René Armand Dentz Júnior
Professor Adjunto II da PUC Minas; Professor Titular do curso de Direito da FUPAC-Mariana; Professor colaborador da Pós-Graduação no Centro Universitário São Camilo/SP e do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo. Atua na Clínica Psicanalítica. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UFJF; Mestre em Filosofia (Ética) pela PUC Campinas; Doutor em Teologia pela FAJE; Pós-Doutorado pelas UNIFR-Suíça, UCP-Braga e PUC Rio. Pesquisador das interfaces entre Filosofia, Teologia e Psicanálise, abordando os seguintes temas: perdão como acontecimento relacional e processo hermenêutico, inseparável da memória e da narrativa, articulando dimensões éticas, clínicas e espirituais. Aborda ainda o sofrimento psíquico contemporâneo (narcisismo, melancolia, violência), a corporeidade e a vulnerabilidade, bem como os impactos das transformações culturais e tecnológicas na subjetividade. Explora a hermenêutica bíblica e a teopoética, propondo releituras da tradição judaico-cristã à luz da experiência e da linguagem, e incorpora perspectivas pós-modernas na reflexão sobre memória, reconciliação e justiça. Autor dos livros: Perdão: diálogos entre a Filosofia e a Teologia (Paulinas, 2024), finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, publicado em espanhol pela Paulinas Colômbia (2025), ''Da Culpa ao Arrependimento'' (2025), Teodrama dos Fragmentos: ensaios de uma teologia filosófica da reconciliação (2025) e The Silence of Evil and the Grammar of Forgiveness (2025) e ''Descalçar-se diante da Dor. A Escuta Pastoral como caminho de mística e misericórdia'' (2026). É membro da Ricoeur Society (EUA), sócio da SOTER e da SBTM. Integra os Grupos de Pesquisa do CNPq Teologia e Contemporaneidade, do qual é Vice-Líder (PUC Minas) e Filosofia, Psicanálise e Psicologia (UFOP). Coordena o Fórum Temático da SOTER Teologia, Subjetividade e Psicanálise. Ministrou conferência na 19th Ricoeur Annual Conference, na Fordham University, em Nova York e participou do Painel sobre o seu novo livro: ''The Silence of Evil and the Grammar of Forgiveness'', em novembro de 2025.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Teologia
2013 - 2017
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Título: A Liberdade e o Perdão a partir do pensamento de Paul Ricoeur
, Ano de obtenção: 2017. Geraldo de Mori. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Filosofia
2003 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: O conceito de pessoa em Paul Ricoeur, Ano de Obtenção: 2004
Germano Rigacci Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2019 - 2019
Faculdade Origenes Lessa
Título: O desafio de avaliar no ensino superior
Graduação em Pedagogia
2020 - 2022
FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA
Título: Desafios da Educação na Pós-Modernidade
Graduação em Filosofia
1999 - 2002
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O problema da consciência em John Searle
Orientador: Renato Schaeffer
Pós-doutorado
2018
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática.
2019 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Católica Portuguesa - Braga, UCP-Braga, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática.
2019 - 2019
Pós-Doutorado. , Universite de Fribourg, U.FRIBOURG, Suíça. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática.
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , University of Warsaw, UW, Polônia. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Formação complementar
2020 - 2021
Clínica Psicanalítica. (Carga horária: 400h). , Escola de Psicanálise Independente RJ, EPI, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação para autoria de conteúdos em EAD. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação para tutoria em EAD. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
2000 - 2000
Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 24h). , PerfeitaMente, PMENTE, Brasil.
2000 - 2000
Psicopatologia. (Carga horária: 38h). , PerfeitaMente, PMENTE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Organização de eventos
DENTZ, René Armand . III Colóquio Interfaces. 2019. (Congresso).
DENTZ, René Armand . VII Congresso da Alalite. 2018. (Congresso).
GASDA, E. E. ; DENTZ, René Armand . I Jornada de Teologia e Diversidade Afetivo-Sexual. 2018. (Outro).
DENTZ, René Armand ; MAREANO, M. ; Mori, Geraldo . II Colóquio Interfaces: Literatura, Teologia e Corporeidade em obras de Língua Portuguesa. 2017. (Outro).
DENTZ, René Armand . II Debate "Expressões do Sagrado". 2015. (Outro).
Mori, Geraldo ; DENTZ, René Armand . Colóquio Corpo-Encarnação. 2015. (Congresso).
DENTZ, René Armand . I Debate "Expressões do Sagrado". 2014. (Outro).
DENTZ, René Armand . II Mesa-Redonda "Ética e Religiões no Século XXI". 2013. (Outro).
DENTZ, René Armand . XII Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
37o Congresso da SOTER. A Hermenêutica e o Limite da Interpretação: o horizonte necessário do Infinito na tradição judaico-cristã. 2025. (Congresso).
37o Congresso da SOTER. A Hermenêutica e o Limite da Interpretação: o horizonte necessário do Infinito na tradição judaico-cristã. 2025. (Congresso).
37o Congresso da SOTER. A Hermenêutica e o Limite da Interpretação: o horizonte necessário do Infinito na tradição judaico-cristã. 2025. (Congresso).
37o Congresso da SOTER. A Hermenêutica e o Limite da Interpretação: o horizonte necessário do Infinito na tradição judaico-cristã. 2025. (Congresso).
Encontro da Pós-Graduação em Filosofia UFMG.Filosofia Contemporânea. 2021. (Encontro).
Seminários da Alalite.Panorama da pesquisa teopoética. 2020. (Outra).
Ética e Religiões no Século XXI.Ética e Religiões no Século XXI: entre o Cristianismo e o Judaísmo.. 2016. (Outra).
Psicologia e Religião: contornos e limites necessários entre fé, ciência e profissão..Psicologia e Religião. 2016. (Outra).
28o Congresso da SOTER: Religião e Espaço Público. Nome de Deus, Promessa e Escatologia: pensando teologicamente com Paul Ricoeur. 2015. (Congresso).
Colóquio Corpo-Encarnação."Une ame incarnée ou un corps animé". 2015. (Outra).
II Debate Expressões do Sagrado.II Debate "Expressões do Sagrado". 2015. (Outra).
I Semana Jurídica da Região dos Inconfidentes.A luta pelos Direitos Humanos: da ditadura à democracia.. 2015. (Outra).
The Poliphony of Text and Life: 10 years after Ricoeur´s Death. Pardon, Memoire et Vulnérabilité. 2015. (Congresso).
V Congresso Nacional da ANPTECRE. Vontade, Culpabilidade e Ontologia: uma reflexão teológica a partir de Paul Ricoeur. 2015. (Congresso).
Congresso da SOTER. O Livro de Jó e a Condição Humana. 2014. (Congresso).
I Debate Expressões do Sagrado.I Debate "Expressões do Sagrado". 2014. (Outra).
II Congresso Internacional Religião, Mídia e Cultura. Existe cristianismo no capitalismo? Doutrina Social, Alienação e Libertação. 2014. (Congresso).
Simpósio da ALALITE.Culpabilidade e Lei: recortes do Antigo Testamento a partir de Ricoeur. 2014. (Simpósio).
Filosofia e Educação: como construir um conhecimento?.Filosofia e Educação: Ciência, Tecnologia e Informação. 2013. (Simpósio).
Superintendência CEMIG.Psicanálise e Filosofia Contemporânea no filme "Cisne Negro". 2013. (Encontro).
VI Simpósio Filosófico-Teológico.Percepção, Metafísica e Realidade de Deus: uma reflexão a partir do pensamento de Charles Sanders Peirce. 2010. (Simpósio).
XI Simpósio Filosófico-Teológico.O conceito de belo na contemporaneidade: a música em Schopenhauer. 2010. (Simpósio).
II Semana Jurídica UNIPAC/Mariana OAB-Mariana.Direitos Humanos: caminhos para o século XXI. 2009. (Simpósio).
XII Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Mediador de sessão de conferências. 2009. (Encontro).
XII Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Percepção e Generalidade: uma abordagem peirciana. 2009. (Encontro).
XII Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Mediação de sessão de comunicações. 2009. (Encontro).
X Simpósio Filosófico-Teológico.O Problema do Mal em Paul Ricoeur. 2009. (Simpósio).
I Semana Jurídica UNIPAC/Mariana OAB/Mariana: Ética e Religiões no Século XXI.Ética e Religiões no Século XXI. 2008. (Simpósio).
IX Simpósio Teológico-Filosófico: A Filosofia entre o pensar e o agir.A Filosofia entre o pensar e o agir. 2008. (Simpósio).
Palestra: "Ética e Mundo Virtual".Ética e Mundo Virtual. 2008. (Outra).
XI Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Informação e Percepção em Charles Sanders Peirce. 2008. (Encontro).
Debate: "Ética e Globalização: a diversidade cultural em foco".Ética e Globalização: a diversidade cultural em foco. 2007. (Outra).
Semana da Gestão.Apresentação de pesquisa sobre o Mercado Suíço. 2007. (Outra).
Semana da Gestão.Ética Empresarial. 2007. (Outra).
Encontro Latino-Americano IBO.Educação bilíngue. 2006. (Oficina).
Palestra: "A Democracia nos modelos social e político da Suíça".A Democracia nos modelos social e política da Suíça. 2005. (Outra).
Congresso Internacional de Ciências Cognitivas. O problema da consciência em John Searle. 2003. (Congresso).
Congresso de Psicologia e Psiquiatria. Congresso de Psicologia e Psiquiatria. 2001. (Congresso).
II Semana do Professor (Palestra: "A conversação interior do eu"). 2000. (Outra).
II Semana do Professor (Palestra: "A erótica da tragédia"). 2000. (Outra).
Participação em bancas
DENTZ JUNIOR, René Armand; PARREIRAS, V.; LIMA, I. T. G.; RIBEIRO, L. A.; DRUMMOND, L.; CORDEIRO, R.. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (PREI) COMO AGENTE INOVADOR NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR PARA A SOCIEDADE 5.0. 2025. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
FERREIRA, A. C.; ZANARDI, T.; CANEDO, C. A.; CURY, C. R. J.;DENTZ, René Armand. Educação e Ministério Público: o ethos humanista na formação e aperfeiçoamento do CEAF-MPMG. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Puc-Minas.
GOMES, D. B.;DENTZ JUNIOR, René Armand. EDUCAÇÃO E MINISTÉRIO PÚBLICO: o ethos humanista na formação e aperfeiçoamento do CEAF - MPMG. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Puc-Minas.
DENTZ, René Armand. Le Pardon entre Mémoire et Espérance: pour une lecture théologique de Paul Ricoeur. 2022. Tese (Doutorado em Teologia) - Universidade Católica Portuguesa - Braga.
DENTZ, René Armand. Para que teopoetas? Ensaios para uma metaforologia teoliterária.. 2020.
LIMA, I. T. L. G.; PARREIRAS, V. A.; CORDEIRO, R. E.;DENTZ JUNIOR, René Armand. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (PREI), COMO AGENTE INOVADOR NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR PARA A SOCIEDADE 5.0. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
DENTZ, René Armand; GOMES, D. B.; ZANARDI, T.; FERREIRA, A. C.. O Ministério Público e seu papel na educação: un novo olhar. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em IEC) - Puc-Minas.
DENTZ, René Armand. Pra quê teo-poetas? Ensaios sobre uma metaforologia teoliterária. 2019.
