Anna Maria de Grammont Machado de Araújo
Doutora em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável pelo Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Málaga, Espanha, com a tese sobre desenvolvimento econômico, turístico e urbano e a preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz em parceria com a Universidade Federal da Bahia (2005), Especialista em Cultura e Arte Barroca, Engenheira Civil (2001) e Arquiteta e Urbanista (2017) pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Atualmente, coordena o Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas de Mariana, onde gere contratos de elaboração de projetos de restauração de 19 monumentos, projetos museológicos de 4 museus, além da fiscalização de Obras Estruturais e de Restauro de Elementos Artísticos em Igrejas e Casarões do séc. XVIII. Ainda na Prefeitura de Mariana, elabora Projetos Urbanísticos e Arquitetônicos como o Projeto da Praça, do Mirante e da Sede do Parque Municipal da Estância Ecológica do Cruzeiro.
Leciona na Faculdade Educativa de Mariana - FEMAR desde 2015 e é Membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL).
Atuou como Consultora para o Desenvolvimento Econômico e Social de localidades na empresa C&T - Diretor Luiz Fernando de Almeida, e Idealizou e Coordenou o Projeto Estrada Parque Caminhos da Mineração da Prefeitura Municipal de Mariana, finalista nacional e ganhador do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae MG em 2014.
Autora dos livros: Gestión Pública del Turismo y del Patrimonio Cultural Arquitectónico en Brasil; El Desarrollo Urbano y Turístico de Ciudades Históricas Brasileas ? El caso de Salvador, Rio de Janeiro y otras ciudades; Hotel Pilão - um incêndio no coração de Ouro Preto, sobre a relação da população com seu patrimônio histórico, e do livro infantil O que é Patrimônio Cultural?!.
Desde 2015, realiza Projeto de Educação Patrimonial com doação do livro infantil publicado e palestras para professores sobre como utilizá-lo. Em 2017, recebeu Moção de Agradecimento pelo trabalho de Educação Patrimonial desenvolvido em Ouro Preto e, em 2018, recebeu Moção de Aplauso pelo trabalho de Educação Patrimonial realizado em Mariana.
Foi professora do curso Guardiões do Patrimônio, um projeto de educação patrimonial voltado para lideranças comunitárias, promovido pela Unesco e financiado pelo Programa Monumenta - Minc, BID e Prefeitura de Ouro Preto, e foi Professora da Faculdade de Santa Rita, Lafaiete - MG, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Metalúrgica.
Aprovada como 2ª Colocada para o cargo de Professor Assistente A do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Setembro de 2018.
Aprovada como 1ª Colocada para o cargo de Professor Substituto - ÁREA: História da Arquitetura e Urbanismo / Teoria da Arquitetura e do Urbanismo / Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico / Projeto de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico - Edital PROAD N 025/2019 - DEARQ - Universidade Federal de Ouro Preto. Março de 2019.
Atuou também como pesquisadora qualitativa e analista político em diversas campanhas para Presidente e Governador em Estados brasileiros e na Colômbia.
Tem experiência na área de Patrimônio Cultural, Desenvolvimento Turístico e Territorial, Arquitetura e Urbanismo, Educação Patrimonial, Engenharia Civil, Economia e Gestão de Projetos.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável
2007 - 2013
Universidad de Malaga
Título: Ventajas y Desventajas del Crecimiento Económico y Turístico en Ciudades Históricas Brasileas: El caso de Ouro Preto - Patrimonio Cultural de la Humanidad
Orientador: Enrique Torres Bernier
Mestrado em Cultura & Turismo - Parceria Uesc/Ufba
2003 - 2005
Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Os Significados do Patrimônio Histórico: uma reflexão em torno do Hotel Pilão de Ouro Preto, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Milton Araújo Moura/Coorientador: Benedito Tadeu de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: população local; Patrimônio Histórico; significados; Ouro Preto; Hotel Pilão; Turismo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado profissional em Master de Documentário e Sociedad
2008 - 2008
Escola Superior de Cinema e Audivisual da Catalunya -Universidade Barcelona
Título: Não se aplica, Ano de Obtenção:
Orientador: Não se aplica
Bolsista do(a): Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA, IBERMEDIA, Espanha.
