Mariana Cassab Torres
Mariana Cassab é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua no programa de pós-graduação em Educação da UFJF. É coordenadora do Grupo de Pesquisa, Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos (GRUPPEEJA). Formada no bacharelado de Ecologia e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, atuou como professora de ciências na educação básica. É mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora da ênfase Ensino de Ciências e Biologia, no curso de pós-graduação lato-sensu Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB/UFRJ). Também atuou como diretora da Regional-4 da SBENBIO (2014-2015) e conselheira da Regional-4 (2016-2017) e regional-2(RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (2009-2013). Integra o Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC-UFJF), além de realizar parcerias com o Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/UFRJ) e o grupo Currículo, Docência & Cultura (CDC/UFF). Tem especial interesse nos seguintes temas: Currículo; Educação de Jovens e Adultos; Educação em Ciências e Biologia; juventude e escola e conhecimento escolar, cultura escolar e formação docente.
Mãe de Irene e Antonio. Licença maternidade de janeiro a julho de 2017 e setembro a abril de 2019.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2007 - 2011
Universidade Federal Fluminense
Título: A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição
, Ano de obtenção: 2011. Sandra Escovedo Selles. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Currículo; história das disciplinas escolares; Educação em ciências e biologia; cultura escolar; Colégio Pedro II.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde
2001 - 2003
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Significando o Livro Didático: Com a Palavra o Professor de Ciências, Ano de Obtenção: 2003
Isabel Gomes Rodrigues Martins.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Livro Didático; Seleção de Llivro Didático; Análise do Discurso.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências / Especialidade: Análise de Material Didático. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Desenvolvimento de Novos Materiais; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Aperfeiçoamento em Gestão escolar
2006 - 2007
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Gestão Escolar. Ano de finalização: 2007
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
REIS, R. C. ; AVELLAR, C. . O NEC nos 50 anos da FACED: as escritas de nossas ações. 2018. (Outro).
GUIDO, L. ; TRÓPIA, G. ; GONÇALVES, L. . III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4. 2015. (Outro).
NICODEMOS, A. ; SERRA, E. ; SOUZA, M. L. ; MOURA, A. P. ; VENTURA, J. P. . I Jornada do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão na Educação de Jovens e Adultos: Sujeitos, saberes e práticas da Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Outro).
AYRES, A. C. ; AZEVEDO, M. ; TAVARES, D. ; PICCININI, Cláudia ; Salomão, S. ; MATOS, M ; SOARES, M. . VI Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 2. 2012. (Outro).
AYRES, A. C. ; JONES, M. ; TAVARES, D. ; SOARES, M. ; AZEVEDO, M. ; Salomão, S. . V Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010. (Outro).
VILELA, Mariana Lima ; DORVILLE, L. F. ; FONSECA, L. ; TAVARES, D. ; SOARES, M. ; AZEVEDO, M. ; AYRES, A. C. . IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2007. (Outro).
NASCIMENTO, J. L. . BioSemana96. 1996. (Outro).
Participação em eventos
IV SELIEJA Reafirmação de funções e conceitos da EJA em tempos de reconstrução da educação nacional.O GÊNERO POEMA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ANTIRRACISTA. 2023. (Seminário).
VI EREBIO Das críticas às Ciências ao enfrentamento dos negacionismos: qual o papel do Ensino de Biologia?.Das reformas curriculares na educação básica Às transformações previstas para a formação docente: quais caminhos para o Ensino de Biologia?. 2023. (Encontro).
15a Reunião Regional Anped Sudeste.Narrativas de mulheres chefes de família na EJA: mães, trabalhadoras e estudantes na luta pelo direito de ser. 2022. (Outra).
XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação..DISCUTINDO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EJA. 2022. (Seminário).
10° Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. 2021. (Simpósio).
II Simpósio On-line de Educação ?Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades?.A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA NO CONTEXTO DE FORMAS REMOTAS DE INTERAÇÃO. 2021. (Simpósio).
VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII ENEBIO, VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII EREBIO-NE e II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - II SCEB (ONLINE).POLÍTICA, ARTE, RUA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CABEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA?. 2021. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: É PRECISO ACREDITAR QUE É POSSÍVEL MUDAR A REALIDADE. 2020. (Encontro).
25 Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. 2019. (Seminário).
3o Seminário Interno do laboratório de investigação, ensino e extensão em educação de jovens e adultos.EDUCADORES DA EJA E SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM TORNO DO DEBATE SOBRE JUVENTUDE E MÍDIA. 2019. (Seminário).
IX Encontro Regional de Ensino de Ciências.'CONHECENDO MINHA SACOLA DE COMPRAS': A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA A PARTIR DO TEMA GERADOR SAÚDE ALIMENTAR.. 2019. (Encontro).
V Semana da Faculdade de Educação.Educadores de Ciências e Biologia da EJA e seus percursos de construção curricular. 2019. (Outra).
24 Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. 2018. (Seminário).
II mostra de graduaçao da UFJF.EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA. 2018. (Outra).
23 Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. 2017. (Seminário).
22 Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. 2016. (Seminário).
III Semana da Faculdade de Educação.A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INTERROGAMOS SOBRE SEUS EDUCANDOS?. 2016. (Encontro).
I Mostra de Ações de Extensão da UFJF.Experimentoteca do NEC: integrando formação docente, extensão e divulgação científica no contexto do evento ?Mulheres na Ciência?,. 2016. (Outra).
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Políticas e Praticas curriculares em ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: provocações para o desajuste e a transformação. 2016. (Encontro).
21 Seminário de Iniciação Científica da UFJF.A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES. 2015. (Seminário).
III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4.SBEnBio: Redes e enraizamentos. 2015. (Encontro).
Seminário Qualidade de ensino na educação de jovens e adultos no contexto de Juiz de Fora. 2015. (Seminário).
II Semana da FACED.A educação de jovens e adultos: políticas, sujeitos, saberes e práticas. 2014. (Outra).
II Seminário Internacional corpo, gênero e sexualidade.Educação para a Sexualidade no contexto da formação inicial de professores de Biologia: o desafio da construção de práticas curriculares na escola básica. 2014. (Seminário).
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Programas Institucionais e seus reflexos na formação docente. 2014. (Encontro).
I Jornada do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão na Educação de Jovens e Adultos: Sujeitos, saberes e práticas da Educação de Jovens e Adultos.Políticas de Currículo e Disciplinas Escolares em EJA. 2013. (Outra).
Seminário Discente - Educação, tecnologia e desenvolvimento.Ciência, cultura e tecnologia. 2013. (Seminário).
I Encontro de iniciação à docência em Ciências.O PIBID e a formação Docente em Ciências e Biologia: Programa e desafios. 2012. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia.A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular: outros olhares para Educação em Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).
IX Congresso de Extensão da UFRJ. Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Congresso).
Seminário Educação Pública Brasileira nos 80 anos da publicaçãodo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932-2012). 2012. (Seminário).
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.Modelos didáticos: reflexões a partir da análise de publicações em anais de encontros de Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).
X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UMA ARENA SOCIAL: A HISTÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DA BIOLOGIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II (1961-1981). 2012. (Congresso).
8o Congresso de Extensão da UFRJ. O Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: Materiais Didáticos e Oficinas Pedagógicas. 2011. (Congresso).
I Jornada do Grupo de Pesquisa: Currículo, Docência & Cultura.A emergância da diciplina Biologia Escolas (1961-1981): renovação e tradição. 2011. (Outra).
V Encontro Regional de Ensino de Biologia.A formação em ciências nas séries iniciais: reflexões a partir da construção de uma disciplina do curso de pedagia da UFRJ. 2010. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR E CONHECIMENTO ESCOLAR: EXAMINANDO COMPÊNDIOS DE BIOLOGIA (1963-1970). 2010. (Encontro).
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americas. O ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL NO COLÉGIO PEDRO II: (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DAS ATAS DE CONCURSOS PARA PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1950/60. 2009. (Congresso).
Seminário Discente 2009: O papel do intelectual e a pesquisa em educação.O processo sócio-histórico de construção de uma disciplina escolar no Colégio Pedro II: do ensino de História NAtual à BIologia. 2009. (Seminário).
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A invenção da disciplina escolar Biologia no Colégio Pedro II: Um estudo de cadernos escolares da década de 1970. 2009. (Encontro).
5o Congresso de Extensão da UFRJ. O terrário como recurso didático: Dialogando com os licenciandos. 2008. (Congresso).
Faculdade de Educação 40 anos. Formação de Professores: Desafios e perspectivas. 2008. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.COMPREENDENDO AS SELEÇÕES E MEDIAÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES. 2008. (Encontro).
I Encontro de História da Educação do estado do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - regional 04.Os lugares da Prática de Ensino em ciências Biológicas na formação do professor: em busca da escola como um dos espaços privilegiados de reflexão. 2007. (Encontro).
IV Encontro Regional de Ensino de Biologia.Os papéis da escola na formação inicial docente: primeiras incursões teóricas a partir do debate sobre os modelos de racionalidade técnica e prática. 2007. (Encontro).
XI Biosemana UFRJ.Pesquisa em Ensino de Ciência. 2007. (Encontro).
Encontro de Professores I: Conhecendo o Museu da Vida. 2005. (Encontro).
I ENEBIO & III EREBIO RJ/ES.I ENEBIO & III EREBIO RJ/ES. 2005. (Encontro).
XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2005. (Simpósio).
Treinamento para visitação Didática no JB/RJ. 2004. (Outra).
IV Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências.IV Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências. 2003. (Encontro).
Programa Nacional de Formação Continuada de Professores PCN em Ação/3o e 4o ciclos. 2002. (Outra).
I Encontro Regional de Biologia.I Encontro Regional de Biologia. 2001. (Encontro).
I EREBIO.Oficina A preservação ambiental na zona norte do Rio: a Serra da Misericórdia em questão. 2001. (Oficina).
I EREBIO.Mini-curso: A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências. 2001. (Outra).
III Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências.III Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências. 2001. (Encontro).
Seminário 2001- Uma Odisséia no CAp/UFRJ - Reflexões sobre interdisciplinariedade. 2001. (Seminário).
20o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.20o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Encontro).
Encontro Sobre o Programa de Erradicação do Aedes aegypti. 2000. (Encontro).
50o Congresso Nacional de Botânica. 1999. (Congresso).
X Simpósio sobre recursos naturais e meio ambiente. 1999. (Simpósio).
49o Congresso Nacional de Botânica. Quantificação da produção de serrapilheira em fragmentos de Mata Atlântica. 1998. (Congresso).
X Simpósio sobre recursos naturais e meio ambiente. 1998. (Simpósio).
XX Jornada de Iniciação Científica.Análise preliminar da produção de serrapilheira em áreas fragmentadas de Mata Atlântica. 1998. (Outra).
II BioSemana. Mini-curso Rio de Janeiro: Meio Ambiente em transformação. 1997. (Congresso).
XIX Jornada de Iniciação Científica.Quantificação da produção de serrapilheira no gradiente borda-interior em uma área fragmentada de Mata Atlântica. 1997. (Outra).
I Congresso Nacional de Educação. 1996. (Congresso).
III Jornada de Licenciatura UFRJ.A educação ambiental como instrumento na melhoria da qualidade de vida na vila residencial dos funcionários. 1995. (Outra).
