Getúlio Furtado Marinho

Bacharel em Educação Física (2009) e Licenciado no Curso de Formação de Professores (2011) pela Universidade São Judas Tadeu. Mestrando em Educação Física na área de concentração Educação Física e Sociedade na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Capacidades e Habilidades Motoras, - GEPCHAM / EACH-USP e da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor - SOCIBRACOM, atualmente participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa "Ginástica em diálogo" - LAPEGI (Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica) Unicamp e pesquisa fenômenos da Ginástica para Todos na educação não formal, territórios e temas emergentes. Possui experiência em diversas áreas da Educação Física como com ênfase em ludicidade, processos de desenvolvimento infantil e atividade física relacionada à imagem corporal, esquema corporal e saúde. Atualmente é educador de atividades físico esportivas no Serviço Social do Comércio São Paulo (Sesc SP) onde desenvolve projetos nos programas esportivos, práticas aquáticas e práticas corporais, desenvolvendo ações socioeducativas, de desenvolvimento humano e atividades recreativas para todas as faixas etárias.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação Física

2022 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: DIVERSIDADE, CONTEXTOS SOCIAIS E SUAS REPRESENTAÇÕES EM PRÁTICAS DE GINÁSTICA PARA TODOS COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO TERCEIRO SETOR
Eliana de Toledo.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer; Educação.

Graduação em Curso de Formação de Professores

2007 - 2011

Universidade Sao Judas Tadeu
Bolsista do(a): Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.

Graduação em Educação Física

2006 - 2009

Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Distúrbios de imagem corporal e esquema corporal em mulheres: uma reflexão da dança e suas influências
Orientador: Eliane Florêncio Gama Pavão
Bolsista do(a): Governo Federal, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em 2° Grau com habilitação proficional plena técnico em mecânica

1994 - 1997

Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1997

Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita

Ensino Fundamental (1º grau)

1985 - 1993

Escola Municipal de Primeiro Grau Plínio de Queiróz

Formação complementar

2024 -

Extensão universitária em Ginástica para Todos. (Carga horária: 40h). , Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, Brasil.

2024 - 2024

Você não está sozinha - Edição 2024. (Carga horária: 2h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2022 - 2022

Laboratório de criação circense. (Carga horária: 18h). , Festival Internacional de Circo, FIC, Brasil.

2020 - 2020

Whorkshop de Clown / O outro lado do riso. (Carga horária: 30h). , Braapa Produções Artísticas e Publicidade Ltda., BRAAPA, Brasil.

2019 - 2020

Extensão universitária em Ginástica Para Todos. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Esporte, corpo e diversidade. (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comércio São Paulo, SESC-SP, Brasil.

2018 - 2018

Elementos e gestos do esporte na ginástica para todos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Ginástica para todos: possibilidades e experiências no contexto escolar. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Danças brasileiras na ginástica para todos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Pedalar com Segurança. (Carga horária: 4h). , Companhia de Engenharia de Tráfego, CET, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação de Educadores. (Carga horária: 4h). , Associação Cristã de Moços - São Paulo, ACM/YMCA, Brasil.

2013 - 2013

Inglês nível Professional. (Carga horária: 88h). , Projeto Inglês para São Paulo, PISP, Brasil.

2008 - 2008

Técnica Alexander: educação somática postural. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Atividade Física Adaptada: tendências atuais. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Circo e Acrobacia. (Carga horária: 2h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.

2007 - 2007

Avaliação e Prescrição de Atividade Física. (Carga horária: 12h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.

1992 - 1994

Curso de Aprendizagem Industrial 1 - Ocupação Ajustagem Mecânica. (Carga horária: 3400h). , Escola SENAI Humberto Reis Costa, SENAI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Não Formal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desenvolvimento Motor.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Recreação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Reabilitação Física.

Organização de eventos

MARINHO, G. F. . VI CIAPEGI - Colóquio Internacional de Aspectos Pedagógicos da Ginástica. 2023. (Outro).

MARINHO, G. F. . X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos. 2022. (Outro).

MARINHO, G. F. ; PASSANTINO, A. J. . 2 Torneio YSPORTS Basquetebol 3X3 ACM/YMCA. 2013. (Festival).

