Eduardo Caldas Costa

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em exercício físico aplicado à reabilitação cardíaca e grupos especiais pela Universidade Gama Filho (UGF). Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN. Pós-doutorado na University of Manitoba, Canadá. É Professor Adjunto IV da UFRN (Departamento de Educação Física) e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE-UFRN) e Coordenador do Curso de Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, chancelado pela UFRN. Coordena o Laboratório Multiusuário de Pesquisa Clínica e Epidemiológica (PesqClin) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN (2019-2021). Atua investigando o papel prognóstico, preventivo e terapêutico da aptidão física, atividade física e comportamento sedentário na saúde humana, com foco nos aspectos cardiovasculares e metabólicos.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Prescrição de exercício físico para mulheres com síndrome dos ovários policísticos: impacto sobre a aptidão cardiorrespiratória e resposta afetiva
George Dantas de Azevedo. Bolsista do(a): Reestruturação e Expansão das Universidade Federais, REUNI, Brasil. Palavras-chave: Síndrome dos ovários policísticos; Exercício físico; Exercício aeróbio; Resposta afetiva.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde da Mulher. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Ciências da Saúde

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Acurácia dos índices antropométricos de obesidade central na determinação de síndrome metabólica e fatores de risco cardiovascular em mulheres com síndrome dos ovários policísticos,Ano de Obtenção: 2009
George Dantas de Azevedo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Síndrome dos ovários policísticos; Síndrome Metabólica; Obesidade; Fatores de risco cardiovascular; Índices antropométricos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação Física. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde da Mulher. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca

2007 - 2008

Universidade Gama Filho
Título: Capacidade cardiorrespiratória de mulheres jovens com diferentes níveis de atividade física
Orientador: Newton Nunes
Bolsista do(a): Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

Graduação em Educação Física

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Consumo máximo de oxigênio de jogadores de futebol profissional de uma equipe Potiguar: comparação entre diferentes posições.
Orientador: Maria Irany Knackfuss

Graduação em Fisioterapia

2002 - 2006

Universidade Potiguar, UnP
Título: Acurácia da medida do consumo máximo de oxigênio e prescrição de intensidade de treinamento aeróbio preditos pelo teste de Cooper em jovens sedentários
Orientador: Luís Marcos de Medeiros Guerra

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2001

Casa do Fera - Colégio e Curso (MASTER)

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1998

Colégio Nossa Senhora das Neves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , University of Manitoba, U.M., Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Update Meeting - Androgen Excess and PCOS Society. (Carga horária: 12h). , Androgen Excess and PCOS Society, AE-PCOS SOCIETY, Estados Unidos.

2010 - 2010

Capacitação pedagógica dos bolsitas REUNI. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Prevenção e Reabilitação Card. e Metabólica. (Carga horária: 8h). , Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular - SBC, DERC - SBC, Brasil.

2008 - 2008

Diabetes: aspecto clínico, nutricional e exercício. (Carga horária: 12h). , Hospital do Coração, HC, Brasil.

2008 - 2008

Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 12h). , Litoral Serviços Médicos - Resgates nas Dunas, LSM-RD, Brasil.

2007 - 2007

Inglês instrumental para área da saúde. (Carga horária: 60h). , Idiomas.com, IDIOMAS.COM, Brasil.

2007 - 2007

Classificaçao Internacional de Funcionalidade. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo, FMUSP, Brasil.

2007 - 2007

Atividade Física e Saúde Cardiovascular. (Carga horária: 5h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.

2007 - 2007

Obesidade e Exercício. (Carga horária: 5h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.

2004 - 2004

Capacitação em Personal Trainer. (Carga horária: 15h). , A&R Consultores Associados, A&R, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Costa, Eduardo Caldas . II Jornada de Educação Física do XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 anos do curso de Fisioterapia da FACISA.(In)Atividade física, comportamento sedentário e doenças cardiovasculares. 2019. (Encontro).

II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte.HITT/HIIT: Prescrição, respostas fisiológicas e psicológicas. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte.Avaliação e intervenção no idoso. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte.Estratégias ergogênicas avançadas e desempenho humano. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte.Exercício físico e grupos especiais. 2019. (Simpósio).

International Symposium Exercise and Cardiovascular Health.Acute Exercise and Blood Pressure. 2018. (Simpósio).

XIV Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde.Atividade Física e Grupos Especiais. 2018. (Simpósio).

I Simpósio Internacional em Respostas Afetivas no Exercício.-5 ou +5? Respostas afetivas no exercício intervalado de alta intensidade. 2017. (Simpósio).

VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Treinamento intervalado de alta intensidade para melhora da aptidão física e saúde: solução ou alternativa?. 2017. (Congresso).

XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia. Treinamento intervalado de alta intensidade aplicado à reabilitação cardíaca. 2011. (Congresso).

Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment. Anthropometric indices of central obesity how discriminators of metabolic syndrome in women with polycystic ovary syndrome. 2010. (Congresso).

II ENPESE - Encontro Nordestino entre Profissionais e Estudantes da Saúde no Esporte.Perfil da demanda física de árbitros de futebol durante partidas oficiais. 2010. (Encontro).

III ENAFIRN - Encontro de Acadêmicos de Fisioterapia do Rio Grande do Norte.Exercício físico direcionado à reabilitação cardíaca: passado, presente e perspectivas futuras. 2010. (Encontro).

V Simpósio de Cardiologia Invasiva para Clínicos e Emergencistas.Exercício Físico como Terapêutica Adjuvante na Síndrome Metabólica. 2010. (Simpósio).

III Jornada de Saúde da FARN - Salvando vidas: intervenções com resultados.A saúde, o alimento e a atividade física: indicadores para uma boa qualidade de vida. 2009. (Seminário).

I Jornada Potiguar de Fisioterapia de Mossoró.Avaliação física e funcional do idoso. 2009. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2009. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Efeito hipotensor agudo de uma sessão de hidroginástica em mulheres normotensas de meia idade.. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia. Análise da distribuição central de gordura e fatores de risco cardiovascular em mulheres magras com e sem síndrome dos ovários policísticos. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia. Fatores de risco cardiovascular em mulheres com sobrepeso com e sem síndrome dos ovários policísticos atendidas no ambulatório de ginecologia endócrina da maternidade escola Januário Cicco. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia. Prevalência de fatores de risco cardiovascular em militares embarcados da Marinha do Brasil alocados em Natal-RN. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia (Jornada de Educação Física). Risco cardiovascular na síndrome dos ovários policísticos: exercício físico como terapêutica adjuvante. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia (Jornada de Educação Física). Obesidade: avaliação e prescrição de exercício. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia (Jornada de Educação Física). Reabilitação cardíaca com ênfase no exercício - prescrição do treinamento de força. 2009. (Congresso).

XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia (Jornada de Educação Física). Exercício físico como tratamento não-medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS). 2009. (Congresso).

III Seminário de Integração da Fisioterapia da FARN.Reabilitação Cardíaca. 2008. (Seminário).

IX Jornada Potiguar de Fisioterapia.Prescrição de exercício na reabilitação cardíaca: evidências científicas e prática clínica. 2008. (Outra).

V Congresso Médico do Rio Grande do Norte e I Simpósio de Mecidina de Família e Comunidade do RN. Obesidade central: risco cardiometabólico na síndrome dos ovários policísticos. 2008. (Congresso).

X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar. Prescrição de exercício físico para mulheres com síndrome dos ovários policísticos: revisão sistemática. 2008. (Congresso).

X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar. Análise da aptidão cardiorrespiratória em mulheres jovens com síndrome dos ovários policísticos: um estudo piloto. 2008. (Congresso).

4º Congresso Científico Norte e Nordeste. Efeito agudo do alongamento passivo estático no desempenho de impulsão vertical de jogadoras de Voleibol da seleção Potiguar infanto-juvenil. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Efeitos da Hipertensão na Função Cognitiva. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Sistemas de Memória: Organização Anatômica e Mecanismos Moleculares. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Efeito Agudo do Alongamento na Geração de Força Muscular: uma Revisão. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Atualizações na Fisiopatologia da Fibromialgia. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Avaliação Epidemiológica de Mulheres no Climatério Através do Protocolo de Avaliação Facial - PAF. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Talassoterapia e Balneoterapia: Alternativas de Tratamento para Fibromialgia. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Osteoporose: O que as Diretrizes Recomendam em Relação à Prescrição de Exercício?. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Abordagem Fisioterapêutica no Pós-Operatório de Revascularização do Miocárdio: uma Visão Transdisciplinar. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Menopausa e Atividade Física. 2007. (Congresso).

IX Congresso Científico da Universidade Potiguar. Treinamento Muscular Inspiratório como opção Terapêutica no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Crônica. 2007. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Impacto de carboidratos complexos associados a exercício aeróbico na glicemia, níveis de GLP-1 e peso corporal de ratos Wistar obesos.. 2007. (Congresso).

XXX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Mitos e Evidências na Atividade Física e no Esporte.. 2007. (Simpósio).

VIII Congresso Científico da Universidade Potiguar. Atividade física para grupos especiais. 2006. (Congresso).

II Mostra de Fisioterapia. 2005. (Encontro).

IV Sábado Científico de Fisioterapia. 2005. (Encontro).

XII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2005. (Congresso).

V Jornada Potiguar de Fisioterapia.Qualidade de vida na terceira idade: uma abordagem fisioterapêutica. 2004. (Outra).

V Jornada Potiguar de Fisioterapia.Doença de Paget no idoso. 2004. (Outra).

XII Congresso Norteriograndense de Cardiologia. 2004. (Congresso).

3ª Jornada de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia do RN. 2003. (Simpósio).

I Mostra de Fisioterapia.Fisioterapia Desportiva. 2003. (Outra).

IX Eneefisio II Enafisio. 2003. (Congresso).

V Congresso Científico da Universidade Potiguar. Fisioterapia Desportiva. 2003. (Congresso).

V Congresso Científico da Universidade Potiguar. Lesões no Futebol. 2003. (Congresso).

V Congresso Científico e IV Mostra de Extensão da Universidade Potiguar. 2003. (Congresso).

III Jornada Potiguar de Fisioterapia. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jean Artur Mendonça Barboza

VIEIRA, W.H.B; FERREIRA, J. J. A.;COSTA, E. C.. Análise termográfica após protocolos de dano muscular induzido de alta e baixa intensidade em bíceps braquial de indivíduos fisicamente ativos. 2019. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Izaildo Alves de Oliveira

SANTOS, T. M.; CAMPOS, E. Z.;COSTA, E. C.. Treinamento intervalado baseado em uma intensidade autosselecionada: respostas perceptuais e fisiológicas em indivíduos com sobrepeso e obesidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcyo Câmara da Silva

COSTA, E. C.; CYRINO, E.S.; GUERRA, R. O.. Associação isolada e combinada entre dinapenia e aptidão cardiorrespiratória reduzida com síndrome metabólica em idosos: um estudo transversal. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elias dos Santos Batista

MORTATTI, A. L.;COSTA, E. C.; CARVALHO, F.. Comportamento de movimento de 24 horas: caracterização e relação com a aptidão física e adolescentes obesos: um estudo piloto. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raille Silva de Jesus

FONTES, E. B.; RIBEIRO, L. F. P.;COSTA, E. C.. Relação entre controle inibitório e desempenho no ciclismo em teste contrarrelógio de 10 km. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erica Roberta Barbalho

FAYH, A. P. T.; REGO, J. F. M.;COSTA, E. C.. Massa muscular e suas implicações na função física de idosos com câncer gastrointestinal. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Yuri Alberto Freire de Assis

COSTA, E. C.; MORTATTI, A. L.; FORTES, L. S.. Efeitos do exercício físico e da interrupção do comportamento sedentário sobre parâmetros cardiometabólicos em adultos inativos: um ensaio cruzado. 2018.

Aluno: Ludmila Lucena Pereira Cabral Martins

BARROS, J. F.;COSTA, E. C.DA COSTA, F.F.. Relação entre aptidão cardiorrespiratória e desempenho das funções executivas e atenção sustentada de meninos e meninas de 11‒16 anos: um estudo transversal. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Glauko André de Figueirêdo Dantas

VIEIRA, W.H.BCOSTA, E. C.; FERREIRA, J. J. A.. Crioimersão na recuperação do dano muscular de corredores de rua de 10 km: ensaio clínico randomizado e cego. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Júlio Cesar Barbosa de Lima Pinto

MORTATTI, A. L.;COSTA, E.C.MOREIRA, A. Estresse psicofisiológico em jovens atletas de futebol durante jogos sucessivos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Bezerra Barbosa Costa

COSTA, E.C.; UMPIERRE, D.; ELSANGEDY, H.M. Efeito de uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas fisicamente inativas: um ensaio cruzado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo Henrique Medeiros da Silva

COSTA, E.C.; MORTATTI, A. L.; MOREIRA, S. R.. Efeito de uma sessão de flexão de cotovelo isométrica sobre a pressão arterial ambulatorial em hipertensos: um ensaio cruzado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Romerito Sóstenes Canuto de Oliveira

MORTATTI, A. L.; FORTES, L. S.;COSTA, E.C.. Efeitos dos jogos sucessivos em um calendário congestionado na imunidade da mucosa em jovens futebolistas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Costa de Souza

COSTA, E.C.; SILVA, A. S.; FONTES, E. B.. Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade no perfil imunológico e inflamatório de homens com obesidadeDan. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Victor Araujo Ferreira Matos

COSTA, E.C.; SILVA, A. S.; FONTES, E. B.. Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre marcadores de apetite em homens com obesidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

COSTA, E.C.; FARIAS JUNIOR, J. C.; ELSANGEDY, H.M. Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre o nível de atividade física espontânea e comportamento sedentário de homens com obesidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Altieres Elias de Sousa Júnior

COSTA, E.C.DA COSTA, F.F.; ELSANGEDY, H.M. Efeitos de um programa de aconselhamento à prática de atividade física sobre a pressão arterial ambulatorial e indicadores de saúde em hipertensos de meia-idade: um ensaio clínico controlado piloto. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

COSTA, E.C.; FARIAS JUNIOR, J. C.; ELSANGEDY, H.M. Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre o nível de atividade física espontânea e comportamento sedentário em homens com obesidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Agnes Denise de Lima Bezerra

CALDAS COSTA, EDUARDO; MORAIS, A. H. A.; SILVA, A. S.. Efeito da suplementação de nitrato dietético na forma de uma dose aguda de suco de beterraba na resposta prescrita pós-exercício em homens com obesidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danniel Thiago Frazão

COSTA, EDUARDO C.PRESTES, J; MORTATTI, A. L.. Resposta afetiva no exercício intervalado de alta intensidade em homens fisicamente ativos e insuficientemente ativos no exercício intervalado de alta intensidade em homens fisicamente ativos e insuficientemente ativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Teresa Cristina Batista Dantas

COSTA, E.C.; FORJAZ, C. L. M.; MOREIRA, S. R.;OKANO, A.H.; ELSANGEDY, H.M. Efeito agudo do exercício intervalado de alta intensidade de baixo volume sobre a pressão arterial ambulatorial de normotensos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Alberto Vieira Browne

BARROS, J. F.;Costa, Eduardo Caldas; MORAES, J. F. V. N.. Efeito agudo do exercício aeróbio vigoroso sobre as funções executivas em adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hudday Mendes da Silva

BARROS, J. F.;Costa, Eduardo Caldas; LIMA, R. M.. Efeito agudo da atividade física associada à praxias ideomotoras sobre as concentrações séricas de cortisol e memória declarativa em indivíduos de meia-idade e idosos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elza Maria Fernandes Seabra de Melo

COSTA, EDUARDO C.SA, J. C. F.DA COSTA, F.F.. Agregação de fatores de risco para doenças cardiometabólicas entre adolescentes de baixa rendado sexo feminino. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cybelle de Arruda Navarro Silva

Costa, Eduardo Caldas; FAYH, A. P. T.; SILVA, B. A.. Avaliação do efeito do Victoza© nos tecidos muscular e adiposo e nos parâmetros bioquímicos em camundongos swiss obesos não diabéticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Fernando de Farias Junior

COSTA, E. C.; CAMPOS, E. Z.; SILVA, A. S.; DANTAS, P.M.S; ELSANGEDY, H.M. Respostas psicológicas ao exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade em indivíduos inativos com excesso de peso. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo Macedo Penna

PRADO, L. S.;COSTA, E. C.; PIRES, F. O.; NOCE, F.; LAGE, G. M.. Efeito da fadiga mental, da estimulação cerebral e da associação de ambas no desempenho físico e em variáveis psicofisiológicas durante atividades aeróbias prolongadas. 2019. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nayara Pereira Soares

ARAGAO, C. F. S.; REZENDE , A. A.;COSTA, EDUARDO C.; AZEVEDO, E. P.; MACHADO, S. P.. Avaliação da genotoxicidade em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: impacto da dieta. 2015. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alcides Prazeres Filho

FARIAS JUNIOR, J. C.; BARROS, M. V. G.; NAKAMURA, FÁBIO YUZO;COSTA, E. C.; MOTA, J.. Prática de atividade física e pressão arterial em adolescentes: uma análise longitudinal. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Mikhail Santos Cerqueira

VIEIRA, W.H.BCOSTA, E.C.; FUKUDA, T. Y.. Exercício de baixíssima intensidade e baixo volume associado à oclusão vascular parcial no tratamento da osteoartrite de joelho: um ensaio clínico randomizado duplo-cego. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FABIANO HENRIQUE RODRIGUES SOARES

SOUSA, M. B. C.; SOUZA, D. L. B.;COSTA, E.C.. Relações entre obesidade, adiposidade central e modulação autonômica cardíaca em mulheres. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Fernando de Farias Junior

COSTA, E.C.; ELSANGEDY, H.M; SANTOS, T. M.. Respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade em adultos inativos com sobrepeso/obesidade: um ensaio cruzado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Edvan de Souza Júnior

Azevedo, G.DCosta, Eduardo Caldas; GARCIA, C. A. A.. Avaliação da prevalência de alterações oculares em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alef Cavalcanti Marias de Barros

VIEIRA, W.H.BCOSTA, E. C.; DURIGAN, J. L. Q.. Crioimersão auxilia na recuperação de marcadores clínicos, imunoinflamatórios, funcionais e neuromusculares do dano muscular induzido em praticantes de CrossFit? Ensaio clínico, controlado, randomização e cego. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas Eduardo Rodrigues dos Santos

SANTOS, T. M.;COSTA, E. C.; COSTA, A. S.. Comparação das respostas fisiológicas e perceptivas do treinamento intervalado em idosos com base na intensidade autosselecionada. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iago Vilela Dantas

VANCEA, D. M. M.;COSTA, E. C.; CAMPOS, E. Z.; FARAH, B. Q.. Efeito agudo e subagudo de diferentes estímulos do treinamento aeróbico moderado sobre as respostas cardiometabólicas de diabéticos tipo 2. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elias dos Santos Batista

MORTATTI, A. L.;COSTA, E. C.; ARRAIS, R. F.. Caracterização dos comportamentos de movimento em adolescentes com excesso de peso e suas influência em componentes relacionados à saúde. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcyo Câmara da Silva

COSTA, E. C.; CYRINO, E.S.; GAZZOLA, J. M.. Associação entre dinapenia, aptidão cardiorrespiratória reduzida e cardiodinapenia com síndrome metabólica em idosos: um estudo transversal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

COSTA, E. C.; MICUSSI, M. T. A. B. C.; FAYH, A. P. T.. Associação entre atividade física e comportamento sedentário na gestação e adequação do peso fetal em mulheres com diabetes gestacional: um estudo transversal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Izaildo Alves de Oliveira

SANTOS, T. M.;COSTA, E. C.; CAMPOS, E. Z.. Treinamento intervalado baseado em uma intensidade autosselecionada: respostas afetivas, preferência e tolerância. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jean Artur Mendonça Barboza

VIEIRA, W.H.BCOSTA, E.C.. Análise termográfica após protocolos de dano muscular induzido de alta e baixa intensidade em bíceps braquial de indivíduos fisicamente ativos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raille Silva de Jesus

BODNARIUC FONTES, EDUARDO; BORTOLOTTI, H.;COSTA, E. C.; RIBEIRO, L. F. P.. Relação entre controle inibitório e desempenho no ciclismo em teste contrarrelógio de 10 km. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erica Roberta Barbalho

FAYH, A. P. T.;COSTA, E. C.; REGO, J. F. M.. Massa muscular e função física em idosos com câncer do trato gastrointestinal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Glauco André de Figueiredo Dantas

VIEIRA, W.H.BCOSTA, E.C.; FERREIRA, J. J. A.. Crioimersão na recuperação de marcadores clínicos, bioquímicos, funcionais e neuromusculares do dano muscular de corredores de rua de 10 km: ensaio clínico randomizado e cego. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Bezerra Barbosa Costa

COSTA, E.C.; UMPIERRE, D.; ELSANGEDY, H.M. Efeito de uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas fisicamente inativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Rodolfo Torres de Araújo

COSTA, E.C.; GAZZOLA, J. M.; LIMA, K. C.. Prevalência de limitações de mobilidade e fatores associados em idosos institucionalizados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo Henrique Medeiros da Silva