I Seminário Interno do Núcleo de Atividades Didático-Científicas do Departamento de Botânica.Condições ambientaise educação ambiental no manguezal da Vila dos Funcionários. 1995. (Seminário).
II Congresso de Ecologia do Brasil. II Congresso de Ecologia do Brasil. 1994. (Congresso).
II Congresso de Ecologia do Brasil.mini-curso crescimento urbano e problemas ambientais. 1994. (Outra).
X Seminário de Biologia Marinha, Pesca e Oceonografia.X Seminário de Biologia Marinha, Pesca e Oceonografia. 1994. (Seminário).
X Seminário de Biologia Marinha, Pesca e Oceonografia. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
CASSAB, Mariana; AYRES, A. C.; BEIRAL, HELLEN, j. v.. ? A Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Un) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; SOUZA, C. C.; MELLO, M. B. C.. ?RELAÇÃO CRIANÇA E NATUREZA: A SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR MIÚDO NO COTIDIANO ESCOLAR. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; AYRES, A. C.; BEIRAL, HELLEN, j. v.. A Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; FERRARI, A.; EITER, C. L.. Mulheres que se contam: histórias de vida e narrativas de educandas chefes de família da Educação de Jovens e Adultos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; RODRIGUEZ, r.; DE ARAUJO, R. M.; BASTOS, Felipe. ?Somos tão jovens...?: o significado atribuído, pela juventude, aos processos de escolarização da EJA no município mineiro de Juiz de Fora. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; SOUZA, M. Z. M; REIS, S. M. A. O.. No passo, no compasso e no tecer de travessias: narrativas de jovens e adultos estudantes de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; AYRES, A. C.; BRUNO, A.. TECENDO RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DOS DOCENTES DO CESU NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; MARTINS, E.; SERRA, E.. O trabalho de mediação curricular praticado por coordenadoras pedagógicas na EJA da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora: andarilhagens entre os limites do real e as resistências possíveis. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; NUNES, C. A.; LEITE, S. F.. OS CÍRCULOS DE ALFABETIZAÇÃO E CULTURA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA OS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
CASSAB, Mariana; PINTO, T. J.S.; MONTEIRO, S. S.; ANJOS, M. B.. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; CASSAB, C.; NICODEMOS, A.. A complexidade curricular no fazer de uma educadora de ciências em uma EJA cada vez mais jovem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; NICODEMOS, A.; POLATO, R.. O que dizem os educandos da EJA sobre a escola e o currículo de Biologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; PRUDENCIO, C. A. V.; TEIXEIRA, P. M.M.. O professor de biologia e o livro didático: análise da Educação CTS na EJA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CASSAB, Mariana; Selles, S.; VILELA, Mariana Lima. Reconfigurações curriculares no enino de evolução na educação básica em face a visões de mundo religiosas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; PALACIOS, M.; ANDRADE, F. R. B.. A proposta curricular das escolas estaduais de educação profissional no estado do Ceará. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; FONSECA, L.; Oliveira, C. I. C.; Pereira, C. S. As ímpares e plurais diferenças individuais no processo de formação do educador. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; Andrade, Everardo; Selles, S.; TAVARES, D.. A disciplina escolar História Natural na década de 1930 em livros didáticos de Cândido Firmino de Mello Leitão. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; MACHADO, Maria Margarida; PARANHOS, Rones; COLEHO, L. J.; GUIMARÃS, S. S. M.. Entre Diálogos Silenciados e o Pseudodiálogo: denúncias e anúncios no processo de construção do currículo de Biologia nos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Goiás. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CASSAB, Mariana; Andrade, Everardo; TAVARES, D.; FANISSELA, A. Políticas Curriculares na Universidade Pedagógica de Moçambique: das influências aos documentos oficiais das reformas (1985-2009). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Marandino, M.; Jaehn, L.; SERRA, Márcia. Biologia experimental, experimentação na biologia escolar e o manual do professor de Biologia do Biological Sciences Curriculum Study (BSCS): estudo de relações sociohistóricas. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; FERNANDES, A. P.; GARCIA, A.. Tempos de Aprender: a interface entre a formação do professor, o fazer pedagógico e o currículo para projeto de correção de fluxo da rede municipal de Juiz de Fora. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; Selles, S.; NICODEMOS, A.; VENTURA, J. P.. ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA: HISTÓRIAS DE VIDA E TRABALHO DOCENTE. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; PARANHOS, Rones; MACHADO, Maria Margarida. Entre Diálogos Silenciados e o Pseudodiálogo: os pressupostos freirianos e suas interfaces com o currículo de Biologia na EJA em Goiás. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CASSAB, Mariana; MARTINS, Isabel; VILLANOVA, R.. Análises das disputas discursivas sobre o ENCCEJA nas questões de física dos exames de 2017, 2018 e 2019. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE) - NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE.
CASSAB, Mariana; RODRIGUEZ, r.; VOLPI, G.; SILVA, A. J.; OLIVEIRA, R.. Educação de Jovens e Adultos e Princípios da Educação Popular: um estudo sobre propostas curriculares de cinco capitais brasileiras. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; GOLDBACH, T.; SOUZA,I. C. F.. Ciências no 5 ano do ensino fundamental: uma perspectiva interdisciplinar de ensino e aprendizagem desta disciplina para alunos e professores.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.
NUNES, Clarice; BITTENCOURT, Circe;CASSAB, Mariana. Professores autores e livros didáticos de História Natural e Biologia: conhecimento e poder em disputa na constituição da Biologia escolar (1920-1950). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUEZ, r.;CASSAB, Mariana. A implementação do PROEJA nos institutos federais (ifs) do sudeste do Brasil: tensões e intenções na formação profissional do trabalhador sob a perspectiva do curso integrado. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; AYRES, A. C.. Educação de jovens e adultos: uma análise dos referenciais curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; CARNEIRO, R. F.; MOURA, A. P.. De educanda da EJA a docência: a formação docente como objeto de transformação social. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; GARCIA, A.; DA SILVA, J. L.. Práticas Curriculares em alfabetização na Educação de Jovens e Adultos nos diversos tempos da pandemia de Covid-19. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; MELLO, M.; SCHINDHELM, V. G.; SOUZA, C. C.. O olhar da criança que vê a natureza e cria hipóteses sobre o mundo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.
CASSAB, Mariana; AYRES, A. C.; BEIRAL, HELLEN, j. v.. A Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ. 2022.
CASSAB, Mariana; MARTINS, E.; LEITE, S. F.. CEM ? Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho: desvelando aspectos significativos de uma proposta curricular polivalente na EJA da rede municipal de Juiz de Fora?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
LEITE, S. F.;CASSAB, Mariana; DONADO, D. G.; NUNES, C. A.. A educação do idoso no Brasil: quem educa o idoso na educação basica?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
CASSAB, Mariana; EITER, C. L.; FERRARI, A.. Mulheres que se contam: histórias de vida e narrativas de educandas chefes de família da Educação de Jovens e Adultos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
RODRIGUEZ, r.;CASSAB, Mariana; VOLPI, G.; DE ARAUJO, R. M.. ?SOMOS TÃO JOVENS...?: A JUVENTUDE NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DA EJA DO MUNICÍPIO MINEIRO DE JUIZ DE FORA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; PACHECO, L.; RODRIGUEZ, F.. A construção do ser educadora no contexto da EJA prisional. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; BRUNO, A.; ANDRADE, A. N.. OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA NA MODALIDADE Á DISTÂNCIA: OS DESAFIOS DOS DOCENTES DO CESU NO MUNICIPIO DE JUIZ DE FORA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; SEDANO, L.. O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO FRENTE ÀS PECULIARIDADES DA MODALIDADE EJA: Em Busca Da Alfabetização Científica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CASSAB, Mariana; MONTEIRO, S. S.; PINTO, T. J.S.; ANJOS, M. B.. Consciência ambiental: um processo em construção. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; SPIGOLON, N. I; LEITE, S. F.. Os círculos de alfabetização e cultura: desvelando possibilidades para os jovens, adultos e idosos do município de Juiz de Fora/MG. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
CASSAB, Mariana; LEITE, S. F.; SANTIAGO, M.. CRIANDO LAÇOS E RECRIANDO HISTÓRIAS ? ?TEMPOS DE APRENDER E ENSINAR?: O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA AS TURMAS DO PROJETO DE CORREÇÃO DE FLUXO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; RODRIGUEZ, r.; CASSAB, C.. Os professores de ciências frente à juvenilização na Educação de Jovens e Adultos e a construção social do currículo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; TEIXEIRA, P. M.M.; PRUDENCIO, C. A. V.. ?O professor de Biologia e o Livro Didático: análise da Educação CTS na Educação de Jovens e Adultos?. 2017.
NICODEMOS, A.; POLATO, R.;CASSAB, Mariana. A construção social dos currículos de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: uma análise das concepções dos educandos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; DORVILLE, L. F.; VILELA, Mariana Lima. EXAMINANDO RECONFIGURAÇÕES CURRICULARES NA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; FONSECA, L.; Oliveira, C. I. C.. As impares e plurais diferenças individuais no processo de formação do educador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Selles, S.;CASSAB, Mariana; Andrade, Everardo. A produção de materiais didáticos por Cândido Firmino de Mello Leitão na década de 1930 e os processos históricos de constituição da disciplina escolar Biologia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.; NICODEMOS, A.. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRODUÇÃO DO CAMPO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OBJETO EM CONSTRUÇÃO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; NICODEMOS, A.; MOURA, A. P.. A voz dos invisíveis: atividades de leitura da palavra potencializando novas leituras de mundio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; SERRA, E.; NICODEMOS, A.. Uma experiência com arte na educação de jovens e adultos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; SERRA, E.; MOURA, A. P.. O ensino de geografia na modalidade semipresencial dos centros de estudos de jovens e adultos do Rio de Janeiro: o caso do CEJA Madureira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; GUIMARAES, D.; SERRA, E.. O ensino de língua estrangeira nas escolas estaduais: uma análise da prática docente dos professores da EJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; BATALHA, R. S.; SERRA, E.. A prática da música na Educação de Jovens e Adultos: o fazer docente e as memórias musicais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; SERRA, E.; NICODEMOS, A.. O ensino de história nos anos finais da Educação de Jovens e Adultos no município de Queimados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - ênfase EJA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; POLATO, R.; VOLPI, G.. Mulheres na EJA dando a luz a si mesmas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.; Nettos, J. P.S.D.. Etnozoologia, ensino de Biologia e a Nova Educação de Jovens e Adultos: investigando conhecimentos populares sobre a fauna brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.. Hormônios vegetais em obras didáticas: diálogos com as perspectivas do conhecimento escolar e da transposição didática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
Selles, S.; Salomão, S.;CASSAB, Mariana. O livro didático como ferramenta para o ensinode biologia: estudo de caso em escolas do Espírito Santo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.; DORVILLE, L. F.. Perspectivas docentes do uso de modelos didáticos no ensino de ciências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura a distãncia em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.. Educação ambiental crítica: uma realidade distante das práticas escolares?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, Mariana; Salomão, S.. Ilustrações e processos de didatização em livros didáticos de Biologia (1960-1970). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana. A produção de conhecimento escolar sobre cnidários: reflexões a partir da noção de transposição didática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
AZEVEDO, M.; Selles, S.; DORVILLE, L. F.;CASSAB, Mariana. A dicotomia Lamarck-Darwin nos livros didáticos de Biologia para o ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; SANTOS, M. C. F.; Salomão, S.. A ilustração dos conteúdos de botânica em livros didáticos de Biologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Selles, S.. Abordagem experimentais para o estudo da fotossíntese: examinando livros didáticos de Ciências em uma perspectiva histórica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Selles, S.; AZEVEDO, M.; Moraes, Carla. Uma revisão da produção dos pesquisadores brasileiros acerca da experimentação no ensino de CIências e Biologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Salomão, S.; Selles, S.. Produção e avaliação de recursos didáticos em áudio sobre tópicos em Biologia para alunos com deficiência visual do Colégio Pedro II.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; Selles, S.; Salomão, S.. Processo históricos de constituição da disciplina escolar Biologia: examinando os conteúdos de Genética em um livro didático da década de 1930. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; VIANNA, M.; Salomão, S.. Análise comparativa sobre a abordagem dos fungos em livros didáticos escolares e cadêmicos: Identificando traços da ciência escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
Maria Margarida Gomes; Salomão, S.;CASSAB, Mariana. Influências do movimento renovador do Ensino de Ciências na produção de uma coleção de livros didáticos de Biologia nos anos 1980: reflexões sobre o currículo e a história das disciplinas escolare. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, Mariana; VILELA, Mariana Lima; Selles, S.. Uso do livro didático nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
SERRA, Márcia; PORTO, F.; DORVILLE, L. F.; TRÓPIA, G.;CASSAB, Mariana. Membro suplente da Banca examinadora do concurso público de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área Biologia. 2016. Colégio de Aplicação João XXIII.
