Mayara Caroline Alencar Alves

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa e Técnica em Mineração pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão de Carbono com foco em sustentabilidade e mudanças climáticas. Experiência em elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa, Planos de Descarbonização e programas de agricultura regenerativa. Atuação no desenvolvimento de projetos de carbono, incluindo REDD+ conforme metodologia Verra. Responsável por relatórios de sustentabilidade, incluindo Global Reporting Initiative (GRI), rankings internacionais, questionários de investidores, Carbon Disclosure Program (CDP) e TCFD.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2017 - 2020

Universidade Federal de Viçosa
Título: Plano De Gestão De Logística Sustentável Da Universidade Federal De Viçosa
Orientador: Patrícia das Graças Luis de Queiroz

Graduação interrompida em 2016 em Engenharia Ambiental

2013 - Atual

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Ano de interrupção: 2016

Formação complementar

2024 - 2024

Inteligência Artificial. (Carga horária: 10h). , Conquer, CONQUER, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Climate Change. (Carga horária: 150h). , University of Oxford, OX, Inglaterra.

2023 - 2023

Programa Brasileiro GHG Protocol - Inventário GEE. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2023 - 2023

Gestão Estratégica de Carbono. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Excel Avançado. (Carga horária: 4h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2012 - 2012

Português e Redação. (Carga horária: 250h). , Curso CRIAR, CRIAR, Brasil.

2011 - 2012

Matemática. (Carga horária: 300h). , Kumon, KUMON, Brasil.

2007 - 2010

Curso de Língua Inglesa Nível Upper Intermediate.. (Carga horária: 48h). , Cultura Inglesa, CL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Mineração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Projetos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comercial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Plano de Logística Sustentável.

Organização de eventos

ANHE, A. C. B. M. ; ALVES, M. C. A. ; LEMOS, T. J. ; ABREU JUNIOR, D. C. . IV - SEAMB (Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental). 2015. (Congresso).

ALVES, M. C. A. . III SEAMB - Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental. 2014. (Congresso).

ALVES, M. C. A. . III SEAMB - Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental. 2014. (Congresso).

ANHE, A. C. B. M. ; ALVES, M. C. A. ; LEMOS, T. J. ; ABREU JUNIOR, D. C. . IV - SEAMB (Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental). 2015. (Congresso).

Participação em eventos

Simpósio de Integração Acadêmica.Variabilidade da acidez potencial e do teor de alumínio trocável em solos de campos rupestres no Quadrilátero Ferrífero. 2019. (Simpósio).

I Simpósio e VI Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental - "Recuperação de produtos e energia no saneamento ambienta. 2018. (Simpósio).

3º Seminário Técnico de Águas Subterrâneas. 2015. (Seminário).

III SEAMB - Semana de Engenhria Ambiental. Mineração e Meio Ambiente. 2014. (Congresso).

II SEAMB - Semana de Engenharia Ambiental. 2013. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Diretoria de Esportes, Carga horária: 5

Outras informações:
Participa ativamente da Diretoria de esportes do centro Acadêmico da Engenharia Ambiental (CAENGA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sendo titular na resolução de todos os assuntos que envolvam o departamento de esportes dentro do organograma do Centro Acadêmico.

2015 - 2015

Araxá Ambiental LTDA

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária na empresa Araxá Ambiental Ltda, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária da empresa Araxá Ambiental Ltda de Araxá-MG sendo suas competências atuantes em análises microbiológicas, de solos e resíduos.

2016 - 2017

Vale Fertilizantes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Exerceu funções técnicas e administrativas na GAOBA(Gerência de Operação e Beneficiamento) do Complexo Mineroquímico de Araxá. Desenvolveu um Projeto de Melhoria e Inovação relacionado a bombeamento de rejeito e segurança de barragem, no qual foi possível aumentar a identificação e resolução de problemas de manutenção e aumentar a eficiência do bombeamento de rejeito em mais de 70%.