Especialização em Cultura e Arte Barroca
2004 - 2005
Instituto de Filosofia, Artes e Cultura - UFOP
Título: A Talha Barroca em Ouro Preto
Orientador: Marcos Hill
Formação complementar
2017 - 2017
ICMS Patrimônio Cultural - IEPHA. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Mariana, PMM, Brasil.
2015 - 2015
Produção de Material Didático em Educação Patrimonial. (Carga horária: 8h). , Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentáve, IEDS, Brasil.
2013 - 2013
Patologia em Edificações. (Carga horária: 12h). , Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.
2013 - 2013
Civilização do Bambu. (Carga horária: 30h). , Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais, CERBAMBU RAVENA, Brasil.
2013 - 2013
Oficinas de Ofícios - Construções em Terra: Pau a Pique, Adobe e Taipa de P. (Carga horária: 12h). , Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.
2009 - 2009
Contaminación Litoral: Construc Emisarios Submarin. (Carga horária: 14h). , Instituto Didactia, DIDACTIA, Espanha.
2009 - 2009
Aplicación Nueva EHE-08 en Fabric y Calid Hornigón. (Carga horária: 10h). , Asociación de Fabricantes de Derivados del Cemento de Málaga, ADECEMA, Espanha.
2007 - 2007
Extensão universitária em Bases Estratégicas para Emprendedores Turísticos. (Carga horária: 8h). , Universidad de Málaga, UMA, Espanha.
2007 - 2007
El Ayudante de Dirección en el Cine. (Carga horária: 10h). , Universidad de Málaga, UMA, Espanha.
2007 - 2007
Captação para TV: Fórum das Letras 2007. (Carga horária: 20h). , Festival de Inverno de Ouro Preto - UFOP, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
Direcção de Arte. (Carga horária: 18h). , IV Mostra de Cinema de Tiradentes, IV, Brasil.
2006 - 2006
Roteiro com Di Moretti. (Carga horária: 9h). , Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2004 - 2004
Estética do Barroco. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2004 - 2004
Música no Brasil Colônia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Estatística e Teoria Científica. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
Formatação de Trilhas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
Polít Cultural Patrimônio e Turismo-Guy Martiniere. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
Proj e Viabilidade de Decisão-José Roberto Andrade. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
Planej e Política Cultural e Turístic-Ada Dencker. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2003
Turismo e Patrimônio Cultural- Sônia Mattos Lucas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2001 - 2002
Inglês. (Carga horária: 20h). , Cambridge College of Learning, CCL, Inglaterra.
2001 - 2001
Information & Technology Transfer on Renewable Energy Sources for Sustainab. (Carga horária: 24h). , International Association of Agricultural Students, IAAS, Iugoslávia.
2001 - 2001
Realização em Vídeo Digital. , IV Mostra de Cinema de Tiradentes, IV, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Gerência Empresarial. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1997 - 1997
Inglês. (Carga horária: 20h). , Eurocenter, EURO, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Gestão de Cidades Históricas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Cultura como base de desenvolvimento local.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.
Organização de eventos
DE GRAMMONT, Anna . Conferência Municipal da Cidade - Membro Organização. 2016. (Outro).
DE GRAMMONT, Anna . Seminário Museus de Cidade no Século XXI - Perspectivas e Reflexões - Coordenador do Evento. 2016. (Outro).
DE GRAMMONT, Anna . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. 2006. (Festival).
DE GRAMMONT, Anna . Patrimônio Cultural - Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2006. (Festival).
DE GRAMMONT, Anna . Seminário "O Patrimônio Imaterial: Impactos e Desafios". 2006. (Outro).
