Regina Célia Rodrigues Tavares

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Possui Especializações nas seguintes áreas: Gerontologia, Acupuntura, Reabilitação Neurológica, Magistério Superior e Saúde Pública pela Fiocruz. Fisioterapeuta do Quadro Federal do Ex-território do Amapá com atuação em serviços de Reabilitação no Amapá - Amazônia - Brasil. Possui experiência profissional nas áreas de: Educação Permanente em Saúde atuando no contexto do SUS, Reabilitação de grupos especiais: pessoas idosas, saúde da mulher/CA de Mama, adultos/traumas, violência e grandes queimados, deficiência infantil, neonatologia/estimulação precoce. Gestão de serviços de Reabilitação Ambulatorial/SUS e Hospitalar/SUS. Fisioterapeuta aposentada do Estado do Amapá. Possui Título de Mérito em saúde emitido pela Assembléia Legislativa do Estado do Amapá ano de 2025. Certificado de Honra ao Mérito emitido pelo Conselho Regional de Fisioterapia - CREFITO 12 e Menção Honrosa Mulheres Destaque na Fisioterapia emitido pelo CREFITO 12 ano de 2024.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em GERONTOLOGIA

2024 - 2025

Faculdade Senac São Paulo

Especialização em Acupuntura

2009 - 2011

Instituto Brasileiro de Terapias Orientais
Título: A efetividade da auriculoacupuntura nas lesões de esforço repetitivo e nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
Orientador: Marcelo Lourenço

Especialização em Reabilitação Integrada em Neurologia

2002 - 2003

Universidade Federal do Amapá
Título: A Intervenção Integrada no Tratamento da Quadriplegia Espástica em Crianças Assistidas pela Casa da Hospitalidade I

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

2001 - 2002

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A Prática Pedagógica na Formação do Profissional de Saúde sob o Paradigma da Humanização
Orientador: Carmen Lúcia Fornari Diez

Especialização em Saude Publica

1997 - 1998

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Acidentes de Trânsito no Município de Macapá no ano de 1999: O Perfil dos Sequelados

Graduação em Fisioterapia

1986 - 1990

Universidade de Fortaleza

Formação complementar

2011 - 2011

Curso Teórico e Prático de Bioestática. (Carga horária: 20h). , Instituto Bioestatístico de Cência e Tecnologia, IBCT, Brasil.

2010 - 2010

Spiral Taping. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Acupuntura e Terapias Orientais, IBRATO, Brasil.

2010 - 2010

Manejo Clínico da Amamentação. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional da Aprendizagem do Comercio, SENAC, Brasil.

2005 - 2005

Complementação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Macapá, FAMA, Brasil.

2004 - 2004

Fisioterapia Respiratória do Ambulatório a UTI. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional Profª Ayrtes Ximenes, CEAPPAX, Brasil.

2004 - 2004

Didática da Educação Profissional. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional da Aprendizagem do Comercio, SENAC, Brasil.

2001 - 2002

Curso Básico-IPD,MS-WINDOWS2000,MS-WORD. (Carga horária: 45h). , Centro Nacional de Informatica, CNI, Brasil.

2001 - 2001

Ventilação Mecânica adulto / pediátrico. , SOMITI, SOMITI, Brasil.

2001 - 2001

Drenagem Linfática Manual Corporal. (Carga horária: 66h). , Escola e Clinica de Estetica Socorro Gusmão, ECESG, Brasil.

2001 - 2001

Drenagem Linfática Manual Facial. (Carga horária: 60h). , Escola e Clinica de Estetica Socorro Gusmão, ECESG, Brasil.

2000 - 2000

Reeducação Postural Global - Módulo I. (Carga horária: 16h). , MF PRODUÇÕES, MF, Brasil.

2000 - 2000

Reeducação Postural Global - II. (Carga horária: 16h). , MF PRODUÇÕES, MF, Brasil.

1998 - 1998

Desenvolvimento do Sistema Gerencial da Saúde. (Carga horária: 16h). , Centro de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, CFDRH, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Eletroterapia. (Carga horária: 16h). , MF PRODUÇÕES, MF, Brasil.

1998 - 1998

Fisioterapia Respiratória:Do consultório à UTI. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, CEAP, Brasil.

