Helen Ulhoa Pimentel

Graduada em História pela Universidade de Brasília (1979), mestre em História pela Universidade de Brasília (2000) e doutora em História pela Universidade de Brasília (2005) com estágio doutoral na Universidade de Coimbra. Professora aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde atuou na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia e escravidão, com trânsito em teoria da história com ênfase em gênero, discurso e representações sociais. Milita na área da cultura e do turismo, tendo sido presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas e da Associação de Guias de turismo do Noroeste de Minas. Tem atuação em conselhos na área de cultura, patrimônio e turismo. É hoje vice presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu e tem escrito e gerido projetos fomentados via leis de incentivo federal e de outros órgãos fomentadores. Membro do COMPHAP - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu por 3 mandatos. Membro do COMTUR por 2 mandatos. Membro do CMPC por um mandato. Membro da Comissão de criação do Arquivo Publico Municipal de Paracatu. Diretora de arte e Cultura da Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu (responsável pelo Museu Histórico e pelo Arquivo Público). Vice Presidente da ADESP por dois mandatos. Participante da criação do Primeiro Festival de Música de Paracatu - década de 1970. Participante da Comissão Organizadora do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu desde 2018.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2003 - 2004

Universidade de Coimbra
Título: Universo Mágico Colonial. Feiticeiros e inquisidores nos dois primeiros séculos da colonização do Brasil
Orientador: Maria T. Ferraz Negrão
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Feiticeiros; Inquisição; Magias; Religiosidade.

Doutorado em História

2001 - 2005

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Universo Mágico Colonial. Feiticeiros e Inquisidores nos dois primeiros séculos da colonização do Brasil.
Eleonora Zicari Costa de Brito. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Inquisição; Feiticeiros; Bruxas; Magias.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

1998 - 2000

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Construção das Diferenças. Casamento e Sexualidade em Paracatu MG, no Século XVIII, Ano de Obtenção: 2000
Tânia Navarro Swain.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Casamento; Tribunal Eclesiástico; Gênero; Paracatu.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em História Moderna e Contemporânea

1984 - 1986

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

1974 - 1979

Universidade de Brasília, UnB

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Império colonial português.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Teorias da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Organização de eventos

PRADO, D. F. ; BIZINOTTO, K. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . CULTURAR: Encontro de Arte e Cultura. 2023. (Outro).

SILVA, T. B. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . DE CORDISBURGO A PARACATU: O SERTÃO VIVO NOS 50 ANOS DE MORTE DE GUIMARÃES ROSA. 2017. (Outro).

ULHÔA PIMENTEL, H. ; FONSECA, C. S. . Mini curso - Histórias medievais e outras histórias: ideias, representações e novas temáticas. 2014. (Outro).

ULHÔA PIMENTEL, H. ; MAIA, Claudia de Jesus ; Procópio, Jonice . Workshop Os números por trás da História: a utilização de documentos seriados na construção historiográfica. 2012. (Outro).

BRITO, E. Z. C. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Seminário Internacional Marcas da Transgressão e ações normalizadoras na formação da sociedade brasileira. 2005. (Congresso).

ROCHA, E. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . I encontro de Arquivos de Minas Gerais em Paracatu. 1999. (Congresso).

ULHÔA PIMENTEL, H. ; JALES, M. G. C. . Paracatu em busca de suas origens. O museu e a história. 1993. (Outro).

Participação em eventos

I seminário sobre afrocuultura e afroconsciência do IFTM/campus Paracatu.Irmandades negras setecentistas: heranças coloniais na cultura paracatuense. 2018. (Seminário).

Inter-regional cooperation in agricultural development: comparison of Africa and Latin America.Perspectivas históricas do PCPER ( Projecto de Colonização Paracatu Entre- Ribeiros ): uma experiência de transformação do homem organizado em cooperativas e associações. 2016. (Simpósio).

Inter-regional cooperation in agricultural development: comparison of Africa and Latin America.The case of Kenia. 2016. (Simpósio).

VI Seminário de Iniciação Científica e Inovaçào tecnológica do IFTM.Consultor ad hoc. 2016. (Seminário).

XII Congresso Luso-afro-brasileiro de ciências Humanas. Mineiras Insubmissas: feminismo, nacionalismo e poder em Minas Gerais (Brasil). 2015. (Congresso).

mini curso - Histórias medievais e outras histórias: ideias, representações e novas temáticas. 2014. (Outra).

I Seminário de pesquisa em História Social: Mídias, Gênero e poder.Gênero, representação social e homossexualidade feminina na obra Ciranda de Pedra. 2013. (Seminário).

I Seminário Nacional de Pesquisa em História Social.História, gênero e poder. 2013. (Seminário).

I Seminário Nacional de Pesquisa em História Social.História, gênero e Literatura. 2013. (Simpósio).

I Seminário Nacional de Pesquisa em História Social.Música e História: no embalo dos acontecimentos. 2013. (Simpósio).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10.Adultério nos textos legais e a questão de gênero. 2013. (Seminário).

Arquivos paroquiais e história social: histórias e memórias do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Oficina).

Fontes paroquiais: o que elas podem oferecer aos estudos sobre a família e demografia. 2012. (Oficina).

II encontro internacional PEM-UFG e II encontro ABREM Centro-Oeste - Fontes medievais: tipologia dos registros de memória.Regnum et sacerdotium: representações de dois poderes, legitimação em um só Deus - Gragório VII e Henrique IV (séculos XI e XII). 2012. (Encontro).

II seminário do curso de especialização lato sensu em "história, sociedade e cultura no Brasil.A pesquisa em História: algumas possibilidades. 2012. (Seminário).

IV Encontro Internacional de História Colonial.Os mágicos coloniais. 2012. (Encontro).

VI FEPEG - Unimontes.FAMÍLIA ESCRAVA NOS REGISTROS PAROQUIAIS DE PARACATU NOS SÉCULOS XVIII e XIX. 2012. (Outra).

VI Forum de Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes.Família, ilegitimidade e compadrio em Paracatu na primeira metade do século XIX. 2012. (Outra).

Workshop Os números por trás da História. 2012. (Oficina).

Workshop PRONEX.Fontes paroquiais do Norte e Noroeste de Minas. 2012. (Outra).

do V Simpósio Internacional de História - Culturas e Identidades.DENÚNCIAS INQUISITORIAIS: UNIVERSO MÁGICO QUE SE APRESENTA. 2011. (Simpósio).

II Simpósio internacional de História e XIV semana de história.Demonologia, bruxas e estereótipos. 2011. (Simpósio).

Sagarana: feito Rosa para o Sertão ? Cultura, Identidade, Sustentabilidade.Encontro dos Fazedores e Gestores de Cultura do Vale do Urucuia. 2011. (Encontro).

3º Encontro Internacional de História Colonial. Culturas, poderes e sociabilidades no Mund Atlântico (séc. XV - XVIII).Inquisição na colônia: singularidades. 2010. (Encontro).

Construção do projeto pedagógico: uma reflexão coletiva do programa de desenvolvimento profissional docente. 2010. (Outra).

I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil.Flagrantes da vida captados em cartas de alforria. 2010. (Simpósio).

XVII Encontro Regional de História: Conhecer, Pesquisar e Ensinar História: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo.Casamento e sexualidade. Norma e transgressão. 2010. (Encontro).

Curso de extensão Projeto Pedagógico de Curso: Uma reflexão coletiva. 2009. (Outra).

Curso de extensão projeto pedagógico de curso: uma reflexão coletiva do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente. 2009. (Outra).

VII Congresso de ensino pesquisa e extensão do UniCEUB e VII congresso de Iniciação Científica do UniCEUB. Alforrias e resistências. Uma análise da luta pela liberdade na documentação do século. 2009. (Congresso).

5º congresso de iniciação científica do DF. XIV congresso de iniciação científica da Universidade de Brasília. Educação, qualidade de vida e respeito à diversidade no Distrito Federal: o caso do Guará.. 2008. (Congresso).

Semana de História.Imigração, cidadania e identidade nipo-brasileira. 2008. (Encontro).

VI congresso de ensino, pesquisa e extensão e VI encontro de iniciação científica do UniCEUB. E os japoneses? Considerações sobre a atualização do mito das três raças na formação dos brasileiros.. 2008. (Congresso).

V congresso de ensino, pesquisa e extensão e V encontro de iniciação científica do UniCEUB. Temas transversais e o ensino de História. 2007. (Congresso).

VI encontro de estudantes de História da Universidade Estadual de Montes claros.História e poder. 2007. (Encontro).

VIII Seminário Nacional dos Centros Universitários. 2007. (Seminário).

Diretrizes para a Proteção do Patrimônio Cultural. 2006. (Outra).