COSTA, E.C.; RITTI-DIAS, R.; MORTATTI, A. L.. Efeito de uma sessão de flexão de cotovelo isométrica sobre a pressão arterial ambulatorial em hipertensos: um ensaio cruzado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ludmila Lucena Pereira Cabral Martins

BARROS, J. F.; MORAES, J. F. V. N.;COSTA, E.C.. Os efeitos interativos do exercício aeróbio agudo e da aptidão física sobre o desempenho das funções executivas em adolescentes: um ensaio controlado cruzado.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Altieres Elias de Sousa Júnior

COSTA, E.C.DA COSTA, F.F.; ELSANGEDY, H.M. Efeitos de um programa de aconselhamento à prática de atividade física versus uma sessão de orientação à prática de atividade física sobre a pressão arterial ambulatorial, composição corporal e fatores de risco cardiometabólicos em hipertensos de meia-idade: um ensaio clínico randomizado piloto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

COSTA, E.C.; FARIAS JUNIOR, J. C.; ELSANGEDY, H.M. Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre o nível de atividade física espontânea em homens com obesidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Agnes Denise de Lima Bezerra

COSTA, E.C.; SILVA, A. S.; MORAIS, A. H. A.. Efeitos da suplementação de nitrato dietético e do exercício sobre a pressão arterial ambulatorial em indivíduos com obesidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Yuri Alberto Freire de Assis

COSTA, E.C.; FARIAS JUNIOR, J. C.; MORTATTI, A. L.; UMPIERRE, D.. Efeito de uma sessão de exercício físico intenso e da interrupção do comportamento sedentário ao longo do dia sobre parâmetros cardiometabólicos em adultos com excesso de peso: um ensaio cruzado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gledson Tavares de Amorim Oliveira

ELSANGEDY, H.M; MORTATTI, A. L.; SANTOS, T. M.;CALDAS COSTA, EDUARDO. Efeito de diferentes estratégias de treinamento aeróbio na saúde cardiometabólica, respostas psicofisiológicas e aderência em sujeitos com excesso de peso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Teresa Cristina Batista Dantas

COSTA, EDUARDO C.PRESTES, J; MORTATTI, A. L.. Reprodutibilidade da pressão arterial ambulatorial após exercício intervalado de alta intensidade em indivíduos normotensos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Júlio Cesar Barbosa de Lima Pinto

MORTATTI, A. L.;COSTA, E.C.; FORTES, L. S.. Estresse psicofisiológico em adolescentes atletas durante competições esportivas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danniel Thiago Frazão

Costa, Eduardo CaldasPRESTES, Jonato; MORTATTI, A. L.. Resposta afetiva durante uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade em homens fisicamente ativos e insuficientemente ativos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cinthia Beatriz da Fonseca

ELSANGEDY, H.M;COSTA, EDUARDO C.; DEMARZO, M. M. P.. Efeito agudo da respiração abdominal lenta sobre as respostas emocionais, cardiovasculares e atividade cerebral em mulheres com síndrome pré-menstrual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Holanda Cavalcante Neto

BARROS, J. F.;COSTA, EDUARDO C.; LIMA, R. M.. Efeito agudo do exercício físico aeróbio com estimulação cognitiva sobre a função executiva, memória e quantificação sérica do BDNF em idosos com diferentes níveis de condicionamento físico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renêe de Caldas Honorato

MORTATTI, A. L.;COSTA, EDUARDO C.VIEIRA, W.H.B. Atividade eletromiográfica durante teste máximo de preensão manual em jovens judocas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elza Maria Fernandes Seabra de Melo

Costa, Eduardo CaldasAzevedo, G.D; Costa, Filipe Ferreira da. Agregação de fatores de risco cardiometabólico em adolescentes do sexo feminino de baixa renda. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hudday Mendes da Silva

BARROS, J. F.;Costa, Eduardo Caldas; LIMA, R. M.. Efeitos de praxias ideomotoras na quantificação sérica do BDNF e sua relação com a memória no processo de envelhecimento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Alberto Vieira Browne

BARROS, J. F.;Costa, Eduardo Caldas; LIMA, R. M.. Efeito agudo do exercício aeróio sobre a função executiva em adolescentes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FABIANO HENRIQUE RODRIGUES SOARES

SOUSA, M. B. C.;LEMOS, T.M.A.MCosta, Eduardo Caldas. Diferentes tipos de atividade física sobre biomarcadores inflamatórios em mulheres com e sem desordens metabólicas: uma revisão sistemática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sheylena Fernandes Aquino

GALVÃO, L.M.C.;Costa, Eduardo Caldas; SALES, V.S.F.. Estudo da relação entre a asma e a obesidade em portadoras da síndrome dos ovários policísticos (Qualificação). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Viana Freitas Costa

CORNETTA, M. C. M.; GRANJEIRO, A. C. N.;COSTA, E. C.. Diabetes e gestação: desfechos maternos, fetais e neonatais. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andressa de Carvalho Guimarães

Costa, Eduardo Caldas; OLIVEIRA, G. W. S.;VIEIRA, W.H.B. Indicativos de saúde e composição corporal de praticantes de atividade física em academia de ginástica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Funcional) - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosa Maria Soares Costa de Medonça

Costa, Eduardo Caldas; OLIVEIRA, G. W. S.;VIEIRA, W.H.B. Prevalência de alterações posturais em adultos do núcleo preparatório de oficiais da reserva (NPOR) do 16o Regimento de Cavalaria Mecaniza (RECMEC) da Paraíba. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Funcional) - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ralfo Pacchioni

COQUEREL, P. R. S.;COSTA, E. C.; FAYH, A. P. T.. Caracterização do consumo de suplementos por praticantes de atividade física no Brasil - uso indiscriminado ou adequadamente orientado?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

COSTA, E. C.; ABREU, B. J. G. A.; PAULO, T. R. S.. Marcadores cardiometabólicos durante tempo sentado prolongado em adultos ativos e inativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Schwade Araújo

COSTA, E. C.; ELSANGEDY, H.M; BROWNE, R. A. V.. Alocação de tempo livre para atividades físicas e sedentários entre universitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liana de Araújo Santos

FAYH, A. P. T.;Costa, Eduardo Caldas; FERREIRA, A. M. J.. Avaliação do conhecimento nutricional de jogadores profissionais de futebol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e da Saúde do Trairí.

Aluno: Juliana Tanise Costa Câmara

FAYH, A. P. T.;Costa, Eduardo Caldas; FERREIRA, A. M. J.. Influência da ingestão de carboidrato sobre a glicemia e indicadores de fadiga em atletas profissionais de futebol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e da Saúde do Trairí.

Aluno: Roberto Jeferson da Silva Sousa

Costa, Eduardo Caldas; MORTATTI, A. L.; DANTAS, T. C. B.. Efeitos de um programa de treinamento resistido sobre aspectos clinicos e funcionais na distrofia muscular de cinturas: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Celly Souza dos Santos

LEMOS, T.M.A.MAzevedo, G.DCosta, Eduardo Caldas. Síndrome dos ovários policísticos: estudo comparativo entre marcadores inflamatórios e resistência insulínica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Gomes da Silva Machado

OKANO, A.H.; ELSANGEDY, H.M;Costa, Eduardo Caldas. Qual a associação entre força muscular e aptidão aeróbia durante o processo de envelhecimento?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Moraes Dutra Agricola

OKANO, A.H.; ELSANGEDY, H.M;Costa, Eduardo Caldas. Efeito da cadência da pedalada sobre a percepção subjetiva do esforço durante exercício com carga constante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo André Holanda Savir

CHAO, C.H.NCosta, Eduardo Caldas; DANTAS, P.M.S. Efeito da prática do Tai Chi Chuan sobre a resistência aeróbia de idosas sedentárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luan de Magalhães Medeiros

CHAO, C.H.NCosta, Eduardo Caldas; ELSANGEDY, H.M. Efeito agudo do alongamento estático no volume total de uma sessão de treinamento de força. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Fernando de Farias Junior

OKANO, A.H.Costa, Eduardo Caldas; ELSANGEDY, H.M. Efeito agudo do treinamento resistido de baixa e alta intensidade sobre a resposta hipotensora: um estudo piloto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nickson Barbosa Marinho

LIPAROTTI, J.R;Costa, Eduardo Caldas; FILHO, L.S. Aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares da rede pública do Natal-RN, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: NATHAN FERNANDES DE ALMEIDA

Costa, Eduardo Caldas; FILHO, L.S; COSTA, M.A.A. Análise do nível de atividade física e composição corporal de servidores da 15 Superintendência regional da Polícia Rodoviária Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caio Máx Augsuto Vieira

Costa, Eduardo Caldas; DANTAS, P.M.S; CABRAL, S.A.T. Demanda física dos árbitros de futebol durante partidas do campeonato Potiguar 2009: análise correlacional com composição corporal e desempenho aeróbico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thiago Dantas de Brito Guerra

Costa, Eduardo Caldas; DANTAS, P.M.S; DA SILVA, M.H.A.F. Monitorização da carga de treinamento de atletas de Futsal no período preparatório e competitivo do JURN'S 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thiago César Viana Nunes

COSTA, M.A.A;Costa, Eduardo Caldas; DANTAS, P.M.S. Relação da variação da glicemia capilar com o VO2máx no teste de Cooper para sedentários e praticantes de atividade física regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raphael Barbalho Barreto de Freitas

DANTAS, P.M.S;Costa, Eduardo Caldas; Nunes, R.L.. Vantagem mecânica e trabalho nos atletas paraolímpicos do levantamento de supino reto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thiago Siqueira da Silva

Costa, Eduardo Caldas; FILHO, L.S; COSTA, M.A.A. A disciplina de Atividade Física (Musculação), Saúde e Qualidade de Vida pode melhorar a aptidão física relacionada à saúde de universitários sedentários?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alessandra Costa da Fonseca

Costa, Eduardo Caldas; DA SILVA, M.H.A.F; DA SILVA, J.B. Percepção subjetiva do esforço em diferentes aulas de ginástica do sistema Body Systems. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabio Dantas Kirschner

Costa, Eduardo Caldas; DA SILVA, M.H.A.F; DA SILVA, J.B. Pré-temporada: análise da eficácia de um modelo de periodização do treinamento em valências físicas de atletas de futebol sub-18. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elias dos Santos Batista

Costa, Eduardo Caldas; DA SILVA, M.H.A.F; DA SILVA, J.B. Teste de 12 minutos: o horário de realização influencia o desempenho?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Costa, Eduardo Caldas; FILHO, L.S; COSTA, M.A.A. Proposta de um programa de ginástica laboral para funcionários da construção civil de obras pesadas com base na avaliação do perfil do estilo de vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCO MESSIAS DE OLIVEIRA NETTO

Costa, Eduardo Caldas; Nunes, R.L.; DA SILVA, J.B. Força de preensão manual em atletas de Judô e Jiu-Jitsu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tania Cristina Lima da Silva

Costa, Eduardo Caldas; FILHO, L.S;GUERRA, R.O. Análise da capacidade cardiorrespiratória e força de membros inferiores de idosos sedentários e praticantes de ginástica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Luiz Barroso Junior

Costa, Eduardo Caldas; DANTAS, P.M.S;KNACKFUSS, M. I.. Resposta aguda da pressão-arterial pós-treinamento de força dinâmico e estático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

COSTA, E. C.; VARELLA, M. C. B.; SIMONI, A. C. R.. Processo seletivo para professor substituto (DEF-UFRN; área pedagógica). 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Cristina de Andrade

AZEVEDO, G. D.; GUERRA, R. O.;ANDRADE, S. C.. ACURÁCIA DOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE CENTRAL NA DETERMINAÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

George Dantas de Azevedo

AZEVEDO, G. D.. ACURÁCIA DOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE CENTRAL NA DETERMINAÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jose dos Santos Figueiredo

KNACKFUSS, Maria Irany; GUERRA, F. E. F.;FIGUEIREDO, Jose dos Santos. Consumo máximo de oxigênio de jogadores de futebol profissional de uma equipe potiguar: comparação entre diferentes posições. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educaçao Fisica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Hênio Ferreira de Miranda

AZEVEDO, George Dantas;OKANO, A.H.MIRANDA, H.F.; MACIEL, Gustavo Arantes Rosa; MONTENEGRO JUNIOR, Renan Magalhães. Prescrição de exercicio físico para mulheres com sobrepeso/ obesidade e síndrome dos ivários polisísticos: Impacto sobre a aptidão cardiorespiratória e resposta afetiva. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luis Marcos de Medeiros Guerra

GUERRA, Luís Marcos de Medeiros; GUERRA, Felip; NOGUEIRA, Jorge Ivan da Costa. Acurácia da determinação do consumo máximo de ocigênio e prescrição de intensidade de treinamento aeróbico preditos pelo teste de cooper em jovens sedentários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Potiguar.

Selma Sousa Bruno

BRUNO, Selma Sousa; AZEVEDO, G.D.; OKANO, A.H.O.. EFEITO DO TREINAMENTO AERÓBIO PERIODIZADO SOBRE A CAPACIDADE CARDIOPULMONAR, ESFORÇO PERCEBIDO E RESPOSTA AFETIVA EM MULHERES COM SOPREPESO OBESIDADE E SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Irany Knackfuss

KNACKFUSS, M. I.; Ferreira- Costa, Filipe. Consumo máxiomo de oxigênio de jogadores de futebol profissional de uma equipe potiguar: comparação entre diferentes posições. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ricardo Oliveira Guerra

GUERRA, R.O.; Azevedo, G. D.; Andrade, S. C.. Acurácia dos índices antropométricos de obesidade central na determinação de síndrome metabólica e fatores de risco cardiovascular em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alexandre Hideki Okano

AZEVEDO, G.D.;OKANO, A.H.; MIRANDA, H.F.; MACIEL, G.A.R.; MONTENEGRO JR, R.M.. Prescrição de exercício físico para mulheres com sobrepeso/obesidade e síndrome dos ovários policísticos: impacto sobre a aptidão cardiorrespiratória e resposta afetiva. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alexandre Hideki Okano

AZEVEDO, G.D.;OKANO, A.H.; BRUNO, S.S.. Efeito do treinamento aeróbio periodizado sobre a capacidade cadiopulmonar, esforço percebido e resposta afetiva em mulheres com sobrepeso/obesidade e síndrome dos ovários policísticos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Charles Phillipe de lucena alves

Efeito de diferentes protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade com baixo volume sobre aptidão cardiorrespiratória, força muscular e composição corporal em indivíduos inativos com excesso de peso; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Coorientador);

Alana Monteiro Bispo da Silva

Associação entre sarcopenia e seus componentes com qualidade de vida em idosos: estudo transversal; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Coorientador);

Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

Padrões de comportamento sedentário e pressão arterial em idosos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jose Wifison Alves

Efeito de sessões consecutivas de exercício intervalado de alta intensidade sobre o dano muscular em adultos inativos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Julio Socrates Peixoto da Silva

Efeitos de um programa de caminhada em intensidade autosselecionada sobre a pressão arterial ambulatorial e desfechos cardiovasculares em idosas hipertensas: um ensaio clínico controlado e randomizado; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Associação do nível de atividade física e comportamento sedentário com desfechos de saúde materno-fetal no diabetes mellitus gestacional; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Bruno Erick de Barros Lucena

Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade e treinamento contínuo de moderada intensidade sobre a função ventricular e estrutura cardíaca em idosos hipertensos: ensaio clínico controlado e randomizado; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ludmila Lucena Pereira Cabral

Efeitos da dança sobre a aptidão física-funcional, perfil cardiometabólico, cognição e qualidade de vida de idosos: um ensaio clínicao controlado e randomizado; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rodrigo Alberto Vieira Browne

Efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade e treinamento contínuo de moderada intensidade sobre desfechos cardíacos, autonômicos, vasculares e cerebrais em idosos hipertensos: ensaio clínico randomizado; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniel Tezoni Borges

Início: 2019; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Gabriel Costa Souto

Risco cardiometabólico de idosos com diferentes perfis de força muscular e aptidão aeróbica: um estudo transversal; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marcyo Câmara

Associação isolada e combinada entre dinapenia e aptidão cardiorrespiratória reduzida com síndrome metabólica em idosos: um estudo transversal; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Yuri Alberto Freire de Assis

Efeitos do exercício físico e da interrupção do comportamento sedentário sobre parâmetros cardiometabólicos em adultos inativos: um ensaio cruzado; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Paulo Henrique Medeiros da Silva

Efeito de uma sessão de flexão de cotovelo isométrica sobre a pressão arterial ambulatorial de hipertensos: um estudo cruzado; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Ingrid Bezerra Barbosa Costa

Efeito de uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas fisicamente inativas: um ensaio cruzado; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Altieres Elias de Sousa Júnior

Efeitos de um programa de aconselhamento a prática de atividade física sobre a pressão arterial ambulatorial e indicadores de saúde em pré-hipertensos de meia-idade: um ensaio clínico randomizado piloto; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Marcus Felipe Soares Bezerra

Caracterização do esforço físico gerado por indivíduos que utilizam a bicicleta como meio de transporte em área urbana; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

Victor Araujo Ferreira Matos

Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre marcadores de apetite em homens com obesidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

Daniel Costa de Souza

Efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade sobre marcadores de apetite em homens com obesidade no perfil imunológico e inflamatório de homens com obesidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Efeito agudo do exercício intervalado de alta intensidade de baixo volume e exercício moderado contínuo sobre o nível de atividade física espontânea de homens com obesidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

Agnes Denise de Lima Bezerra

Efeitos da suplementação de nitrato dietético e do exercício sobre a pressão arterial ambulatorial em indivíduos com obesidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

Teresa Cristina Batista Dantas

Efeito agudo do exercício intervalado de alta intensidade de baixo volume sobre a pressão arterial ambulatorial de normotensos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Danniel Thiago Frazão

Resposta afetiva no exercício intervalado de alta intensidade em homens fisicamente ativos e insuficientemente ativos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Elza Maria Fernandes Seabra de Melo

Agregação de fatores de risco cardiometabólico em adolescentes do sexo feminino de baixa renda; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Kell Grandjean da Costa

Controle inibitório, função cerebral e exercício em populações especiais; 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Eduardo Caldas Costa;

Luiz Fernando de Farias Junior

Respostas psicológicas ao exercício intervalado de alta intensidade e exercício contínuo de moderada intensidade em indivíduos inativos com excesso de peso; 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Filipe Fernandes de Oliveira Dantas

2018; Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Eduardo Caldas Costa;

Marcyo Câmara da Silva

Efeito do treinamento de força sobre variáveis neuromusculares e capacidade funcional de idosa sedentária; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento de Força) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Adauto Pinheiro Assunçao Neto

Demanda cardiovascular e resposta afetiva durante jogo recreativo de futsal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas - Avaliação e Prescrição da AF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Romerito Sóstenes Canuto de Oliveira

A quantidade de metas influencia a intensidade do jogo reduzido de futebol?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas - Avaliação e Prescrição da AF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Eduardo Pessoa da Cunha

Perfil de dificuldade das partidas: análise em uma equipe de futebol do Rio Grande do Norte nas últimas edições do campeonato estadual; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas - Avaliação e Prescrição da AF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

Marcadores cardiometabólicos durante tempo sentado prolongado em adultos ativos e inativos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Daniel Schwade Araújo

Alocação de tempo livre para atividades físicas e sedentários entre universitários; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Eder Franklin Fonseca da Silva

Nível de conhecimento do profissional de Educação Física sobre exercício físico e diabetes tipo 2; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Vitor Luis Lima Teixeira

Nível do conhecimento do profissional de Educação Física sobre exercício físico e hipertensão arterial sistemêmica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Altieres Elias de Sousa Júnior

Efeitos do exercício físico sobre o leite materno e amamentação: uma revisão sistemática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Paulo Henrique Medeiros da Silva

Dano muscular induzido pelo exercício e dor muscular de início tardio em diferentes níveis de estrogênio: uma revisão sistemática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Roberto Jeferson da Silva Sousa

Efeitos de um programa de treinamento resistido sobre aspectos clinicos e funcionais na distrofia muscular de cinturas: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

INGRID KELLY MAURÍCIO MOREIRA

Efeitos de uma prova de longa duração sobre os estados de humor e padrão de sono; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Caio Max Augusto Vieira

Demanda física dos árbitros de futebol durante partidas do campeonato Potiguar 2009: análise correlacional com composição corporal e desempenho aeróbio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Nathan Fernandes

Análise do nível de atividade física e composição corporal de servidores da 15ª Superintendência regional da Polícia Rodiviária Federal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Thiago de Brito Guerra

Monitorização da carga de treinamento de atletas de futsal no período preparatório e competitivo do JURN'S 2009; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Alessandra Costa da Fonseca

Percepção subjetiva do esforço em diferentes aulas de ginástica do sistema Body Systems®; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Fabio Dantas Kirschner

Pré-temporada: análise da eficácia de um modelo de periodização do treinamento em valências físicas de atletas de futebol sub-18; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Elias dos Santos Batista

Teste de 12 minutos: o horário de realização influencia o desempenho?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Proposta de um programa de ginástica laboral para funcionários da construção civil de obras pesadas com base na avaliação do perfil do estilo de vida; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