1998 - 1998

Desenvolvimento Neuropsicomotor nas Patologias. (Carga horária: 15h). , Instituto Estadual de Saude Dr. Alberto Lima, IES, Brasil.

1997 - 1997

Ventilação Mecânica. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional da Aprendizagem do Comercio, SENAC, Brasil.

1995 - 1995

Reabilitação Pulmonar. , Nova Medicina, NEWMED, Brasil.

1994 - 1994

Teórico Prático de Fisioterapia Respiratória. (Carga horária: 32h). , Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, DDRH, Brasil.

1992 - 1992

Fisioterapia na UTI:Respiratória e Cardiovascular. (Carga horária: 20h). , Centro de Atendimento Médico e Fisioterápico, CAMF, Brasil.

1990 - 1990

Interpretação Radiológica do Tórax. (Carga horária: 4h). , Centro de Estudos de Fisioterapia Respiratória de Campina Grande, CEFRCG, Brasil.

1990 - 1990

Curso Básico de Ventilação Mecânica. (Carga horária: 4h). , Centro de Estudos de Fisioterapia Respiratória de Campina Grande, CEFRCG, Brasil.

1989 - 1989

Fisioterapia Aplicada à UTI. (Carga horária: 40h). , Centro Acadêmico de Fisioterapia, CA, Brasil.

1986 - 1986

Atualização em Eletroterapia e Fototerapia. , Centro Médico Cearense, CMC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Oncologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Neonatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Neurologia.

Organização de eventos

TAVARES, R. C. R. . Strcke Day em Prevenção ao AVC Agudo. 2025. (Congresso).

TAVARES, R. C. R. . Ciclo de Treinamentos para Lideranças do HEOC - Padronização de Documentos.. 2025. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . I Meeting Multiprofissional na Prática da Terapia Intensiva. 2025. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . II Semana Nacional de Incentivo a saude mamária. 2001. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . VII Semana de Debates em Fisioterapia e IV Encontro de Docentes e Discentes do Curso de Fisioterapia. 1990. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . I Semana de Saúde do Porangabuçu. 1989. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . VI Semana de Debates em Fisioterapia e III Encontro de Docentes e Discentes do Curso de Fisioterapia. 1988. (Outro).

TAVARES, R. C. R. . IV Semana de Debates em Fisioterapia e I Encontro de Docentes e Discentes do Curso de Fisioterapia. 1986. (Outro).

Participação em eventos

Ciclo de Treinamentos para Lideranças do HEOC- Padronização de Documentos.Treinamento para Padronização de Documentos do HEOC. 2025. (Encontro).

Jurídico Administrativo para Lideranças.Jurídico Administrativo para Lideranças. 2025. (Outra).

Laserterapia em feridas.Laserterapia em Feridas. 2025. (Outra).

Manejo Clínico do AVC Agudo.Curso Manejo Clínico do AVC Agudo. 2025. (Outra).

Sistema de Notificação de Incidentes/SINI.treinamento em Sistema de Notificação de Incidentes/SINI. 2025. (Outra).

Suporte Avançado de vida - SAV.Treinamento em Suporte Avançado de Vida - SAV. 2025. (Outra).

Treinamento de Protocolo de Quedas e Lesão por Pressão.Treinamento de Protocolo de Queda e Lesão por Pressão. 2025. (Outra).

Treinamento em Notificação Compulsória.A importancia da Notificação Compulsória. 2025. (Outra).

Treinamento em Ouvidoria ao Usuário do SUS.Treinamento em Ouvidoria ao Usuário do SUS. 2025. (Outra).

Treinamento em Sistema de Dados.Treinamento em Sistema de Dados - Clínica Médica 2. 2025. (Outra).

Curso de Neuroacupuntura.Curso de Neuroacupuntura. 2024. (Outra).

Curso de Atualização em Introdução ao uso da classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidadade.Curso de Atualiz em Introdução ao uso da lassificação Internacional de funcionalidade e incapacidade em saúde. 2021. (Outra).

Curso Manejo Clínico da Amamentação.Curso Manejo Clínico da Amamentação. 2010. (Outra).

I Encontro Amapaense de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. 2010. (Encontro).

I Encontro Amtapaense de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. 2010. (Outra).

I Seminário de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. 2010. (Seminário).

