Jeni Silva Turazza
Possui graduação em Letras Português pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História e Descrição da Língua Portuguesa Lexicologia e Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção textual escrita, lexicultura: ensino de português para estrangeiros e lexicografia (produção de dicionários com equivalências).
Informações coletadas do Lattes em 01/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
1985 - 1992
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Léxico e Criatividade
Regina Célia Pagliuchi da Silveira. Palavras-chave: Léxico; Criatividade; Institucionalização.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Língua Portuguesa
1979 - 1983
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Um estudo sintático-semântico do verbo em português: subsídios para uma gramática de texto.,Ano de Obtenção: 1983
Regina Célia Pagliuchi da Silveira.Palavras-chave: Verbo; Sintaxe; Semântica; Texto.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Pós-doutorado
2006 - 2007
Pós-Doutorado. , Faculdade de Letras - Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Formação complementar
2014 - 2014
Geolinguística e ensino de Língua Portuguesa: o es. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiai. (Carga horária: 40h). , Instituto Internacional da Língua Portuguesa e Casa do Brasil - Escola de L, IILP, Argentina.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: História e Descrição da Língua Portuguesa Lexicologia e Lexicografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
TURAZZA, J. S. . Participante da Comisão Científica do 15º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6º Congresso Internacional de Lusofonia o IP-PUC/SP. 2014. (Congresso).
TURAZZA, J. S. . Coordenação de Mesa Temática - 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP. 2012. (Congresso).
TURAZZA, J. S. . Participante da Comissão Científica do 14º Congresso Brasileiro de Lingua Portuguesa 5º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2012. (Congresso).
TURAZZA, J. S. . 2º Congresso de Pesquisa Discente. 2008. (Congresso).
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . História, descrição e funcionamento da língua: contribuição para a formação profissional na área de estudos da linguagem. 2007. (Outro).
TURAZZA, J. S. . I Congresso de Pesquisa Discente da PUC/SP. 2007. (Congresso).
TURAZZA, J. S. . 16º Encontro de Iniciação Científica - PUC/SP. 2007. (Outro).
TURAZZA, J. S. . 1º Congresso de Pesquisa Discente. 2007. (Congresso).
TURAZZA, J. S. . Coordenação da Mesa Temática: Identidades e diferenças vocabulares do I Congresso Internacional Todas as Letras. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Letras e Linguística. 2015. (Seminário).
Simpósio SIPLE.O REGISTRO DE INFORMAÇÕES CULTURAIS EM UM DICIONÁRIO DE PLE. 2015. (Simpósio).
XXX ENANPOLL: Produção, Produtividade, Produtivismo na área de Letras e Linguística hoje. 2015. (Congresso).
15º Congresso Brasileiro de Língua portuguesa e 6º Congresso. Institucionalização lexical em dicionários brasileiros: contribuições da lexicologia à prática lexicográfica. 2014. (Congresso).
15º Congresso Brasileiro de Língua portuguesa e 6º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP P. Concepção de cultura e o seu papel no ensino de língua materna - Sala temática: Educação Linguística, Prática do Ensino de Português material didático e fatores socioculturais. 2014. (Congresso).
I CINELE - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Insterfaces.A cultura brasileira no ensino de PLE: uma abordagem lexicocultural. 2014. (Simpósio).
XIV Semana de Letras e V Simpósio de Língua Portuguesa e Linguística. Proposta Didática para o Ensino da Leitura do Texto Escrito e Escrita de Leituras. 2014. (Congresso).
X Congresso Internacional do SIPLE. Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).
XXVIII Encontro Nacional da ANPOLL. 2013. (Encontro).
14º Congresso Brasileiro de Lingua Portuguesa 5º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA: A EQUIVALÊNCIA LÉXICA INTERLINGUISTICA NA PRODUÇÃO LEXICOGRÁFICA. 2012. (Congresso).
ABRALIN em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação de Letras.Pedagogia Léxico-Gramatical em Ateliê de Leitura: proposta para professores de Ensino Médio. 2012. (Encontro).
ABRALIN em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Leras.Lexicologia e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. 2012. (Oficina).
ABRALIN em Cena Sergipe IV Encontro da Pós-Graduação em Letras.Recorte Temático - O Dicionário Monolíngue no contexto do Plurilinguismo e/ou Multilinguismo. 2012. (Encontro).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO LÉXICO. Lexicultura: fundamentos para a construção do DIPLE. 2011. (Congresso).
XXV Encontro Nacional da Anpoll 25 anos de ANPOLL:memórias e perspectivas. DEfinições vocab ulares e exemplário em Dicionário com Equivalência (DIPLE): uma relação necessária. 2011. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Dicionário do Português Brasileiro: Língua Estrangeira - fundamentos, metodologia e crit´rerios para construção da macroestrutura: Turazza, Jse Butti. 2010. (Congresso).
IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - Especialidades Emergentes de Português Língua Estrangeira no Brasil e Exterior: Processos de inserção de português além fronteiras, ensino e aquisição. Ensino-Aprendizagem de PLE Para Crianças e Jovens Chineses: Proposta de Capacitação Docente. 2010. (Congresso).
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.GT - O léxico pelos processos de produção textual-discursiva: a construção da identidade pelas matrizes das civilizações do oral e da escrita. 2009. (Simpósio).
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).
O papel da Gramática no Ensino de Língua Portuguesa. parceria - PUCSP e SEESP.O papel da Gramática no Ensino de Língua Portuguesa. 2009. (Oficina).
Semana Integrada Letras e Pedagogia.Pedagogia Lexical: Ensino-Aprendizagem de língua materna. 2009. (Seminário).
VI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Construção de dicionário para o ensino-aprendizagem de PLE: seleção e organização de entradas. 2009. (Encontro).
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP - PUC/SP. Educação lingüistica e ensino de Lingua Portuguesa: pedagogia em diálogo. 2008. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - IP-PUC/SP - 3º congresso Internacional de Ludofonia do IP - PUC/SP. Produtividade lexical por empréstimos. 2008. (Congresso).
2º Congresso de Pesquisa Discente PUC/SP.Simpósio 43: Pedagogia do léxico: abordagem sócio-cognitivo-cultural. 2008. (Simpósio).
2º Congresso de Pesquisa Discente PUC/SP.Simpósio 104:Língua Portuguesa: História, Descrição e Ensino. 2008. (Simpósio).
Encontro de Comunicação do XI Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução realizado na FFLCH da USP.Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução realizado na FFLCH da USP. 2008. (Encontro).
I Colóquio Ensino-Aprendizagem da Língua e das Literaturas de Expressão Francesa.A pesquisa e a Formação Universitária PUCSP. 2008. (Outra).
lll colóquio de Estudos sobnre Leitura, Escrita e Ensino em Língua Portuguesa.Ensino de Língua Portuguesa Para Fins Específicos. 2008. (Outra).
Mesa Redonda - O ensino de língua portuguesa a partir dos textos - UNG.A Leitura de textos escritos: relações de poder com o poder. 2008. (Outra).
SIMPOSIO: Língua Portuguesa: História, Descrição e Ensino.Língua Portuguesa: História, Descrição e Ensino. 2008. (Simpósio).
SIMPOSIO: Pedagogia do Léxico: abordagem sócio-cognitivo-cultural.Pedagigia do Léxico: abrodagem sócio-cognitivo-cultural. 2008. (Simpósio).
V Encontro de Pesquisa na Graduação e 1º Colóquio em EALLEF - Ensino-aprendizagem da língua e das literaturas de expressão francesa.Projeto de Pesquisa: graduação, lato-sensu e stricto sensu. 2008. (Encontro).
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL "Produção do Conhecimento em Letras e Linguística: Identidade, Impacto e Visibilidade.Dicionario de equivalencia português brasileiro e espanhol rio-platense (DIPLE): uma contribuição para o ensino de PLE. 2008. (Encontro).
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL "Produção do Conhecimento em Letras e Linguística: Identidade, Impacto e Visibilidade".GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia: Dicionário de Equivalência Português Brasileiro e Espanhol Rio-Platense (DIPLE): uma contribuição para o ensino de PLE. 2008. (Encontro).
Educação Continuada.Formação do Professor de Língua Materna e Educação Lingüística. 2007. (Outra).
I Colóquio Internacional de Analistas do Discurso.A Palavra no Fluxo das Práticas Discursivas. 2007. (Outra).
I Congresso Nacional das Licenciaturas. Mesa Redonda A formação de professores e a educação linguistica - entre o passado e o presente, propostas. 2007. (Congresso).
I CONGRESSO NACIONAL DAS LICENCIATURAS: CIÊNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM. A Formação de Professores e a Educação Lingüística - Entre o Passado e o Presente, Propostas. 2007. (Congresso).
I Encontro de Educação Lingüistica do Grupo de Pesquisa em Lingüística Funcional (GP e LF) IP-PUC/SP.Apresentação do GP e LF. 2007. (Encontro).
V Encontro de Iniciação Científica da UEG Campus Quirinópolis.A função da Iniciação Científica em cursos de títulos Graduação. 2007. (Seminário).
VII Semana de Letras, Arte e Cultura - UEG - A Arte é a construção e espaço crítico-reflexivo: caminhos para a liberdade responsável.Gramática e discurso. 2007. (Outra).
VII Semana de Letras, Arte e Cultura - UEG - A Arte é a construção e espaço crítico-reflexivo: caminhos para a liberdade responsável.A Leitura e a Arte da interpretação. 2007. (Outra).
VII Semana de Letras, Arte e Cultura - UEG - A Arte é a construção e espaço crítico-reflexivo: caminhos para a liberdade responsável.História em quadrinhos: o uso de recursos artísticos e construção da cultura de massa. 2007. (Outra).
11º Congresso brasileiro de língua portuguesa - 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. O registro de identidade cultural nas lexias complexas. 2006. (Congresso).
11º Congresso brasileiro de língua portuguesa - 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A educação lingüística e seus desafios. 2006. (Congresso).
