André Quintão de Almeida

Engenheiro Florestal, professor da Universidade Federal de Sergipe. Trabalha com técnicas de Sensoriamento Remoto aplicadas em florestas. Atualmente, vem realizando pesquisas com Fotogrametria Aérea Digital (Digital Aerial Photogrammetric - DAP), ajustando modelos indiretos de estimativa de características da floresta, como AGB, altura e o DAP de árvores, dentre outras variáveis de interesse.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)

2008 - 2012

Universidade Federal de Viçosa
Título: Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com Eucalipto e pastagem no leste de Minas Gerais
Aristides Ribeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia Ambiental

2005 - 2007

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Influência do desmatamento na disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do córrego do Galo, Domingos Martins, ES.,Ano de Obtenção: 2007
Alexandre Rosa dos Santos.

Graduação em Engenharia Florestal

2000 - 2005

Universidade Federal do Espírito Santo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Veículos Aéreos Não Tripulados. (Carga horária: 60h). , INSTITUO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, IQUALI, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à modelagem de biomassa e outras propriedades de ecossistemas a. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2011 - 2011

Estatística: aplicações no software R. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Course on modeling the soil-water-plant-atmosphere. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2004 - 2004

Atualização Florestal. (Carga horária: 32h). , Instituto Ambiental Vale do Rio Doce, IAVRD, Brasil.

2003 - 2003

Tratamento de Madeira Substituição de Seiva Ou Tra. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em I Curso de Iniciação Ao Auto Cad 2000. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Educação Ambiental e Agenda 21. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Uso Múltiplo de Ecossistemas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Legislação Ambiental. , Núcleo de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis de Castelo, NEAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Hidrologia Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. Modelos de estimativa de biomassa aérea utilizando dados RapidEye para a Floresta Nacional do Tapajós-PA. 2017. (Congresso).

Florestas Sustentáveis. 2016. (Encontro).

CONBEP. Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicados. 2015. (Congresso).

XXX ERBOT MG/ES/BA.Climatologia do Espírito Santo - A que tipo de clima os ecossistemas do ES estão influenciados. 2010. (Encontro).

33 Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal. Engenharia Florestal: De onde viemos? Para onde vamos?. 2003. (Congresso).

8 Congresso Florestal Brasileiro. Benefícios, Produtos e Serviços da Floresta: Oportunidades e Desafios do Século XXI. 2003. (Congresso).

Georeferenciamento Aplicado ao Sistema Público de Registro de Terras.Seminário Interestadual. 2003. (Seminário).

Por uma Terra sem Males.1 Simpósio Nacional do Meio Ambiente. 2002. (Simpósio).

Sementes Florestais.Ciclo de Palestras. 2002. (Outra).

Unidades de Conservação da Natureza.Ciclo de Palestras. 2002. (Outra).

31 Congresso Brasileiro de Estudantes de Eng. Florestal. Congresso Brasileiro. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Weslei Almeida Santos

Almeida, André Quintão. Estimativa de biomassa aérea de uma bacia da costa leste do Nordeste do Brasil com imagens de média resolução espacial. 2020. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Karina Ribeiro da Silva

Almeida, André Quintão. Avaliação da qualidade da água de uma microbacia hidrográfica rural dos tabuleiros costeiros do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ytallo Rafaell Teixeira de Albuquerque

Almeida, André Quintão. REGIONALIZAÇÃO DE VAZÕES MÍNIMAS, MÉDIAS E MÁXIMAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU - BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jéssica Ferreira Lima

Almeida, André Quintão. Modelagem da interceptação da precipitação pluvial de uma remanescente de Mata Atlântica de uma bacia hidrográfica do Tabuleiro Costeiro Sergipano. 2018. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Anny Francielly Ataide Gonçalves

Almeida, André Quintão. Estimação de características dendrométricas para floresta estacional semidecidual submontana com o uso de dados oli e srtm. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Diogo dos Santos Gonçalves Bahia

Almeida, André Quintão. Determinação de áreas succetiveis à inundação no município de Aracaju-SE. 2017. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: José Murilo Farias Bomfim

Almeida, André Quintão. Pegada hídrica e desempenho econômico da cultura do coentro no agreste sergipano. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Robson Batista dos Santos

Almeida, André Quintão. Impactos das mudanças climáticase do uso da terra nas perdas de solo da bacia hidrográfica do rio Piauitinga-SE. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: CARLOS MAGNO MOREIRA DE OLIVEIRA

Almeida, André Quintão. Dinâmica espectral e comparativa de duas áreas de floresta no Norte de Minas Gerais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Idamar da Silva Lima

Almeida, André Quintão. Parâmetros físico-hídricos do solo, lixiviação de nutrientes e produção de biomassa do girassol em argissolo amarelo tratado com biocarvão. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Andréia Hollunder Klippel

Almeida, André Quintão. Uso da terra e balanço de água em unidades hidrológicas edafoclimaticamente distintas no Rio Grande do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: André Luis Lima Batista Sales

Almeida, André Quintão. Atuação dos órgãos ambientais na fiscalização dos danos aos recursos hídricos e peca predatória no estado de Sergipe. 2015. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Lucivânia Rodrigues Lima

Almeida, André Quintão. Viabilidade econômica do sistema consorciado palma-sorgo em condições irrigadas no semiário Pernambucano. 2015. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Vitor Hugo Breda Barbosa

Almeida, André Quintão. Modelagem hidrológica em microbacias de eucalipto e pastagem no Alto Rio Doce. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Jean Nonato Ribeiro dos Santos

Almeida, André Quintão. CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLOS TRATADOS COM BIOSSÓLIDOS E SEU EFEITO NO CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas). 2014. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Camila Santos da Cruz

Almeida, André Quintão. Avaliação da pegada hídrica verde e azul da cultura do coco anão verde. 2014. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Roberto Diego Bezerra dos Santos

Almeida, André Quintão. Análise da cobertura florestal em áreas desmatadas através de plataformas orbitais na Amazônia Ocidental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jeangelis Silva Santos