CASSAB, Mariana; COHEN, M. C. R.; BORGES, A. A.. Concurso Público para Magistério Superior na área de Ensino de Biologia. 2014. Universidade Federal de Itajubá.
CASSAB, Mariana; AVELLAR, C.; POLATO, R.. Banca para Processo de seleção simplificada. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.
MARTINS, A.; GARCIA, A.; ROTONDO, M.; POLATO, R.; SOUZA, M. Z.;CASSAB, Mariana. Comissão processo seletivo do PPGE UFJF ano 2021. 2020. Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, Mariana; Girão, M. J.; MACIEL, C; POLESSA, J.. Seleção para Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, ênfase Ensino de Ciências e Biologia. 2012. UFRJ.
CASSAB, Mariana. 7o Congresso de Extensão da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Comissão julgadora das bancas
SELLES, S. L. E.; FERREIRA, M. S.;NUNES, C.. O processo sócio-histórico de uma disciplina escolar no Colégio Pedro II: do ensino de história natural à biologia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.
SELLES, S. E.; LOPES, A. C.; PESSANHA, E. C.; ANDRADE, E. P.; FERREIRA, M. S.;DASSIE, B. A.; MARANDINO, M.. A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição (Membro Suplente). 2011. Tese (Doutorado em Programa Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
SELLES, S. E.LOPES, A. R. C.; MARTINS, I.; CABRAL, I. E.. Significando o livro didático: com a palavra o professor de Ciências. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SELLES, S. E.FERREIRA, M. S.; LOPES, A. C.;ANDRADE, E. P.; Pessanha, E. C.. A emergência da disciplina escolar biologia (1961-1981): renovação e tradição. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
SELLES, S. E.FERREIRA, M. S.; NUNES, Z. C. R. M.. O processo sócio-histórico de construção de uma disciplina escolar no colégio Pedro II: do ensino de História Natural à Biologia.. 2008.
LOPES, Alice Casimiro; MARTINS, I.;SELLES, Sandra Escovedo. Significando o livro didático: com a palavra o professor de ciências. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Saúde) - NUTES - UFRJ.
LOPES, Alice CasimiroFERREIRA, M. S.SELLES, Sandra Escovedo; PESSANHA, Eurize; ANDRADE, E. P.. A emergência da disciplina Biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARTINS, I. G. R.; SELLES, S. L. E.; LOPES, A. R. C.;Cabral I E.. Significando o livro didático: com a palavra o professor de ciências. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PESSANHA, E. C.;LOPES, A. C.FERREIRA, M. S.ANDRADE, E. P.SELLES, Sandra Escovedo. A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
SELLES, Sandra EscovedoFERREIRA, M. S.; NUNES, C.. O processo sócio-histórico de construção de uma disciplina escolar no Colégio Pedro II: do ensino de História Natural à Biologia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
DA TEORIA À PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA QUE DESEJAM TRABALHAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Alfabetização na EJA em tempo de pandemia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Projeto Tempos de Aprender: a interlocução entre docentes e discentes para a construção de uma prática educacional libertadora; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Os impactos de uma proposta curricular polivalente na EJA de Juiz de Fora: um estudo de caso do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEM; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
GESTÃO DA CLASSE E GESTÃO DA MATÉRIA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA: AS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NO PROCESSO DE ENSINO; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
O papel da formação em serviço nas construções curriculares de professores de ciências atuantes na EJA; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);
Políticas curriculares em EJA na Zona da Mata Mineira; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Ações de formação na/para/com a Educação de Jovens e Adultos; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Reitoria UFJF; (Orientador);
Treinamento profissional na Educação de Jovens e Adultos: Saberes, práticas e ações de formação; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Reitoria UFJF; (Orientador);
Ações de formação na/para/com a Educação de Jovens e Adultos; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
MULHERES QUE SE CONTAM: HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DE EDUCANDAS CHEFES DE FAMÍLIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
TECENDO RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DOS DOCENTES DO CESU NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A construção do ser educadora no contexto da EJA prisional; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, FAPEMIG; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A construção do currículo da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino de Juiz de Fora; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Criando laços e recriando histórias ? ?Tempos de Aprender e Ensinar?: A construção de um currículo para as turmas do projeto de aceleração da aprendizagem nas Escolas Municipais de Juiz de Fora; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Rejuvenescimento na Educação de Jovens e Adultos: Indagações e desafios para a prática docente no ensino de ciências e biologia; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O que dizem os educandos da EJA sobre a escola e o currículo de Biologia; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRODUÇÃO DO CAMPO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OBJETO EM CONSTRUÇÃO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ESCOLAS DE PAZ PARA A AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
NO QUE O PROJETO ?OFICINA DE BRINQUEDOS? PODE CONTRIBUIR PARA A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA E NO APRENDIZADO?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A evasão escolar na educação de jovens e adultos no C; E; Roma: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
MONTEIRO DE BARROS; GESTÃO DEMOCRÁTICA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: VISÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EVASÃO DE ALUNOS TALENTOSOS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Mulheres, trabalhadoras, estudantes: uma revisão bibliográfica sobre as condições de trabalho das mulheres da Educação de Jovens e Adultos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Uma EJA cada vez mais jovem: compreendendo os percursos escolares de jovens educandos da modalidade em uma escola municipal de Juiz de Fora; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Hormônios vegetais em obras didáticas: diálogos com as perspectivas do conhecimento escolar e da transposição didática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Perspectivas docentes do uso de modelos didáticos no ensino de ciências; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura a distãncia em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A produção de conhecimento escolar sobre cnidários: reflexões a partir da noção de transposição didática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Produção e avaliação de recursos didáticos em áudio sobre tópicos em biologia para alunos com deficiência visual do Colégio Pedro II; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Uma revisão da produção dos pesquisadores brasileiros acerca da experimentação no ensino de Cências e Biologia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: leituras curriculares; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O Ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A construção social dos currículos de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres docentes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: Uma leitura curricular; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: Uma leitura curricular; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências na EJA: Uma leitura curricular; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências na EJA: Uma leitura curricular; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A Educação em Ciências na EJA: Uma leitura curricular; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Diversificando estratégias de ensino de Ciências e Biologia no diálogo universidade escola: o uso de modelos didáticos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Treinamento profissional na Educação de Jovens e Adultos: Saberes, práticas e ações de formação; 2023; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria de EDU 220 - ENSINO DE CIÊNCIAS I COM PRÁTICA ESCOLAR; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Treinamento profissional na Educação de Jovens e Adultos: Saberes, práticas e ações de formação; 2023; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Ações de formação na/para/com a Educação de Jovens e Adultos; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Ações de formação na/para/com a Educação de Jovens e Adultos; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria em Ensino de Ciências I com prática escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Ações de formação na/para/com a Educação de Jovens e Adultos; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
"O BRASIL TEM FOME: LEITURAS FREIREANAS NA EJA PARA CONSTRUÇÃO DE OUTROS CURRÍCULOS"; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA EJA: JUVENTUDES E CURRÍCULO; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Treinamento profissional na Educação de Jovens e Adultos: Saberes, práticas e ações de formação; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
TREINAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES, PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Treinamento profissional na Educação de Jovens e Adultos: Saberes, práticas e ações de formação; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
'O Brasil tem fome: leituras freireanas na EJA para construção de outros currículos'; 2020; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria disciplina Metodologia do Ensino de Ciências; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
TREINAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
TREINAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria da disciplina Ensino de Ciências I com prática escolar; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
TREINAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria da disciplina Ensino de Ciências I com prática escolar; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria da disciplina Ensino de Ciências I com prática escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Saberes Escolares em Enfermagem com Prática Escolar; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Saberes Escolares em Enfermagem com Prática Escolar; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Soares; Modelos no Ensino de Ciências e Biologia: materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores da escola básica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Modelos no Ensino de Ciências e Biologia: Materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores da Escola Básica; 2013; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Monitoria da disciplina Didática Especial das Ciências Biológicas II; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria UFJF; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Modelos no Ensino de Ciências e Biologia: Materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores da Escola Básica; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Mariana Cassab Torres;
Foi orientado por
A emergência da disciplina escolar (1961-1981): renovação e tradição; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Escovedo Selles;
Quantificação da produção de serrapilheira em fragmentos florestais na ReBio de Poço das Antas, RJ; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalva Maria da Silva Matos;
Significando o livro didático: com a palavra o professor de ciências; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Isabel Gomes Rodrigues Martins;
Produções bibliográficas
-
2022 NASCIMENTO, A. . Os Educandos da EJA e suas Leituras sobre a Disciplina Escolar Biologia: Provocativas Necessárias para Pensar o Currículo e a Pesquisa na Área da Educação Científica. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , v. 22, p. 1-24, 2022.
-
NICODEMOS, A. . Dossiê: A educação de Jovens e adultos no tempo presente: entre silenciamentos, invisibilidades, retrocessos e resistências em políticas e práticas de currículo. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 11, p. 1-14, 2022.
-
BRANT, M. C. . A mediação curricular praticada por coordenadoras pedagógicas em um projeto de correção de fluxo: tempos de aprender a ser mais. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidade , v. 4, p. 1-20, 2022.
-
RESENDE, A.C. . A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE UMA EDUCADORA DE CIÊNCIAS NA EJA: COMO A PRESENÇA DOS JOVENS AFETA A SUA PRÁTICA?. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 23, p. 1-17, 2021.
-
2021 CONTRA SER COISA DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE, O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 26, p. 1-15, 2021.
-
2017 VALÉRIO, V ; CARDOSO, P. H. . Atravessando os muros da universidade: As contribuições do evento 'O que fazem o(a)s biólogo(a)s? Seguindo seus passos na história' na ampliação da percepção pública da ciência e a formação docente. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 10, p. 39-56, 2017.