MARINHO, G. F. ; PASSANTINO, A. J. . 2 Torneio YSPORTS Basquetebol 3X3 ACM/YMCA. 2013. (Festival).

MARINHO, G. F. ; PASSANTINO, A. J. . 2 Torneio YSPORTS Basquetebol 3X3 ACM/YMCA. 2013. (Festival).

MARINHO, G. F. . The World's Largest Swimming Lesson. 2012. (Outro).

MARINHO, G. F. . Dia do Desafio. 2010. (Outro).

MARINHO, G. F. ; FEITOSA, M. . IV Corrida Juventus - Viva Mooca. 2010. (Outro).

MARINHO, G. F. . Circuito Esportivo Clube Escola. 2010. (Festival).

MARINHO, G. F. . VI Encontro Internacional de Motricidade Humana - Motricidade, Comunidade e Cultura de Paz. 2009. (Outro).

MARINHO, G. F. . Festa de Confraternização dos Funcionáris da USJT. 2009. (Outro).

MARINHO, G. F. . I Gincana São Paulo Cidade Incrível. 2009. (Outro).

MARINHO, G. F. . I Festival USJT de Basquetebol. 2009. (Festival).

MARINHO, G. F. . Dia do Profissional de Nutrição e Biologia. 2009. (Outro).

MARINHO, G. F. . III Virada Esportiva. 2009. (Outro).

MARINHO, G. F. . Ação Comunitária SESI. 2007. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio sobre os Grupos de Pesquisa de Educação Física e Práticas Corporais do Estado de São Paulo. 2023. (Simpósio).

X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. 2023. (Congresso).

X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. A Juventude no X FIGPT: Uma Análise Documental da Participação dos Jovens nas Apresentações de GPT. 2023. (Congresso).

CONIPE - Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. 2022. (Congresso).

CONIPE - Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. A Importância da Análise Territorial para a Implantação de Ações Pedagógicas com Ginástica Para Todos no Terceiro Setor no CONIPE. 2022. (Congresso).

X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos.Roda de Conversa: Possibilidades de Desenvolvimento da GPT. 2022. (Outra).

V Maratona Esporte e Desenvolvimento Humano.A Ginástica Para Todos no Sesc Bom Retiro. 2019. (Outra).

15° Congresso Mundial de Lazer. Skatistas no cenário urbano: do lazer à democratização dos espaços. 2018. (Congresso).

Encontro preparatório para o IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos. 2018. (Encontro).

IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos.A GPT no Sesc SP: compartilhando experiências práticas. 2018. (Outra).

IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos.Ginástica Para Todos: Expressão Corporal e Manifestação Social sob o olhar dos Jovens do Sesc Campo Limpo. 2018. (Outra).

IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos.Apresentação na Cerimônia de Abertura - Coreografia Saltando dos Olhos. 2018. (Outra).

Encontro Esporte pela Mudança Social. 2017. (Encontro).

Simpósio Internacional da Longevidade - A construção da resiliência face aà revolução da longevidade. 2017. (Simpósio).

3 Encontro Paulista de Comportamento Motor - ENPACOM 2013. 2013. (Encontro).

3º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Desenvolvimento Humano e 16º Congresso Paulista de Educação Física. NATAÇÃO INFANTIL LÚDICA: O DESENVOLVIMENTO ÍNTEGRO DA CRIANÇA. 2012. (Congresso).

4 Congresso Brasileiro de Natação Infantil - WABCBrasil. 2012. (Congresso).

4 Congresso Brasileiro de Natação Infantil - WABCBrasil. Natação infantil lúdica: o desenvolvimento íntegro da criança. 2012. (Congresso).

The World's Largest Swimming Lesson.A maior aula de natação do mundo. 2012. (Outra).

Encontro Acadêmico de Educação Física da Universidade Paulista.Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança. 2011. (Encontro).

XV Semana do Curso de Educação Física.Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança. 2011. (Encontro).

I Torneio de Voleibol Sentado USJT. 2010. (Outra).

2 Fórum Nacional Brasil o País do Esporte. 2009. (Outra).

Competências Humanas e Proficional. 2009. (Outra).

Educação Física: Interfaces da Formação Profissional. 2009. (Outra).

REASEM - VIII Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão. 2009. (Seminário).

Rea Tech - VIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2009. (Outra).