Almeida, André Quintão. PREDIÇÃO E PROJEÇÃO DO CRESCIMENTO E DA PRODUÇÃO DE PLANTIOS DE EUCALIPTO POR MEIO DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS DE MÉDIA RESOLUÇÃO ESPACIAL. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rodolfo Marcondes Silva Souza

Almeida, André Quintão. Sazonalidade de chuva e dos fluxos de energia, água e carbono em áreas de Caatinga e pastage no semiárido Pernambucano. 2017. Tese (Doutorado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciano Roncetti Pimenta

Almeida, André Quintão; RIBEIRO, Aristides;XAVIER, A. C.. ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DO EUCALIPTO PARA O BRASIL E ESTIMATIVA DA PRODUTIVIDADE POTENCIAL PARA A REGIÃO SUL. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Aline Santana de Oliveira

Almeida, André Quintão. Propagação clonal de eucalipto em ambiente protegido por estufis: produção, ecofisiologia e modelgame do crescimento das miniestacas. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Ana Carolina Cavalcante de Lima

Almeida, André Quintão. Modelagem hidrológica e hidrodinâmica para cenários de cheias na bacia do rio Jacuipe-AL/PE. 2020.

Aluno: Luciano Roncetti Pimenta

RIBEIRO, Aristides;XAVIER, A. C.Almeida, André Quintão. Estimativa da vazão com redes neurais artificiais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcela de Luna Freire Duarte

Almeida, André Q. de. Produção de água e simulação de cenários conservacionistas na bcia hidrográfica do rio Sergipe. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luana Brito Lima

Almeida, André Quintão. Uso e ocupação da terra no perímetro irrigado Jacaré-Curituba-SE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Camilo Rafael Pereira Brandão

Almeida, André Quintão. Contabilização da pega hídrica azul, verde e cinza da rizicultura no perímetro irrigado do betume-SE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Almeida, André Quintão. Avaliação dos efeitos das alterações de uso e cobertura da terra sobre o regime hidrológico da bacia do rio Ipanema. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Karina Ribeiro da Silva

Almeida, André Quintão. aVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E CARACTERIZAÇÃO DO SEDIMENTO DE UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA EM SÃO CRISTÓVÃO-SE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Helber Gualberto da Silva

Almeida, André Quintão. USO DO BIOCARVÃO EM SOLOS TROPICAIS CULTIVADOS COM MILHO (Zea mays L.). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Igor Santos Silva

Almeida, André Quintão. Análise dos parâmetros de qualidade de água do Rio Vaza Barris por meio da análise de componentes principais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Diego Araujo Oliveira Silva

Almeida, André Quintão. valoração dos serviços ecossitemicos do uso do solo no semiárido sergipano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ytallo Rafaell Teixeira de Albuquerque

Almeida, André Quintão. Determinação da curva-chave e separação do escoamento da bacia hidrográfica do rio Piautinga-SE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Eliane dos Santos da Silva

Almeida, André Quintão. Estimativa da pegada hídrica e condições de saúde dos irrigantes da bacia hidrográfica do rio Piaui-SE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: MARIA IZABELA MATOS SANTOS

Almeida, André Quintão. Simulação de cenários de mudanças climáticas na bacia do rio Japaratuba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Cássio Filipe Vieira Martins

Almeida, André Quintão. Modelagem da batimetria do estuário do rio Poxim-SE com auxílio de dados do sensor OLI do satélite landsat 08. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Diogo dos Santos Gonçalves Bahia

Almeida, André Quintão. Riscos associados às inundações na área urbana do município de Aracaju-Sergipe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: DANELLE CHAVES FIGUEIREDO DE SOUZA

Almeida, André Quintão. Reaproveitamento de resíduos orgânicos na forma de biocarvão: efeitos no solo e na plantas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Idamar da Silva Lima

Almeida, André Q. de; GONZAGA, M. I. S.. Efeito de aplicação de biocarvão na capacidade de retenção da água no solo, eficiência no uso da água, lixiviação e produtividade da cultura do milho. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Robson Batista dos Santos

Almeida, André Quintão. Modelagem do potencial de perdas de solos na bacia hidrográfica do rio Piautinga, Sergipe. 2015.

Aluno: Rodolfo Rafael Andrade de Matos

Almeida, André Quintão. Estimativa dos componentes da pegada hidrica da producao de batata-doce da Pocao da Ribeira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Helber Gualberto da Silva

Almeida, André Quintão. USO DO BIOCARVAO EM SOLOS TROPICAIS CULTIVADOS COM MILHO(Zea mays L.). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Camila Santos da Cruz

Almeida, André Quintão. Modelagem da Pegada Hidrica de Culturas Irrigadas na Regiao do Baixo Sao Francisco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ana Carolina Oliveira

Almeida, André Quintão. Análise de outorga de direto de uso de recursos hídricos na sub-bacia hidrográfica do rio Jacarecica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de recursos hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luciano Costa Macêdo

Almeida, André Quintão. Cenários dos corpos d'água no rio Jacarecica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de recursos hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Luiza Carlos Souza Silva

Almeida, André Quintão. Multiplos usos das águas da bacia do rio Jacarecica-SE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de recursos hídricos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Fernando de Jesus Santos

Almeida, André Quintão. Dinâmica da produção de serapilheira em um fragmento de Mata Atlântica da região de Tabuleiro Costeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Franciane dos Santos

Almeida, André Quintão. Avaliação da emissão e sequestro de carbono na UFS, campus São Cristóvão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: THAMYRES DIAS DA SILVA LEÃO

Almeida, André Quintão. Ajuste de modelos para estimativa do diâmetro de copa em área de Mata Atlântica no município de Laranjeiras, SE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Fernanda Santana

Almeida, André Quintão. Variabilidade espacial de atributos dendrométricos de um remanescente florestal de Caatinga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Severino Almeida

Almeida, André Quintão. Dinâmica do Sorgo no cultivo de vazante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Valdeany Núbia de Souza