DENTZ, René Armand; PEREIRA, V. R.; DOMINGOS, R. F.. TDAH – Um desafio para a educação: a importância das práticas pedagógicas no aprendizado de crianças e adolescentes da educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Puc-Minas.
DENTZ, René Armand. Uma abordagem sobre Fusão de Horizontes em Gadamer. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Puc-Minas.
DENTZ JUNIOR, René Armand. A imanência e a transcendência em A Ideia da Fenomenologia de Husserl. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Puc-Minas.
PEREIRA, V. R.;DENTZ JUNIOR, René Armand; SILVA, P. L.; OLIVEIRA, B. L.. Entre o Ser e o Sofrimento: a influência da angústia e do desespero existencial no bem-estar humano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Puc-Minas.
DENTZ, René Armand. Pandemia de Covid-19: a justiça restaurativa no combate ao aumento de casos de violência doméstica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana.
DENTZ, René Armand. O Direito do Consumidor como mecanismo de proteção contra fraudes no e-commerce. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana.
DENTZ JUNIOR, René Armand. Desafios da Ressocialização dos Presos no Sistema Prisional Brasileiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana.
DENTZ JUNIOR, René Armand. A Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana.
DENTZ JUNIOR, René Armand. “Como Tomás de Aquino, na Suma teológica I, questão 10, se apropria da reflexão do tempo de Agostinho no livro XI das Confissões”. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Puc-Minas.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A autonomia para parir: a perspectiva dos saberes femininos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Método de autocomposição do Novo Código de Processo Civil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
CASSIO, B. C. F.;DENTZ JUNIOR, René Armand; CARVALHO, C.; FERREIRA, R.. Os indícios mínimos para configuração das fundadas razões diante da inviolabilidade domiciliar frente ao crime de tráfego de drogas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
MASSI, R.;DENTZ JUNIOR, René Armand; CARVALHO, C.; FERREIRA, R.. A TEORIA DISCURSIVA EM JÜRGEN HABERMAS, COMO POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A PARTIR DO MODELO AUTOCOMPOSITIVO DE RESOLUÇÕES DE CONFLITOS, NO SISTEMA DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JUNIOR, René Armand; CARVALHO, C.; FERREIRA, R.; GONCALVES, S. C.. AUTORIDADE PARENTAL (PODER FAMILIAR) A LUZ DA PSICANÁLISE JURÍDICA COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ACOMPANHADO DO PRINCÍPIO DO MENOR MADURO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JUNIOR, René Armand; VELIQ, F.; NUNES, S. S.. A ANTROPOLOGIA HILDEGARDIANA NO LIVRO PRIMEIRO DA OBRA SCIVIAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Puc-Minas.
DENTZ JUNIOR, René Armand; VELIQ, F.; SILVA, M. R.. O CONCEITO DE DESPRENDIMENTO EM MESTRE ECKHART. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Puc-Minas.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Um estudo sobre a celeridade das audiências virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Crime de bigamia: intervenção estatal na autonomia privada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A igualdade de gênero e a garantia do direito ao acesso à água às mulheres. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A precariedade no sistema socioeducativo do menor no estado do RJ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A transexualidade no ordenamento jurídico brasileiro: análise da legislação e da jurisprudência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Guarda compartilhada: um olhar psicanalítico no Direito. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A Eutanásia sob a visão psicanalítica: o estudo do caso Charlie Gard. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A importância da psicanálise para tomada de decisões do magistrado no âmbito jurisdicional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A inserção da psicanálise no sistema prisional: tratamento individualizado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A desigualdade de gênero e a predominância patriarcal na sociedade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Direitos Humanos: eutanásia e o direito de morrer dignamente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A Psicanálise como Elemento para Decisões Prejudiciais à subjetividade do magistrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A Psicanálise como Elemento para Decisões Prejudiciais à subjetividade do magistrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Transtorno de Personalidade Antissocial: psicopatia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. A influência das falsas memórias nas supostas vítimas vulneráveis de estupro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Biopolítica em Foucault e Agamben. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Impactos da psicanálise no Direito Processual Penal: estudo de decisão em caso de pedofilia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Compreensão da Psicanálise na alienação parental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Interfaces entre Direito e Psicanálise em estudo sobre Guarda Compartilhada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND. Responsabilidade civil por abandono afetivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA.
DENTZ, René Armand. Da proteção da Pessoa dos Filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais.
DENTZ, René Armand. O Dever de Continuidade obstruindo o Direito de Greve da Polícia Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana.
DENTZ, René Armand. A constitucionalidade da assistência judiciária municipal na defesa dos necessitados. 2015.
DENTZ, René Armand. O interesse do ministério público na ação de indignidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana.
DENTZ, René Armand. A Subjetividade em Kierkegaard. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
Viana, B.;DENTZ, René Armand. O esclarecimento como origem da reificação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
DENTZ, René Armand; Silva, A. M.. Passagem do estado de natureza ao estado civil em Thomas Hobbes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
DENTZ, René Armand; GOMES, T. S.. O conceito de Desespero Humano em Sören Kierkegaard. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
DENTZ, René Armand. Comissão de Indicação do Prêmio UFMG de Teses. 2025. Universidade Federal de Minas Gerais.
DENTZ JUNIOR, René Armand. Comissão avaliadora de Projetos do Programa Institucional do PIC V. 2023. Puc-Minas.
Orientou
O ENFRENTAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ADVOGADOS NA CARREIRA NO BRASIL: Um Estudo de Caso sobre os Desafios e Estratégias Utilizadas; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A atuação do Estado na Prevenção de atos infracionários análogos aos crimes contra a dignidade sexual e contra a vida; Diálogos entre Direito e Psicanálise; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O Direito como Integridade para Ronald Dworkin; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC-Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A TEORIA DISCURSIVA EM JÜRGEN HABERMAS, COMO POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A PARTIR DO MODELO AUTOCOMPOSITIVO DE RESOLUÇÕES DE CONFLITOS, NO SISTEMA DEMOCRÁTICO BRASILEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
AUTORIDADE PARENTAL (PODER FAMILIAR) A LUZ DA PSICANÁLISE JURÍDICA COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ACOMPANHADO DO PRINCÍPIO DO MENOR MADURO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A eutanásia sob a visão psicanalítica: estudo sobre o caso Charlie Gard; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A importância da psicanálise para tomada de decisões do magistrado no âmbito jurisdicional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O exercício da advocacia de forma humanizada com a finalidade de resolução de conflitos através da psicoterapia da constelação familiar no direito de família; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A inserção da psicanálise no sistema prisional: tratamento individualizado e institucional de ressocialização; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A desigualdade de gênero e a predominância patriarcal na sociedade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - UNIPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Direitos Humanos: eutanásia, o direito de morrer com dignidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - UNIPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A Psicanálise na compreensão da Alienação Parental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Direito e Psicanálise: um estudo sobre a pedofilia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Psicanálise e Processo Penal: a psicose em questão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A Biopolítica em Foucault e Agamben na sociedade de segurança e sua relação com o Decreto 7053/2009; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Guarda compartilhada: um olhar psicanalítico no Direito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FUPAC MARIANA; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O Direito em Kant; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Anistia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A eficácia das penas em contraste aos direitos da criança e do adolescente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Judicialização das políticas públicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O papel do legislativo em aplicar penas justas de privação de liberdade em medida de segurança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Direito de Greve do Servidor Público; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
América: as drogas, políticas proibicionistas e uma nova percepção do futuro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ensino de Minas Gerais; Orientador: René Armand Dentz Junior;
"Quem você julga que é?": Relações humanas e o garantismo penal; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A atualidade de John Rawls; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unipac/Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A Filosofia da Psicanálise em Paul Ricoeur; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A Hermenêutica dos Símbolos em Ricoeur; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O Perdão em Paul Ricoeur; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Raciocínio Abdutivo em Peirce; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A morte em Schopenhauer; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A liberdade em Sartre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A Música em Schopenhauer; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Morte de Deus: caminho para outro filosofar em Nietzsche; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A angústia na perspectiva sartriana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
O conceito de Religião em Freud; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
A felicidade na Ética a Nicômaco de Aristóteles; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Perdão: fundamentos antropológicos e éticos; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Puc-Minas; Orientador: René Armand Dentz Junior;
Produções bibliográficas
-
CUNHA, CARLOS ALBERTO MOTTA ; AMARAL, JUNIOR VASCONCELOS DO ; JR., RENÉ ARMAND DENTZ . . REB. REVISTA ECLESIASTICA BRASILEIRA , v. 86, p. 29-53, 2026.
-
Dentz, René . Is it Possible to Think of Forgiveness in a Decolonial Way? Forgiveness as Inseparable from Memory and Freedom. Ostium , v. 22, p. 1-15, 2026.
-
DENTZ, René Armand . O corpo e o lar: interseções entre fenomenologia, psicanálise e arte na construção da experiência contemporâneaThe Body and the Home: Intersections between Phenomenology, Psychoanalysis, and Art in the Construction of Contemporary Experience. Ágora Filosófica , v. 25, p. 97-106, 2025.
-
DENTZ, René Armand ; BETA, J. L. . -Deus Sem Absoluto. REVISTA DE CULTURA TEOLÓGICA , v. 35, p. 216-241, 2025.
-
DENTZ JR, René Armand . ENTRE A LIBERDADE E O MAL. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 16, p. 321-331, 2025.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Lamentation and Poetic Imagination of Psalm 22: a Dialogue with Ricoeur on Secularization and Eschatological Hope.. Phainomena , v. 34, p. 132-133, 2025.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Hermenêutica do SofrimentoHermeneutics of Suffering. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap , v. 8, p. 121-130, 2025.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Perdão, memória, luto e teologia pós-moderna. Caminhos para a decolonialidade?Forgiveness, memory, mourning and postmodern theology. Paths to decoloniality?Perdón, memoria, duelo y teología posmoderna. -Caminos hacia la decolonialidad?. TEOCOMUNICAÇÃO (ONLINE) , v. 55, p. e47741, 2025.
-
DENTZ, René Armand ; SANTOS, G. L. E. . Perdão, Religião e Subjetividade: Um Diálogo entre Psicologia Moral e Tradições Teológicas em Contextos de Violência. Revista Brasileira de Ciências Humanas , v. 1, p. 78-95, 2025.
-
DENTZ, RENE ARMAND . A hermenêutica e o limite da interpretação: o horizonte necessário do infinito na tradição judaico-cristãHermeneutics and the Limit of Interpretation: The Necessary Horizon of the Infinite in the Judeo-Christian TraditionLa hermenéutica y el límite de la interpretación: el horizonte necesario del infinito en la tradición judeocristianaL’herméneutique et la limite de l’interprétat. PERSPECTIVA TEOLÓGICA , v. 57, p. e06111, 2025.
-
DENTZ, RENE ARMAND ; LIMA, C. C. A. . Salvação como reconciliação narrativa: da expiação penal à ressignificação teopoética do sofrimento. Periagoge , v. 8, p. 1-20, 2025.
-
DENTZ, René Armand . Vazios do sujeito contemporâneo: narcisismo, melancolia e corpo. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 15, p. 145-155, 2024.
-
DENTZ, René Armand . Memory, Freedom and Identity: Challenges to a 'Virtual Consciousness''. REVISTA IBEROAMERICANA DE BIOÉTICA , v. 1, p. 1-13, 2024.