DE GRAMMONT, Anna . Fórum das Letras. 2006. (Outro).
DE GRAMMONT, Anna . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2005. (Festival).
DE GRAMMONT, Anna . Fórum das Letras. 2005. (Outro).
DE GRAMMONT, Anna . VII Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
11 Seminário Patrimônio Cultural / Conservação e Restauração no séc. XXI da Fundação de Arte de Ouro preto.PAC de Cidades Históricas de Mariana na Atualidade: da Expectativa inicial à bisca por finalização de projetos e execução de obras de restauração. 2018. (Seminário).
I Colóquio O Patrimônio em Minas Gerais: Preservação e difusão dos acervos culturais do NEALUMI (Núcleo de Estudos de Arte Luso Mineira.Conquistas e Limitações do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas no Município de Mariana. 2018. (Encontro).
I Fórum de Educação e Patrimônio de Ouro Preto.Experiência do Guardiões do Patrimônio - Projeto promovido por Unesco. 2018. (Simpósio).
II Encontro Internacional da Felicidade e Bem-Estar. 2018. (Encontro).
II Encontro Sobre Governança Social. 2018. (Encontro).
Descobrindo Mariana.O que é Patrimônio Cultural?. 2017. (Outra).
Fórum de Políticas Culturais em Debate. 2017. (Outra).
ICOMOS Brasil Simpósio Científico 2017.Coordenação do PAC de Cidades Históricas dentro da Prefeitura de Mariana: limitações e adversidades. 2017. (Simpósio).
I Encontro sobre Governança Social. 2017. (Encontro).
III ENEA Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura. 2017. (Encontro).
I Semana da Leitura.Literatura como ferramenta da Educação Patrimonial. 2017. (Outra).
IX Fórum Mestres e Conselheiros Agentes Multiplicadores do Patrimônio. 2017. (Outra).
VI Colóquio Internacional de História da Arte - Imagem Perspéctiva: Pintura e arquitetura do Tempo Colonial - Manuel da Costa Ataíde e sua pintura ilusionista. 2017. (Encontro).
Conferência Municipal da Cidade. 2016. (Outra).
Encontro de Profissionais do Turismo de Mariana.Empreendedorismo e Cases de Sucesso em Planejamento Turísticode Sucesso em Planejamento Turístico. 2016. (Encontro).
Seminário Museus de Cidade no Século XXI - Perspectivas e Reflexões. 2016. (Seminário).
VI Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio. 2015. (Outra).
2ª Mostra de Cinema e Arquitetura de Ouro Preto. 2013. (Outra).
Seminário Cultural de Ouro Branco: da preservaçao ao abandono.Conhecer para proteger: uma proposta para a Educaçao Patrimonial. 2012. (Seminário).
II Encontro Nacional de Educação Patrimonial: Estratégias para a Implantação de uma Política Nacional. 2011. (Encontro).
Xth Economic Policy Conference - XJPE. 2011. (Congresso).
Contaminación del Litoral. Proyecto y Construcción de Emisarios Submarinos. 2009. (Seminário).
Bases Estratégicas para Emprendedores Turísticos - Facultad de CC. Económicas y Empresariales. 2007. (Seminário).
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2007. (Outra).
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2006. (Outra).
Patrimônio Material de Ouro Preto e Mariana: o contexto marginal. 2006. (Seminário).
Estrada Real: responsabilidade pelas comunidades locais. 2005. (Seminário).
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2005. (Seminário).
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 2005. (Outra).
Fórum das Letras. 2005. (Outra).
Museu e as Cidades. 2005. (Seminário).
Primeira Conferência das Cidades.Sociedade e Patrimônio. 2005. (Encontro).
Primeira Conferência das Cidades. 2005. (Encontro).
Segunda Semana do Patrimonio Cultural de Ouro Branco.Educação Patrimonial. 2005. (Encontro).