FRANCISCO MESSIAS DE OLIVEIRA NETTO

Força de preensão manual em atletas de Judô e Jiu-Jitsu; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Thiago Siqueira da Silva

A disciplina de ?Atividade Física (Musculação), Saúde e Qualidade de Vida? pode melhorar a aptidão física relacionada à saúde de universitários sedentários?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Tania Cristina Lima da Silva

Análise da aptidão cardiorrespiratória e força de membros inferiores de idosos sedentários e praticantes de ginástica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

José Luiz Barroso Junior

Resposta aguda da pressão arterial pós-treinamento de força dinâmico e estático: um estudo piloto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

Associação entre nível de atividade física, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal com parâmetros cardiometabólicos durante um dia de alto comportamento sedentário; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

Custo metabólico, respostas percentuais e afetivas no exercício intervalado de alta intensidade realizado com estímulos e recuperações de 30 e 60 segundos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Geovani de Araújo Dantas de Macêdo

Efeito do exercício com intensidade autosselecionada sobre a pressão arterial de 24 horas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Daniel Schwade Araújo

Aconselhamento à prática de exercício físico e seus efeitos sobre a pressão arterial ambulatorial em hipertensos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Daniel Schwade Araújo

Análise da respostas psicofisiológicas ao treinamento intervalado de alta intensidade e moderado contínuo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Daniel Schwade Araújo

Análise das respostas psicofisiológicas ao exercício intervalado de alta intensidade de baixo volume e moderado contínuo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Kleber Daniel Fernandes da Silva

Intensidade metabólica do exercício intervalado de alta intensidade com estímulos de 30s e 60s; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Renan Fagundes de Melo Silveira

Intensidade metabólica do exercício intervalado de alta intensidade com protocolos de estímulos e recuperação de 30s e 60s; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Ingrid Bezerra Barbosa Costa

Impacto da modificação do estilo de vida versus metformina sobre o risco cardiometabólico, qualidade de vida e função reprodutiva de mulheres com síndrome dos ovários policísticos: ensaio clínico randômico; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Reestruturação e Expansão das Universidade Federais; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Rodrigo da Silva Rosa Veleda Meireles

Impacto da mudança do estilo de vida supervisionada e não supervisionada sobre aspectos hormonais, cardiometabólicos, reprodutivos e qualidade de vida de mulheres com síndrome dos ovários policísticos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo Caldas Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

George Dantas de Azevedo

ACURÁCIA DOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE CENTRAL NA DETERMINAÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: George Dantas de Azevedo;

George Dantas de Azevedo

PRESCRICAO DE EXERCICIO FISICO PARA MULHERES COM SOBREPESO/OBESIDADE E SINDROME DOS OVARIOS POLICISTICOS: IMPACTO SOBRE A APTIDAO CARDIORRESPIRATORIA E RESPOSTA AFETIVA; 2012; Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa REUNi - Reestruturação e Expansão das Universidade Federais; Orientador: George Dantas de Azevedo;

Luis Marcos de Medeiros Guerra

Acurácia da determinação do consumo máximo de oxigênio e prescrição de intensidade de treinamento aeróbico preditos pelo teste de Cooper em jovens sedentários; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Potiguar; Orientador: Luís Marcos de Medeiros Guerra;

Newton Nunes

CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA DE MULHERES JOVENS COM DIFERENTES NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E POPULAÇÕES ESPECIAIS) - Universidade Gama Filho; Orientador: Newton Nunes;

Newton Nunes

CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA DE MULHERES JOVENS COM DIFERENTES NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E POPULAÇÕES ESPECIAIS) - Universidade Gama Filho; Orientador: Newton Nunes;

Newton Nunes

CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO DE JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE UMA EQUIPE POTIGUAR: COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES POSIÇÕES; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E POPULAÇÕES ESPECIAIS) - Universidade Gama Filho; Orientador: Newton Nunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA-DANTAS, FILIPE F. ; BRASILEIRO-SANTOS, MARIA DO SOCORRO ; THOMAS, SCOTT G. ; SILVA, ALEXANDRE S. ; SILVA, DOUGLAS C. ; BROWNE, RODRIGO A.V. ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ F. ; COSTA, EDUARDO C. ; SANTOS, AMILTON DA CRUZ . Short-Term Resistance Training Improves Cardiac Autonomic Modulation and Blood Pressure in Hypertensive Older Women. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 34, p. 37-45, 2020.

  • BEZERRA, A. D. L. ; COSTA, E. C. ; PACHECO, D. A. ; SOUZA, D. C. ; FARIAS JUNIOR, L. F. ; RITTI-DIAS, R. ; GRIGOLO, G. B. ; BITTENCOURT JUNIOR, P. I. H. ; KRAUSE, MAURÍCIO ; FAYH, A. P. T. . Effect of acute dietary nitrate supplementation on the post-exercise ambulatory blood pressure in obese males: A randomized, controlled, crossover trial. Journal of Sports Science and Medicine , v. 18, p. 118-127, 2019.

  • FARIAS-JÚNIOR, LUIZ F. ; MACEDO, G. A. D. ; BROWNE, R. A. V. ; FREIRE, YURI ALBERTO ; DANTAS, F. F. O. ; SCHWADE, DANIEL ; SANTOS, T. M. ; MORTATTI, ARNALDO LUIS ; COSTA, E. C. . Physiological and psychological responses to low-volume high-intensity interval exercise with different work-recovery durations. Journal of Sports Science and Medicine , v. 19, p. 181-190, 2019.

  • FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FREIRE, YURI ALBERTO ; OLIVEIRA-DANTAS, FILIPE FERNANDES ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura ; GALVÃO-COELHO, NICOLE LEITE ; HARDCASTLE, SARAH J. ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; Aoki, Marcelo Saldanha ; Costa, Eduardo Caldas . Psychological responses, muscle damage, inflammation, and delayed onset muscle soreness to high-intensity interval and moderate-intensity continuous exercise in overweight men. PHYSIOLOGY & BEHAVIOR , v. 199, p. 200-209, 2019.

  • BORESKIE, KEVIN F. ; KEHLER, D. SCOTT ; COSTA, EDUARDO C. ; HIEBERT, BRETT M. ; HAMM, NAOMI C. ; MOFFATT, TERI L. ; HAY, JACQUELINE L. ; STAMMERS, ANDREW N. ; KIMBER, DUSTIN E. ; KENT, DAVID E. ; CORNISH, DENISE E. ; ARORA, RAKESH C. ; STRACHAN, SHAELYN M. ; SEMENCHUK, BRITTANY N. ; DUHAMEL, TODD A. . Standardization of the Fried frailty phenotype improves cardiovascular disease risk discrimination. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 119, p. 40-44, 2019.

  • FARIAS JUNIOR, LUIZ F. ; BROWNE, RODRIGO A.V. ; FRAZÃO, DANNIEL T. ; DANTAS, TERESA C.B. ; SILVA, PAULO H.M. ; FREITAS, RODRIGO P.A. ; AOKI, MARCELO S. ; COSTA, EDUARDO C. . Effect of Low-Volume High-Intensity Interval Exercise and Continuous Exercise on Delayed-Onset Muscle Soreness in Untrained Healthy Males. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 33, p. 774-782, 2019.

  • FORTES, LEONARDO S. ; FERREIRA, MARIA E.C. ; PAES, SANTIAGO T. ; COSTA, MANOEL C. ; LIMA-JÚNIOR, DALTON R.A.A. ; COSTA, EDUARDO C. ; CYRINO, EDILSON S. . Effect of resistance training volume on heart rate variability in young adults. ISOKINETICS AND EXERCISE SCIENCE , v. 27, p. 1-9, 2019.

  • RÊGO, MARIA LM ; CABRAL, DANIEL AR ; COSTA, EDUARDO C ; FONTES, EDUARDO B . Physical Exercise for Individuals with Hypertension: It Is Time to Emphasize its Benefits on the Brain and Cognition. Clinical Medicine Insights: Cardiology , v. 13, p. 117954681983941, 2019.

  • MORTATTI, ARNALDO LUIS ; DE OLIVEIRA, ROMERITO SÓSTENES CANUTO ; FONTELES, ANDRÉ IGOR ; DE LIMA PINTO, JULIO CESAR BARBOSA ; JUNIOR, LUIZ FERNANDO FARIAS ; DE SOUSA FORTES, LEONARDO ; Costa, Eduardo Caldas . Can the amount of goals impact internal load in small-sided soccer games?. ISOKINETICS AND EXERCISE SCIENCE , v. 27, p. 15-20, 2019.

  • SANTOS, V. O. A. ; BROWNE, R. A. V. ; SOUZA, D. C. ; MATOS, V. A. F. ; MACEDO, G. A. D. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; FARIAS JUNIOR, J. C. ; COSTA, E. C. ; FAYH, A. P. T. . Effects of High-Intensity Interval and Moderate-Intensity Continuous Exercise on Physical Activity and Sedentary Behavior Levels in Inactive Obese Males: A Crossover Trial. Journal of Sports Science and Medicine , v. 18, p. 390-398, 2019.

  • FORTES, LEONARDO S. ; LIMA-JUNIOR, DALTON ; NASCIMENTO-JÚNIOR, JOSÉ R.A. ; COSTA, EDUARDO C. ; MATTA, MARCELO O. ; FERREIRA, MARIA E.C. . Effect of exposure time to smartphone apps on passing decision-making in male soccer athletes. PSYCHOLOGY OF SPORT AND EXERCISE , v. 44, p. 35-41, 2019.

  • MACÊDO, GEOVANI ARAÚJO DANTAS ; FREIRE, YURI ALBERTO ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; CABRAL, LUDMILA LUCENA PEREIRA ; SOUTO, GABRIEL COSTA ; SOUSA, IASMIN MATIAS DE ; FARIAS JÚNIOR, JOSÉ CAZUZA DE ; FAYH, ANA PAULA TRUSSARDI ; Costa, Eduardo Caldas . Efeito do tempo sentado prolongado sobre marcadores cardiometabólicos em adultos fisicamente ativos e inativos: um estudo piloto. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 23, p. 1-11, 2019.

  • COSTA, INGRID BEZERRA BARBOSA ; SCHWADE, DANIEL ; MACÊDO, GEOVANI ARAÚJO DANTAS ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; FREIRE, YURI ALBERTO ; SÓCRATES, JÚLIO ; BORESKIE, KEVIN F. ; DUHAMEL, TODD A. ; Costa, Eduardo Caldas . Acute antihypertensive effect of self-selected exercise intensity in older women with hypertension: a crossover trial . Clinical Interventions in Aging , v. Volume 14, p. 1407-1418, 2019.

  • FREIRE, YURI ALBERTO ; MACÊDO, GEOVANI DE ARAÚJO DANTAS DE ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; BEZERRA, ÁGNES DENISE DE LIMA ; FAYH, ANA PAULA TRUSSARDI ; FARIAS JÚNIOR, JOSÉ CAZUZA DE ; BORESKIE, KEVIN F. ; DUHAMEL, TODD A. ; Costa, Eduardo Caldas . Effect of Breaks in Prolonged Sitting or Low-Volume High-Intensity Interval Exercise on Markers of Metabolic Syndrome in Adults With Excess Body Fat: A Crossover Trial. Journal of Physical Activity & Health , v. 16, p. 727-735, 2019.

  • SÓCRATES, JÚLIO ; MACÊDO, GEOVANI ARAÚJO DANTAS ; COSTA, INGRID BEZERRA BARBOSA ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; FREIRE, YURI ALBERTO ; SCHWADE, DANIEL ; BRITO, LEANDRO CAMPOS DE ; ELSANGEDY, HASSAN MOHAMED ; Costa, Eduardo Caldas . Self-selected exercise intensity for inactive hypertensive older women: a pilot study. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 24, p. 1-9, 2019.

  • CORREIA, MARILIA DE ALMEIDA ; ANDRADE-LIMA, ALUÍSIO ; GERMANO-SOARES, ANTÔNIO HENRIQUE ; CUCATO, GABRIEL GRIZZO ; Costa, Eduardo Caldas ; RITTI-DIAS, RAPHAEL MENDES . AORTIC POST-RESISTANCE EXERCISE HYPOTENSION IN PATIENTS WITH PERIPHERAL ARTERY DISEASE. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE (ONLINE) , v. 24, p. 17-19, 2018.

  • FREIRE, YURI ALBERTO ; DA SILVA, CARLOS ALBERTO ; DE SOUSA, FRANCISCO JOSÉ ROSA ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; SCHWADE, DANIEL ; Costa, Eduardo Caldas . A single multi-joint high-intensity resistance exercise involving large muscle groups elicits post-exercise hypotension in normotensive-trained women: a crossover trial. Sport Sciences for Health , v. 14, p. 127-134, 2018.

  • DE SOUZA, DANIEL C. ; MATOS, VICTOR A. F. ; DOS SANTOS, VICTOR O. A. ; MEDEIROS, ITALO F. ; MARINHO, CRISTIANE S. R. ; NASCIMENTO, PAULO R. P. ; DORNELES, GILSON P. ; PERES, ALESSANDRA ; MÜLLER, CARLOS H. ; KRAUSE, MAURÍCIO ; COSTA, EDUARDO C. ; FAYH, ANA P. T. . Effects of High-Intensity Interval and Moderate-Intensity Continuous Exercise on Inflammatory, Leptin, IgA, and Lipid Peroxidation Responses in Obese Males. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 1-9, 2018.

  • HARDCASTLE, SARAH J ; Costa, Eduardo Caldas . Hardcastle Takes a HIT! Commentary: Why Sprint Interval Training is Inappropriate for a Largely Sedentary population. Annals of Behavioural Science , v. 04, p. 1-2, 2018.

  • MATOS, VICTOR ; SOUZA, DANIEL ; SANTOS, VICTOR ; MEDEIROS, ÍTALO ; BROWNE, RODRIGO ; NASCIMENTO, PAULO ; MARINHO, CRISTIANE ; SERQUIZ, ALEXANDRE ; COSTA, Eduardo ; FAYH, ANA . Acute Effects of High-Intensity Interval and Moderate-Intensity Continuous Exercise on GLP-1, Appetite and Energy Intake in Obese Men: A Crossover Trial. Nutrients , v. 10, p. 889-903, 2018.

  • Costa, Eduardo Caldas ; de Sá, Joceline Cássia Ferezini ; STEPTO, NIGEL KEITH ; COSTA, INGRID BEZERRA BARBOSA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; DA NÓBREGA TOMAZ MOREIRA, SIMONE ; Soares, Elvira Maria Mafaldo ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; Azevedo, George Dantas . Aerobic Training Improves Quality of Life in Women with Polycystic Ovary Syndrome. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE , v. 50, p. 1-1366, 2018.

  • Costa, Eduardo Caldas ; HAY, JACQUELINE L. ; KEHLER, DUSTIN S. ; BORESKIE, KEVIN F. ; ARORA, RAKESH C. ; UMPIERRE, DANIEL ; SZWAJCER, ANDREA ; DUHAMEL, TODD A. . Effects of High-Intensity Interval Training Versus Moderate-Intensity Continuous Training On Blood Pressure in Adults with Pre- to Established Hypertension: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Trials. SPORTS MEDICINE , v. 48, p. 2127-2142, 2018.

  • BENDASSOLLI, ILA MF ; OLIVEIRA, ANTONIO G ; COSTA, EDUARDO C ; SOUZA, DYEGO LB DE ; MAIA, EULÁLIA MC . Sedentary behavior is associated with physical activity, functional capacity, and a history of stroke in patients with heart failure. A cross-sectional study. Motriz , v. 24, p. 1-8, 2018.

  • COSTA, EDUARDO C. ; DANTAS, TERESA C.B. ; FARIAS-JÚNIOR, LUIZ F. ; BROWNE, RODRIGO A.V. ; CORREIA, MARILIA A. ; FORJAZ, CLÁUDIA L.M. ; RITTI-DIAS, RAPHAEL M. . Reproducibility of ambulatory blood pressure after high-intensity interval training sessions in healthy individuals. BLOOD PRESSURE MONITORING , v. 23, p. 1-4, 2018.

  • FAYH, ANA PAULA TRUSSARDI ; MATOS, VICTOR ARAÚJO FERREIRA ; DE SOUZA, DANIEL COSTA ; DOS SANTOS, VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE ; DA SILVA RAMOS MARINHO, CRISTIANE ; SERQUIZ, ALEXANDRE COELHO ; FRIEDMAN, ROGERIO ; Costa, Eduardo Caldas . Effects of a single session of high-intensity interval exercise and moderate-intensity continuous exercise on biochemical cardiovascular risk factors in obese males. SPORT SCIENCES FOR HEALTH (TESTO STAMPATO) , v. 14, p. 323-330, 2018.

  • DA SILVA MACHADO, DANIEL G ; COSTA, EDUARDO C. ; RAY, HANNAH ; BEALE, LOUISA ; CHATZISARANTIS, NIKOS L. D. ; DE FARIAS-JUNIOR, LUIZ F ; HARDCASTLE, SARAH J. . Short-Term Psychological and Physiological Effects of Varying the Volume of High-Intensity Interval Training in Healthy Men. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS , v. 126, p. 003151251880973, 2018.

  • SARAIVA, B. ; SILVA, C. ; LEITE, R. ; TIBANA, R. A. ; COSTA, E.C. ; MELO, G. ; PRESTES, J. ; NAVALTA, J. ; PEREIRA, G. . Rest intervals during resistance training affect the rating-perceived exertion and muscle performance in untrained subjects. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT , v. 17, p. 669-674, 2017.

  • KRINSKI, KLEVERTON ; MACHADO, DANIEL G. S. ; LIRANI, LUCIANA S. ; DASILVA, SERGIO G. ; COSTA, EDUARDO C. ; HARDCASTLE, SARAH J. ; ELSANGEDY, HASSAN M. . Let?s Walk Outdoors! Self-Paced Walking Outdoors Improves Future Intention to Exercise in Women With Obesity. JOURNAL OF SPORT & EXERCISE PSYCHOLOGY , v. 39, p. 145-157, 2017.

  • DANTAS, TERESA C. B. ; FARIAS JÚNIOR, LUIZ F. ; FRAZÃO, DANNIEL T. ; SILVA, PAULO H. M. ; SOUSA JUNIOR, ALTIERES E. ; COSTA, INGRID B. B. ; RITTI-DIAS, RAPHAEL M. ; FORJAZ, CLÁUDIA L. M. ; DUHAMEL, TODD A. ; COSTA, EDUARDO C. . A single session of low-volume high-intensity interval exercise reduces ambulatory blood pressure in normotensive males. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 31, p. 1-2269, 2017.

  • BORESKIE, KEVIN F ; KEHLER, D SCOTT ; COSTA, EDUARDO C ; CORTEZ, PEDRO C ; BERKOWITZ, IVAN ; HAMM, NAOMI C ; MOFFATT, TERI L ; STAMMERS, ANDREW N ; KIMBER, DUSTIN E ; HIEBERT, BRETT M ; KENT, DAVID E ; CORNISH, DENISE E ; BLEWETT, HEATHER ; NGUYEN, THANG ; ARORA, RAKESH C ; STRACHAN, SHAELYN M ; SEMENCHUK, BRITTANY N ; HAY, JACQUELINE L ; COHN, JAY N ; DUHAMEL, TODD A . Protocol for the HAPPY Hearts study: cardiovascular screening for the early detection of future adverse cardiovascular outcomes in middle-aged and older women: a prospective, observational cohort study. BMJ Open , v. 7, p. e018249, 2017.

  • GRANDJEAN DA COSTA, KELL ; SOARES RACHETTI, VANESSA ; QUIRINO ALVES DA SILVA, WESLLEY ; ARANHA REGO CABRAL, DANIEL ; GOMES DA SILVA MACHADO, DANIEL ; CALDAS COSTA, EDUARDO ; FORTI, RODRIGO MENEZES ; MESQUITA, RICKSON COELHO ; ELSANGEDY, HASSAN MOHAMED ; HIDEKI OKANO, ALEXANDRE ; BODNARIUC FONTES, EDUARDO . Drug abusers have impaired cerebral oxygenation and cognition during exercise. PLoS One , v. 12, p. e0188030, 2017.

  • MATOS, VICTOR ARAÚJO FERREIRA ; DE SOUZA, DANIEL COSTA ; BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; DOS SANTOS, VICTOR OLIVEIRA ALBUQUERQUE ; Costa, Eduardo Caldas ; FAYH, ANA PAULA TRUSSARDI . Acute effect of high-intensity interval exercise and moderate-intensity continuous exercise on appetite in overweight/obese males: a pilot study. Sport Sciences for Health , v. 13, p. 403-410, 2017.

  • DA COSTA, KELL GRANDJEAN ; BARBIERI, J. F. ; HOHL, R. ; COSTA, E. C. ; FONTES, E. B. . Exercise training improves cardiorespiratory fitness and cognitive function in individuals with substance use disorders: a pilot study. Sport Sciences for Health , v. 13, p. 437-441, 2017.

  • BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; FREIRE, YURI ALBERTO ; SCHWADE, DANIEL ; MACÊDO, GEOVANI DE ARAÚJO DANTAS DE ; MONTENEGRO, VILMA BAYMA ; Lopes, Thiago Jambo Alves ; DANTAS, FILIPE FERNANDES OLIVEIRA ; Costa, Eduardo Caldas . Sedentary Occupation Workers Who Meet the Physical Activity Recommendations Have a Reduced Risk for Metabolic Syndrome. JOURNAL OF OCCUPATIONAL AND ENVIRONMENTAL MEDICINE , v. 59, p. 1029-1033, 2017.

  • MOREIRA, S. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CAMARA, M. ; CARVALHO, F. ; BEZERRA, T. ; SOUZA FILHO, A. ; SILVA, K. ; COSTA, E. C. . Heart rate, rating of perceived exertion and basic affective responses during different moments of a single capoeira progressive training session (CPTS). ARCHIVES OF BUDO SCIENCE OF MARTIAL ARTS AND EXTREME SPORTS , v. 13, p. 153-163, 2017.

  • SÁ, JOCELINE C.F. ; COSTA, EDUARDO C. ; da Silva, Ester ; TAMBURÚS, NAYARA Y. ; PORTA, ALBERTO ; MEDEIROS, LEANY F. ; LEMOS, TELMA M.A.M. ; SOARES, ELVIRA M.M. ; AZEVEDO, GEORGE D. . Aerobic exercise improves cardiac autonomic modulation in women with polycystic ovary syndrome. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOLOGY , v. 202, p. 356-361, 2016.

  • FRAZÃO, DANNIEL THIAGO ; DE FARIAS JUNIOR, LUIZ FERNANDO ; DANTAS, TERESA CRISTINA BATISTA ; KRINSKI, KLEVERTON ; ELSANGEDY, HASSAN MOHAMED ; PRESTES, Jonato ; HARDCASTLE, SARAH J. ; Costa, Eduardo Caldas . Feeling of Pleasure to High-Intensity Interval Exercise Is Dependent of the Number of Work Bouts and Physical Activity Status. Plos One , v. 11, p. e0152752, 2016.

  • SOARES, NAYARA PEREIRA ; SANTOS, ANA CELLY SOUZA DOS ; Costa, Eduardo Caldas ; Azevedo, George Dantas ; DAMASCENO, DÉBORA CRISTINA ; FAYH, ANA PAULA TRUSSARDI ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura . Diet-Induced Weight Loss Reduces DNA Damage and Cardiometabolic Risk Factors in Overweight/Obese Women with Polycystic Ovary Syndrome. Annals of Nutrition & Metabolism , v. 68, p. 220-227, 2016.

  • BROWNE, RODRIGO ALBERTO VIEIRA ; Costa, Eduardo Caldas ; SALES, MARCELO MAGALHÃES ; FONTELES, ANDRÉ IGOR ; MORAES, JOSÉ FERNANDO VILA NOVA DE ; BARROS, JÔNATAS DE FRANÇA . Acute effect of vigorous aerobic exercise on the inhibitory control in adolescents. Revista Paulista de Pediatria (English Edition) , v. 34, p. 154-161, 2016.

  • MÁX, C. ; COSTA, E.C. ; SILVA, A. I. ; SEDORKO, C. M. . Somatotipo e composição corporal de árbitros de futebol do nordeste e sul do Brasil. HU Revista (UFJF. Impresso) , v. 42, p. 3-10, 2016.

  • COSTA, E. ; DANTAS, T. ; DE FARIAS JUNIOR, L. ; FRAZÃO, D. ; PRESTES, J. ; MOREIRA, S. ; RITTI-DIAS, R. ; TIBANA, R. ; DUHAMEL, T. . Inter- and Intra-Individual Analysis of Post-Exercise Hypotension Following a Single Bout of High-Intensity Interval Exercise and Continuous Exercise: A Pilot Study. International Journal of Sports Medicine , v. 37, p. 1038-1043, 2016.

  • MACHADO, D.G.S. ; ELSANGEDY, H.M. ; AGRICOLA, P.M.D. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; NASCIMENTO-NETO, L.I. ; FONTELES, A.I. ; CHAO, C.H.N. ; Costa, Eduardo Caldas ; CYRINO, E.S. ; FARINATTI, P.T.V. ; OKANO, A.H. . Associação entre força e aptidão cardiorrespiratória é mais forte em septuagenários. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 21, p. 317-323, 2016.

  • MELO, ELZA M. F. S. DE ; AZEVEDO, GEORGE D. ; SILVA, JOÃO B. DA ; LEMOS, TELMA M. A. M. ; MARANHÃO, TÉCIA M. O. ; FREITAS, ANA K. M. S. O. ; SPYRIDES, MARIA H. ; COSTA, EDUARDO C. . Clustering of risk factors for cardiometabolic diseases in low-income, female adolescents. ARCHIVES OF ENDOCRINOLOGY AND METABOLISM , v. 60, p. 205-210, 2016.

  • Costa, Eduardo Caldas ; MOREIRA, A ; CAVALCANTI, B. ; KRINSKI, K. ; Aoki, Marcelo Saldanha . Effect of unilateral and bilateral resistance exercise on maximal voluntary strength, total volume of load lifted, and perceptual and metabolic responses. Biology of Sport , v. 32, p. 35-40, 2015.

  • Moreira, Alexandre ; Costa, Eduardo Caldas ; COUTTS, AARON JAMES ; NAKAMURA, FÁBIO YUZO ; SILVA, DANILO AUGUSTO DA ; Aoki, Marcelo Saldanha . Imersão em água fria não acelerou a recuperação após uma partida de futsal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 21, p. 40-43, 2015.

  • SOUZA DOS SANTOS, ANA CELLY ; SOARES, NAYARA PEREIRA ; Costa, Eduardo Caldas ; DE SÁ, JOCELINE CÁSSIA FERREZINI ; Azevedo, George Dantas ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura . The impact of body mass on inflammatory markers and insulin resistance in polycystic ovary syndrome. Gynecological Endocrinology , v. 31, p. 225-228, 2015.

  • Costa, Eduardo Caldas ; de Sá, Joceline Cássia Ferezini ; COSTA, INGRID BEZERRA BARBOSA ; MEIRELES, RODRIGO DA SILVA ROSA VELEDA ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura ; ELSANGEDY, HASSAN MOHAMED ; KRINSKI, KLEVERTON ; Azevedo, George Dantas . Affect-regulated exercise: an alternative approach for lifestyle modification in overweight/obese women with polycystic ovary syndrome. Gynecological Endocrinology , v. 31, p. 1-5, 2015.

  • CHAO, C.H.N ; COSTA, E.C. ; OKANO, A.H. ; FARIAS JUNIOR, T. B. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; ELSANGEDY, H.M ; KRINSKI, K. . RATING OF PERCEIVED EXERTION AND AFFECTIVE RESPONSES DURING TAI CHI CHUAN 1 , 2 . Perceptual and Motor Skills , p. 140514083808007, 2014.

  • FELISMINO, AMANDA SOARES ; Costa, Eduardo Caldas ; Aoki, Marcelo Saldanha ; FERRARESI, CLEBER ; DE ARAÚJO MOURA LEMOS, TELMA MARIA ; DE BRITO VIEIRA, WOUBER HÉRICKSON . Effect of low-level laser therapy (808 nm) on markers of muscle damage: a randomized double-blind placebo-controlled trial. Lasers in Medical Science (Internet) , v. 29, p. 933-938, 2014.

  • MASSA, MARCELO ; Costa, Eduardo Caldas ; Moreira, Alexandre ; THIENGO, CARLOS ROGÉRIO ; LIMA, MARCELO ; QUISPE, WALTER ; Aoki, Marcelo Saldanha . Efeito da idade relativa no Futebol: o estudo de caso do São Paulo Futebol Clube. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 16, p. 399-405, 2014.

  • FONSECA, A.C. ; AOKI, M.S. ; MORTATTI, A.L. ; KRINSKI, K. ; ELSANGEDY, H.M. ; COSTA, E.C. . Carga Interna de Treinamento em Diferentes Aulas Pré-Formatadas do Sistema Les Mills®. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 22, p. 82-88, 2014.

  • PACHARONI, R. ; AOKI, M.S. ; COSTA, E.C. ; MOREIRA, A. ; MASSA, M. . Efeito da Idade Relativa no Tênis. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 22, p. 111-117, 2014.

  • MORTATTI, ARNALDO LUIS ; CAVALCANTE COELHO, ANTONIO ALLAN ; Costa, Eduardo Caldas . Monitoramento da carga interna de treinamento, tolerância ao estresse e ocorrência de infecções em jovens atletas de futebol. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 25, p. 629-638, 2014.

  • CHAO, C.H.N ; OKANO, A.H. ; ELSANGEDY, H.M ; SAVIR, P.A.H ; ALVES, E.A ; CYRINO, E.S ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; Costa, Eduardo Caldas . Percepção subjetiva do esforço, resposta afetiva e hipotensão pós-exercício em sessão de Tai Chi Chuan. Motriz , v. 19, p. 133-140, 2013.

  • MOREIRA, A ; Costa, Eduardo Caldas ; LODO, L. ; FREITAS, C.G ; ARRUDA, A.F.S ; AOKI, M.S . Validade e reprodutibilidade de receptores para o GPS em relação à distância percorrida. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte , v. 6, p. 146-150, 2013.

  • Costa, Eduardo Caldas ; VIEIRA, C.M.A. ; MOREIRA, A ; UGRINOWITSCH, C. ; CASTAGNA, C. ; AOKI, M.S . Monitoring external and internal loads of Brazilian soccer referees during official matches. Journal of Sports Science and Medicine , v. 12, p. 559-564, 2013.

  • ELSANGEDY, H.M ; KRINSKI, K. ; Costa, Eduardo Caldas ; HAILE, L. ; FONTELES, A.I. ; OKANO, A.H. ; SILVA, S. G. . The rating of perceived exertion is not different at the ventilatory threshold in sedentary women with different body mass indices. Journal of Exercise Science and Fitness , p. 102-106, 2013.

  • MOREIRA, SIMONE DA NÓBREGA TOMAZ ; SA, JOCELINE CÁSSIA FEREZINI DE ; Costa, Eduardo Caldas ; Azevedo, George Dantas de . Qualidade de vida e aspectos psicossociais da síndrome dos ovários policísticos: um estudo quali-quantitativo. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 35, p. 503-510, 2013.

  • Sá, Joceline Cássia Ferezini de ; Costa, Eduardo Caldas ; SILVA, ESTER DA ; Azevedo, George Dantas . Variabilidade da frequência cardíaca como método de avaliação do sistema nervoso autônomo na síndrome dos ovários policísticos. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 35, p. 421-426, 2013.

  • Moreira, Alexandre ; de Moura, Nivaldo Ribeiro ; COUTTS, AARON ; Costa, Eduardo Caldas ; KEMPTON, THOMAS ; Aoki, Marcelo Saldanha . Monitoring Internal Training Load and Mucosal Immune Responses in Futsal Athletes. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 27, p. 1253-1259, 2013.

  • Costa, Eduardo Caldas ; Azevedo, George Dantas . Defining exercise prescription in lifestyle modification programs for overweight/obese polycystic ovary syndrome women. Fertility and Sterility , v. 97, p. e5, 2012.

  • Costa, Eduardo Caldas ; SA, J. C. F. ; SOARES, E.M.M ; LEMOS, T.M.A.M ; MARANHÃO, T.M.O ; Azevedo, G.D . Anthropometric indices of central obesity how discriminators of metabolic syndrome in Brazilian women with polycystic ovary syndrome. Gynecological Endocrinology , v. 28, p. 12-15, 2012.

  • MOREIRA, A ; Costa, Eduardo Caldas ; NAKAMURA, F.Y ; VIVEIROS, L ; AOKI, M.S . Utilização da percepção subjetiva de esforço da sessão no Judô. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 134-138, 2012.

  • MOREIRA, A ; CREWTHER, B. ; ARRUDA, A.F.S ; FREITAS, C.G ; Costa, Eduardo Caldas ; AOKI, M.S . Session RPE and salivary immune-endocrine responses to simulated and official basketball matches. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato) , v. 52, p. 682-687, 2012.

  • CHAO, C.H.N ; Costa, Eduardo Caldas ; ELSANGEDY, H.M ; SAVIR, P.A.H ; ALVES, E.A. ; OKANO, A.H. . Efeito da prática do Tai Chi Chuan sobre a resistência aeróbia de idosas sedentárias. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 15, p. 627-633, 2012.

  • Moreira, Alexandre ; Franchini, Emerson ; de Freitas, Camila Gobo ; Schultz de Arruda, Ademir F. ; de Moura, Nivaldo Ribeiro ; Costa, Eduardo Caldas ; Aoki, Marcelo Saldanha . Salivary Cortisol and Immunoglobulin A Responses to Simulated and Official Jiu-Jitsu Matches. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 26, p. 2185-2191, 2012.

  • CUNHA, ELINE SILVA DA ; MIRANDA, PATRÍCIA ANGÉLICA DE ; NOGUEIRA, SILVA ; Costa, Eduardo Caldas ; SILVA, ELIANE PEREIRA DA ; FERREIRA, GARDÊNIA MARIA HOLANDA . Intensidades de treinamento resistido e pressão arterial de idosas hipertensas - um estudo piloto. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 373-376, 2012.

  • DA SILVA, T.C.L. ; Costa, Eduardo Caldas ; GUERRA, R.O . Resistência aeróbia e força de membros inferiores de idosos praticantes e não-praticantes de ginástica recreativa em um centro de convivência. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , v. 14, p. 535-542, 2011.

  • Viveiros, Luis ; Costa, Eduardo Caldas ; Moreira, Alexandre ; Nakamura, Fábio Y ; Aoki, Marcelo Saldanha . Monitoramento do treinamento no judô: comparação entre a intensidade da carga planejada pelo técnico e a intensidade percebida pelo atleta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 17, p. 266-269, 2011.

  • DE AZEVEDO, M.F ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, A.I.N ; SILVA, I.B.O ; MARINHO, J.C.D.B ; RODRIGUES, J.A.M ; Azevedo, G.D . Níveis pressóricos elevados em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: prevalência e fatores de risco associados. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 33, p. 31-36, 2011.

  • de Sá, Joceline Cássia Ferezini ; Costa, Eduardo Caldas ; da Silva, Ester ; Zuttin, Roberta Silva ; da Silva, Eliane Pereira ; Lemos, Telma Maria Araújo Moura ; De Azevedo, George Dantas . Analysis of heart rate variability in polycystic ovary syndrome. Gynecological Endocrinology , v. 27, p. 443-447, 2011.

  • Costa, Filipe Ferreira da ; Montenegro, Vila Bayma ; Lopes, Thiago Jambo Alves ; Costa, Eduardo Caldas . Combinação de fatores de risco relacionados à síndrome metabólica em militares da Marinha do Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 97, p. 485-492, 2011.

  • Nunes, João Antônio ; COSTA, E. C. ; Viveiros, Luis ; MOREIRA, A. ; AOKI, M.S. . Monitoramento da carga interna no basquetebol. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , v. 13, p. 67-72, 2011.

  • Costa, Eduardo Caldas ; Soares, Elvira Maria Mafaldo ; Lemos, Telma Maria Araujo Moura ; Maranhão, Técia Maria de Oliveira ; Azevedo, George Dantas . Índices de obesidade central e fatores de risco cardiovascular na síndrome dos ovários policísticos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 94, p. 633-638, 2010.

  • Vieira, Caio Max Augusto ; Costa, Eduardo Caldas ; Aoki, Marcelo Saldanha . O nível de aptidão física afeta o desempenho do árbitro de futebol?. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 24, p. 445-452, 2010.

  • Costa, Eduardo Caldas ; SA, J. C. F. ; SOARES, E.M.M ; LEMOS, T.M.A.M ; MARANHÃO, T.M.O ; Azevedo, G.D . Avaliação do risco cardiovascular por meio do índice LAP em pacientes não obesas com síndrome dos ovários policísticos. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso) , v. 54, p. 630-635, 2010.

  • ZAVANELA, P.M. ; Costa, Eduardo Caldas ; MOREIRA, A ; NOVAES, C. T. D. ; MARCONATO, H.C. ; AOKI, M.S . Efeito de diferentes modelos de treinamento de força sobre a magnitude da dor muscular de início tardio. Brazilian Journal of Sports and Exercise Research , v. 1, p. 37-41, 2010.

  • MONTENEGRO, V. B. ; LOPES, T.J.A ; RIBEIRO, C.C ; Costa, Eduardo Caldas . Prevalência de fatores de risco cardiovascular em militares da Marinha do Brasil alocados em Natal/RN. Arquivos Brasileiros de Medicina Naval , v. 72, p. 32-36, 2010.

  • FIGUEIREDO, F.E.S. ; RODRIGUES, L.V.V. ; MORAIS, M.P. ; SANTOS, J.C.A. ; NUNES, N. ; Costa, Eduardo Caldas . Efeito hipotensor agudo de uma sessão de hidroginástica em mulheres normotensas de meia-idade. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício , v. 4, p. 580-586, 2010.

  • Costa, Eduardo Caldas ; Francisco Carlos Costa ; OLIVEIRA, G. W. S. ; CARVALHO, R.F.P.P ; PRESTES, J ; NUNES, N. . Capacidade cardiorrespiratória de mulheres jovens com direferentes níveis de atividade física. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício , v. 3, p. 139-145, 2009.

  • COSTA, Eduardo ; SANTOS, Cláudia ; PRESTES, Jonato ; SILVA, João ; KNACKFUSS, Maria . Efeito agudo do alongamento estático no desempenho de força de atletas de jiu- jítsu no supino horizontal. Fitness & Performance Journal (Online) , v. 8, p. 212-217, 2009.

  • Azevedo, George Dantas de ; Costa, Eduardo Caldas ; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa C ; Sá, Joceline Cássia Ferezini de . Modificações do estilo de vida na síndrome dos ovários policísticos: papel do exercício físico e importância da abordagem multidisciplinar. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 30, p. 261-267, 2008.

  • Costa, Eduardo Caldas . Validade da medida do consumo máximo de oxigênio predito pelo teste de Cooper de 12 minutos em adultos jovens sedentários. Motricidade (Santa Maria da Feira) , v. 4, p. 5-10, 2008.

  • Costa, Eduardo Caldas ; GUERRA, L. M. M. ; GUERRA, F. E. F. ; NUNES, N. ; PONTES JUNIOR, F. L. . Validade da medida do consumo máximo de oxigênio e prescrição de intensidade de treinamento aeróbico preditos pelo teste de Cooper de 12 minutos em jovens sedentários. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício , v. 1, p. 32-39, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas ; GUERRA, F. E. F. ; KNACKFUSS, M. I. ; NUNES, N. . Consumo máximo de oxigênio de jogadores de futebol profissional de uma equipe Potiguar: comparação entre diferentes posições. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício , v. 1, p. 11-17, 2007.

  • Francisco Carlos Costa ; GARCIA, M. P. C. ; ALMEIDA, D. D. ; Costa, Eduardo Caldas ; NUNES, N. ; NAVARRO, F. . Análise comparativa do consumo máximo de oxigênio e da prescrição de intensidade de treinamento aeróbico: ergoespirometria versus teste ergométrico convencional. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício , v. 1, p. 40-47, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas . Jogos reduzidos para saúde. In: João Roberto Liparotti. (Org.). Ciências no Futebol Potiguar. 1ed.Natal-RN: EDUFRN - Editora da UFRN, 2014, v. , p. 197-2013.

  • COSTA, E.C. ; BOGGS, W. . Exercise may reduce metabolic syndrome risk in workers who sit all day. Reuters Health News, 04 ago. 2017.

  • Costa, Eduardo Caldas ; Azevedo, G.D . Síndrome dos ovários policísticos, obesidade e infertilidade: considerações gerais e importância das modificações de estilo de vida. Revista ABESO, http://www.abeso.org.br/, 01 maio 2009.

  • Costa, Eduardo Caldas . Exercício é ?remédio? para mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Go Runners.

  • SOUTO, G. C. ; BROWNE, R. A. V. ; CABRAL, L. L. P. ; FARIAS JUNIOR, L. F. ; SILVA, M. C. ; SCHWADE, D. ; MACEDO, G. A. D. ; ALVES, J. W. ; DANTAS, F. F. O. ; COSTA, E. C. . Associação entre estágio de pré-fragilidade e síndrome metabólica em idosos: resultados preliminares do estudo CORE. In: XX Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2019, Natal. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2019. v. 113. p. 11-11.

  • SILVA, M. C. ; BROWNE, R. A. V. ; SOUTO, G. C. ; SCHWADE, D. ; DIAZ, J. A. V. ; SILVA, J. S. P. ; OLIVEIRA, G. T. A. ; MACEDO, G. A. D. ; DANTAS, F. F. O. ; LIMA, K. C. ; COSTA, E. C. . Síndrome metabólica em idosos com diferentes perfis de força muscular e aptidão aeróbica: resultados preliminares do estudo CORE. In: XX Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2019, Natal. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2019. v. 13. p. 11-11.