I Forum Acadêmico de História: Religião e Religiosidade no Brasil.Feitiçaria no Brasil Colonial. 2005. (Encontro).

Marcas da Transgressão e Ações Normalizadoras na Formação da Sociedade Brasileira.Seminário Internacional Marcas da Transgressão e Ações Normalizadoras na Formação da Sociedade Brasileira. 2005. (Seminário).

I encontro de Arquivos municipais de Minas Gerais em Paracatu. 1999. (Encontro).

Evento comemorativo do dia do arquivista.Um Arquivo em Busca de sua Função - O caso de Paracatu. 1998. (Outra).

Simpósio anual da CEHILA.Divórcio na Paracatu Setecentista. 1998. (Simpósio).

Ciclo de palestras sobre Luis Carlos Prestes.Prestes - o Homem e o Mito. 1997. (Outra).

IV Semana Cultural da FINOM.Contribuição para se pensar a história. 1997. (Outra).

Semana Cultural da FINOM.O Imaginário e o Cotidiano em História. 1996. (Outra).

Paracatu em busca de suas origens: o museu e a história. 1993. (Seminário).

V semana de Estudos Sociais. 1982. (Outra).

III reciclagem didático pedagógico administrativa. 1980. (Outra).

III semana de Estudos Sociais. 1980. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Miranda de Oliveira

MAIA, Claudia de Jesus; CARNEIRO, E.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Muito além de vilãs e mocinhas: a construção de gênero e representações femininas na novela Roque Santeiro. 2017.

Aluno: Rodolpho alexandre Santos Melo

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; BARROS, S. C.. A reinvenção do mito mariano: a "envaginação" dos filmes de cristo no cinema e o imaginário feminino. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Gabriela Miranda de Oliveira

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; ALMEIDA, I. B. S.. História das mulheres na "Idade Mídia": a construção de gênero e de representações femininas na novela Roque Santeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Joana Ribeiro Nogueira

BARBOSA, I. M.;ULHÔA PIMENTEL, H.; FONSECA, A. C. M.. "Menina-Menino": as sexualidades desviantes e a produção do anormal contemporâneo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Alexandre de Oliveira Gama

ULHÔA PIMENTEL, H.; MUNIZ, D. C. G.; NUNES, J. W.. Historiografia e memórias de Paracatu - Noroeste de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Viviane Caminhas Santana

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; PEREIRA, M. R. A.. Representações da sexualidade feminina e de gênero nas décadas de 1950 e 1970: o diálogo entre história e literatura em romances de Lygia Fagundes Telles. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Arnaldo Oliveira Rodrigues

TIMÓTEO, G. M.; RODRIGUES, L.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Relações sociais de espaço e suas facetas de desigualdade e estigmatização: um estudo das representações sociais de moradores do. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: batistaPatricia Gisélia

ULHÔA PIMENTEL, H.; BROCHADO, C. C.; BARBOSA, I. M.. A invenção de si como sujeito de linguagem: escrita de si, feminismos e subjetividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Renata Santos Maia

ULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.; SANTOS, P. L.. A diversidade do gênero nos filmes Shrek: 2001 a 2010. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: João Augusto Gonçalves dos Santos

ULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.; NUNES, M. J. F. R.. Irmãs de fé, mulheres invisíveis: a participação feminina na implantação e expansão de igrejas evangélicas pentecostais em Montes Claros na década de 1970. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Rafael de Oliveira Costa

ULHÔA PIMENTEL, H.; BRITO, E. Z. C.; LESSA, S. N.. Carrancas do São Francisco: o mistério das figuras de proa. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Railde da Gloria Fernandes

CALEIRO, Regina Célia Lima; PUGA, Vera Lúcia;ULHÔA PIMENTEL, H.. Do feminismo à autoajuda: uma análise a partir dos estudos de gênero. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Luana Balieiro Cosme

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; FERREIRA, F. C. B.. E a revolução "engoliu" suas irmãs: gênero e resistências femininas no Irã teocrático. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Jânio Marques Dias

LESSA, S. N.; ALMEIDA, M. G.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Em busca da religiosidade sertaneja: fé e cultura no sertão das Gerais. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Renata Santos Maia

ALMEIDA, A.;MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.. A diversidade de gênero e o avesso dos contos de fadas no cimnema: reflexões contemporâneas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Arnaldo Oliveira Rodrigues

RODRIGUES, L.; BALSA, C. M. M.; PEREIRA, A. M.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Desigualdades socioespaciais, estigmatização territorial intraurbana e sua representação pelos moradores. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Patrícia Gisélia Batista

SILVA, T. B.; RODRIGUES, R. M. A.;ULHÔA PIMENTEL, H.. A invenção de si como sujeito de linguagem: escrita de si, feminismo e subjetividades. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Susi karla Almeida Santos

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; RIBEIRO JUNIOR, F. P.. "A gente não tinha nenhum direito a nada: representações sobre quilombos e remanescentes de quilombolas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Magda Rita Ribeiro De Almeida Duarte

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; MAGALHAES, A. P. T.. CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT: REPRESENTAÇÕES DE IGREJA E IMPÉRIO, LEGITIMAÇÃO EM UM SÓ DEUS (SÉCULOS XI E XII). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Ludimila Moreira Menezes

DALCASTAGNE, R.; LEAL, Virgínia V.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Entreatos de uma vida não fascista: as múltiplas faces de Patrícia Galvão. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcelo Tadeu dos Santos

ALEIXO, José Carlos; NASCIMENTO, M. F. C. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. A majestade do monarca: justiça e graça nos sermões de Antônio Vieira (1653-1662). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre Utsch de Oliveira

PANTOJA, S.;ULHÔA PIMENTEL, H.; KIRSCHNER, T. C.; BRITO, E. Z. C.. Usos e abusos da cachaça na capitania de Minas Gerais na primeira metade dos Setecentos.. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nanahira de Rabelo e Sant'Anna

Campos, R. P.; Sato, E.; NUNES, J. W.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Comunidade Nikkei de Paracatu-MG e suas experiências de desenvolvimento no contexto do PRODECER. 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edlene Oliveira Silva

BARROS, S. C.; BRITO, E. Z. C.; Negrão, Maria T.; MACHADO, M. S. K.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Entre a batina e a aliança: das mulheres de padres ao Movimento de Padres Casados no Brasil Contemporâneo. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luís Augusto Vicente Galante

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, D. A.. A questão monetária no século XVII: as moedas no cotidiano do Brasil colonial. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edlene Oliveira Silva

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.; NASCIMENTO, M. F. C. C.; PANTOJA, S.. A Perseguição às Barregãs de Clérigos pelos poderes régio e eclesiástico na Idade Moderna portuguesa: séculos XVI, XVII e XVIII.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rodolpho alexandre Santos Melo

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.. Ave Maria cheia de filmes: a "envaginação" dos filmes de Cristo no cinema e imaginário feminino. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Joanna Ribeiro Nogueira

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.. Sexualidade, heteronormatividade e normalização social: uma articulação a partir dos filmes Ma vie en rose e Tomboy. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: João Lucas Fagundes Versiani Gusmão

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; BARBOSA, I. M.. Os discursos científicos do século XIX e o corpo negro na obra cinematográfica Vênus Negra (2010). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Ana Paula Jardim Martins

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.. Os corpos que escapam: o sujeito ciborgue. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Aline Marielle Silva

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; BARBOSA, I. M.. Representações contemporâneas de corpo e de gênero nas produções infantojuvenis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Maik Antunes Rodrigues

FREITAS, A. L.;ULHÔA PIMENTEL, H.; CALEIRO, Regina Célia Lima. Uma análise do discurso racial dos Racionais MC?S. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Viviane Caminhas Santana

ULHÔA PIMENTEL, H.MAIA, Claudia de Jesus; SILVA, T. B.. Representações de sexualidade feminina e gênero em dois romances de Lygia Fagundes Telles. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Rafaelmde Oliveira Costa

ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, F. O.; LESSA, S. N.. Carrancas do São Francisco: o mistério das figuras de proa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: João Augusto Gonçalves dos Santos

ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, F. O.; BARBOSA, I. M.. Irmãs de fé, mulheres invisíveis: participação feminina na implantação de igrejas evangélicas pentecostais em Montes Claros na década de 1970. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Leila de Souza Almeida

ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, F. O.; BARBOSA, I. M.. A presença feminina na educação de adultos em Januária - MG (1960-1990). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Railde da Gloria Fernandes

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; CALEIRO, Regina Célia Lima; SILVA, T. B.. Do feminismo à autoajuda: uma análise a partir dos estudos de gênero. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Jânio Marques Dias

