Hilda Eustaquio da Silva
Possui Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária pela PUC/Goiás (2016), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira (2002) e Graduação em Letras, Licenciatura Plena em Português/Inglês pela pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Atualmente é professora efetiva nas Redes Municipal (2002) e Estadual de Ensino (2004) e atua como coordenadora pedagógica na Escola Estadual Dona Gercina Borges Teixeira em Porangatu-GO; É professora na Universidade Estadual de Goiás campus Porangatu em regime de contratação desde 2004, atualmente com a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Inglesa. Está cursando Especialização em Inclusão Social (2016)
Informações coletadas do Lattes em 01/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2014 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: DO CORPO NO CORPO: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves,Ano de Obtenção: 2016
Maria Aparecida Rodrigues.
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira
2001 - 2002
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Incidente em Antares e o romance popular
Orientador: Victor Hugo
Formação complementar
2008 - 2008
Curso de Capacitação Continuada para professores. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Porangatu, PP, Brasil.
2008 - 2008
Libras I. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2008 - 2008
Libras II. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2006 - 2006
Examinador de Trânsito. (Carga horária: 140h). , Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN, Brasil.
2005 - 2005
Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. (Carga horária: 40h). , Instituto Incentiva, INCENTIVA, Brasil.
2004 - 2004
A aprendizagem criativa e o prazer de aprender. (Carga horária: 45h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2004 - 2004
Conhecendo nosso idioma. (Carga horária: 250h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2004 - 2004
A comunicação em sala de aula. (Carga horária: 300h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2004 - 2004
Aceleração da Aprendizagem no Ensino Fundamental. (Carga horária: 320h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2004 - 2004
Psicologia para quem ensina. (Carga horária: 180h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2003 - 2003
Curso de formação em Língua Inglesa - módulo I ao. (Carga horária: 253h). , Wizard, WIZARD, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira. (Carga horária: 740h). , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
1998 - 1998
Intermediate I. (Carga horária: 89h). , Fisk, FISK, Brasil.
1997 - 1997
Basic II. (Carga horária: 57h). , Fisk, FISK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Brasileira.
Participação em eventos
I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2015. (Congresso).
I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. DO CORPO NO CORPO: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves. 2015. (Congresso).
Seminário Avançado com a professora Catherine Dummas. 2015. (Seminário).
VIII Seminário de Dissertações em Desenvolvimento e Crítica Contemporâneea.DO CORPO NO CORPO: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves. 2015. (Seminário).
I Congresso Internacional de Literatura e Cultura e I Seminário Internacional do Imaginário, da Memória e da Crítica Literária Contemporânea nas Literaturas Brasileira e de Língua Portuguesa.. 2014. (Congresso).
VII Seminário de Orientação e Dissertações. 2014. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, Hilda Eustaquio da. O Retrato de Dorian Gray: O reflexo do narcisismo no processo de construção da obra de arte.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. O ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira no Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Ribeiro e Jorcilene Batista Pereira.Análise da formação da identidade brasileira representada na obra Memória de um Sargento de Milícias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Um recorte teórico acerca da caracterização da figura feminina em Os Maias de Eça de Queirós. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. O Nacionalismo presente na obra de Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. O erotismo e o feminismo na obra de Florbela Espanca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Possíveis traços da escrita virtual na escrita de adolescentes estudantes do Colégio Estadual Stelanis Kopanakis Pacheco e do Colégio Cenecista de Porangatu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. O retrato da mulher nos romances de Eça de Queirós - entre 1875 e 1888. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Uma abordagem sobre o universo infantil na obra rosiana a partir da análise de Campo Geral, A Menina de Lá e As Margens da Alegria.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. A interdiscursividade marcada nos discursos religiosos do heterônimos de Fernando Pessoa.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. .A dualidade e o conflito Barroco presente na obra de Gregório de Matos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. .O negro na literatura romântica brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. .A linguagem e o preconceito linguístico na prosa de Lima Barreto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Fatores que comprometem a aprendizagem da oralidade em Língua Inglesa no Ensino Médio no 1º ano do Colégio Estadual MInistro Pertrônio Portella da cidade de Estrela do Norte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Estrangeirismo: importação de termos linguisticos da Língua Inglesa para a Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. A dramaturgia de William Shakespeare. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. A importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Duarte.Faz parte do meu show: recorte literário na música de Cazuza.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. A denúncia econômica, política e social nas obras de Bernardo Élis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, Hilda Eustaquio da. Inapetência à leitura: causas e consequências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
A importancia da Literatura Infantil nos anos iniciais; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
Possíveis dificuldades na aplicação da LE no 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria José Gonçalves, em Porangatu-Go; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Hilda Eustaquio da Silva;
Internetês, uma nova fase da língua; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Hilda Eustaquio da Silva;
Hip Hop: uma nova cultura, uma literatura marginal ou uma linguagem que caracteriza um estilo de vida?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Hilda Eustaquio da Silva;
Fernando Pessoa: o Fenômeno da heteronímia; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Hilda Eustaquio da Silva;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, Público, Goiás. , Avenida Brasilia, Centro, 76550000 - Porangatu, GO - Brasil, Telefone: (62) 33671033
Experiência profissional
2013 - Atual
Escola Municipal Francisco Borges da SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Línguas Inglesa e Portuguesa, Carga horária: 16
2012 - Atual
Escola Estadual Dona Gercina Borges TeixeiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
2008 - 2012
Secretaria Municipal de Educação de Porangatu - GoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Municipal de Língua Inglesa, Carga horária: 21
2004 - 2012
Escola Evangélica PresbiterianaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do 6º ao 9º ano, Carga horária: 40
2004 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora em regime temporário, Carga horária: 23
Atividades
-
04/2004
Ensino, Letras Licenciatura Plena Portugues Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação para Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, Língua Inglesa, Teoria Literária, Literatura Brasileira
2002 - 2008
Escola Municipal Nossa Senhora de PiedadeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 6º ao 9º ano, Carga horária: 21
2001 - 2005
Serviço Social do Comércio GoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico III, Carga horária: 40
1999 - 1999
Banco do Brasil de Porangatu-GoVínculo: , Enquadramento Funcional: Atendente, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hilda Eustaquio da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?