Francisca Juliana Correia Barroso

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em gestão, auditoria e perícia pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em urgência e emergência, assim como em auditoria de OPME. Ex-bolsista CNPq pelo projeto de pesquisa saúde materna e mamária e ex-bolsista de extensão PET-saúde. Curso de inglês concluído (nível intermediário). Experiência profissional na área assistencial, como enfermeira de unidade de internação, assistência ao paciente clínico e cirúrgico, assim como no atendimento ao paciente em urgência e emergência. Ampla experiência no setor de auditoria, tendo atuado como coordenadora no setor de auditoria hospitalar em uma instituição filantrópica de grande porte na cidade de Fortaleza. Atuação na auditoria de operadoras de saúde, inclusive multinacional, avaliando conformidades de fatura e auditoria de qualidade, bem como na análise de OPME. Professora em curso técnico de enfermagem e professora de curso de pós-graduação na área da saúde em diversas disciplinas. Uma profissional em constante descoberta e desenvolvimento, sempre em busca de aprimorar-se e ser cada dia melhor naquilo que faz.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em auditoria de opme

2021 - 2022

Instituto de Desenvolvimento Humano e Profissional
Título: não houve

Especialização em Urgência e Emergência

2017 - 2019

Universidade de Quixadá
Título: não houve

Especialização em Gestão, auditoria e perícia em serviços de saúde

2013 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: Implicações do processo de acreditação hospitalar sobre a gestão
Orientador: Samya Coutinho de Oliveira

Graduação em andamento em enfermagem

2008 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Formação complementar

2008 -

inglês. (Carga horária: 300h). , cultural norte americano, CNA, Brasil.

2009 - 2009

genética em oncologia. (Carga horária: 6h). , sociedade brasileira de oncologia clínica, SBOC, Brasil.

2009 - 2009

Oficina Promoção da Saúde Materna. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

metodologia científica para enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2008 - 2008

deficiência física e sensorial-abordagem e tendênm. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Fundamental.

Participação em eventos

63º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Implementação da sistematização da assistência de enfermagem (sae) em usuário de centro de atenção psicossocial - álcool e outras drogas na cidade de Fortaleza-Ceará. 2011. (Congresso).

VIII CONFERENCE GLOBAL NETWORK OF WRO COLLABORATING CENTRES FOR NURSING & MIDWIFERY.O ALEITAMENTO MATERNO COMO FATOR DE PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA. 2010. (Outra).

I mostra acadêmica do departamento de enfermagem da ufc.projeto saúde materna e mamária-a visão de um grupo de estudantes. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro de Iniciação à Docência.A Importancia da Territorialização na Estratégia de Saúde da Família. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BARROSO, F. J. C. ; FERNANDES, AFC ; RODRIGUES, SE ; LEANDRO, TAL ; BARROSO, FEC ; MESQUITA, VS . breastfeeding as a protection factor against breast cancer. In: VIII conference global network of wro collaborating centres for nursing & midwifery, 2010, São Paulo. NURSING & MIDWIFERY LINKS, 2010.

  • BARROSO, F. J. C. ; SOUSA, DMN ; MONTE, AS ; FREITAS, LV ; DIAS, LMB ; PINHEIRO, AKB . OBSTETRIC CHARACTERIZATION AND THE INCIDENCE OF BREAST ALTERATIONS. In: VIII CONFERENCE GLOBAL NETWORK OF WRO COLLABORATING CENTRES FOR NURSING & MIDWIFERY, 2010, SÃO PAULO. NURSING & MIDWIFERY LINKS, 2010.

  • Viviane da Silva Mesquita ; Amanda Kelly de Oliveira Cruz ; BARROSO, F. J. C. ; Marcela Marques Jucá Fernandes ; Tânia Alteniza Leandro . Projeto Saúde Mamária: A Visão de um Grupo de Estudantes. In: I Amostra Acadêmica de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Desenvolvendo Competências, 2009.

  • BARROSO, F. J. C. . implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em usuário de um centro de atenção psicossocial - álcool e outras drogas na cidade de Fortaleza-Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROSO, F. J. C. ; FERREIRA, R. C. N. ; SILVA, T. B. E. C. E. ; CRUZ, A. K. O. . sistematização da assistência de enfermagem a um paciente portador de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial - estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROSO, F. J. C. . Oficina de Promoção à Saúde Mamária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROSO, F. J. C. . Câncer de Mama. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROSO, F. J. C. ; FERNANDES, AFC ; LEANDRO, TAL ; RODRIGUES, SE ; MESQUITA, VS ; BARROSO, FEC . O ALEITAMENTO MATERNO COMO FATOR DE PROTEÇÃO PARA O CÂNCER DE MAMA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROSO, F. J. C. ; SOUSA, DMN ; MONTE, AS ; FREITAS, LV ; DIAS, LMB ; PINHEIRO, AKB . CARACTERÍSTICAS OBSTÉTRICAS E A INCIDÊNCIA DAS ALTERAÇÕES MAMÁRIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROSO, F. J. C. . Prevenção e detecção do câncer de mama. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROSO, F. J. C. . a importância da territorialização na estratégia de saúde da família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BARROSO, F. J. C. . a organização da sala de curativos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - maquete).

BARROSO, F. J. C. . A organização da sala de curativos. 2010. (Maquete).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    saúde mamária, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisca Juliana Correia Barroso - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , Rua: Alexandre Baraúna, 1115, Rodolfo Teófilo, 60430-160 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 33668006

Experiência profissional

2017 - 2020

Hospital Cura Dars

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora de auditoria, Carga horária: 40

2013 - 2017

Hospital Cura Dars

Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: enfermeira assistencial, Carga horária: 36

2013 - Atual

Colegio Elite

Vínculo: nenhum, Enquadramento Funcional: facilitadora, Carga horária: 8

2013 - Atual

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: serviço prestado, Enquadramento Funcional: enfermeira assistencial, Carga horária: 24

2010 - 2010

Centro de Desenvolvimento Familiar

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
o projeto saúde materno mamária desenvolve pesquisas na área de saúde mamária levando em consideração as inovações que surgem a cada ano acerca do assunto, bem como a implantação de estratégias voltadas para a prevenção do câncer de mama e a promoção da qualidade de vida ás mulheres mastectomizadas. O referido projeto é coordenado pela profª. drª. Ana Fátima Carvalho e conta com a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

2009 - 2009

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária

Outras informações:
o pet-saúde é um programa vinculado ao ministério da saúde que proporciona aos alunos de graduação, de diversos cursos da área da saúde, uma experiência de ESF - estratégia de saúde da família, por meio de um trabalho interdisciplinar, implantado nas unidades de saúde.

2014 - 2016

Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 30

2013 - 2014

MEDICOUNT

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: enfermeira auditora, Carga horária: 20

2015 - 2015

CASSI

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: enfermeira auditora, Carga horária: 40

2020 - 2020

AMIL-ASSIST. MEDICA INTERNACIONAL LTDA.

Vínculo: clt, Enquadramento Funcional: enfermeira auditora, Carga horária: 44

2021 - Atual

Instituto do Câncer do Ceará

Vínculo: clt, Enquadramento Funcional: enfermeira auditora, Carga horária: 44