-
2016 Educação de Jovens e Adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 21, p. 13-38, 2016.
-
2016 RESENDE, A.C. ; NASCIMENTO, A. ; AZEVEDO, J. C. . Pesquisas sobre a EJA na interface entre currículo e educação em Ciências e Biologia: primeiras incursões analíticas sobre a construção curricular no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1-10, 2016.
-
2016 DIAS, L. ; LENIS, D. . Interrogando a cultura escolar do Colégio João XXIII e as configurações curriculares na educação de jovens e adultos: primeiras incursões analíticas. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1-10, 2016.
-
2016 AVELLAR, C. . 'MULHERES NA CIÊNCIA': QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE SE OCUPA EM DISCUTIR IGUALDADE DE GÊNERO E CIÊNCIA. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1-10, 2016.
-
2015 O movimento renovador do ensino das ciências: entre renovar a escola secundária e assegurar o prestígio social da ciência. Revista Tempos e Espaços em Educação , v. 8, p. 19, 2015.
-
2015 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA. Ciência em Tela , v. 8, p. 1-9, 2015.
-
2014 GARCIA, J.V . HORMÔNIOS VEGETAIS EM OBRAS DIDÁTICAS: DIÁLOGOS COM AS PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1-12, 2014.
-
Oliveira, Alexandre Alberto ; Selles, S. . Pesquisas brasileiras sobre a experimentação no ensino de Ciências e Biologia: diálogos com referenciais do conhecimento escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 12, p. 183-209, 2012.
-
2012 Selles, S. ; SANTOS, M. C. F. ; TAVARES, D. . ANÁLISE DE COMPÊNDIOS DIDÁTICOS: TENSÕES ENTRE FORÇAS DE ESTABILIDADE E MUDANÇA NA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA (1963-1970). Revista Teias (UERJ. Online) , v. 14, p. 241-263, 2012.
-
2010 A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Revista Brasileira de História da Educação , v. 23, p. 225-251, 2010.
-
Oliveira, Alexandre Alberto ; Selles, S. . Experimentação no ensino de Ciências e Biologia em periódicos Brasileiros (1990-2009). Revista da SBEnBIO , v. 1, p. 2714-723, 2010.
-
2008 MARTINS, Isabel . Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências , v. 10, p. 1-24, 2008.
-
2008 A democracia como balizadora do ensino das ciências na escola: Como discutir este desafio?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 8, p. 2, 2008.
-
2008 TAVARES, D. . (Re)Pensando a escola e o ensino de ciências a partir das contribuições do pensamento pós-moderno:Desafios e Dilemas. Revista Espaço do Currículo (Online) , v. 2, p. 115-135, 2008.
-
2008 Selles, S. . Investigando os rumos curriculares da disciplina História Natural no Colégio Pedro II: As atas de concursos para professores como fonte histórica. Revista Contemporânea de Educação , v. 3, p. 237-258, 2008.
-
2008 Algumas reflexões sobre o Planejamento e a Avaliação na área de Ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela , v. 1, p. 01-07, 2008.
-
2001 BORGES, Marcelo . Uma análise da adaptação de textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências.. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 1, n.3, p. 19-27, 2001.
-
AYRES, A. C. (Org.) ; TAVARES, D. (Org.) . Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2014. v. 1. 331p .
-
Selles, S. (Org.) . Currículo Docência e Cultura. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2012. v. 1. 392p .
-
AVELLAR, C. ; TRÓPIA, G. . Memórias do III EREBIO da Regional-4: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades, afirmar a docência. In: Gustavo Lopes Ferreira; Sandro Prado Santos; Guilherme Trópia; Ana Flávia Vigário; Cláudia Avellar Freitas. (Org.). Trajetórias em festa: nos 15 anos da Regional IV da SBEnBIO. 1ed.Uberlândia: Culturaatrix, 2022, v. 1, p. 63-91.
-
CANELLA, J. . EDUCANDAS EM FOCO: A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA RECENTE SOBRE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: Grupo de pesquisa observatório da educação pública campus Ipanguaçu. (Org.). Educação, ciência e saúde : por uma formação integral : trabalhos premiados. 1ed.Ipanguaçu: FAMEN, 2022, v. 1, p. 91-104.
-
O movimento renovador do ensino de Ciências: entre renovar a escola secundária e assegurar o prestígio social da ciência. In: Sandra Escovedo Selles; Everardo Paiva de Andrade; Edinaldo Medeiros Carmo. (Org.). A pesquisa em educação na perspectiva da cultura, do currículo e da formação docente. 1ed.Vitória da conquista: UESB, 2021, v. 1, p. 1-229.
-
BORGES, T. . Diversidade sexual na EJA: como tornar a escola um lugar da diferença, da cidadania e da democracia?. In: Alessandra Nicodemos; Ana Csrolina Oliveira Alves; Henrique Dias Sobral Silva. (Org.). Professores-pesquisadores da educação de jovens e adultos. 1ed.Judicaí: Paco, 2019, v. 1, p. 211-232.
-
Certezas que precisamos perturbar, inquietações necessárias de se produzir: um ensaio sobre os sujeitos e os currículos de Ciências e Biologia na Educaçãod e Jovens e adultos. In: Enio Serra; Ana Paula Abreu Moura. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em debate. 1ed.Jundiaí: Paco editorial, 2017, v. 1, p. 75-98.
-
NASCIMENTO, A. ; RESENDE, A.C. ; AZEVEDO, J. C. . Itinerários de pesquisa: a construção curricular em Ciências e Biologia na EJA. In: Daniele Lima-Tavares; Mariana Lima Vilela; Ana Cléa Moreira Ayres; Maria Matos. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 1-334.
-
SERRA, Márcia ; VILELA, Mariana Lima ; Maria Margarida Gomes ; Bueno, Teo . Oficinas de formação inicial docente em Ciências e Biologia: uma experiência no 'Prodocência" - UFRJ. In: VILELA, M.; REIS, G. & MACIEL, C.. (Org.). Formação docente, pesquisa e extensão no CAp-UFRJ: entre tradições e invenções. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 1-200.
-
SUIZANI, C. . Sobre a produção da área de Educação em Ciências e Biologia na EJA: apontamentos e provocações. In: Ana Ayres; Mariana Cassab e Daniele Tavares. (Org.). Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. 1ed.Curitiba: Prismas, 2014, v. 1, p. 69-97.
-
A construção sócio-histórica da Biologia escolar no Colégio Pedro II (1961-1981): renovação e tradição. In: Tatiana Galieta. (Org.). Ensino de Ciências em Programas de Pós-Graduação no Brasil: tendências de pesquisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 1-214.
-
A problemática da seleção do livro didático de ciências: por que discutir sua linguagem?. In: Isabel Martins; Guaracira Gôuvea; Rita Vilanova. (Org.). O livro didático de Ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012, v. 1, p. -.
-
Cadernos escolares: fontes para o estudo histórico da disciplina escolar Biologia. In: Sandra Selles; Mariana Cassab. (Org.). Currículo Docência e Cultura. 1ed.Niterói: EDUFF, 2012, v. 1, p. 25-54.
-
VILELA, Mariana Lima ; Maria Margarida Gomes ; AZEVEDO, M. . Conhecimentos escolares de Biologia: investigando seleções e mediações didáticas de professores. In: Sandra Selles; Mariana Cassab. (Org.). Currículo Docência e Cultura. 1ed.Niterói: EDUFF, 2012, v. 1, p. 99-118.
-
POR QUE FALAR DE MULHERES NA CIÊNCIA?. Minas faz Ciências, FAPEMIG, p. 1 - 1, 06 jul. 2015.
-
POR QUE FALAR DE MULHERES NA CIÊNCIA?. Minas faz Ciências, FAPEMIG, p. 1 - 1, 06 jul. 2015.
-
MARCIANO, K. C.C. A. . O PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR POLIVALENTE EM EJA (2001 a 2014): O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO ? CEM CONTA SUA HISTÓRIA. In: VIII Congresso Nacional de Educação, 2022, Fortaleza. O futuro da escola: repensando políticas e práticas. Campina Grande: Editora Realize, 2022. v. 1. p. 1-12.
-
VIERIA, P. ; FRATTINI, L. ; BORDIGNON, T. . UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TORNO DOS DESAFIOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO: O CASO DA VACINA. In: IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação, 2021, Goiania. "Formação de Professores e Didática em Tempos de Pandemia". Goiania: Ciclo Revista, 2021. v. 4. p. 1-6.
-
Política, arte, rua e transformação social: cabem na formação do professor de Biologia?. In: VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB:, 2021, Fortaleza. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia.. Campina Grande: Realize, 2021. v. 1. p. 1750-1758.
-
Tornar-se uma educadora de ciências na eja: a construção curricular em torno dos desafios de superar uma concepção aulista de docência na modalidade.. In: VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB:, 2021, Fortaleza. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia.. Campina Grande: Realize, 2021. v. 1. p. 3639-3647.
-
CANELLA, J. . A NARRATIVA E A HISTÓRIA DE VIDA COMO PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA COM MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA DA EJA. In: Anais do V Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021, Campina Grande. Anais do V Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Campina Grande: Realize, 2021. v. 1. p. 1-15.
-
ENTRE SABERES CURRICULARES PRESCRITOS E OS EDUCANDOS DA EJA: QUAL EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii,, 2020. v. 1. p. 1-641.
-
GABRIEL, F. . A FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: É PRECISO ACREDITAR QUE É POSSÍVEL MUDAR A REALIDADE. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii,, 2020. v. 1. p. 1992-1950.
-
Educadores de Ciências e Biologia da EJA e seus percursos de construção curricular. In: V Semana da Faculdade de Educação, 2019, Juiz de Fora. A educação tem futuro? Desafios e possibilidades. Juiz de Fora: UFJF, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
RESENDE, A.C. ; GABRIEL, F. ; CANELLA, J. ; SOUZA, K. . 'CONHECENDO MINHA SACOLA DE COMPRAS': A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA A PARTIR DO TEMA GERADOR SAÚDE ALIMENTAR.. In: IX EREBIO RJ/ES - IX Encontro Regional de Ensino de Biologia - RJ/ES:, 2019, Rio de Janeiro. (Re)Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia. Rio de Janeiro: MGSC Editora, 2020. v. 1. p. 1370-1382.
-
GABRIEL, F. . LIÇÕES DO CAMPO DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA: QUESTIONAR E CRIAR. In: IX EREBIO RJ/ES - VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2019, Rio de Janeiro. (Re)Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia. Rio de Janeiro: MGSC, 2019. v. 1. p. 2094-2106.
-
RESENDE, A.C. . DOCUMENTOS ESCRITOS COMO FONTE DE ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CAP JOÃO XXIII/ UFJF. In: VIII EREBIO RJ/ES - VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2017, Niterói. Aqui também tem currículo! com a palavra, os professores de Ciências e Biologia. Niterói: MGSC Editora, 2017. v. 1. p. 1326-1336.
-
Bomtempo, M. ; LENIS, D. . ?AO VENCEDOR AS BATATAS: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DE JOVENS E ADULTOS?: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA. In: VIII EREBIO RJ/ES - VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2017, Niterói. Aqui também tem currículo! com a palavra, os professores de Ciências e Biologia. Niterói: MGSC Editora, 2017. v. 1. p. 507-516.
-
'MULHERES NA CIÊNCIA': UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS CIÊNCIAS. In: VIII Congresso Internacional sobre diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2016, Juiz de Fora. ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e potencialidades em nos (re)inventarmos, 2016. v. 1. p. 1-7.