-
DENTZ, René Armand . Tessitura Confessional: Linguagem, Teoria Mimética, Transformação do Sofrimento, Reconciliação e Desafios Contemporâneos. Atualidades Teológicas , v. 28, p. 1-9, 2024.
-
DENTZ, René Armand . Philosophical Foundations of Postmodernity. Phainomena , v. 33, p. 208-224, 2024.
-
DENTZ, René Armand . Juventude, busca por sentido e espiritualidade. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 22, p. 483-491, 2024.
-
DENTZ, René Armand ; SILVA, G. L. E. . Psicanálise e Teologia: caminhos hermenêuticos. Teocomunicação , v. 54, p. 1-8, 2024.
-
DENTZ, René Armand . O sujeito diante da liberdade e do mal. REVISTA DE CULTURA TEOLÓGICA , v. 34, p. 78-99, 2024.
-
DENTZ, René Armand . Espiritualidade e juventude: entre a busca por sentido e os sintomas contemporâneos. Caminhos de Diálogo , v. 12, p. 217-228, 2024.
-
DENTZ, René Armand ; SANTOS, GUSTAVO . Tessitura filosófica do perdão: explorando o limite do imperdoável. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA , v. 15, p. 142-158, 2024.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand ; SANTOS, G. L. E. . A empatia como fator fundamental no processo de perdão. Periagoge , v. 7, p. 1-16, 2024.
-
DENTZ, René Armand . WHITEHEAD: PERCEPÇÃO, NATUREZA E TEOLOGIA DO PROCESSO. REVISTA LITTERARIUS , v. 23, p. 1-15, 2024.
-
DENTZ, René Armand ; SANTOS, GUSTAVO . COMPLEXIDADE DO ÓDIO E A PARADOXAL BUSCA PELO PERDÃO:. FRAGMENTOS DE CULTURA , v. 34, p. 875-881, 2024.
-
Dentz, René . Pathways to Liberation: Paul Ricoeur on Memory, History, and the Dynamics of Forgiveness. Phainomenon , v. 38, p. 105-124, 2024.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . A liberdade segundo a esperança: imaginação e escatologia a partir de Paul Ricoeur e Jacques Lacan. TEOCOMUNICAÇÃO (ONLINE) , v. 53, p. 2-11, 2023.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Mémoire, conscience et pardon: dialogues entre le philosophique et le théologique chez Paul Ricoeur. Ostium , v. 19, p. 1-11, 2023.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Pandemia, salud mental y solidaridad. REVISTA IBEROAMERICANA DE BIOÉTICA , v. 21, p. 1-14, 2023.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Redenção e Perdão pela Superabundância: a filosofia de Ricoeur de inspiração teológica. REVISTA DE CULTURA TEOLÓGICA , v. 31, p. 54-73, 2023.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . A abertura da subjetividade à intersubjetividade: a dimensão da promessa. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 14, p. 223-232, 2023.
-
DENTZ, René Armand . Biblical Hermeneutics and the word about the ineffable. Phainomena , v. 32, p. 191-202, 2023.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand ; MATHIAS, D. . Sexualidade, caminhos humanos e diversidade. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 21, p. 1-17, 2023.
-
DENTZ, René Armand . A hermenêutica bíblica a partir de Paul Ricoeur. Ephata , v. 5, p. 127-139, 2023.
-
DENTZ, René Armand . Juventude, Subjetividade e o Futuro da Igreja. REVISTA DE CULTURA TEOLÓGICA , v. 32, p. 113-130, 2023.
-
DENTZ, René Armand . Identidade e Esperança: interfaces e complementaridades entre a filosofia e a teologia em Paul Ricoeur. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 6, p. 226-245, 2022.
-
DENTZ, René Armand . Ecologia Integral e Reconciliação: reflexões a partir de Bento Rodrigues. ATUALIDADE TEOLÓGICA (PUCRJ) , v. 26, p. 145-158, 2022.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Memória, consciência e perdão. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap , v. 5, p. 449-466, 2022.
-
DENTZ, René Armand . MEMÓRIA, LIBERDADE E RECONHECIMENTO:. Sapere Aude (Belo Horizonte. Impresso) , v. 13, p. 529-541, 2022.
-
DENTZ, René Armand . Morte e Vida. Revista Literária do Ministério Público MG , v. 6, p. 176-182, 2021.
-
DENTZ, René Armand . Impactos da teologia no pensamento de Paul Ricoeur. Interações - Cultura e Comunidade (Online) , v. 15, p. 354-368, 2020.
-
DENTZ, René Armand . Justice, Rights, and the Law in Paul Ricoeur´s Political Philosophy. Phainomena Journal of Phenomenology and Hermeneutics , v. 29, p. 175-192, 2020.
-
DENTZ, René Armand . A vulnerabilidade como condição teológica pós-moderna a partir de um “Deus sem absoluto”. ATUALIDADE TEOLÓGICA (PUCRJ) , v. 24, p. 894-910, 2020.
-
DENTZ, René Armand . Por uma teopoetica do perdão a partir de Paul Ricoeur. TEOLITERÁRIA: REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURAS E TEOLOGIAS , v. 9, p. 355-386, 2019.
-
DENTZ, René Armand . O Romance Caim de José Saramago desde a Teologia Narrativa de Paul Ricoeur. TEOLITERÁRIA: REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURAS E TEOLOGIAS , v. 7, p. 233-246, 2017.
-
DENTZ, René Armand ; PAULA, V. F. . Corpo e Vulnerabilidade: caminhos da teologia pós-moderna. Interações - Cultura e Comunidade (Online) , v. 12, p. 45-59, 2017.
-
DENTZ, René Armand . Uma abordagem ricoeuriana sobre o corpo: entre a fenomenologia e a psicanálise. Annales FAJE , v. 2, p. 144-151, 2017.
-
DENTZ, René Armand . Caminhos relacionais: possíveis diálogos entre Lévinas e Ricoeur acerca da alteridade. ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 1, p. 82-99, 2016.
-
DENTZ, René Armand . Corpo, Sujeito Vulnerável e Pós-Modernidade teológica. Pensar: Revista Eletrônica da FAJE , v. 6, p. 195-204, 2015.
-
DENTZ, René Armand . Editorial Corpo-Encarnação. Pensar: Revista Eletrônica da FAJE , v. 6, p. 157-159, 2015.
-
DENTZ, René Armand . Perdão, Historicidade e Narrativa: discussões a partir de Paul Ricoeur. Revista Brasileira de Literaturas e Teologias , v. 4, p. 38-45, 2014.
-
DENTZ, René Armand . Liberdade e Historicidade. Revista de Filosofia e Direito , v. 1, p. 17, 2013.
-
DENTZ, René Armand . Direito e Pós-Modernidade: o desafio de julgar sem fundamentos. Revista Eletrônica Fadipa , v. 1, p. 1-16, 2011.
-
DENTZ, René Armand . Percepção e Generalidade em Charles Peirce. Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online) , v. 7, p. 19-25, 2010.
-
DENTZ, René Armand . A percepção sensorial e o pensamento metafísico: uma inspiração peirceana. Redescrições , v. 1, p. 3, 2009.
-
DENTZ, René Armand . A Ética das Virtudes: um caminho para o século XXI. Dom (Fundação Dom Cabral) , v. 8, p. 79-81, 2009.
-
DENTZ, René Armand . A Motricidade do Corpo-Próprio em Merleau-Ponty. Prometeus (São Cristovão) , v. 4, p. 27-36, 2009.
-
DENTZ, René Armand . Corporeidade e Subjetividade em Merleau-Ponty. Intuitio (Porto Alegre) , v. 1, p. 296-307, 2008.
-
DENTZ, René Armand . A necessidade da metafísica no processo semiótico de Percepção-Ação. Reflexões (Mariana) , v. 5-6, p. 33-53, 2007.
-
DENTZ, René Armand . Uma abordagem peirceana da Percepção-Ação. Filosofia (São Paulo) , v. 1, p. 64-73, 2007.
-
DENTZ, René Armand . A Noção de Mundo-da-Vida e a Subjetividade. Phronesis (PUCCAMP) , v. 6, p. 33-41, 2004.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Perdoar Não é Esquecer. 1. ed. BH: EPub, 2026. v. 1.
-
CUNHA, C. (Org.) ; FURTADO, M. C. (Org.) ; DENTZ, René Armand (Org.) . Teologia e Contemporaneidade: Pastorais Sociais e de Fronteira. 1. ed. Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2026. v. 4. 214p .
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Descalçar-se diante da Dor. A Escuta Pastoral como caminho de mística e misericórdia. 1. ed. Aparecida-SP: Santuário, 2026. v. 1. 152p .
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; CUNHA, C. A. M. (Org.) ; FURTADO, M. C. (Org.) . Teologia e Contemporaneidade: Juventudes. 1. ed. Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2025. v. 1. 199p .
-
DENTZ, René Armand ; SANTOS, G. L. E. . Limites Virtuais: Desejo Mimético, Tecnologia e a Crise da Humanidade Digital. 1. ed. Porto Alegre: Fi, 2025. v. 1. 81p .
-
DENTZ, René Armand . Perdón: diálogos entre la filosofia y la teología. 1. ed. Bogotá: Paulinas, 2025. v. 1. 90p .
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Teodrama dos Fragmentos: Ensaio de uma Filosofia Teológica da Reconciliação. 1. ed. Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2025. v. 1. 112p .
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . The silence of evil and the gramar of forgiveness. 1. ed. Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2025. v. 1. 111p .
-
DENTZ, René Armand . Da Culpa ao Arrependimento. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2025. v. 1. 64p .
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Dores Contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2024. v. 1. 90p .
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; SILVA, A. A. (Org.) ; CUNHA, C. A. M. (Org.) ; CARMO, S. M. (Org.) . Teologia e Contemporaneidade: Desafios Hermenêuticos. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2024. v. 1. 193p .
-
DENTZ, René Armand . Além dos rios. 1. ed. Online: Amazon, 2024. v. 1. 96p .
-
DENTZ, René Armand . Perdão: diálogos entre a filosofia e a teologia. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2024. v. 1.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; SILVA, G. L. E. . Tramas do Perdão. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2024. v. 1. 96p .
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Razões do Perdão. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2023. v. 1. 116p .
-
DENTZ, René Armand . Reasons for Forgiveness. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2023. v. 1. 119p .
-
DENTZ, René Armand . Vulnerabilidade. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2022. v. 1.
-
DENTZ, René Armand . Versões do Perdão. 1. ed. Rio de Janeiro/Vevey: Helvetia Éditions, 2021. v. 1. 190p .
-
DENTZ, René Armand . Ética Profissional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021. v. 1. 295p .
-
DENTZ, René Armand . Dilemas Humanos Contemporâneos. 1. ed. RJ: Helvetia Éditions, 2020. v. 1. 172p .
-
DENTZ, René Armand . Contemporary Human Dilemmas. 1. ed. Vevey: Helvetia Éditions, 2020. v. 1. 130p .
-
DENTZ, René Armand ; PAULA, V. F. (Org.) . Horizontes de Perdão. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2020. v. 1. 178p .
-
DENTZ, René Armand . Bem-vindos ao século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2019. v. 1. 127p .