VI Encontro Internacional de Pesquisadores da Motricidade Humana. 2009. (Encontro).

XVII Semana da Educação Física - Plano Nacional de Educação Física e Esportes. 2009. (Encontro).

XVI Mostra do Movimento Humano. 2009. (Encontro).

4 Meeting - Treinamento de Força. 2008. (Simpósio).

4 Mostra de Danças - O encontro das Artes. 2008. (Outra).

5 Mostra de Danças - A expressão da alma no encontro da Dança. 2008. (Outra).

Beach Soccer no Brasil, no Mundo e no Mercado de Trabalho. 2008. (Outra).

II Jornada em Ciências da Atividade Física. 2008. (Encontro).

IV Simpósio de Biomecânica e VI Jornada de Dinamometria Isocinética. 2008. (Simpósio).

Os Saberes Profissionais e da Vida. 2008. (Outra).

V Encontro Internacional de Pesquisadores da motricidade Humana e II Seminário Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. 2008. (Seminário).

XV Mostra do Movimento Humano. 2008. (Outra).

2 Seminário de Esporte Adaptado. 2007. (Seminário).

Mostra do Movimento Humano.Músculos e Movimentos do Carpo. 2007. (Outra).

Projeto Leste Dança. 2007. (Outra).

Educação Física: Formação Acadêmica e Cidadania. 2006. (Outra).

Futsal Kids. 2006. (Outra).

Ginástica Laboral. 2006. (Outra).

Troféu Brasil de Atletismo. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MARINHO, G. F. . A amplificação da escuta para o trabalho com Ginástica Para Todos virtual em tempos de distanciamento socialhttp. In: Michele Viviene Carbinato; Mônica Caldas Ehrenberg. (Org.). Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. 1ed.Curitiba: Editora Bangai, 2020, v. 1, p. 132-138.

  • CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Futebol callejero como agente de transformação social. Revista Corpoconciência, Cuiabá, p. 73 - 73, 24 jul. 2018.

  • MARINHO, G. F. ; GAMA, E. F. . Distúrbios de imagem corporal e esquema corporal em mulheres: uma reflexão da dança e suas influências. Brasilian Journal of Motor Behavior, Belo horizonte, p. 18 - 18, 13 set. 2013.

  • CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Esporte e transdormação social: contribuições do futebol callejero. In: III Congresso brasileiro de estudos do lazer / XVII Seminário 'o lazer em debate', 2018, Campo Grande. III Congresso brasileiro de estudos do lazer / XVII Seminário "o lazer em debate". Campo Grande, 2018. v. 1. p. 35-36.

  • MARINHO, G. F. ; CAMPOS, R. R. ; MENDES, J. Z. ; SECCO JUNIOR, C. . Skatistas no cenário urbano: do lazer à democratização dos espaços. In: 15° Congresso mundial de lazer, 2018, São Paulo. Lazer sem restrições - Congresso mundial de lazer 2018, 2018. v. 15. p. 809-809.

  • CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Futebol Callejero: o esporte como agente de transformação social. In: 15° Congresso Mundial de Laser, 2018, São Paulo. Lazer sem restrições - Congresso Mundial do Lazer 2018, 2018. v. 15. p. 675-675.

  • MARINHO, G. F. ; SANTOS, RPG ; SOUZA, L. T. . Ginástica para todos: expressão corporal e manifestação social sob o olhar dos jovens do Sesc Campo Limpo. In: IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos, 2018, Campinas. IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos - ginástica em rede, possibilidades. Várzea Paulista: Fontoura, 2018. v. 1. p. 311-314.

  • MARINHO, G. F. ; GAMA, E. F. . Distúrbios de imagem corporal e esquema corporal em mulheres: uma reflexão da dança e suas influências. In: 3 Encontro Paulista de Comportamento Motor - ENPACOM 2013, 2013, Rio Claro. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro: Mundo Color Gráfica e Editora, 2013. v. 8. p. 18-18.

  • MARINHO, G. F. ; Aline Rodrigues Gasparoto . Natação infantil lúdica: o desenvolvimento íntegro da criança. In: 16º Congresso Paulista de Educação Física, 2012, Jundiaí. 16º Congresso Brasileiro de Educação Física. São Paulo: Fontoura Editora Ltda., 2012. v. 1. p. 44-44.