11º Congresso brasileiro de língua portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. O registro de identidade cultural nas lexias complexas. 2006. (Congresso).
11º Congresso brsileiro de lingua portuguesa 2º Congresso Internacioal de Lusofonia do IP-PUC/SP. O registro de identidade cultural nas lexias complexas. 2006. (Congresso).
Ciclo de Palestras Práticas de Ensino Interdisciplinares.Léxico e ensino de línguas. 2006. (Outra).
Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul. Mesa Redonda: Línguas no Mercosul com o trabalho: Dificuldades para a construção de um Dicionário de Equivalências -português brasileiro e espanhol rio-platense - e para o ensino-aprendizagem de línguas de interface cultural. 2006. (Congresso).
II Fórum de Auto-Avaliação Institucional.Política para Pesquisa. 2006. (Outra).
Jornada Interdisciplinar - A pesquisa na UEG limites e possibilidades.A palavra encarnada. 2006. (Outra).
Semana de Administração de Empresas.A pesquisa em Iniciação Científica e a formação do aluno no graduação. 2006. (Outra).
Seminário da Sociedade Internacional e Português Língua Estrangeira - SIPLE.Etapas de elaboração de dicionário de equivalências português/espanhol rioplatense. 2006. (Seminário).
VI Semana de Letras, Arte e Cultura - UEG - a diversidade cultural no contexto da globalização.A palavra encarnada. 2006. (Outra).
VI Semana de Letras, Arte e Cultura - UEG - A diversidade cultural no contexto da globalização.A escrita da leitura pela leitura da escrita. 2006. (Oficina).
X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A fraseologia em línguas de interface cultural. 2006. (Congresso).
53º Seminário do GEL Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Vocabulário em Discursos Pedagógicos. 2005. (Seminário).
Encontro do Grupo de Pesquisa de Língua Francesa/Departamento de Francês- PUC/SP.Grupos de Pesquisa e Política de Integração entre Graduação e Pós-Graduação. 2005. (Encontro).
I Fórum de Auto-Avaliação Institucional.Fórum de Auto-Avaliação Institucional. 2005. (Outra).
III ENCONTRO DO NUCLEO DE PESQUISA PORTUGUÊS-LINGUA ESTRANGEIRA: PESQUISA E ENSINO DE PLE - CONTRIBUIÇÕES.Práticas de Ensino e Produção de Material didático para o Ensino de PLE. 2005. (Encontro).
IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. O vocabulário em discursos pedagógicos. 2005. (Congresso).
Oficina de Trabalho para orientar as Comissões e Reforma Curricular da elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelados.Roteiro do Projeto Pedagógico Institucional - PPI da PUCSP. 2005. (Oficina).
Semana de Estudos de Letras - Faria Brito.O passado e o presente do vocábulo. 2005. (Outra).
Seminário Anual da SIPLE 2005.Aspectos do ensino/aprendizagem de português para falantes de outras linguas em contexto de L2 e/ou L3. 2005. (Seminário).
V Encontro Intermediário de GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.Lexicografia: subsídios para a elaboração de dicionários. 2005. (Encontro).
VIII Encontro de Pesquisadores da PUCSP na Área da Saúde.Encontro de Pesquisadores da PUCSP. 2005. (Encontro).
V Semana de Arte e Cultura de Quirinópolis.A Escrita da Leitura pela Leitura da Escrita. 2005. (Outra).
V Semana de Arte e Cultura de Quirinópolis.Formação Lingüística e inclusão: matrizes para a construção da identidade cultural. 2005. (Outra).
10º CONGRESSO BRASILERO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP. Pluralismo e Identidade. 2004. (Congresso).
2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - UNIVILLE/SC.2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - UNIVILLE/SC. 2004. (Seminário).
4ª JORNADA INTERDISCIPLINAR: O PAPEL DO EDUCADOR E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO PEDAGÓGICO.4ª JORNADA INTERDISCIPLINAR: O PAPEL DO EDUCADOR E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO PEDAGÓGICO. 2004. (Outra).
SEMANA CULTURAL DE LETRAS: LETRAS LIVRES, LIVRES LETRAS.SEMANA CULTURAL DE LETRAS: LETRAS LIVRES, LIVRES LETRAS. 2004. (Outra).
Semana de Arte e Cultura de Caçu.Semana de Arte e Cultura de Caçu. 2004. (Outra).
Simpósio Lexicologia, Lexicografia , Terminologia: diálogos transdisciplinares.SEMINÁRIO DO GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. 2004. (Seminário).
XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. 2004. (Encontro).
XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
TURAZZA, J. S.PALMA, Dieli Vesaro; DIAS, P. P.. Ensinar e Aprender a Ler pela Reintepretação de Heranças Culturais. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.. Um Enfoque da Organização Composicional de Textos "Bem Formados" segundo a FUVEST. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. A LEITURA DO TEXTO ESCRITO PELA ESCRITA DE LEITORES:uma abordagem da prática de leitura em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Virilidade Travestida:Protótipo e Estereótipo da Representação Travesti. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi;TURAZZA, J. S.. Um exame da organização composicional de textos formados segundo a FUVEST. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.. A Gramaticalização de verbos na nova gramática do português brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. A LEITURA SIGNIFICATIVA DO TEXTO ESCRITO:Recursos léxico-gramaticais no espaço do ensino-aprendizagem na educação formal. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.. Um estudo das regras de uso do hífen, segundo o acordo ortográfico de 1990. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.. O ensino da língua portuguesa na proposta curricular de são Paulo: abordagens e perspectivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; PINTO, Elisa Guimarães;PALMA, Dieli Vesaro. As mudanças linguísticas nas crônicas do livro "Amor é prosa, sexo é poesia: crônicas afetivas", de Arnaldo Jabour. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CORREA, L. P.; BEZERRA, A. P.. Na teia do discurso: os acordos ortográficos e implicações na política linguística de promoção e difusão do Português Língua Estrangeira (PLE). 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.
TURAZZA, J. S.; SIQUEIRA, J. H. S.; RODRIGUES, A. J.. A construção da Ironia na Crônic de Arnaldo Jabor. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; SANTOS, Irenilde Pereira dos. O gênero da narrativa de suspense no uso social. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Estratégias de Construção Textual do Enigma em Narrativas de Suspense. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Leitura Significativa: a força da palavra na reconstrução dos conhecimentos do produtor leitor. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Sociedade e Cultura: a Transmudação da Palavra no Espaço da Notícia-Publicitária. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CORREA, L. P.;TURAZZA, J. S.. "Leitura, Léxico e Ensino: estratégias de leituras nos manuais didáticos de Língua Portuguesa". 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.. Referenciação Anafóricas: A Progressão Referencial em Textos de Oplinião. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; FERREIRA, D. M. M.; FERREIRA, Luis Antonio. A palavra escrita e os processos de produção de sentidos: permanências e rupturas entre o passado e o prosente - ensino-aprendizagem em foco. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.; BRITO, Regina Helena Pires de. A construção da opinião jornalística em textos da seção "Veja Essa". 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos. O uso da negação no português brasileiro: gramática e gramaticalização. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; Silvestre, Magali Aparecida. Produção textual e conhecimentos prévios do professor. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CORREA, L. P.; CASABRANDE, N dos Santos. As palavras >imagem na construção do texto da propaganda: modos por modos de dizer. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; PAVANELLO, Vera; NOGUEIRA JR. José Everaldo. Léxico e Identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha;TURAZZA, J. S.; GUIMARÃES, Elisa. O ensino de gêneros na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): uma visão do professor. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; LOMBARDI, R. F.. A palavra e a construção de versões de mundo pelo ato da leitura. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi;TURAZZA, J. S.; SELLAN, Aparecida Regina Borges. Um estudo grafemático das letras "g" e "j" em português. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SIQUEIRA, J. H. S.; PANTALEONI, N. T. S.. Os pronomes: uma classe de palavras léxico-gramaticais em retrospectiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SIQUEIRA, J. H. S.; FERREIRA, D. M. M.. Fórum on-line: interação em ambiente midiático. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; BARBOSA, M. A.. Léxico e cognição: as representações de mundo por meio de designações infantis. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BARBOSA, M. A.;TURAZZA, J. S.; ALVES, Ieda Maria. Vocabulário sistemático da arqueologia de campo. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.
