Elessandro Váguino de Lima
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade do Vale do Paraíba (2000) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Educação Física. Ministra disciplinas na área de Bacharelado e Licenciatura.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Biomédica
2019 - Atual
Universidade do Vale do Paraíba
RODRIGO ÁLVARO BRANDÃO LOPES MARTINS.
Mestrado em Ciências Biológicas
2002 - 2003
Universidade do Vale do Paraíba
Título: velocidade de reação motora em diferentes tempos de luta no judô,Ano de Obtenção: 2003
rodrigo álvaro brandão lopes martins.Bolsista do(a): universidde do vale do paraíba, UNIVAP, Brasil.
Graduação em educação física
1996 - 2000
Universidade do Vale do Paraíba
Título: qualidades físicas para o treinamento de judô
Orientador: valter dos santos
Formação complementar
2020 - 2020
PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19). (Carga horária: 15h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Bem.
Espanhol
, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
Aula Magna Stricto Sensu. 2021. (Outra).
X INID (X Encontro Nacional de Iniciação à Docência. 2020. (Congresso).
X INID (X Encontro Nacional de Iniciação à Docência). A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. (Congresso).
X INID (X Encontro Nacional de Iniciação à Docência). JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO EIXO INTERDISCIPLINAR NO PRIMEIRO PROJETO PIBID/CAPES MULTIDISCIPLINAR. 2020. (Congresso).
X INID (X Encontro Nacional de Iniciação à Docência). LUDICIDADE ATRAVÉS DA DANÇA NO CICLO 3 DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2020. (Congresso).
XXIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (XXIII INIC). 2020. (Congresso).
Atividades Físicas e Esportes: Ferramentas para Formação eTransformação. 2019. (Outra).
IX INID - ARTIGO EM CONGRESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIVAP. ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DE SETE A DEZ ANOS. 2019. (Congresso).
IX INID - ARTIGO EM CONGRESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIVAP. DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E A ATUAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Congresso).
VIII ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. (Congresso).
VII ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. PRÁTICA DO RUGBY NAS AULAS DO PIBID ENTRE OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL OLÍMPIO CATÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP. 2018. (Congresso).
VII ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. DIVERSIDADE ESPORTIVA E O PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE FORMATIVA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. 2018. (Congresso).
VII ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. (Congresso).
EVENTO FLASH PROFISSIONAL.A PROFISSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. (Outra).
I ENCONTRO PIBID DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2015. (Encontro).
I SEMINÁRIO PIBID/SUDESTE E III ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID/ES.JUDÔ DE FORMA ADAPTADA À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ATUAÇÃO DO BOLSISTA PIBID - TRABALHO DE REVISÃO. 2015. (Seminário).
SEMANA DE CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA ATLETA CIDADÃO. 2009. (Oficina).
XI Congresso de ciências do desporto e educação física dos países de língua portuguesa. Relações entre lactato pico e rendimento em teste específico: special judo ftness test e nova proposta de avaliação de judocas - TC3. 2006. (Congresso).
I CONGRESSO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO CONE LESTE PAULISTA. TREINAMENTO ESPORTIVO. 2003. (Congresso).
XXI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS ALACF. ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DE REAÇÃO MOTORA E A FADIGA MUSCULAR ESQUELÉTICA PELO LACTATO SANGUÍNEO EM ATLETAS DE JUDÔ DE ALTO NÍVEL. 2003. (Congresso).
XXI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS ALACF. ALTERAÇÕES DO PADRÃO DE FREQUÊNCIA DE ATIVIDADE ELÉTRICA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO DE COMPETIDORES DE JUDÔ DEVIDO AO ESTRESSE DE LUTAS. 2003. (Congresso).
4 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.QUALIDADES FÍSICAS PARA O TREINAMENTO DE JUDÔ. 2000. (Simpósio).
SIMPÓSIO SESC DE MEDICINA ESPORTIVA - ATIVIDADE FÍSICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. 2000. (Simpósio).
26 ENAF - MUNDIAL DE ATIVIDADE FÍSICA - ESPECIALIZAÇÃO EM PERSONAL TRAINING. 1999. (Encontro).
CURSO FISIOLOGIA BÁSICA DO EXERCÍCIO. 1999. (Simpósio).
I CURSO DE FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE FÍSICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 1997. (Simpósio).
INIC 97. METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHODE ATLETAS DE JUDÔ. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
LIMA, E. V.; SALES, G. B.. IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Paraíba.
