João Paulo Pantoja Braga

João Paulo Pantoja Braga é enfermeiro, docente e pesquisador, com formação interdisciplinar nas áreas da Saúde, Educação e Ciências Humanas. Possui mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), graduação em Enfermagem pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e licenciatura plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É especialista em Docência em Ciências da Saúde, Oncologia, Saúde Coletiva, Neuropsicopedagogia, Enfermagem do Trabalho, Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde, além de MBA em Gestão Hospitalar, Qualidade e Segurança do Paciente.Atua como Enfermeiro da Qualidade e Segurança do Paciente no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e como docente do ensino superior nas áreas de Enfermagem, Biomedicina, Odontologia, Fonoaudiologia e Pedagogia, com experiência em cursos de graduação e formação técnica. Possui trajetória consolidada em extensão universitária, sendo fundador e presidente da Liga em Oncologia do Tapajós, além de ampla atuação em projetos sociais, voluntariado e educação em saúde. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em segurança do paciente, gestão em saúde, cuidado integral, oncologia, saúde coletiva, educação em saúde e práticas pedagógicas, com produção científica apresentada em eventos nacionais e participação em comissões e comitês de assessoramento. Recebeu menção honrosa por avaliação docente e reconhecimento por excelência acadêmica ao longo de sua trajetória.

Informações coletadas do Lattes em 16/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida

2016 - 2019

Universidade Federal do Oeste do Pará
Título: PROJETO FELICIDADE: BEM ESTAR SUBJETIVO PARA CRIANÇAS DE 8 A 12 ANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM SANTARÉM, PARÁ, Ano de Obtenção: 2021
Iani Lauer Leite.Palavras-chave: Crianças Amazônidas; Infâncias; Felicidade.

Especialização em andamento em Gestão Hospitalar

2026 - Atual

Faculdade Metropolitana de Franca

Especialização em andamento em Ensino de Arte e Musicalidade

2026 - Atual

Faculdade Metropolitana de Franca

Especialização em andamento em ARTES NA EDUCAÇÃO: MÚSICA, TEATRO E DANÇA

2026 - Atual

FACULDADE ALCANCE EAD

Especialização em andamento em Musicoterapia

2026 - Atual

Faculdade Metropolitana de Franca

Especialização em andamento em MBA em Gestão Hospitalar, Qualidade e Segurança do Paciente

2025 - Atual

Faculdade Novoeste

Especialização em andamento em Enfermagem do Trabalho e Gestão da Segurança do Trabalho

2025 - Atual

FACULDADE ALCANCE EAD

Especialização em andamento em Oncologia

2025 - Atual

FACULDADE ALCANCE EAD

Especialização em andamento em Neuropsicopedagogica Institucional, Clínica e Hospitalar

2025 - Atual

FACULDADE ALCANCE EAD

Especialização em Docência em Ciências da Saúde

2025 - 2026

Rede de Ensino Faveni Ltda

Especialização em Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde

2025 - 2025

FACULDADE ALCANCE EAD
Título: Não se aplica

Especialização em Saúde Coletiva

2025 - 2025

FACULDADE ALCANCE EAD
Título: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM BAIXO PESO DEVIDO À INTERRUPÇÃO DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA DURANTE OS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA

Graduação em Enfermagem

2020 - 2024

Universidade da Amazônia
Título: CARACTERIZAÇÃO DE CIRURGIAS REALIZADAS EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA GÁSTRICA NOS ANOS DE 2021 A 2023 EMUM HOSPITAL NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Orientador: Adria Leitão Maia

Graduação em Licenciatura Plena em Música

2010 - 2013

Universidade do Estado do Pará
Título: Música no ambiente cirúrgico: uma visão a partir das experiências da Operação Sorriso Brasil
Orientador: Nathalya de Carvalho Avelino

Formação complementar

2025 - 2025

Habilidades Socioemocionais nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.

2025 - 2025

Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde. (Carga horária: 100h). , Escola Virtual de Governo, EV.G, Brasil.

2025 - 2025

Liderança e Gestão De Equipes. (Carga horária: 100h). , Escola Virtual de Governo, EV.G, Brasil.

2025 - 2025

Gestão de políticas públicas no âmbito local: saúde e assistência social. (Carga horária: 10h). , Escola Virtual de Governo, EV.G, Brasil.

2025 - 2025

Criação de Indicadores de Desempenho para a Transformação Digital. (Carga horária: 25h). , Escola Virtual de Governo, EV.G, Brasil.

2025 - 2025

Inteligência Artificial Generativa para Professores. (Carga horária: 2h). , GOKURSOS Inovações Educacionais, GOKURSOS, Brasil.

2022 - 2022

ABA NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 180h). , INSTITUTO NEURO CAPACITAÇÃO CURSOS E EVENTOS LTDA, INSTITUTO NEURO, Brasil.

2021 - 2021

Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Prevenção ao Suicídio. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 10h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Saúde da População Negra. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2016 - 2016

PRODUÇÃO. , Ministério da Cultura, MinC, Brasil.

