventos

II Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2011). 2011. (Congresso).

II Workshop de Engenharia de Software Baseadi em Buscas (WESB 2011). 2011. (Oficina).

SBES - Minicurso. 2011. (Outra).

V Workshop Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST 2011). 2011. (Oficina).

III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL. 2010. (Outra).

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL. 2009. (Outra).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres. 2008. (Encontro).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL.Incentivando a Inclusão Digital através do Uso de Softwares Livres. 2008. (Outra).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL.A Matemática Integrando a Universidade e a Escola Pública Ano II. 2008. (Outra).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL.Incentivando a Cidadania através da Educação e Tecnologia. 2008. (Outra).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Matemática do CPTL. 2008. (Outra).

Semana Acadêmica de Sistemas de Informação. 2008. (Outra).

Semana Acadêmica de Sistemas de Informação.Metaheurísticas Bioinspiradas. 2008. (Outra).

2006 IEEE PES Transmission and Distribution - Conference and Exposition Latin America. Artificial immune systems applied to optimal capacitor placement in radial distribution networks. 2006. (Congresso).

XXXVI - SBPO / Impacto da Pesquisa Operacional nas Novas Tendências Multidisciplinares.XXXVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2004. (Simpósio).

II Congresso de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso. II Congresso de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso. 1995. (Congresso).

X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial.X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. 1993. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Nara Renata Borges Guimarães

Ferber Pineyrua, D. G.; Vasconcelos, Karina de O.;TAKEHARA, R. S.. O perfil empreendedor do engenheiro de produção. Um estudo de caso de uma MEI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcos de Souza Batista

LESSA, L. S.;TAKEHARA, R. S.; MODESTO, S. A. G.. Teoria das Probabilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: José Bertoloto Júnior

TAKEHARA, R. S.; SILVA, R. C.; ROMANINI, E.. Introdução à metaheurística Algoritmo Genético. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Walney Andrade Martins

ROMANINI, E.;TAKEHARA, R. S.; SILVA, R. C.. Análise de Estados (Visco)elastodinâmicos bidimensionais utilizando o Matlab. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: André Luiz da Silva Garcia

SILVA, R. C.;TAKEHARA, R. S.; URIBE, E. B. O.. Matemática Financeira Aplicada ao Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MATSUNO, Ivone Penque;TAKEHARA, R. S.; TAGLIALENHA, S. L. S.. Provimento para o cargo de professor temporário - área Ciências da Computação/Sistemas de Informação. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

TAKEHARA, R. S.; MATSUNO, Ivone Penque; SANTOS, R. F.. Provimento para o cargo de professor temporário - área Ciências da Computação/Sistemas de Informação. 2011.

TAKEHARA, R. S.; SILVA, R. C.; URIBE, E. B. O.. Provimento para o cargo de professor substituto - área Matemática/Informática. 2000. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas.

Orientou

Alessandro Pereira Garcia

Operações em Conjuntos: Um Exemplo de Construção de Algoritmos Passo a Passo; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Luiz Cleber Soares Padilha

O uso do aplicativo computacional DOSVOX como ferramenta de apoio ao ensino de triângulos ao portador de deficiência visual; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Alexandre Veloso de Matos

Processamento e Otimização de Consultas em Sistemas de Bancos de Dados; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática Computacional) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Adriana Aparecida de Lima

A Matemática Financeira no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Thiago Carneiro de Barros Siqueira

A Matemática Financeira em Concursos e Vestibulares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Rosana Aparecida Guedes Oliveira

Introdução à algoritmos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

José Bertoloto Júnior

Introdução à Metaheurística Algoritmo Genético; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Mário Pinto Carneiro Júnior

A Visualização Concreta e Simulativa da Física e da Matemática do Sistema Solar como Ferramenta de Apoio para o Ensino de Astronomia no Ensino Básico; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Wheberson Hudson Migueletti

Sistemas Tutores Inteligentes: um overview; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Rogério Eduardo da Silva

