Lilian Moreira Cruz
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2022). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Especialista em Educação Infantil pela mesma Universidade (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Departamento de Ciências da Educação. Professora Permanente da Pós-graduação em Educação/UESC. Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da UESC. Atua na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, Desenvolvimento Profissional docente, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Diversidade. Coordena o Programa Coletivo Paulo Freire - ação permanente interdepartamental da UESC, dos Departamentos de Ciências da Educação e Letras e Artes. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire/UESC.Vice líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil - GEPEI/UESC.
Informações coletadas do Lattes em 19/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2019 - 2022
Universidade Federal da Bahia
Título: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, FORMAÇÃO STRICTO SENSU E SEUS DESDOBRAMENTOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM FREIREANA
Lúcia Gracia Ferreira Trindade. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Formação Stricto Sensu; Paulo Freire; Profissão docente.
Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores
2012 - 2014
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: DISCURSOS CAMBIANTES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB
, Ano de Obtenção: 2014.MARCOS LOPES DE SOUZA.Palavras-chave: Currículo - Formação de Professores- Pedagogia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Educação Infantil
2009 - 2010
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA: Influência dos fatores ambientais
Orientador: Edmacy Quirina de Souza
Graduação em Pedagogia
2004 - 2008
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Transtorno de Conduta na adolescência
Orientador: Zoraide Vieira Cruz
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
2016 - 2016
Introdução aos Estudos em Braille. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Itapetinga, PMI, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à Áudio-descrição. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
Estatística Aplicada às Ciências Sociais. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2011 - 2011
Debates em Educação Científica. (Carga horária: 44h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Educação Digital. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga, SME, Brasil.
2011 - 2011
A UESB na Capacitação em Elaboração de Projetos. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada: Tecnologia na Educação. (Carga horária: 30h). , Rezende Empreendimentos Educacionais, REE, Brasil.
2010 - 2010
Formação continuada com abordagem em Ciências. (Carga horária: 20h). , Rezende Empreendimentos Educacionais, REE, Brasil.
2007 - 2007
Qualificação em Meio Ambiente- Educa Cidadão. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga, SME, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenvolvimento profissional docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.
Organização de eventos
CRUZ, LILIAN MOREIRA . VIII SIMPOSIO DE PEDAGOGIA (SIMPED). 2024. (Outro).
CRUZ, LILIAN MOREIRA . VI Encontro do Coletivo Paulo Freire. 2024. (Outro).
CRUZ, LILIAN MOREIRA . DIALOGOS PEDAGOGICOS PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS UESC, PROEX. 2024. (Outro).
CRUZ, L. M ; MENEZES, C. C. L. C. . II Movimento Freireano na UESC: Paulo Freire mais que nunca,. 2023. (Outro).
CRUZ, L. M ; RODRIGUES, A. L. . Movimento Freireano na UESC: Paulo Freire mais que nunca. 2022. (Outro).
MENEZES, C. C. L. C. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2021. (Outro).
MENEZES, C. C. L. C. ; SILVA, M. G. ; RODRIGUES, A. L. ; CRUZ, L. M . IV Encontro do Coletivo Paulo Freire: (Des)construir Paulo Freire? relações dialógicas e ações educativas libertadoras. 2019. (Outro).
CRUZ, L. M . Misoginia: A arte falada e os direitos humanos das mulheres. 2018. (Outro).
CRUZ, L. M . Fracasso escolar: dificuldade de aprendizagem ou deficiência intelectual?. 2018. (Outro).
CRUZ, L. M . III Encontro do Coletivo Paulo Freire ? Educação e Direitos humanos: realidade ou utopia?. 2018. (Outro).
CRUZ, L. M . 29º Encontro Baiano de Estudante de Pedagogia ? A Pedagogia como Ciência da Educação. 2018. (Outro).
CRUZ, L. M ; MENEZES, C. C. L. C. . Saúde Mental Infantil: escutem as crianças. 2018. (Outro).
CRUZ, L. M . II Encontro do Coletivo Paulo Freire. 2017. (Outro).
FEITOSA, F. B. ; CRUZ, L. M . Libras, Autismo e Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade. 2016. (Outro).
CHAPANI, D. T. ; CRUZ, L. M . I Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Jornada Pedagógica Municipal de Iramaia.Educação especial e inclusiva. 2026. (Encontro).