MAIA, Claudia de Jesus; SILVA, F. O.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Religiosidade sertaneja: fé e cultura no sertão das Gerais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Luana Balieiro Cosme

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; CALEIRO, Regina Célia Lima. Representações e resistências femininas nas obras Persépolis e O despertar do Irão (1979 - 2003). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Frederico Alves Mota

ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, F. O.; RODRIGUES, R. M. A.; CALEIRO, Regina Célia Lima. Castidade, Deus quer, você consegue: a homosexualidade colocada em discurso pelo movimento carismático. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Marconi Martins de Araújo

CIARALLO, G.;ULHÔA PIMENTEL, H.; BOTELHO, R. U.. O papel da cura na construção da noção de pessoa entre os neopentecostais: um olhar para a Igreja Universal do Reino de Deus. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, sociedade e cidadania) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Soraya Cristina dos Santos Junqueira

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Violência sexual: um estudo sobre as representações sociais presentes em processos judiciais sobre violência sexual em Goiânia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Plinio Fernandes Labrichosa

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Irmandades negras coloniais como palco de representações culturais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juan Carlos Guzmán Varas

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. A Ordem dos pobres cavaleiros de Cristo do templo de Salomão. Os cavaleiros templários e a construção de uma imagem negativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lenilton de Sousa Martins

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Da Igreja de Constantino à Igreja atual. Religião, política e bioética. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Robson Eleutério da Silva

Silveira, Alex Ricardo Medeiros da; BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Descaminho do ouro no planalto central. Século XVIII. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Adriano Mendes Wolney Valente

BRITTO, C. S.; BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Na roda da ?papoeira: Mestre Pombo de Ouro e a ressignificação da capoeira regional em Brasília. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Juvanete Ferreira da Cunha Pereira

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Uma análise de Memória no Arquivo Público do Distrito Federal. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Eveline Beserra

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Casamento e moralidade: uma análise historiográfica da vida familiar no Brasil Colônia. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Clarice dos Santos Veloso

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Você tem fotos dos seus mortos? uma pesquisa no interior do Goiás sobre a morte no século XX: Maniratuba, Orizona, Luziânia. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Terezinha Lucia Santin

BRITO, E. Z. C.; Burgardt, victor Hugo Veppo;ULHÔA PIMENTEL, H.. Mulheres migrantes: construindo e reconstruindo suas identidades. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre de Carvalho Rodrigues da Silva

MARQUES, T. C.; BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. A representação da conquista do Rio de Janeiro e estabelecimento da Companhia de Jesus por Anchieta e os jesuítas no século XVI. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Santos de Medeiros

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. No tom do Rappa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tereza Cristina Pereira Lima

Dionísio, Emerson; BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Duas narrativas para um mito: Tiradentes nas obras de Lúcio José dos Santos e Francisco de Assis Cintra. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ângela Maria Assunção

BRITO, E. Z. C.;ULHÔA PIMENTEL, H.. As representações da mulher nos livros didáticos do ensino médio (1997 a 2005). 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Gildasio Veloso Meira

ULHÔA PIMENTEL, H.; NASCIMENTO, M. F. G. L.; PORTO, C. H. Q.. Mulheres na política: um estudo da participação feminina em Montes Claros a partir de 1983. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Daniel de Moraes Rodrigues

RODRIGUES, R. M. A.;ULHÔA PIMENTEL, H.; LEITE, M. V. V.. Mulheres em ação: o empoderamento das trabalhadoras rurais na cidade de Mirabela/MG entre 1989 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Emília Almeida Arifa

CARNEIRO, E.;ULHÔA PIMENTEL, H.; NASCIMENTO, M. F. G. L.. Menina bonita: a visão hollywoodiana sobre a vida de uma jovem prostituta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Gerferson Damasceno Costa

ULHÔA PIMENTEL, H.; REIS, F. L. C.; Procópio, Jonice. Família e ilegitimidade: o nascer ilegítimo em Paracatu, entre o final do século XVIII e a primeira metade do XIX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Manoel Lopes Durães Júnior

ULHÔA PIMENTEL, H.; DIAS, J. M.; NASCIMENTO, M. F. G. L.. Grão-Pará: imaginário, Inquisição e sociedade nos setecentos (1763-1769). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Gustavo Henrique Ramos Silva

ULHÔA PIMENTEL, H.; DIAS, Renato da Silva; DIAS, J. M.. João de Souza Tavares: a prática discursiva de um padre herege nas Minas setecentistas (1775-1776). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Márcio Roberto da Silva

SILVA, F. O.;MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.. O desprezo pelo corpo: na época medieval e na contemporaneidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Ana Paula Jardim Martins

ULHÔA PIMENTEL, H.; Procópio, Jonice; SILVA, T. B.. As práticas que escapam: a (des)construção do sexo/gênero/corpo das personagens Ángel e Ignácio em Má educação (2004). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Aline Marielle Silva

MAIA, Claudia de JesusULHÔA PIMENTEL, H.; Santos, Rosana de Jesus. O corpo em evidência na revista Claudia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Daniele Pires de Oliveira

ULHÔA PIMENTEL, H.; SILVA, Elizabete Xavier; MONTANHA, Luciana. Educação Ambiental: um estudo sobre a prática do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Edson Soares Gomes

ULHÔA PIMENTEL, H.; MONTANHA, Luciana; VELOSO, Fernanda. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUAS LIMITAÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Laís Souto

ULHÔA PIMENTEL, H.; MONTANHA, Luciana; VELOSO, Fernanda. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE PARA TODOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Patrícia Pires Macedo

ULHÔA PIMENTEL, H.; MONTANHA, Luciana; VELOSO, Fernanda. A Utilização do Livro Didático No Contexto Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: ROBERTA MARIA LOPES ROCHA

ALMEIDA, Karen Tôrres C. Lafetá de;ULHÔA PIMENTEL, H.. A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA LIDAR COM A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Vicente Silvério Rosa

SILVA, L. H.;ULHÔA PIMENTEL, H.. Educação ambiental na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Ana Paula Lima dos Santos

SILVA, Elizabete Xavier;ULHÔA PIMENTEL, H.. O papel do educador na era da tecnologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Roberto Joaquim de Oliveira

SILVA, Elizabete Xavier;ULHÔA PIMENTEL, H.. Inclusão digital na escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Lara Luisa Silva Gomes

SILVA, Dejanira Laieta Correia e;ULHÔA PIMENTEL, H.. O currículo escolar e a preservação da identidade na comunidade quilombola do São Domingos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Marlene Silva Gama

SOUSA, Bernadete Neiva Caetano de;ULHÔA PIMENTEL, H.. A arte como inclusão social. APAE de Paracatu. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Janluis Duarte de Oliveira

BRITO, E. Z. C.; Dobroruka, Vicente Carlos R. Alvarez;ULHÔA PIMENTEL, H.. A voz das bruxas: interpretações e reinterpretações do julgamento das bruxas de Salem.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

ULHÔA PIMENTEL, H.; RODRIGUES, R. M. A.; ALMEIDA, A.; SILVA, F. O.. Processo seletivo para o mestrado em história - Unimontes. 2012. Universidade Estadual de Montes Claros.

DIAS, Renato da Silva; ARAÚJO, Jeaneth Xavier de; ABREU, Ilva Ruas de; PEREIRA, Laurindo Mékie;ULHÔA PIMENTEL, H.. Processo seletivo para o mestrado de história da UNIMONTES. 2011. Universidade Estadual de Montes Claros.