  • MARINHO, G. F. ; LOPES, N. S. ; DELBUQUE, L. O. ; TOLEDO, A.C.A. . Ginástica para todos no Sesc Bom Retiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, G. F. ; CAMPOS, R. R. ; MENDES, J. Z. ; SECCO JUNIOR, C. . Skatistas no cenário urbano: do lazer à democratização dos espaços. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Futebol Callejero como agente de transformação social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Futebol Callejero: o esporte como agente de transformação social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, G. F. ; SANTOS, R.P.G. ; SOUZA, L. T. . Ginástica para todos: expressão corporal e manifestação social sob o olhar dos jovens do Sesc Campo Limpo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, J. Z. ; COSTA, K. F. O. S. ; CAMPOS, R. R. ; BORBA, T. E. ; MARINHO, G. F. ; SOUZA, L. T. . Callejero e futeminas: o futebol como ferramenta sociocultural de intervenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINHO, G. F. ; GAMA, E. F. . Distúrbios de imagem corpora e esquema corporal em mulheres: uma reflexão da dança e suas influências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, G. F. ; Aline Rodrigues Gasparoto . Natação infantil lúdica: o desenvolvimento íntegro da criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, G. F. ; GASPAROTO, A. R. . Natação infantil lúdica: o desenvolvimento íntegro da criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, G. F. . Natação Infantil Lúdica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, G. F. . Natação infantil lúdica: o desenvolvimento íntegro da criança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, G. F. . Natação Infantil Lúdica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, G. F. . Natação Infantil Lúdica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, G. F. ; rafael da silva farias . Músculos e Movimentos do Carpo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, G. F. ; Bruna Santoro Pires ; Etiene de Farias Macedo ; Gledson João Tomasi Rocha . Avaliação da Aprendizagem Escolar 2010 (Educação).

Outras produções

MARINHO, G. F. . Capacitação em Ginástica Laboral. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, G. F. . Capacitação em Ginástica Laboral. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, G. F. . Brasis: O Avesso do Avesso. 2020. (Ginástica).

MARINHO, G. F. ; PEREIRA, J.E. ; AMENDOLA, F.L. . A GPT no Sesc SP: compartilhando experiências práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, G. F. . Natação Infantil Lúdica - Módulo 1. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, G. F. ; FARIAS, R. S. . Músculos e movimentos dos carpos. 2007. (Maquete).

MARINHO, G. F. . 4 Mostra de Danças - ao encontro das artes. 2008. Coreográfica.

MARINHO, G. F. . 5 Mostra de Dança - a expressão da alme no encanto da dança. 2008. Coreográfica.

MARINHO, G. F. ; Pimentel S.F. . Projeto Leste Dança. 2007. Interpretação.