Fórum das Artes - Patrimônio Cultural - Cidades. 2004. (Outra).
VII Encontro Nacional de Turismo c/ Base Local. VII Encontro Nacional de Turismo c/ Base Local. 2003. (Congresso).
VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.A comunidade e o patrimônio histórico de Ouro Preto: Identidade e preservação. 2003. (Seminário).
Semana de Estudos do Turismo. 2002. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Estudos do Turismo. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
DE GRAMMONT, A. M.;DE GRAMMONT, Anna. A Importância do Turismo para o Desenvolvimento Local: um estudo de caso da cidade de Mariana.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana.
DE GRAMMONT, A. M.;DE GRAMMONT, Anna. A Importância do planejamento da oferta turística de Lavras Novas para o desenvolvimento do Turismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana.
DE GRAMMONT, Anna; DE GRAMMONT, A. M.. City Marketing na Cidade do Porto: um estudo acerca da relação entre urbanização, uso turístico e contexto cultural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
DE GRAMMONT, Anna; SIMAO, M. C.; MASCARENHAS, A.. Análise Teórica da Solução Arquitetônica Pós-Incêndio na Biblioteca do Caraça - MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Instituto Federal Minas Gerais.
DE GRAMMONT, Anna; MASCARENHAS, A.. Conservação e Restauro da Capela São José, Engenheiro Correa, Ouro Preto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Instituto Federal Minas Gerais.
DE GRAMMONT, Anna. A Administração do Turismo Sustentável por meio do desenvolvimento local: Um estudo de caso de São BartolomeuSustentável por meio do desenvolvimento local: Um estudo de caso de São Bartolomeu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana.
DE GRAMMONT, Anna. Estratégias de Divulgação de Ciclo Turismo no Distrito de Lavras Novas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana.
Martins, T.R.;DE GRAMMONT, Anna. Estrada Real como uma ferramenta da cultura e da identidade nacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo - UFOP.
Orientou
A ADMINISTRAÇÃO DO TURISMO SUSNTENTÁVEL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO BARTOLOMEU-MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana; Orientador: Anna Maria de Grammont Machado de Araújo;
Estratégias de divulgação de Ciclo Turismo no Distrito de Lavras Novas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação Educacional de Mariana; Orientador: Anna Maria de Grammont Machado de Araújo;
Produções bibliográficas
-
DE GRAMMONT, Anna . A construção do conceito de Patrimônio Histórico: Restauração e Cartas Patrimoniais. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural (Online) , v. 4, p. 437/32-442, 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . Ouro Preto: problemas de um Patrimonio Histórico no início do século XXI. REVISTA DE TURISMO - VISÃO E AÇÃO , v. 8, p. 455-467, 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . Hotel Pilão: Um incêndio no Coração de Ouro Preto. 2. ed. Ouro Preto: Do autor, 2017. v. 1. 104p .
-
DE GRAMMONT, Anna . El Desarrollo Urbano y Turístico de Ciudades Históricas Brasileas ? El caso de Salvador, Rio de Janeiro y otras ciudades. 1. ed. Málaga: Do Autor, 2017. v. 1. 102p .
-
DE GRAMMONT, Anna . Gestión Pública del Turismo y del Patrimonio Cultural Arquitectónico en Brasil: Breve recorrido histórico hasta principios del siglo XXI. 1. ed. Málaga: Do autor, 2017. v. 1. 104p .
-
DE GRAMMONT, Anna . O que é Patrimônio Cultural?!. 1. ed. Ouro Preto: do Autor, 2013. v. 1000. 20p .
-
DE GRAMMONT, Anna . Hotel Pilão - um incêndio no coração de Ouro Preto. 1. ed. São Paulo: Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes, 2006. v. 1. 250p .
-
DE GRAMMONT, Anna . Memórias Precoces. 1. ed. São Paulo: Giordanus, 2006. v. 1. 40p .