-
LENIS, D. ; DIAS, L. . O CURRÍCULO DA EJA E A CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO JOÃO XXIII: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCRITOS. In: III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE EDUCAÇÃO, 2016, Juiz de Fora. DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS, 2016. v. 1. p. 592-604.
-
Bomtempo, M. ; DEOTTI, J. . A Educação de Jovens e Adultos no Novo Plano Nacional de Educação (2014 ? 2024). In: III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE, 2016, Juiz de Fora. EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS,, 2016. v. 1. p. 36-49.
-
HISTÓRIAS QUE OS MOLUSCOS CONTAM: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO DE AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR. In: III Semana da FACED ; VIII Semana de Educação ; XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE, 2016, Juiz de Fora. Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas. Juiz de Fora: UFJF, 2016. v. 1. p. 479-487.
-
LAURINDO, C. R. ; SILVA, J. N. C. ; MARLIERE, A. T. . CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4, 2015, Juiz de Fora. Ser professor de ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibildiades, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
FREITAS, . G. K. S. ; OLIVEIRA, T. P. G. . A CONSTRUÇÃO DE UMA AULA SOBRE CORPO E MÍDIA NO CONTEXTO DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA: AFINAL, O QUE A MONITORIA FEZ COM A GENTE?. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4, 2015, Juiz de Fora. Ser professor de ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibildiades. Juiz de Fora, 2015. v. 1. p. 1-12.
-
EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES NA ESCOLA BÁSICA. In: VI Seminário Nacional, II Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, II GDE, 2014, Juiz de Fora. VI Seminário Internacional corpo, gênero e sexualidade. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. v. 1. p. 1-12.
-
SUIZANI, C. ; CASARIEGO, F. ; LUCAS, M. ; MATOS, M . Contribuições da prática de ensino para a formação inicial docente: trabalhando o ?som? no 9 ano. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo, 2012. v. 1.
-
OLIVEIRA, N. C. ; CAMPOS, A. ; MATOS, M . A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9 ano do CAp-UFRJ. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo, 2012. v. 1.
-
COSTA, J. C. F. . Modelos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: os professores e seus saberes. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo, 2012. v. 1.
-
TEIXEIRA, T. . Modelos didáticos: reflexões a partir da análise de publicações em anais de encontros de Ciências e Biologia. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo, 2012. v. 1.
-
A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UMA ARENA SOCIAL: A HISTÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DA BIOLOGIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II (1961-1981). In: X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012. v. 1. p. 1-12.
-
SANTOS, M. C. F. ; TAVARES, D. . HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR E CONHECIMENTO ESCOLAR: EXAMINANDO COMPÊNDIOS DE BIOLOGIA (1963-1970). In: XV Encontro NAcional de Didática e Prática dede Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: politicas e práticas educacionais, 2010. v. 1.
-
Girão, M. J. . A formação em ciências nas séries iniciais: reflexões a partir da construção de uma disciplina do curso de pedagia da UFRJ. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010, Vitória. Diferentes realidades, diferentes sujeitos: tecendo saberes e fazeres no ensino, 2010. v. 1. p. 1-9.
-
SERRA, Márcia ; VILELA, Mariana Lima ; Maria Margarida Gomes ; Bueno, Teo . Oficina de Formação Inicial docente em Ciências e Biologia: Uma experiência no Prodocência - UFRJ. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010, Vitória. Diferentes realidades, diferentes sujeitos: tecendo saberes e fazeres no ensino, 2010. v. 1. p. 1-7.
-
Santos, M. M. ; Silva, V. I. O. . ABORDANDO SEXUALIDADE A PARTIR DA ?CAIXA DE DÚVIDA? COM O 8 ANO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010, Vitória. Diferentes realidades, diferentes sujeitos: tecendo saberes e fazeres no ensino, 2010. v. 1. p. 1-7.
-
Oliveira, Alexandre Alberto ; Selles, S. . Experimentação no ensino de Ciências e Biologia em periódicos brasileiros (1990-2009). In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. Temas polêmicos e o Ensino de Biologia, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
Selles, S. . A invenção da disciplina escolar Biologia no Colégio Pedro II: Um estudo de cadernos escolares da década de 1970. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
Selles, S. . O ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL NO COLÉGIO PEDRO II: (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DAS ATAS DE CONCURSOS PARA PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1950/60. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americas, 2009, Rio de Janeiro. Educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1. p. 1-14.
-
VILELA, Mariana Lima ; Maria Margarida Gomes ; AZEVEDO, M. . Compreendendo as seleções e mediações de professores de Biologia na constituição de conhecimentos escolares. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Editora da PUCRS: EdiPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-14.
-
Os lugares da Prática de Ensino em ciências Biológicas na formação do professor: em busca da escola como um dos espaços privilegiados de reflexão. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - regional 04, 2007, Uberlandia. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia & I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 4 (MG/TO/GO/DF), 2007. v. 1. p. 1-8.
-
Leticia Terreri . Dimensão Prática e relações com as propostas oficiais nos currículos da prática de ensino em ciências biológicas. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica e Pesquisa em Educação, 2007. v. 1. p. 1-7.
-
Os papéis da escola na formação inicial docente: primeiras incursões teóricas a partir do debate sobre os modelos de racionalidade técnica e prática. In: IV Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2007, Seropédica. Ciências biológicas e Ensino de Biologia: tradições, histórias e perspectivas, 2007. v. 1. p. 1-9.
-
VILELA, Mariana Lima ; PICCININI, Cláudia . Contribuições e restrições da prática de ensino em escolas públicas do RJ na formação do licenciando em Ciências Biológicas.. In: I Encontro nacional de Ensino de Biologia e III EREBIO, 2005, Rio de Janeiro. SBENBo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005. v. 1. p. 558-561.
-
MARTINS, Isabel . A escolha do livro didático em questão.. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru. Educação em Ciências, 2003. v. 1. p. 1-11.
-
GABRIEL, F. ; CANELLA, J. . QUEM SÃO OS EDUCADORES DE CIÊNCIAS DA EJA E SUAS ESCRITAS CURRICULARES. In: 3o Seminário Interno do laboratório de investigação, ensino e extensão em educação de jovens e adultos, 2019, rio de janeiro. Políticas públicas de educação de jovens e adultos: entre inquietações, retrocessos e resistências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. v. 1. p. 1-3.
-
GABRIEL, F. ; CANELLA, J. ; SOUZA, K. . EDUCADORES DA EJA E SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM TORNO DO DEBATE SOBRE JUVENTUDE E MÍDIA. In: 3o Seminário Interno do laboratório de investigação, ensino e extensão em educação de jovens e adultos, 2019, rio de janeiro. Políticas públicas de educação de jovens e adultos: entre inquietações, retrocessos e resistências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. v. 1. p. 1-3.
-
Bomtempo, M. ; LENIS, D. . Práticas curriculares em educação científica na EJA: o caso da oficina 'ao vencedor, as batatas - alimentação e saúde de jovens e adultos'. In: 2o seminário do laboratório de investigação, ensino e extensão em educação de jovens e adultos, 2017, Rio de Janeiro. Educação de Jovens e adultos em tempos destituição de direitos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 108-111.
-
RESENDE, A.C. ; TOLENTINO, W. V. S. . Os processos de construção curricular no Colégio de Aplicação João XXIII: uma análise de documentos escritos. In: 2o seminário do laboratório de investigação, ensino e extensão em educação de jovens e adultos, 2017, Rio de Janeiro. Educação de Jovens e Adultos em tempos de destituição de direitos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 112-115.
-
RESENDE, A.C. ; AZEVEDO, J. C. . Educação em Ciências e Biologia na EJA: a construção curricular no Colégio João XXIII. In: I Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, 2015, Rio de Janeiro. A formação do professor na Educação de Jovens e Adultos: desafios e lições da/na Educação Popular. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. v. 1. p. 66-68.
-
NASCIMENTO, A. ; AZEVEDO, J. C. . ESTUDOS CURRICULARES SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EJA: PERCURSOS E INDAGAÇÕES. In: I Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão de Jovens e Adultos, 2015, Rio de Janeiro. A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: desafios e lições da/na Educação Popular. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015. v. 1. p. 71-73.
-
CORREA, J. C. D. ; Gandra, Camila ; SA, F. B. V. ; SOUSA, V. L. M. ; Girão, M. J. ; VILELA, Mariana Lima . Articulando Extensão e Pesquisa no Projeto ?Diversificando Estratégias de Ensino de Ciências e Biologia no Diálogo Universidade- Escola. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011. 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
VILELA, Mariana Lima ; PICCININI, Cláudia . Contribuições e restrições da prática de ensino em escolas públicas do Rio de Janeiro na formação do licenciando em ciências biológicas do noturno da UFRJ. In: I ENEBIO & III EREBIO RJ/ES, 2005, Rio de Janeiro. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa, 2005. v. 1. p. 558-561.
-
MARTINS, Isabel . Um balanço dos estudos recentes conduzidos com o livro didático de ciências. In: II Encontro regional de ensino de biologia, 2003, Niterói. Formação de professores de biologia: articulando universidade e escola, 2003. p. 66-70.
-
MARTINS, Isabel . A linguagem no livro didático de ciências: um exercício de análise. In: I Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2001, Niterói. Novo milênio, novas práticas educacionais, 2001. v. 1. p. 255-258.
-
AGUIAR, Gabriel ; MENEZES, Patrícia ; GOLÇALVEZ, Thais ; SERRA, Márcia ; LUZ, Maurício . Aspectos da preparação e utilização de um jogo didático sobre evolução dos vertebrados na prática de ensino no Colégio de Aplicação. In: X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e Aprender: Sujeito, saberes, espaços e tepos, 2000. p. 1-528.
-
BARREIROS, Debora ; GILBERTONI, Gabriela . O currículo de ciências nas Classes Experimentais do Colégio de Aplicação. In: X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Saber e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos, 2000. p. 1-528.
-
GABRIEL, F. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. In: 24 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2018, Juiz de Fora. 23 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
CASARIM, L . A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES. In: 24o Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2018. 24 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
GABRIEL, F. ; CANELLA, J. ; Bomtempo, M. ; SOUZA, K. ; TOLENTINO, W. V. S. . EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA. In: III Semana de Ciência, Tecnologia & Sociedade da UFJF, 2018, Juiz de Fora. III Semana de Ciência, Tecnologia & Sociedade da UFJF, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
DEOTTI, J. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. In: 23o Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2017, Juiz de Fora. 23o Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
Bomtempo, M. . A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES. In: 23 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2017, Juiz de Fora. 22 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
AZEVEDO, J. C. ; Macedo, L. ; Bomtempo, M. . A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES. In: 22 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016, Juiz de Fora. Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
RESENDE, A.C. ; DIAS, L. ; DEOTTI, J. ; LENIS, D. . O ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA CURRICULAR. In: 22o Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016, Juiz de Fora. 22o 22o Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
AVELLAR, C. . Experimentoteca do NEC: integrando formação docente, extensão e divulgação científica no contexto do evento ?Mulheres na Ciência?. In: I Mostra de Ações de Extensão da UFJF, 2016, Juiz de Fora. I Mostra de Ações de Extensão da UFJF, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
AZEVEDO, J. C. ; RESENDE, A.C. ; NASCIMENTO, A. . A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES DOCENTES. In: 21 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2015, Juiz de Fora. 21 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
RESENDE, A.C. ; AZEVEDO, J. C. ; NASCIMENTO, A. . O ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura currícular. In: 21 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2015, Juiz de Fora. 21 Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
TEIXEIRA, T. . Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. In: IX Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. 9 Congresso de Extensão da UFRJ - 2012. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1.