  • SOUTO, G. C. ; BROWNE, R. A. V. ; SILVA, M. C. ; SCHWADE, D. ; CABRAL, L. L. P. ; MACEDO, G. A. D. ; SOCRATES, J. ; BORESKIE, K. F. ; DUHAMEL, T. A. ; COSTA, E. C. . Pre-frailty is associated with exaggerated blood pressure response to brief moderate exercise in hypertensive older adults: A cross-sectional study. In: International Symposium: Cardiovascular Effects of Exercise, 2019, São Paulo. Book of Abstracts - International Symposium: Cardiovascular Effects of Exercise, 2019. p. 37-37.

  • DIAZ, J. A. V. ; FREIRE, P. C. ; SOUSA, J. L. ; SILVA, M. C. ; BORTOLOTTI, H. ; COSTA, E. C. ; ELSANGEDY, H.M ; FONTES, E. B. . Relationship Between Fitness and Active-Sedentary Behavior with Cognitive and Emotional Recognition in Elderly: CORE Study. In: American College of Sports Medicine (ACSM) 66th Annual Meeting, 2019, Orlando. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2019. v. 51. p. 550-550.

  • CAMARGO, S. F. ; CAMARGO ; ARAUJO, D. S. ; SILVA, R. M. ; COSTA, E. C. . Associação entre nível de atividade física e comportamento sedentário e adequação do peso fetal em mulheres com diabetes gestacional. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 60.

  • ALVES, J. W. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; ALVES, C. P. L. ; MORTATTI, A. L. ; COSTA, E. C. . Exercício intervalado de alta intensidade com diferentes tempos de estímulo-recuperação e dor muscular tardia em homens treinados. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 61.

  • CABRAL, L. L. P. ; BROWNE, R. A. V. ; MACEDO, G. A. D. ; SOUTO, G. C. ; SCHWADE, D. ; PAULO, R. ; SILVA, M. C. ; COSTA, E. C. . Associação entre quantidade de passos por dia e rigidez arterial em idosos: estudo transversal. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 70.

  • FARIAS-JUNIOR, L. F. ; ALVES, J. W. ; ALVES, C. P. L. ; BROWNE, R. A. V. ; SOUSA, M. B. C. ; COSTA, E. C. . Nível de atividade física e percepção de esforço predizem a resposta afetiva ao exercício ao exercício intervalado de alta intensidade em homens adultos. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 71.

  • SILVA, M. C. ; BROWNE, R. A. V. ; SOUTO, G. C. ; CABRAL, L. L. P. ; MACEDO, G. A. D. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; DANTAS, F. F. O. ; COSTA, E. C. . Associação isolada e combinada entre dinapenia e aptidão cardiorrespiratória reduzida com síndrome metabólica em idosos: estudo transversal. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 78.

  • MACEDO, G. A. D. ; BROWNE, R. A. V. ; SILVA, M. C. ; SOUTO, G. C. ; PAULO, R. ; CABRAL, L. L. P. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; COSTA, E. C. . Tempo sedentário e rigidez arterial em idosos: um estudo transversal. In: Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 85.

  • SOUTO, G. C. ; BROWNE, R. A. V. ; MACEDO, G. A. D. ; ARAUJO, D. S. ; CABRAL, L. L. P. ; SILVA, M. C. ; PEREIRA, R. P. ; COSTA, E. C. . Resposta exagerada da pressão arterial sistólica ao exercício breve e moderado e rigidez arterial em idosos hipertensos controlados. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 86.

  • SILVA, R. M. ; BROWNE, R. A. V. ; CABRAL, L. L. P. ; MACEDO, G. A. D. ; SOUTO, G. C. ; PEREIRA, R. P. ; SILVA, M. C. ; COSTA, E. C. . Tempo sedentário e hipertensão em idosos: um estudo transversal. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 102.

  • ARAUJO, M. B. F. ; SILVA, J. S. P. ; BROWNE, R. A. V. ; CABRAL, L. L. P. ; MACEDO, G. A. D. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; COSTA, E. C. . Respostas fisiológicas e perceptuais de idosas hipertensas durante programa de exercício em intensidade autosselecionada. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 106.

  • FREIRE, Y. A. ; OLIVEIRA, B. M. ; MARTINS, G. F. C. ; SOUSA, I. T. ; ALVES, J. F. ; SAMPAIO, J. L. O. ; BRITO, L. C. ; COSTA, E. C. . Efeito agudo da substituição do tempo sentado por posição ortostática sobre a glicemia pós-prandial em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 120.

  • ALVES, C. P. L. ; ALVES, J. W. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; MORTATTI, A. L. ; COSTA, E. C. . Associação entre percepção subjetiva de esforço e marcadores de dano muscular após exercício intervalado de alta intensidade em homens treinados. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019, João Pessoa. Anais do II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - II SIMBRACE, 2019. p. 166.

  • COSTA, E. C. ; KENT, D. E. ; BORESKIE, K. F. ; HAY, J. L. ; KEHLER, D. S. ; ARORA, R. C. ; BROWNE, R. A. V. ; DUHAMEL, T. . Efeito agudo do exercício intervalado de alta intensidade vs. moderado contínuo sobre a pressão arterial e complacência arterial de mulheres hipertensas. In: XXV Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardíaca, 2018, Florianópolis. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2018. v. 111. p. 4-4.

  • MATOS, VICTOR ARAÚJO FERREIRA ; SOUZA, D. C. ; SANTOS, V. O. A. ; MEDEIROS, I. F. ; BROWNE, R. A. V. ; SOUSA, I. M. ; BEZERRA, R. A. ; COSTA, E.C. ; FAYH, A. P. T. . Acute high-intensity interval and moderate-intensity continuous exercise induces similar responses on ghrelin and energy intake in obese males. In: 15th International Society of Sports Nutrition (ISSN) Conference and Expo, 2018, Clearwater Beach. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2018. v. 15. p. 15-16.

  • MARINHO, I. L. S. ; SILVA, M. C. ; SOUTO, G. C. ; MACEDO, G. A. D. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E. C. . Associação entre aptidão cardiorrespiratória e estado de fragilidade em idosos: um estudo transversal. In: III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2018, Porto de Galinhas. Anais do III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2018. p. 126-126.

  • SILVA, M. C. ; SOUTO, G. C. ; BROWNE, R. A. V. ; CABRAL, L. L. P. ; MACEDO, G. A. D. ; COSTA, E. C. . Associação entre estado de fragilidade e síndrome metabólica em idosos: resultados preliminares do estudo CORE. In: III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2018, Porto de Galinhas. Anais do III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2018. p. 125-125.

  • MACEDO, G. A. D. ; ASSIS, Y. A. F. ; BROWNE, R. A. V. ; FARIAS-JUNIOR, LUIZ F. ; SOUTO, G. C. ; COSTA, E. C. . Efeito da quebra do comportamento sedentário vs exercício intenso sobre parâmetros cardiometabólicos. In: XIV Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2018, Fortaleza. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2018. v. 23. p. 405-405.

  • SILVA, J. S. P. ; COSTA, I.B.B. ; SCHWADE, D. ; MACEDO, G. A. D. ; SOUTO, G. C. ; COSTA, E. C. . Exercício em intensidade autosselecionada: abordagem simples para idosas inativas com hipertensão. In: XIV Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2018, Fortaleza. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2018. v. 23. p. 394-3394.

  • PESSOA, F. A. ; OLIVEIRA, G. T. A. ; ALMEIDA, M. C. S. ; COSTA, A. J. M. C. ; NASCIMENTO, P. H. D. ; SANTIAGO, L. P. ; RODRIGUES, D. C. ; SOUSA, D. M. ; SANTOS, M. L. ; MARINHO, I. L. S. ; COSTA, E.C. ; ELSANGEDY, H.M. . Resposta afetiva à diferentes estratégias de treinamento aeróbio em adultos com sobrepeso/obesidade. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI CEFIVASF - Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 107.

  • SILVA, J. S. P. ; SOUSA JUNIOR, ALTIERES E. ; SCHWADE, DANIEL ; BROWNE, R. A. V. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; COSTA, I.B.B. ; MACEDO, G. A. D. ; COSTA, E.C. . Programa de aconselhamento vs. sessão única de orientação a prática de exercício físico em pré-hipertensos e hipertensos. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI CEFIVASF - Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 126.

  • FARIAS JUNIOR, L. F. ; MACEDO, G. A. D. ; ARAUJO, D. S. ; BEZERRA, M. F. S. ; ASSIS, Y. A. F. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E.C. . Lebre ou tartaruga? Respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício intervalado de alta intensidade e moderado contínuo. In: VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI CEFIVASF - Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 144.

  • SILVA, M. C. ; GOMES, R. P. ; NACIMENTO, B. J. R. ; ASSIS, Y. A. F. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E.C. ; DANTAS, F. F. O. . A força de preensão manual prediz a força e potência muscular de membros inferiores de mulheres idosas?. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI CEFIVASF - Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 164.

  • ALMEIDA, M. C. S. ; OLIVEIRA, G. T. A. ; PESSOA, F. A. ; SANTIAGO, L. P. ; RODRIGUES, D. C. ; SOUSA, D. M. ; NASCIMENTO, P. H. D. ; MARINHO, I. L. S. ; SANTOS, M. L. ; COSTA, A. J. M. C. ; COSTA, E.C. ; ELSANGEDY, H.M . Efeito de estratégias de treinamento aeróbio na aptidão cardiorrespiratória em mulheres com excesso de peso. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI CEFIVASF - Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 165.

  • GOMES, R. P. ; SILVA, M. C. ; NACIMENTO, B. J. R. ; CAVALCANTI, L. M. C. ; ASSIS, Y. A. F. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E.C. ; DANTAS, F. F. O. . Efeito da ordem do treinamento concorrente sobre a força muscular e aptidão cardiorrespiratória de idosas. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 183.

  • BROWNE, R. A. V. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; ASSIS, Y. A. F. ; COSTA, I.B.B. ; DANTAS, TERESA CRISTINA BATISTA ; MACEDO, G. A. D. ; SCHWADE, DANIEL ; COSTA, E.C. . Fatores associados à resposta afetiva durante o exercício intervalado de alta intensidade de baixo volume. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 192.

  • SANTOS, V. O. A. ; DE SOUZA, DANIEL COSTA ; MATOS, V. A. F. ; MEDEIROS, I. F. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E.C. ; FAYH, A. P. T. . Exercício intervalado de alta intensidade e moderado continuou não modificam o nível de atividade espontânea de homens obesos. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 201.

  • ASSIS, Y. A. F. ; MACEDO, G. A. D. ; SOUTO, G. C. ; ARAUJO, D. S. ; COSTA, I.B.B. ; SILVA, M. C. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; BROWNE, R. A. V. ; COSTA, E.C. . Efeito agudo da interrupção do comportamento sedentário sobre aspectos cardiometabólicos em adultos com excesso de peso. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 205.

  • SOUTO, G. C. ; MACEDO, G. A. D. ; SCHWADE, DANIEL ; ASSIS, Y. A. F. ; BROWNE, R. A. V. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; COSTA, E. C. . Custo metabólico, esforço percebido e resposta afetiva no exercício intervalado de alta intensidade com estímulos de 30s e 60s. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 211.

  • COSTA, A. J. M. C. ; OLIVEIRA, G. T. A. ; PESSOA, F. A. ; ALMEIDA, M. C. S. ; SANTIAGO, L. P. ; NASCIMENTO, P. H. D. ; MARINHO, I. L. S. ; SANTOS, M. L. ; RODRIGUES, D. C. ; SOUSA, D. M. ; COSTA, E.C. ; ELSANGEDY, H.M . Efeitos de diferentes estratégias de treinamento aeróbio sobre a composição corporal de mulheres com sobrepeso/obesidade. In: Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina/PE. VI - CEFIVASF Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 216.

  • MACEDO, G. A. D. ; COSTA, I.B.B. ; BROWNE, R. A. V. ; ASSIS, Y. A. F. ; SCHWADE, DANIEL ; COSTA, E. C. . Trinta minutos de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre reduz a pressão arterial ambulatorial em idosas hipertensas. In: VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Petrolina. Anais do VI CEFIVASF, 2017. p. 114-114.

  • SCHWADE, D. ; SOUSA JUNIOR, A. E. ; SILVA, J. S. P. ; BROWNE, R. A. V. ; FARIAS JUNIOR, L. F. ; MACEDO, G. A. D. ; COSTA, E. C. . Programa de aconselhamento à prática de atividade física previne o aumento da gordura abdominal em hipertensos com excesso de peso. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2017. v. 22. p. 639-639.

  • COSTA, I.B.B. ; MACEDO, G. A. D. ; BROWNE, R. A. V. ; ASSIS, Y. A. F. ; SCHWADE, D. ; FARIAS JUNIOR, L. F. ; COSTA, E. C. . Efeito de uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2017. v. 22. p. 450-450.

  • OLIVEIRA, G. T. A. ; BROWNE, R. A. V. ; PESSOA, F. A. ; COSTA, A. J. M. C. ; MARINHO, I. L. S. ; SANTOS, M. L. ; COSTA, E. C. ; ELSANGEDY, H.M . Fatores associados ao comparecimento às sessões de um programa de exercício aeróbio para adultos com excesso de peso. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2017. v. 22. p. 242-242.

  • SOUZA, J. H. ; OLIVEIRA, G. T. A. ; COSTA, E. C. ; ELSANGEDY, H.M . Comparecimento e taxa de abandono de adultos com excesso de peso em diferentes programas de treinamento aeróbio. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2017. v. 22. p. 340-340.

  • COSTA, I.B.B. ; MEDEIROS, L.F. ; Azevedo, G.D ; Costa, Eduardo Caldas . Impacto de um programa de treinamento aeróbio sobre o risco cardiovascular em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. In: XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia - Jornada de Educação Física, 2013, Natal-RN. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2013. v. 101. p. 13-13.

  • Francisco Carlos Costa ; Costa, Eduardo Caldas ; REBOUCAS, G. M. ; FELIPE, T. R. . Programa comunitário de atividade física melhora a funcionalidadede idosos. In: XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia - Jornada de Educação Física, 2013, Natal-RN. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2013. v. 101. p. 12-12.

  • FONTELES, A.I. ; MIRANDA, H.F. ; CHAO, C.H.N ; NETO, L.O. ; DE MELO, G.N. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; FARIAS, T.B. ; ELSANGEDY, H.M ; Costa, Eduardo Caldas ; OKANO, A.H. . Reprodutibilidade da frequência cardíaca de recuperação no teste de caminhada de seis minutos em mulheres de meia idade e idosas. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 19-19.

  • SILVEIRA, F.F.F. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; FONTELES, A.I. ; OKANO, A.H. ; CHAO, C.H.N ; ELSANGEDY, H.M ; Costa, Eduardo Caldas . Um minijogo recreativo de Futsal atende à intensidade de exercício aeróbio recomendada para promoção da saúde em indivíduos ativos?. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 136-136.

  • COSTA, I.B.B. ; SILVEIRA, F.F.F. ; MEIRELES, R. ; MEDEIROS, L.F. ; SA, J. C. F. ; Azevedo, G.D ; Costa, Eduardo Caldas . Impacto de um programa de treinamento aeróbio sobre a qualidade de vida e respostas afetivas em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 135-135.

  • FRANÇA, P.G.D. ; ELSANGEDY, H.M ; Costa, Eduardo Caldas ; DE MEDEIROS, J.F. ; OKANO, A.H. ; CHAO, C.H.N . Respostas afetivas e perceptuais obtidas durante a prática de Tai Chi Chuan em mulheres com diferentes níveis de obesidade: estudo piloto. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 98-98.

  • SCHEER, V.L ; FRANÇA, P.G.D. ; Costa, Eduardo Caldas ; PINHEIRO, A.L. ; ELSANGEDY, H.M ; OKANO, A.H. ; CHAO, C.H.N . Efeito de um programa de treinamento de Tai Chi Chuan sobre os aspectos psicossociais em adultos de meia idade e idosos. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 166-166.

  • MEIRELES, R. ; COSTA, I.B.B. ; SILVEIRA, F.F.F. ; MEDEIROS, L.F. ; SA, J. C. F. ; Azevedo, G.D ; Costa, Eduardo Caldas . Impacto de um programa de treinamento aeróbio sobre a sintomatologia depressiva de mulheres com síndrome dos ovários policísticos. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 137-137.

  • AGRICOLA, P.M.D. ; MACHADO, D.G.S.M. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; CHAO, C.H.N ; Costa, Eduardo Caldas ; ELSANGEDY, H.M ; OKANO, A.H. . Efeito da cadência de pedalada sobre a percepção subjetiva do esforço periférica e global durante exercício moderado com carga constante. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 81-81.

  • MACHADO, D.G.S.M. ; AGRICOLA, P.M.D. ; Costa, Eduardo Caldas ; ELSANGEDY, H.M ; CHAO, C.H.N ; OKANO, A.H. . Associação entre a força muscular e a aptidão aeróbia durante o processo de envelhecimento é mais elevadam em septuagenários. In: IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina/PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012. p. 76-76.

  • Araújo, Giselda ; Azevedo, G.D ; Costa, Eduardo Caldas ; PAULINO-NETO, A ; BEZERRA, D ; CARVALHO, J.C.G.S ; ROQUE, T ; Lemos, Telma Maria Araujo Moura ; MARANHÃO, T.M.O . Clustering of risk factors related to metabolic syndrome in Brazilian women with polycystic ovary syndrome. In: The 14th World Congress on Controversies in Obstetrics, Gynecology & Infertility, 2011, Paris/FR. The 14th World Congress on Controversies in Obstetrics, Gynecology & Infertility, 2011. p. A86-A86.

  • MACHADO, D.G.S.M. ; AGRICOLA, P.M.D. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; Costa, Eduardo Caldas ; CHAO, C.H.N ; OKANO, A.H. . Associação entre força de preensão manual e desempenho aeróbio em mulheres de meia-idade. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Especulações e Eviências em Atividade Física e Esporte, 2011, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 289-289.

  • MACHADO, D.G.S.M. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; AGRICOLA, P.M.D. ; MEDEIROS, R.M.V. ; NETO, L.O. ; OKANO, A.H. ; CHAO, C.H.N ; Costa, Eduardo Caldas ; DE MEDEIROS, J.F. ; NETO, L.I.N. . Força de preensão manual e performance aeróbia em idosos. In: 23º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte, 2011, Petrópolis/RJ. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso), 2011. v. 17. p. 11-11.

  • VIEIRA, C.M.A. ; Costa, Eduardo Caldas . Potência aeróbia de árbitros e assistentes de futebol: análise pré e pós-temporada. In: XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011, Natal/RN. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • FARIAS JUNIOR, L.F. ; Costa, Eduardo Caldas . Análise da pressão arterial pós-treinamento resistido de baixa e alta intensidade: um estudo piloto. In: XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011, Natal/RN. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • Francisco Carlos Costa ; GUERRA, F. E. F. ; CAETANO, J. ; Costa, Eduardo Caldas . Análise da capacidade funcional e função cardíaca após um programa de exercício físico supervisionado e não supervisionado: estudo de caso de uma paciente com insuficiência cardíaca. In: XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011, Natal/RN. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • MACHADO, D.G.S.M. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; AGRICOLA, P.M.D. ; DE MELO, L.D.S. ; CHAO, C.H.N ; OKANO, A.H. ; Costa, Eduardo Caldas . Associação entre desempenho aeróbio e recuperação da frequência cardíaca em idosos. In: XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011, Natal/RN. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • CAVALCANTI, K.M.B ; Costa, Eduardo Caldas . Proposta de um programa de ginástica laboral para funcionários da construção civil de obras pesadas de uma empresa de Macaíba/RN com base na avaliação do perfil do estilo de vida. In: 1º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte, 2010, Natal/RN. Anais do 1º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte, 2010.

  • COSTA, Eduardo ; SA, J. C. F. ; SOARES, E.M.M ; LEMOS, T.M.A.M ; MARANHÃO, T.M.O ; Azevedo, G.D . Anthropometric indices of central obesity how discriminators of metabolic syndrome in women with polycystic ovary syndrome. In: Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010, Gramado/RS. Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010.

  • SA, J. C. F. ; COSTA, Eduardo ; DA SILVA, E ; ZUTTIN, R.S ; SILVA, E.P ; LEMOS, T.M.A.M ; SOARES, E.M.M ; Azevedo, G.D . Analysis of heart rate variability in polycystic ovary syndrome. In: Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010, Gramado/RS. Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010.

  • AZEVEDO, M.F. ; OLIVEIRA, A.I.N ; SILVA, I.B.O ; MARINHO, J.C.D.B ; RODRIGUES, J.A.M ; COSTA, Eduardo ; SOARES, E.M.M ; LEMOS, T.M.A.M ; MARANHÃO, T.M.O ; Azevedo, G.D . Prevalence and risk factors for hypertension in Brazilian women with polycystic ovary syndrome. In: Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010, Gramado/RS. Androgen Excess & PCOS Society - Update Meeting: Focus on the heterogeneous nature of PCOS: implications for treatment, 2010.

  • BATISTA, E.S. ; OLIVEIRA, G. W. S. ; Costa, Eduardo Caldas . Distância percorrida, frequência cardíaca e percepção subjetiva do esforço no teste de cooper de 12 minutos realizados em diferentes horários. In: 15 Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), 2010. v. Supl 1. p. 548-548.