Um visualizador dos Métodos de Ordenação de Dados; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Elcio Alves Novais

Construção de um Simulador do Sistema Solar; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Wheberson Hudson Migueletti

Autômatos Adaptativos Aplicados à Modelagem de Usuário: um estudo; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Jane Maryám Rondina

Um Estudo Comparativo de Modelos de Estudantes em Sistemas Tutores Inteligentes: ARQTEMA e outros; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Luciano Marques Figueiredo de Resende

Estudo e Implementação de um Modelo de Estudante segundo o Paradigma de Orientação a Objetos; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Ruan Barbosa Cunha

Infoinclusão Docente como Elemento de Formação Contínua; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Marcos Fabiano Firbida Eduardo

Matemática Computacional I; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Janaina Fenelon Palomo

Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres - ano 2; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

clecius abrahão ataíde

Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres - ano 2; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Suelen Santos Dias

Matemática Computacional I; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Bruno Andrade de Souza

Bioestatística; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Thiago Antonio Rocha Abdala

Matemática Financeira; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Janaina Fenelon Palomo

Informática Aplicada à Educação; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Flaviany Lopes dos Santos

Informática Aplicada à Educação; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Bruno Henrique Torres

Cálculo Numérico; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Fernando Andrade Sirahata

Incentivando o despertar científico em Ciência da Computação; 2008; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Afonso Pena, Fund; Apoio Desenv; do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Marcos Queiroz Lima

Incentivando o despertar científico em Ciência da Computação; 2008; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, Fund; Apoio Desenv; do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Jihad Kasem Kassab

Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Celso Fioravanti Júnior

Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Ariadne Tonioli Galbiati

Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Danieli Pricile C

M; M; Braz; Introdução à Ciência da Computação; 2000; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Mara Lúcia Martins Lopes

Introdução à Ciência da Computação; 1997; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Rogério Eduardo da Silva

Estrutura de Dados; 1996; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Eugênio Berehulka Júnior

Liguagem de Programação I; 1996; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Rodiney Borges da Rosa

Liguagem de Programação I; 1996; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Rosana Satie Takehara;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, C. M. S. (Org.) ; TAKEHARA, R. S. (Org.) . Anais do II Congresso de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso. Cuiabá-MT: Gráfica Universitária, 1995. v. 1. 156p .

  • TAKEHARA, R. S. ; ROMERO, R. . Artificial Immune Systems Applied to Optimal Capacitor Placement in Radial Distribution System. In: Transmission and Distribution Conference and Exposition ? 2006 IEEE PES (2006 IEEE PES T&D C&E ? Latin America), 2006, Caracas - Venezuela. 2006 IEEE PES - Transmission & Distribution Conference & Exposition Latin America. Caracas - Venezuela: IEEE Press, 2006.

  • ROMERO, R. ; TAKEHARA, R. S. ; SEGURA, S. . Localización óptima de bancos de condensadores en sistemas de distribución de energia eléctrica usando una metaheurística eficiente. In: XIII Congreso Internacional de Ingenieria Electrónica, Eléctrica y de Sistemas, 2006, Lima. Anales del XIII Congreso Internacional de Ingenieria Electrónica, Eléctrica y de Sistemas, 2006. v. 1. p. 1-12.

  • TAKEHARA, R. S. ; ROMERO, R. ; CASTRO, L. N. ; ZUBEN, F. J. V. . Uma abordagem imunológica aplicada ao problema de alocação ótima de banco de capacitores em sistemas de distribuição radial. In: XXXVI - SBPO, 2004, São João del-Rei (MG). XXXVI-SBPO: O impacto da pesquisa operacional nas novas tendências multidisciplinares, 2004. p. 1332-1342.

  • TAKEHARA, R. S. ; NUNES, M. G. V. . A Network-Based Model for Intelligent Tutoring Systems. In: I Workshop de Dissertações Defendidas em Ciências de Computação e Matemática Computacional, 1995, São Carlos - SP. Anais do I Workshop de Dissertações Defendidas em Ciências de Computação e Matemática Computacional, 1995. p. 155-163.