-
DENTZ, René Armand . Reflexões Contemporâneas: sobre o século XXI e suas complexidades. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 169p .
-
DENTZ, René Armand . Existe liberdade no perdão? Um diálogo com a Filosofia e a Teologia a partir de Paul Ricoeur. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 393p .
-
DENTZ, René Armand ; SA, A. L. . Ética Profissional. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2019. v. 1. 295p .
-
DENTZ, René Armand ; GOMES, D. B. (Org.) . Visões da Democracia no Século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019. v. 1. 236p .
-
Mori, Geraldo (Org.) ; DENTZ, René Armand (Org.) ; BUARQUE, V. (Org.) . Annales FAJE: II Colóquio Interfaces. 1. ed. Belo Horizonte: FAJE, 2017. v. 2.
-
DENTZ, René Armand . O Conceito de Pessoa em Paul Ricoeur. 1. ed. Pará de Minas: Virtualbooks, 2010. v. 1. 97p .
-
DENTZ, René Armand . Pastoral da Escuta: entre a mística, a psicanálise e a ética da alteridade. Teologia e Contemporaneidade: Pastorais Sociais e de Fronteira. 1ed.Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2026, v. 4, p. 85-104.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Lamentation and the poetic imagination of psalm 22: a dialogue with Ricoeur on secularization and eschatological hope. In: Ezequiel Martins Ferreira. (Org.). As dimensões das Ciências Humanas: comportamento, cultura e sociedade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2025, v. 1, p. 115-122.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Juventude, Narcisismo e Espiritualidade. In: Carlos Cunha; Maria Cristina Furtado; René Dentz. (Org.). Teologia e Contemporaneidade: Juventudes. 1ed.Cachoeirinha-RS: Editora Fi, 2025, v. 3, p. 63-82.
-
DENTZ, René Armand ; FERREIRA, L. M. . O DIREITO COMO INTEGRIDADE PARA RONALD DWORKIN: IMPACTOS NA CONTEMPORANEIDADE. In: Magna Campos. (Org.). Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: Fupac, 2025, v. 13, p. 50-72.
-
DENTZ, René Armand . CRÍTICA À CONSTELAÇÃO FAMILIAR NO DIREITO DE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE RONALD DWORKIN. In: Magna Campos. (Org.). Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana-MG: Fupac, 2025, v. 13, p. 110-118.
-
DENTZ, René Armand ; SANTOS, G. L. E. . A MEMÓRIA E O PERDÃO NO PENSAMENTO PÓS-MODERNO. FUNDAMENTOS DECOLONIAIS?. In: Magna Campos. (Org.). Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana-MG: Fupac, 2025, v. 13, p. 172-186.
-
DENTZ, René Armand . A EUTANÁSIA PSIQUIÁTRICA E A POSSIBILIDADE DE CURA: UMA CRÍTICA BIOÉTICA E PSICANALÍTICA. In: Magna Campos. (Org.). Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana-MG: Fupac, 2025, v. 13, p. 232-242.
-
DENTZ, René Armand . A INTERFACE HERMENÊUTICA ENTRE DIREITO E PSICANÁLISE: REPENSANDO OS PARECERES TÉCNICOS NO CAMPO PSÍQUICO. In: Magna Campos. (Org.). Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana-MG: Fupac, 2025, v. 13, p. 283-293.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Tensões antropológicas e éticas acerca da liberdade: a filosofia da vontade de Ricoeur. In: Fernando Placides; João Carlos Lino; Paulo Vitória; Wanderley Martins da Cunha. (Org.). Ética e Pensamento Crítico: a filosofia na era das incertezas. 1ed.São Paulo: Dialética, 2025, v. 1, p. 225-242.
-
DENTZ, René Armand . A Dialogue with Ricoeur on Secularization and Eschatological Hope. In: Ezequiel Martins Ferreira. (Org.). As dimensões das Ciências Humanas: comportamento, cultura e sociedade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2025, v. II, p. 1-12.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . A liberdade e o perdão em Paul Ricoeur e René Girard. In: Silva, Aline Amaro da; Cunha, Carlos Alberto Motta; Carmo, Solange Maria do. (Org.). Teologia e Contemporaneidade: Desafios Hermenêuticos. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2024, v. 1, p. 65-80.
-
DENTZ, René Armand . Tessitura do narcisismo contemporâneo: perspectivas na sociedade pós-moderna. Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: FUPAC, 2024, v. 1, p. 223-231.
-
OLIVEIRA, R. S. ; DENTZ, René Armand . A hermenêutica e o encontro com a psicanálise. Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: FUPAC, 2024, v. 12, p. 234-245.
-
DENTZ, René Armand ; SILVA, G. L. E. . O Estado Democrático de Direito em debate: a complexidade do ódio e do perdão e os desafios do discurso. Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: FUPAC, 2024, v. 12, p. 246-264.
-
SILVA, G. L. E. ; DENTZ, René Armand . Hermenêutica, Pós-Modernidade e caminhos da pós-verdade. Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: FUPAC, 2024, v. 12, p. 300-310.
-
DENTZ, René Armand . Psicanálise e Metafísica: caminhos hermenêuticos. Direito, Ensino e Humanidades. 1ed.Mariana: FUPAC, 2024, v. 12, p. 311-327.
-
DENTZ, René Armand . Entre o Divino e o Narcisismo: reflexões sobre religião, amor e desafios contemporâneos. In: Nirvana de Oliveira Moraes. (Org.). Sagrado conhecimento: explorando os mistérios da religião e da teologia. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2024, v. 1, p. 24-31.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Caminhos do Perdão no pensamento de Paul Ricoeur e um paralelo com a Encíclica Fratelli Tutti. Teologia e Contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2023, v. 1, p. 19-35.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; MASSI, R. . Crime contra a honra: injúria. Sobre atualidades do Direito. 11ed.Mariana: FUPAC, 2023, v. 11, p. 617-634.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; MASSI, R. . Indignidade e Eutanásia. Sobre atualidades do Direito. 11ed.Mariana: FUPAC, 2023, v. 11, p. 635-642.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; MASSI, R. . Famílias multiespécie: da posse ao afeto. Sobre atualidades do Direito. 11ed.Mariana: FUPAC, 2023, v. 11, p. 644-657.
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND ; MASSI, R. . Resenha crítica sobre o filme "Cabo do Medo". Sobre atualidades do Direito. 11ed.Mariana: FUPAC, 2023, v. 11, p. 660-669.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Inteligência Artificial, Dor e a busca pelo Sagrado. In: Alexis Dantas; Maria Teresa Lemos; Célio Lima. (Org.). Trabalho, Escravidão e Liberdade. 1ed.Rio de Janeiro: Metanoia, 2023, v. 1, p. 119-134.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Poemas aldravistas. In: DONADON, Andreia; DONADON, JB.. (Org.). Flores e Essências. 11ed.Mariana: Aldravia Letras e Artes, 2023, v. 1, p. 70-73.
-
DENTZ, René Armand . Penitência, conversão e libertação. Penitência: um caminho de salvação. 1ed.Cachoeira Paulista: Canção Nova, 2022, v. 1, p. 134-143.
-
DENTZ, René Armand . A tomada de decisões judiciais frente a situações de laudos psicológicos nos casos de abuso sexual infantil. In: Magna Campos. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 388-399.
-
DENTZ, René Armand . Direito e Justiça a partir de Paul Ricoeur. In: Magna Campos. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 440-449.
-
DENTZ, René Armand . Indenização por abandono afetivo: dilemas psicanalíticos ao Direito. In: Magna Campos. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 450-489.
-
DENTZ, René Armand . Casas de prostituição: uma breve análise. In: Magna Campos. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 668-676.
-
DENTZ, René Armand . Existem limites à liberdade de expressão?. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 678-694.
-
DENTZ, René Armand . Uma abordagem do episódio de Black Mirror (Hino Nacional) à luz da filosofia de Nietzsche. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: Fupac, 2022, v. 1, p. 710-715.
-
DENTZ, René Armand . ENTRE EMOÇÃO E RAZÃO: AFETOS, DOCÊNCIA E ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Fabiano Guzzo; Bruno Camilotto; Matheus Ferreira. (Org.). Educação no Ensino Superior: o que a pandemia do coronavírus nos ensinou?. 1ed.São Paulo: Dialética, 2022, v. 1, p. 100-.
-
DENTZ, René Armand . Memórias, futuro e a quarentena. In: Andréia Donadon Leal. (Org.). Cronistas da Quarentena. 1ed.Mariana-MG: Aldrava Letras e Artes, 2021, v. 1, p. 129-.
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur face à morte. In: Atena Editora. (Org.). Ampliação e aprofundamento do conhecimento teológico das religiões. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena, 2021, v. 1, p. 79-91.
-
DENTZ, René Armand . O impacto da tecnologia na vida das crianças:sobre liberdade e direitos. In: Ângela Soares; Fábio Rocha de Oliveira; Liciane Traverso; Simone Capellini. (Org.). Os 30 anos do ECA. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2021, v. 1, p. 294-302.
-
DENTZ, René Armand ; BENTO, A. . O dever de mitigar o sofrimento dos animais em experimentos científicos. Atualidades do Direito Livro 9. 1ed.Mariana: Fupac, 2021, v. 1, p. 512-538.
-
DENTZ, René Armand ; MAGALHAES, V. . A violência contra a mulher na região dos Inconfidentes na Pandemia de COVID-19. Atualidades do Direito Livro 9. 1ed.Mariana: FUPAC, 2021, v. 1, p. 542-551.
-
GOYS, G. ; ARAUJO, R. ; DENTZ, René Armand . A violência doméstica no Brasil em âmbito jurídico e psicanalítico durante a pandemia de COVID-19. Atualidades do Direito Livro 9. 1ed.Mariana: FUPAC, 2021, v. 1, p. 202-225.
-
DENTZ, René Armand . Sexualidade, liberdade e a tradição cristã. In: Fabrício Veliq. (Org.). Experiências de diversidade sexual: perspectivas em diálogo. 1ed.Rio de Janeiro: Metanoia, 2021, v. 1, p. 8-22.
-
DENTZ, René Armand . A amplitude da psicopatia nos limiares do direito penal brasileiro e da psicanálise. Sobre atualidades do Direito. 8ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 1, p. 174-192.
-
DENTZ, René Armand . Entre a razão e a subjetividade: a diferença cultural como fator de integração. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 1, p. 264-292.
-
DENTZ, René Armand . A influência das falsas memórias nas supostas vítimas de estupro: um foco no processo penal. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 293-321.
-
DENTZ, René Armand . A psicanálise como elemento de decisão judicial: a subjetividade do magistrado.. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 322-342.
-
DENTZ, René Armand . Biopolítica em Foucault e Agamben na sociedade de segurança e sua relação com o decreto 7053/2009. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 367-397.
-
DENTZ, René Armand . Compreensão da psicanálise na alienação parental. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 1, p. 398-421.
-
DENTZ, René Armand . O exercício da advocacia de forma humanizada com a finalidade de resolução de conflitos. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 1, p. 442-474.
-
DENTZ, René Armand . A importância da psicanálise para tomada de decisão do magistrado no âmbito jurisdicional. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 1, p. 475-504.
-
DENTZ, René Armand . A inserção da psicanálise no sistema prisional: tratamento individualizado e instrumento de ressocialização. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 505-541.