Planejamento Pedagógico da PROGRAD/PROPP/PROEX/PROAPE 2024.2.Relatos sobre a curricularização da extensão na Uesc. 2024. (Encontro).
VIII Simpósio de Pedagogia:. 2024. (Simpósio).
Educação e Pedagogia: Desafios e perspectivas atuais.Relato de experiência: transição da pré-escola para os anos iniciais. 2023. (Simpósio).
II Seminário de Licenciaturas da UESC: - Em foco a formação, as práticas e os currículos. 2023. (Seminário).
II Seminário de Licenciaturas da UESC - Em foco a formação, as práticas e os currículos.O ensino, a pesquisa e a extensão nas licenciaturas: contextos e práticas.. 2023. (Seminário).
IX Congresso Nacional de Educação. 2023. (Congresso).
Movimento freireano na UESC: Paulo freire mais que nunca.As contribuições de Paulo Freire : uma leitura do atual contexto educacional brasileiro pós pandemia. 2022. (Encontro).
39º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia - ENEPe.História do Curso de Pedagogia da UESC e suas implicações na formação docente. 2019. (Encontro).
Os princípios da pedagogia freireana para pensar a educação espacialna perspectiva inclusiva.Educação do Campo e Formação de professores(as): construção coletiva da militância e identidade em resistência. 2019. (Seminário).
VII Seminário Nacional e III Seminário internacional - Políticas Públicas Gestão e Práxis Educacional.Os princípios da pedagogia freireana para pensar a educação especial na perspectiva inclusiva. 2019. (Seminário).
IX Congresso Internacional da ABEH. 2018. (Congresso).
XIX Semana Jurídica da UESC: Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento.Gênero e diversidade no Brasil: Agora, e "de direito", é que "são elas"?. 2018. (Encontro).
II Forum de Leituras de Paulo Freire na Região Norte: Educação como o ato político. 2017. (Outra).
III Simpósio de Pedagogia,interseção entre formação, saberes e práticas.Tecendo diálogo sobre gênero e sexualidade numa perspectiva pós-estruturalista. 2017. (Simpósio).
III Simpósio de Pedagogia, Interseção entre formação, saberes e práticas.Tecendo diálogo sobre gênero e sexualidade numa perspectiva pós-estruturalista. 2017. (Simpósio).
Programação Neuro Linguística-PNL. 2017. (Outra).
Semana Pedagógica da APAE de Ilhéus.Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva da Educação Inclusiva. 2017. (Encontro).
V Jornada Jurídica do Sul da Bahia. 2017. (Outra).
V Colóquio do Programa de Pós-graduação Educação Inclusiva e formação de professores.A pós-graduação e a atuação profissional: contribuições e desafios.. 2016. (Outra).
Seminário sobre Educação.Educação, Subjetividade e espaço escolar. 2015. (Seminário).
XXV ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.DISCURSO CAMBIANTES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. (Encontro).
Debates em Educação Científica.Currículo. 2013. (Encontro).
Fazendo Gênero 10 . Desafios Atuais dos estudos Feministas. 2013. (Seminário).
Fazendo Gênero 10 . Desafios Atuais dos estudos Feministas. 2013. (Seminário).
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES.DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS(AS) GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UESB(CAMPUS/JEQUIÉ-BA)?. 2013. (Seminário).
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES.A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A): UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA/CULTURAL/SOCIAL/POLÍTICA. 2013. (Seminário).
II simpósio de Pesquisa e Formação de Professores.PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). 2013. (Simpósio).
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).
V EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2013. (Encontro).
A pesquisa e o ensino de Ciências: Análise do estado da arte na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestra sobre Ética. 2012. (Outra).
Debates em Educação Científica - Mesa redonda "' A pesquisa e o ensino de Ciências no Brasil". 2012. (Seminário).
Debates em Educação Científica - Mesa redonda "Ensino de Matemática". 2012. (Seminário).
Debates em Educação Científica - Mesa redonda "Gênero e sexualidade no ensino de Ciências e na formação de professores". 2012. (Seminário).
I Colóquio do Programa de Pós Graduação Educação Científica e Formação de Professores. 2012. (Encontro).
II Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).
I Simpósio de "Pesquisa e Formação de Professores. 2012. (Simpósio).
VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. 2012. (Congresso).
VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes. 2012. (Outra).
V Semana de Pedagogia. 2012. (Encontro).
Formação e prática: Compartilhando Experiências, reconstruindo conhecimentos. 2011. (Encontro).
II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos. 2011. (Congresso).
II Encontro sobre Violência Intrafamiliar: uma violação dos direitos humanos. 2011. (Encontro).
III Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. 2011. (Seminário).
10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia para professores da Rede particular e pública. 2010. (Congresso).
Curso prático em direção veicular na categoria A. 2008. (Encontro).
Curso prático em direção veicular na categoria B. 2008. (Encontro).
Reconstruindo a prática do educar. 2008. (Encontro).
3ª Conferência Municipal de Saúde Itapetinga-Ba. 2007. (Outra).
Conferência Estadual de Educação. 2007. (Congresso).
VI Seminário Interdisciplinar "Educação e Direitos Humanos". 2007. (Seminário).
XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL. 2007. (Seminário).
Capacitação Técnica dos Conselheiros e Secretários dos Conselhos Municipais de Educação. 2006. (Encontro).
IX Olimpíada brasileira de Astronomia e Austronáutica (IX OBA). 2006. (Outra).
Vamos Construir a Escola Pública com Dignidade e Trabalho. 2006. (Encontro).
5ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. 2005. (Congresso).
IX Encontro regional de Leitura Do Proler. 2005. (Encontro).
Sexualidade Humana: Essa tal Desconhecida. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
CRUZ, LILIAN MOREIRA; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. C. S. N.. A prática pedagógica com alunos que apresentam TDAH: sentidos e potencializações do/no trabalho docente. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CRUZ, LILIAN MOREIRA; COELHO, L. A.; MENEZES, C. C. L. C.. A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PANORAMA DE PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
COELHO, L. A.;CRUZ, LILIAN MOREIRA; LARCHERT, J. M.. MULHERES MÃES ESTUDANTES DA EJA: RESILIENTES E AUTÔNOMAS EM BUSCA DE SONHOS E EMANCIPAÇÃO NA VIDA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SOUZA, J. A.;CRUZ, LILIAN MOREIRA; CONCEICAO, V. A. S.. DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO PÓS PANDEMIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR MEDIADOR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
COELHO, L. A.;CRUZ, LILIAN MOREIRA; LARCHERT, J. M.. UM PANORAMA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, LILIAN MOREIRA; MENEZES, C. C. L. C.; SOUZA, J. A.. A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS DA SCIELO NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. APRENDIZAGEM DE SURDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. O BRINCAR COMO ELEMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. Educação sexual e a formação dos professores nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. A escola na construção da inclusão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. Educação inclusiva: história, políticas públicas e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. A inclusão do aluno com deficiência visual na escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. Possíveis caminhos para o acompanhamento pedagógico de crianças autistas na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. A Política de inclusão de alunos (as) surdos (as) na escola da educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. A ludicidade como mediadora na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. A alfabetização e Letramento na educação de Jovens e Adultos e suas especificidades metodológicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. Educação do Campo ou Educação NO Campo: um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico da escola do assentamento rural, Vila Isabel/Ibicaraí-Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PIBID: ESPAÇOS DE ANÁLISES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M. Formação de professores na perspectiva da inclusão: análise do PAC de Pedagogia da UESC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, LILIAN MOREIRA. III Encontro de Egressos e Alunos dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Educação da Bahia ? ENEAMPRED. 2024. Universidade Estadual de Santa Cruz.