  • TAKEHARA, R. S. ; MENDES, M. D. C. ; NUNES, M. G. V. . An Evaluation Strategy Based on Concepts Network. In: Seventh International PEG93 Conference, 1993, Edinburgh. Proc. of 7th Intern. PEG93 Conference - AI Tools and the classroom: Theory into Practice, 1993. v. II. p. 661-670.

  • TAKEHARA, R. S. ; NUNES, M. G. V. ; MENDES, M. D. C. . A Network-Based Model for Intelligent Tutoring Systems. In: X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial - SBIA, 1993, Porto Alegre - RS. Anais do X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 1993. p. 277-288.

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; MORAES, W. X. ; TAKEHARA, R. S. . Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres. In: VI ENAEXT / ENEPE 2008 - UNOESTE, 2008, Presidente Prudente - SP. ENEPE 2008 - Ciência, Tecnologia e a Sociedade do Século XXI, 2008.

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; MORAES, W. X. ; PAULO, G. S. ; MACEDO, O. J. ; SANTOS, E. P. ; MARTINS, C. A. ; TAKEHARA, R. S. . Incentivando a cidadania através da educação e tecnologia. In: II SEREX (Seminário Regional de Extensão Universitária) CENTRO-OESTE, 2008, Cáceres-MT. Caderno de Extensão, 2008. v. 1. p. 68-68.

  • NOVAIS, E. A. ; TAKEHARA, R. S. . Construção de um Simulador do Sistema Solar. In: I Encontro Interno de Iniciação Científica da UFMS, 2000, Aquidauana-MS. Caderno de Resumos do I Encontro Interno de Iniciação Científica da UFMS, 2000. p. 15-15.

  • MIGUELETTI, W. H. ; TAKEHARA, R. S. . Autômatos Adaptativos Aplicados à Modelagem de Usuário: um Estudo. In: IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996, Cuiabá-MT. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996. p. 17-17.

  • RESENDE, L. M. F. ; TAKEHARA, R. S. . Estudo e Implementação de um Modelo de Estudante segundo o Paradigma de Orientação a Objetos. In: IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996, Cuiabá-MT. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996. p. 16-16.

  • RONDINA, J. M. ; TAKEHARA, R. S. . Um Estudo Comparativo de Modelos de Estudantes em Sistemas Tutores Inteligentes: ARQTEMA e outros. In: IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996, Cuiabá-MT. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica - UFMT, 1996. p. 15-15.

  • RESENDE, L. M. F. ; TAKEHARA, R. S. . Estudo e Implementação de um Modelo de Estudante segundo o Paradigma de Orientação a Objetos. In: Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 1996, São Carlos - SP. Anais de Resumos do Congresso de Iniciação Científica ASSER - São Carlos, 1996. p. 62-62.

  • RONDINA, J. M. ; TAKEHARA, R. S. . Um Estudo Comparativo de Modelos de Estudantes em Sistemas Tutores Inteligentes: ARQTEMA e outros. In: Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 1996, São Carlos - SP. Anais de Resumos do Congresso de Iniciação Científica ASSER - São Carlos, 1996. p. 63-63.

  • HASEGAWA, R. ; TAKEHARA, R. S. ; MALZONE, F. H. ; BRANDAO, M. A. . Sistema para Diagnóstico de Abdomen Agudo. In: II Encontro de Iniciação Científica da UNESP, 1990, Botucatu-SP. Anais do II Encontro de Iniciação Científica da UNESP, 1990. p. 27-27.