  • VIEIRA, C.M.A. ; OLIVEIRA, G. W. S. ; Costa, Eduardo Caldas . Nível de desidratação de árbitros e assistentes de futebol durante partidas oficiais. In: 15 Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), 2010. v. Supl 1. p. 547-547.

  • MONTENEGRO, V. B. ; LOPES, T.J.A ; RIBEIRO, C.C ; Costa, Eduardo Caldas . Prevalência de fatores de risco cardiovascular em mlitares da Marinha do Brasil alocados em Natal/RN. In: VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional, 2010, São Paulo/SP. Revista Brasileira de Nutrição Funcional, 2010. v. 47.

  • FARIAS, D.C.R ; NETO, A.P ; CARVALHO, J.C.G.S ; CAVALCANTE, P.A.G ; Costa, Eduardo Caldas ; LEMOS, T.M.A.M ; Azevedo, G.D . Análise da distribuição central de gordura e fatores de risco cardiovascular em mulheres magras com e sem síndrome dos ovários policísticos. In: XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009, Natal/RN. XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009.

  • LOPES, T.J.A ; MONTENEGRO, V. B. ; RIBEIRO, C.C ; Costa, Eduardo Caldas . Prevalência de fatores de risco cardiovascular em militares embarcados da Marinha do Brasil alocados em Natal-RN. In: XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009, Natal/RN. XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009.

  • NETO, A.P ; FARIAS, D.C.R ; CARVALHO, J.C.G.S ; CAVALCANTE, P.A.G ; Costa, Eduardo Caldas ; LEMOS, T.M.A.M ; Azevedo, G.D . Fatores de risco cardiovascular em mulheres com sobrepeso com e sem síndrome dos ovários policísticos atendidas no ambulatório de ginecologia endócrina da maternidade escola Januário Cicco. In: XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009, Natal/RN. XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, 2009.

  • DA SILVA, J.C.G ; NETO, A.P ; FARIAS, D.C.R ; CAVALCANTE, P.A.G ; Costa, Eduardo Caldas ; LEMOS, T.M.A.M ; Azevedo, G.D . Análise de fatores de risco cardiovascular e distribuição central de gordura em mulheres magras com e sem síndrome dos ovários policísticos. In: I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009, Natal/RN. I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009.

  • NETO, A.P ; CARVALHO, J.C.G.S ; FARIAS, D.C.R ; CAVALCANTE, P.A.G ; Costa, Eduardo Caldas ; LEMOS, T.M.A.M ; Azevedo, G.D . Avaliação de fatores de risco cardiovascular em mulheres com sobrepeso com e sem síndrome dos ovários policísticos atendidas no ambulatório de ginecologia endócrina da maternidade escola Januário Cicco. In: I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009, Natal/RN. I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009.

  • RÊGO, J.T.P. ; SILVA, J.B. ; Costa, Eduardo Caldas . Efeito de diferentes protocolos de treinamento de força sobre a etiologia da dor muscular de início tardio. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009, Natal/RN. XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

  • BATISTA, E.S. ; FRANÇA, L.E.O. ; ALMEIDA, D. D. ; Costa, Eduardo Caldas . Perfil dos participantes do projeto de musculação do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009, Natal/RN. XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

  • Costa, Eduardo Caldas ; FIGUEIREDO, F.E.S. ; SANTOS, J.C.A. ; RODRIGUES, L.V.V. ; MORAIS, M.P. . Efeito hipotensor agudo de uma sessão de hidroginástica em mulheres normotensas de meia idade. In: 7 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2009, Porto de Galinhas/PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2009.

  • BARROSO JÚNIOR, J.L. ; VIEIRA, W.H.B ; Costa, Eduardo Caldas . Resposta aguda da pressão arterial pós-exercícios isométricos: um estudo piloto. In: 7 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2009, Porto de Galinhas/PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2009.

  • CARVALHO, R.F.P.P ; OLIVEIRA, G. W. S. ; FREITAS, R.P.A ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; Costa, Eduardo Caldas . Efeito de oito semanas de treinamento de força periodizado sobre qualidades físicas relacionadas à saúde em jovens sedentários. In: 7 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2009, Porto de Galinhas/PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2009.

  • OLIVEIRA, G. W. S. ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; Costa, Eduardo Caldas . Efeito do treinamento físico sobre a capacidade funcional e frequência de internações hospitalares em idosa com ponte miocárdica: um estudo de caso. In: 7 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2009, Porto de Galinhas/PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2009.

  • Costa, Eduardo Caldas ; CAVALCANTE, P.A.G ; NETO, A.P ; FARIAS, D.C.R ; DA SILVA, J.C.G ; LEMOS, T.M.A.M ; Azevedo, G.D . Mulheres com síndrome dos ovários policísticos atendidas no ambulatório de ginecologia endócrina da maternidade escola Januário Cicco apresentam alta prevalência de obesidade. In: I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009, Natal/RN. I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia, 2009.

  • Costa, Eduardo Caldas ; SA, J. C. F. ; Azevedo, G.D . Análise da aptidão cardiorrespiratória de mulheres jovens com síndrome dos ovários policísticos: um estudo piloto. In: X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2008, Natal. X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2008.

  • Costa, Eduardo Caldas ; SA, J. C. F. ; Azevedo, G.D . Prescrição de exercício físico para mulheres com síndrome dos ovários policísticos: revisão sistemática. In: X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2008, Natal. X Congresso Científico e IX Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2008.

  • NETO, A.P ; FARIAS, D.C.R ; CARVALHO, J.C.G.S ; CAVALCANTE, P.A.G ; FRANÇA, R.L ; Costa, Eduardo Caldas ; Azevedo, G.D . Obesidade central: risco cardiometabólico na síndrome dos ovários policísticos. In: V Congresso Médico do Rio Grande do Norte e I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade do RN, 2008, Natal/RN. V Congresso Médico do Rio Grande do Norte e I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade do RN, 2008.

  • SILVA, E. C. F. ; SOUSA, J. M. A. ; Costa, Eduardo Caldas ; CLEBIS, N. K. ; VARELA, S. . Impacto de carboidratos complexos associados a exercício aeróbico na glicemia, níveis de GLP-1 e peso corporal de ratos Wistar obesos.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007, Natal. Anais CIC 2007 - XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; KNACKFUSS, M. I. . Efeito agudo do alongamento passivo estático no desempenho de impulsão vertical de jogadoras de Voleibol da seleção Potiguar infanto-juvenil. In: 4º Congresso Científico Norte e Nordeste - Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia - CONAFF, 2007, Fortaleza. Livros de memória do IV Congresso Científico Norte-nordeste - CONAFF, 2007. p. 216-217.

  • OLIVEIRA, G. W. S. ; Costa, Eduardo Caldas ; SA, J. C. F. . Impacto de um programa de treinamento muscular inspiratório com Threshould na qualidade de vida de um paciente com insuficiência cardíaca. In: 4º Congresso Científico Norte e Nordeste - Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia - CONAFF, 2007, Fortaleza. Livros de memória do IV Congresso Científico Norte-nordeste - CONAFF, 2007. p. 201-202.

  • CARVALHO, R.F.P.P ; SOARES, A.S ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; VILAR, M.J.P ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; FREITAS, R.P.A . Atualizações na fisiopatologia da fibromialgia. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • CARVALHO, R.F.P.P ; SOARES, A.S ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; FREITAS, R.P.A ; ANDRADE, S.C . Talassoterapia e Balneoterapia: alternativas de tratamento. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; BERNARDO-FILHO, M. ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Menopausa e atividade física. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; BERNARDO-FILHO, M. ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Avaliação epidemiológica de mulheres no climatério através do protocolo de avaliação facial - PAF. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • OLIVEIRA, G. W. S. ; Costa, Eduardo Caldas ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Treinamento muscular inspiratório como opção terapêutica no tratamento da insuficiência cardíaca crônica. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • OLIVEIRA, G. W. S. ; Costa, Eduardo Caldas ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Abordagem fisioterapêutica no pós-operatório de revascularização do miocárdio. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • FREITAS, R.P.A ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P . Efeito da hipertensão arterial na função cognitiva. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • FREITAS, R.P.A ; Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P . Sitemas de memória: organização anatômica e mecanismos moleculares. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; SOUSA, J. M. A. ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Osteoporose: o que as diretrizes recomendam em relação à prescrição de exercício?. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas ; OLIVEIRA, G. W. S. ; SOUSA, J. M. A. ; Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral Micussi ; CARVALHO, R.F.P.P ; FREITAS, R.P.A . Efeito agudo do alongamento na geração de força muscular: uma revisão. In: IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007, Natal. IX Congresso Científico e VIII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, 2007.

  • Costa, Eduardo Caldas ; GUERRA, L. M. M. . Lesões no Futebol. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade Potiguar, 2003, Natal/RN. V Congresso de Iniciação Científica da Universidade Potiguar, 2003. p. 117-118.

  • BEZERRA, A. D. M. ; Costa, Eduardo Caldas ; VASQUEZ, J. C. S. ; FEITOSA, V. C. M. ; GUERRA, L. M. M. . Fisioterapia Desportiva. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade Potiguar, 2003, Natal/RN. V Congresso de Iniciação Científica da Universidade Potiguar, 2003. p. 116-116.

  • PERRIER-MELO, R. J. ; COSTA, E. C. ; FARAH, B. Q. ; COSTA, M. C. . Efeito do exercício intervalado vs contínuo sobre a pressão arterial: revisão sistemática e meta-análise. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.

  • COSTA, E. C. ; KENT, D.E. ; BORESKIE, K. F. ; HAY, J. L. ; KEHLER, D. S. ; EDYE-MAZOWITA, A. ; NUGENT, K. ; PAPADOPOULOS, J. ; STAMMERS, A.N. ; OLDFIELD, C. ; ARORA, R.C. ; BROWNE, R. A. V. ; DUHAMEL, T.A. . Acute effect of high-intensity interval versus moderate-intensity continuous exercise on blood pressure and arterial compliance in middle-aged and older hypertensive women with increased arterial stiffness. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , 2020.

  • DA SILVA, CARLOS ALBERTO ; FREIRE, YURI ALBERTO ; SOUZA, F. J. R. ; FLAUZINO, P. A. ; SOUSA JUNIOR, A. E. ; VASCONCELOS FILHO, F. S. L. ; COSTA, E.C. . Nível de atividade física e fatores de risco cardiometabólico em usuários da Atenção Básica à Saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , 2019.

  • COSTA, E. C. . Acute Exercise and Blood Pressure. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, E. C. ; KENT, D. E. ; BORESKIE, K. F. ; HAY, J. L. ; KEHLER, D. S. ; ARORA, R. C. ; BROWNE, R. A. V. ; DUHAMEL, T. . Efeito agudo do exercício intervalado de alta intensidade vs. moderado contínuo sobre a pressão arterial e complacência arterial de mulheres hipertensas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. C. ; RITTI-DIAS, R. . Atividade Física e Grupos Especiais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, E.C. ; SANTOS, T. M. . Treinamento intervalado de alta intensidade para melhora da aptidão física e saúde: solução ou alternativa?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. C. . -5 ou +5? Respostas afetivas no exercício intervalado de alta intensidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, C.M.A. ; Costa, Eduardo Caldas . Potência aeróbia de árbitros e assistentes de futebol: análise pré e pós-temporada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS JUNIOR, L.F. ; Costa, Eduardo Caldas . Análise da pressão arterial pós-treinamento resistido de baixa e alta intensidade: um estudo piloto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Francisco Carlos Costa ; GUERRA, F. E. F. ; CAETANO, J. ; Costa, Eduardo Caldas . Análise da capacidade funcional e função cardíaca após um programa de exercício físico supervisionado e não supervisionado: estudo de caso de uma paciente com insuficiência cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHEER, V.L ; DA SILVA, A.C ; DAYANE, L. ; DA CONCEIÇÃO, M ; GABRIEL, P ; Costa, Eduardo Caldas ; ELSANGEDY, H.M ; OKANO, A.H. ; CHAO, C.H.N . Efeito das práticas corporais orientais sobre a qualidade do sono auto-reportada em adultos e idosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, D.G.S.M. ; FARIAS JUNIOR, L.F. ; AGRICOLA, P.M.D. ; DE MELO, L.D.S. ; CHAO, C.H.N ; OKANO, A.H. ; Costa, Eduardo Caldas . Associação entre desempenho aeróbio e recuperação da frequência cardíaca em idosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, C.M.A. ; Costa, Eduardo Caldas . Análise da demanda física de árbitros de futebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Benefícios da atividade física para diabéticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Exercício físico na terceira idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Prescrição de exercício para cardiopatas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Atividade física para diabéticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Processos agudos e crônicos do exercício de endurance e do exercício de força. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Manejo clínico do cardiopata: da avaliação pré-participação à prescrição de exercício. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Diabetes: abordagem do Educador Físico (baseado em evidências). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Cardiopatias e suas restrições quanto à realização de atividade física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Cardiopatias e suas restrições quanto à realização de atividade física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa, Eduardo Caldas . Exercício e terceira idade: das mudanças físicas à prescrição de exercício. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Costa, Eduardo Caldas . Avaliação e Prescrição de Exercício para Grupos Especiais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Costa, Eduardo Caldas ; MELO, E. . Nutrição na Prática Esportiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Costa, Eduardo Caldas . Monitor da disciplina de Cinesioterapia I. 2005. (Monitoria).

Costa, Eduardo Caldas . Monitor da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica. 2004. (Monitoria).

Costa, Eduardo Caldas . Programa Nosso Bairro Cidadão. 2002. (Trabalho Voluntário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Associação entre nível de atividade física, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal com parâmetros cardiometabólicos durante um dia de alto comportamento sedentário, Descrição: Introdução: períodos prolongados em comportamento sedentário estão associados a elevação da glicemia, triglicerídeo e pressão arterial e aumento do risco cardiometabólico. No entanto, não está estabelecido se características individuais podem estar relacionadas as respostas cardiometabólicas durante comportamento sedentário. Objetivo: investigar se aptidão cardiorrespiratória, composição corporal e nível de atividade física estão associados às respostas de pressão arterial, glicemia e triglicerídeo durante um dia em comportamento sedentário prolongado. Métodos: cinquenta adultos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos, sem doença cardiovascular ou metabólica, serão recrutados na cidade de Natal/RN. Os indivíduos elegíveis irão realizar duas visitas ao Departamento de Educação Física, com intervalo de uma semana. Visita 1: i) medida da composição corporal através da densitometria por dupla emissão de raios-X; ii) avaliação da aptidão cardiorrespiratória através de teste ergoespirométrico em esteira rolante; e iii) medida do nível de atividade física por questionário e pedômetro. Visita 2: sessão simulada de alto comportamento sedentário ao longo de 10 h. Participantes ficarão sentados em sala confortável com acesso a TV, internet, livros e revistas. Alimentação individualizada e padronizada será ofertada. Serão avaliados os níveis de glicemia, triglicerídeos e pressão arterial ao longo do dia. A área sob a curva (ASC) de cada variável dependente. Análise de regressão linear múltipla pelo método stepwise ou backward será usada para inspecionar se as características individuais tem relação com as variáveis dependentes (i.e. glicose, triglicerídeos e pressão arterial. Um p < 0,05 será usado para determinar a significância estatística. Nossa hipótese é de que indivíduos com maior nível de atividade física, aptidão cardiorrespiratória e menor percentual de gordura corporal total tenham menores níveis de glicemia, triglicerídeos e pressão arterial durante um dia de comportamento sedentário prolongado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / ANA PAULA TRUSSARDI FAYH - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    Efeitos de um programa de caminhada em intensidade autosselecionada sobre a pressão arterial ambulatorial e desfechos cardiovasculares em mulheres idosas hipertensas: um ensaio clínico randomizado controlado, Descrição: O objetivo do projeto é analisar a eficácia de um programa de caminhada em intensidade autosselecionada sobre a pressão arterial ambulatorial, variabilidade da frequência cardíaca e capacidade cardiorrespiratória em mulheres idosas hipertensas. Para tanto, 40 idosas serão incluídas neste estudo clínico randomizado controlado. As participantes serão alocadas em um grupo de caminhada (n = 20) e um grupo controle (n = 20). O programa de caminhada será realizado por oito semanas (três sessões semanais). A pressão arterial ambulatorial, variabilidade da frequência cardíaca e e capacidade cardiorrespiratória e de controle (nível de atividade física habitual e consumo alimentar) serão avaliadas na linha de base e ao final da intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / LUIZ FERNANDO DE FARIAS JUNIOR - Integrante / Rodrigo Alberto Vieira Browne - Integrante / Geovani de Araújo Dantas de Macêdo - Integrante / Isabel Lorena da Silva Marinho - Integrante / Júlio Sócrates Peixoto da Silva - Integrante / Marcyo Câmara da Silva - Integrante / Gabriel Costa Souto - Integrante / Bruno Erick de Barros Lucena - Integrante / MARIA BEATRIZ DA FONSECA ARAUJO - Integrante / GUSTAVO HENRIQUE CARVALHO DOS SANTOS - Integrante / PAULO CESAR FERNANDES DE MACEDO BARBOSA - Integrante / MATHEUS HENRIQUE SILVA TRINDADE - Integrante / Ludmila Lucena Pereira Cabral - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Efeitos da dança sobre a aptidão física-funcional, perfil cardiometabólico, cognição e qualidade de vida de idosos: um ensaio clínico randomizado controlado, Descrição: Para analisar a eficácia de um programa de dança sobre a aptidão física-funcional, perfil cardiometabólico, cognição e qualidade de vida, 86 idosos serão alocados, de forma aleatória, em um grupo experimental e um grupo controle. O grupo experimental participará de um programa de dança durante 16 semanas, sendo três sessões de 50 minutos por semana. O grupo controle participará de encontros semanais de educação para saúde. A aptidão física-funcional, perfil cardiometabólico, cognição e qualidade de vida serão avaliadas antes e após o programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / LUIZ FERNANDO DE FARIAS JUNIOR - Integrante / ANA PAULA TRUSSARDI FAYH - Integrante / Geovani de Araújo Dantas de Macêdo - Integrante / BROWNE, RODRIGO A. V. - Integrante / Júlio Sócrates Peixoto da Silva - Integrante / Marcyo Câmara da Silva - Integrante / Gabriel Costa Souto - Integrante / THAIS REIS SILVA DE PAULO - Integrante / Bruno Erick de Barros Lucena - Integrante / Ludmila Lucena Pereira Cabral - Integrante / ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Risco cardiometabólico de idosos com diferentes perfis de força muscular e aptidão aeróbica: um estudo transversal, Descrição: A população mundial está envelhecendo a cada ano. Estima-se que em 2050 o número de idosos no mundo seja de aproximadamente dois bilhões. O processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio da capacidade funcional, resultado da interação de diversos fatores: genéticos, estilo de vida, doenças crônicas, entre outros. A redução da capacidade funcional decorrente do processo de envelhecimento ocorre, principalmente, devido à alterações cardiovasculares e neuromusculares. Tanto a força muscular quanto a aptidão aeróbica são preditores independentes de morbidade e mortalidade cardiovascular e por todas as causas na população idosa. Assim, é possível especular que idosos com reduzida força muscular e aptidão aeróbica concomitante tenham um perfil de risco cardiovascular aumentado quando comparados àqueles com reduzida força muscular, mas boa aptidão aeróbica (ou o inverso; i.e., reduzida aptidão aeróbica, mas boa força muscular). Em uma perspectiva de saúde pública, caso essa hipótese seja confirmada, a utilização conjunta de testes para mensurar força muscular e aptidão aeróbica poderia ajudar a identificar idosos com risco cardiovascular aumentado e, consequentemente, com maior risco de morte. Portanto, o objetivo primário desse projeto é analisar o perfil de risco cardiovascular de idosos com diferentes perfis de força muscular e aptidão aeróbica. Nossa hipótese é que idosos com concomitante redução da força muscular e aptidão aeróbica possuem risco cardiovascular e metabólico aumentado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / KENIO COSTA DE LIMA - Integrante / ANA PAULA TRUSSARDI FAYH - Integrante / Filipe Fernandes Oliveira Dantas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Edital Universal 2018, processo 427729 - Hipertensão e EXercício Aeróbio (HEXA): diferentes intervenções em pacientes idosos, Descrição: A elevada prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) em idosos tem sido motivo de grande preocupação, visto que a HAS é responsável por milhões de mortes no mundo. A presença da HAS acelera alterações da estrutura e da função vascular de idosos, como também, está envolvida com a redução do desempenho cognitivo desses indivíduos. A prática regular de exercício aeróbio é considerada uma das terapêuticas não farmacológicas mais importantes para o tratamento da HAS. A abordagem de treinamento mais tradicional (treinamento contínuo de moderada intensidade ? TCMI) tem sido estabelecida como eficaz para promover benefícios cardiovasculares para hipertensos. No entanto, alguns relatos têm indicado que uma ?abordagem alternativa? de treinamento aeróbio, denominada treinamento intervalado de alta intensidade (TIAI) tem o potencial de proporcionar benefícios superiores a abordagem tradicional (TCMI). Apesar disso, tal informação ainda carece de investigações em idosos hipertensos, especialmente ao considerar desfechos cardíacos, autonômicos, vasculares e cerebrais, os quais estão diretamente relacionados com a fisiopatologia da HAS. Portanto, essa pesquisa objetiva comparar o efeito do TIAI e TCMI nos seguintes desfechos em idosos hipertensos: i) pressão arterial ambulatorial; ii) modulação autonômica cardíaca; iii) morfologia e função cardíaca; iv) espessura íntima-média da carótida; v) função endotelial; vi) função cerebral; vii) desempenho cognitivo; viii) composição corporal; ix) aptidão cardiorrespiratória; x) nível de atividade física espontânea; xi) respostas psicológicas relacionadas à aderência ao exercício e xii) qualidade de vida. Para tanto, será realizado um ensaio clínico randomizado no qual os idosos serão aleatoriamente distribuídos para uma das duas abordagens de treinamento aeróbio (abordagem tradicional ? TCMI vs. abordagem alternativa ? TIAI). O desfecho principal desse estudo será a pressão arterial sistólica ambulatorial. As demais variáveis dependentes serão consideradas como desfechos secundários. Com os resultados desse estudo, esperamos compreender se o TIAI em idosos hipertensos pode promover benefícios crônicos superiores ao TCMI nos seguintes aspectos nos desfechos primários e secundários mencionados. A partir dos resultados objetivos, esperamos fazer a translação dos resultados para a prática clínica baseada em evidências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Eduardo Bodnariuc Fontes - Integrante / Filipe Fernandes Oliveira Dantas - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Associação do nível de atividade física e comportamento sedentário com desfechos de saúde materno-fetal no diabetes mellitus gestacional, Descrição: Trata-se de um estudo transversal realizado com as pacientes do ambulatório da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC. A amostra será pelo método intencional que obedecerão aos critérios de inclusão: ser diagnosticada com diabetes gestacional, realizar o acompanhamento pré-natal na MEJC e ter indicação de parto para o mesmo hospital; e de exclusão: hipertensão associada, diabetes preexistente, gravidez múltipla, uso de insulina e contraindicação médica à prática de atividade física. As participantes serão submetidas à investigação sobre os níveis de atividade física e comportamento sedentário. Após o levantamento elas serão divididas em 4 subgrupos; posteriormente terão seus prontuários analisados para a verificação de desfechos de saúde materno-fetal, e será feita a comparação entre os subgrupos em função dos desfechos evidenciados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / SCHWADE, DANIEL - Integrante / Maria da Conceição de Mesquita Cornetta - Integrante / JULIANA DANTAS DE ARAÚJO SANTOS CAMARGO - Integrante / Sávio Ferreira Camargo - Integrante.