2013 - 2013

FOTOGRAFIA: PROCESSO, PRÁTICA E PENSAMENTO IMAGÉTICO EM SALA DE AULA. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2013 - 2013

Regência de Coral. (Carga horária: 40h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2012 - 2012

I Seminário sobre o Desenvolvimento da Criança de 0 a 6 anos. (Carga horária: 8h). , Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia, SEARA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Projetos de Pesquisa e Elaboração de Artigo Científico. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2009 - 2009

Informática. (Carga horária: 75h). , Sistema de Ensino Amazon, AMAZON, Brasil.

2008 - 2008

Dramaturgia. , Secretaria do Estado da Cultura, SECULT, Brasil.

2007 - 2007

Construção do Personagem. , Secretaria do Estado da Cultura, SECULT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Emergência e Trauma.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Licenciatura Plena em Música.

Organização de eventos

BRAGA, J. P. P. ; CAMPOS, L. L. S. ; MACIEL, R. P. . Pink Day 2024: A Importância da Equipe Multiprofissional nos protocolos de Cuidado ao Câncer de Mama. 2024. (Outro).

MACIEL, R. P. ; BRAGA, J. P. P. . XXXV SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM. 2023. (Outro).

VALENTE, A. R. P. D. ; SILVA, E. M. R. ; BRAGA, J. P. P. ; BRILHANTE, B. S. . I Simpósio de Emergências e Traumas. 2023. (Outro).

Participação em eventos

2° Congresso Nacional Enfermagem Trend. 2024. (Congresso).

36ª Semana Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário da Amazônia. 2024. (Congresso).

II Simpósio de Emergências e Traumas: Particularidades do Cuidar em Enfermagem no contexto Amazônico. 2024. (Simpósio).

4º Congresso Nacional de Enfemragem. 2022. (Congresso).

BATE PAPO COM CAFÉ: SETEMBRO VERDE. 2022. (Outra).

I SEMINÁRIO INTEGRAD DE NEUROCIÊNCIAS DO BAIXO AMAZONAS & III FEIRA DE NEUROCIÊNCIAS DA UFOPA. 2022. (Seminário).

Palestra "Câncer de Ovário: A Importância de testagem genética na era das terapias alvo". 2022. (Outra).

1º Encontro Internacional de Saúde Mental e as Reações Psicológicas e Neurológicas à Covid-19,. 2021. (Encontro).

31ª Semana de Enfermagem do Centro Universitário da Amazônia. 2021. (Encontro).

4° Congresso Regional Multiprofissional de Saúde. 2021. (Congresso).

AS INTERFACES E DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SOBRE HIV NA ATUALIDADE. 2021. (Outra).

Congresso Nacional de Enfermagem do Grupo Ser Educacional. 2021. (Congresso).

Highlights 2021 - Workshop de Atualização em suporte básico e avançado de vida. 2021. (Outra).

I Jornada de Tecnologias para controle da dor do Oeste do Pará. 2021. (Simpósio).

Jornada de Saúde Pública. 2021. (Congresso).

Semana Acadêmica de Enfermagem - UNAMA. 2021. (Congresso).

SEMANA PROFISSIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NO AUTISMO. 2021. (Encontro).

Simpósio Nacional de Biossegurança do Grupo Ser Educacional. 2021. (Simpósio).

Tipos e Mecanismos das Vacinas. 2021. (Oficina).

2° Congresso Online de Anatomia Humana. 2020. (Congresso).

Semana Acadêmica de Enfermagem - UNAMA. 2020. (Congresso).

Seminário de Psicologia: ?Psicologia, democracia e direitos humanos na Amazônia?, I Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), V Encontro Rondoniense de Psicologia Escolar/Educacional. ?CRIANÇA, VOCÊ É FELIZ? DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTARÉM, PARÁ?. 2018. (Congresso).

VI Seminário de Pós-graduação - Ciência e Inovação na Amazônia: Desafios e Perspectivas."VOCÊ É FELIZ? DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTARÉM, PARÁ.",. 2018. (Seminário).

II Semana Acadêmica de Biotecnologia - UFOPA. 2016. (Outra).

I FÓRUM O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS DE SANTARÉM. 2014. (Simpósio).

II Congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida. 2011. (Oficina).

I Mini-Curso de Neuropsiquiatria. 2011. (Seminário).

I Congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida. 2010. (Congresso).

I NOITE CULTURAL DO BRASIL. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Erika dos Santos Lima

IMBIRIBA., T. C. O.;BRAGA, J. P. P.; OLIVEIRA, H. S. D.. Vulnerabilidade dos idosos em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis em uma Unidade Básica de Saúde do Mojuí dos Campos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario da Amazonia.

Produções bibliográficas

  • GUALBERTO, M. A. C. ; LAUER-LEITE, I. D. ; CORDOVIL, I. M. R. ; SILVA, A. J. M. ; CORREA, R. S. ; TAVARES, S. ; BRAGA, J. P. P. . Os espaços e as normas institucionais: Percepções de crianças moradoras em uma Casa de Acolhimento na região Oeste do Pará. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracajú. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Aracajú: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), 2017. v. único. p. 1-369.