Saboia, Alice Maria Teixeira de; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda;TURAZZA, J. S.. Variantes Ortográficas Propriamente Ditas. 2006. Dissertação (Mestrado em Pos graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Saboia, Alice Maria Teixeira de; CARDOSO, Cancionila J;TURAZZA, J. S.; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Variação ortográfica em língua portuguesa: a alternância consonântica foneticamente motivada. 2006. Dissertação (Mestrado em Pos graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.; CORREA, L. P.. As expressões idiomáticas em Grande Sertão Veredas: um processo de recriação. 2006. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.; PASSARELLI, Lilian M G. Ensino de Língua Portuguesa: por uma educação lingüísitca. 2006. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; NASCIMENTO, Jarbas V; CASABRANDE, N dos Santos. O léxico no século XVI: um estudo do idioma brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NASCIMENTO, Jarbas V; CASABRANDE, N dos Santos;TURAZZA, J. S.. Um estudo léxico: historiográfico na Língua Portuguesa no século XVI. 2006. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CARDOSO, Cancionila J; Saboia, Alice Maria Teixeira de. Variação Ortográfica em Língua Portuguesa: a alternância consonântica foneticamente motivada. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
TURAZZA, J. S.; BARASNEVICIUS, A. N. R.; GUIMARÃES, Doroti M. A re-construção da palavra pela leitura significativa da escrita: matriz para o ensino de redação. 2005. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; MARQUESI, Sueli Cristina; PINTO, Elisa Guimarães. Ensino de Leitura em Aulas de Língua Portuguesa: Proposta de Atividades par o 4º Ciclo do Ensino Fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SELLAN, Aparecida Regina Borges; FERREIRA, Luis Antonio. Léxico e Produção Textual: Retrospectivas e Perspectivas para uma Abordagem da Coerência Local-Global: por uma leitura significativa. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; BRIDI, Marlize Vaz. A Palavra Escrita pelo Ensino da Leitura Significativa na Aprendizagem dos Repertórios Culturais do Conto de Fada Pele de Asno - Charles Perrault. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; MARQUESI, Sueli Cristina; PINTO, Elisa Guimarães. Léxico e Leitura de um mesmo texto escrito: As fábulas em discussão. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CALÇADAS, Guiomar Frangarriello; SELLAN, Aparecida Regina Borges. O vocabulário no contexto do Ensino-Aprendizagem da Leitura da Escrita: exploração de dificuldades para propor facilidades. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.PALMA, Dieli Vesaro; SELLAN, Aparecida Regina Borges. A Multiplicidade de Usos do Numeral: uma Abordagem Funcionalista. 2004. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; ALVES, Ieda Maria; CALÇADAS, Guiomar Franganiello. O sentido das metáforas em quatro contos de Urupês de Monteiro Lobato. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.. A Caracterização Textual-Discursiva do Artigo de Divulgação Científica. 2016. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CARETTA, E. A. C.;TURAZZA, J. S.. As escolhas léxico-estilísticas em Vidas Secas. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.. A caracterização da crônica publicada em jornal. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.. A representação textual-discursiva do feminino em crônicas de Marina Colassanti. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DEPECKER, L.; BARROS, L. A.; KRIEGER, M. G.; BARBOSA, M. A.; PRUVOST, J.;TURAZZA, J. S.. Estudo sobre os aspectos culturais da terminologia dos contratos de prestação de serviços em Língua Portuguesa e Língua Francesa. 2014 - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Rio Preto).
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; SANTOS, Irenilde Pereira dos; DIAS, A. R. F.; BRITO, R. H. P.. Discurso, Cognição e Sociedade: texto e contexto na representação do feminino por Chico Buarque de Hollanda. 2014. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos; FERREIRA, Luis Antonio. Representações textuais-discursivas na construção do mito de Cora Coralina. 2013. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SIQUEIRA, J. H. S.; FERREIRA, Luiz Antonio; SILVA, E. M. C.; IANNONE, L. R.. Analise Textual: construção da relações e das representações sociais em produção de alunos do anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 2011. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral. A rede ferroviária e a urbanização da Freguesia do Brás. Estudo onomástico contrastivo. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
LAFACE, A.;TURAZZA, J. S.; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral; ZANON, M. C.; SILVA, M. R. G. L.. O léxico do preconceito no discurso jornalístico. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista.
TURAZZA, J. S.; FERREIRA, Luiz Antonio; B.PAVANELO, V. L.; BARASNEVICIUS, A. N. R.. A presença da identidade nacional no discurso literário do século XIX. 2006. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi;TURAZZA, J. S.; CASTILHO, M Augusta; BRIDI, Marlize Vaz; BASTOS, Neusa Oliveira Barbosa. Língua e Discurso nas Crenças Culturais Sul-Pantaneiras. 2006. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; BARASNEVICIUS, A. N. R.; NASCIMENTO, Jarbas V; FERREIRA, Luiz Antonio; B.PAVANELO, V. L.. A presença da identidade lingüística do brasil(eiro) no discurso literário do século XIX. 2006. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CAPRARA, Loredana de Stauber; ZANOTTO, Maria Sofia; SANTOS, Irenilde Pereira dos; MELO, Lelia Erbolato. Aquisição de italiano L2: interferências relativas à similaridade Lexical. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; BRANDÃO, Helena Hatsue Nagamine; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral. Léxico, Discurso e Identidade Cultural: as margens ao interior do Brasil(eiro). 2004. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; STRÔNGOLI, Maria Thereza de Queiroz Guimarães; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; MEURER, Belini; YUNKES, Lauro. A Ação na Publicidade: uma perspectiva discursiva. 2004. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; BRITO, Regina Helena Pires de; BASTOS, Neusa Oliveira Barbosa; PINTO, Elisa Guimarães. Um Novo Horizonte na Leitura do Texto Poético: o Resgate da Identidade, da Cultura e da Ideologia do Pernambucano, Diálogo Possível com o Poema O cão sem plumas de João Cabral de Melo Neto. 2004. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi. A construção da identidade do brasileiro por narrativas da História: desvios de sentidos entre as projeções e realizações - os significados da "independência" no século XVIII. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Autobiografia poética e ethos discursivo: um estudo das representações textuais discursivas na construção mídica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; RODRIGUES, A. J.; FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura significativa pelo marco da invenção da escrita: a construção da sociedade moderna. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; RODRIGUES, A. J.; ZANON, Marilena. A variação da variedade do livro didático. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Butti, Cassiano;TURAZZA, J. S.. Implícitos culturais no português brasileiro: um estudo sobre o léxico da afetividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Filosofia Letras e Artes) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; FERREIRA, Luiz Antonio; SELLAN, Aparecida Regina Borges. Léxico e Produção textual: retrospectivas e perspectivas para uma abordagem de coerência local/global. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; GUIMARÃES, Elisa; MARQUESI, Sueli Cristina. Léxico e Leitura em dois tempos de produção de um mesmo texto escrito: as fábulas em discussão. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; SELLAN, Aparecida Regina Borges. O léxico: a criatividade e o processamento cognitivo no (re)desenhar o novo com o veljo. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Um novo olhar sobre as orações. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; GUIMARÃES, Doroti M. Esquemas Textuais do Dissertativo. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Numeral é Numeral?. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; MARQUESI, Sueli Cristina; GUIMARÃES, Elisa. Ensino de Leitura em Aulas de Língua Portuguesa: Uma contribuição metodológica para o 4º ciclo de ensino fundamental. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. A REDE FERROVIÁRIA E A EXPANSÃO URBANA DA SÃO PAULO ORIENTAL: ESTUDO ONOMÁSTICO CONTRASTIVO. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral; SANTOS, Irenilde Pereira dos. ESTUDO GEOLINGÜÍSTICO DE ASPECTOS SEMÂNTICO-LEXICAIS NO MUNICÍPIO DE ILHABELA. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Banca Examinadora Cargo de Professor Efetivo de Língua Portuguesa. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
TURAZZA, J. S.; NETTO, W. F.; MAGALHAES, E. D.; GUEDES, M.; BRAGA, R. C. G.; CARVALHINHOS, P. de J.. Professor Doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. 2008. Universidade de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; MAGALHAES, E. D.; GUEDES, M.; SEABRA, M. C. T. C.; NETTO, W. F.. Concurso de Toponimia. 2005. Universidade de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Parecer de mérito sobre solicitação de apoio à pesquisa - edital do Plano de Incentivo a Pesquisa da PUC-SP (PIPEq). 2015. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado:Estratégias motivadoras para o ensino da leitura. 2015. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; Silvestre, Magali Aparecida; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da. Banca de Qualificação de Mestrado: Leitura significativa de texto escrito- travessias entre conhecimentos lexicais e conhecimentos textuais. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DIAS, A. R. F.;TURAZZA, J. S.; DIAS, P. P.. Banca de Qualificação de Mestrado: Virilidade entre a palavra e o texto - contribuições para o estudo da homossexualidade. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DIAS, P. P.; SIQUEIRA, J. H. S.;TURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado: Ensino-aprendizagem da leitura do texto escrito pela escrita de leituras - uma contribuição para a reconstrução da prática de docência. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Banca de Qualificação de Doutorado: A construção da identidade do brasileiro por narrativas da História: desvios de sentidos entre as projeções e realizações - os significados da "independência" no século XVIII. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RODRIGUES, A. J.;TURAZZA, J. S.; ZANON, Marilena. Banca de Qualificação de Mestrado: A variação na variedade do livro didático. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVA, Raquel Rocha da; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi;TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Banca examinadora da Dissertação de Mestrado. 2011. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado - "A Leitura Significativa pela Transformação da Forma Vocabular em Palavra qualificação". 2010. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado - " Leitura Significativa: a força da palavra na reconstrução dos conhecimentos do produtor lelitor. 2010. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; ZANON, Marilena; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa. Banca de Qualificação de Mestrado "Prdução textual e conhecimentos prévios do professor". 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da;TURAZZA, J. S.; BRITO, Regina Helena Pires de. Banca de Qualificação de Mestrado A construção da opinião jornalística em texto da seção "Veja Essa" - Revista Veja. 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; BARASNEVICIUS, A. N. R.. Banca de Qualificação de Mestrado "Os recursos léxico-gramaticais e os processos de produção do discurso jornalístico". 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALMA, Dieli VesaroTURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado - membro convidado - "Referênciação por Estratégias Anafóricas: A Progressão Referencial em Textos de Oplinião". 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado - "Sociedade e Cultura: a Transmudação da Palavra no Espaço da Notícia-Publicitária". 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi;TURAZZA, J. S.; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Banca de Qualificação de Mestrado. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; CORREA, L. P.; CASABRANDE, N dos Santos. Banca de Qualificação "As palavras e a imagem na construção do discurso publicitário: o espetáculo de produtos. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; PAVANELLO, Vera; NOGUEIRA JR. José Everaldo. Banca de Qualificação de Mestrado "Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; GUIMARÃES, Elisa; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha. Banca de Qualificação de Mestrado "O ensino de gêneros na Proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.; SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da; SELLAN, Aparecida Regina Borges. Banca de Qualificação de Mestrado "Um estudo grafemático das letras "g" e "j" em português". 2006. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TURAZZA, J. S.. Banca de Qualificação de Mestrado MEEL - Universidade Federal de Mato Grosso. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Variedade léxico-gramatical em livros didáticos; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