-
COSTA, J. C. F. . O Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: Materiais Didáticos e Oficinas Pedagógicas. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
Gandra, Camila ; MENDES, T. . Parceria Universidade ? Escola: Diversificando Didáticas no CIEP 369 com o Uso de Modelos DidáticosAtividades. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
VILELA, Mariana Lima ; SERRA, Márcia ; Maria Margarida Gomes ; Girão, M. J. ; SA, F. B. V. ; SOUSA, V. L. M. . Diversificando Estratégias de Ensino de Ciências e Biologia no Diálogo Universidade- Escola. In: 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. 8o Congresso de Extensão da UFRJ, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
COSTA, J. C. F. . Modelos no ensino de ciências e Biologia: materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores em formação continuada e inicial. In: 7o congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. 7o Congresso de Extensão da UFRJ, 2010. v. 1. p. 218-218.
-
O Processo sócio-histórico de construção de uma disciplina escolar no Colégio Pedro II: do ensino de História Natural à Biologia. In: Seminário discente 2009: O papel do intelectual e a pesquisa em educação, 2009, Niterói. Seminário discente 2009: O papel do intelectual e a pesquisa em educação, 2009. v. 1. p. 01-01.
-
PESSOA, Solange ; MATOS, Dalva . Composição florística e estrutura de remanescentes florestais na bacia do Rio Bananal, Serra da Bocain. In: 50 Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, 1999.
-
MATOS, Dalva . Estudo da regeneração natural em remanescentes florestais da bacia do Rio Bananal, Serra da Bocaina.. In: 50 Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, 1999.
-
FONSECA, Geovana . Quantificação da produção de serrapilheira em fragmentos de Mata Atlântica. In: 49 Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador, 1998.
-
RAMOS, Flávio . A fragmentação florestal na reserva biológica de Poço das Antas (RJ): uma visão fitocêntrica. In: IV Encontro de pesquisadores da Reserva Biológica de Poço das Antas, 1998, Silva Jardim, 1998.
-
FONSECA, Geovana . Análise preliminar da produção de serrapilheira em áreas fragmentadas de Mata Atlântica.. In: X jornada de iniciação artístico científica da UFRJ, 1998, Rio de Janeiro, 1998.
-
MATOS, Dalva . Dinâmica espacial, recrutamento e estabelecimento de indivíduos coespecíficos de espécies arbóreas da Mata Atlântica.. In: III Encontro de pesquisadores da Reserva Biológica de Poço das Antas, 1997, Silva Jardim, 1997.
-
MATOS, Dalva . Quantificação da produção de serrapilheira no gradiente borda-interior em uma área fragmentada de Mata Atlântica.. In: III Encontro de pesquisadores da Reserva Biológica de Poço das Antas, 1997, Silva Jardim, 1997.
-
FONSECA, Geovana . Quantificação da produção de serrapilheira no gradiente borda interior de uma área fragmentada de Mata Atlântica. In: IX Jornada de iniciação artístico científica da UFRJ, 1997, Rio de Janeiro, 1997.
-
ALVES, H. F. A. . Práticas curriculares em alfabetização na educação de jovens e adultos nos diversos tempos da pandemia de Covid- 19: um estudo na escola Dr. Geraldo Moutinho ? CEM. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ASSIS, M. C. . O GÊNERO POEMA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ANTIRRACISTA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CEDROLA, F. . O GÊNERO POEMA: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA NA EJA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. L. R. ; COUTINHO, C. C. ; PRIORI, M. L. ; MALFITANO, P. F. . Perfil socioeconômico dos educandos da EJA do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF: aprendendo a se indagar sobre os sujeitos da EJA no contexto da formação inicial docente. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
O DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES EXPERIENTES E INICIANTES NA EJA DO COLÉGIO JOÃO XXIII: IMPLICAÇÕES PARA PRODUÇÃO CURRICULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA E PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOVAES, M. . O grupo focal como itinerário metodológica para o estudo das trajetórias escolares de educandos jovens negros da EJA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARCIANO, K. C.C. A. . O processo sócio-histórico de constituição de uma proposta curricular polivalente em EJA (2001 a 2014): o Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho conta sua história. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Das reformas curriculares na educação básica Às transformações previstas para a formação docente: quais caminhos para o Ensino de Biologia?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CANELLA, J. . Educandas em foco: a produção bibliográfica recente sobre mulheres na Educação de Jovens e Adultos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CANELLA, J. . EDUCANDAS EM FOCO: A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA RECENTE SOBRE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DISCUTINDO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EJA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FREITAS, Eliete . PRÁTICAS CURRICULARES NA EJA COMO UM EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO IMPLICADA COM A MATEMÁTICA COMO UM DIREITO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CANELLA, J. ; SILVA, R. Virgínia . OUSAR INDAGAR, OUSAR ENFRENTAR, OUSAR CRIAR: PERCURSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES DA EJA EM TORNO DA TEMÁTICA ?JUVENTUDES E CURRÍCULO?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CANELLA, J. . Narrativas de mulheres chefes de família na EJA: mães, trabalhadoras e estudantes na luta pelo direito de ser. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARCIANO, K. C.C. A. . O PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR POLIVALENTE EM EJA (2001 a 2014): O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO ? CEM CONTA SUA HISTÓRIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALES, S. R. . Currículo, Formação Docente e subjetividades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA NO CONTEXTO DE FORMAS REMOTAS DE INTERAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
POLÍTICA, ARTE, RUA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CABEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TORNAR-SE UMA EDUCADORA DE CIÊNCIAS NA EJA: A CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM TORNO DOS DESAFIOS DE SUPERAR UMA CONCEPÇÃO AULISTA DE DOCÊNCIA NA MODALIDADE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Contribuições do pensamento educacional de Paulo Freire para a Educação em Ciências. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
'Entre saberes curriculares prescritos e os educandos da EJA: qual educação em ciências?'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABRIEL, F. . LIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR OS EDUCANDOS JOVENS DA EJA: UM EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABRIEL, F. ; CANELLA, J. ; SOUZA, K. . EDUCADORES DA EJA E SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM TORNO DO DEBATE SOBRE JUVENTUDE E MÍDIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GABRIEL, F. ; SOUZA, K. . QUEM SÃO OS EDUCADORES DE CIÊNCIAS DA EJA E SUAS ESCRITAS CURRICULARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Formação docente, estágios supervisionados e atuação no mercado de trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GABRIEL, F. . LIÇÕES DO CAMPO DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA: QUESTIONAR E CRIAR.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RESENDE, A.C. ; CANELLA, J. ; SOUZA, K. ; GABRIEL, F. . 'CONHECENDO MINHA SACOLA DE COMPRAS': A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EJA A PARTIR DO TEMA GERADOR SAÚDE ALIMENTAR.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Educadores de Ciências e Biologia da EJA e seus percursos de construção curricular. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABRIEL, F. ; CANELLA, J. . Letramento na EJA: uma experiência formativa em torno do tema gerador saúde alimentar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GABRIEL, F. ; RESENDE, A.C. ; CANELLA, J. ; SOUZA, K. ; TOLENTINO, W. V. S. . EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E BIOLOGIA: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RESENDE, A.C. . DOCUMENTOS ESCRITOS COMO FONTE DE ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CAP JOÃO XXIII/ UFJF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LENIS, D. ; Bomtempo, M. ; TOLENTINO, W. V. S. . ?AO VENCEDOR AS BATATAS: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DE JOVENS E ADULTOS?: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LENIS, D. ; Bomtempo, M. . Os processos de construção curricular no Colégio de Aplicação João XXIII: uma análise de documentos escritos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LENIS, D. ; Bomtempo, M. . Práticas curriculares em educação científica na EJA: o caso da oficina 'ao vencedor, as batatas - alimentação e saúde de jovens e adultos'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Educação em Ciências e Biologia na EJA: provocações para o desajuste e a transformação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, A. . A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INTERROGAMOS SOBRE SEUS EDUCANDOS?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Bomtempo, M. ; DEOTTI, J. ; RESENDE, A.C. . O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 - 2024) E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUESTIONAMENTOS NECESSÁRIOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIAS, L. ; LENIS, D. . O CURRÍCULO DA EJA E A CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO JOÃO XXIII: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCRITOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARQUES, L. ; SILVA, A . HISTÓRIAS QUE OS MOLUSCOS CONTAM: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO DE AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AVELLAR, C. . 'MULHERES NA CIÊNCIA': QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE SE OCUPA EM DISCUTIR IGUALDADE DE GÊNERO E CIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Políticas e Praticas curriculares em ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: provocações para o desajuste e a transformação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIAS, L. ; LENIS, D. ; Bomtempo, M. . INTERROGANDO A CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO JOÃO XXIII E AS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRIMEIRAS INCURSÕES ANALÍTICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RESENDE, A.C. ; NASCIMENTO, A. . INTERROGANDO A CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO JOÃO XXIII E AS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRIMEIRAS INCURSÕES ANALÍTICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RESENDE, A.C. ; NASCIMENTO, A. . PESQUISAS SOBRE A EJA NA INTERFACE ENTRE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PRIMEIRAS INCURSÕES ANALÍTICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, . G. K. S. ; OLIVEIRA, T. P. G. . A CONSTRUÇÃO DE UMA AULA SOBRE CORPO E MÍDIA NO CONTEXTO DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA: AFINAL, O QUE A MONITORIA FEZ COM A GENTE?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAURINDO, C. R. ; SILVA, J. N. C. . CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, A. ; AZEVEDO, J. C. . currículo, educação de jovens e adultos e pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RESENDE, A.C. ; AZEVEDO, J. C. . Educação em Ciências e Biologia na EJA: a construção curricular no Colégio João XXIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Educação para a Sexualidade no contexto da formação inicial de professores de Biologia: o desafio da construção de práticas curriculares na escola básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GARCIA, J.V . HORMÔNIOS VEGETAIS EM OBRAS DIDÁTICAS: DIÁLOGOS COM AS PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
O ensino de ciências no âmbito da Educaçãod e Jovens e Adultos: uma leitura curricular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SUIZANI, C. ; CASARIEGO, F. ; LUCAS, M. ; MATOS, M . Contribuições da prática de ensino para a formação inicial docente: trabalhando o ?som? no 9 ano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, N. C. ; CAMPOS, A. ; MATOS, M . A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9 ano do CAp-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, J. C. F. . Modelos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: os professores e seus saberes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, T. . Modelos didáticos: reflexões a partir da análise de publicações em anais de encontros de Ciências e Biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
A DISCIPLINA ESCOLAR COMO UMA ARENA SOCIAL: A HISTÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DA BIOLOGIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II (1961-1981). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Avaliação e a Educação em Ciências na EJA: reflexões a partir de algumas provocações ?elementares?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, T. . Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
A pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: a questão da disciplina escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Avaliação e o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mesa redonda O Pibid e a Formação Docente em Ciências e Biologia: Panorama e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, J. C. F. . O Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: Materiais Didáticos e Oficinas Pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gandra, Camila ; MENDES, T. . Parceria Universidade ? Escola: Diversificando Atividades Didáticas no CIEP 369 com o Uso de Modelos Didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANNA, M. ; VILELA, Mariana Lima ; SERRA, Márcia ; Maria Margarida Gomes ; Girão, M. J. ; SA, F. B. V. ; SOUSA, V. L. M. . Diversificando Estratégias de Ensino de Ciências e Biologia no Diálogo Universidade- Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORREA, J. C. D. ; Gandra, Camila ; SA, F. B. V. ; SOUSA, V. L. M. ; Girão, M. J. ; VILELA, Mariana Lima . Articulando Extensão e Pesquisa no Projeto ?Diversificando Estratégias de Ensino de Ciências e Biologia no Diálogo Universidade- Escola?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
A Emergência da disciplina Biologia Escolar (1961-1981): renovação e tradição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Girão, M. J. . A formação em ciências nas séries iniciais: reflexões a partir da construção de uma disciplina do curso de pedagia da UFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SERRA, Márcia ; VILELA, Mariana Lima ; Maria Margarida Gomes ; Bueno, Teo . Oficina de Formação Inicial docente em Ciências e Biologia: Uma experiência no Prodocência - UFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Santos, M. M. ; Silva, V. I. O. . ABORDANDO SEXUALIDADE A PARTIR DA ?CAIXA DE DÚVIDA? COM O 8 ANO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
O processo de construção sócio-histórico de uma disciplina escolar no Colégio Pedro II: Do ensino de HIstória Natural à Biologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Selles, S. . A invenção da disciplina escolar Biologia no Colégio Pedro II: Um estudo de cadernos escolares da década de 1970. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VILELA, Mariana Lima ; Maciel, Carla ; Costa, Celina ; MARSICO, J. ; SERRA, Márcia ; Maria Margarida Gomes ; Bueno, Teo . Oficinas de Formação Inicial para professores de ciências e biologia: uma experiência no programa Prodocência da UFRJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Selles, S. . O ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL NO COLÉGIO PEDRO II: (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DAS ATAS DE CONCURSOS PARA PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1950/60. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. ; MARSICO, J. ; VILELA, Mariana Lima ; MACIEL, C . O terrário como Recurso Didático: Dialogando com os licenciandos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Os papéis da escola na formação inicial docente: primeiras incursões teóricas a partir do debate sobre os modelos de racionalidade técnica e prática.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Os lugares da Prática de Ensino em ciências Biológicas na formação do professor: em busca da escola como um dos espaços privilegiados de reflexão.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Leticia Terreri . Dimensão prática e relações com as propostas oficiais nos currículos da prática de ensino em ciências biológicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VILELA, Mariana Lima ; PICCININI, Cláudia . Contribuições e restrições da prática de ensino em escolas públicas do Rio de Janeiro na formação do licenciando em ciências biológicas do noturno da UFRJ. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, Isabel . A escolha do livro didático em questão.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, Isabel ; BORGES, Marcelo . Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, Isabel . A linguagem do livro didático de ciências: um exercício de análise.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, Gabriel ; Patricia Miranda . Aspectos da preparação e utilização de um jogo didático sobre evolução dos vertebrados na prática de ensino no Colégio de Aplicação ? UFRJ.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARREIROS, Debora . O currículo de ciências nas Classes Experimentais do Colégio de Aplicação ? UFRJ.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CONHECIMENTO E DOCÊNCIA: CAMINHOS CRUZADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Rio de Janeiro, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades. Juiz de Fora: UFJF, 2016 (Apresentação número especial da Revista Educação em Foco).
Outras produções
Programa Nacional de Livro Didático Ensino Médio. 2014.
"O ensino de ciências no âmbito da Educaçãod e Jovens e Adultos: uma leitura curricular. 2011.
III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4. 2015.
I Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA). 2015.
VII Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 2. 2015.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2014.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.
V Encontro Regional de Ensino de Biologia regional NE. 2013.
Comissão científica do VI Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012.
Comité científico da 62a Anual da SBPC. 2011.
Selles, S. . Coordenadora de avaliação dos trabalhos do VIII ENPEC eixo currículo. 2011.
Comité científico da 62a Anual da SBPC. 2010.
Comité Científico do V Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010.
AYRES, A. C. ; Selles, S. ; SERRA, Márcia ; Salomão, S. ; VILELA, Mariana Lima ; TAVARES, D. ; SOARES, M. ; Maria Margarida Gomes ; Girão, M. J. ; DORVILLE, L. F. ; AZEVEDO, M. . Integrante do comite científico do III Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2010.
Parecereista do Volume 11.2 da Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. 2009.
Comitê científico da 60a Reunião Anual da SBPC. 2008.
MARTINS, Isabel ; TAVARES, D. ; VILELA, Mariana Lima ; SERRA, Márcia . Comitê científico do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - regional 04.. 2007.
AYRES, A. C. ; DORVILLE, L. F. ; TAVARES, D. ; VILELA, Mariana Lima . Comitê científico do IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2007.
AYRES, A. C. ; DORVILLE, L. F. ; SERRA, Márcia ; VILELA, Mariana Lima . Comitê científico do I ENEBIO & III EREBIO RJ/ES.I ENEBIO & III EREBIO RJ/ES.. 2005.
Maciel, Ethel . Vacina como política pública: a vitória do SUS. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CALIL, G. . Desafios contemporâneos: Negacionismo Científico e educação. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Leituras freireanas na EJA: sujeitos e currículos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Leituras freireanas na EJA: currículos para o ser mais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Primeira mulher a vencer Prêmio Nobel é homenageada na UFJF. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
O ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: leituras curriculares. 2021. (Relatório de pesquisa).
Didática das Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RESENDE, A.C. ; GABRIEL, F. ; CANELLA, J. ; Bomtempo, M. ; LISBOA, L. . Parcerias Universidade Escola: A pesquisa na EJA como possibilidade de Formação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENIS, D. ; Bomtempo, M. ; RESENDE, A.C. ; DEOTTI, J. ; TOLENTINO, W. V. S. . Saúde alimentar e escola: abra a felicidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Bomtempo, M. ; LENIS, D. ; DEOTTI, J. ; TOLENTINO, W. V. S. ; RESENDE, A.C. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O CASO DA BATATA?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Bomtempo, M. ; DEOTTI, J. ; LENIS, D. . Ao vencendor, as batatas: alimentação e saúde de jovens e adultos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRÓPIA, G. . Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades. 2016. (Editoração/Periódico).
TRÓPIA, G. ; RIVELLI, H. ; VILARDI, L. . Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades. 2015. (Editoração/Anais).
SUIZANI, C. . O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TAVARES, D. ; AYRES, A. C. . A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular: outros olhares para Educação em Ciências e Biologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, J. C. F. . Minicurso Modelos didáticos: conceitos, potencialidades e usos através do Terrário. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Vários . Oficina Integração Curricular na produção de materias didáticos de Ciências e Biologia. 2009. (Avaliadora).
Vários . 6o Congresso de Extensão da UFRJ. 2009. (Avaliadora Interna).
VILELA, Mariana Lima . Um olhar sobre o passado: Mamórias do Rio de Janeiro (Re)conhecendo o ambiente carioca. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Políticas curriculares em EJA na Zona da Mata Mineira, Descrição: Com base em uma análise documental, a pesquisa visa compreender em que medida e a partir de que princípios políticos e educativos, políticas curriculares específicas em EJA têm sido formuladas no âmbito das redes municipais e estadual de educação, na região da Zona da Mata Mineira. A partir de um recorte que estabelece o marco temporal da pesquisa entre os anos de 2010 ao tempo presente, a intenção é compreender as inflexões e as estabilidades que reformas educacionais, como a BNCC e a |Reforma do Ensino Médio, imprimem no curso dos currículos propostos para a Educação de Jovens e Adultos, mapeando os grupos de interesse envolvidos em suas formulações e os projetos de formação para a classe trabalhadora em disputa. Do ponto de vista dos objetivos específicos da pesquisa, o propósito é entender: (i) como tais políticas dialogam com os princípios políticos e educativos expressos em textos legais e normativos que consubstanciam a concretização da oferta da modalidade, a saber a: CF/88, a LDB/96 e os pareceres CNE/CBE no 11/2000, n 6/2010 e no 1/2021, ao passo, em que medida também se estruturam a partir de perspectivas gerenciais e de toda uma orientação política econômica atrelada à noção de mercado; (ii) quais modos de organização curriculares são propostas; (iii) quais temáticas frequentam os textos das políticas; (iv) que questões relativas ao planejamento e à avaliação são apresentadas e (v) quais leituras acerca dos educandos da EJA balizam as formulações. No tocante as escolas do estado que ofertam à EJA na cidade de Juiz de Fora, a pesquisa também tem como objetivo mapear e examinar o elenco de disciplinas propostas no contexto dos itinerários formativos propostos a partir do Novo Ensino Médio (NEM) na modalidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Coordenador / Ana Carolina Resende - Integrante / Kátia Cristina Candido Aquino Marciano - Integrante / Monique da Costa Assis - Integrante / Laiane da Silva Israel - Integrante.
-
2019 - Atual
Jovens cotistas e suas mediações espaço-temporais na cidade: política, território e juventude, Descrição: O interesse da pesquisa é pensar a relação jovem-cidade a partir de algumas das mediações que atravessam a vida desses sujeitos. O jovem como ser na cidade produz, faz uso e se apropria do espaço. O estudo se centrará em jovens atendidos pela política de cotas. De que forma a inserção no ensino superior representou novas formas de uso e apropriação da cidade a partir da compreensão dos códigos que a produzem e a organizam? Quais os territórios usados por eles e em que medida a entrada na universidade implicou a ampliação (ou não) desses territórios? O que significou para esses jovens o acesso a universidade e como ela teria possibilitado novas territorializações? O que representou de mudança em sua percepção, compreensão e uso da cidade? São algumas das perguntas que essa pesquisa se propõe a refletir. Sendo assim, compreender quais os efeitos dessa política na vida desse sujeito e, em especial na relação com a cidade, é o objetivo principal da pesquisa. Nesse sentido, ela pretende acompanhar a trajetória de jovens que ingressaram nas universidades através das políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior. Seu intuito é apreender como essa entrada representou um momento de inflexão nas diferentes dimensões de suas vidas, tendo como central a relação dos jovens com a cidade. Para atingir seu objetivo serão construídas algumas mediações : jovens e trajetória escolar, jovens-trabalho-projeto de vida, jovem-racialidade, jovem- lazer, jovem-família-capital cultural. A proposta é que, a partir de tais mediações, seja possível aproximar-se das trajetórias desses jovens numa perspectiva espaço-temporal visando alcançar os usos e as apropriações que esses jovens fazem da/na/pela cidade... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Coordenador / Elias Lopes - Integrante / Clarice Cassab Torres - Integrante.