  • SILVA, R. A. R. ; SILVA, B. G. ; TAKEHARA, R. S. ; MACEDO, O. J. . O uso do computador no ensino de funções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUE, R. W. G. de ; TAKEHARA, R. S. . Estudo da linguagem de programação R. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, T. R. ; PEREIRA, T. P. ; TAKEHARA, R. S. . Detecção de erros no sistema de código de barras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, J. F. da ; SANTOS, G. R. dos ; TAKEHARA, R. S. . Matemática Financeira ? Descontos e suas Vantagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A.A. ; SIQUEIRA, T. C. B. ; BARROS, A. P. S. ; TAKEHARA, R. S. . Compra Parcelada? A Diferença entre a Taxa de Juros Anunciada e a que é Realmente Cobrada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, T. C. B. ; BARROS, A. P. S. ; LIMA, A.A. ; TAKEHARA, R. S. . Matemática Financeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, A. P. S. ; LIMA, A.A. ; SIQUEIRA, T. C. B. ; CARVALHO, A. C. A. ; TAKEHARA, R. S. . Matemática Financeira com Excel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. C. A. ; BARROS, A. P. S. ; TAKEHARA, R. S. . A Matemática Financeira no nosso cotidiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALBIATI, A. T. ; SANTOS, A. ; TAKEHARA, R. S. . Na Matemática, as aparências enganam. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, F. L. ; FREITAS, E. M. S. G. ; TAKEHARA, R. S. . Matemática Financeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PALOMO, J. F. ; GALBIATI, A. T. ; TAKEHARA, R. S. ; ATAIDE, C. A. ; MOREIRA JUNIOR, J. R. ; JORGE, N. M. ; SILVA, B. G. ; DIAS, S. S. ; OLIVEIRA, R. A. G. ; MORETTI, S. ; SANTOS, E. P. ; VENEZUELA, A. L. ; ROMANINI, E. ; MACEDO, O. J. ; TAGLIALENHA, S. L. S. . Incentivando a Inclusão Digital através do Uso de Softwares Livres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKEHARA, R. S. ; PALOMO, J. F. ; JORGE, N. M. ; SILVA, B. G. . Atividades com softwares na cooperação com o ensino/aprendizagem de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A.A. ; BARROS, A. P. S. ; GALBIATI, A. T. ; SIQUEIRA, T. C. B. ; TAKEHARA, R. S. . Compra Parcelada? A diferença entre as taxas de juros anunciada e a que é realmente cobrada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, T. C. B. ; LIMA, A.A. ; BARROS, A. P. S. ; GALBIATI, A. T. ; TAKEHARA, R. S. . Progressão Aritmética (P.A.): uma solução diferente para um exercício da Olimpíada Brasileira de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALBIATI, A. T. ; LIMA, A.A. ; BARROS, A. P. S. ; SIQUEIRA, T. C. B. ; TAKEHARA, R. S. . Números, aparência e magnitude. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKEHARA, R. S. ; ATAIDE, C. A. ; PALOMO, J. F. ; JORGE, N. M. ; MOREIRA JUNIOR, J. R. ; GALBIATI, A. T. ; SILVA, B. G. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; OLIVEIRA, R. A. G. ; MORETTI, S. ; LINO, E. P. ; ROMANINI, E. ; MACEDO, O. J. . Incentivando a Inclusão Digital através do uso de Softwares Livres - ano 2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, T. C. B. ; LIMA, A.A. ; BARROS, A. P. S. ; TAKEHARA, R. S. . Exercício da Olímpiada de Matemática: outra resolução possível usando a Progressão Geométrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKEHARA, R. S. ; ATAIDE, C. A. ; PALOMO, J. F. ; JORGE, N. M. ; MOREIRA JUNIOR, J. R. ; GALBIATI, A. T. ; SILVA, B. G. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; OLIVEIRA, R. A. G. ; MORETTI, S. ; LINO, E. P. ; ROMANINI, E. ; MACEDO, O. J. . Incentivando a Inclusão Digital Através do Uso de Softwares Livres - ano 2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; MORAES, W. X. ; TAKEHARA, R. S. . Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; TAKEHARA, R. S. ; PAULO, G. S. ; MACEDO, O. J. ; SANTOS, E. P. ; MARTINS, C. A. . Incentivando a inclusão digital através do uso de softwares livres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. G. ; SILVA, R. A. R. ; SANTOS, E. P. ; TAKEHARA, R. S. ; MODESTO, S. A. G. ; TAMAROZZI, A. C. ; MOREIRA JUNIOR, J. R. ; PALOMO, J. F. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. . A Matemática Integrando a Universidade e a Escola Pública - ano II. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. G. ; SILVA, R. A. R. ; SANTOS, E. P. ; TAKEHARA, R. S. ; MODESTO, S. A. G. ; TAMAROZZI, A. C. ; MOREIRA JUNIOR, J. R. ; PALOMO, J. F. ; LOPES, R. S. ; NASCIMENTO, C. S. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; RIBEIRO, G. A. ; JORGE, N. M. ; MADALENA, T. A. A. . A Matemática Integrando a Universidade e a Escola Pública Ano II. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; FIORAVANTI JUNIOR, C. ; MORAES, W. X. ; PAULO, G. S. ; MACEDO, O. J. ; SANTOS, E. P. ; MARTINS, C. A. ; TAKEHARA, R. S. . Incentivando a Cidadania através da Educação e Tecnologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KASSAB, J. K. ; GALBIATI, A. T. ; PAULO, G. S. ; MACEDO, O. J. ; SANTOS, E. P. ; MARTINS, C. A. ; TAKEHARA, R. S. . Incentivando a Inclusão Digital através do Uso de Softwares Livres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKEHARA, R. S. ; ROMERO, R. . Artificial immune systems applied to optimal capacitor placement in radial distribution networks. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKEHARA, R. S. ; ROMERO, R. ; ZUBEN, F. J. V. ; CASTRO, L. N. . Uma abordagem imunológica aplicada ao problema de alocação ótima de banco de capacitores em sistemas de distribuição radial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 2001