Orientou

João Lucas Versiani

As representações sociais no filme ?A Vênus Negra? (2010): Corpo, Raça e Branqueamento durante o século XIX; ; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; (Orientador);

Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos

A reinvenção do mito mariano: a "envaginação" dos filmes de cristo no cinema e o imaginário feminino; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, ; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Viviane Caminhas Santana

GÊNERO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E HOMOSSEXUALIDADE FEMININA NA OBRA DE LYGIA FAGUNDES TELLES; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Patrícia Gisélia Batista

A invenção de si como sujeito de linguagem: escrita de si, feminismos e subjetividade; 2014; Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Rafael de Oliveira Costa

Carrancas do São Francisco: o mistério das figuras de proa; 2014; Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros, ; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Susi karla Almeida Santos

"A gente não tinha nenhum direito a nada": Representações sociais da comunidade remanescente de quilombos Buriti do Meio; 2013; Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros, ; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Jânio Marques Dias

CRISTIANISMO SERTANEJO: Religiosidade e Cultura no Sertão das Gerais; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, ; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Magda Rita Ribeiro De Almeida Duarte

MONGE, PONTÍFICE E INTELECTUAL: HILDEBRANDO, A REFORMA GREGORIANA E SUAS IMPLICAÇÕES NOS SÉCULOS XI E XII; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Juan Carlos Guzmán Varas

A Ordem dos pobres cavaleiros de Cristo do templo de Salomão; Os cavaleiros templários e a construção de uma imagem negativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Lenilton de Sousa Martins

Da Igreja de Constantino à Igreja atual; Religião, política e bioética; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Plinio Fernandes Labrichosa

Irmandades negras coloniais como palco de representações culturais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Soraya Cristina dos Santos Junqueira

Violência sexual: um estudo sobre as representações sociais presentes em processos judiciais sobre violência sexual em Goiânia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Marcelo Tadeu dos Santos

A Demonização nos Sermões de Antonio Vieira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, sociedade e cidadania) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Clarice dos Santos Veloso

Você tem fotos dos seus mortos? uma pesquisa no interior do goiás sobre a morte no século XX: Maniratuba, Orizona, Luziânia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Maria Eveline Beserra

Casamento e moralidade: uma análise historiográfica da vida familiar no Brasil Colônia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Maria Juvanete Ferreira da Cunha Pereira

Uma análise de Memória no Arquivo Público do Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir) - Universidade de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Júnia Cássia Santos

?Milagre??um negócio da china: Análise do neopentecostalismo - a vertente capitalista da Igreja Mundial do Poder de Deus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Débora Pereira Mendes

Mulher e Violência:A Lei Maria da Penha e a sua efetividade na redução da violência doméstica em Montes Claros; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Gerferson Damasceno Costa

Família e ilegitimidade: o nascer ilegítimo em Paracatu, entre o final do século XVIII e a primeira metade do XIX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Manoel Lopes Durães Júnior

Grão Pará: imaginário, Inquisição e sociedade nos setecentos (1763-1769; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

João Veloso

Mulheres na política: um estudo da restrita participação feminina no poder legislativo montes-clarense (1983 ? 2012); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Daniele Pires de Oliveira

Educação Ambiental: um estudo sobre a prática do professor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Edson Soares Gomes

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUAS LIMITAÇÕES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Laís Souto

Educação Inclusiva: construindo uma sociedade para todos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Patrícia Pires Macedo

A Utilização do Livro Didático No Contexto Escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

DENISE PEREIRA DE ALMEIDA

A PRINCESA ISABEL E SUAS VÁRIAS SUBJETIVIDADES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Fernanda Cristina Souza Marinho

JUDEUS NA INQUISIÇÃO ? TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO NA BAHIA E PERNAMBUCO ( 1591-1595 ); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

GRAZIANE DE ANDRADE SOUZA SILVA

CRIMINALIDADE ESCRAVA: UMA ANÁLISE DE PROCESSOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Thiago Soares Oliveira

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E A HISTORIOGRAFIA: CONTINUIDADE OU RUPTURA?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

FABIENNE DE SOUZA ARAÚJO

IMAGEM REPRESENTIVA DA MULHER DO SÉCULO XXI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Conceição Alves Pereira

A Inquisição portuguesa e o judeu; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Florimar Almeida Barros Bresciani

Cotidiano da construção de Brasília: aspectos da vida dos Candangos da Cidade Livre; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Giuliano Vilela de Vasconcelos

Igreja Neopentescotal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Marlene da Silva Gama

A arte como inclusão social; APAE de Paracatu MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Lara Luisa Silva Gomes

O currículo escolar e a preservação da identidade na comunidade quilombola do São Domingos - Paracatu MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Roberto Joaquim de Oliveira

Inclusão digital na escola pública; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Ana Paula Lima dos Santos

O papel do educador na era da tecnologia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Vicente Silvério Rosa

Educação ambiental na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

LUCIENE FRANCO COUTINHO PEREIRA

Guerra de Canudos, Algumas reflexões; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

André Luis Gonçalves de Moura

Descentralizar para unificar: a tradição política portuguesa do Reino para o Império (séculos XII ao XVIII); ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Luciano Brás Néri

Sentimentos hostis à nação: construções historiográficas sobre o retorno dos judeus a Portugal no final do século XVIII; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Lorena Polyana Lima de Oliveira

Representações sociais construídas acerca do cangaço nas visões de José Lins do Rego e José Américo de Almeida; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Pedro Barbosa de Souza Feitoza

Simonton, seus companheiros e a fundação da Igreja Presbiteriana do Brasil: estratégias de atuação missionária e limites da liberdade religiosa no Brasil Imperial; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Grazziane de Andrade Souza Silva

Criminalidade escrava: uma análise de processos criminais em Meia Ponte ? GO no século XIX; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Wânia Clara Cordovil Silva

Religiosidade popular, crenças e superstições no Brasil Colônia: uma análise historiográfica; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Iauá de Souza Aragão

O negro e o modernismo no Brasil; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Dayverson Rafael Cestaro Jorge

Ana Lídia e o fim do sonho de Brasília como cidade ideal; Da violência à mitificação; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Eldemes Ramos S

Assunção; Mulheres em armas: Guerrilha do Araguaia; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Marcelo Henrique de Souza Moreira

; Renato Russo; Um nome que não morre; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Rodrigo Mendes Lima

A eclipse do lado ?desumano? na construção de Brasília; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Tânia Vianna Tôrres

Efeito samba: surgimento do samba carioca e suas transformações (1917-1940); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Viviane Macedo Alves

O mito Zumbi; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Stenio Sousa de Oliveira

A espiritualidade medieval na obra de São Francisco de Assis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Camilo Pereira

A orquestra sinfônica de Brasília no imaginário popular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Alyne de Oliveira Lins

A miscigenação na formação do povo brasileiro: uma abordagem historiográfica; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Rafael Vasconcelos Maranhão

O papel da música nos movimentos sociais da década de 80; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Abílio Antonio da Silva

A abolição do Tráfico Negreiro: a influência inglesa no parlamento brasileiro (1826-1850); ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Alex Pinho Costa

França Equinocial (1612-1615): O olhar Francês sobre os Índios do Maranhão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Ana Lúcia Da Silva Cruz

Importância do saneamento e motivos para a revolta da vacina ocorrida no rio de janeiro em 1904; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Márcia dos Santos Albuquerque

Religiosidade popular no Brasil colônia nos séculos XVI e XVII: a feitiçaria; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Orlando Elias Gomes

Patrimônio Cultural: identidade e tradição; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Revolta dos Malês; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Flávia Santana dos Santos

Cangaceiras: rebeldia, romantismo e liberdade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Fernanda Mesiano

Cronologia das vilas do Brasil - 1500-1832; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Eliane Barbosa de Andrade

Universo da cultura popular e a religiosidade sincrética no Brasil colônia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Rosilda Rodrigues Gonçalves

A organização social do Quilombo dos Palmares: uma análise historiográfica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Sheila Couto Caixeta

O romantismo no Brasil e a Identidade Nacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Silvana Azevedo Castelo Branco

Bruxaria medieval e seu significado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Ney Carneiro Filho

Migrações na formação do distrito Federal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Bruna Nayara Silva Rodrigues

Retrato falado: imagens das mulheres brasileiras nos relatos de viajantes do século XIX; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Anna Paula Teles Arrabal

O direito à história: a proteção ao patrimônio histórico cultural de Brasília; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Ludimila Moreira Menezes

Pagu e o Movimento antropofágico: A musa trágica da Revolução; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Tiago Honorato Lucena de Melo

O Tratado de Methuen e as suas consequências no atraso do desenvolvimento do Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Claudeon Amancio de Oliveira

Historiografia da Guerra do Paraguai; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Raceldon Parente Valentim

Historiografia da Guerra do Paraguai nas visões de: dionísio Cerqueira, Julio José Chiavenato e Francisco Doratioto; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Flávia Vieira de Carvalho

Cinema Novo - A Revolução no Cinema Brasileiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Bianca Nunes de Queiroz

Brasília, Cidade Capital: Representações e Identidades; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Cícera Graziele Silva Leão

A Mulher Perante as Leis Brasileiras - do Código Civil de 1916 ao de 2003; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Nelguimar Thompson

Os Cristãos-novos no Brasil Colônia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Vânia Mendes Vieira

Visões dos Europeus sobre as Terras Brasileiras; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Sergio Ferreira Louredo dos Reis

O Processo de americanização do Brasil (1889-1930); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Relviski Bruno de Oliveira Leite

A Construção da Identidade Nacional a partir da Semana de Arte Moderna; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Maria Cicera da Silva

Relações entre a Revolução Industrial Inglesa e a Industrialização Norte Americana; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Geiza Cibelle Barbosa dos Santos

A Temática Indígena nos Livros Didáticos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Kátia Aparecida Siqueira Furtado