-
2014 - 2022
O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular, Descrição: O projeto tem como intenção buscar compreender os processos de construção social dos currículos de ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e adultos, ambientados em duas instituições educativas de destaque da rede de ensino da cidade de Juiz de Fora. Perspectivado pelo campo do currículo procura compreender como essa construção se dá no plano da política institucional das unidades escolares e no âmbito do currículo em ação de docentes de Ciências. Assim se ocupa em questionar: (i) Quais finalidades sociais e educativas estão em disputa no âmbito da Educação em Ciências na EJA? (ii) Quais critérios balizam a seleção dos conhecimentos que são trabalhados no currículo do ensino de Ciências na EJA? Quais forças seletivas estão em disputa nesses processos de seleção cultural dos conhecimentos e práticas que dão existência ao ensino de ciências na EJA? Como aspectos da cultura escolar das instituições condicionam as decisões e práticas curriculares?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Coordenador / Fabiana Gabriel - Integrante / Julia Canella - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
-
2014 - 2019
A construção social dos currículos de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres docentes, Descrição: O projeto visa investigar os processos de construção socais dos currículos de Ciências e Biologia no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, tomando como foco de análise a ação docente. Perspectivado pelo campo do currículo procura compreender como essa construção se dá no plano da política institucional das unidades escolares e no âmbito do currículo em ação de docentes de Ciências e Biologia. Assim se ocupa em questionar: (i) Quais são os percursos formativos dos docentes da EJA, especialmente no que toca sua formação especifica para o trabalho com essa modalidade de ensino? (ii) Quais são as finalidades educativas e sociais atribuídas pelos docentes ao ensino de ciências e Biologia na EJA? (iii) Quais critérios balizam a seleção dos conhecimentos que são trabalhados no currículo em ação do ensino de Ciências e Biologia na EJA? Quais forças seletivas estão em disputa nesses processos de seleção cultural dos conhecimentos e práticas que dão existência ao ensino de ciências e biologia na EJA? (iv) Quais conhecimentos escolares são valorizados e quais são desconsiderados? (v) Quais práticas são desenvolvidas pelos professores no interior da disciplina escolar?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Coordenador.
-
2010 - 2013
Processos históricos na constituição da disciplina escolar Biologia: examinando a produção de materiais didáticos (1935-1980), Descrição: Este projeto objetiva examinar processos históricos que vem constituindo a disciplina escolar Biologia, dando ênfase aos materiais curriculares compêndios e livros didáticos produzidos no período 1935-1980. Dentre estes materiais, encontram-se livros de História Natural publicados anteriormente aos anos 1960, quando deixaram de ser publicados, livros de Biologia e a coleção de livros de Biologia - Biological Science Curriculum Studies (BSCS) produzida nos Estados Unidos e que foi adaptada e trazida ao Brasil nas décadas de 1960 e 1970. O projeto tem como eixo teórico-metodológico um estudo histórico na disciplina escolar Biologia, apoiando-se em referenciais do campo do currículo, focalizando o contexto de produção destes materiais para ampliar a compreensão das relações entre as comunidades científico-acadêmicas e escolares nos processos de seleção curricular. Tomando tais eixos norteadores, a pesquisa organiza-se metodologicamente em torno de fontes documentais e de entrevistas para compreender como as condições de produção dos materiais curriculares vêm configurando a disciplina escolar Biologia. A necessidade de investigar a problemática da pesquisa a partir dos referenciais teóricos do campo do currículo justifica o desenvolvimento do projeto, possibilitando contribuir para o estudo dos processos de constituição da disciplina escolar Biologia e da formação dos professores desta disciplina... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Integrante / Danielle Tavares - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Coordenador / Maria Cristina Ferreira dos Santos - Integrante / Everardo Paiva de Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2012
A Experimentação no Ensino de Biologia: Matrizes Históricas e Curriculares na Formação de Professores, Descrição: A pesquisa objetiva compreender as relações entre a formação de professores de Ciências/Biologia e as práticas docentes em atividades experimentais na escola. Dessa forma, tem como foco central um estudo ambientado historicamente sobre os processos de formação docente, inter-relacionando formação, práticas experimentais na escola e condições de realização dessas práticas. A relevância do presente projeto se expressa na carência de estudos que tratem da problemática da experimentação no contexto escolar na relação com a formação docente em Ciências Biológicas. Na literatura brasileira as razões atribuídas à ausência de tradição do ensino experimental, não só deixam de focalizar os conteúdos biológicos, como também assumem um caráter mais diagnóstico e prescritivo. Tais argumentos nos parecem insuficientes e consideramos necessário discutir as relações históricas entre a experimentação no âmbito das trajetórias das disciplinas escolares Ciências e Biologia e adensar suas articulações com a formação docente. A investigação apóia-se em duas dimensões teórico-metodológicas: (i) os saberes mobilizados por professores de Ciências e Biologia na sua formação e no seu exercício profissional e (ii) a caracterização de processos didático-sociais que historicamente constituem os conteúdos escolares, particularmente, os expressos nas atividades experimentais. Os procedimentos metodológicos do projeto incluem: uma análise histórica de propostas curriculares para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas; entrevistas com professores de ensino superior e da Educação Básica; observação e análise de aulas experimentais para a explicitação de saberes expressos nessas práticas e estudo sobre a estrutura física do laboratório de Ciências em escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariana Cassab Torres - Integrante / Márcia Serra - Integrante / Luiz Fernando Dorvillé - Integrante / Danielle Tavares - Integrante / Maicon Azevedo - Integrante / Ana Clea Ayres - Integrante / Maria Margarida Gomes - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Coordenador / Maria Cristina Ferreira dos Santos - Integrante / Edinaldo Medeiros Carmo - Integrante / Grazila Martins - Integrante / Tatiene Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2011
Menção Honrosa de trabalho apresentado no 8o Congresso de Extensão da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Menção Honrosa de trabalho apresentado no 7o Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. , Av. Pasteur 250, Urca, 22240-030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2013
Associação Brasileira de Ensino de BiologiaVínculo: Conselheira regional -2, Enquadramento Funcional: outro
Atividades
-
12/2014
Direção e administração, Regional 4 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.,Cargo ou função, Diretora da Regional 4 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.
-
12/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional 2 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.,Cargo ou função, Membro do conselho deliberativo.
-
12/2009 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional 2 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.,Cargo ou função, Membro do conselho deliberativo.
2007 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro
Outras informações:
Participação do grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura, coordenado pela Profa Sandra Escovedo Selles
Atividades
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Linhas de pesquisa
2013 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora no Programa de Capacitação a distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO), promovido por CAEd/UFJF e SEE-RJ, Tema tratado: Gestão escolar.
Atividades
-
08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Representante da Faculdade de Educação no Núcleo de Desenvolvimento estruturante do curso de Ciências Biológicas.
-
07/2014
Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Vice-diretora do Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
-
02/2014
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação.,Treinamentos ministrados, Educação em Ciência e Biologia: qualificação profissional na docência e na pesquisa (bolsa de treinamento profissional)
-
09/2013
Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de enfermagem I com prática escolar, Saberes escolares I com prática escolar
-
09/2013
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de ciências I com Prática Escolar, Ensino de ciências II com Prática Escolar, Reflexões sobre espaços não escolares II, Estágio em espaços não escolares II
-
12/2005 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Caed.,Serviço realizado, Tutora no Programa de Capacitação a distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO), promovido por CAEd/UFJF e SEE-RJ.
2005 - 2005
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisora da 1a EXPO-Interativa para Todos, evento paralelo ao IV Congresso Mundial de Centros de CIências
Atividades
-
04/2005 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Fundação Oswaldo Cruz.,Serviço realizado, Supervisora da 1a EXPO-Interativa: Ciências para Todos, evento paralelo ao IV Congresso Mundial de Centros de Ciências.
2014 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro
Outras informações:
Professora colaboradora do curso de especialização Saberes e Práricas da Educação Básica modalidade Educação de Jovens e Adultos - Faculdade de Educação.
Membro do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, FE/UFRJ
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB/UFRJ), ênfase Ensino de Ciências e Biologia (2011-2013)
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
2006 - 2007
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Participante do grupo de pesquisa no Núcleo de Estudos de Currículo, coordenado pela Prof. Marcia Serra.
2004 - 2005
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Substituto, Carga horária: 20
1997 - 1999
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: |Estagiária, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiária do Núcleo de Estudos em Ccurrículo, coordenado pelos professores Antonio Flavio Moreira, Alice Lopes e Elisabeth Macedo
Atividades
-
08/2014
Ensino, CESPEB - ênfase EJA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Ciências na EJA
-
10/2009
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Orientação e Apoio Acadêmico.
-
03/2008
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Especial I para as Ciências Biológicas, Didática Especial II para as Ciências Biológicas, Prática de Ensino
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
01/2010 - 02/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção do conhecimento em Ciências
-
03/2006 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Núcleo de Estudos de Currículo.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 12/2005
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Especial para Ciências Biológicas I, Didática Especial para Ciências Biológicas II, Prática de Ensino para Ciências Biológicas
-
02/2004 - 06/2004
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Projeto Fundão Biologia.,Serviço realizado, Realizar a palestra.
-
02/2001 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Nutes.,Linhas de pesquisa
-
08/1999 - 10/2000
Estágios , Faculdade de Educação, Núcleo de Estudos de Currículo.,Estágio realizado, Currículo de Ciências: Um estudo sócio-histórico.
-
03/2000 - 06/2000
Outras atividades técnico-científicas , Casa da Ciência, Casa da Ciência.,Atividade realizada, Monitora da exposição Chagas do Brasil.
-
03/1999 - 12/1999
Estágios , Colégio de Aplicação.,Estágio realizado, Estagiária de ciências e biologia no contexto do curso de Prática de Ensino em Ciências Biológias.
-
08/1997 - 08/1998
Estágios , Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa, Instituto de Biologia.,Estágio realizado, Quantificação da produção de serrapilheira em fragmentos florestais na ReBio de Poço das Antas.
-
03/1998 - 07/1998
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia, Instituto de Biologia.,Atividade realizada, Monitora da disciplina Elementos de Ecologia.
-
01/1997 - 01/1997
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Ciências Biomédicas.,Atividade realizada, Monitora do curso Ovos e Sementes referente à disciplina Iniciação à Ciência 2o grau- BMQ.
-
03/1996 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia, Instituto de Biologia.,Atividade realizada, Monitora de Ecologia Básica I.
-
08/1995 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia, Instituto de Biologia.,Atividade realizada, Monitora de Zoologia I.
-
03/1995 - 12/1995
Extensão universitária , Sub Reitoria de Extensão e Desenvolvimento, Instituto de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Educação ambiental no entorno do manguezal da Vila dos Funcionários da UFRJ. Coordenação: Prof. Fernando Agarez.
2004 - 2005
FUNDAÇÃO DARCY RIBEIROVínculo: contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 40
Outras informações:
Implementadora das ações do Projeto de Monitoria e Esutdo Dirigido do Programa Sucesso Escolar, promovido pelo SEE-RJ em parceria com a FUNDAR.
Atividades
-
05/2004 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Fundação Darcy Ribeiro.,Serviço realizado, Equipe de implementação do Programa Sucesso Escolar.
-
05/2004 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Darcy Ribeiro.,Treinamentos ministrados, Capacitação de professores do ensino fundamental e médio
2000 - 2004
Prefeitura Municipal de TeresopolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuação como professora em escolas na área rural e urbana do município de Teresópolis
Atividades
-
06/2000 - 04/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências
1998 - 1998
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTEVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação na Coordenadoria de Educação Ambiental.
Atividades
-
05/1998 - 11/1998
Estágios , Secretaria Municipal de Meio Ambiente.,Estágio realizado, Promoção de ações em educação ambiental em comunidades do Rio de Janeiro.
Você é Mariana Cassab Torres?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Cassab Torres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?