O Léxico e os Procesos de Alfabetização; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
Expressões Idiomáticas e Identidade Cultural; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
Leitra Significativa: léxico e processos de interpretação; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
A construção da identidade do brasileiro por narrativas da História: desvios de sentidos entre as projeções e realizações - os significados da "independência" no século XVIII; Início: 2011; Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
A LEITURA DO TEXTO ESCRITO PELA ESCRITA DE LEITORES:uma abordagem da prática de leitura em sala de aula; 2015; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A LEITURA SIGNIFICATIVA DO TEXTO ESCRITO:Recursos léxico-gramaticais no espaço do ensino-aprendizagem na educação formal; 2015; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Virilidade Travestida:Protótipo e Estereótipo da Representação Travesti; 2015; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA SIGNIFICATIVA DO TEXTO ESCRITO: uma abordagem entre o passado e o presente; 2014; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
PROGRAMA LER E ESCREVER: ANALISE DE UMA PROPOSTA OFICIAL PARA O TRATAMENTO DA LEITURA; 2012; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
LÉXICO E IDENTIDADE: AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DO POVO BRASILEIRO; 2012; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A LEITURA PELA TRANSFORMAÇÃO DA FORMA VOCABULAR EM PALAVRAS; 2012; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O Léxico e os Processos de Produção de Sentidos para uma leitura significativa: uma fábula e suas versões em três tempos; 2011; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Leitura Significativa: a força da Palavra na reconstrução dos Conhecimentos do produtor leitor; 2010; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Sociedade e Cultura: a Transmudação da Palavra no Espaço da Norícia-Publicitária; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
As palavrasimagem na construçao do texto da propaganda: modos de fazer por modos de dizer; 2008; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Léxico e identidade Lingüística: formaçao do vocabulário do portuguêrs-brasileiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O ensino da palavra escrita pela aprendizagem de historias: o conto popular; 2008; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Pronomes: uma classe de palavras léxico-gramaticais em retrospectiva e perspectiva; 2007; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Léxico e Cognição: as representações de mundo por meio de designações infantis; 2007; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O léxico no século XVI: um estudo do idioma brasileiro; 2006; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A palavra na construção de versões de mundo pelo ato da leitura; 2006; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Fraseologia; 2006; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa Lato Sensu Extensão) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A Re-Construção da Palavra pela Leitura da Escrita Significativa: Matriz para o ensino de redação; 2005; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O Vocabulário no contexto do ensino-aprendizagem da leitura da escrita: exploração de dificuldades para propor facilidades; 2004; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O léxico: a criatividade e o processamento cognitivo no (re)desenhar o novo com o velho; 2004; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Léxico e leitura em dois tempos de produção de um mesmo texto escrito: as fábulas em discussão; 2004; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Léxico e produção textual: retrospectiva e perspectiva para uma abordagem de coerência local-global; 2004; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A palavra-imagem nos gestos de leitura: os quadrinhos em discussão; 2003; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A força do Argumento: o uso da palavra nos processos de representação; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O movimento da palavra no fluxo da construção de sentidos: o percurso ensino-aprendizagem em discussão; 2002; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A Leitura pela Dinâmica da Renovação de Conteúdos Vocabulares: caminhos para redimensionamento do ensino dos processos de produção textual; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O fazer no dizer o mundo pelas palavras: a narrativa de história em discussão; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A palavra na Dimensão da terminologia e na Produção da Conhecimento: a leitura do Texto de Biologia em discussão; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A preposição: um estudo léxico-gramatical em Língua POrtuguesa; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Coesão Lexical: reflexões e perspectivas; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Um procedimento de leitura de textos na área de História a partir de relevâncias lexicais: processos de reconstrução e de representação do homem negro brasileiro; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Relevâncias lexicais e formações discursivas; Monteiro Lobato em discussão; ; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Pedagogia léxico-gramatical; 2010; Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A presença da identidade lingüística do brasil(eiro) nodiscurso literário do século XIX; 2006; Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Léxico, Discurso e Identidade Cultural: das Margens ao Interior do Brasil(eiro); 2004; Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Colocação de Pronomes Clíticos: entre as normas autorizadas pelo uso e as regras prescritas pela gramática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O Gerúndio em Língua Portuguesa: Um estudo entre o Passado e o Presente; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A Palavra e a Compreensão dos Sentidos: um estudo da significação lexical; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Elaboração de textos com a utilização de recursos sintáticos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Estrangeirismo: uma inovação na Língua Portuguesa na Revista Cláudia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Seletividade lexical e produção textual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
As peculiaridades morfossintáticas do MSN; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Aspectos da gramática de Tesniére: uma possibilidade de enino de gramática de língua materna; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Seletividader Lexical e Produção Textual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Outras Palavras: Neologismo em Caetano Veloso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
O estrangeirismo (anglicismo) como processo de neologismo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A criação neológica: um estudo da composição de Caetano Veloso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A argumentação em textos sobre tendências de moda; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Ambiguidade e construção de sentidos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A organização textual e as metáforas em textos descritivos de moda; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Estudo do discurso persuasivo escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Lexicologia - uma área a ser compreendida; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
A informatividade e os conhecimentos prévios: estratégias para a prática textual discursiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Vozes do tempo e vozes sociais circunscritas nos enunciados de pára-choques de caminhão; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
"As cobras": uma leitura de quadrinhos; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jeni Silva Turazza;
Produções bibliográficas
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . Educação linguística e repertórios culturais da sociedade contemporânea. Via Litterae , v. 3, p. 61-80, 2011.
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Ensino-Aprendizagem de PLE Para Crianças e Jovens Chineses: Proposta de Capacitação Docente. Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE , v. 1, p. 25-34, 2011.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . Indeterminação, Intertextualidade, Pensar Figurado e Educação Linguística. Via Litterae , v. 1, p. 23-43, 2009.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . Leitura:A Arte da Interpretação. UEG em Revista , v. 1, p. 13-30, 2007.
-
TURAZZA, J. S. . Alguns fundamentos sobre o ensino da leitura: os vocábulos "ensinar" "aprender" no espaço das didáticas e/ou metodologias propostas para as práticas de leitura. UEG em Revista , Quirinópolis, v. 2, p. 204-214, 2005.
-
TURAZZA, J. S. . Estratégias de Produção Lexical: nominalização e designação em Língua Portuguesa. Humanitas Ffch, São Paulo, p. 165-167, 1998.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Ideologia: marcas textuais. Revista Internacional de Semiológica e Lingüística, p. 317-380, 1996.
-
TURAZZA, J. S. . Estratégias para o Ensino da Coerência Textual: Um Relato Resumido de uma Experiência de Ensino de Redação no 2º Grau. Linha D'Água, v. 8, p. 47-59, 1993.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro (Org.) . Educação Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre algumas questões. 1. ed. SÃO PAULO: Terracota Editora, 2014. v. 1. 196p .
-
TURAZZA, J. S. ; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa ; L., F. L. ; MARQUESI, Sueli Cristina . LÍNGUA PORTUGUESA PESQUISA E ENSINO. sÃO pAULO: EDUC E FAPESP, 2007. 73-92p .
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Criatividade. 2. ed. São Paulo: Annablume Editora, Comunicação, 2005. v. 1. 220p .
-
TURAZZA, J. S. . O Verbo: uma abordagem Léxico semântica. São Paulo: Annablume, 2001.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Criatividade. São Paulo: Plêiade, 1996.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . Educação Linguística: reinterpretações do ensino-aprendizagem por novas práticas pedagógicas. In: Turazza, J.S. e Palma V. Dieli. (Org.). Educação Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre algumas questões. 1ed.SÃO PAULO: Terracota Editora, 2014, v. 1, p. 23-61.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro . Educação Linguística e o Livro Didático. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). íngua Portuguesa e Lusofonia. 1ed.SÃO PAULO: EDUC ?IP-PUC-SP, 2014, v. 1, p. 309-327.
-
TURAZZA, J. S. . Formação de professores e interdisciplinaridade. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa - aspectos linguísticos, culturais e identitários. 1ed.São Paulo: EDUC, 2012, v. , p. 145-164.
-
TURAZZA, J. S. . Leitura: relações de saber com o saber. In: Leda Correa; Antonio Ponciano Bezerra, Denize Porto Cardoso.. (Org.). O texto em perspectiva. 129ed.Aracaju - Sergipe: UFS, 2009, v. 01, p. 01-113.
-
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro ; NOGUEIRA JR. José Everaldo . Educação Lingüística e Desafios na Formação do Professor. In: Neusa Maria O. Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: Lusofonia, Memória e Diversidade Cultural. São Paulo: EDUC (no prelo), 2008, v. , p. -.
-
TURAZZA, J. S. ; CORREA, L. P. . A Problemática dos Grupos Fraseológicos na Construção de Dicionários de Equivalência. In: Neusa Maria Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: Lusofonia, Memória e Diversidade Cultural. São Paulo: EDUC, 2008, v. 01, p. 275-286.
-
TURAZZA, J. S. . O lexico na pesquisa e no ensino. In: Neusa Maria Bastos; Leonor Lopes Fávero; Sueli Marquesi. (Org.). Língua Portuguesa Pesquisa e Ensino. São Paulo: EDUC FAPESP, 2007, v. 01, p. 73-92.
-
TURAZZA, J. S. . O dicionário de suas funções. In: Bastos, Neusa Barbosa. (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: Educ, 2002, v. 01, p. 153-171.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico em Língua de Interface: Dificuldades de Aquisição do Vocabulário. In: Regina Célia P. da Silveira. (Org.). Português Lingua Estrangeira: Perspectiva. São Paulo: Cortez, 1996, v. , p. 93-117.
-
TURAZZA, J. S. . Modelos em Lexicologia: a construção do Conceito e da Definição. In: XLIX Seminário do GEL, 2001, Marília. Anais do XLIX Seminário do Gel.
-
TURAZZA, J. S. . Processos de Ressemantização das Designações. In: III Encontro Nacional do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2001, Rio Grande do Sul, 2001.