-
DENTZ, René Armand . Democracia, populismo e conflito/RESENHA. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 575-578.
-
DENTZ, René Armand . Os limites da tolerância: a religião e o direito de ofender nas democracias liberais/RESENHA. Sobre atualidades do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Fupac, 2020, v. 8, p. 579-585.
-
DENTZ, René Armand . Educação, Filosofia e Democracia. 30 anos do ECA: reflexões jurídicas e transdisciplinares. 1ed.BH: , 2020, v. 1, p. 33-51.
-
DENTZ, René Armand . O perdão e a reconciliação: reflexões a partir de Bento Rodrigues. In: René Dentz; Dom Vicente Ferreira. (Org.). Horizontes de Perdão. 1ed.São Paulo: Ideias e Letras, 2020, v. 1, p. 73-82.
-
DENTZ, René Armand . Corpos. In: Helvetia Éditions. (Org.). R-Existir a poesia como afirmação de nossa existência. 1ed.Rio de Janeiro: Helvetia Éditions, 2020, v. 1, p. 105-106.
-
GOMES, D. B. ; DENTZ, René Armand . Filosofia, Direito e Educação. In: Antônio José Pêcego. (Org.). Direito e Filosofia: em busca do saber. 1ed.SP: Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 30-45.
-
DENTZ, René Armand . Sobre a nova normalidade. In: Jannini Rosa. (Org.). Histórias de Quarentena. 1ed.Rio de Janeiro: Helvetia Éditions, 2020, v. 1, p. 209-212.
-
DENTZ, René Armand . Democracia, Sistemas e o Direito: uma abordagem a partir do Direito Constitucional e da Filosofia Política. In: FUPAC. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: FUPAC, 2019, v. 1, p. 225-240.
-
DENTZ, René Armand . Importância da Psicanálise no Direito Processual Penal: estudo de decisão de caso de pedofilia. In: FUPAC. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: FUPAC, 2019, v. 1, p. 242-273.
-
DENTZ, René Armand . Análise do filme "Mar Adentro" a partir da filosofia de Paul Ricoeur. In: FUPAC. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: FUPAC, 2019, v. 1, p. 276-286.
-
DENTZ, René Armand . A cultura das selfies. In: FUPAC. (Org.). Sobre atualidades do Direito. 1ed.Mariana: FUPAC, 2019, v. 1, p. 287-297.
-
DENTZ, René Armand . As dimensões da justiça e da democracia a partir de Paul Ricoeur. In: René Dentz; Duarte Bernardo Gomes. (Org.). Visões da Democracia no Século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019, v. 1, p. 187-201.
-
DENTZ, René Armand . Perdão pode curar?. In: Ângela Abdo; Daniel Aguirre. (Org.). Reconciliação. 1ed.Cachoeira Paulista: Canção Nova, 2019, v. 1, p. 125-129.
-
DENTZ, René Armand . Uma abordagem jurídico-antropológica a partir de Paul Ricoeur. In: FUPAC. (Org.). Diálogos com o Direito. 1ed.Mariana: , 2018, v. 1, p. 216-226.
-
DENTZ, René Armand . Zygmunt Bauman: cartas do mundo líquido moderno. In: FUPAC. (Org.). Diálogos com o Direito. 1ed.Mariana-MG: , 2018, v. 1, p. 166-184.
-
DENTZ, René Armand . A eutanásia: uma reflexão sobre o aspecto moral. In: FUPAC. (Org.). Diálogos com o Direito. 1ed.Mariana-MG: , 2018, v. 1, p. 185-200.
-
DENTZ, René Armand . A filosofia do Direito de Ronald Dworkin. In: FUPAC. (Org.). Diálogos com o Direito. 1ed.Mariana-MG: , 2018, v. 1, p. 227-247.
-
DENTZ, René Armand ; STAHL, M. . Justiça. o Sujeito do Direito e da Lei: conceitos de Filosofia Política de Paul Ricoeur. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 179-200.
-
DENTZ, René Armand ; BONHOTEZ, R. . Puede la forma de Gobierno Democrático contener él Germen del Totalitarismo?. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 218-249.
-
DENTZ, René Armand . Emprego da Pergunta na Justiça: a hermenêutica jurídica de Gadamer. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 2ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 332-342.
-
DENTZ, René Armand . O Direito no contexto pós-moderno: desafios e perspectivas. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 383-398.
-
DENTZ, René Armand . O Conceito de Justiça em Paul Ricoeur. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 399-411.
-
DENTZ, René Armand . Pós-Modernidade, Filosofia e Direito. In: Magna Campos. (Org.). Temáticas Jurídicas e Ensino. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2017, v. 4, p. 413-425.
-
DENTZ, René Armand . Corpo, vulnerabilidade e justiça: os caminhos da condição pós-moderna. In: FUPAC. (Org.). Direito e Interdisciplinaridade. 1ed.Mariana: FUPAC, 2017, v. 5, p. 17-38.
-
MAREANO, M. ; DENTZ, René Armand . Religião, Justiça e o Pós-Moderno. Direito e Interdisciplinaridade. 1ed.Mariana: FUPAC, 2017, v. 5, p. 246-262.
-
DENTZ, René Armand . Diálogo entre Lévinas e Ricoeur acerca da Ética e da Ontologia. Direito e Interdisciplinaridade. 1ed.Mariana: FUPAC, 2017, v. 5, p. 311-338.
-
DENTZ, René Armand . A Modernidade Líquida em questão: análise dos episódios "Be Right Back" e "White Bear" à luz da obra 44 cartas do mundo líquido moderno de Zygmunt Bauman. Direito e Interdisciplinaridade. 1ed.Mariana: FUPAC, 2017, v. 5, p. 412-422.
-
DENTZ, René Armand . O ser humano em mutação: uma abordagem antropológica no século XXI. Direito e Interdisciplinaridade. 1ed.Mariana: FUPAC, 2017, v. 5, p. 432-442.
-
DENTZ, René Armand . Avaliação na Pós-Modernidade: transformações e complexidades. In: Fupac-Mariana. (Org.). I Seminário Internacional: Educação e Direito: pilares para uma consciência cidadã. 1ed.Mariana: Fupac-Mariana, 2017, v. 1, p. 13-27.
-
DENTZ, René Armand . A contribuição da Psicanálise ao Direito Penal. In: Magna Campos. (Org.). Direito: atualidades e ensino.. 3ed.Mariana-Mg: Unipac, 2016, v. 1, p. 269-284.
-
DENTZ, René Armand . A Evolução da Pena e Momentos Filosóficos. In: Magna Campos. (Org.). Direito: atualidades e ensino.. 3ed.Mariana-MG: Unipac, 2016, v. 1, p. 321-339.
-
DENTZ, René Armand . Em dia com a Democracia: o Direito e a Racionalidade Discursiva em Jürgen Habermas. In: Magna Campos. (Org.). Direito: atualidades e ensino.. 1ed.Mariana-MG: UNIPAC, 2016, v. 1, p. 414-430.
-
DENTZ, René Armand . O Desafio de Avaliar no Ensino Superior: sobre processos avaliativos na pós-modernidade. Direito em Foco. 1ed.Mariana: UNIPAC, 2015, v. 1, p. 114-126.
-
DENTZ, René Armand . Reconhecimento e Ontologia Moral: um diálogo entre Charles Taylor e Paul Ricoeur. In: Fupac-Mariana. (Org.). Direito: Contemporaneidade e Ensino.. 1ed.Mariana: Fupac-Mariana, 2015, v. 1, p. 223-241.
-
DENTZ, René Armand . O Direito e o Ser o Mundo: implicações do pensamento de Heidegger no campo jurídico.. In: Fupac-Mariana. (Org.). Direito: contemporaneidade e ensino.. 1ed.Mariana-MG: Fupac-Mariana, 2015, v. 1, p. 282-294.
-
DENTZ, René Armand . A Semântica do Desejo: a inserção da psicanálise na filosofia a partir de Paul Ricoeur. In: René A Jr. (Org.). Revista de Filosofia e Teologia Reflexões. 1ed.Pará de Minas: Virtual Books, 2011, v. 1, p. 54-69.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Inteligência artificial e consciência: os limites da virtuosidade tecnológica. Universo Paulinas, p. 1 - 2, 03 mar. 2025.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . O perdão entre pais e filhos. Universo Paulinas, p. 1 - 2, 22 jan. 2025.
-
DENTZ, René Armand . Sobre a importância da reflexão sobre as religiões em uma escola laica. SEBSeeds, Nova Lima-MG, p. 2 - 2, 12 set. 2015.
-
DENTZ, René Armand . Sobre a educação e o mundo em que vivemos. SEBSeeds, Nova Lima-MG, p. 2 - 2, 13 maio 2015.
-
DENTZ, René Armand . A Ética das Virtudes para o Século XXI. Ética Empresarial, www.eticaempresarial.com.br, p. 1 - 14, 10 out. 2008.
-
DENTZ, René Armand . Filosofia da Mente: uma nova forma de ver o mundo. Hoje em Dia, 2a Página, 27 maio 2007.
-
DENTZ, René Armand . As Religiões no Século XXI. Jornal O Tempo.
-
DENTZ, René Armand . A importância de falar sobre o suicídio. O Tempo, BH.
-
DENTZ, René Armand . Colunista no Jornal Panfletu´s. Jornal Panfletu´s.
-
DENTZ, René Armand . Memória e identidade cultural de um povo. Jornal Panfletus, Jornal Panfletus.
-
DENTZ, René Armand . O que revelam os sonhos?. Jornal Panfletus.
-
DENTZ, René Armand . O último Ricoeur: Deus sem absoluto e a morte. In: 32o Congresso Internacional da SOTER, 2019, Belo Horizonte. Decolonialidade e práticas emancipatórias. BH: PUC-MINAS, 2019. v. 1. p. 1015-1019.
-
DENTZ, René Armand . Contribuição de Paul Ricoeur à reflexão contemporânea: em que a teologia pode contribuir à filosofia?. In: 31o Congresso da Soter, 2018, BH. Decoloneidade. BH: Puc-Minas, 2018. v. 1. p. 1537-1542.
-
DENTZ, René Armand . El reconocimiento y el amor como donación: la lectura de Paul Ricoeur acerca del don de Marcel Mauss. In: ALALITE, 2016, Buenos Aires. ALALITE. Buenos Aires: UCA, 2016. v. 1. p. 1-7.
-
DENTZ, René Armand . O tema da Esperança como Interface entre Filosofia e Teologia em Paul Ricoeur. In: XII Simpósio Filosófico-Teológico, 2016, BH. Filosofia e Teologia: relações e tensões. BH: FAJE, 2016. v. 1. p. 1-13.
-
DENTZ, René Armand . Nome de Deus, promessa e escatologia: pensando teologicamente com Paul Ricoeur. In: Congresso da SOTER, 2016, PUC-Minas. Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. BH: SOTER, 2016. v. 1. p. 1329-1335.
-
DENTZ, René Armand . Cristologias do Espírito: abordagens contemporâneas.. In: 29o Congresso da SOTER, 2016, Belo Horizonte. 29o Congresso da SOTER. BH: SOTER, 2016. v. 1. p. 1005-1011.
-
DENTZ, René Armand . Vontade, Culpabilidade e Ontologia: uma reflexão teológica a partir de Paul Ricoeur. In: ANPTECRE, 2015, Curitiba. V Congresso ANPTECRE. Curitiba: PUCPR, 2015. v. 5. p. ST18.
