Ricardo Oliveira Barros Filho
Biólogo licenciado pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2017). Pós Graduado em Educação Especial e Libras Faculdade Kurios- FAK .Foi bolsista do CNPq, PIBIC.Licenciado em Letras Libras- UNIASSELVI (2022), Mestre em Biblioteconomia- UFCA (2024). Atuou como professor temporário e diretor de extensão na Universidade Regional do Cariri, 2019-2024 na Unidade Descentralizada de Iguatu. Atuando nos departamentos de Educação Física, Enfermagem e Direito. Docente do Centro Universitário Paraíso. Membro do Grupo de Pesquisa GEPEIES- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Ensino Superior da Universidade Regional do Cariri. Professor Membro do Núcleo de Acessibilidade da Urca- NUARC. Coordenador do Projeto de Extensão- "Acolher e Escutar o Silêncio". Pesquisador com ênfase na assistência de saúde para o paciente surdo. Mestre em Biblioteconomia- UFCA.
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biblioteconomia
2021 - 2024
Universidade Federal do Cariri
Título: ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS: UMA PROPOSTA DE GLOSSÁRIOPARA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFCA CAMPUS JUAZEIRO, Ano de Obtenção: 2024
ERINALDO DIAS VALERIO.Palavras-chave: Comunicação Inclusiva; Bibliotecas Universitárias.; Acessibilidade em Libras.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Especialização em LIBRAS
2017 - 2018
Instituto Educacional do Sertão
Título: Adaptações no ensino de biologia para o aluno surdo
Orientador: Gilney Matos Mota
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Aspectos assitenciais bilíngues.. (Carga horária: 60h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2020 - 2020
Intérprete de Língua de SInais. (Carga horária: 280h). , Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem, IDEA, Brasil.
2020 - 2020
Instrutor e Interlocutor de Libras. (Carga horária: 180h). , Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem, IDEA, Brasil.
2016 - 2016
Braille. (Carga horária: 24h). , INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA, IFCE, Brasil.
2016 - 2016
VII Café Teológico. (Carga horária: 120h). , Instituto Juazeiro do Norte, IJES, Brasil.
2015 - 2015
Libras Básico. (Carga horária: 70h). , SESC - Administração Regional do Ceará, SESC/CE, Brasil.
2013 - 2013
Curso Teórico em Síndrome Metabólica. (Carga horária: 40h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Libras.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: enfermagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: linguistica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: biologia geral.
Organização de eventos
BARROS FILHO, R. O. . II Seminário de Saúde e Educação em Libras. 2019. (Outro).
BARROS FILHO, R. O. . I Seminário de Saúde e Educação em Libras da Universidade Regional do Cariri. 2018. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro Sobre Diversidade e I seminário sobre Educação Inclusiva.Oficina de Braille. 2016. (Encontro).
3 congresso de licenciatura em biologia. O ensino de biologia e a diversidade: desafios e possibilidades. 2015. (Congresso).
IV semana da fisica. 2015. (Outra).
I encontro de ensino de ciências e biologia. 2013. (Encontro).
Participação em bancas
BARROS FILHO, R. O.; FALCAO, C. S. N.. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE IGUATU-CEARÁ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BARROS FILHO, R. O.; CORREIA, E. T. S.; PINHEIRO, M. R. D.. ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA EM DUAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO CENTRO-SUL CEARENSE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BARROS FILHO, R. O.. AS TRÊS PRINCIPAIS ABORDAGENS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: DIFICULDADES E IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA E SEGUNDA LÍNGUA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri.
BARROS FILHO, R. O.; NOBREGA, R. J.. II Seminário de Saúde e Educação em Libras. 2019. Universidade Regional do Cariri.
BARROS FILHO, R. O.. I Simpósio Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde da criança.. 2018. Universidade Regional do Cariri.
Orientou
O PODCAST COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À NATURALIZAÇÃO DO PARTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Ricardo Oliveira Barros Filho;
AS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO INFORMATIVO SOBRE PESSOAS VIVENDO COM HIV; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Ricardo Oliveira Barros Filho;
DESAFIOS E BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VOZES SILENCIADAS IGUATU- CE 2019; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Ricardo Oliveira Barros Filho;
?ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER SURDA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL ATENDIDA NA ATENÇÃO BÁSICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Ricardo Oliveira Barros Filho;
Produções bibliográficas
-
BARROS FILHO, R. O. . O papel do intérprete nos atendimentos mediados/triangulados. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS FILHO, R. O. . Os Direitos da Pessoa Surda no Processo de Inclusão Social e Educacional.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS FILHO, R. O. . Sugestões adapatisvas no ensino de biologia para surdos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS FILHO, R. O. . A relação professor-conhecimento-aluno surdo na perspectiva do docente e do tradutor-intérprete de Libras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS FILHO, R. O. . A criança surda e seus aspectos linguísticos: uma abordagem para o processo de formação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS FILHO, R. O. ; RITA DE CASSIA LIMA ALVES ; FELICIDADE CAROLINE RODRIGUES . NOVAS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MEDIADO POR LIBRAS:UMA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS FILHO, R. O. . O papel do intérprete nos atendimentos mediados/triangulados. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARROS FILHO, R. O. . Libras Básico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Oliveira Barros Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?