Casamento e cumprimento das normas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de desenvolvimento do norte de Minas; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Gerferson Damasceno Costa

Lares Mineiros: a família entre a legitimidade e a ilegitimidade; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Gerferson Damasceno Costa

Lares mineiros: Famílias entre a legitimidade ea ilegitimidade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Lhaís Lourrany Borges

Família e demografia em Minas Gerais, séculos XVIII, XIX e XX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Cinthia Vaz de Souza

Família e Demografia em MinasGerais, séculos XVIII, XIX e XX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Lhaís Lourrany Borges

Destinos escravos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Cinthia Vaz de Sousa

Destinos escravos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Bruna Santana Fernandes

CIDADANIA NO IMPÉRIO DO BRASIL: Uma análise a partir das informações contidas no livro de qualificação de eleitores ? Paracatu MG; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília, Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Verônica Barbosa de Jesus Neta

FAMÍLIA ESCRAVA E COMPADRIO NOS REGISTROS PAROQUIAIS DE PARACATU NO SÉCULO XVIII; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Daniel da Silva Outeiro

Alforrias e resistências; Uma análise da luta pela liberdade na documentação do século; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Alexandre de Siqueira Campos Coelho

E os japoneses? Considerações sobre a atualização do mito das três raças na formação dos brasileiros; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília, Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

André Luis Gonçalves de Moura

EDUCAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO À DIVERSIDADE NO DISTRITO FEDERAL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília, Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Orlando Elias Gomes

Paracatu: uma cidade entre o passado e o presente; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília, Centro de ensino Universitário de Brasília; Orientador: Helen Ulhoa Pimentel;

Produções bibliográficas

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . CARTAS DE ALFORRIA: rupturas ou continuidades?. Entre Letras Revista da Academia de Letras do Noroeste de Minas , v. 03, p. 111-125, 2021.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . HOMENAGEM A Dª CARMEN BROCHADO COSTA NO DIA DO SEU CENTENÁRIO. Entre Letras Revista da Academia de Letras do Noroeste de Minas , v. 02, p. 26-28, 2020.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . EDUCAÇÃO E CULTURA: PARACATU É ATENAS MINEIRA?. Entre Letras Revista da Academia de Letras do Noroeste de Minas , v. 02, p. 119-131, 2020.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . A MATRIZ SERTANEJA DO NACIONALISMO DE AFONSO ARINOS. Entre Letras Revista da Academia de Letras do Noroeste de Minas , v. 01, p. 52-60, 2019.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; PEREIRA, Laurindo Mékie ; FERNANDES, B. S. . CIDADANIA E CLIENTELISMO NO BRASIL OITOCENTISTA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS POLÍTICAS EM PARACATU/MG. Revista Crítica Histórica , v. VII, p. 1-24, 2016.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; MAIA, Claudia de Jesus . LARES MINEIROS: A FAMÍLIA ENTRE A LEGITIMIDADE E A ILEGITIMIDADE. Dialogos (Maringa) , v. 18, p. 265-296, 2014.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . No reino do sobrenatural: reflexões sobre práticas mágicas presentes no imaginário colonial. Fenix: revista de historia e estudos culturais , v. 10, p. 01-17, 2013.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Demonologia, bruxas e estereótipos. Trilhas da história , v. 01, p. 33-54, 2012.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . CULTURA MÁGICO-SUPERSTICIOSA, CRISTIANISMO E IMAGINÁRIO MODERNO. Revista Brasileira de História das Religiões , v. IV, p. 173-206, 2012.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . D enúncias inquisitoriais: universo mágico que se apresenta. História Revista (UFG. Impresso) , v. 17, p. 185-202, 2012.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . O Brasil colônia na visão do moralista: locus de pecado e perdição. Caminhos da História (UNIMONTES) , v. 13, p. 23-38, 2008.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Portugal na união ibérica: algumas reflexões sobre razões e mitos. Universitas FACE , v. 3, p. 53-64, 2007.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . A ambiguidade da moral colonial. Universitas Face (Online) , v. 4, p. 32-70, 2007.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Sob a lente do santo Ofício: um visitador na berlinda. Textos de Historia (UnB) , v. 14, p. 37-55, 2006.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . O CASAMENTO NO BRASIL COLONIAL. Um ensaio historiográfico. Em Tempo de Histórias , v. 9-2005, p. 20-38, 2005.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . A Justiça do soberano e a Divina. O suplício e a Inquisição. Universitas/FACE - História, Brasília, v. 01, n.01, p. 59-70, 2003.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . O Casamento na Construção da Ordem Colonial. Universitas. História (UNICEUB) , Brasília, v. 1, n.1, p. 67-94, 2001.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Casamento e sexualidade. A construção das diferenças. 1. ed. Florianópolis: Mulheres, 2012. v. 1. 208p .

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; BOTELHO, R. U. (Org.) ; BRITO, E. Z. C. (Org.) . Uma Cidade Muitas Histórias. 1. ed. Paracatu: Prefeitura Municipal, 1998. v. 1000. 164p .

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; OLIVEIRA, G. B. B. (Org.) ; SOUZA, M. S. (Org.) ; SILVA, M. C. G. (Org.) ; MARTINS, M. S. M. (Org.) ; CAIXETA, V. L. (Org.) . Guia do Arquivo Público Municipal. 1. ed. Paracatu: Prefeitura Municipal, 1998. v. 1000. 62p .

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; BRITO, E. Z. C. (Org.) ; BOTELHO, R. U. (Org.) ; OLIVEIRA, G. B. B. (Org.) ; SOUZA, M. S. (Org.) ; SILVA, M. C. G. (Org.) ; MARTINS, M. S. M. (Org.) ; CAIXETA, V. L. (Org.) . Catálogo de História Oral do Arquivo Municipal Olympio Michael Gonzaga de Paracatu. 1. ed. Paracatu: Prefeitura Municipal de Paracatu, 1998. v. 1. 73p .

  • BASTOS, R. A. S. M. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . A (re)significação do mito mariano no cinema e o imaginário social feminino. In: MAIA, Claudia; COSME, Luana B.. (Org.). Gênero, Insubmissão e violência. 1ed.Montes claros: Unimontes, 2016, v. 1, p. 25-.

  • BATISTA, P. G. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . NAS MARGENS E NO CENTRO: O PAPEL DO TRABALHO NA MEMÓRIA DE SEIS AUTORAS DA DÉCADA DE 1970. In: MAIA, Claudia; COSME, Luana B.. (Org.). Gênero, Insubmissão e violência. 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2016, v. 1, p. 42-.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; COSTA, G. D. . FAMÍLIA ESCRAVA A PARTIR DE ARQUIVOS PAROQUIAIS: LAÇOS DE PARENTESCO E ESTRATÉGIAS DE SOCIABILIDADE. In: DOUGLAS COLE LIBBY; JOSÉ NEWTON COELHO MENESES; JÚNIA FERREIRA FURTADO; ZEPHYR L. FRANK. (Org.). HISTÓRIA DA FAMÍLIA NO BRASIL (SÉCULOS XVIII, XIX E XX): NOVAS ANÁLISES E PERSPECTIVAS. 1ed.Belo Horizonte: Fino traço, 2015, v. 1, p. 275-292.