    Construção e Automação de uma Maquete do Sistema Solar, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosana Satie Takehara - Coordenador / Eugenia Brunilda Opazo Uribe - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Outra., Número de produções C, T & A: 2

  • 1995 - 1997

    Proposta de um Modelo de Estudante Adaptativo para Sistemas Tutores Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rosana Satie Takehara - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Outra., Número de produções C, T & A: 8

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Três Lagoas. , Av. Ranulpho Marques Leal, 3484, Distrito Industrial, 79620080 - Três Lagoas, MS - Brasil, Telefone: (67) 35093727, Ramal: 3727, Fax: (67) 35093760

Experiência profissional

1994 - 1994

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1994 - 12/1994

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Computação, Conceitos de Linguagens de Programação

1997 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Bacharelado em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Computacional I, Matemática Computacional II

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Educação

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira (T01), Matemática Financeira (T03)

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Contabilidade

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Cálculo Numérico, Informática Aplicada à Educação

  • 05/2008 - 11/2008

    Extensão universitária , Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Projeto "Incentivando a inclusão digital através do uso de softwres livres": coordenadora, orientadora, outros..

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens de Programação, Informática Aplicada à Educação

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Contabilidade

  • 01/2000 - 12/2000

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Computação

  • 01/2000 - 12/2000

    Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada à Enfermagem, Bioestatística

  • 01/2000 - 12/2000

    Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada ao Ensino de Matemática

  • 03/2000 - 08/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização em Matemática 2000.

  • 08/1999 - 08/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização em Matemática 1999.

  • 01/1999 - 12/1999

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens de Programação, Introdução à Ciência da Computação

  • 01/1999 - 12/1999

    Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada ao Ensino de Matemática

  • 01/1998 - 12/1998

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Computação

  • 01/1998 - 12/1998

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Informática Aplicada à Administração

  • 01/1998 - 12/1998

    Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Computação

  • 01/1997 - 12/1997

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Introdução à Ciência da Computação

  • 01/1997 - 12/1997

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Administração

  • 01/1997 - 12/1997

    Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Computação

1994 - 1997

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/1994 - 01/1997

    Ensino, Bacharelado em Ciências da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I, Inteligência Artificial II, Inteligência Artificial I, Estrutura de Dados