-
TURAZZA, J. S. . Estudos lexicológicos, lexicográficos e terminológicos: tipos de campos lexicais. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2000, São Paulo, 2001.
-
TURAZZA, J. S. . Reflexões Lexicológicas, Lexicográficas e Terminológicas: paradigmas de criatividade. In: XLVII Seminário do GEL, 1999, Bauru. Anais do XLVII Seminário do Gel, 1999.
-
TURAZZA, J. S. . Nomear e Designar: processos de mobilização da palavra e de dinamização no texto. In: XXVII Seminário do GEL, 1999, Bauru. Anais do XXVII Seminário do GEL, 1999. p. 118-125.
-
TURAZZA, J. S. . Um Exame da Importância da Noção de Relevância em Itens Lexicais Enunciados. In: Cadernos de Resumos do I Encontro Internacional de Línguas e Culturas Lusófonas, 1995, Buenos Aires - Argentina, 1995. p. 45.
-
TURAZZA, J. S. . Da Palavra ao Texto / Do Texto à Palavra. In: I ELLA - Estudos Lingüísticos de Assis, 1994, Assis. Anais do I ELLA, 1994. p. 328-324.
-
TURAZZA, J. S. . O Ensino do Vocabulário pela Textualidade Discursiva da Norma Literária. In: XVL Seminário GEL, 1994, São Paulo. Anais do XVL Seminário do GEL, 1994. p. 1423-1429.
-
TURAZZA, J. S. . Ideologia e Produtividade Lexical. In: XXIV Seminário do GEL, 1994, São Paulo. Anais do XXIV, 1994. p. 617-624.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Textualidade: A Seletividade Lexical e o Critério da Situacionalidade. In: CELLIP, 1994, Curitiba. Anais do CELLIP, 1994. p. 624-629.
-
TURAZZA, J. S. . Relações Sêmicas. In: XXXVII Seminário do GEL, 1990, Franca. Anais do XXXVII Seminário do GEL, 1990. p. 818-825.
-
TURAZZA, J. S. . Nome x Verbo. In: XXXII Seminário do GEL, 1987, Campinas. Anais do XXXIII Seminário do Gel, 1987. p. 452-458.
-
TURAZZA, J. S. . Um Exame da Relações Intra-Lexicais em Verbos que Predicam a Mudança de Situação por Deliberação do Sujeito. In: XXXII Seminário do GEL, 1986, Lins. XXXII Seminário do GEL, 1986. p. 368-372.
-
TURAZZA, J. S. . Relações Inter-Lexicais em Verbos de Movimento Corporal. In: XXIX Seminário do GEL, 1985, São José dos Campos. Anais do XXIX Seminário do GEL, 1985. p. 340-346.
-
TURAZZA, J. S. . Semas Intra-Lexicais e o Verbo em Português. In: XXVIII Seminário do GEL, 1983, Bauru. Anais do XXVIII Seminário do GEL, 1983. p. 111-117.
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F . Lexicologia e sas contribuições para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. In: ABRALIN em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras, 2012, Aracaju. Matizes de linguagem: diálogos em interação, 2012. p. 132-133.
-
LOPES, Lucia Helena F ; TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Pedagogia Léxico-Gramatical em Ateliê de Leitura: proposta para professores de Ensino Médio. In: ABRALIN em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras, 2012, Aracaju. Matizes de linguagem: diálogos em interação, 2012. p. 176-176.
-
TURAZZA, J. S. . Recorte Temático - O dicionário monolíngue no contexto do plurilinguismo e/ou multilinguismo. In: ABRALIN em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras, 2012, Aracaju. Matizes de linguagem: diálogos em interação, 2012. p. 184-185.
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Dicionário da idioma português língua estrangeira (DIPLE): considerações sobre sua constituição. In: X Congresso Internacional do SIPLE, 2013, Salvador. Caderno de Resumos do XCONSIPLE. Salvador: UFBA, 2013. v. 1. p. 40-41.
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . Português Língua Estrangeira: a equivalência léxica interlinguística na produção lexicográfica. In: 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP, 2012, SÃO PAULO. 14º CONGRESSO IP, 2012.
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F . A leitura entre a arte e a ciência: perspectivas para o ensino-aprendizagem da língua escrita. In: II Seminário Regional Integrado de Pesquisas das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro, 2012, Ituiutaba. Caderno de Resumos nº 2, 2012. p. 23-23.
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . Ensino e aprendizagem de PLE para crianças e jovens chineses: proposta de capacitação docente. In: IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - Especialidades Emergentes de Português Língua Estrangeira no Brasil e Exterior: Processos de inserção de português além fronteiras, ensino e aquisição, 2010, BRASILIA. IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2010.
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . DIPLE - Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira: fundamentos, metodologia e critérios para construção da macroestrutura. In: 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP, 2010, SÃO PAULO. 13º CONGRESSO IP, 2010.
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . Construção de dicionário para o ensino-aprendizagem de PLE: seleção e organização das entrada. In: Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro, 2009, rIO DE jANEIRO. Caderno de Resumos, 2009.
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . Produtividade lexical por empréstimos. In: 12º Congresso Brasileiro de Lingua Portuguesa 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2008. 12º cONGRESSO DO IP.
-
TURAZZA, J. S. ; BASTOS, Neusa Oliveira Barbosa ; PALMA, Dieli Vesaro . A formação de professores e a Educação Lingüística - entre o passado e o presente, propostas.. In: I CONGRESSO NACIONAL DAS LICENCIATURAS: CIÊNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, 2007, São Paulo. Livro de Resumos do I Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Editora Mackenzie, 2007.
-
TURAZZA, J. S. . A educação lingüística e seus desafios. In: 11º Congresso brasileiro de língua portuguesa - 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2006, São Paulo. 11º Anais do Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2006.
-
TURAZZA, J. S. . A fraseologia em línguas de interface cultural. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: Circulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguisticos, 2006. v. X. p. 15-15.
-
TURAZZA, J. S. ; CORREA, L. P. . Etapas de elaboração de dicionário de equivalência portuguêsbrasileiro/espanhol rioplatense. In: Seminário da Sociedade Internacional e Português Língua Estrangeira - SIPLE, 2006, Salvador. A institucionalização do português como língua estrangeira: estágio atual e projeções. Salvador: S Victor Gráfica, 2006. v. 1. p. 36-36.
-
TURAZZA, J. S. . O registro de identidade cultural nas lexias complexas. In: 11º Congresso brasileiro de língua portuguesa - 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2006, São Paulo. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portugesa, 2006.
-
TURAZZA, J. S. . O vocabulário em discursos pedagógicos. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFIL, 2005. v. IX.
-
TURAZZA, J. S. . Dicionário de Equivalência entre Línguas de Interface Cultural. In: Seminário Anual da SIPLE, 2005, São Carlos. Dimensões teórico-práticas e institucionais das experiências de ensinar e aprender português como língua estrangeira, 2005. p. 5-5.
-
TURAZZA, J. S. . Lexicografia: subsídios para a elaboração de dicionários - O vocabulário do discurso pedagógico. In: V ENCONTRO INTERMEDIA´RIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL, 2005, LONDRINA. Caderno de Programações e Resumos. Londrina: UEL. p. 34-34.
-
TURAZZA, J. S. . O vocabulário do discurso pedagógico. In: V Encontro Intermediário de GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2005, Londrina. V Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Anpoll - Caderno de Programação e Resumos. Londrina: UEL, 2005. v. 01. p. 34-34.
-
TURAZZA, J. S. . Vocabulário em Discursos Pedagógicos. In: 53º Seminário do GEL Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2005, São Carlos. 53º Seminário do GEL Grupo de Estudos Lingusiticos do Estado de São Paulo Universidade Federal de São Carlos Resumos das Mesas-Redondas e Conferências. São Carlos: Mercado das Letras Ufscar Unicamp, 2005. v. 01. p. 61-61.
-
TURAZZA, J. S. . O vocabulário do idioma português na confluência de diferenças e semelhanças com o do espanhol rio-platense. In: Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP - 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Educ, 2004. v. 1. p. 141-141.
-
TURAZZA, J. S. . A reconstrução da palavra no fluxo dos processos de dialogia. In: Seminário do GEL, 2004, Campinas. 52º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2004. v. 1. p. 243-244.
-
TURAZZA, J. S. . O léxico pela ruptura de franteiras unidisciplinares. In: XIX Encontro Nacional da ANPOLL, 2004, Maceió. Ciência para o Brasil e a área de Letras e Lingüística - Boletim Informativo nº 32. Maceió, 2004. v. 1. p. 234-234.
-
TURAZZA, J. S. . Processos de produção de Definições. In: Livro de Resumos do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia., 2001, Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e lingüísticos, 2001. p. 115-116.
-
TURAZZA, J. S. . As funções do Dicionário e o Ensino dos Processos de Produção Textual. In: Caderno de resumos do Iº Congresso Internacional: Todas as Letras - Língua e Literatura, 2001, São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001. p. 95.
-
TURAZZA, J. S. . Do Léxico à Produção de Sentidos. In: Cadernos de Resumos do XLVII Seminários do GEL, 2000, Assis, 2000. p. 47.
-
TURAZZA, J. S. . O papel da Parassinonímia no Processo de Ensino-Aprendizagem do Léxico. In: CArdenos de Resumos do XLVIII Seimnários do GEL, 2000, Assis, 2000. p. 64.
-
TURAZZA, J. S. . O Dicionário e suas Funções. In: IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: Círculo Fluminense de Estudos de Filologia e Lingüística, 2000, Rio de Janeiro, 2000. p. 120.
-
TURAZZA, J. S. . A Palavra no espaço do Dicionário e da Produção Textual. In: Caderno de Resumos do 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguessa, 2000, São Paulo. Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapiential/ PUC, 2000. p. 29.