  • 2015 - 2019

    Efeito agudo da caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas: um ensaio cruzado, Descrição: O objetivo do estudo é analisar o efeito de uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre sobre a pressão arterial ambulatorial de idosas hipertensas fisicamente inativas. Para tal, realizaremos um ensaio clínico controlado, com delineamento cruzado em ordem randomizada, onde a amostra será submetida a duas condições com intervalo de uma semana: i) uma sessão de 30 minutos de caminhada em intensidade autosselecionada; ii) sessão controle (sem exercício). Para caracterizar a sessão de caminhada serão monitoradas: frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva do esforço (PSE) e resposta afetiva (RA). A pressão arterial ambulatorial será avaliada durante 20 h (vigília: 13 h; sono: 7 h) após as sessões de caminhada e controle através da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Os resultados serão descritos em média e intervalo de confiança de 95%. A pressão arterial sistólica e diastólica no período de 20 h, vigília e sono será comparada entre as sessões caminhada e controle usando o teste de t de Student pareado ou teste de Wilcoxon. Um p-valor < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo. Esse projeto pretende verificar se uma sessão de caminhada em intensidade autosselecionada ao ar livre, caracterizada como sendo de baixo custo e fácil aplicabilidade pode induzir um efeito clínico importante em idosas hipertensas fisicamente inativas, que é a hipotensão pós-exercício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    Efeitos de um programa de aconselhamento à prática de atividade física sobre indicadores de saúde em hipertensos: ensaio clínico controlado, Descrição: O objetivo desse estudo é comparar o efeito de um programa de aconselhamento à prática atividade física (AF) sobre a pressão arterial (PA) ambulatorial, composição corporal e fatores de risco cardiometabólicos em hipertensos meia-idade. A amostra será alocada aleatoriamente em dois grupos: i) programa de aconselhamento à prática de AF; ii) controle. O grupo aconselhamento participará de seis encontros quinzenais de 60 minutos, onde eram aconselhados para prática de AF com metas semanais progressivas de frequência e duração. Essa intervenção será baseada no modelo dos 5 ?As? (i.e., avaliar, aconselhar, acordar, assistir e arranjar). Antes e após 12 semanas, serão avaliados: nível de AF (pedômetro por sete dias), PA de consultório, PA ambulatorial (monitorização ambulatorial da PA, MAPA de 24 h), composição corporal (DEXA), medidas antropométricas (índice de massa corporal [IMC] e circunferência da cintura [CC]), fatores de risco cardiometabólicos (glicose de jejum, colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos), marcadores de função renal (creatinina e ureia) e hepática (TGO, TGP e GAMA GT). A análise por intenção de tratar será adotada e a ANOVA mista seguida pelo pós-teste de Bonferroni será aplicada nos desfechos. Os resultados serão expressos em média e intervalo de confiança de 95%. Um p-valor < 0,05 será considerado estatisticamente significativo. Esperamos verificar se um programa de aconselhamento estruturado para a prática de atividade física induz modificações importantes em indicadores de saúde da população hipertensa. Essa investigação possui uma perspectiva de translação para a atenção básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    Efeito de uma sessão de flexão de cotovelo isométrica sobre a pressão arterial ambulatorial em hipertensos, Descrição: O objetivo do estudo será analisar o efeito de uma sessão de flexão de cotovelo isométrica sobre a pressão arterial (PA) ambulatorial em hipertensos inativos. A amostra desse ensaio clínico controlado e randomizado, com delineamento cruzado participará de duas sessões experimentais com intervalo de uma semana: i) sessão flexão de cotovelo isométrica (estímulos: 4 x 1 min; intervalos: 2 min; intensidade: 30% de uma repetição máxima a 90º) e ii) sessão controle (sem exercício). A PA ambulatorial será avaliada durante 20 h (vigília: 12 h; sono: 8 h) após as sessões de flexão de cotovelo isométrica e controle, através da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Os resultados serão descritos em média e intervalo de confiança de 95%. A PA sistólica, diastólica e média no período de 20 h, vigília e sono será comparada entre as sessões flexão de cotovelo isométrica e controle usando o teste de t de Student pareado ou teste de Wilcoxon. Um p-valor < 0,05 será considerado estatisticamente significativo. Esperamos verificar se essa abordagem simples e de baixo custo de exercício isométrico é capaz de induzir hipotensão pós-exercício ambulatorial em hipertensos, que é um importante efeito clínico para essa população. Nessa perspectiva, os achados podem ter uma importância clínica para os indivíduos hipertensos com dificuldade de mobilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2019

    Efeitos dos treinamento intervalado de alta intensidade e moderado contínuo associados à dieta sobre parâmetros cardiometabólicos em obesos, Descrição: A obesidade situa-se entre os maiores fatores de risco de doença arterial coronariana e a sua prevalência vem crescendo progressivamente. Esta situação tem sido atribuída à mudança nos hábitos alimentares e à redução considerável no gasto energético diário relacionado à atividade física. O desafio para os profissionais da área da saúde está na prevenção e na terapêutica adotada para redução do excesso de peso. Apesar de não haver controvérsia sobre o fato de que balanço energético negativo causado por redução na ingestão calórica e a prática de exercícios físicos resulte em diminuição da massa corporal, há muita divergência sobre a melhor maneira de colocar em prática essas estratégias. O treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade envolve a execução de curtos e repetidos estímulos de alta intensidade intercalados com períodos de recuperação (ativa ou passiva). Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que o treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade é superior ao treinamento aeróbio moderado contínuo no tocante a melhora de diversos parâmetros cardiometabólicos, tanto em indivíduos saudáveis quanto em populações clínicas. No entanto, até o momento, nenhum estudo comparou os efeitos destes dois tipos de treinamento sobre parâmetros cardiometabólicos em indivíduos com obesidade submetidos a um processo de redução ponderal. Para atingir este objetivo, voluntários obesos de ambos os sexos participarão de um ensaio clínico randomizado e receberão uma das seguintes intervenções: (1) grupo treinamento moderado contínuo associado à dieta (GAC), (2) grupo treinamento intervalado de alta intensidade associado à dieta (GAI) ou (3) grupo controle - dieta (GC). A duração da intervenção será de 12 semanas, e aqueles indivíduos que forem randomizados para os grupos treinamento irão se exercitar três dias por semana. Todos os grupos receberão dieta personalizada para redução ponderal. Antes e após as intervenções, serão analisados os seguintes parâmetros: prática habitual de atividade física, medidas antropométricas, consumo alimentar, pressão arterial de 14h, medidas bioquímicas como: hemograma, perfil lipídico, perfil glicêmico, resistência à insulina, inflamação, função renal e fibrinogênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / ANA PAULA TRUSSARDI FAYH - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2013 - 2019

    Edital Universal 2013, processo 476902 - Exercício intervalado de alta intensidade e moderado contínuo: análise das respostas psicofisiológicas agudas e subagudas em indivíduos insuficientemente ativos, Descrição: Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que o treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade (TAIAI) é superior ao treinamento aeróbio moderado contínuo (TAMC) no tocante a melhora de parâmetros cardiometabólicos e musculares de saúde. Entretanto, a intensidade do exercício, de forma aguda e subaguda, está relacionada à maior resposta estressora neuro-imuno-endócrina e muscular, o que pode desencadear respostas transcientes negativas relacionadas à saúde, prejudicando a adesão inicial ao exercício. De forma aguda, um aspecto que tem sido valorizado recentemente, são as respostas psicológicas ao exercício, principalmente à valência afetiva (sensação de prazer/desprazer), pois estratégias agradáveis e prazerosas tem maior potencial para adesão e aderência em longo prazo. Portanto, se torna relevante a investigação das respostas fisiológicas e psicológicas, agudas e subagudas, em dois modelos de exercício aeróbio recomendados para promoção da saúde em adultos, incluindo os insuficientemente ativos, parcela significativa da população. Portanto, através de ensaio clínico controlado e randômico, com delineamento cruzado (crossover), 20 homens voluntários (20-35 anos), saudáveis, e insuficientemente ativos participação dessa investigação, cujo objetivo é analisar e comparar as respostas fisiológicas e psicológicas durante, imediatamente após, 24, 48 e 72h após a execução de uma sessão de TAIAI e TAMC. As variáveis fisiológicas consideradas serão: hormonais (cortisol e testosterona), inflamatórias (interleucina-6 [IL-6], TNF-α, proteína c-reativa e IL-10) e relacionadas ao dano muscular (creatina-quinase [CK] e lactato desidrogenase [LDH]). As variáveis psicológicas consideradas durante as sessões experimentais serão percepção subjetiva do esforço (PSE) e valência afetiva (sensação de prazer/desprazer) e após as sessões serão dor muscular (limiar e tolerância à dor) e episódios de infecção do trato respiratório superior (ITRS), sendo analisadas nos mesmos momentos das variáveis fisiológicas. O intervalo entre as sessões experimentais será de 14 dias, a fim de se evitar efeitos residuais da sessão anterior. A ANOVA com medidas repetidas será utilizada para comparar as respostas psicológicas e fisiológicas, com p-valor < 0,05 sendo adotado como significância estatística. Os resultados da presente investigação permitirão um entendimento psicofisiológico integrado sobre as respostas agudas e subagudas ao TAIAI e TAMC em indivíduos insuficientemente ativos, o que possibilitará nortear/otimizar a prescrição de exercício aeróbio direcionada a promoção da saúde nessa população prevalente representação social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Kleverton Krinski - Integrante / Nicole Leite Galvão Coelho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 5

  • 2011 - 2013

    Impacto da mudança do estilo de vida supervisionada e não supervisionada sobre aspectos hormonais, cardiometabólicos, reprodutivos e qualidade de vida de mulheres com síndrome dos ovários policísticos, Descrição: A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina heterogênea comum nas mulheres em idade reprodutiva, afetando aproximadamente 5-10% dessa população. Além das repercussões reprodutivas, é comum nessa síndrome a presença de fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular (DCV), como resistência à insulina, dislipidemia, diabetes mellitus, disfunção endotelial, obesidade visceral, síndrome metabólica e baixa aptidão física. Em virtude da comum associação entre SOP e marcadores de risco cardiometabólico, torna-se necessária a abordagem preventiva dos fatores de risco identificáveis durante a vida reprodutiva no sentido de minimizar a ocorrência futura de eventos mórbidos relacionados ao sistema cardiovascular. Nesse sentido, a Androgen Excess and Polycystic Ovary Syndrome (AE-PCOS) Society estabeleceu que a modificação do estilo de vida, incluindo essencialmente a prática regular de exercício físico associada a dieta saudável, deve ser a terapêutica de primeira linha para mulheres com SOP em estado de sobrepeso e obesidade. A despeito dos potenciais benefícios em mulheres com SOP, os estudos disponíveis apresentam limitações importantes, principalmente no que diz respeito à forma com que a modificação do estilo de vida é conduzida nas pacientes investigadas. Para isso, propomos a realização de ensaio clínico controlado e randômico, em que será verificado o efeito das variáveis independentes (modificação do estilo de vida supervisionada e não supervisionada) sobre as variáveis dependentes (aspectos hormonais, cardiometabólicos, reprodutivos e qualidade de vida) em mulheres com SOP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Coordenador / Técia Maria de Oliveira Maranhão - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Maria de Fátima Azevedo - Integrante / Mafaldo Soares, Elvira Maria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade e aeróbio moderado contínuo sobre o risco cardiometabólico de mulheres com síndrome dos ovários policísticos, Descrição: A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina heterogênea com prevalência de 5-10% nas mulheres em idade reprodutiva. Na SOP, há associação com vários fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular, como resistência à insulina, dislipidemia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, disfunção endotelial, obesidade central, síndrome metabólica e marcadores pró-inflamatórios crônicos. A mudança do estilo de vida, incluindo principalmente a prática regular de exercício físico e orientação nutricional, tem sido recomendada como estratégia de primeira linha no tratamento da oligomenorréia, hirsutismo, infertilidade e obesidade para mulheres com SOP. Especificamente no tocante a prática de exercício físico, não existem dados consistentes no que se refere ao impacto de diferentes modelos de treinamento sobre parâmetros relacionados ao risco cardiometabólico em mulheres com SOP. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é analisar e comparar os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade e moderado contínuo sobre o risco cardiometabólico de mulheres com sobrepeso e obesidade com diagnóstico de SOP, através de ensaio clínico randômico. Código: PVA6884-2011 Edital PIBIC/PIBIC-AA/PIBITI-2011-2012. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Felipe Eduardo Fernandes Guerra - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Coordenador / Técia Maria de Oliveira Maranhão - Integrante / Elvira Maria Mafaldo Soares - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Impacto da atividade física sobre a modulação autonômica do coração em mulheres jovens com síndrome dos ovários policísticos, Descrição: A Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP) é uma desordem endocrinológica comum na mulher em idade reprodutiva. Na maioria das vezes, caracteriza-se por irregularidade menstrual do tipo oligo-amenorréia associada a um estado de hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial. Diversos fatores de risco cardiovascular têm sido investigados nessas mulheres, objetivando permitir uma abordagem de intervenção precoce no sentido de reduzir a morbimortalidade por doenças cardiovasculares (DCV). Estudos referem que as mulheres jovens com síndrome dos ovários policísticos apresentam diminuição da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) quando comparadas a um grupo controle de mulheres saudáveis, bem como níveis elevados nos marcadores pró-inflamatórios, colesterol e triglicérides. Porém, poucos estudos têm se preocupado em avaliar os efeitos de diferentes tipos de exercícios físicos na modulação autonômica da freqüência cardíaca destas mulheres e também em considerar os parâmetros de avaliação cardiorrespiratória e nível de condição aeróbica apresentados por elas. Considerando que se trata de fator determinante para morbimortalidade por DCV e por todas as causas, os objetivos do presente projeto são: (1) avaliar o efeito de diferentes programas de exercícios físicos na variabilidade da freqüência cardíaca e também sobre os parâmetros metabólicos, hormonais e cardiorrespiratórios em pacientes com SOP. (2) avaliar a capacidade aeróbica máxima e submáxima de mulheres com SOP através de estudo clínico de intervenção. Código: PVA6958-2011 Edital PIBIC/PIBIC-AA/PIBITI-2011-2012. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Felipe Eduardo Fernandes Guerra - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Coordenador / Técia Maria de Oliveira Maranhão - Integrante / Elvira Maria Mafaldo Soares - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Síndrome dos ovários policísticos: estudo molecular e sua relação com a obesidade, Descrição: A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma condição que se apresenta tipicamente com uma anovulação crônica e hiperandrogenismo e atualmente encontra-se entre uma das principais síndromes endócrinas 1. A SOP atinge cerca de 6 a 12% em mulheres com idade reprodutiva 2. A obesidade é uma doença multifatorial que se manifesta por excesso de gordura corporal, principalmente na região abdominal. O acúmulo e a distribuição de gordura corporal são regulados por mecanismos neurológicos, hormonais e metabólicos que mantêm o equilíbrio entre a aquisição e o gasto de energia. É sabido que a obesidade aumenta o risco de muitos processos importante na SOP como a diabetes e doenças cardiovascular. Vários trabalhos sugerem que a obesidade é uma condição sistêmica de baixo grau acompanhanda de um aumento nas concentrações de Proteíva C reativa e outras citocinas inflamatórias, tais como, TNF e interleucinas 3-6 . Citocinas pró-inflamtória tais como fator de necrose TNF-α e interleucina-6 (IL-6) são os principais mediadores da inflamação. Em relação a reprodutibilidade biológica relatos tem mostrado que o TNF-α e a IL-6 influenciam na função ovariana e no processo da ovulação, fertilização e implantação e todos estes parâmetros afetam a mulher com SOP. Em modelo animal, os ovários policísticos mostraram aumento na produção de TNFa e IL-6. Existem algumas hipóteses que o aumento da IL-6 podem afetar etapas vitais na maturação folicular, ultimamente contribuindo para disfunção ovariana. TNF-α aparece neste contexto por inibir o hormônio folículo estimulante indizindo secreção de estradiol nos pequenos folículos do ovário humano7. Uma importante interleucina que tem um papel crucial na regulação do sistema imune e possui uma estreita associação com a diabetis tipo 2, obesidade e resistência a insulina é a interleucina-10. As pacientes com SOP possuem frequentemente resistência a insulina e portanto hiperinsulinemia, sendo assim, a IL-10 pode contribuir para a patogê. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Integrante / Elvira Maria Mafaldo Soares - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Coordenador / VIVIAN NOGUEIRA SILBIGER - Integrante / Paula Renata Lima Machado - Integrante / Carolina Fonseca Minnicelli - Integrante / Amelia Silva de Morais - Integrante / Sheylena Fernandes Aquino - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o controle autonômico cardíaco em repouso, durante exercício físico e pós-exercício em obesos, Descrição: A obesidade vem sendo apontada como um grande problema de saúde pública, se configurando como um amplo desafio contemporâneo que traz entre outras consequências o elevado risco de doenças cardiovasculares e metabólicas (FRIEDMAN, 2009). Nesse sentido, esta epidemia tem se mostrado uma desordem de características heterogêneas acompanhada das mais diversas agressões ao organismo (DAVY & ORR, 2009). O sistema nervoso central, em especial o sistema nervoso autônomo, não está livre dessas agressões. A ativação elevada do sistema nervos simpático (SNS) é característica de várias desordens metabólicas e cardiovasculares, muitos das quais acontecem mais frequentemente em indivíduos obesos, e de modo geral, está associada à hipertensão e coronariopatias (THAYER & LANE, 2007; THAYER & LANE, in press). A ação da atividade autonômica cardíaca pode ser estimada por meio da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) que é determinada pela modulação rápida e lenta, refletindo a ativação do sistema nervoso simpático ou parassimpático (TASK FORCE, 1996). Em nível cerebral, a atividade simpática e parassimpática envolve regiões cerebrais específicas no que concerne a função e localização. O córtex insular direito está envolvido na resposta cardiovascular simpática aumentando a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC), o córtex insular esquerdo é envolvido na atividade parassimpática, tendo efeitos contrários (OPPENHEIMER, et al. 1992, OPPENHEIMER, 2006). A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem se constituído numa técnica segura e eficaz para o tratamento de patologias de distúrbios neurais como a depressão, Parkinson e a dor crônica (FREGNI & PASCUAL-LEONE, 2007). Basicamente, são colocados eletrodos, um sobre o córtex cerebral e outro nas regiões supraorbital ou ombro contralaterais e, posteriormente, é imposta uma corrente elétrica contínua (2 mA) por um período de 10-20 minutos que modifica a excitabilidade cortical. O estímulo de corrente anódica au. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Paulo Moreira da Silva Dantas - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Cheng Hsin Nery Chao - Integrante / Alexandre Hideki Okano - Coordenador / André Igor Fonteles - Integrante / Gertrudes Nunes de Melo - Integrante / Luciano Alonso Valente dos Santos - Integrante / Margareth de Vasconcelos Monteiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeitos da terapia laser de baixa intensidade ( GaAlAs 808 nm) sobre indicadores funcionais e bioquímicos do dano muscular induzido em indivíduos fisicamente ativos, Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar os efeitos da terapia laser de baixa intensidade sobre a dor e força do bíceps braquial e os níveis de CK e LDH de indivíduos fisicamente ativos submetidos a um protocolo de dano muscular. Vinte homens pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar da Cidade de Natal serão separados aleatoriamente em Grupo Placebo-GP (n= 10) e Grupo Experimental-GE (n=10), que será submetido a terapia laser de baixa intensidade. Em seguida serão submetidos aos seguintes procedimentos: (1) Recolhimento de dados pessoais e composição corporal e (2) Teste de 1 RM. Sete dias após esse momento inicial o voluntário comparecerá ao laboratório para realização dos seguintes procedimentos pré-protocolo de dano muscular: (1) Coleta de amostra de sangue para posterior mensuração dos níveis de CK e LDH; (2) Avaliação da dor no músculo bíceps braquial por meio da Escala Visual Analógica (EVA); (3) Análise da Amplitude de Movimento (ADM). Imediatamente após será realizado um protocolo de dano muscular intercalado com aplicações de laser ativo ou placebo. Em seguida, serão realizadas as mesmas avaliações iniciais imediatamente após, 24, 48 e 72 horas pós-protocolo de dano muscular. Espera-se que o GE apresente uma menor queda no desempenho de força durante o teste de 1 RM em relação aos valores iniciais, menores valores na EVA e menores níveis de CK e LDH nas amostras sanguíneas. Os resultados desse estudo poderão contribuir na determinação do laser como um recurso seguro e eficaz em reduzir os indicadores de dano muscular e dessa forma melhorar o desempenho do músculo. Código: PVD7022-2011 Edital PIBIC/PIBIC-AA/PIBITI-2011-2012. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Wouber Hérickson de Brito Vieira - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2010 - 2012