Almeida, André Q. de; LIMA, A. L. A.; MELO, A. L.. Fenologia e síndrome de dispersão de espécies lenhosas em um fragmento de Mata Serrana, Triunfio, Pernambuco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Lucivânia Rodrigues Lima

Almeida, André Quintão; MELO, A. L.. Fisionomia e dinâmica espaço-temporal do estádio de plântulas de espécies lenhosas da caatinga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Karina Martins Barros

ALMEIDA, A. Q.; BARROS, K. M.. Georreferenciamento dos pontos de lançamento de esgoto e estimativa de sua vazão, no perímetro urbano de Serra Talhada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Geraldo Angelo Vassoler

SANTOS, Alexandre Rosa dosALMEIDA, A. Q.. Implementação de um sistema de informações georeferênciado (GEOUFES) utilizando bibliotecas de sofware livres em java. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Helio Carreço de Almeida Junior

ALMEIDA, A. Q.SANTOS, Alexandre Rosa dos. Evolução da fragmentação de mata no município de Santa Maria de Jetibá.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Almeida, André Quintão. Professor substituto. 2017. Universidade Federal de Sergipe.

LIMA, C. L. C.; LEITE, M. L.;Almeida, André Quintão. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DE 3 GRAU NA ÁREA DE AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

Almeida, André Quintão. Professor temporário da área de Topografia. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

FERNANDO PALHA LEITE

RIBEIRO, A.;LEITE, F. P.BARROS, N. F.; MONTEIRO, W. C.; XAVIER, A. C.. Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem noleste de Minas Gerais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Welliam Chaves Monteiro da Silva

RIBEIRO, A.; BARROS, N. F.; XAVIER, A. C.; LEITE, F. P.;SILVA, W. C. M.. Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem no Leste de Minas Gerais. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Mariano Pereira Silva

RIBEIRO, A.SILVA, M. P.; SDEIDLE NETO, A. J.; Pruski, F. F.; CECILIO, R. A.. Disponibilidade hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem degradada na bacia hidrográfica do rio Doce. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Antonio José Steidle Neto

RIBEIRO, AristidesSTEIDLE NETO, Antonio José; CECILIO, R. A.; SILVA, M. P.; PRUSKI, F. F.. Disponibilidade hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem degradada na bacia hidrográfica do rio Doce. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa.

Alexandre Rosa dos Santos

ALMEIDA, André Quintão deSANTOS, A. R.; CHACALTANA, J. T. A.;RIBEIRO, Aristides. Influência do Desmatamento na Disponibilidade Hídrica da Bacia Hidrográfica do Córrego do Galo, ES. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

FERNANDO FALCO PRUSKI

RIBEIRO, A.PRUSKI, F. F.; SILVA, M. P.; STEIDLE NETO, A. J.;CECÍLIO, Roberto Avelino. Disponibilidade hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem degradada na bacia hidrográfica do rio Doce. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aristides Ribeiro

SANTOS, Alexandre Rosa dos; CHACALTANA, Júlio Tomás Aquije;RIBEIRO, Aristides. Influência do desmatamento na disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do Córrego do Galo, Domingos Martins, ES. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aristides Ribeiro

RIBEIRO, AristidesBARROS, Nairam Félix deXAVIER, Alexandre CândidoLEITE, Fernando Palha; SILVA, Wellian Chaves Monteiro. Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem no Leste de Minas Gerais. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Alexandre Cândido Xavier

XAVIER, A. C.Leite, F.P.; Barros, N.F.;Monteiro, W.C.RIBEIRO, A.. Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem no Leste de Minas Gerais. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Roberto Avelino Cecílio

RIBEIRO, AristidesPRUSKI, Fernando FalcoSILVA, Mariano Pereira daSTEIDLE NETO, Antônio JoséCECÍLIO, Roberto Avelino. Disponibilidade hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem degradada na bacia hidrográfica do rio Doce. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karen Ariadne Leite Santos

Modelagem SWAT; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Karina Milagres Neves

Estimativa de biomassa LiDAR; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Josieli Santos Conceição

Coleta e processamento de dados derivados de Aeronave Remotamente Pìlotada; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Igor Vieira Leite

Inventário florestal com sensoriamento remoto; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

JOAO PEDRO SANTOS ANDRADE

Efeito de diferentes dose de N na produtividade de Milho Zea mays L; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Weslei Almeida Santos

Estimativa de biomassa aérea de uma bacia da costa leste do Nordeste do Brasil com imagens de média resolução espacial; 2020; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Ytallo Rafaell Teixeira de Albuquerque

REGIONALIZAÇÃO DE VAZÕES MÍNIMAS, MÉDIAS E MÁXIMAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU - BA; 2019; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Anny Francielly Ataide Gonçalves

Estimação de características dendrométricas para floresta estacional semidecidual submontana com o uso de dados oli e srtm; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: André Quintão de Almeida;

Jéssica Ferreira Lima

Modelagem da interceptação da precipitação pluvial de uma remanescente de Mata Atlântica de uma bacia hidrográfica do Tabuleiro Costeiro Sergipano; 2018; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Quintão de Almeida;

Anderson de Almeida Santos

MODELAGEM DA INTERCEPTAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA DA BACIA DO RIO POXIM, SÃO CRISTÓVÃO-SE; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Cássio Filipe Vieira Martins

Modelagem da batimetria do estuário do rio Sergipe; 2017; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: André Quintão de Almeida;

Lucia Catherinne Oliveira Santos

USOS CONSUNTIVOS DA ÁGUA E SUAS INFLUÊNCIAS NA VAZÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Coorientador: André Quintão de Almeida;

Robson Batista dos Santos

Impactos das mudanças climáticase do uso da terra nas perdas de solo da bacia hidrográfica do rio Piauitinga-SE; 2016; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: André Quintão de Almeida;

Lucivânia Rodrigues Lima

Viabilidade econômica do sistema consorciado palma-sorgo em condições irrigadas no semiário Pernambucano; 2015; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Quintão de Almeida;

Vitor Hugo Breda Barbosa

Modelagem hidrológica em microbacias de eucalipto e pastagem no Alto Rio Doce; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Quintão de Almeida;