-
TURAZZA, J. S. . A criatividade Lexical e o Sentido Institucionalizado pelo uso: uma retomada do discurso léxico gráfico de Aurélio B. de Holanda. In: XV Encontro Nacional da AMPOLL: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, 2000, Niteroi, 2000. p. 49.
-
TURAZZA, J. S. . Designações e Estratégias de Produção Lexical. In: XXIIº Congrès international de linguístique et Philologie romanes, 1998, Bruxellas, 1995.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Línguas de Interface. In: XIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - AMPOLL, 1998, Campinas. Unicamp, 1998.
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Coesão Textual. In: XI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 1996, Caxambu. AMPOLL, 1996.
-
TURAZZA, J. S. . Recortes Lexicais e Visão de Mundo: um estudo da tessitura sêmica de conteúdos vocabulares. In: Caderno de Resumos do II Encontro da TEssitura Sêmica de Conteúdos Vocabulares, 1996, Argentina. Biblioteca Nacional de Buenos Aires, 1996. p. 51.
-
TURAZZA, J. S. . O Verbo e o Nome: uma abordagem Sintático-Semântica. In: Resumes del Congresso Internacional La Gramatica: Modelos, Enseñanza, Historia, 1996.
-
TURAZZA, J. S. . Recortes Lingüísticos e Redes Lexicais. In: IX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 1994, Caxambu. AMPOLL, 1994.
-
TURAZZA, J. S. . Organização de Áreas Semânticas pelo Recorte Lingüístico. In: 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993, Recife. Resumos da 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993.
-
TURAZZA, J. S. . Estratégias para o Ensino do Léxico. In: VII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 1992, Porto Alegre. AMPOLL, 1992.
-
TURAZZA, J. S. . Estratégia de Produção Lexical: nominalização e designação em Língua Portuguesa. In: I Colóquio Cuna Brasil de terminologia: léxico, cultura y desarollo, 1988, Havana, 1988.
-
TURAZZA, J. S. . O Verbo e o Ensino-Aprendizagem de Língua Materna. In: Resumos da 38º Reunião Anual da SBPC, 1986, São Paulo. Universidade Federal de Curitiba, 1986. p. 227.
-
TURAZZA, J. S. . O Verbo na Dinâmica Textual. In: Resumos da 37ª Reunião Anual da SBPC, 1985, Minas Gerais. UFMG, 1985. p. 167.
-
TURAZZA, J. S. . Aspectos da Estrutura Lexical do Verbo em Português. In: 36ª Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo. USP, 1984. p. 221.
-
TURAZZA, J. S. . Semas Intra-Lexicais e o Verbo em Português. In: Caderno de Resumos do XXVII Seminário do Gel, 1984, Batatais, 1984.
-
TURAZZA, J. S. . Proposta Didática para o Ensino da Leitura do Texto Escrito e Escrita de Leituras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . A cultura brasileira no ensino de PLE: uma abordagem lexicultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira (DIPLE): Considerações sobre sua Constituição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Português Lingua Estrangeira: a equivalência léxica interlinguisticia na produção lexicográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA: A EQUIVALÊNCIA LÉXICA INTERLINGUISTICA NA PRODUÇÃO LEXICOGRÁFICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Lexicultura: fundamentos para a construção do DIPLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. ; CORREA, L. P. . Definições vocabulares e exemplário em Dicionário com Equivalência (DIPLE): uma relação necessária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Dicionário do Português Brasileiro: Língua Estrangeira - fundamentos, metofdologia e critérios para construção da macroestrutura: Turazza, JS e Butti. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . DIPLE ? DICIONÁRIO DO IDIOMA PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIA E CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO DA MACROESTRUTURA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . Ensino-Aprendizagem de PLE Para Crianças e Jovens Chineses: Proposta de Capacitação Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . Construção de dicionário para o ensino-aprendizagem de Ple: seleção e organização de entradas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . Pedagogia lexical: ensino-aprendizagem de língua materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TURAZZA, J. S. . Mesa de Abertura: III Colóquio de Estudos sobre Leitura, Escrita e Ensino em Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . Oficina de Trabalho - Dimensão 2B: Política para Pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . Mesa-Redonda: O ensino da Língua Portuguesa através de texto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TURAZZA, J. S. . Dicionário de equivalência português brasileiro e espanhol rio-platense (DIPLE): uma contribuição para o ensino de PLE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . Mesa de Comunicação do XI Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . A leitura de textos escritos: relações de poder com o poder. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra "Formação do Professor de Língua Materna e Educação Linguística. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra "A leitura e a arte da interpretação". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Mesa Redonda: A formação de professores e a educação lingusitica - entre o passado e o presente, propostas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TURAZZA, J. S. . A Importância da Pesquisa no Direito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra na Semana de Administração de Empresas 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra: Propaganda - uma visão histórica-ideológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra "A palavra encarnada". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra "A palavra encarnada". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Mesa Redonda 2 Línguas do Mercosul: Dificuldades para a construção de um Dicionário de equivalência - português brasileiro e espanhol rio-platense - e para o ensino-aprendizagem de línguas de interface cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra: Léxico e ensino de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Estrutura e Funcionamento da Iniciação Científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Palestra: A importância da pesquisa no Direito - metodologia e regras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . O caráter Multifuncional da Palavra no sistema e no discurso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . A Palavra Encarnada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Identidade e Cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TURAZZA, J. S. . A importância da Palavra na Produção Textual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . O Léxico pela Ruptura de Fronteiras Unidisciplinares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Identidade Cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURAZZA, J. S. . O vocabulário do idioma Português na confluência de diferenças e semelhanças com o do espanhol rio-platense (Comunicação Coordenada: o sistema lexical e a variação da ordenação vocabular em línguas de interface cultural). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . Relato de Experiências sobre práticas de leitura em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . Aprendizagem de Leitura: desafios e perspectivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TURAZZA, J. S. . A Reconstrução da Palavra no Fluxo dos Processos de Dialogia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TURAZZA, J. S. . Linguagem e História. Sergipe, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TURAZZA, J. S. . Anais 17º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP. São Paulo: PUC/SP-FAP-CEPE-PIBIC, 2008 (Organização).
-
TURAZZA, J. S. . Anais do 16º Encontro Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ/CEPE/PUC-SP. São Paulo: EDUC, 2007 (Organização).
-
TURAZZA, J. S. ; DIAS, P. P. . Apresentação do livro: Textos diversos e de prosas também. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TURAZZA, J. S. . Anais do 15º Encontro Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ/CEPE/PUC-SP. São Paulo: PUC/SP, 2006 (Organização).
-
TURAZZA, J. S. . Léxico e Marcos Culturais. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TURAZZA, J. S. . 15º Encontro Iniciação Científica PUC-SP, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TURAZZA, J. S. . Artigos de Pesquisas Premiadas - 13º Encontro de Iniciação Científica do PIBIC/CNPQ/CEPE/PUC-SP. São Paulo: Laboratório de Linguagem e Informática da Faculdade de Comunicação e Filosofia/PUC-SP, 2005 (Organização).
-
TURAZZA, J. S. . ANAIS do 14º Encontro de Iniciação Científica do PIBIC/CNPQ/CEPE/PUC-SP. São Paulo: Laboratório de Linguagem e Informática da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP, 2005 (Organização).
-
TURAZZA, J. S. . Anais 14º Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
TURAZZA, J. S. ; Garcia, Carlos Marcelo ; Gilvilla, Fernando ; Dourado, Luis Fernandes ; Carneiro, Maria Esperança Fernandes ; Sandes, Noé Freire ; Rezende, Ricardo Caetano ; Neto, Wenceslau Gonçalves . UEG em revista v. 1 nº3. 2007.
TURAZZA, J. S. . Potencialidades e Fragilidades na Fragilidade da Pesquisa na PUCSP. 2006.
TURAZZA, J. S. . Consultoria Departamento de Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação. 2006.
TURAZZA, J. S. . Edital do Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP (PIPEq). 2015.
TURAZZA, J. S. . Projeto: Conhecimento Linguístico no Livro Didático de Língua Portuguesa e diferentes abordagens Metodológicas. 2009.
TURAZZA, J. S. . Proposta de Reforma Curricular do Curso de Ciências Contábeis da PUC/SP. 2009.
TURAZZA, J. S. . Ampliação do internato: Curso de Medicina - PUC/SP. 2009.
TURAZZA, J. S. . Projeto Pedagógico de criação de curso superior de tecnologia em locução. 2009.
TURAZZA, J. S. . Projeto: Ensino de Língua Portuguesa: a leitura no contexto do Ensino Fundamental. 2009.
TURAZZA, J. S. . Estudo fonético-fonológico e segmental e supra-segmental das vogais nasais prétônicas, tônicas e póstônicas e suas junturas internas e externas. 2009.
TURAZZA, J. S. . O ensino de Língua Portuguesa no século XIX. 2009.
TURAZZA, J. S. . A ironia na Crônica de Arnaldo Jabor. 2009.
TURAZZA, J. S. . Discurso, Texto e Cultura em Crônicas Nacionais. 2009.
TURAZZA, J. S. . Parecer sobre Regulação de Atividades Pedagógicas dos Cursos da PUCSP. 2008.
TURAZZA, J. S. . Parecerista do XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2007.
TURAZZA, J. S. . Relatório Técnico de Banca de Correção Redação/Língua Portuguesa. 2006.
TURAZZA, J. S. . Parecerista no X Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2006.
TURAZZA, J. S. . Relatorio de Atividades da Comissão de Pesquisa - 2005. 2006.
TURAZZA, J. S. . Política de Pesquisa/ CEPE/PUC-SP. 2006.
TURAZZA, J. S. . Coordenação de correção do Vestibular Unificado PUC/SP2007. 2006.
TURAZZA, J. S. . Coordenação da Banca de Redação Língua Portuguesa. 2006.
TURAZZA, J. S. . Projeto de Pesquisa de Capacitação Docente: Doutorado. 2005.