-
DE GRAMMONT, Anna ; DE GRAMMONT, A. M. . RIO DE JANEIRO: LA (DE)CONSTRUCCIÓN DE LA "PARIS TROPICAL". In: Rafael Fuentes García; José Maria Delgado Molina. (Org.). ESCUELA DE PENSAMIENTO TURÍSTICO TORRES BERNIER. 1ed.Málaga: Los autores, 2019, v. , p. 199-223.
-
DE GRAMMONT, Anna . Relação Delicada. O Tempo, Belo Horizonte, p. 1 - 1, 19 abr. 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . O que é Patrimônio Cultural. Diário da Tarde, Belo Horizonte, p. 2 - 2, 11 abr. 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . Preservar o Passado como Estratégia para Futuro. Revista da FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 8 - 9, 01 abr. 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . Candônguero: era uma vez um carnaval. Tribuna Livre, Ouro Preto, p. 2 - 2, 01 mar. 2006.
-
DE GRAMMONT, Anna . Festival para Todos. Boletim Diário, Ouro Preto, p. 1 - 1, 15 jul. 2005.
-
DE GRAMMONT, Anna ; Moura, M. . Os Significados do Patrimônio Histórico: uma reflexão em torno do casarão incendiado e Ouro Preto. In: VII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2003, Ilhéus. VII Encontro Nacional de Turismo. Ilhéus: Editus, 2003. v. 1.
-
DE GRAMMONT, Anna ; Moura, M. . A comunidade e o patrimônio histórico de Ouro Preto: Identidade e preservação. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2003, Ilhéus. VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Ilhéus-BA: Editus, 2003. v. VII. p. 195-196.
-
DE GRAMMONT, Anna ; Moura, M. . Os significados do Patrimônio Histórico: uma reflexão em torno do casarão incendiado em Ouro Preto. In: VII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2003, Ilhéus. Encontro Nacional de Turismo com Base Local (7). Ilhéus: Editus, 2003. v. 1. p. 189-189.
-
DE GRAMMONT, Anna . PAC de Cidades Históricas de Mariana na Atualidade: da Expectativa inicial à bisca por finalização de projetos e execução de obras de restauração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DE GRAMMONT, Anna . Experiência Projeto Guardiões do Patrimônio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Patrimônio Cultural: Conceito, Tratamento e Abordagem Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Patrimônio Cultural: Conceito, Tratamento e Abordagem Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Coordenação do PAC de Cidades Históricas dentro da Prefeitura de Mariana: limitações e adversidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DE GRAMMONT, Anna . Literatura como Ferramenta da Educação Patrimonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . A Preservação do Patrimônio Cultural a partir da Literatura Infantojuvenil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DE GRAMMONT, Anna . O que é 'Patrimônio Cultural'? - público infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . O que é 'Patrimônio Cultural'? - público professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . A visita à Obra de Restauração da Igreja do Rosário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Conquistas e Limitações do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas no Município de Mariana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DE GRAMMONT, Anna . O que é 'Patrimônio Cultural'?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DE GRAMMONT, Anna . A Função Social da Cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Espaços Urbanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Empreendedorismo e Cases de Sucesso em Planejamento Turístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Educação Patrimonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Os Museus do PAC de Cidades Históricas dentro de um Projeto Turístico para Mariana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Projeto Estrada Parque Caminhos da Mineração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Conhecer para proteger: uma proposta para a Educaçao Patrimonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . Educação Patrimonial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE GRAMMONT, Anna . VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DE GRAMMONT, Anna . VII Encontro Nacional de Turismo c/ Base Local. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
DE GRAMMONT, Anna . Assessor Técnico junto ao Conselho Municipal de Patrimônio de Mariana. 2017.
DE GRAMMONT, Anna . Projeto Urbanístico e Arquitetônico da Praça, do Mirante e da Sede do Parque Municipal da Estância Ecológica do Cruzeiro?. 2019.