Márcia Rodrigues de Moura Fernandes

ESTIMATIVA DE VARIÁVEIS DENDROMÉTRICAS COM BASE EM DADOS DO SENSOR SENTINEL 2 NA CAATINGA DE SERGIPE; 2018; Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Coorientador: André Quintão de Almeida;

Darlan Teles da Silva

AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL EM MDT OBTIDOS POR ARP EM UMA ÁREA RURAL DA UFS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Fabiana da Silva dos Santos

MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE ALTURA DE ÁRVORES EM ÁREA URBANA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Fernando de Jesus Santos

Dinâmica da produção de serapilheira em um fragmento de Mata Atlântica da região de Tabuleiro Costeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Jadson Ferreira da Cruz

MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO ATUAL DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE SERGIPE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Weslei Almeida Santos

MAPEAMENTO E DIAGNOSTICO DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DE CAATINGA DO ESTADO DE SERGIPE ATRAVÉS DE IMAGENS RAPIDEYE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Melquisedeque Bezerra da Silva

Variação sazonal do perfil batimétrico e abiótico da Barragem do Jazigo, Serra Talhada, PE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: André Quintão de Almeida;

Marcos Vinicius de Souza Chaves

Modelagem do balanço hídrico na microbacia da região de Tabuleiro Costeiro do Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Igor Vieira Leite

Caracterização estrutural de um fragmento de Mata Atlântica: estudo de caso com geotecnologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Bruno Javier Carôzo Arze

Mapeamento do uso e cobertura da terra no semiárido Sergipano; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Mariana Dias Meneses

Análise da qualidade da água de uma bacia da região de Tabuleiros Costeiros; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Fabiana da Silva dos Santos

Partição da precipitação pluvial em uma microbacia hidrográfica da região do tabuleiro costeiro SE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Weslei Almeida Santos

Mapeamento dos remanescentes florestais de Caatinga no semiárido de Sergipe; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Jadson Ferreira da Cruz

Diagnóstico da paisagem dos remanescentes florestais de Caatinga no semiárido de Sergipe; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Weslei Almeida Santos

Mapeamento dos remanescentes florestais de Caatinga no semiárido de Sergipe; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Jadson Ferreira da Cruz

Diagnóstico da paisagem dos remanescentes florestais de Caatinga no semiárido de Sergipe; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

JOSE ILMAR TINEL DE CARVALHO JUNIOR

Avaliação de técnicas de classificação automática de imagens RapidEye na bacia do rio Piauítinga-SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Weslei Almeida Santos

Conflito de uso da terra nas áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do rio Piauítinga-SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Jadson Ferreira da Cruz

Mapeamento dos remanescentes florestais de Mata Atlântica da bacia hidrográfica do rio Piauítinga-SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: André Quintão de Almeida;

Wanderssom Ferreira Saraiva

Boletim de informações agrometeorológicas das regiões do Sertão e do São Francisco Pernambucano; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: André Quintão de Almeida;

Carlos Tiago Amâncio Rodrigues

Mapeamento dos remanescentes florestais e das áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do rio Pajeú - PE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Quintão de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Rosa dos Santos

Influência do Desmatamento na Disponibilidade Hídrica da Bacia Hidrográfica do Córrego do Galo, ES; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória; Orientador: Alexandre Rosa dos Santos;

FERNANDO FALCO PRUSKI

Dinâmica hídrica em microbacias com eucalipto e pastagem no Leste de Minas Gerais; 2012; Tese (Doutorado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fernando Falco Pruski;

José Eduardo Macedo Pezzopane

Dinâmica hídrica em microbacias cultivadas com eucalipto e pastagem no Leste de Minas Gerais; 2012; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Eduardo Macedo Pezzopane;

Aristides Ribeiro

Mudanças de uso da terra devido à expansão de culturas bioenergéticas: impactos sobre o ciclo hidrológico; ; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aristides Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. T. ; Almeida, André Quintão ; SOUZA, R. M. S. . PRECIPITAÇÃO ESTIMADA POR SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTADO DE SERGIPE. NATIVA , v. 8, p. 198, 2020.

  • FERNANDES, M. ; FERNANDES, M. R. M. ; GARCIA, J. ; MATRICARD, E. A. T. ; Almeida, André Quintão ; PINTO, A. S. ; MENEZES, R. ; SILVA, A. J. ; LIMA, A. H. S. . Assessment of land use and land cover changes and valuation of carbon stocks in the Sergipe semiarid region, Brazil: 1992-2030. LAND USE POLICY , v. 99, p. 104795, 2020.

  • PEREIRA, D. R. ; FICHER, K. N. ; OLIVEIRA, J. ; ULIANA, E. M. ; Almeida, André Quintão . Assessment of digital elevation models to obtain morphometric characteristics in relief transition region. Revista Ambiente e Agua , v. 14, p. 1, 2019.

  • GONZAGA, M. I. S. ; GONZAGA, D. C. S. ; Almeida, André Quintão ; MACKOWIAK, C. ; LIMA, I. S. ; SANTOS, J. C. J. ; ANDRADE, R. S. . Nitrogen and phosphorus uptake efficiency in Indian mustard cultivated during three growth cycles in a copper contaminated soil treated with biochar. CIÊNCIA RURAL , v. 49, p. e20170592, 2019.

  • FRANCIELE, A. A. ; FERNANDES, M. R. M. ; SILVA, J. P. M. ; SILVA, Gilson Fernandes da ; Almeida, André Quintão ; CORDEIRO, N. G. ; SILVA, L. D. C. ; SCOLFORO, J. R. S. . Wood Volume Estimation in a Semidecidual Seasonal Forest Using MSI and SRTM Data. FLORAM , v. 26, p. e20180379, 2019.

  • SOARES, TÁSSIA FERNANDA SANTOS NERI ; LIMA, IDAMAR DA SILVA ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; GONZAGA, MARIA ISIDORIA DA SILVA ; FIALHO, CAMILA ANDRADE ; GOMES, INGRID LUCIANA RODRIGUES ; MASSARANDUBA, WENDEL DE MELO . Substrates Formulated with Biochar for Seedling Production of Moringa oleifera Lam.. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 515, 2019.