TURAZZA, J. S. . Artigos na área de Lexicologia, Terminologia. 2005.
TURAZZA, J. S. . Parecerista - Revista da Universidade Estadual de Goiás. 2005.
TURAZZA, J. S. . Análise técnica de projetos de grupos de pesquisa para certificação de líderes e cadastro junto ao CNPQ. 2005.
TURAZZA, J. S. . Concepção, estrutura e funcionamento do Departamento como área epistemológica. 2005.
TURAZZA, J. S. . Projeto de Departamentalização. 2005.
TURAZZA, J. S. . Relatório da Banca de Correção de Redação/Língua Portuguesa. 2004.
TURAZZA, J. S. . Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado no Exterior. 2004.
TURAZZA, J. S. . Relatório Tecnico de Correção de Vestibulares. 2003.
TURAZZA, J. S. ; PALMA, Dieli Vesaro ; GERALDINI, Serpa Alexandra Fogli Serpa ; GARCIA, Ana Luiza Marcondes ; LESSA, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SILVA, Maria Aparecida Caltabiona Magalhães Borges ; JUNQUEIRA, Maria Aparecida ; QUEVEDO, Angelia Gouveia ; POMPILIO, Berenice Wanderley . Parâmetros para uma Matriz de Formação de Professores na PUCSP: uma reinterpretação do ensino à luz da nova legislação. 2002.
TURAZZA, J. S. . Revista Estudos Lingüísticos do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de são Paulo. 2002.
TURAZZA, J. S. . Relatório da Banca de Correção de Redação/Língua Portuguesa. 2002.
TURAZZA, J. S. . Reforma Curricular do Curso de Social - Habilitação: Jormalismo da Comunicação Filosofia da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUCSP. 2001.
TURAZZA, J. S. . Implantação do Projeto Labooratório de Produção Textual: Redação e Leitura. 1999.
TURAZZA, J. S. ; FRANCO, Maria Ignez Salgado de Mello ; GONÇALVES, Eliana ; PINTO, Marcia Mathias ; MARINELI, Vera Lúcia ; WEICHTORDT, Victoria Claire . Proposta de Diretrizes Curriculares para o Curso de Secretário Executivo Bilíngüe. 1999.
TURAZZA, J. S. . Reforma Curricular do Curso de Filosofia da Faculdade de Comunição e Filosofia da PUCSP. 1999.
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F . A prátia de docência de Língua Portuguesa: orientações para o ensino-aprendizagem significativo de textos escritos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F . A produção de textos-discursos: produções escolares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. ; LOPES, Lucia Helena F . A prátia de docência de Língua Portuguesa: orientações para o ensino-aprendizagem significativo de textos escritos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático).
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. ; LOPES, Lucia Helena F . A produção de textos-discursos: produções escolares. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
TURAZZA, J. S. . Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURAZZA, J. S. . Oficina de Resolução de Problemas Gramaticais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURAZZA, J. S. . Gêneros Acadêmicos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
TURAZZA, J. S. ; LOPES, Lucia Helena F ; Butti, Cassiano . Produção Textual-Discursiva no Espaço Escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F ; TURAZZA, J. S. . Educação Lingüística: Contribuições para Interpretação de Práticas de Produções Textuais-Discursivas nos Ensinos Fundamental e Médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . O ensino-aprendizagem de PLE para crianças e adolescentes falantes de chinês: propostas para uma pedagogia léxico-gramatical.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Butti, Cassiano ; LOPES, Lucia Helena F ; TURAZZA, J. S. . Educação Lingüística e Transdisciplinaridade: a Leitura e a Produção Escrita no Espaço Escolar.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURAZZA, J. S. ; Butti, Cassiano . QUIZ G1 Lingua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - instrucional).
TURAZZA, J. S. . Oficina: O papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Butti, Cassiano ; TURAZZA, J. S. . Boletim do DIPLE. 2009. (Editoração/Outra).
TURAZZA, J. S. . O desenvolvimento humano e a formação como açoão educativa. A escola e o conhecimento por tema Educação para a Paz. 2008. (Parecerista do Projeto de Cátedra Joel Martins do Programa Unitiwin y de Cátedra UNESCO).
TURAZZA, J. S. . Minicurso: História em quadrinhos: o uso de recursos artísticos e a construção da cultura de massa.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURAZZA, J. S. . Especialização em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Alfabetização. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TURAZZA, J. S. . Oficina: A escrita da leitura pela leitura da escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURAZZA, J. S. . Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Alfabetização. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TURAZZA, J. S. . Pesquisa: tecnologias e Gestão Social. 2006. (15º Anais Encontro Iniciação Científica PUC - SP).
TURAZZA, J. S. . O texto na sala de aula: desafiando os limites da leitura decodificadora. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
DIPLE ? Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira: fase 2, Descrição: Trata-se da extensão do projeto DIPLE, cujo propósito, nesta fase, visa à expansão da base em português dessa obra lexicográfica, por meio da construção de quatro versões distintas, de modo a atender às necessidades de ensino-aprendizagem do português brasileiro como língua estrangeira para falantes do espanhol, francês, inglês e italiano. Neste momento o projeto se tornou interdepartamental (PUC-SP) e interinstitucional (Unesp-Araraquara, Unesp-SJRP e USP), por congregar pesquisadores especialistas nas línguas estrangeiras a serem privilegiadas neste momento. Assim, para o cumprimento dos objetivos, estão previstas as seguintes etapas: 1) inserção de equivalentes funcionais em espanhol, francês, inglês e italiano na microestrutura da base semasiológica em português; 2) construção da base onomasiológica na direção língua estrangeira-português; 3) adaptação da base em português, com vistas a minimizar possíveis dificuldades de compreensão interlinguística e intercultural por parte dos consulentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador / Cassiano Butti - Integrante.
-
2007 - 2015
DIPLE ? Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira: fase 1, Descrição: Projeto situado na área da Lexicografia, fundamentado em princípios e pressupostos da Lexicologia, com foco na Lexicultura, tem por objetivo a produção do DIPLE ? Dicionário do Idioma Português como Língua Estrangeira. Este produto lexicográfico deverá funcionar como material de apoio para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, na sua variedade brasileira, por usuários falantes de outras línguas. Toda a base em língua portuguesa, incluindo os elementos da macroestrutura, da microestrutura e do sistema de remissivas, está sendo elaborada por equipe lexicográfica, coordenada por professores do Departamento de Português da PUC-SP. Entre os anos de 2009 e 2010 este dicionário esteve inserido em um projeto maior, de caráter interinstitucional (PUC-SP, UFS e UnB, cf. Ofício CAPES/DPB nº 782/2009), voltado para as Políticas Linguísticas ligadas ao Mercosul. As orientações de pronúncia, transcritas na microestrutura do DIPLE, serão revisadas por equipe de pesquisadores da UFS. (A redação da base foi concluída e passa por fase de revisão).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador / Lêda Pires Correa - Integrante / Lucia Helena Ferreira Lopes - Integrante / Nivia Torini - Integrante / Cassiano Butti - Integrante / Regina Célia Gomes Pereira - Integrante / Adriana Menezes Felisbino - Integrante / Nilma Alves Pedrosa - Integrante / Rosemeire Moreira Leite - Integrante.
-
2006 - Atual
Lexicologia: Processos de Textualização e de Ressemantização do Vocabulário do Idioma Brasileiro, Descrição: Fundamentado em pressupostos da Lingüística Textual de vertente sócio-cognitivo-interativa, numa interface com princípios da Lexicologia, o projeto tematiza os processos de produção textual-discursiva formalizados em língua escrita, de sorte a contemplar a prática da leitura do texto escrito e dos escritos de leitura. O seu objetivo geral é facilitar o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivo pelo domínio do repertório cultural ? formas léxico-gramaticais, tipos de segmentos textuais, de gêneros do discurso, atos de fala, estilos...- atribuindo relevo às formas léxico gramaticais e às estratégias de seletividade como recursos que respondem pelo investimento lingüístico do texto-processo, convertendo-o em texto-produto. A leitura, por esta perspectiva, -e focalizada como prática discursiva que tem o texto-produto como ponto de partida e o texto-processo como ponto de chegada. Postula-se ser o vocabulário, elemento fundador e, portanto, mediador dos processos que respondem pela textualização, na medida em que o léxico formaliza, em língua, conhecimentos lingüísticos representados por textos coesos e coerentes. Tem-se por hipótese que as palavras não vão vazias para o texto, visto carregarem consigo sentidos intelectualizados que, arquivados na memória coletiva facultam o uso de estratégias de projeções de sentidos, de criação de hipóteses de leitura e as inferências necessárias para a produção de sentidos. O problema se configura pela necessidade de construir um espaço-teórico-metodológico para o tratamento adequado do léxico na dimensão dos estudos textuais-discursivos, de sorte a resgatar a sua função nos quadros dos estudos da Lingüística Contemporânea. Focalizado pelos lingüistas da língua de acordo com parâmetros descritivos da gramática do sistema, deixou-se de compreendê-lo como dado complementar que não se reduz à gramática; razão pela qual, gramática e dicionário são produções distintas, embora não se excluam. A metodologia está configurada por proced. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador / Cassiano Butti - Integrante / Eunice Aparecida de Aguiar Alonso - Integrante / Maria de Fátima de Santana - Integrante / Wagner Santos Araújo - Integrante / Nanci Rodrigues Gomes Correa - Integrante / Eunice Martins Morra - Integrante / Ana Silva Ferreira - Integrante.