MARINHO, G. F. ; CARVALHO, R. F. . 1 Festival de Danças ' Expressão e Arte'. 2013 (Dança).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Diversidade, contextos sociais e suas representações em práticas de Ginástica Para Todos com jovens em situação de vulnerabilidade no terceiro setor, Descrição: Os problemas da vulnerabilidade não se restringem a uma questão de exclusão social, entretanto podem ser resultado dos diferentes modos de inserção ou de exclusão a que estão submetidos cada indivíduo ou grupo. Pensando no ambiente em que jovens em situação de vulnerabilidade estão inseridos, vem em mente as sub condições precárias de moradia na cidade de São Paulo. Em 2014, a cidade possuía a maior concentração de favelas do Brasil, 1675 no total, com cerca de 12 milhões de moradores. Os conceitos do lazer agregados ao desenvolvimento humano em suas diversas esferas, logo nos projetou à educação não-formal, por ser uma ferramenta importante de combate à vulnerabilidade social. Em companhia do esporte, outras atividades como a literatura, música, dança, teatro, entre tantas, podem trazer para os jovens diversos benefícios para a saúde e posicionamento social, assim, fomos à Ginástica Para Todos (GPT) buscar uma proposta essencialmente não competitiva orientada especialmente para o lazer que dispõe de possibilidades, de vivências variadas, e prioriza uma asserção de manifestações culturais, compondo um formato acessível e livre de regras rígidas. Através do conceito de construção coletiva procuramos dar escuta para entender as inquietação desses jovens expostos à vulnerabilidades utilizando a GPT em espaços do Terceiro Setor (TC) e, por meio da prática, incentivar a expressividade de diversos indivíduos e grupos com investigações durante as mediações de GPT, além de tentar entender melhor como eles se manifestam através do incentivo ao diálogo quanto suas características e inquietações, para então, analisar os diferentes fatores das representações culturais, diversidade de identidade e manifestações corporais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    Ginástica Para Todos e Trabalho Social com Idoso, Descrição: Pensando no ambiente de vulnerabilidade em que os idosos estão inseridos durante as restrições que vieram com o distanciamento social, destaco o crescente clima de tensão entre o esforço para contribuir com a saúde pública e a necessidade de uma interação social com conteúdo que traga um estado de bem-estar físico, cognitivo e psicossocial. A proposta desse projeto procura aliviar essas pressões com uma atividade atrativa para corpos que carregam inúmeras experiências e enxergam nas propostas socioeducativas do Sesc Bom Retiro um espaço com possibilidades para diversas manifestações Como a GPT transita em diferentes territórios, impulsionada por motivos que se constituem como espaços de pertencimento e projeção do futuro, possibilita justamente a finalidade de agregar pessoas e instituições que possuem este sentimento de apropriação à prática e como vive em constante dinamicidade, influenciada pelas particularidades de cada território possui, também, o poder de transformá-los. Para valer-se dessa questão territorial o foco desse projeto será propor dinâmicas virtuais que transitem nos saberes e prazeres dos idosos dentro do Trabalho Social com Idosos (TSI) (TOLEDO e SILVA, 2020). Com esse projeto pretendemos propor atividades práticas com regularidade semanal que possam auxiliar a melhor compreensão desses grupos e minimizar os efeitos negativos do distanciamento social, na prática, o projeto possui temáticas mensais distintas que vão procurar explorar ao máximo os diversos pilares da GPT com uma estrutura pré-definida que pode se flexibilizar conforme o desenrolar daquelas. Estimulado por uma experiência como educador em GPT durante seis anos em duas Unidades Operacionais do Sesc São Paulo e na Associação Cristã de Moços de São Paulo atuando principalmente com jovens, encontrei, nos últimos anos, um campo fértil para o trabalho da modalidade ligada à educação não-formal com um grupo de idosas do TSI inquietas com os contextos sociais e impulsionadas pela vontade de fazerem atividades que tenham um significado de vida, trouxe para minhas aulas um repertório de busca de propostas que transitam pelo sentimento afetivo das experiências culturais agregadas à suas personalidades com novas propostas que possam interagir o grupo entre si e entre a troca de experiências por reflexões em questões que envolviam a sociedade de forma geral, encontrei um imenso prazer pessoal na função de responsabilidade social para a formação de cidadãos autônomos e reflexivos capazes de experimentar ações transformadoras, tratando assuntos como sobre a ética crítica, a competência científica e a amorosidade autêntica, com base em engajamento político-social (FREIRE, 1996).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Obesidade Infantil: atividades lúdicas como uma alternativa para manutenção da massa corpórea, Descrição: O presente trabalho objetiva pesquisar o quanto as atividades lúdicas podem interferir na obesidade infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Férias dirigidas, Descrição: Atividades recreativas de férias que contemplem as necessidades de desenvolvimento de crianças entre 4 e 11 anos de idade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Projeto Desenvolvimento Infantil, Descrição: Projeto que visa oportunizar a vivênciaem atividades motoras por crianças em conjunto com o cognitivo e afetivo, direcionado pelas idéias wallonianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador / GASPAROTO, A.R. - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Projeto Desenvolvimento Infantil, Descrição: Projeto que visa oportunizar a vivênciaem atividades motoras por crianças em conjunto com o cognitivo e afetivo, direcionado pelas idéias wallonianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Férias dirigidas, Descrição: Atividades recreativas de férias que contemplem as necessidades de desenvolvimento de crianças entre 4 e 11 anos de idade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getulio Furtado Marinho - Coordenador / GASPAROTO, A.R. - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Férias dirigidas, Descrição: Atividades recreativas de férias que contemplem as necessidades de desenvolvimento de crianças entre 4 e 11 anos de idade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Projeto Desenvolvimento Infantil, Descrição: Projeto que visa oportunizar a vivênciaem atividades motoras por crianças em conjunto com o cognitivo e afetivo, direcionado pelas idéias wallonianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador / GASPAROTO, A.R. - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Projeto Desenvolvimento Infantil, Descrição: Projeto que visa oportunizar a vivênciaem atividades motoras por crianças em conjunto com o cognitivo e afetivo, direcionado pelas idéias wallonianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Férias dirigidas, Descrição: Atividades recreativas de férias que contemplem as necessidades de desenvolvimento de crianças entre 4 e 11 anos de idade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador / GASPAROTO, A.R. - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Férias dirigidas, Descrição: Atividades recreativas de férias que contemplem as necessidades de desenvolvimento de crianças entre 4 e 11 anos de idade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Projeto Desenvolvimento Infantil, Descrição: Projeto que visa oportunizar a vivênciaem atividades motoras por crianças em conjunto com o cognitivo e afetivo, direcionado pelas idéias wallonianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Getúlio Furtado Marinho - Coordenador / GASPAROTO, A.R. - Integrante.