-
DENTZ, René Armand . Nome de Deus, Promessa e Escatologia: pensando teologicamente com Paul Ricoeur. In: 28o Congresso da SOTER, 2015, BH. Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. BH: PUC-Minas, 2015. v. 1. p. 1317-1323.
-
DENTZ, René Armand . Existe cristianismo no capitalismo? Doutrina Social, Alienação e Libertação. In: II Congresso sobre Religião, Mídia e Cultura, 2014, São Leopoldo. II Congresso sobre Religião, Mídia e Cultura. São Leopoldo: EST, 2014. p. 487-497.
-
DENTZ, René Armand . O Livro de Jó e a Condição Humana. In: 27o Congresso Internacional da SOTER, 2014, Belo Horizonte. 27o Congresso Internacional da SOTER. Belo Horizonte: Puc-Minas, 2014. v. 27. p. 1930-1937.
-
DENTZ, René Armand . Historicidade e Liberdade em Jean Ladrière. In: VII Simpósio Filosófico-Teológico FAJE, 2011, BH. Simpósio Teológico filosófico - Anais. BH: Loyola, 2011.
-
DENTZ, René Armand . Percepção, Metafísica e Realidade de Deus: uma reflexão a partir do pensamento de Charles Sanders Peirce. In: XI Simpósio Filosófico-Teológico, 2010, Belo Horizonte-MG. Simpósio Teológico filosófico - Anais. Belo Horizonte: Sem fronteiras, 2010. v. 1.
-
DENTZ, René Armand . A filosofia da religião e a linguagem religiosa. In: II Jornada de Ciências da Religião, 2020, Zoom. II Jornada de Ciências da Religião. Campinas: PUC-Campinas, 2020. v. 1. p. 34-35.
-
DENTZ, René Armand . É possível pensar a salvação na pós-modernidade?. In: Simpósio Filosófico-Teológico, 2015, Belo Horizonte. Simpósio Filosófico-Teológico. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2015. v. 1. p. 61-61.
-
DENTZ, René Armand . A Fenomenologia da vontade: no limiar da ontologia. In: III Congreso Iberoamericano sobre el Pensamiento de Paul Ricoeur, 2013, Santiago. Reconocimiento, justicia social e vida buena, 2013.
-
DENTZ, René Armand . Libertà e Pardono: un approccio dal pensiero di Paul Ricoeur. In: Thinking differently with Paul Ricoeur, 2012, Lecce. Thinking differently with Paul Ricoeur, 2012.
-
DENTZ, René Armand . A Semântica do Desejo: a inserção da psicanálise na filosofia a partir de Paul Ricoeur. In: Congresso Latino-Americano sobre a obra de Paul Ricoeur, 2011, Rio de Janeiro-RJ. Ética, Identidade e o Reconhecimento. Rio de Janeiro-RJ: Puc-Rio, 2011. v. 1. p. 48-49.
-
DENTZ, René Armand . A Percepção Sensorial e a Metafísica: uma abordagem a partir da Filosofia de Charles S. Peirce. In: II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea, 2009, BH. Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea. BH: PUCMinas, 2009. v. 2. p. 65-66.
-
DENTZ, René Armand . Percepção e Generalidade: uma abordagem peirciana. In: 12o Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2009, São Paulo. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. São Paulo-SP: PUC/SP, 2009. v. 1. p. 42-44.
-
DENTZ, René Armand . A Influência do Darwinismo na Filosofia, conforme Dewey. In: 12o Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2009, SP. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. SP: PUC/SP, 2009. v. 1.
-
DENTZ, René Armand . Informação e Percepção em Charles S. Peirce. In: Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2008, São Paulo. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. São Paulo: PUC/SP, 2008. v. 11. p. 51-52.
-
DENTZ, René Armand . Minecraft and Philosophy. In: IX ICLOC: inovações na educação, 2017, São Paulo. IX ICLOC. São Paulo: Editora Moderna, 2017. v. 1. p. 230-230.
-
DENTZ, René Armand . Uma proposta de Metafísica Imanente: aproximação entre os conceitos de Primeiridade em Peirce e Vontade em Schopenhauer. In: III Simpósio Metafísica e Filosofia Contemporânea, 2011, Montes Claros. Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea. BH: Puc-Minas, 2011. v. 1. p. 109-110.
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . A Hermenêutica e o Limite da Interpretação: o horizonte necessário do Infinito na tradição judaico-cristã. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O perdão a partir da filosofia e da teologia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . A Escritura como Terrritório Trágico: Charles-Ferdinand Ramuz e a Inscrição do Humano na Paisagem. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Entre o Não-Dito e o Indecidível: O Perdão como Ética Pós-Absoluta. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Is it possible to think of forgiveness in a decolonial way? Forgiveness as inseparable from memory and freedom.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Book Panel: The Silence of Evil and the Grammar of Forgiveness: Hermeneutics between Theology and Psychoanalysis. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Direito e Psicanálise em tempos de narrativas e hiperconexões. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Dores Contemporâneas: uma visão psicanalítica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . Memória, liberdade e identidade: desafios à ‘consciência virtual’.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Consciência, Memória e Identidade: quem somos nós em um mundo dominado por algoritmos?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Juventude e Espiritualidade: entre Desejo e Fantasia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Poétique, l´imagination et pardon. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand ; EDELHEIT, J. . Book Panel: Forgiveness from Theological and Philosophical Perspectives. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Razões do Perdão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . O horizonte ricoeuriano e as possíveis interfaces com a Ecologia Integral. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . O real, a singularidade e a espiritualidade em tempos pós-modernos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Ética e Tecnologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . A questão do Perdão em Paul Ricoeur. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Discurso de ódio e ressentimento na democracia do século XXI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Liberté et pardon a partir de Paul Ricoeur. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Inovação, criatividade e inteligência artificial no âmbito educacional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Memoria, consciencia y pardón. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Perdão e Reconciliação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ JUNIOR, René Armand . Narcisismo e Religião. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Freedom and Forgiveness. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . A escuta como caminho para o novo humanismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Filosofia e Teologia: aproximações em direção a um novo humanismo: reflexões a partir de Paul Ricoeur. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . Teologia em saída: encontro com o perdão a partir de um Deus sem absoluto. Bento Rodrigues, a escuta e a teologia não-violentas.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Perdão e Reconciliação: horizontes éticos do século XXI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Biblical Hermeneutics and the Word about the Ineffable. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Depressão, vulnerabilidades e singularidades. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Política e Novo Humanismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . “Será possível perdoar em um mundo dominado por algoritmos? Sobre a liberdade e os horizontes humanos”. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur, Vulnerability and the Theological Approach. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Y-il-a liberté au pardon?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Perdão, Teologia e a Ecologia Integral: relatos psicanalíticos de atingidos da Barragem de Mariana. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . 'Palavra e Hermenêutica: tramas teológicas desde o pensamento de Paul Ricoeur'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Language, vulnerability and forgiveness: hermeneutics horizons. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . The Book of Job and the Human Condition: a reading of mimetic theory and latin American theology.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Métaphore et liberté entre le philosophique et le théologique.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A hermenêutica bíblica como poética. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Ecologia Integral e Reconciliação: reflexões ecoteológicas do perdão a partir de Bento Rodrigues. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Justice and Recognition: horizons of Ricoeu´s philosophy. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Linguagem religiosa e horizonte hermenêutico teopoético em Paul Ricoeur. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur and the Post-Colonial Perspective of Latin American Theology. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Sexualidade, pessoa e liberdade: diálogos da teologia com a psicanálise. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Forgiveness, Memory and Hermeneutics. A theological perspective from Ricoeur. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . O poético, o perdão e os nossos tempos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . O perdão, a reconciliação e o horizonte da ecologia integral: reflexões a partir de narrativas de Bento Rodrigues. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . A filosofia da religião e a linguagem religiosa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O perdão em Ricoeur entre o teológico e o filosófico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Liberdade, Sexualidade e a Tradição Cristã. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Gestão de Pessoas: Filosofia e o Século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . As emoções e as tecnologias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Seminário sobre Relações Familiares: desafios do século XXI''. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . Bem-vindos ao século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . O último Ricoeur: Deus sem absoluto e a morte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Deus em absoluto: o último Ricoeur e a condição místico-vulnerável perante a morte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . O filosófico e o teológico a partir de Paul Ricoeur. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Sejam bem-vindos ao Século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A morte em Paul Ricoeur. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur devant la mort. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Semana Jurídica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . A morte em Ricoeur e a condição vulnerável. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Introducão à teologia em Paul Ricoeur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Le mal e le pardon comme interface entre la théologie et la philosophie chez Ricoeur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Por uma teopoética do perdão a partir de Paul Ricoeur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Sessão Temática O legado de Ricoeur: Crítica, Convicção e Poética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Contribuições de Paul Ricoeur à reflexão contemporânea: em que a teologia pode contribuir à filosofia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Questões de Gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A importância das emoções e dos afetos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . O tema do Perdão como Interface entre Filosofia e Teologia em Paul Ricoeur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Minecraft and Philosophy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, René Armand . Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A educação no século XXI e suas transformações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . L´inconscient comme interface entre la phénomenologie et la psychoanalysis en Paul Ricoeur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur e o Protestantismo de Yale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . 'O humano, a ética e a educação no mundo em que habitamos'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Sobre a dor e o sofrimento psíquico: o suicídio e as transformações humanas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . O humano, a ética e a educação no mundo em que habitamos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Por que a sociedade, muitas vezes, segue padrões de beleza?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . As dimensões da justiça e da política em Paul Ricoeur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, René Armand . El reconocimiento y el amor como donación: la lectura de Paul Ricoeur acerca del don de Marcel Mauss. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Hermeneutics, Poetics and the Impossible: forgiveness as a pedagogical and theological way. Thinking with Paul Ricoeur.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . Cristologias do Espírito: abordagens contemporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Preparando Nuevos Escenarios para la Paz: él perdón desde Paul Ricoeur. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur y la teología. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Ricoeur y Vattimo: cuerpo y sujeto vulnerable. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Direito e Pós-Modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O tema da Esperança como interface entre Filosofia e Teologia em Paul Ricoeur. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . 'Pode a religião contribuir para um mundo melhor? Um diálogo entre o budismo e o judaísmo'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Pardon, Mémoire et Vulnerabilité. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . É possível ser ético no século XXI?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Nome de Deus, Promessa e Escatologia: pensando teologicamente com Paul Ricoeur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Corpo, Sujeito Vulnerável e Pós-Modernidade Teológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O Direito na Pós-Modernidade: impactos e caminhos. A via hermenêutica de Paul Ricoeur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Vontade, Culpabilidade e Ontologia: uma reflexão teológica a partir de Paul Ricoeur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . É possível pensar a salvação na pós-modernidade?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Mudanças Sociais no Brasil: avanços e desafios.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . O conceito de Justiça nas Religiões do Livro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Entre o Ato e o Agente: a possibilidade do Perdão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . I Debate 'Expressões do Sagrado'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . O Livro de Jó e a Condição Humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Existe cristianismo no capitalismo? Doutrina Social, Alienação e Libertação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DENTZ, René Armand . Culpabilidade e Lei: recortes do Antigo Testamento a partir de Ricoeur. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . A Fenomenologia da Vontade: no limiar da ontologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . II Mesa-Redonda 'Ética e Religiões no Século XXI'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DENTZ, René Armand . Ética Corporativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, René Armand . Filosofia e Educação: ciência, tecnologia e informação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . Psicanálise e Filosofia Contemporânea no filme 'Cisne Negro'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A Intersubjetividade e as Redes Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, R. A. ; DENTZ, René Armand . Libertà e Perdono. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O Cristianismo e o Perdão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DENTZ, René Armand . Uma proposta de Metafísica Imanente: aproximação dos conceitos de Primeiridade em Peirce e Vontade em Schopenhauer. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O Conceito de Pessoa em Paul Ricoeur. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, René Armand ; Maurílio, D. . A Formação Humana no pensamento sartriano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand ; Silva F. D. . Formas de raciocínio: meio ou não para uma hermenêutica do homem? A contribuição de Charles Peirce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Historicidade e Liberdade em Jean Ladrière. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Ética e Psicanálise em Paul Ricoeur. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A superação do niilismo pela hermenêutica de Ricoeur. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DENTZ, René Armand . A Semântica do Desejo: a inserção da psicanálise na filosofia a partir de Paul Ricoeur. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Percepção e Metafisica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . O Problema do Mal em Paul Ricoeur. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DENTZ, René Armand . Percepção e Generalidade em Charles S. Peirce. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . A Influência do Darwinismo na Filosofia, conforme Dewey. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . Informação e Percepção em Charles Sanders Peirce. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . "A consciência em David Chalmers". 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, René Armand . "O Problema da consciência e a relação mente-mundo". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DENTZ, RENE ARMAND . Textos selecionados de filosofia da vida e da morte. Pelotas: UFPel, 2026. (Tradução/Livro).