-
2005 - Atual
Estudo do Vocabulário do Português Brasileiro para o ensino de PLE, Descrição: Projeto situado na área da Lexicografia, fundamentado em princípios e pressupostos da Lexicultura ? focaliza o léxico como recorte designativo de conhecimentos de mundo perspectivizados pela diversidade cultural de sorte a facultar estudos sobre identidade cultural. Esses recortes designativos, formalizados pelo vocabulário, implicam modelos de organização e estruturação desses conhecimentos, como significado(s) dessas mesmas formas vocabulares. O objetivo é contribuir com estudos voltados para o ensino do idioma brasileiro para falantes não nativos.Os resultados obtidos do tratamento dispensado Ás investigações sobre tais conteúdos, expandidos sobre a forma de predicação analítica, confrontados com o vocabulário do espanhol/rio-platense facultaram a elaboração de um subprojeto: o DIPLE. O propósito está orientado para a produção de um Dicionário do Português Brasileiro para funcionar como material de apoio, visando ao ensino proficiente do Português Brasileiro para Estrangeiros. Assim, esse sub-projeto apresentado e discutido em eventos científicos como SIPLE: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, no momento, está voltado para a construção de um Dicionário de Equivalências entre o vocabulário do Português brasileiro e do Espanhol rio-platense. A sua produção está sendo desenvolvida por equipe da PUC/SP e equipe da Universidade Federal de Sergipe ? Aracaju. O objetivo, ao operar com equivalências entre o vocabulário dos dois idiomas é, por um lado, facultar a aprendizagem proficiente pelo falante não nativo e, por outro lado, marcar as diferenças entre formas vocabulares semelhantes cujos conteúdos se diferenciam em razão de recortes culturais distintos (falsos cognatos), ou mesmo diferenças entre o uso de formas sufixais, por exemplo,cuja conclusão está prevista para 2012. Ressaltam-se; a)etapas já concluídas desse sub-projeto; seleção de entradas de verbetes pelo critério de freqüência, tendo por parâmetro a norma Standard desse idioma, compree. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador / Cassiano Butti - Integrante / Suzana Ramalho Furtado - Integrante / Eunice Martins Morra - Integrante.
-
2005 - Atual
GP: Lexicologia, Lexigrafia e Terminologia, Descrição: Exame de modelos teóricos, métodos e técnicas de produção de dicionários terminológicos e vocabulários especializados monolingues, bilingues e multilingues. Estudo dos processos de conceituar e de definir. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2004 - Atual
DIPLE Dicionário do Português Brasileiro-equivalência com espanhol rio-platense, Descrição: estudos que, situados na área da lexicografia, visam à produção de um Dicionário de Equivalências entre o Português Brasileiro e o Espanhol Rio-Platense, fundamentado em pressupostos da lexicultura, de sorte a favorecer procedimentos analíticos de conteúdos que, configurados pelos significados da base vocabular das designações de alta freqüência do idioma português, possibilitam a construção de definições analíticas, quanto às suas singularidades inscritas na pluralidade de registros socioletais do português brasileiro. Tais definições, confrontadas àquelas do vocabulário geral do espanhol rio-platense, desenham pontos de similaridade e de diversidade entre os dois idiomas e contribuem para a compreensão dos processos de focalização por meio dos quais esses povos da América Latina designam suas representações de conhecimentos de mundo, no fluxo de suas vivências históricas. As similaridades são identificadas nos elementos lingüísticos desses sistemas lexicais que funcionam para garantir a estruturação das formas vocabulares; as diversidades são decorrentes da seleção diferenciada desses mesmos elementos, bem como de construções que implicam produções de expressões nominais (açougue ou casa de carne X carniceria) e, mais especificamente prefixos e afixos, que respondem pela estruturação de tais elementos formais (odontologista X odontólogo). Assim sendo e embora a pesquisa tenha como objetivo a produção de obra de caráter tecnológico, visto que os dicionários são produtos de processos de lexicalização e funcionam como meios para a produção discursiva-textual, o produto dessa investigação reflete no corpo das equivalências tratadas, que tais idiomas não se qualificam como estrangeiros, mas como interface cultural. Nesse sentido, o Dicionário de Equivalências, busca aliar as vantagens dos dicionários monolingües e dos bilíngües, estabelecendo entre ambos uma ponte, na medida em que poderá funcionar, em razão do seu modelo de organização: a) para estudantes dos Ensinos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador / Lêda Pires Correa - Integrante / Lucia Helena Ferreira Lopes - Integrante / Nivia Torini - Integrante / Cassiano Butti - Integrante / Regina Célia Gomes Pereira - Integrante / Daniele Oliveira do Anjos - Integrante / Manuela Oliveira de Jesus - Integrante / Ezequiel Santos Oliveira - Integrante / Adriana Menezes Felisbino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
-
2003 - 2005
Expressões idiomáticas e marcos culturais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (15) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2002 - Atual
A Formação do Vocabulário da Língua Portuguesa: empréstimos lexicais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
1999 - 2001
O vocabulário do campo da Biologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
1998 - 2000
Criatividade Lexical e Textualização: designações nominais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
1995 - 1997
Campos Lexicais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2000 - Atual
Laboratório de Produção Textual: Leitura e Redação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2000 - Atual
Laboratório de Produção Textual: Leitura e Redação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2000 - Atual
Laboratório de Produção Textual: Leitura e Redação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2000 - Atual
Laboratório de Produção Textual: Leitura e Redação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
-
2000 - Atual
Laboratório de Produção Textual: Leitura e Redação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Jeni Silva Turazza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708217, Fax: (11) 36708530, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Coordenadora do Programa de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte. - Membro da Comissão de Bolsa e Pesquisa da Pós-Graduação PUC-SP - Membro da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado PUC-SP -Membro da Câmara Pós-Graduação e Pesquisa PUC-SP - Membro do Conselho Departamental da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte PUC-SP - Membro do Conselho do Departamanto de Português da FFCLA -PUC-SP
1988 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas 1º semestre 2009: Aquisição - vocabulário e leitura Disciplinas ministradas 2º semestre 2009: Da Palavra ao Texto Disciplinas ministradas 1º semestre 2010: Coesão Lexical Disciplinas ministradas 2º semestre 2010: Lexicultura Disciplinas ministradas 1º semestre 2012: Coerência e Coesão Léxico-gramatical e Aquisição de Vocabulário e Leitura Disciplinas ministradas 1º semestre 2015: Texto e Discurso: Vertentes Teórico-Metodológicas Disciplinas ministradas 1º semestre 2015:Lexicultura e Produção Textual Discursiva Disciplinas ministradas 2º semestre 2015: Da Palavra ao Texto
2010 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Vice-coordenadora do Programa de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.
Atividades
-
02/2014
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Léxico: Institucionalização e Criatividade
-
08/2011
Direção e administração, Programa de Estudos Pós Graduados Em Língua Portuguesa, .,Cargo ou função, Vice-Coordeanador do Programa de Pós-Graduação em Lìngua Portuguesa.
-
01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós Graduados Em Língua Portuguesa, Programa de Estudos Pós Graduados Em Língua Portuguesa.,Atividade realizada, Memrbo da Comissão de bolsas CAPES/CNPq.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Parecerista de projetos de outros Departamentos da COMFIL.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Parecerista de Programas de Ensino do Curso de Letras.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro de banca de concurso de promoção aos quadros da carreira docência da COMFIL/PUC.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro do Conselho Científico.
-
01/1994
Ensino, Língua Portuguesa Lato Sensu Extensão, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe do Português
-
08/1993
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coesão-Coerência Lexical, Da Palavra ao Texto, Lexicultura, A gramática e suas teorias, Coesão Lexical, Introdução à Lexicologia, Léxico: Institucionalização e Criatividade, Lexicologia: Semântica Lexical e Semântica Textual, Morfologia: Processos de Formação Lexical
-
01/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa.,Linhas de pesquisa
-
02/1988
Ensino, Faculdade de Com. e Filos. Depart. Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística do Português: morfologia, sintaxe e semântica, Língua Portuguesa: redação e leitura, Laboratório de Produção Textual, Estudos Individuais: TCC
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Obras Fundamentais: Kristeva, J. História da Linguagem.
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura: fundamento e ensino
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coesão Lexical
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Lato /Sensu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gramática: fundamentos e ensino
-
08/2009 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, .,Cargo ou função, Membro do Conselho.
-
08/2002 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Dotação de Bolsas CNPQ e CAPES.
-
08/2000 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental da COMFIL, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do CD/COMFIL - PUC/SP.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro do Conselho Departamental da Faculdade de Filosofia e Comunicação.
-
11/2004 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Presidência da Comissão de Pesquisa do CEPE.
-
11/2004 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Coordenação do Comitê de Certificação, Cadastramento e Acompanhamento de Grupos de Pesquisa.
-
08/2004 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional.
-
01/1997
Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa.
-
02/1997 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu e Língua Portuguesa.
-
03/1994 - 12/2009
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão, Cogeae.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso.
-
08/1998 - 08/2009
Direção e administração, Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão, Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Língua Portuguesa.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro de bancas de Seleção de professores substitutos.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Letras da Faculdade de Comunicação e Filosofia: Curso - Letras.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro de Grupo de Estudos da Reforma do Cruso de Letras: Licenciamento e Bacharelado.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Chefe do Departamento de Português.
-
08/1999 - 08/2002
Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português.,Cargo ou função, Chefe de departamento de Português.
-
01/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenador de Seminários de Doutorado (I e II): obras fundamentais para estudos lingüísticos.
-
02/2000 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Reformulação do Projeto original do curso de Pós-Graduação e Língua Portuguesa: Lato-Sensu.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Implantação do Projeto.
-
01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Parecerista de reforma de cursos da COMFIL: Filosofia e Jornalismo.
-
01/1993
Ensino, Faculdade de Com. e Filos. Depart. Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Produção Textual, Lingüística do Português: morfologia, sintaxe e semântica, Redação e Leitura
-
02/1997 - 02/1998
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Programa.
-
01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Seleção de Alunos (mestrado e doutorado) da Pós-Graduação em Língua Portuguesa.
-
01/1992
Ensino, Faculdade de Com. e Filos. Depart. Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expresão Verbal: Redação - Linguagem Publicitária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jeni Silva Turazza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?