  • MAIA, Claudia de Jesus ; PUGA, Vera Lúcia ; RIBEIRO JUNIOR, F. P. ; ULHÔA PIMENTEL, H. ; CARNEIRO, E. ; MUNIZ, D. C. G. ; MACENA, F. F. ; SANTOS, P. L. ; CUSTODIO, M. M. ; JARDIM, A. F. C. ; DUARTE, C. L. ; COUTO, V. R. ; NORONHA, G. C. ; NASCIMENTO, M. F. G. L. ; REIS, F. L. C. ; SILVA, T. B. ; COSTA, L. H. R. ; NAVES, F. D. ; ABDALA, M. C. ; CARMO, M. A. A. . O divórcio setecentista e a questão de gênero. In: MAIA, Claudia de Jesus; PUGA, Vera Lúcia. (Org.). História das mulheres e do gênero em Minas Gerais. 1ed.Florianópolis: Mulheres, 2015, v. , p. 266-282.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Divórcio na Paracatu Setecentista. In: Helen Ulhôa Pimentel; Rosana Ulhôa Botelho; Eleonora Zícari Costa de Brito. (Org.). Uma cidade muitas histórias. 1ed.Paracatu: Prefeitura Municipal, 1998, v. 1, p. 21-47.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Poderes disseminados, fazeres transformadores: mulheres que ressignificaram espaços. O movimento, Paracatu - MG, p. 10 - 10, 21 maio 2015.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Uma reflexão sobre mulheres e em homenagem às mulheres. O Lábaro, Paracatu, p. 11 - 11, 01 abr. 2015.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Legítimos e bastardos nos lares mineiros. O Lábaro, Paracatu MG, p. 04 - 04, 30 abr. 2013.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Lares mineiros. O Movimento, Paracatu MG, p. 02 - 02, 15 abr. 2013.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres & Mulheres. Opção Popular, Paracatu, p. 04 - 04, 01 fev. 2000.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres & Mulheres. opção Popular, Paracatu, p. 03 - 03, 01 out. 1999.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres & Mulheres. Opção Popular, Paracatu, p. 03 - 03, 01 jul. 1999.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres & Mulheres. Opção Popular, Paracatu, p. 05 - 05, 01 maio 1999.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres & Mulheres. Opção Popular, p. 07 - 07, 01 abr. 1999.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . História e a Visibilidade da Cidade. O Movimento, Paracatu, p. 07 - 07, 31 out. 1998.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Projeto de História Paracatu 200 anos. Jornal da FINOM, Paracatu, , v. 03, p. 03 - 03, 01 ago. 1998.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . História de Paracatu - 200 anos. O Movimento, Paracatu, p. 06 - 06, 15 jul. 1998.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . O ensino de História Hoje.. História em Perspectiva - Jornal Pedagógico, Paracatu, , v. 01, p. 01 - 01, 01 nov. 1997.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . O que é História?. FINOMANIA, Paracatu, , v. 01, p. 02 - 02, 01 jul. 1997.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Poderes disseminados, fazeres transformadores: Mulheres que resignificaram espaços. In: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 1º da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em língua portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015. v. 1. p. 4528-4539.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . DENÚNCIAS INQUISITORIAIS: UNIVERSO MÁGICO QUE SE APRESENTA. In: do V Simpósio Internacional de História - Culturas e Identidades, 2011, Goiania. V simpósio Internacional de Históriia culturas e identidades. anais eletrônicos, 2011.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Demonologia, bruxas e estereótipos. In: II Simpósio internacional de História e XIV semana de história, 2011, Três Lagoas. Anais do II Smpósio Internacional de História e XIV semana de história, 2011.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Flagrantes da vida captados em cartas de alforria. In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil, 2010, Natal. Anais do I simpósio internacional de estudos sobre a escravidão africana no Brasil, 2010.

  • CARDOSO, M. A. ; FREITAS, Talita Tatiane Martins ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Casamento e sexualidade. Norma e transgressão. In: XVII Encontro Regional de História (ANPUH-MG), 2010, Uberlândia. Anais do XVII encontro regional de história: o lugar do conhecimento no Mundo Contemporâneo - Conhecer, Pesquisar e Ensinar História, ANPUH-MG, 2010.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Inquisição na Colônia: singularidades. In: 3º Encontro Internacional de História Colonial. Culturas, poderes e sociabilidades no Mund Atlântico (séc. XV - XVIII), 2010, Recife. Encontro Internacional de História colonial, 2010.

  • BOTELHO, R. U. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Presença nipônica em Paracatu: a nova geração. Narrativas de celebração, produção de conhecimento histórico e alteridade.. In: XXIV simpósio internacional de história, 2007, São Leopoldo - RS. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007. p. 001-010.

  • BRITO, E. Z. C. ; PAIVA, J. P. ; ULHÔA PIMENTEL, H. ; MOTT, L. ; VAINFAS, R. . Seminário Internacional Marcas da Transgressão e Ações Normalizadoras na Formação da Sociedade Brasileira. In: Marcas da Transgressão e Ações Normalizadoras na Formação da Sociedade Brasileira, 2005, Brasília. Sob a Lente do santo Ofício: um visitador na Berlinda. Brasília: UnB, 2005. v. 14. p. 37-55.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Perspectivas históricas do PCPER (Projecto de Colonização Paracatu Entre- Ribeiros): uma experiência de transformação do homem organizado em cooperativas e associações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, G. D. ; ULHÔA PIMENTEL, H. ; RODRIGUES, R. M. A. . A exposição de crianças em Paracatu no final do século XVIII e primeira metade do XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, G. D. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Família escrava a partir de arquivos paroquiais: laços de parentesco e estratégias de sociabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; MAIA, Claudia de Jesus ; BARBOSA, I. M. . Mulheres que ressignificaram espaços: uma leitura foucaultiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, G. D. ; ULHÔA PIMENTEL, H. ; FONSECA, K. F. ; DIAS, A. N. ; DURÃES JÚNIOR, M. L. . O nascer ilegítimo em Paracatu na primeira metade do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . A pesquisa em história: algumas possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . A importância da iniciação científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Os mágicos coloniais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; DUARTE, M. R. R. A. . Regnun et acerdotium: representações de dois poderes, legitimação em um só Deus. Gregório VII e Henrique IV (séculos XI e XII). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, G. D. ; ULHÔA PIMENTEL, H. ; CRUZ, J. M. A. ; SANTOS, P. H. C. ; FONSECA, K. F. . Família, ilegitimidade e compadrio em Paracatu na primeira metade do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, G. D. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Os registros de batismos e a ilegitimidade em Paracatu na primeira metade do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Demonologia, bruxas e estereótipos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . DENÚNCIAS INQUISITORIAIS: UNIVERSO MÁGICO QUE SE APRESENTA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; FARIA, Sheila de Castro ; SOARES, Márcio de Souza . Flagrantes da vida captados em cartas de alforria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. ; MAIA, Claudia de Jesus ; PUGA, Vera Lúcia . Casamento e sexualidade. Norma e transgressão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, A. L. G. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Educação, qualidade de vida e respeito à diversidade no Distrito Federal: o caso do Guará.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, A. S. C. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . E os japoneses? Considerações sobre a atualização do mito das três raças na formação dos brasileiros.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, A. S. C. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . E os japoneses? Considerações sobre a atualização do mito das três raças na formação dos brasileiros.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, A. L. G. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Educação, qualidade de vida e respeito à diversidade no Distrito Federal: o caso do Guará.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, J. M. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Uma história dentro da história. Montes Claros, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . COOPERVAP 50 anos. A força do cooperativismo. Brasília: Speed editora gráfica, 2013 (livro).

  • ULHÔA PIMENTEL, H. . Bruxara e superstição num país sem caça às bruxas. 1600-1774. Paiva, José Pedro.. Brasília: UnB, 2006 (resenha).

Outras produções

ULHÔA PIMENTEL, H. . Análise histórica, social e cultural de comunidade ribeirinha. 2005.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Análise histórica, social e cultural de comunidade rural a ser atingida por barragem. 2005.

ULHÔA PIMENTEL, H. ; CHIARETTI, P. . Uma análise discursiva do slogan ?nova: a revista da mulher que quer mais. 2016.

ULHÔA PIMENTEL, H. . O Malleus Maleficarum e o pensamento inquisitorial: O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição e suas conexões com o cotidiano e cultura de uma época (século XV).. 2016.

ULHÔA PIMENTEL, H. . ALIANÇAS MATRIMONIAIS: estratégias de uma elite de Antigo Regime (Guarapiranga, 1715 a 1790). 2016.

PIMENTEL, H. U. ; ?ALUMIAR A MENTE?: A INSTRUÇÃO ESCOLAR DOS DISCÍPULOS ANA E ZEZINHO NAS TERRAS GOIANAS EM FINS DO SÉCULO XIX. 2012.

PIMENTEL, H. U. ; Educar e Civilizar no Sertão: rastros do imaginário social na experiência de escolarização da Província de Goiás ? século XIX. 2012.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Relação das Contagens e Registros de Goiás ? 1748. 2011.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Racismo e Mídia. 2011.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Inquisição portuguesa na Bahia colonial: catalogação, apresentação e elaboração de guiade fontes e bibliografia. 2010.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Mulheres de Vila do Carmo: a preocupação com a ?Boa Morte?. 2009.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Aprecie casamento e sexualidade o novo livro de Helen Ulhôa Pimentel. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ULHÔA PIMENTEL, H. ; FERREIRA, F. . Encontro Marcado. 2013.

ULHÔA PIMENTEL, H. . Doutora em História lança livro 'Casamento e sexualidade: a construção das diferenças'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ULHÔA PIMENTEL, H. . Lançamento do livro 'Casamento e sexualidade: a construção das diferenças'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ULHÔA PIMENTEL, H. . Lançamento de livro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ULHÔA PIMENTEL, H. . História de Paracatu. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ULHÔA PIMENTEL, H. . História de Paracatu. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

ULHÔA PIMENTEL, H. . História de Paracatu. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ULHÔA PIMENTEL, H. . História de Paracatu. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

ULHÔA PIMENTEL, H. . DESTINOS ESCRAVOS: O CASO DE PARACATU - MG, APÓS A DECADÊNCIA DO OURO. 2010. (Relatório de pesquisa).