-
GOMES, D. B. ; DENTZ JUNIOR, René Armand . Conversações. BH, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
DENTZ, René Armand . Visões da Democracia no Século XXI. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019. (Tradução/Livro).
-
Mori, Geraldo ; DENTZ, René Armand ; BUARQUE, V. . II Colóquio Interfaces. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
DENTZ, René Armand . Justice, Subject of Rights and Law: Ricoerian Political Philosophy Concepts. Mariana-MG: UNIPAC, 2017. (Tradução/Artigo).
-
Mori, Geraldo ; DENTZ, René Armand . Corpo e Encarnação. São Paulo: Loyola, 2016. (Tradução/Livro).
-
DENTZ, René Armand . A influência do Darwinismo na Filosofia de John Dewey, 2009. (Tradução/Artigo).
Outras produções
DENTZ, René Armand . Acompanhamento psicanalítico aos atingidos de Bento Rodrigues. 2018.
DENTZ, RENE ARMAND . La mesure de l’être: Heidegger et le problème de la paix. 2026.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . Kierkegaard and Phenomenology. 2026.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . Reassessing the evil-god challenge: A thomistic response to semantic reversal arguments. 2026.
DENTZ JUNIOR, René Armand . O PROBLEMA DO MAL EM HAZBIN HOTEL. 2026.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . Gianni Vattimo em Barcelona. 2025.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . As Margens da Alegria e Os Cimos, de João Guimarães Rosa: uma análise dos contos a partir de Paul Tillich. 2025.
DENTZ JUNIOR, René Armand . Do texto ao Acontecimento: a Palavra como revelação performativa na hermenêutica de Pau. 2025.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . O significado esponsal do corpo à luz das catequeses da Teologia do Corpo de João Paulo II. 2025.
DENTZ JUNIOR, René Armand . Dialogue and the temporality of surprise. 2025.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . A DESCONSTRUÇÃO E O OUTRO-ESTRANGEIRO. 2025.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . A MORTE E O MORRER DE FORMA DIGNA. 2024.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Narrativas biográficas como auxílio ao método do discernimento em teologia moral. 2024.
JR., RENÉ ARMAND DENTZ . O percurso do reconhecimento em Paul Ricoeur e reflexões no campo da saúde mental. 2024.
DENTZ JÚNIOR, RENÉ ARMAND . Rádio Vivo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
DENTZ, René Armand . Programa Versos e Preces. 2018.
DENTZ, René Armand . Programa Religare. 2018.
DENTZ, René Armand . Interfaces do perdão com a teologia, a filosofia e a psicanálise. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . Você está pronto para ser um profissional do século XXI?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . Direito e Psicanálise. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DENTZ, René Armand . O perdão e a liberdade. 2018. .
DENTZ, René Armand . O perdão a partir da teologia, da filosofia e da psicanálise. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . O perdão e a liberdade: a filosofia e a teologia em interface a partir de Paul Ricoeur. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DENTZ, René Armand . O conceito de justiça em Paul Ricoeur. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . O problema do Mal em Paul Ricoeur. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . Francês Instrumental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . Filosofia e Mundo Contemporâneo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DENTZ, René Armand . Minecraft na Educação Básica. 2017. Vídeo.
DENTZ, René Armand . Corpos. 2020 (Festival de Poesia de Lisboa).
DENTZ, René Armand . Comentário do filme "O segredo de brokeback mountain". 2007 (Comentário de filme).
DENTZ, René Armand . Comentário do filme "Mar Adentro". 2006 (Comentário de filme).
DENTZ, René Armand . Comentário do filme "Closer - Perto Demais". 2006 (Comentário de filme).
DENTZ, René Armand . Comentário do filme "Filhos do Paraíso". 2004 (Comentário de Filme).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Fundamentos teológicos contemporâneos do perdão: diálogos a partir de Paul Ricoeur e René Girard, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador / Gustavo Lima e Santos - Integrante.
-
2024 - 2025
Horizontes de perdão: fundamentos éticos e antropológicos, Descrição: O surgimento do interesse filosófico pelo perdão ocorreu na segunda metade do século XX. Apesar de sua literatura ainda não ser particularmente diversificada, contribuições têm surgido principalmente do pensamento anglo-saxão e, ocasionalmente, da fenomenologia. Pode-se falar, de maneira geral, em uma "filosofia do perdão" (Lewis - ed. - The philosophy of forgiveness, ed. Lewis, 4 Vols. 2016, 2017). O perdão também tem sido objeto de estudos teológicos e despertou recentemente o interesse da psicologia científica (Prieto Ursúa, 2017). Resumimos as principais contribuições da especulação filosófica, organizando-as de forma didática e bibliográfica, começando pelo refinamento contínuo do próprio conceito de "perdão". A pesquisa tem demonstrado que o perdão não pode mais ser confundido com: a) suas causas ou consequências factuais, como condão, restauração, justificação, desculpas, reconciliação, indulgência, clemência, justiça, solidariedade, anistia; b) virtudes que eventualmente o permitem, como generosidade, magnanimidade, misericórdia, desapego, bondade, empatia, caridade, compreensão, altruísmo, capacidade de confiança ou entrega; c) estados pessoais, como amor próprio, esquecimento, confiança, respeito, piedade, dignidade, honra; d) sentimentos associados que o acompanham, estimulam ou limitam, como ressentimento, satisfação, frustração, compaixão, simpatia, raiva, culpa, vingança, paz, rancor, entre outros mais destacados. (Veja, por exemplo, o trabalho "depurador" de Novitz 1998, Murphy 1982, Murphy Hampton 1988, Crespo 2016, Nussbaum 2016, Tosi Warmke 2017; e até mesmo em Harendt 1960, em sua correspondência com W.H. Auden).Basicamente, as análises predominantes na literatura especializada consideram que o ato de perdão: a) estabelece uma relação entre pessoas - às vezes apenas indiretamente entre pessoas e coletividades ou instituições; b) considera "as pessoas" como intimidades fundamentalmente desconhecidas, mutuamente insondáveis entre si; c) postula entre elas um reconhecimento que não é necessariamente mútuo, possivelmente inconsciente - em casos psiquicamente traumáticos - entre um ofensor e um ofendido; d) invoca a necessidade de uma investigação consciente de uma falta sofrida ou cometida; e) denota essa falta específica, bem como o correspondente reconhecimento de culpa, como um mal moral, independentemente do estado pessoal ou sentimental dos agentes. (Entre outros: Buber 1948, Jankélévitch 1967, Derrida 2000 e 2012, Ricoeur 2000, Augsburger 1996, Menninger 1998, Flanigan 1992, Lewis 2016, La Caze 2018, Prieto Ursúa 2020). Aprofundando na correlação necessária entre o ato de perdoar e o ato de pedir perdão, duas correntes de pensamento têm emergido, geralmente reconhecidas como simétricas e assimétricas. À medida que essas correntes se desenvolvem, as definições do objeto do perdão e a lógica de cada hipótese de estudo se tornam mais claras.Objeto e lógica do perdão na assimetria. Estabelecendo uma independência entre a experiência do perdão e o pedido de perdão, as teorias assimétricas a) reforçam a intimidade abismal com a qual a pessoa foi definida, b) enfatizam o próprio ato de perdão diante da questão do mal moral; c) exploram sua possibilidade intrínseca além do arrependimento do ofensor e até da possibilidade de reconciliação; d) propõem uma exploração do sentido e das fontes do perdão em relação a si mesmo, visando a um esclarecimento do conceito de "amor próprio" especialmente capaz de confrontar seu oposto, o egoísmo. Do ponto de vista assimétrico, o objeto do perdão reside na transformação ou conversão do ofendido para uma vida melhor por meio de uma lógica de gratuidade que visa recuperar a potência etimológica do per-don (geben-vergeben, dado-perdoado). A crítica às abordagens simétricas aponta para sua tendência a pressupor ou desembocar em uma lógica de troca, contratualista, que esconde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador / Gustavo Lima e Silva - Integrante., Financiador(es): Puc-Minas - Bolsa.
-
2023 - 2024
IMAGINAÇÃO E ESCATOLOGIA: PAUL RICOEUR E JACQUES LACAN E AS POSSÍVEIS INTERFACES ENTRE TEOLOGIA E PSICANÁLISE, Descrição: No contexto de uma discussão sobre a secularização e a ausência de escatologia, Ricoeur se interroga sobre a problemática do conhecimento do fim proclamado das grandes narrativas, o fim abordado de forma similar àquele sugerido por Northrop Frye em Le grand code. Quanto a ele, o filósofo percebe na atual situação uma chance para comunidades eclesiais tornadas modestas, tendo aprendido a não se apropriar da economia da salvação para satisfazer qualquer apetite de poder que seja. Dessa maneira, a parábola nos distancia da narrativa e da identidade narrativa. No entanto, faz-se necessário encontrar meios para reduzir a distância entre a lógica da equivalência e a lógica da superabundância, entre o filosófico e o religioso. Ou seja, é preciso encontrar um ponto de convergência entre a economia do dom e do abandono e de compreender convergências e divergências entre a hermenêutica bíblica e a leitura de Spinoza, ou ainda entre esta e a referência ao budismo que é percebida de forma discreta na obra do filósofo francês, presente em seu livro póstumo Vivant jusquà la mort.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador / Rayane da Silva Oliveira - Integrante / Gustavo Lima e Santos - Integrante.
-
2022 - 2023
Mundo do trabalho, teologia e ética, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Integrante / Élio Estanislau Gasda - Coordenador.