  • OLIVEIRA, R. ; Almeida, André Quintão ; SANTOS, W. A. . ESTIMATIVAS DE PERDAS DE SOLO POR EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIAUITINGA-SE. ANUÁRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (UFRJ. IMPRESSO) , v. 42, p. 672-681, 2019.

  • CARVALHO JUNIOR, J. I. T. ; GONZAGA, M. I. S. ; Almeida, André Quintão ; ARAUJO, J. ; SANTOS, L. C. O. . Type and quantity of biochar influenced soil microbial activity and carbon priming effect. Semina-Ciencias Agrarias , v. 40, p. 1405-1415, 2019.

  • Almeida, André Quintão ; RIBEIRO, Aristides ; LEITE, F. P. ; SOUZA, R. M. S. ; GONZAGA, M. I. S. ; SANTOS, W. A. . Water Balance in a Tropical Eucalyptus plantations in the Doce River Basin, Eastern Brazil. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 209-217, 2019.

  • FICHER, K. N. ; PEREIRA, D. R. ; Almeida, André Quintão ; OLIVEIRA, J. . Water Basin Delimitation in a Relief Transition Region. FLORAM , v. 26, p. e20171010,, 2019.

  • GONZAGA, MARIA ISIDORIA SILVA ; MACKOWIAK, CHERYL ; DE ALMEIDA, ANDRE QUINTAO ; DE CARVALHO JUNIOR, JOSE ILMAR TINEL ; ANDRADE, KAIRON ROCHA . Positive and negative effects of biochar from coconut husks, orange bagasse and pine wood chips on maize ( Zea mays L.) growth and nutrition. CATENA , v. 162, p. 414-420, 2018.

  • SOUZA, DANYELLE CHAVES FIGUEIREDO DE ; LIMA, IDAMAR DA SILVA ; SANTANA, JÚLIO APARECIDO ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; GONZAGA, MARIA ISIDÓRIA DA SILVA ; SANTANA, JESSICA FERREIRA . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia sp.) PARA O ESTADO DE SERGIPE. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 12, p. 2338-2347, 2018.

  • OLIVEIRA, CARLOS MAGNO MOREIRA DE ; DELGADO, Rafael Coll ; ARAÚJO, EMANUEL JOSÉ GOMES DE ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; ROSA, THAIS CRISTIAN ; OLIVEIRA JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO DE . MODELO 3-PG NA PREVISÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE ÁREAS PARA PLANTIOS COMERCIAIS DE Eucalyptus spp.. CIENCIA FLORESTAL , v. 28, p. 249-262, 2018.

  • GONZAGA, MARIA ISIDORIA SILVA ; MACKOWIAK, CHERYL ; QUINTÃO DE ALMEIDA, ANDRÉ ; WISNIEWSKI, ALBERTO ; FIGUEIREDO DE SOUZA, DANYELLE ; DA SILVA LIMA, IDAMAR ; NASCIMENTO DE JESUS, AMANDA . Assessing biochar applications and repeated Brassica juncea L. production cycles to remediate Cu contaminated soil. CHEMOSPHERE , v. 201, p. 278-285, 2018.

  • SOARES CRUZ, MARCUS AURÉLIO ; ROCHA, LEONARDO TEIXEIRA ; ARAGÃO, RICARDO DE ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE . Applicability of TRMM Precipitation for Hydrologic Modeling in a Basin in the Northeast Brazilian Agreste. REVISTA BRASILEIRA DE METEOROLOGIA , v. 33, p. 57-64, 2018.

  • GONZAGA, MARIA ISIDÓRIA SILVA ; MACKOWIAK, CHERYL ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; CARVALHO JÚNIOR, JOSÉ ILMAR TÍNEL DE . BIOCARVÃO DE LODO DE ESGOTO E SEU EFEITO NO CRESCIMENTO E NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE MUDAS DE EUCALIPTO ( Eucalyptus grandis W.Hill ex Maiden). CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 28, p. 687-695, 2018.

  • GOLÇALVES, Fábio Guimarães ; TREUHAFT, R. ; LAW, B. ; Almeida, André Quintão ; WALKER, W. ; SANTOS, J.R. ; BACCINI, A. . Estimating Aboveground Biomass in Tropical Forests: Field Methods and Error Analysis for the Calibration of Remote Sensing Observations. Remote Sensing , v. 9, p. 47, 2017.

  • FERNANDES, MARCIA ; FERNANDES, MILTON ; Almeida, André ; GONZAGA, MARIA ISIDÓRIA DA SILVA ; GONÇALVES, FÁBIO . Ecologia da Paisagem de uma Bacia Hidrográfica dos Tabuleiros Costeiros do Brasil. FLORAM , v. 24, p. 1-10, 2017.

  • Almeida, André Quintão ; SOUZA, R. M. S. ; LOUREIRO, D. C. ; PEREIRA, D. R. ; CRUZ, M. A. S. ; VIEIRA, J. . Modelling the spatial dependence of the rainfall erosivity index in the Brazilian semiarid region. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 52, p. 371-379, 2017.

  • SANTOS, WESLEI ALMEIDA ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; CRUZ, JADSON FERREIRA ; MELLO, ANABEL APARECIDA DE ; SANTOS, ROBSON BATISTA DOS ; LOUREIRO, DIEGO CAMPANA . Conflito de uso da terra em áreas de preservação permanentes da bacia do rio Piauitinga, Sergipe, Brasil. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (BELÉM) , v. 60, p. 19-24, 2017.

  • OLIVEIRA, CARLOS MAGNO MOREIRA DE ; DELGADO, Rafael Coll ; ARAÚJO, EMANUEL JOSÉ GOMES DE ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; ROSA, THAIS CRISTIAN ; OLIVEIRA JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO DE . Influência das variáveis climáticas na produção florestal via modelo 3-PG no Norte de Minas Gerais. Scientia Forestalis , v. 45, p. 50-62, 2017.