I Seminário do SINFITO do Estado do Amapá. 2010. (Seminário).

Educação Superior do Amapá: Contribuições para o Desenvolvimento Sócioeconômico.Orientação Postural. 2007. (Oficina).

Educação Superior no Amapá: Contribuições para o Desenvolvimento Socioeconômico.Oficina de Orientação Postural. 2007. (Oficina).

Pessoas de Qualidade Trabalho - Competente. 2007. (Encontro).

O Fisioterapeuta e suas Respectivas Participações.A Importância da Fisioterapia na Saúde Pública do Estado do Amapá. 2005. (Outra).

I Simpósio Amapaense de Fisioterapia.Evolução da Fisioterapia no Estado do Amapá. 2004. (Simpósio).

III Congresso Camiliano da Pastoral da Saúde/Macapá. Vida com Dignidade: Terceira Idade Saudável. 2003. (Congresso).

Workshop Planejamento Estratégico. 2002. (Outra).

VII Congresso Mineiro de Terapia Intensiva, VI Fórum Latino-Americano de Ressucitação e IV Jornada Sudeste de Terapia Intensiva. 2001. (Congresso).

Seminário Agindo no PDSA. 1999. (Seminário).

VII Encontro Norte-Nordeste de Fisioterapeutas Respiratórios. 1995. (Congresso).

I Seminário de Educação Física Especial.Paralisia Cerebral. 1993. (Seminário).

Seminário de Educação Física Especial.Paralisia Cerebral. 1993. (Seminário).

V Seminário de Atualização em Educação Especial.Paralisia Cerebral. 1993. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1991. (Congresso).

II Encontro Nordestino de Fisioterapeutas Respiratórios. 1990. (Encontro).

II Curso de Integração em Medicina-Fisioterapia. 1987. (Outra).

V Semana de Fisioterapia e II Encontro de Docentes e Discentes. 1987. (Encontro).

II Outubro Médico. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Josueline F

TAVARES, R. C. R.; FREITAS, Janderson de L.; OLIVEIRA, Josueline F.. Oliveira e Janderson de L. Freitas.Câncer de Mama Masculino e a Cinesioterapia na Recuperação Funcional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Macapaense de Ensino Superior.

Orientou

Josueline F

Oliveira e Janderson de L; Freitas; Câncer de Mama Masculino e a Cinesioterapia na Recuperação Funcional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Macapaense de Ensino Superior; Orientador: Regina Célia Rodrigues Tavares;

Produções bibliográficas

  • TAVARES, R. C. R. . Tutoria em capacitação para utilização daNorma de atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NAZIMA, M.T.S.T. ; SANTOS, B.E.F. ; TAVARES, R. C. R. ; MORAES, L. S. S. ; SOARES, A. F. . Patologias Incapacitantes em auxílio doença por acidente de trabalho no Estado do Amapá em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, L. S. S. ; NAZIMA, M.T.S.T. ; SANTOS, B.E.F. ; TAVARES, R. C. R. . Causas de incapacidade laboral em agricultores no Amapá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, R. C. R. . Oficinas Sensibilizando o Cuidador para o atendimento Humanizado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAVARES, R. C. R. . Acidente de Transito no Municipio de Macapá no ano de 1999:O perfil dos Sequelados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

TAVARES, R. C. R. . A Intervenção Integrada no tratamento do Quadriplégico Espástico em Crianças Assistidas pela Casa da Hospitalidade I. 2003.

TAVARES, R. C. R. . A Pratica Pedagógica na Formação do Profissional de Saúde sob o Paradigma da Humanização. 2002.

TAVARES, R. C. R. . Acidente de Transito no Municipio de Macapá no ano de 1999: O Perfil dos Sequelados. 1998.

TAVARES, R. C. R. ; TAVARES, R. C. R. . Capacitação de Tutores em Atenção Humanizada ao Recém Nascido de baixo peso- Método Canguru. 2016. .