DE GRAMMONT, Anna . Fiscalização de Obras de Restauração da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré - Santa Rita Durão - Mariana. 2018.
DE GRAMMONT, Anna . Laudo de Avaliação do Projeto de Adaptação da Empresa Renova para Utilização como Capela Velório da Igreja de Paracatu de Baixo, atingida pelo rompimento da Barragem da Empresa Samarco. 2017.
DE GRAMMONT, Anna . Fiscalização Obra de Restauração de Elementos Artísticos e Bens Integrados da Igreja do Rosário dos Pretos - Mariana. 2017.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal de Contrato - Empresa Gustavo Penna Arquiteto & Associados LTDA. Elaboração de Projeto de Arquitetura e Engenharia de readequação do Prédio da Antiga Prefeitura - Centro Cultural / Artesanato de Mariana. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa EXPOMUS Elaboração de Projeto Museográfico - Museu do Imaginário - Restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa EXPOMUS Elaboração de Projeto Museográfico - Museu de Arte Sacra - Restauração da Catedral da Sé e da Casa Capitular. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja São Francisco e Casa do Conde - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Capela de Santo Antônio. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja de Santana - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja de São Caetano - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja das Mercês. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Capela da Boa Morte. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Capela Nosa Senhora dos Anjos/Arquiconfraria de São Francisco. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja de Matriz de Bom Jesus do Monte - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja de Matriz Conceição - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa LUX. Elaboração de Projeto de Restauração - Catedral da Sé e Casa Capitular - Complementares. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa EXPOMUS. Elaboração de Projeto Museográfico - Museu da Cidade - Restauração do Sobrado da Rua Direita. 2016.
DE GRAMMONT, Anna . Avaliação de Projeto/Fiscal Contrato - Empresa MD. Elaboração de Projeto de Restauração - Igreja do Rosário - Distrito Santa Rita Durão - Mariana. 2015.
DE GRAMMONT, Anna . Terra de Minas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Escritora Ana de Grammont doa livros para rede municipal. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Multa por falta de reforma ultrapassa valor da restauração de igreja. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Em Mariana, igreja do século 18 é revitalizada; restauração durou mais de um ano. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Câmara faz entrega de Moções de Aplauso. 2017.
DE GRAMMONT, Anna . Reportagem TV UFOP - PAC das Cidades Históricas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Plano Aberto 11/04/2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é restaurada em Mariana. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . CATEDRAL DA SÉ FICARÁ FECHADA PARA RESTAURAÇÃO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . restauração revela pinturas em igreja historia de mariana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Mariana enfrenta atrasos de verbas para restaurar o patrimônio histórico. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Ordem de serviço autoriza restauração de igreja em Mariana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Livro busca sensibilizar crianças sobre a preservação do patrimônio cultural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Livro busca sensibilizar crianças sobre a preservação do patrimônio cultural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Autora lança livro sobre patrimônio cultural para crianças e adolescentes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Preservação do patrimônio cultural é tema de livro infantil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Aninha Pimenta em: O que é Patrimônio Cultural?!. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Livro busca sensibilizar crianças sobre a preservação do patrimônio cultural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . Título introduz o tema da conservação para crianças. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE GRAMMONT, Anna . SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
DE GRAMMONT, Anna . Alunos de Engenharia Civil em Visita Técnica. 2013. (Visita Técnica).
DE GRAMMONT, Anna . Educação e Patrimônio Cultural. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DE GRAMMONT, Anna . Patrimônio Cultural. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).
DE GRAMMONT, Anna . Cartas Patrimoniais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DE GRAMMONT, Anna ; ALENCAR, C. ; SANTO, C. E. ; GRAMMONT, Guiomar ; GRAMMONT, Jaqueline ; VILASCHI, J. ; DRUMOND, J. ; SIMAO, M. C. ; ESPÍ, Pilar ; FOSQUE, S. . Guardiões do Patrimônio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).