  • TREUHAFT, ROBERT ; LEI, YANG ; GONÇALVES, FABIO ; KELLER, MICHAEL ; SANTOS, JOÃO ; NEUMANN, MAXIM ; Almeida, André . Tropical-Forest Structure and Biomass Dynamics from TanDEM-X Radar Interferometry. Forests , v. 8, p. 277-290, 2017.

  • SOUZA, RODOLFO ; SOUZA, EDUARDO ; NETTO, ANDRÉ MACIEL ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; JÚNIOR, GENIVAL BARROS ; SILVA, JOSÉ RALIUSON INÁCIO ; DE SOUSA LIMA, JOSÉ ROMUALDO ; ANTONINO, ANTONIO CELSO DANTAS . Assessment of the physical quality of a Fluvisol in the Brazilian semiarid region. GEODERMA REGIONAL , v. 8, p. 30-40, 2017.

  • DOS SANTOS, WAGNER MARTINS ; SILVA SOUZA, RODOLFO MARCONDES ; DE SOUZA, EDUARDO SOARES ; DE ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO ; DANTAS ANTONINO, ANTONIO CELSO . Variabilidade espacial da sazonalidade da chuva no semiárido brasileiro. Journal of Environmental Analysis and Progress , v. 2, p. 368-376, 2017.

  • LEAO, T. D. S. ; MELLO, A. A. ; Almeida, André Quintão ; MOURA, M. A. . Rev. Bras. Biom ., Lavras, v.35, n.3, p.523 - 536 , 2017 523 AJUSTE DE MODELOS PA RA ESTIMATIVA DO DIÂ METRO DE COPA EM UMA ÁREA DE REFLO RESTAMENTO MISTO NA MATA ATLÂNTICA. REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA , v. 35, p. 523-536, 2017.

  • SILVA, R. ; SOUZA, R. M. S. ; SANTOS, W. ; Almeida, André Quintão ; SOUZA, E. S. ; ANTONINO, ANTONIO CELSO DANTAS . Aplicação do método de Budyko para modelagem do balanço hídrico no semiárido brasileiro. SCIENTIA PLENA , v. 13, p. 1-10, 2017.

  • FERNANDES, M. R. M. ; MATRICARD, E. A. T. ; Almeida, André Quintão ; FERNANDES, M. . Análise temporal da fragmentação florestal na região semiárida de Sergipe. NATIVA , v. 5, p. 421-427, 2017.

  • LIMA, IDAMAR DA SILVA ; GONZAGA, MARIA ISIDÓRIA SILVA ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; MASSARANDUBA, WENDEL . LIXIVIAÇÃO DE ÍONS EM ARGISSOLO AMARELO TRATADO COM BIOCARVÃO DE CASCA DE COCO SECO E CULTIVADO COM GIRASOL (Helianthus annus L.). Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 11, p. 1956-1965, 2017.

  • Almeida, André Quintão ; SOUZA, R. M. S. ; SILVA, S. M. S. E. ; OLIVEIRA JUNIOR, I. S. ; CAVALCANTE, F. S. ; MELO, J. A. S. . SPACE-TIME DEPENDENCE OF JATROPHA GROWTH PARAMETERS GROWN IN BRAZILIAN SEMIARID. Revista Caatinga , v. 29, p. 358-366, 2016.

  • Almeida, André Quintão ; RIBEIRO, Aristides ; DELGADO, Rafael Coll ; PAIVA, Y. G. ; OLIVEIRA, A. S. ; LEITE, F. P. . Índice de Área Foliar de Eucalyptus Estimado por Índices de Vegetação Utilizando Imagens TM - Landsat 5. FLORAM - Revista Floresta e Ambiente , v. 22, p. 368-376, 2015.

  • SOUZA, R. M. S. ; Almeida, André Quintão ; RIBEIRO, Aristides ; SOUZA, E. S. ; LEITE, F. P. . Evaluation of the spatial dependence of dendrometric characteristics for an Eucalyptus plantation . ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY , v. 37, p. 483, 2015.

  • FERNANDES, MÁRCIA RODRIGUES DE MOURA ; MATRICARDI, ERALDO APARECIDO TRONDOLI ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; FERNANDES, MILTON MARQUES . Mudanças do Uso e de Cobertura da Terra na Região Semiárida de Sergipe. FLORAM , v. 22, p. 10-20, 2015.

  • Almeida, André Quintão ; Ribeiro, Aristides ; RODY, H.P. ; SILVA, W. C. M. ; LEITE, F. P. . Modeling of water infiltration in soil cultivated with Eucalyptus and pasture. Revista Caatinga (UFERSA. Impresso) , v. 27, p. 148-153, 2014.

  • Almeida, André Quintão ; MELLO, A. A. ; NETO, A. ; FERAZ, R. . Relações empíricas entre características dendrométricas da Caatinga brasileira e dados TM Landsat 5. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 49, p. 306-315, 2014.

  • PEREIRA, D. R. ; Almeida, André Quintão ; MARTINEZ, M. A. ; ROSA, D. Q. . Impacts of deforestation on water balance components of a watershed on the Brazilian East Coast. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 1350-1358, 2014.

  • PEREIRA, DONIZETE DOS R. ; MARTINEZ, MAURO A. ; Almeida, André Q. de ; PRUSKI, FERNANDO F. ; SILVA, DEMETRIUS D. DA ; ZONTA, JOÃO H. . Hydrological simulation using SWAT model in headwater basin in Southeast Brazil. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 34, p. 789-799, 2014.

  • RODY, H.P. ; RIBEIRO, Aristides ; PEZZOPANE, José Eduardo Macedo ; GLERIANI, J. M. ; Almeida, André Quintão ; LEITE, F. P. . Estimates of the leaf area index (LAI) using LAI-2000 and hemispherical photos in Eucalyptus plantations.. Ciência Florestal (UFSM. Impresso) , v. 24, p. 925-934, 2014.