-
2022 - Atual
Teologia e Contemporaneidade, Descrição: O grupo de pesquisa tem por objetivo: mostrar que a teologia é capaz de estabelecer pontes de diálogo com a contemporaneidade, no âmbito da cultura, da sociedade, da arte, da ciência, do pluralismo e outras instâncias do saber; mostrar como a teologia sem abdicar de sua história, tradição e identidade é capaz de dialogar com a complexidade da contemporaneidade; é uma teologia intra e interdisciplinar. Demonstrar como a tradição cristã pode ser atualizada, em termos de linguagem e conteúdo; apontar para os desafios que a contemporaneidade coloca à teologia. Indicar o que a teologia, com seu patrimônio histórico multissecular, pode oferecer para contemporaneidade. Propiciar a organização e participação em congressos, produção bibliográfica de impacto com relevância social. Interagir com outros centros de excelência de mesma temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabrício Veliq Barbosa - Integrante / Tânia da Silva Mayer - Integrante / Felipe Magalhães Francisco - Integrante / Solange Maria do Carmo - Coordenador / Amarildo José de Melo - Integrante / André Erick Alves Ferreira - Integrante / Aurea Marin Burocchi - Integrante / Carlos Alberto Motta Cunha - Integrante / Cleto Caliman - Integrante / Geová Nepomuceno Mota - Integrante / Patrícia Simone do Prado - Integrante / Regina de Cássia Fernandes Sanches - Integrante / Renato Alves de Oliveira - Integrante / Rita de Cássia Rosada Lemos - Integrante / Valdete Guimarães - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador / Carlos Cunha - Integrante.
-
2017 - 2019
Ricoeur e o Direito, Descrição: O presente grupo de pesquisa tem como objetivo principal a pesquisa a partir da interface entre o Direito e outras áreas do saber, notadamente a filosofia e as teorias da linguagem. No século XXI, o saber jurídico se depara com complexidades que o fazem extrapolar seu campo epistemológico, buscando diálogos com outras formas de racionalidade e interpretação. Por isso, buscamos temas transversais e desafiadores em suas problemáticas na Pós-Modernidade, tais como a Ética (em especial sua subdivisão em Bioética), as diversas formas de fundamentos linguísticos no Direito (como teorias da linguagem, psicanálise, filosofia da linguagem, análise do discurso, etc) e a hermenêutica (em especial a partir de Ricoeur). São temas que possuem como horizonte a Democracia em sua singularidade. O presente grupo de pesquisa possui parceria com o International Institute for Hermeneutics, na Alemanha (www.iihermeneutics.org).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador.
-
2016 - 2023
Diversidade afetivo-sexual e teologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Integrante / Élio Estanislau Gasda - Coordenador.
-
2015 - 2016
A teologia cristã e os grandes desafios ético-morais contemporâneos, Descrição: Este grupo de pesquisa tem como objetivo articular um diálogo interdisciplinar entre a Teologia e as diversas áreas do conhecimento, no esforço de compreensão dos fenômenos que envolvem as diversas manifestações afetivo-sexuais com base nas teorias das relações de gênero. O grupo propõe uma leitura das subjetividades enfatizando as relações sociais e políticas sob o olhar da teologia. A abordagem de temas transversais receberão contribuições das distintas áreas do saber, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Pedagogia e outras. Temas de interesse: Teorias de Gênero Teoria Feminista Biopolítica e Capitalismo Epistemologia da Teologia Teologia Bíblia Subjetividades Corporeidade e Teologia Sexualidade e Documentos da Igreja Novas configurações familiares Direitos Humanos e Movimento LGBTTT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Integrante / Élio Estanislau Gasda - Coordenador.
-
2015 - 2015
Grupo de Pesquisa Direito e Linguagem: interfaces entre Ricoeur e Bakhtin, Descrição: Autores fundamentadores da perspectiva dos estudos: Mikhail Bakhtin e Paul Ricoeur Objetivo: Levantar os pontos de encontro nas teorias de Mikhail Bakhtin e de Paul Ricouer, relacionadas à questão da ideologia e do poder, que possam ser investigadas na linguagem jurídica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Coordenador / Magna Campos' - Integrante.
-
2013 - 2021
Interfaces da Antropologia na Teológica, Descrição: Esse projeto retoma alguns temas de projetos anteriores (reflexão cristológica contemporânea e existência cristã; teologia da criação em debate; leituras oriental e ocidental do humano: modelos para se pensar antropologias plurais e dialógicas; questões antropológicas e éticas referentes ao corpo), aprofundando-os à luz da relação entre cristologia e antropologia. Além de prosseguir no estudo desses temas, o projeto buscará também estudar as seguintes questões: 1) a encarnação e suas repercussões na reflexão sobre a humanidade, a fraqueza e o sofrimento de Deus, e sobre a humanização dos seres humanos; 2) o reino de Deus e o mistério pascal, mostrando seu significado cristológico e antropológico; 3) a singularidade e a universalidade do evento Jesus Cristo nas vertentes antropológica e cristológica e suas repercussões no atual debate da teologia das religiões... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (5) . , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Integrante / René Armand Dentz - Integrante / Geraldo de Mori - Coordenador.
-
2002 - 2003
Psicanálise e Barroco, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: René Armand Dentz Junior - Integrante / Denise Maurano - Coordenador.
Prêmios
2025
Prêmio JABUTI ACADÊMICO FINALISTA, CBL.
2024
Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral SBTM, SBTM ITESP.
2023
Cidadania Honorária de Mariana-MG, Câmara Legislativa de Mariana.
2023
Medalha do Dia de Minas, Prefeitura Municipal de Mariana-MG.
2023
Nomeação CADEIRA 15 ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS AML, AML.
2023
Medalha do Mérito Cultural, Sociedade Brasileira de Poetas Aldravistas.
2022
Melhor Psicanalista de Mariana/Ouro Preto, Jornal Panfletu´s.
2019
Membro da Academia de Letras de Mariana, ALACIB.
2019
Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, SOTER/PUC-Minas.
2019
Melhor Psicanalista das cidades de Mariana e Ouro Preto, Jornal Panfletu´s.
2018
Melhor Psicanalista das cidades de Mariana/Ouro Preto-MG, Jornal Panfletus.
2016
Membro da Alalite, Universidad Católica Argentina.
2016
Fellow (Pesquisador) do International Institute for Hermeneutics, Freiburg Universität.
2015
Membro Convidado do International Institute for Hermeneutics, Freiburg Universität.
2014
Membro Convidado da Society for Ricoeur Studies, Chicago De Paul University.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Puc-Minas, FAPSI. , Rua Cláudio Manoel - 1162, Funcionários, 30140100 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 991849384
Experiência profissional
2021 - Atual
PUC-MInasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Dedicação Parcial, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministra aulas das disciplinas "Filosofia: Razão e Modernidade" e "Filosofia: Antropologia e Ética", no campi Lourdes e Coreu; disciplina "Humanidades" na Pós-Graduação IEC; Pesquisa FIP 2025.
Atividades
-
08/2024
Ensino, Ciência de Dados e IA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia: Razão e Modernidade
-
02/2024
Pesquisa e desenvolvimento, FAPSI.Linhas de pesquisa
-
08/2022
Ensino, IEC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades
-
02/2022
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Teologia.Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva do Observatório da Evangelização/Anima.
-
02/2022
Ensino, IEC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades
-
02/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia: Razão e Modernidade, Filosofia: Antropologia e Ética
-
02/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia: Antropologia e Ética, Filosofia: Razão e Modernidade
-
02/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Razão e Modernidade; Antropologia e Ética
-
02/2022 - 07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Teologia.Cargo ou função, Pesquisador do Observatório da Evangelização ANIMA.
-
09/2022 - 09/2022
Ensino, IEC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades
2008 - 2012
FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15
Atividades
-
08/2008 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Mente; Filosofia da Ciência; Filosofia da Psicanálise; Filosofia Contemporânea; Oficina de Pensamento; Redação em Filosofia; Monografia.
2004 - 2008
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Projeto, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2004 - 06/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Ética
2008 - Atual
Unipac/MarianaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro do NDE do curso de Direito.
DISCIPLINAS MINISTRADAS EAD 2020-2021
- FILOSOFIA E ANTROPOLOGIA (2020.01 E 2021.01)
- FILOSOFIA DO DIREITO (2020.02 E 2021.02)
- HISTÓRIA DO DIREITO (2020.02 E 2021.02)
- PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO (2020.01 E 2021.01)
Atividades
-
02/2017
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia do Direito, História do Direito, Filosofia e Antropologia
-
02/2008
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia; Filosofia do Direito; Psicologia Aplicada ao Direito; História do Direito; Sociologia; Ética; Direito Econômico e Economia.
-
02/2008
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia do Direito; Filosofia e Antropologia; História do Direito; Psicologia Aplicada ao Direito
-
01/2008
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Direito, Filosofia e Antropologia, Filosofia do Direito
-
02/2018 - 12/2021
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito
-
02/2013 - 12/2019
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia, Sociologia Jurídica, Ética, Ciência Política
2009 - Atual
AtapemVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Psicanalista Adulto e Infantil, Carga horária: 16
2018 - 2019
Seminário de DiamantinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2018 - 12/2019
Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teologia da Graça, Teologia Fundamental, Pecado Original, Antropologia Teológica, Teologia e Contemporaneidade
2010 - 2012
Unipac/Nova LimaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2010 - 06/2012
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Direito; Filosofia; Antropologia; Sociologia; Metodologia.
2012 - 2016
Faculdade de Ensino de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia; Metodologia; História do Direito; EAD; Direitos Fundamentais; Ética.
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia; Metodologia; História do Direito; EAD; Direitos Fundamentais; Ética.
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia; Metodologia; História do Direito; EAD; Direitos Fundamentais; Ética.
2017 - 2018
Colégio Nortear Lagoa dos InglesesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2018 - 2022
CLINICA ANIMAVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 9
2005 - 2006
Escola Suiço-BrasileiraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico e Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Professor de Filosofia em língua francesa.
Atividades
-
03/2005 - 07/2006
Direção e administração, .Cargo ou função, Coordenação pedagógica.
-
03/2005 - 07/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia
2011 - 2013
FACULDADE DE DIREITO DE IPATINGAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
2013 - 2015
Faculdade Del-ReyVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2013 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia; Filosofia; Sociologia; Filosofia do Direito.
2013 - 2017
Faculdade Jesuíta de Filosofia e TeologiaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2006 - 2009
Faculdade Metropolitana BHVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2007 - 12/2009
Ensino, Ciências da Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia; Filosofia.
2012 - 2013
faminasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador Institucional, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2012 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Educação; Filosofia; Metodologia; Sociologia da Educação; Antropologia da Educação.
2014 - 2016
IBHESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 3
Atividades
-
02/2014 - 06/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geopolítica
2013 - 2017
Seb Global Pueri DomusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2013
Ensino, Ensino Médio, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia; Sociologia.
2025 - Atual
Centro Universitário São CamiloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação
Atividades
-
09/2025
Ensino, Capelania e Cuidados Paliativos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Morte e Luto nas Tradições Religiosas, Espiritualidade Integral
2025 - Atual
Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone HugoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teologia Moral e Moral Sexual, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teologia Moral Fundamental, Teologia Moral Sexual e Família
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de René Armand Dentz Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?