DE GRAMMONT, Anna ; Martins, Geuder ; Centro de Pesquisa e Produção Audiovisual da Universidade Fe . Anjo. 2009. Filme.
Prêmios
2019
Moção Aplauso - Atuação na Coordenação do Pac de Cidades Históricas, Conselho de Patrimônio de Mariana.
2019
Medalha "Ouro Preto, o meu lugar!", Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
2018
Moção Aplauso - Atividades de Educação Patrimonial, Câmara de Vereadores de Mariana.
2017
Moção de Aplauso pelos relevantes serviços prestados no âmbito de educação patrimonial, Câmara Municipal de Ouro Preto.
2017
Autorização de Captação Livro SE ESSA RUA FOSSE MINHA, Secretaria de Estado de Cultura - Governo do Estado de Minas Gerais.
2014
Prêmio Prefeito Empreendedor Minas Gerais - Finalista Nacional, SEBRAE.
1998
Prêmio Marinha do Brasil, Programa Universidade Solidária 98.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Mariana. , Pc Juscelino Kubitschek, s/n, Centro, 36400000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 35579000
Experiência profissional
2015 - Atual
Prefeitura Municipal de MarianaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PAC de Cidades Históricas, Carga horária: 40
Outras informações:
O Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas de Mariana inclui a restauração de 19 monumentos, sendo 11 igrejas do século XVIII, além da Casa de Câmara e Cadeia, do Centro Cultural do ICHS/UFOP, da requalificação da Prefeitura em Centro Cultural e de casarões da cidade. O Programa também inclui a criação de três novos Museus e a reestruturação do Museu de Arte Sacra. O Programa inclui duas fases, a de elaboração dos Projetos e a execução das obras e dos Projetos Museográficos. Atuo gestionando os contratos, avaliando as entregas realizadas e articulando junto ao IPHAN, a Arquidiocese, a Secretaria de Turismo e Patrimônio, a Universidade Federal de Ouro Preto e o Conselho Municipal de Patrimônio. Ainda na Prefeitura de Mariana, elabora Projetos Urbanísticos e Arquitetônicos como o Projeto da Praça, do Mirante e da Sede do Parque Municipal da Estância Ecológica do Cruzeiro.
2014 - 2015
Prefeitura Municipal de MarianaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Estrada Parque, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do Projeto Estrada Parque Caminhos da Mineração - Projeto de Desenvolvimento Turístico Territorial que percorria a estrada de Mariana em direção aos Distritos de Camargos e Santa Rita Durão e o sub Distrito de Bento Rodrigues. O projeto previa a restauração das Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e do Rosário e duas escolas de cursos profissionalizantes, nas áreas de restauro (pedreiro-restaurado, pintor-restaurador, ferreiro, etc), música, gastronomia e receptivo de turismo. Previa ainda um trabalho de gestão empresarial em parceria com o SEBRAE para o incentivo de pousadas e restaurantes familiares. E também cursos de supletivo para finalização do ensino básico e do ensino médio para adultos. Apenas parte do Projeto começou a ser implementado, interrompida pela troca de gestão municipal e pelo acidente com a Barragem de Fundão em Bento Rodrigues. Permanece o interesse de realizar parte da proposta com a criação do Memorial em Bento Rodrigues e a restauração de alguns monumentos pelo PAC de Cidades Históricas.
2013 - 2014
Consultoria & TerritórioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor - Diretor Luiz Fernando de Almeida, Carga horária: 12
Outras informações:
Elaboração do Projeto Estrada Parque Caminhos da Mineração em contratação da Prefeitura de Mariana para apresentação à Empresa Vale do Rio Doce e à Samarco para financiamento. O Projeto recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE 2014.
2015 - 2021
Fundação Educacional de MarianaVínculo: Professor Parcial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Arquitetura e Urbanismo.
Desenho Técnico.
Introdução à Engenharia Civil.