  • LIMA, J. R. C. ; SHINOZAQUI, R. ; Almeida, André Quintão . Estimativa da batimetria do açude do Saco-PE com auxílio de dados orbitais. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 33, p. 1017-1023, 2013.

  • SOUZA, SABRINA GOMES DE ; CERQUEIRA JUNIOR, EUVALDO PEREIRA DE ; ALMEIDA, ANDRÉ QUINTÃO DE ; RODRIGUES, CARLOS TIAGO AMÂNCIO . Zoneamento agroclimático e ambiental da cultura do caju para o estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada , v. 7, p. 371-380, 2013.

  • RODRIGUES, CARLOS TIAGO AMÂNCIO ; Almeida, André Quintão ; SILVA, T. G. F. ; PEREIRA, D. R. . Conflict of land use in permanent preservation areas of the Pajeu River Basin-PE, brazil.. Journal of Hyperspectral Remote Sensing , v. 3, p. 071-80, 2013.

  • Almeida, André Quintão ; Ribeiro, Aristides ; LEITE, FERNANDO PALHA . Modelagem do balanço hídrico em microbacia cultivada com plantio comercial de Eucalyptus grandis x urophylla no leste de Minas Gerais, Brasil. Revista Árvore (Impresso) , v. 37, p. 547-556, 2013.

  • LUNDGREN, W. J. C. ; SILVA, L. F. ; Almeida, André Quintão . INFLUÊNCIA DAS ESPÉCIES EXÓTICAS ÁRBOREAS URBANAS NA ÁREA DE COBERTURA DA CIDADE DE SERRA TALHADA ? PE. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana , v. 8, p. 96-107, 2013.

  • Almeida, André Quintão ; Ribeiro, Aristides ; LEITE, F. P. . Relação entre a seca dos ponteiros do eucalipto e o clima no vale da bacia hidrográfica do rio Doce. Engenharia Ambiental (Online) , v. 10, p. 005-013, 2013.

  • RODY, H.P. ; CECÍLIO, R. A. ; PEZZOPANE, José Eduardo Macedo ; Ribeiro, Aristides ; Almeida, André Quintão . Influencia del cambio climático en los escenarios del futuro sobre plantaciones de Eucalipto. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 43, p. 470-477, 2012.

  • OLIVEIRA, A. S. ; STEIDLE NETO, A. J. ; Ribeiro, Aristides ; Rascon, Nilton Jr. L. ; RODY, H.P. ; Almeida, André Quintão . Determinação do tempo térmico para o desenvolvimento de mudas de eucalipto na fase de enraizamento. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 16, p. 1223-1228, 2012.

  • Almeida, André Quintão ; RIBEIRO, Aristides ; PEREIRA, D. R. ; ROSA, D. Q. ; SILVA, W. C. M. . Análise da paisagem dos fragmentos florestais das bacias afluentes da margem oeste do Rio Doce. Engenharia Ambiental (Online) , v. 9, p. 3-14, 2012.

  • Almeida, André Quintão ; Ribeiro, Aristides ; Paiva, Yhasmin G. ; Rascon, Nilton Jr. L. ; Lima, Evaldo P. . Geoestatística no estudo de modelagem temporal da precipitação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 15, p. 354-358, 2011.

  • Paiva, Y. G. ; Almeida, André Quintão ; RIBEIRO, A. ; SEDIYAMA, G. C. ; PEZZOPANE, José Eduardo Macedo . Delimitação de sítios ambientais homogêneos no Estado do Espírito Santo, com base no relevo, solo e clima. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 40, p. 2493-2498, 2010.

  • PAIVA, Y. G. ; XAVIER, ALEXANDRE ; ALMEIDA, A. Q. ; CASTRO, FABIO ; Ribeiro, Aristides . Séries temporais do Enhanced Vegetation Index e caracterização do uso do solo no Espírito Santo. Acta Geográfica (UFRR) , v. 4, p. 25, 2010.

  • Paiva, Yhasmin G. ; SILVA, K. R. ; PEZZOPANE, José Eduardo Macedo ; Almeida, André Quintão ; CECÍLIO, R. A. . Delimitação de sítios florestais e análise dos fragmentos pertencentes na bacia do rio Itapemirim. Idesia , v. 28, p. 17-22, 2010.

  • Almeida, André Quintão ; SANTOS, Alexandre Rosa dos ; SOUZA, C. A. M. ; TULLI, L. M. A. . Uso de técnicas de sensoriamento remoto na análise multitemporal do desmatamento ocorrido na microbacia do córrego do Galo, Domingos Martins, ES. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal , v. 14, p. 74-88, 2009.

  • SOUZA, C. A. M. ; SILVA, G.F ; XAVIER, A. C. ; MENDONÇA, A. R. ; Almeida, André Quintão . Avaliação de modelos de taper não segmentados na estimação da altura e volume comercial de fustes de Eucalyptus sp. Ciência Florestal (UFSM. Impresso) , v. 18, p. 393-405, 2008.

  • Almeida, André Quintão ; SILVA, G.F ; PEZZOPANE, José Eduardo Macedo ; RIBEIRO, C. A . D. . Uso do Enhanced Vegetation Index (EVI) na análise da dinâmica da vegetação da reserva biológica de Sooretama, ES. Revista Árvore (Impresso) , v. 32, p. 1099-1107, 2008.

  • Almeida, André Quintão ; REISEN, V. A. . Uso do Normalized Difference Vegetation Index na análise fenológica da vegetação da reserva biológica de Sooretama. Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia (RECITEC) , v. 2, p. 63-70, 2007.

  • Almeida, André Quintão ; SANTOS, A. R. ; PEZZO, J. E. M. . Comparação entre áreas de preservação permanente demarcadas a partir de diferentes escalas topográficas. Revista CApixaba de Ciência Tecnologia (RECITEC) , v. 3, p. 1-8, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONÇALVES, FABIO ; TREUHAFT, ROBERT ; SANTOS, J.R. ; Almeida, André Quintão . Tree Inventory and Biometry Measurements, Tapajos National Forest, Para, Brazil, 2010. 2018. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, A. Q. . Princípios básicos de sensoriamento remoto. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Alexandre Rosa dos ; TULLI, L. M. A. ; ALMEIDA, A. Q. . Atlas das áreas com potencial de riscos do Estado do Espírito Santo - ARES. 2006. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALMEIDA, A. Q. ; XAVIER, A. C. ; GOLÇALVES, Fábio Guimarães . Curso de introdução ao Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográfica. 2004. .