Coelly, Regina ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Aspectos da constituição de arquivos e memoriais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ULHÔA PIMENTEL, H. . Universo Mágico Colonial: Feiticeiros e inquisidores nos dois primeiros séculos da colonização do Brasil. 2005. (Tese de doutorado).

ULHÔA PIMENTEL, H. . A construção das diferenças: Casamento e sexualidade em Paracatu, MG, no século XVIII. 2000. (Dissertação de mestrado).

ULHÔA PIMENTEL, H. . Memorial do UniCEUB. 2003 (Organização de Arquivos) .

Negrão, Maria T. ; ULHÔA PIMENTEL, H. . Índice Onomástico dos Anais do Senando - Império do Brasil. 1978 (Pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Poderes disseminados, fazeres transformadores: Mulheres que ressignificaram espaços, Descrição: Esse projeto desenvolve questões presentes no projeto coletivo mais amplo, intitulado Tecnologias de gênero e formas de insubmissão feminina na contemporaneidade, com o qual partilha opções teóricas e metodológicas e a preocupação em buscar no poder e nas tecnologias de gênero não o silenciamento e exclusão das mulheres da vida social, mas, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação, mas que não se prende apenas à contemporaneidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / Viviane Caminhas Santana - Integrante / João Lucas Versiani - Integrante / Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Tecnologias de gênero e formas de insubmissão feminina na contemporaneidade, Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault, a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de ?tecnologias de gênero?. O projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação. Dentro dessa perspectiva mais ampla são desenvolvidos subprojetos, entre eles: ?Mineiras insubmissas: práticas feministas e emancipação feminina em Minas Gerais? (2013-atual); ?Gênero e nação: aproximações entre o feminismo brasileiro e português o início do século XX? (2013-atual); ?Poderes disseminados, fazeres transformadores: Mulheres que ressignificaram espaços? (2014-atual), além de projetos de mestrado, monografias e iniciação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Claúdia de Jesus Maia - Coordenador / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Maria Elizabeth Carneiro - Integrante / Luana Cosme Balieiro - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Rosana de Jesus Santos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mineiras insubmissas: emancipação feminina e práticas feministas em Minas Gerais na primeira metade do século XX, Descrição: Este projeto visa analisar práticas feministas e ações, organizadas ou isoladas, de mulheres em busca de emancipação política, econômica, social e familiarem Minas Gerais na primeira metade do século XX. Esse recorte privilegia importante momento da luta pela emancipação empreendida por um grande número de mulheres. Tem como problemática: Quais foram as práticas feministas e os sentidos produzidos pelos discursos emancipatórios da primeira metade do século XX em Minas Gerais? Quais os tipos de manifestações, organizações e estratégias utilizadas pelas mineiras nessa luta? Com que objetivos e reivindicações? Quem eram estas mulheres? Como contribuíram para a autonomia e emancipação feminina e para mudanças de valores e comportamentos, bem como para a imagem e projetos de vidas que essas faziam de e para si próprias? Em outra direção, também nos interessa entender quais sentidos foram produzidos e associados ao feminismo em Minas. A justificativa para tal empreendimento decorre, entre outras questões, do feminismo tem sido reconhecido como um dos movimentos sociais e políticos mais bem sucedidos desse último século; e da ausência de estudos no campo da história que tenha registrado e aprofundado as práticas e lutas emancipatórias das mulheres em Minas Gerais no período recortado. Devido às características e amplitude do objeto, deveremos fazer uso de muitos e diversificados tipos de fontes. Procuraremos constituir ocorpus documental a partir de três conjuntos de fontes: imprensa escrita; textos literários ou outros produzidos por mulheres ou sobre elas; e documentos pessoais e administrativos. A fontes serão buscadas em diversos arquivos de Minas, procurando recobrir todas as subregiões do estado. Adotaremos os seguintes procedimentos metodológicos: 1) localização e seleção das fontes; 2) digitalização, através de fotografias, das fontes selecionadas 3) leitura e análise das fontes tendo em vista os objetivos do projeto. Para os procedimentos de análise, partiremos da concepção do documento como monumento e utilizaremos alguns procedimentos da Análise do Discurso. Os resultados deverão ser comunicados por meio de eventos, artigos, orientação de iniciação científica, relatórios técnicos e se possível a publicação de um livro reunindo as produções de todos os participantes do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Claúdia de Jesus Maia - Coordenador / Elizabeth Carneiro - Integrante / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Viviane Caminhas Santana - Integrante / junia samara cardoso oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Violência de Gênero e Saúde das Mulheres, Descrição: Nos últimos anos a violência contra mulheres saiu da ordem do privado, do silêncio e da invisibilidade, tornando-se de fato um problema público e social de grande repercussão. Num primeiro momento a preocupação de pesquisadores/as de diversas áreas do conhecimento foi dar visibilidade e criminalizar este tipo de violência, entender seus motivos, suas raízes históricas e culturais, as formas em que ela ocorre, traçar perfis de vítimas e agressores, avaliar programas e políticas públicas, e, especialmente, conceituar esta violência tendo em vista sua especificidade no que concerne às construções de gênero. (CHAUÍ, 1985, GREGORI, 1993; BRANDÃO, 1998; IZUMINO, 2004; SUAREZ, BANDEIRA,1999; SAFFIOTI, 2002; SANTOS, ISUMINO, 2005; NADER, LIMA, 2007; etc.). No campo da saúde podemos afirmar que mulheres que sofrem violência física e sexual têm maior chance de utilizar com mais frequência os serviços de saúde e as vítimas de violência, seja na infância ou na vida adulta, muitas vezes desenvolvem problemas físicos como síndromes de dores crônicas como consequência de traumatismos ósseo e muscular, especialmente neurológico, causado por pancadas na cabeça, quedas, empurrões; hematomas; ferimentos; cicatrizes por queimaduras, mordidas; dores de cabeça crônica, aumento de risco para doenças crônicas, asma; gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis; hemorragias, lesões e infecções ginecológicas e urinárias; abortos espontâneos, partos prematuros; dor pélvica crônica, alterações menstruais; distúrbios gastrointestinais e danos psicológicos (OLIVEIRA; JORGE, 2007). Este projeto tem como proposta e problema mais amplo entender a relação entre a violência de gênero e a saúde física e psicológica de mulheres vítimas. Para tanto, seguiremos quatro linhas de investigação, a saber: o processo de adoecimento das mulheres decorrente da violência; as relações entre a violência e o exercício da sexualidade, enfatizando a vulnerabilidade que as mulheres vítimas estão expostas; as representações que as mulheres vítimas e os profissionais da saúde constroem sobre violência de gênero, saúde e doença; e, o corpo feminino violentado. A proposta, portanto, é abordar o problema a partir de múltiplas dimensões e olhares que ele requer, isso exige também uma equipe de pesquisadores multidisciplinar. A pesquisa será desenvolvida em Montes Claros norte de Minas Gerais, e Uberlândia na região do triangulo mineiro. Estas cidades foram escolhidas por serem ambas intermediárias, apresentarem características e problemas sociais bastante semelhantes e estarem localizadas em diferentes regiões de Minas Gerais. Os sujeitos da pesquisa serão mulheres vítimas de violência de gênero que procuram assistência à saúde. Assim, delimitamos como espaços institucionais para a produção dos dados empíricos e a análise documental os Hospitais Universitários da Unimontes e da UFU especificamente os Centros de atendimento às mulheres vítimas de violência e o Centro de notificação de aborto. A pesquisa será realizada em duas etapas: a primeira consistirá no levantamento e análise das fichas e prontuários das mulheres inscritas nos programas nos últimos dois anos ( 2010-2011). A segunda etapa consistirá na seleção das informantes e realização das entrevistas de história de vida com mulheres das cidades pesquisadas. Os dados serão analisados utilizando Análise de discurso, representações sociais e gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / Claúdia de Jesus Maia - Integrante / Luciene rodrigues - Integrante / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / EDNA DE FREITAS GOMES RUAS - Integrante / Patrícia Giselia Batista - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Lares mineiros. Famílias entre a legitimidade e a ilegitimidade, Descrição: Pretende entender a formação dos lares mineiros a partir da documentação paroquial de batistérios e casamentos de Paracatu, MG, no século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / Gerferson Damasceno Costa - Integrante / Kátia Aparecida Siqueira Furtado de Araújo - Integrante / Rafael de Oliveira Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2014