Prêmios

2012

The World Largest Swimming Lesson, The World Waterpark Association.

2008

Painel Científico - "Músculos e Movimentos do Carpo", Universidade São Judas Tadeu.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço Social do Comércio, Serviço Social do Comércio. , Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, 01216000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 1133323600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Serviço Social do Comércio - São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador em Atividades Físico-esportivas, Carga horária: 30

Outras informações:
Tenho como atribuição profissional a atuação direta com o público em projetos e programas fisicoesportivos e recreativos, desenvolvendo ações educativas e atividades práticas para todas as faixas etárias.Dentre algumas das funções estão a realização de torneios, campeonatos, eventos e o planejamento e desenvolvimento de aulas práticas de diversas modalidades, tais como: ginástica, atividades aquáticas, esportes, lutas e danças.Cabe também ao Instrutor de Atividades Físicas o controle e o zelo pelos materiais disponibilizados para as atividades, além da realização de controles estatísticos das aulas ministradas.A principal atuação é com o Grupos de Ginástica para Todos (GPT). A proposta compõe intervenções de GPT, onde obtivemos reconhecimento institucional atuando em diversos festivais no estado de São Paulo, aberturas e encerramento de projetos do Sesc e participando da Solenidade de Abertura do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. Além de participações práticas, o grupo mantém um núcleo de pesquisas para estudar o comportamento das diversidades frente à modalidade.

2012 - 2017

Associação Cristã de Moços de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor de Atividades III, Carga horária: 36

Outras informações:
Instrutor de desporto para crianças jovens e adultos e técnico destas modalidades com diversas categorias em campeonatos . Responsável técnico do Basquetebol 3X3, tendo chancela para organizar campeonatos desta modalidade pela Federação Internacional de Basquete FIBA, pela ACM/YMCA -São Paulo. instrutor de Natação, Hidroginástica e Ginástica de Solo

2024 - 2024

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-Pós Graduação-PED, Carga horária: 8

Outras informações:
A Universidade Estadual de Campinas, de acordo com a Resolução GR n 48/2018 de 19/12/2018, certifica que o interessado participou do Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação-PED, no Grupo C - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no 1 período de 2024, com a carga horária de 08 horas semanais, sob a supervisão do Professor Marco Antônio Bortoleto, da FEF - Faculdade de Educação Física, desta Universidade, na disciplina EF644 Aprofundamento em Ginásticas Geral Turma A.

2024 - 2024

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor na "Vivência e Aprendizagem dos Elementos Básicos dos aparelhos da Ginástica Artística", como parte da disciplina CP104 - Modalidades Esportivas - Ginástica, do curso de Ciências do Esporte, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - FCA, no dia 24 de maio de 2024, com duração de quatro horas.

2023 - 2023

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-Pós Graduação-PED, Carga horária: 8

Outras informações:
A Universidade Estadual de Campinas, de acordo com a Resolução GR n 48/2018 de 19-12-2018, certifica que o interessado participou do Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação-PED, no Grupo C - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no 1 período de 2023, com a carga horária de 08 horas semanais, sob a supervisão da Professora Eliana de Toledo Ishibashi, da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas, desta Universidade, na disciplina CP104 Modalidades Esportivas: Ginásticas Turma A.