  • BRAGA, J. P. P. ; ALHO, H. G. ; DUARTE, A. D. M. ; GUIMARAES, W. M. ; ALHO, D. S. S. ; BARROS, M. B. B. X. ; GOMES, M. I. C. . Boas práticas de Segurança: Engenharia Clínica e Qualidade fazendo segurança do paciente em um Hospital na Amazônia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACIEL, R. P. ; SPINOLA, M. C. R. ; DUARTE JUNIOR, R. ; BRAGA, J. P. P. . Roda de Conversa 'Vamos falar sobre gestão em saúde?'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PONTES, S. R. S. ; BARROS, M. B. B. X. ; GOMES, M. I. C. ; BRAGA, J. P. P. . Cuidado Integral ao Paciente Oncológico: A importância da Abordagem Multiprofissional na Prática Clínica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGA, J. P. P. . O Desenvolvimento Humano: os ciclos da vida, aspectos físicos e psicossociais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARANHAO, E. P. ; BRAGA, J. P. P. ; SANTOS, F. C. S. ; LEITE, I. S. . AUMENTO DA SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NA PUERIDADE DURANTE PERÍODO PANDÊMICO: REVISÃO DE LITERATURA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRAGA, J. P. P. ; LEITE, I. D. L. . VOCÊ É FELIZ? DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTARÉM, PARÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, J. P. P. ; LEITE, I. D. L. . CRIANÇA, VOCÊ É FELIZ? DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTARÉM, PARÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

BRAGA, J. P. P. . A musicoterapia no Brasil. 2021; Tema: Musicoterapia. (Site).

Prêmios

2025

Menção Honrosa da Avaliação Docente, Centro Universitário da Amazônia.

2014

Excelência Acadêmica, Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Instituto Mais Saúde - Hospital Regional do Baixo Amazonas

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da Qualidade, Carga horária: 45

Outras informações:
Enfermeiro do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente

2025 - Atual

Universidade da Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Curso Superior, Carga horária: 9

Outras informações:
Docente das Disciplinas: Atividades Práticas de Extensão I e IV (Pedagogia); Cuidado Integral ao Paciente nas Doenças Infecto-parasitárias, Biossegurança e Bioética, Enfermagem Domiciliar (Enfermagem); Saúde Coletiva, Educação, Saúde e Meio Ambiente (Odontologia); Saúde Coletiva e Vigilância Epidemiológica (Biomedicina); Trabalho de Conclusão de Curso I (Fonoaudiologia).

Atividades

  • 08/2025

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Prática de Extensão I, Atividade Prática de Extensão IV

  • 08/2025

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cuidados Integral ao Paciente nas Doenças Infecto-parasitárias

  • 06/2021 - 12/2024

    Extensão universitária , Reitoria, Centro Universitário da Amazônia - UNAMA Santarém.Atividade de extensão realizada, Presidente da Liga em Oncologia do Tapajós.

2025 - Atual

Fundação Esperança

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente prestador de Serviço, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente das Disciplinas: Organização do Processo de Trabalho em Saúde, Introdução a Enfermagem, Anatomia Humana, Microbiologia e Parasitologia

Atividades

  • 02/2025 - 06/2025

    Ensino,Disciplinas ministradas, Anatomia e Fisiologia Humana - Curso Técnico em Enfermagem, Anatomia Humana - Curso Técnico em Análises Clínicas, Organização do Processo de Trabalho em Saúde - Curso Técnico em Enfermagem, Introdução a Enfermagem - Curso Técnico em Enfermagem, Microbiologia e Parasitologia - Curso Técnico em Enfermagem

2014 - Atual

operação sorriso brasil

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Voluntário sem carga-horária semanal, dedicação exclusiva durante a semana de cirurgias.

2011 - 2012

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsa Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor da Disciplina Metodologia Científica da Universidade do Estado do Pará - Campus XII - Santarém

2011 - 2016

Escola de Música Maestro Wilson Fonseca

Vínculo: Auxiliar, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 24

Outras informações:
Atividade com remuneração mas sem vínculo empregatício

2009 - 2016

Escola de Música Maestro Wilson Fonseca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrumentista e Coralista, Carga horária: 8

Outras informações:
Coralista: Baixo Instrumentista: Flauta Transversal

2013 - 2013

INSTITUTO MAESTRO WILSON FONSECA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Musicalização Baby, Carga horária: 6

2023 - 2023

Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Voluntário Extra-Curricular

2016 - 2016

Trupe Só Riso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Trabalho Voluntário com atividades de Palhaçoterapia em Hospitais e Asilo.

2016 - 2025

INSTITUTO GOL

Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO, Carga horária: 2

Outras informações:
Projeto de Voluntariado realizado pelo Instituto GOL da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

2016 - 2025

GOL Linhas Aéreas Inteligentes

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Agente de Atendimento, Carga horária: 24

Outras informações:
Atendimento ao Público, Vendas, Endomarketing, Relações com Colaboradores e com Público, Estratégia de Vendas

2011 - 2011

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Música no Projeto Mais Educação, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitor de Canto Coral no Projeto Mais Educação do Governo Federal