Total de 160 horas até junho de 2017.
2013 - 2014
Faculdade Santa RitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Desenho Técnico.
Materiais de Construção.
Técnicas de CAD.
Introdução à Engenharia.
Total de 400 horas trabalhadas.
2014 - 2014
Marketing Político BrasilVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Observador do Trabalho de Moderação de Grupo
2006 - 2014
Síntese - Pesquisa de Mercado e OpiniãoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Moderadora de Grupo
2012 - 2012
Campanha Política Prefeito de Ouro PretoVínculo: Responsável por Administração, Enquadramento Funcional: Presidente Comitê Financeiro e Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
SANDO CONSTRUCCIONESVínculo: Convenio Cooperaçao Educativa, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 30
2004 - 2005
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações:
Realização de Palestras sobre Cartas Patrimoniais
Atividades
-
11/2004 - 01/2005
Estágios , Departamento de Turismo - UFOP.,Estágio realizado, Realização de Palestras sobre Cartas Patrimoniais - Estágio CAPES.
1999 - 1999
EMCOGEL EngenhariaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1999 - 03/1999
Estágios , EMCOGEL Engenharia.,Estágio realizado, Acompanhamento da obra do Túnel Ferroviário da Cia Vale do Rio Doce no município de Nova Era - MG e da obra de Terraplenagem no município de Monlevade - MG.
2001 - 2001
International Association for the Exchange of Student for Technical ExperiVínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2001 - 10/2001
Estágios , YUGINUS Yugoslav Institute for Town Planning and Housing.,Estágio realizado, Acompanhamento de Projetos Urbanísticos.
2005 - 2006
RTV Ouro PretoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora do Projeto Guardiões do Patrimônio, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2005 - 04/2006
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão - UFOP, Instituto de Filosofia Artes e Cultura Ifac.,Atividade de extensão realizada, Professora do Projeto Guardiões, financiado pleo Programa Monumenta - MINC e pela Prefeitura de Ouro Preto.
2002 - 2012
Hotel e Pousada Arcádia MineiraVínculo: Sócia Gerente, Enquadramento Funcional: Sócia Gerente, Carga horária: 40
2002 - 2002
Centro de Artes e ConvençõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 10
Outras informações:
Elaboração de Projetos de Turismo e Eventos
Atividades
-
07/2002 - 12/2002
Estágios , Centro de Artes e Convenções.,Estágio realizado, Desenvolvimento de Projetos Turísticos.
2001 - 2002
TGI Friday HouseVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Garçonete, Carga horária: 20
Outras informações:
Experiência Internacional
Atividades
-
10/2001 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Restaurante em Londres.,Serviço realizado, Garçonete.
1998 - 1999
Universidade Federal de Ouro Preto / Universidade PresenteVínculo: Entensão Universitária, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1998 - 03/1999
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFOP.,Atividade de extensão realizada, Participante da equipe da Universidade Federal de Ouro Preto no Projeto Universidade Presente - Uma chamada à continuação do Programa Universidade Solidária na comunidade de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG.
1998 - 1998
Governo do Estado de Minas Gerais / Programa Raízes da TerraVínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 20
Outras informações:
Secretaria de Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente
Atividades
-
08/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Secretaria de Estado do Trabalho, da Assist. Social, da Criança e do Adoles.,Atividade de extensão realizada, Participante da equipe da Universidade Federal de Ouro Preto no Projeto de Formação de Multiplicadores, desenvolvido das cidades de Malacaxeta - MG e Aracuaí - MG..
1997 - 1998
Governo Federal Brasileiro / Programa Universidade Solidária 98Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Palestrante
Atividades
-
11/1997 - 02/1998
Extensão universitária , Comunidade Solidária.,Atividade de extensão realizada, Participante da equipe da Universidade Federal de Ouro Preto do Programa Universidade Solidária, desenvolvido na cidade de Queimadas - BA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anna Maria de Grammont Machado de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?