TAVARES, R. C. R. ; TAVARES, R. C. R. . Capacitação para o Método Canguru - Utilização da Norma de atençaõ Humanizada ao recém nascido de baixo peso. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Perfil da reabilitação profissional no munícipio de Macapá-Amapá de 2009 a 2012: o processo de recuperação funcional, Descrição: Diante de doenças ou de condições que causam algum tipo de deficiência a capacidade para o trabalho encontra-se comprometida de forma temporária ou permanente, assim como as condições de se produzir os meios para a Assim sendo a deficiência é uma condição que contribui para a exclusão do processo produtivo. Esta pesquisa pretende conhecer a clientela que utiliza o programa de reabilitação profissional do INSS - Amapá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Regina Célia Rodrigues Tavares - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2005

    Sensibilizando o Cuidador para o Atendimento Humanizado, Descrição: Projeto resultante da Carta Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da organização Mundial de Saúde-OPAS/OMS com o objetivo de promover mudanças na estrutura de atendimento nos serviços de saúde, visando o respeito à dignidade como regras básicas no relacionamento com o cliente SUS, em todos os municípios do Estado do Amapá exceto Itaubal e Pedra Branca do Amaparí.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Regina Célia Rodrigues Tavares - Coordenador., Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Remuneração.

  • 2004 - 2005

    Sensibilizando o Cuidador para o Atendimento Humanizado, Descrição: Projeto resultante da Carta Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da organização Mundial de Saúde-OPAS/OMS com o objetivo de promover mudanças na estrutura de atendimento nos serviços de saúde, visando o respeito à dignidade como regras básicas no relacionamento com o cliente SUS, em todos os municípios do Estado do Amapá exceto Itaubal e Pedra Branca do Amaparí.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Regina Célia Rodrigues Tavares - Coordenador., Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Remuneração.

  • 2004 - 2005

    Sensibilizando o Cuidador para o Atendimento Humanizado, Descrição: Projeto resultante da Carta Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional da organização Mundial de Saúde-OPAS/OMS com o objetivo de promover mudanças na estrutura de atendimento nos serviços de saúde, visando o respeito à dignidade como regras básicas no relacionamento com o cliente SUS, em todos os municípios do Estado do Amapá exceto Itaubal e Pedra Branca do Amaparí.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Regina Célia Rodrigues Tavares - Coordenador., Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Remuneração.

Prêmios

2003

Membro Associada da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Sociedade Brasileira de Queimaduras.

2003

Diploma de Honra ao Mérito-Grupo da Mama, Governo do Estado do Amapá.

2000

Diploma de Consagração Pública, Organização Brasileira de Pesquisa e Opinião Pública Ltda.

2000

Membro Filiado, Sociedade Brasileira de Mastologia.

1989

Membro do Centro Acadêmico de Fisioterapia da UNIFOR, Centro Acadêmico de Fisioterapia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital da Mulher Mãe Luzia, SESA. , Avª FAB, S/N, Centro, 68900-000 - Macapa, AP - Brasil

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Voluntário

1996 - Atual

HOSPITAL DE EMERGENCIA - AMAPÁ

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/2007

    Serviços técnicos especializados , Hospital de Emergência.Serviço realizado, Serviços Especializados de Fisioterapia na Área de Urgência e Emergência.

  • 05/1997 - 04/2007

    Direção e administração, Hospital de Emergência.Cargo ou função, Chefe do Serviço de Fisioterapia.

  • 10/1996 - 04/1997

    Serviços técnicos especializados , Hospital de Emergência.Serviço realizado, Serviços Especializados em Fisioterapia na Área de Urgência e Emergência.

2007 - Atual

Hospital da Mulher Mãe Luzia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/2007

    Serviços técnicos especializados , Hospital da Mulher Mãe Luzia.Serviço realizado, Serviço Especializado de Fisioterapia em Neonatos.

1991 - 2010

Unifisio - Hospital São Camilo

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

2006 - 2009

Instituto Macapaense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor(a) Horista, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cinesiologia

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Recursoa Eletrotermofototerapeuticos

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia II

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cinesioterapia

1993 - 2003

Casa da Hospitalidade I

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 20

Outras informações:
Serviços Especializados de Fisioterapia em Crianças Portadoras de Patologias Neurológicas

2004 - 2005

Organização Mundial da Saúde

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

1991 - 1996

Centro de Reabilitação do Amapá

Vínculo: Contrato Administrativo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

1990 - 1990

Instituto Dr. José Frota

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária do Setor Fisioterapia, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Hospital de Urgência e Emergência- Atendimento à pacientes politraumatizados