ALMEIDA, A. Q. . GPS de Navegação: Aplicações Práticas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    CONVERT ? Conservação e Recuperação da Caatinga do MONA do São Francisco, Descrição: O projeto está estruturado para elaborar e implantar plano de recuperação de áreas degradadas de vegetação do bioma Caatinga no interior e/ou entorno da Unidade de Conservação Monumento Natural (MONA) do São Francisco, de no mínimo 60 hectares em 36 meses. As áreas prioritárias de restauração estão localizadas no município de Canindé do São Francisco, Sergipe. Com a montagem de equipe multidisciplinar e interinstitucional, o projeto está dividido nos seguintes planos de ação: i) mapeamento das áreas prioritárias, diretrizes e estratégias para recuperação por geotecnologias e uso de imagens via Aeronave Remotamente Pilotada(ARP) e monitoramento durante todo projeto, fornecendo informações para tomadas de decisão; ii) diagnosticar, envolver, incentivar e capacitar comunitários locais, provendoatividadesgeradoras de rendacomênfase a igualdade de gênero; iii) instalar um viveiro de mudas do MONA do rio São Francisco, com sistema de captação de água de chuva e reutilização de água de drenagem, com capacitação e participação de comunitários locais com remuneração para os mesmos, em parceria com a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) que dispõe do Viveiro Florestal de Xingó, em Piranhas (AL), da qual fornecerá grande parte das mudas para restauração e montagem do viveiro do MONA; iv) diagnosticar e caracterizar o solo das áreas a serem restauradas e nativas quanto suas características morfológicas, químicas e físicas; v) Caracterizar a flora das áreas degradadas alvos de restauração florestal e no interior da UC quanto a sua fitofisionomia e fenologia, estado de conservação e seu potencial de regeneração natural; vi.) avaliar o risco de extinçãoda fauna silvestre. Com base nos diagnósticos e ações anteriores, específicas para cada uma das áreas, serão definidos os métodos de recuperação, nos menores custos possíveis e: vii.) elaborar o plano e recuperar 60ha de vegetação degradada da caatinga no interior e/ou entorno da MONA São Francisco, incluindo as espécies nativas arbóreas. Paralelamente, será realizado: viii.) diagnóstico da cadeia produtiva extrativista de produtos não madeireiros nos povoados Malhada Grande, Lagoa da Pedra e Xingozinho no município de Paulo Afonso-BA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Quintão de Almeida - Coordenador / Elias Alberto Gutierrez Carnelossi - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Utilização de aeronaves remotamente pilotadas para mensuração e monitoramento de variáveis biofísicas de sistemas silvipastoris. Processo N. N.8.4546.123/2018, Descrição: Os avanços na agricultura demandam uma diversificação nas estratégias de coleta de dados, visando um melhor aporte de informações para a correta tomada de decisão. Uma dessas ferramentas consiste no uso de sensoriamento remoto de baixa altitude com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). Com as ARP é possível coletar dados de sensores remotos passivos e ativos, como o Light Detection and Ranging (LiDAR), bem como realizar análises fotogramétricas. O uso dessa tecnologia consiste em um dos métodos mais rápidos e eficazes para detecção de parâmetros agrícolas. Entretanto, no Brasil, ainda faltam trabalhos visando validar e dar maior visibilidade para essa tecnologia, principalmente em áreas com diferentes cultivos agrícolas, como é o caso dos sistemas agroflorestais. Diante disso, o objetivo deste projeto é utilizar ARP para obtenção de imagens de sensoriamento remoto de baixa altitude com o intuito de mensurar e monitorar o desenvolvimento de diferentes sistemas silvipastoris instalados na forma de um experimento na região sul do Espírito Santo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Quintão de Almeida - Integrante / Gilson Fernandes da Silva - Coordenador / Roberto Avelino Cecílio - Integrante / Pezzopane, José Eduardo Macedo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    MONITORAMENTO DA QUALIDADE E DA QUANTIDADE DA ÁGUA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO TABULEIRO COSTEIRO DO NORDESTE DO BRASIL. N. 427143/2016-0, Descrição: Esta proposta tem como objetivo geral instrumentar uma bacia hidrográfica localizada na região costeira do Nordeste do Brasil e monitorar a qualidade e a quantidade da água, além do comportamento sazonal dos principais componentes do balanço hídrico da bacia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: André Quintão de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa pela orientação do trabalho de Iniciação Científica, intitulado "Modelagem do Balanço Hídrico na microbacia da região de Tabuleito Costeiro do Brasil., UFS.

2016

Menção Honrosa, pela distinção, ao trabalho Mapeamento e diagnóstico dos remanescentes florestais da Caatinga no estado de Sergipe., UFS.

2013

Menção Honrosa, pela distinção, ao trabalho Mapeamento dos remanscentes florestais da bacia hidrográfica do Rio Pajeú., UFRPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Departamento de Engenharia Agrícola. , Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31946961, Ramal: 6961, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Campus Rural.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.

  • 10/2013

    Ensino, Recursos Hídricos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Clima e Meio Ambiente, Introdução ao Geoprocessamento

  • 06/2013

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto, Topografia

2011 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2011 - 06/2013

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 07/2011 - 06/2013

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia e Geoprocessamento, Desenho técnico, Fotogametria e Fotointerpretação

  • 10/2011 - 10/2011

    Treinamentos ministrados , Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST, .,Treinamentos ministrados, Oficina: Introdução a gestão dos recursos hídricos como o programa ArcGis

  • 09/2011 - 09/2011

    Treinamentos ministrados , Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST, .,Treinamentos ministrados, Minicurso: Utilização de GPS na produção animal