    Efeito da cadência da pedalada sobre a eficiência metabólica e a percepção subjetiva de esforço em obesos, Descrição: A obesidade vem sendo apontada como um grande problema de saúde pública, se configurando como um amplo desafio contemporâneo que traz entre outras consequências o elevado risco de doenças cardiovasculares e metabólicas45. Uma das estratégias para redução de peso corporal e promoção da saúde é o envolvimento em programas de exercícios físicos, no entanto, muitos obesos apresentam lesões músculo esquelética40-41 o que limita a participação em atividades físicas como caminhada e corrida. Desse modo, o ciclismo constitui-se numa alternativa bastante atraente nesta população. Sabe-se que variações na cadência de pedalada promovem diferentes respostas fisiológicas e psicofísicas em ciclistas e não ciclistas, contudo, considerando a população obesa, existe uma carência de informação referente a esta temática. Assim, o propósito da presente investigação será verificar o efeito da cadência de pedalada sobre a eficiência metabólica e a percepção subjetiva de esforço em obesos. Para tanto, serão selecionados voluntariamente 30 indivíduos obesos (IMC≥30kg/m2), do sexo masculino, na faixa etária entre 30 e 40 anos, participantes de projetos de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os sujeitos serão submetidos a um teste incremental para determinação do VO2pico e três testes retangulares (aleatorizados e balanceado) com duração de 30 minutos, na intensidade correspondente à 60%VO2pico: (1) cadência autosselecionada; (2) cadência de 60 RPM; e (3) cadência de 100 RPM. Todos os testes serão realizados aproximadamente no mesmo período do dia, respeitando o horário do teste incremental. A cada três minutos de cada um dos testes retangulares, os participantes reportarão sua percepção subjetiva de esforço geral e localizada (membros inferiores) pela escala de Borg de 15 pontos e categórica, respectivamente, que serão fixadas dentro de seu campo de visão, até que ocorra a exaustão. Previamente a cada teste, os participantes realizarão um aquecimento com livre esc. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Cheng Hsin Nery Chao - Integrante / Alexandre Hideki Okano - Coordenador / André Igor Fonteles - Integrante / Gertrudes Nunes de Melo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Práticas corporais orientais: capacidade funcional e qualidade de vida de idosos, Descrição: Diante do aumento cada vez maior da população idosa, torna-se de inquestionável relevância a realização de estudos que venham colaborar com informações acerca de como proporcionar um envelhecimento mais saudável à população. Nesse sentido, a investigação sobre a eficácia de programas de exercício físico de baixo custo e fácil aplicabilidade, como as Práticas Corporais Orientais, no âmbito da saúde pública pode nortear boas perspectivas na linha da prevenção primária e secundária. Objetivo Geral: Promover a atividade física sistemática para idosos a partir das práticas corporais orientais, num projeto interdisciplinar que possibilite avaliar o efeito sobre a capacidade funcional, qualidade de vida, depressão e qualidade do sono e promova a qualificação de estudantes do curso de educação física e áreas afins. No Brasil, desde 1988, por meio da Resolução nº 5/88 da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan), a Medicina Tradicional Chinesa teve suas normas fixadas para atendimento nos serviços públicos de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, PORTARIA Nº 971, 3/05/2006). Desta forma essas práticas são reconhecidas pelo SUS pelo código 07.100.00-0 - Subgrupo 10 - Práticas Integrativas e Complementares (Ministério da Saúde, Portaria SAS/MS Nº 853, 17/11/2006). Estima-se a partir do projeto atender 50 idosos por semestre, proporcionar iniciação científica a quatro alunos do Curso de Educação Física, além da participação dos mesmos em aulas práticas oferecidas pelo Programa de Extensão Universitária. Somado a isso, pretende-se divulgar os resultados das pesquisas em eventos e publicações científicas. Código: PVD6275-2010 Edital 07/2010 - Distribuição de Bolsas IC e IT - PROPESQ e REUNI 2011 Código: PVD6275-2011 (Renovação) Edital PIBIC/PIBIC-AA/PIBITI-2011-2012. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Cheng Hsin Nery Chao - Coordenador / Alexandre Hideki Okano - Integrante / Valdir Varela Maximo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2010

    Práticas corporais orientais: capacidade funcional e qualidade de vida de idosos, Descrição: Diante do aumento cada vez maior da população idosa, torna-se de inquestionável relevância a realização de estudos que venham colaborar com informações acerca de como proporcionar um envelhecimento mais saudável à população. Nesse sentido, a investigação sobre a eficácia de programas de exercício físico de baixo custo e fácil aplicabilidade, como as Práticas Corporais Orientais, no âmbito da saúde pública pode nortear boas perspectivas na linha da prevenção primária e secundária. O projeto associado tem como objetivos analisar os efeitos de um programa de exercício físico utilizando Práticas Corporais Orientais sobre a capacidade funcional e qualidade de vida de idosos sedentários e; desenvolver estudos e pesquisas em áreas e temas específicos, que integrem professores e alunos do Departamento de Educação Física da UFRN e demais departamentos interessados. No Brasil, desde 1988, por meio da Resolução nº 5/88 da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan), a Medicina Tradicional Chinesa teve suas normas fixadas para atendimento nos serviços públicos de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, PORTARIA Nº 971, 3/05/2006). Desta forma essas práticas são reconhecidas pelo SUS pelo código 07.100.00-0 - Subgrupo 10 - Práticas Integrativas e Complementares (Ministério da Saúde, Portaria SAS/MS Nº 853, 17/11/2006). Estima-se a partir do projeto atender 50 idosos por semestre, proporcionar iniciação científica a quatro alunos do Curso de Educação Física, além da participação dos mesmos em aulas práticas oferecidas pelo Programa de Extensão Universitária. Somado a isso, pretende-se divulgar os resultados das pesquisas em eventos e publicações científicas. Código: PID4107-2010 Edital: EDITAL UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX No 02/2009. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Diogo Daniel de Almeida - Integrante / Cheng Hsin Nery Chao - Coordenador / Paulo André Holanda Savir - Integrante / Maíra Andressa da Silva Dantas - Integrante / Emmanuel Augusto Alves - Integrante / Leônidas de Oliveira Neto - Integrante / Arthur David Carvalho Veras de Sousa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2009 - 2012

    Avaliação das variáveis fisiológicas relacionadas ao risco cardiovascular em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, Descrição: Tendo em vista a freqüente associação da síndrome dos ovários policísticos (SOP) com resistência insulínica e síndrome metabólica, torna-se necessária a investigação acerca de marcadores de risco cardiovascular nessa parcela da população feminina. Diversos fatores de risco cardiovascular têm sido investigados nessas mulheres, objetivando permitir uma intervenção precoce no sentido de reduzir a morbimortalidade por doenças cardiovasculares (DCV). Nesse sentido, propõe-se estudo para analisar o comportamento circadiano da pressão arterial e a modulação autonômica da freqüência cardíaca em mulheres com SOP. As voluntárias serão submetidas a avaliação clínica cardiovascular, eletrocardiograma de repouso e teste ergométrico. Serão considerados parâmetros bioquímicos e hormonais relacionados com risco cardiovascular. A freqüência cardíaca (bpm) e os intervalos R-R (ms) do eletrocardiograma serão captados em tempo real, batimento a batimento, na condição de repouso, nas posições supina e sentada. Para fins de análise, serão considerados os índices de variabilidade da freqüência cardíaca no domínio do tempo e no domínio da freqüência. Para avaliação do comportamento circadiano da pressão arterial será empregada a metodologia de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), com mensurações repetidas da pressão arterial nos períodos de vigília e sono. O estudo de marcadores da performance cardiovascular em mulheres com SOP, como a análise da modulação autonômica do coração através da variabilidade da freqüência cardíaca e do comportamento circadiano da pressão arterial através de MAPA, permitirão um conhecimento mais ampliado acerca do risco cardiovascular associado à síndrome dos ovários policísticos. Adicionalmente, poderá oferecer subsídios para uma assistência clínica diferenciada no que diz respeito à orientação de atividade física e melhoria do condicionamento físico dessas mulheres. Código: PVA3196-2009 Código: PVA3702-2010 (Renovação) Edital: EDITAL 01/. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Coordenador / Técia Maria de Oliveira Maranhão - Integrante / Elvira Maria Mafaldo Soares - Integrante / Maria Fátima de Azevedo - Integrante / Saliciano Alves de Lima - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 17

  • 2009 - 2012

    Efeitos da Terapia Laser de Baixa Intensidade associada ao exercício aeróbio no tratamento da fibromialgia, Descrição: A Fibromialgia é uma síndrome reumática crônica, não inflamatória, idiopática e de distribuição universal, sendo responsável por cerca de 15% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Esta síndrome é caracterizada pela presença de dor músculo-esquelética difusa e dos chamados tender points (pontos dolorosos). Alterações como distúrbios do sono, fadiga e descondicionamento físico podem fazer parte do quadro clínico (Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2004). Assim, por se tratar de uma entidade clínica de origem complexa o seu tratamento é difícil, sendo necessária numa abordagem multidisciplinar para o seu devido controle. Nesse aspecto, o exercício aeróbio, devidamente prescrito, tem sido amplamente recomendado (Busch et al, 2008; Pedersen e Saltin, 2002). Mais recentemente, a Terapia Laser tem mostrado evidência no controle da dor (Enwemeka et al, 2004) e quando associada ao exercício pode influenciar na redução da fadiga muscular (Vieira et al, 2007). Portanto, o propósito do estudo será avaliar a influência da Terapia Laser de Baixa Intensidade associada a um programa de exercício aeróbio em pacientes portadores de fibromialgia. Código: PVD3767-2009 Edital: Distribuição de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PROPESQ) 2009-2010 Código: PVD3767-2010 (Renovação) EDITAL 01/2010 - PIBIC-PIBICAA-PIBITI Código: PVD3767-2011 (Renovação 2) Edital PIBIC/PIBIC-AA/PIBITI-2011-2012. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Rodrigo Pegado de Abreu Freitas - Integrante / Wouber Hérickson de Brito Vieira - Coordenador / Túlio Oliveira de Souza - Integrante / Isabel Cristina de Andrade - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Análise da distância percorrida por árbitros de futebol durante partidas do campeonato Potiguar 2009, Descrição: O futebol é o esporte mais praticado no mundo. Em 2003, cerca de 220 milhões de pessoas foram consideradas membros ativos da Federation Internationale de Football Association (FIFA). Nas últimas décadas, observou-se um avanço do profissionalismo no futebol. O interesse da iniciativa privada por esse desporto e as conseqüentes oportunidades de independência financeira e ascensão social têm levado os profissionais a uma incansável busca pelo sucesso. Essas mudanças ocorridas nos últimos anos, principalmente em função das exigências físicas cada vez maiores, obrigam os atletas a trabalharem perto de seus limites máximos constantemente (Cohen et al., 1997). Com o alto nível de demanda física durante os jogos, os atletas devem se adaptar cada vez mais a intensidades elevadas nas partidas (Metaxas et al., 2005). Nessa mesma direção, o árbitro de futebol, cada vez mais, tem que se adaptar a essa nova realidade. Entretanto, por não fazer parte, de forma importante, da economia do futebol, esse profissional tem sido negligenciado ao longo dos anos. Tal fato se torna ainda mais relevante se for considerado que em uma semana da temporada mundial de futebol, cerca de 1,3 milhões de árbitros atuam regulamentando nos jogos de vários campeonatos (Castagna et al., 2007). Portanto, diante da importância desses profissionais para o futebol e da carência de trabalhos nacionais investigando os mesmos, o objetivo do presente estudo é analisar a distância percorrida por árbitros de futebol durante partidas do campeonato Potiguar 2009.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Coordenador / Caio Máx - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    Efeitos de diferentes programas de exercício físico nos aspectos hormonais, cardiovasculares, metabólicos, reprodutivos e qualidade de vida de mulheres com síndrome dos ovários policísticos: ensaio clínico controlado e randômico, Descrição: Na atualidade, as doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de morbimortalidade na população em geral. Nesse contexto, as mulheres jovens com síndrome dos ovários policísticos (SOP) constituem um subgrupo especial, pela elevada prevalência de fatores de risco para DCV e conseqüente predisposição ao desenvolvimento futuro de eventos relacionados ao sistema cardiovascular. Estudos com diferentes metodologias de avaliação do risco cardiovascular apontam alterações significativas em mulheres com essa condição. Por outro lado, poucos estudos têm se preocupado em considerar parâmetros de avaliação cardiorespiratória e nível de condição aeróbica nessas pacientes. Considerando que se trata de fator determinante para morbimortalidade por doença cardiovascular e por todas as causas, os objetivos do presente projeto de pesquisa são: (1) avaliar a capacidade aeróbica máxima e submáxima de mulheres com SOP, em comparação com mulheres saudáveis, sem SOP, da mesma faixa etária; e (2) avaliar o impacto de um programa de exercícios físicos sobre parâmetros metabólicos, hormonais e cardiorespiratórios em pacientes com SOP, através de estudo clínico de intervenção. Serão consideradas as seguintes variáveis: consumo máximo de oxigênio (VO2máx), limiares ventilatórios (LV) e parâmetros bioquímicos e hormonais de risco cardiovascular. A análise estatística envolverá comparações intergrupos de médias e freqüências e análises sobre possíveis associações entre os parâmetros cardiorrespiratórios e os aspectos clínico-laboratoriais considerados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / Joceline Cássia Ferezini de Sá - Integrante / George Dantas de Azevedo - Coordenador / Técia Maria de Oliveira Maranhão - Integrante / Elvira Maria Mafaldo Soares - Integrante / Maria Fátima de Azevedo - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Rosiane Viana Zuza Diniz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2007

    Bioquímica da nutrição no contexto do exercício - Interação gene-nutriente-exercício, Descrição: Estudar os efeitos metabólicos de alimentos como a farinha de algaroba no diabetes experimental e de carboidratos complexos da dieta na resposta glicêmica em ratos Wistar sadios treinados e sedentários. Atualmente o grupo está interessado também em avaliar o efeito da interação gene-nutriente exercícios físicos na regulação da expressão do gene do proglucagon e no metabolismo energético. Dentro desta perspectiva inserem-se a avaliação dos níveis de produção do GLP-1 em resposta a ingestão oral de carboidratos complexos e treinamento físico e alterações morfológicas e funcionais em ratos Wistar sadios, obesos e diabéticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eduardo Caldas Costa - Integrante / ELAINE CRISTINA FELIX DA SILVA - Integrante / JACIRA MARIA ANDRADE DE SOUSA - Coordenador / NAIANNE KELLY CLEBIS - Integrante / SHEYLA VARELA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Melhor artigo original do biênio 2017-2018 da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

2019

Melhor Tema Livre da Educação Física - XX Congresso Norteriograndense de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2013

Menção Honrosa. Primeiro lugar no XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia (Pôster), Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN.

2011

Menção Honrosa. Terceiro lugar no XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia (Pôster), Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN.

2011

Menção Honrosa. Primeiro lugar no XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia (Pôster), Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN.

2011

Menção Honrosa. Segundo lugar no XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia (Pôster), Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN.

2009

Aprovação em concurso público (primeiro lugar) para vaga de Professor Substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2009

Primeiro lugar no I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia (Pôster)., Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

2009

Aprovação em concurso público (segundo lugar) para vaga de Professor Assistente I do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2003

Menção Honrosa. Segundo lugar no V Congresso Científico da Universidade Potiguar (Fisioterapia - Apresentação Oral)., Universidade Potiguar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524, Telefone: (84) 32153455, Fax: (84) 32153455

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2008

    Serviço Social da Indústria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física (DEF/UFRN). Ministrou as disciplinas de Teoria e Prática da Musculação; Metodologia da Musculação; Atividade Física (Musculação), Saúde e Qualidade de Vida.

    Atividades

    • 04/2019

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

    • 02/2019

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 02/2019

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0027 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III.

    • 10/2018

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório Multiusuário de Pesquisa Clínico-Epidemiológica (PESQCLIN), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

    • 06/2018

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício (Turma 03).

    • 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa

    • 02/2019 - 04/2019

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, EDF0118 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DEF2116 EXERCÍCIO E DIABETES

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0655 AVALIACÃO E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0132 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO III

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0743 FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0133 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO IV

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0123 REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO APLICADA AO MOVIMENTO HUMANO SAÚDE E DESEMPENHO

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF2127 METODOLOGIA DA PESQUISA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Especialização em Treinamento de Força, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF2089 METODOLOGIA DA PESQUISA E ESTATÍSTICA

    • 02/2018 - 06/2018

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0025 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0655 AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0134 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO V

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0123 REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO APLICADA AO MOVIMENTO HUMANO SAÚDE E DESEMPENHO

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF1995 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Especialização em Fisiologia do Exercício: Fitness e Personal Trainer, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF2056 AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO PARA HIPERTENSÃO, DIABETES E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

    • 08/2017 - 12/2017

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0028 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV.

    • 01/2016 - 11/2017

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício (Turma 02).

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0743 FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF1988 EXERCÍCIO E DIABETES

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0137 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO VIII

    • 02/2017 - 06/2017

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0028 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV.

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0136 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO VII

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0135 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO VI

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0655 AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0123 REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO APLICADA AO MOVIMENTO HUMANO SAÚDE E DESEMPENHO

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CSA0131 SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF1944 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DEF1966 METODOLOGIA DA PESQUISA E ESTATÍSTICA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE

    • 08/2015 - 12/2015

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0027 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III.

    • 01/2015 - 12/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

    • 04/2014 - 11/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício (Turma 01).

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0114 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM MOVIMENTO HUMANO, SAÚDE E DESEMPENHO, EDF0122 DOCÊNCIA ASSISTIDA

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 02/2015 - 06/2015

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0026 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0650 ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF1930 METODOLOGIA DA PESQUISA E ESTATÍSTICA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DEF1927 AJUSTES CARDIORRESPIRATÓRIOS E VASCULARES AO EXERCÍCIO FÍSICO: ASPECTOS CLÍNICOS

    • 08/2014 - 12/2014

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0026 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0037 BIOMECÂNICA, DEF0647 CINESIOLOGIA

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0122 DOCÊNCIA ASSISTIDA

    • 02/2014 - 06/2014

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0025 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0035 PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS, DEF0057 METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDF0117 MARCADORES FISIOLÓGICOS DAS CARGAS DE TREINAMENTO FÍSICO

    • 08/2013 - 12/2013

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Estágio realizado, DEF0026 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0647 CINESIOLOGIA, DEF0037 BIOMECÂNICA

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEF0655 AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, DEF0057 METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO

  • 2008 - 2009

    Clínica do Exercício

    Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuou como Professor de Educação Física na Clínica do Exercício/INCOR - Natal. Trabalhou na área de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica na referida instituição, realizando prescrição de exercício e avaliação física em indivíduos portadores de condições clínicas crônicas (grupos especiais). Trabalhou diretamente com hipertensos, cardiopatas, idosos, diabéticos, obesos, entre outros.

  • 2004 - 2006

    Clínica de Cardiologia e Medicina do Exercício

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio Extra-Curricular, com experiência em Reabilitação Cardiovascular e Metabólica, totalizando 1,152hs.