Vitor, K. M. S.; DUARTE, T. D.; PUTOMATTI, G.;LIMA, E. V.. Detecção de talentos esportivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
SIMÕES JUNIOR; CESARE JUNIOR, D.;LIMA, E. V.. O futsal no ensino funamental de 1ª a 4ª séries. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
TIAGO, E. C.; ANDRADE, G.; NATIVIDADE SOBRINHO, M. L.; PUTOMATTI, G.;LIMA, E. V.. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento motor de crianças de 2 a 5 anos nas aulas de educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
RIBEIRO, F. R.; GUARDIA, J.; SANTANA JUNIOR, S. L.; CESARE JUNIOR, D.;LIMA, E. V.. A influência da caminhada em indivíduos hipertensos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
BORGES, A. F.; VERA, C. F.; SILVA, R. C.; CIMASCHI, O. E.;LIMA, E. V.. A importância do vôlei no desenvolvimento motor em crianças de 7 a 10 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
SILVA, I. V.; ROLIM, J. P.; NOGUEIRA, D. V.;LIMA, E. V.. Análise do pé em relação ao sapato ideal para cada tipo de pisada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
SILVA, F. C. C.; LIMA, M. P. G.; CESARE JUNIOR, D.;LIMA, E. V.. Fundação e Histório do Palmeiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
SILVA, E. C. O.; ROSA, L. N.; ZACARO, P. M. D.;LIMA, E. V.. A influência da prática educativa na coordenação motora e equilíbrio de crianças do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
GIGLIO, M. C.; BARROS, E. R. R.;LIMA, E. V.. O efeito do alongamento estático ativo sobre a força muscular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
FACADIO, D. C.; ZACARO, P. M. D.;LIMA, E. V.. Incidência de hiperlordose lombar em adolescentes de 13 a 15 anos e os benefícios da educação física escolar exercida em academia-musculação, com exercícios específicos para possíveis correções. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba.
Orientou
Amplitude de movimento parcial e completa no treinamento resistido para o desenvolvimento de hipertrofia muscular; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Lactato sanguineo no treinamento de randori e simulação de competição de judô; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Equilíbrio e psicomotricidade no sakte; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A hidratação e o desempenho do atleta de judô; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Percepção de professores no comportamento de alunos do ensino infantil praticantes de judô; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Análise comparativa de dois métodos de treinamento para incremento da hipertrofia muscular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A ginástica laboral no combate à dores musculares de vigilantes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Verificação das principais lesões dos segmentos corporais mais atingidos no futsal e no futebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Motivos que influenciam crianças da educação básica a praticarem futebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
O lúdico utilizado como metodologia de ensino na iniciação esportiva de 7 a 11 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A melhoria no equilíbrio do deficiente visual com a aprendizagem do judô-estudo de revisão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Percepção crítica dos praticantes de ginástica laboral sobre seus benefícios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A atividade física em academia para fins estéticos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Dança como terapia no tratamento de doenças psicossomáticas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Preparação do goleiro de futsal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Evolução histórica da educação física escolar no Brasil e a influência de sua prática na cultura do corpo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Educação postural no ambiente escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A capoeira na educação física escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
A integração dos portadores da síndrome de down na educação física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Parceria de escolas particulares com academias de musculação como alternativa na prática de educação física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Esquema tático defensivo do futebol na educação física escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Elessandro Váguino de Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, E. V. ; TORTOZA, C. ; ROSA, L. C. L. ; MARTINS, R. A. B. L. . Errata. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 10, p. 339-343, 2004.
-
LIMA, E. V. . PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO APLICADA AO TAEKWONDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, E. V. . APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR E INICIAÇÃO ESPORTIVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, E. V. . TREINAMENTO APLICADO ÀS ARTES MARCIAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, E. V. . SISTEMAS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E O EXERCÍCIO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, E. V. . TREINAMENTO ESPORTIVO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, E. V. . QUALIDADES FÍSICAS PARA O TREINAMENTO DE JUDÔ. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
LIMA, E. V. ; PUTOMATTI, G. . TREINAMENTO ESPORTIVO. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LIMA, E. V. . FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, E. V. . formação de preceptores na educação básica - Residência Pedagógica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, E. V. . TREINAMENTO APLICADO AS ARTES MARCIAIS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, E. V. . GINÁSTICA EM ACADEMIAS - LOCAL, STEP, JUMP, GAP. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
FOTOBIOMODULAÇÃO NA ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL EM SIMULAÇÃO DA PUXADA EM TÉCNICAS DE JUDÔ NO DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elessandro Váguino de Lima - Coordenador / Mariana Aparecida do Nascimento Duque - Integrante / Newton da Silva Soares - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova. , avenida shishima hifumi, 2911, bloco 9, urbanova, 12244-000 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 39471000, Ramal: 2032, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade do Vale do ParaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Parcial, Carga horária: 26
Outras informações:
Coordenador do Curso de Educação Física desde agosto de 2021.
Atividades
-
02/2013
Direção e administração, Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova.,Cargo ou função, Coordenador de Atividades Acadêmico Científico Culturais.
-
07/2013 - 08/2013
Direção e administração, Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto - Extensão Universitária.
-
08/2012 - 08/2013
Direção e administração, Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova.,Cargo ou função, Coordenador de Lutas - Projeto de Extensão Universitária.
-
04/2004 - 07/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Judô - Licenciatura, Saúde Coletiva e Cidadania - Licenciatura
2000 - Atual
Prefeitura Municipal de São José dos CamposVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinador Desportivo, Carga horária: 20
2002 - 2002
Prefeitura Municipal de São José dos CamposVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR EM COLÔNIA DE FÉRIAS, Carga horária: 20
2000 - 2000
Prefeitura Municipal de São José dos CamposVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR EM COLÔNIA DE FÉRIAS, Carga horária: 28
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elessandro Váguino de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?