2017 - 2020

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária da Diretoria de Meio Ambiente, Carga horária: 12

Outras informações:
- Como membro da comissão, trabalha no desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável da UFV como parte integrante do Trabalho de Conclusão de curso; -Realizou estágio na divisão de resíduos sólidos. Atuava em um projeto que visava enquadrar a universidade em rankings de sustentabilidade como o LEED e alguns outros. No qual desenvolveu planilha visando substituições e redução de recursos para Universidade.; - Trabalhou no desenvolvimento do PGIRS (Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos) da UFV. Departamento de Solos - Física do Solo/Recuperação de Áreas Degradadas - Março 2019/Julho 2019

2019 - 2020

Ambiental Jr.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou o gerenciamento de atividades de membros, grupo de execução de projetos e realização de proposta, precificação e emissão de laudos técnicos. Além disso, reestruturou a Gestão de Conhecimento do Departamento de Projetos e introduziu uma nova ferramenta comercial que permitiu agilizar o tempo entre a procura e a entrega da proposta, aumentando o número de projetos oferecidos e o faturamento da empresa.

2022 - 2023

AMAGGI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee Sustentabilidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colaboração com todas as áreas do negócio da diretoria ESG, aprimorando a visão sistêmica e aprofundando em temas como Mudanças Climáticas, Agricultura Regenerativa, Biodiversidade, Engajamento com Stakeholders, Direitos Humanos, Gestão Socioambiental, Rastreabilidade de Grãos e Negócios Sustentáveis. Agricultura Regenerativa (AMAGGI Regenera): participação da formulação do programa de agricultura regenerativa da companhia, ideação, escopo, definição de indicadores e projeto de implantação; Mudanças Climáticas - Elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa da Companhia, com todas as suas áreas de negócio: Produção Agrícola, Transporte, Energia e Navegação; - Reporte para o relatório de sustentabilidade da empresa (GRI), rankings internacionais, questionários de investidores, CDP e TCFD. - Monitoramento de iniciativas de mercado para desenvolvimento de projetos de carbono e comercialização de créditos de carbono em parceria com a consultoria McKinsey; - Plano de Descarbonização e submissão das metas SBTi, trabalho em parceria com a consultoria South Pole. Direitos Humanos - Condução de diagnóstico corporativo para identificação de gaps e desenvolvimento de plano de ação; - Estudo das principais diretrizes sobre Direitos Humanos no Brasil e na Europa para elaboração da política de Direitos Humanos e do processo de Due Diligence da empresa. Certificações Socioambientais: auditorias das principais certificações socioambientais do mercado de grãos (RTRS, 2BSvs). Elaboração de material de marketing destes produtos, com foco no mercado exterior. Desenvolvimento de toda governança e gestão do conhecimento do controle de vendas de certificações socioambientais da empresa.

2023 - 2024

Moss Earth

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Climate Change Analyst, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos de carbono utilizando metodologias Verra, com ênfase especial em projetos REDD+; Foco no capítulo de Clima e na temática de Mudanças Climáticas em diversos aspectos dos projetos; Realizou cálculos de balanço de carbono, incluindo baseline de emissões, leakage e balanço completo das emissões, trabalhando com ferramentas desenvolvidas para esses cálculos; Conduziu a análise de adicionalidade dos projetos REDD+ e avaliou o risco de não permanência utilizando a ferramenta VCS AFOLU Non-Permanence Risk Tool (T-BAR), v4.2; Trabalhou em parceria com investidores internacionais; Participou de auditorias externas para validação dos projetos, garantindo a conformidade e a credibilidade dos resultados.

2024 - Atual

Maná Soluções Sustentáveis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Sustentabilidade e Carbono, Carga horária: 44

Outras informações:
- Realizou consultoria internacional para desenvolvimento de metodologias de carbono e revisão de projetos de ALM, com ênfase na aplicação de padrões globais. - Prestou consultoria especializada para o desenvolvimento de projetos de carbono no Brasil em especial no capítulo de Clima em projetos REDD+, com foco na Amazônia, promovendo a conservação e a regeneração florestal. Expertise em criar soluções inovadoras para a gestão de carbono, alinhadas às melhores práticas e tendências do mercado.