Cristiano Michel Ceolin Fontana

Tenho experiência acadêmica e profissional em sistemas embarcados com ênfase em Automação Residencial, utilizando Arduino. Outra área de interesse é Redes de Computadores. Trabalhei na Microlins ministrando aulas sobre Redes de Computadores, Manutenção de computadores e manutenção de notebook, submeti dois artigos, uma para II Simpósio de Informática - IFSul Campus Passo Fundo e outro para EATI VI Encontro Anual de Tecnologia da Informação (Instituto Federal Farroupilha Câmpus Frederico Westphalen) e ainda trabalhei como voluntário em uma pesquisa sobre uma estação meteorológica utilizando Arduino. FInalizei minha pós graduação em Gestão em Segurança da Informação no SENAC Porto Alegre, onde fiz meu trabalho de conclusão focado em Engenharia Social.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós em Gestão em Segurança da Informação

2017 - 2019

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS
Título: Engenharia Social: A arte de hackear pessoas
Orientador: Marcelo da Silva Conterato

Graduação em Tecnólogo em Sistemas para Internet

2012 - 2015

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Campus Passo Fundo)
Orientador: José Antônio Oliveira de Figueiredo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2009 - 2012

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Campus Passo Fundo)

Formação complementar

2012 - 2014

Inglês. (Carga horária: 154h). , TopWay (Passo Fundo-RS), TOPWAY, Brasil.

2012 - 2012

Imerssão em inglês. (Carga horária: 48h). , TopWay (Passo Fundo-RS), TOPWAY, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Sistemas Para Internet.

Participação em eventos

FISL - 16º Fórum Internacional Software Livre. 2015. (Outra).

I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL. 2014. (Simpósio).

VI Semana Acadêmica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2013. (Outra).

V Semana Acadêmica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2012. (Outra).

IV Semana Acadêmica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2011. (Outra).

III Semana Acadêmica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2010. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Hospital São Vicente de Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizava atividades de manutenção e suporte em informática (no Hospital São Vicente de Paulo) tais como: manutenção de hardware, formatação, assistência em impressoras no geral, fax e telefonia básica, configuração de roteadores sem fio, os quais gerenciava. Tenho conhecimento do ambiente de servidores de médio e grande porte, que tem no HSVP e CFTV.

2012 - 2012

IZcompany

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 40

Outras informações:
Tive noção de programação web com a linguagem C#, aprendi e aperfeiçoei alguns conceitos básicos como correção de erros em HTML. Trabalho bem diversificado.

2012 - 2012

CS eng. de software (Rede Maxsul informática)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico em informática responsável por Passo Fundo e região, tendo como principal função a manutenção de computadores, trabalhando diretamente com o hardware, desta maneira atendia o Banco do Brasil, Caixa Econômica, INSS entre outros clientes.

2013 - 2014

Consigliato - Gestão de Tecnologia da Informação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico em Eletrotécnica do pedágio de Coxilha. Responsável pelo funcionamento básico do gerador, cancela, computadores e seus devidos periféricos, sensores de pista entre outros. De forma geral era o técnico responsável pelo Hardware e pelo Software, exercendo várias atividades, como troca de barreira ótica, instalação do sensor loop. Ficava disponível 24 horas.

2015 - 2015

MICROLINS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor. Ministrava aulas de Redes de Computadores, Manutenção de Computadores e Manutenção de Notebook.

2015 - 2016

Farmácias São João

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Suporte de TI, Carga horária: 44

Outras informações:
Iniciei dia 15/10/2015, ainda estou em treinamento, mas a empresa é muito grande, atualmente tem 415 farmácias em funcionamente e o grupo de TI em Passo Fundo que presta suporte para todas as filiais, gerando em torno de uns 600 chamados diários.

2016 - Atual

HCL Technologies

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Senior Monitoring Analyst, Carga horária: 48