2023 - 2023

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-Pós Graduação-PED, Carga horária: 8

Outras informações:
A Universidade Estadual de Campinas, de acordo com a Resolução GR n 71/2020 de 22-06-2020, certifica que o interessado participou do Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação-PED, no Grupo C - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no 2 período de 2023, com a carga horária de 08 horas semanais, sob a supervisão da Professora Laurita Marconi Schiavon, da FEF - Faculdade de Educação Física, desta Universidade, na disciplina EF459 Ginásticas para Todos Turma A.

2023 - 2023

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrou uma aula na disciplina CP104 - Modalidades Esportivas: Ginásticas, no curso de Ciências do Esporte da Faculdade Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - FCA/UNICAMP, com o tema "Coreografias e Festivais" no dia 12 de junho de 2023, com duração de três horas.

2010 - 2012

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Aluno Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de Basquetebol Universitário, Carga horária: 6

Outras informações:
Técnico treinador das equipes masculina e feminina de Basquetebol Universitário e membro da Associação Acadêmica Atlética São Judas Tadeu com o cargo de segundo tesoureiro. Equipe de Basquetebol feminino campeã dos JUP - Jogos Universitarios Paulistanos 2010.

2010 - 2012

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou como professor convidado a ministrar aulas de natação infantil, natação lúdica, nado peito: processos de ensino e aprendizagem e Basquetebol para os alunos segundo anistas do curso superior de Educação Física.

2010 - 2010

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 8

Outras informações:
Palestras com a temática: Natação Infantil Lúdica.

2010 - 2012

Colégio dos Anjos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor de Natação, Carga horária: 30

Outras informações:
Os atributos profissionais correspondem às aulas de natação, hidroginástica, natação infantil e avaliação física, além dos projetos de pesquisa para aperfeiçoamento do professor de natação infantil, pesquisas e práticas inovadoras do ensino do nado com influencias de estrategias pedagógicas construtivistas e envolvimento com entidades americanas de prevenção contra acidentes aquáticos.

Atividades

  • 10/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Colégio dos Anjos Ltda, Colégio dos Anjos Ltda.Atividade realizada, Natação infantil lúdica - o desenvolvimento íntegro da criança.

2010 - 2012

Instituto Filhas de São José

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor de Cursos Livres, Carga horária: 30

Outras informações:
Os atributos profissionais correspondem à diversos âmbitos da Educação Física fitness como musculação, bike in door, ginástica, natação, hidroginástica e recreação com ênfase à praticas e pesquisas de desenvolvimento infantil.

2007 - 2007

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Estagiário Centro Educacional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto piloto PETI - Programa de Educação em Tempo Integral. Desenvolvimento de atividades recreativas extra classe para promover um desenvolvimento infantil em período integral. Alem de compor uma equipe multidissiplinar , planejava módulos de recreação nos eixos de jogos tradicionais, jogos cooperativos, rítimo e movimeto e atividades culturais.

2012 - 2017

Federação Internacional de Basketball

Vínculo: Chancelado, Enquadramento Funcional: Técnico de Basquetebol 3X3, Carga horária: 30

Outras informações:
Planejamento e desenvolvimento de torneios de Basquetebol 3X3 no Estado de São Paulo com a chancela da FIBA em da ACM São Paulo para promover a difusão da modalidade na região.

2011 - 2011

Universidade Cidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministrou aula prática e palestras sobre Natação Infantil Lúdica para os alunos do curso de graduação em Educação Física.

2011 - 2011

Educandario dos Anjos

Vínculo: Estagiário Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Estagiário Educação Física Escolar, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio supervisionado no ensino fundamental.

2008 - 2008

Quickmed Comercial Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Educação Física Pesquisas, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisas para propor e implementar metodologia para avaliação física para grupos especiais estimulados à prática supervisionada de condicionamento físico.

2011 - 2011

ESCOLA ESTADUAL MAESTRO BRENNO ROSSI

Vínculo: Estagiário Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Estagiário Educação Física Escolar, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagio supervisionado para educandos do ensino médio.

1999 - 2006

Gremio Recreativo Bridgestone Firestone

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou como organizador de eventos esportivos e incentivou a participação dos usuários em diversificadas modalidades desportivas, assim como o acompanhamento destas em competições regionais.