    FAMÍILIA E DEMOGRAFIA EM MINAS GERAIS,, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / DOUGLAS COLE LIBBY - Coordenador / Júnia Ferreira Furtado - Integrante / Clotilde Andrade Paiva - Integrante / Tarcísio Rodrigues Botelho - Integrante / José Flávio Moraes Castro - Integrante / Claúdia de Jesus Maia - Integrante / Regina Célia Lima Caleiro - Integrante / Fábio Faria Mendes - Integrante / Jonas Marçal de Queiróz - Integrante / Marcos Ferreira de Andrade - Integrante / Andréa Lisly Gonçalves - Integrante / Francisco Eduardo de Andrade - Integrante / Ângelo Alves Carrara - Integrante / Carla Maria Carvalho de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

  • 2010 - 2012

    Entre a Regra e a Sedição: o cotidiano e os conflitos dos Eclesiásticos nas Minas Setecentistas, Descrição: Neste projeto deseja-se dimensionar alguns dos problemas enfrentados pelo Estado e Igreja com o controle dos eclesiásticos na capitania das Minas do Ouro, relacionando-os com o processo de consolidação do poder régio. Este projeto se justifica na medida em que permitirá ampliar o conhecimento sobre a vida religiosa nesta capitania, destacando-se as tensões, contradições e idiossincrasias existentes entre a regra sacerdotal e os conflitos vividos pelos eclesiásticos mineiros em seu cotidiano. Percebe-se que vários foram os motivos que levaram os clérigos a se rebelarem, razões que vão muito além do seu despreparo ou pobreza, como destaca a historiografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Regina Célia Lima Caleiro - Integrante / Renato da Silva Dias - Coordenador / ARAÚJO, Jeaneth Xavier de - Integrante / Carla Maria Junho Anastasia - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    FAMÍLIA ESCRAVA E COMPADRIO NOS REGISTROS PAROQUIAIS DE PARACATU NO SÉCULO XVIII, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / JESUS NETA, Verônica Barbosa - Integrante.

  • 2010 - 2011

    CIDADANIA NO IMPÉRIO DO BRASIL. Uma análise a partir das informações contidas no livro de qualificação de eleitores ? Paracatu MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / FERNANDES, Bruna Santana - Integrante.

  • 2009 - 2010

    DESTINOS ESCRAVOS: O CASO DE PARACATU - MG, APÓS A DECADÊNCIA DO OURO, Descrição: O projeto visa conhecer o que ocorreu com os escravos existentes em Paracatu, MG, após o declínio da produção aurífera, quando a cidade passou a viver da pecuária e da agricultura de subsistência. O destino dos escravos dessa região, nesse período, ainda não foi estudado. Não se sabe, por exemplo, se foram vendidos para a região cafeeira, se foram alforriados, se foram conservados e utilizados em outras atividades, como e quando chegaram até aquele local as notícias sobre as leis do ventre livre, dos sexagenários e a áurea e por fim, desconhece-se também o que aconteceu com os ex-escravos após a libertação. A prática até muito pouco tempo existente na zona rural dos proprietários manterem ?agregados? morando em suas terras, que trabalhavam para eles, ora por dia, ora no sistema de ?meeiros?, pode ser um indicativo da solução encontrada por senhores e ex-escravos para resolver o problema de moradia e trabalho de um e da necessidade de mão de obra do outro. Como inexistem pesquisas nesse sentido, essa pode corroborar com o trabalho que outros historiadores têm feito com relação a outras regiões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Alforrias e resistências: uma análise da luta pela liberdade na documentação do século XIX de Paracatu, MG, Descrição: Análise de cartas de alforria registradas nos dois cartórios da cidade de Paracatu no século XIX, procurando por meio de cruzamento de dados entender as condições de libertação que gozaram os escravos dessa localidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / Daniel da Silva Outeiro - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário de Brasília - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - Atual

    Problemas e perspectivas do ensino universitário de História, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Educação, qualidade de vida e respeito à diversidade no Distrito Federal: o caso do Guará, Descrição: Essa pesquisa partiu da percepção de que a noção de qualidade de vida, ligada à concepção de bem estar das pessoas dentro da sociedade em que vivem, está relacionada também à dinâmica cultural dos diferentes grupos sociais. Considerou-se que, em educação, agir em função de propiciar às pessoas uma melhor qualidade de vida, passa primeiro por conhecer o que cada grupo deseja para si, apreender os sentidos e significados atribuídos por eles às suas próprias práticas e bens, respeitar as diferenças e combater as desigualdades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / André Luis Gonçalves de Moura - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário de Brasília - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    E os japoneses? considerações sobre a atualização do mito das três raças na formação dos brasileiros., Descrição: Este trabalho realizou uma releitura das interpretações do Brasil, principalmente daquelas realizadas tomando como base o mito das três raças. Partiu da percepção de que todas as concepções são elaboradas de acordo com determinado momento histórico e com interesses ideológicos em jogo, e que era necessário perceber no momento atual, qual é a tendência explicativa mais aceita, quais os elementos que buscam sua inserção neste processo e as justificativas que constroem para tal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador / Alexandre de Siqueira Campos Coelho - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário de Brasília - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Pluralidade cultural nas Séries Iniciais do Ensino fundamental: Análise da formação dos docentes de Paracatu para aplicação do tema e promoção de atividades de aperfeiçoamento, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Helen Ulhoa Pimentel - Coordenador.

Prêmios

2017

Homenagem e reconhecimento, Universidade Estadual de Montes Claros.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de História. , Campus Prof. Darcy Ribeiro, 39400-000 - Montes Claros, MG - Brasil

Experiência profissional

2023 - 2023

Academia de Letras do Noroeste de Minas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1995 - 1999

Faculdade do Noroeste de Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 05/1995 - 07/1999

    Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da História, Teoria da História, Cultura Brasileira, História Econômica Geral e do Brasil

2006 - 2016

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Cultura, Relações Sociais e gênero, Discurso, Representações Sociais e imaginário, Gênero e subjetividades

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 02/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da educação, Trabalho de Conclusão de Curso, História social e cultural, Cultura e imaginário na América Portuguesa

2001 - 2011

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2006 - 12/2011

    Ensino, História, sociedade e cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e Religiosidade na américa Portuguesa, Formação da sociedade brasileira

  • 03/2001 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escravidão no Brasil. História e historiografia, História Moderna I, História Moderna II, Introdução ao Estudo da História, Métodos e técnicas de pesquisa em história, Pesquisa e prática pedagógica V

  • 05/2008 - 05/2008

    Extensão universitária , Faculdade de Educação e Saúde do UniCEUB.,Atividade de extensão realizada, Mini curso Aspectos da constituição de Arquivos e Memoriais.

  • 06/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Educação do UniCEUB.,Atividade de extensão realizada, curso de extensão: História oral e memória.

1985 - 1986

Centro Universitário de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 12/1985 - 08/1986

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da História II, História Contemporânea III

1982 - 1990

Fundação Educacional do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1982 - 08/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1999 - 1999

Fundação Casa de Cultura de Paracatu

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Diretora de Arte e Cultura, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela Direção do Museu Histórico de Paracatu e do Arquivo Municipal Olympio Michael gonzaga.

Atividades

  • 07/1999 - 12/1999

    Direção e administração, Museu Histórico de Paracatu.,Cargo ou função, Diretora.

  • 07/1999 - 12/1999

    Direção e administração, Arquivo Municipal Olympio Michael Gonzaga.,Cargo ou função, Diretora.

2004 - 2005

Corumbá Concessões S.A.

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultoria

Atividades

  • 06/2004 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , implantação do Aproveitamento Hidrelétrico de Corumbá IV.,Serviço realizado, Análise de cadastro sócio-econômico e diagnóstico sócio-cultural da população atingida pela formação do futuro reservatório da AHE Corumbá IV.

2005 - 2005

Ominia Minérios Ltda

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Consultoria

Atividades

  • 01/2005 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Projeto Juruti.,Serviço realizado, Análise de cadastros sócio-econômicos e diagnóstico sócio-cultural da população na área de influência do Projeto Juruti.

1979 - 1982

Sociedade Educacional Compacto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1979 - 02/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Organização social e Política do Brasil

1979 - 1986

União Pioneira de Integração Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 10/1979 - 02/1986

    Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da História, História Econômica do Brasil

2005 - 2008

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 4

Outras informações:
Responsável por duas disciplinas totalizando 16 horas/aula no curso de Especializaçao Latu Senso História Cultural: Identidade, Tradição, Fronteiras (PPGHIS/ UnB)

Atividades

  • 09/2005 - 10/2008

    Ensino, História Cultural: Identidade, Tradições, Fronteir, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia da Inquisição, Práticas Mágicas no Brasil Colonial