CRUZ, L. M; ALMEIDA, C. B.; SANTOS, C. B. S.; LARCHERT, J. M.; SILVA, M. G.. Processo Seletivo para candidatos ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação ? PPGE,. 2024. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Orientou
ENTRE MARGENS E TRAVESSIAS: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ILHÉUS/BA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Governo do Estado da Bahia; (Orientador);
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXOS NA SAÚDE DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BUERAREMA-BA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ITABUNA (BA): DESAFIOS E AVANÇOS (2012-2025); Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
ADAPTAÇÃO E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: PÚBLICO ALVO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: Contribuições do programa coletivo Paulo Freire para alunos (as) da escola municipal do Banco da Vitoria na cidade de Ilhéus-BA; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
A literatura infanto juvenil pra auxiliar no processo de aprendizagem das crianças autista; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
Dificuldades de Aprendizagem Escolar: dos aspectos legais de inclusão às formas de intervenção e práticas pedagógicas; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
Gênero e sexualidade: uma proposta de intervenção na Educação de pessoas jovens, adultas e idosas; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
Avaliação da BNCC: aplicação da oralidade na língua portuguesa para os anos finais no ensino fundamental; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA DO NÍVEL MODERADO EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
Memorial reflexivo: trajetórias autoformativas na atuação pedagógica com a criança autista; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Lilian Moreira Cruz;
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ASSEGURAR A INCLUSÃO: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Lilian Moreira Cruz;
CENTRO DE REFERÊNCIA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ILHÉUS- ALGUMAS REFLEXÕES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Lilian Moreira Cruz;
Formação de professores(as) na perspectiva da inclusão: análise do PAC de Pedagogia da UESC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Lilian Moreira Cruz;
Produções bibliográficas
-
AFONSO, F. B. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . A trajetória formativa de um estudante com Transtorno do Espectro Autista no curso de Pedagogia em uma universidade pública baiana: narrativa autobiográfica. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 7, p. 1-17, 2026.
-
OLIVEIRA, B. A. ; GONCALO, B. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . A inclusão da criança com dislexia: uma análise das publicações no banco de dados da SciElo nos últimos vinte anos. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO) , v. 29, p. 1-23, 2026.
-
CRUZ, L. M ; SANTANA, L. S. ; BARRETO, ANDREIA CRISTINA FREITAS . Reforma do Ensino Médio e a Docência em Filosofia em escola pública no sul baiano: condições de trabalho e saúde do(a) professor(a). Educação e Políticas em Debate , v. 14, p. 1-19, 2025.
-
FERREIRA, L. G. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SUL DA BAHIA: UM OLHAR SOBRE OS CAMINHOS E OS DESCOMPASSOS. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 6, p. 1-22, 2025.
-
SANTANA, L. S. ; CRUZ, L. M ; SANTOS, A. J. . Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Básica: reflexos na saúde e no exercício da docência. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 17, p. 1-20, 2025.
-
ALMEIDA, Q. S. L. ; OLIVEIRA, V. S. ; CRUZ, L. M . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ASSEGURAR A INCLUSÃO: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13969 , v. 05, p. 1-25, 2024.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERREIRA, L. G. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: INQUIETAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 28, p. 1-30, 2024.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERREIRA, L. G. . Desenvolvimento profissional de professores/as da educação básica com formação stricto sensu: um diálogo com os princípios da pedagogia freireana. ENSINO & PESQUISA , v. 22, p. 254-269, 2024.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERREIRA, L. G. . A FORMAÇÃO STRICTO SENSU E SEUS CONTRIBUTOS PARA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO FREIREANO. https://doi.org/10.5281/zenodo.8084431 , v. 14, p. 529-551, 2023.
-
SANTOS, A. J. ; CRUZ, L. M . RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTRATÉGIAS PÓS-PANDEMIA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 4, p. 1-21, 2023.
-
GONÇALVES, ALBA LÚCIA ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO -TUTORIAS COLABORATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO- NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTEXTOS E APRENDIZAGENS. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED , v. 4, p. 1-18, 2023.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERREIRA, LÚCIA GRACIA . Paulo Freire e desenvolvimento profissional docente: movimento das pesquisas em 20 anos. Revista Profissão Docente (Online) , v. 23, p. 01-28, 2023.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERREIRA, L. G. . Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente. https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2022.v4i1n8.68-93 , v. 4, p. 68-93, 2022.
-
SILVASANTOS, L. ; CRUZ, L. M . EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA INTERLOCUÇÃO NECESSÁRIA. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025 , v. 3, p. 1-18, 2022.
-
CARVALHO, C. S. ; CRUZ, L. M ; COELHO, L. A. . AS INTERFACES DE ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: TENSIONAMENTOS E PERSPECTIVAS. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025 , v. 3, p. 1-19, 2022.
-
COELHO, L. A. ; DUARTE, M. E. ; CRUZ, L. M . APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: ?EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS, REFLEXÕES E APRENDIZAGENS?. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025 , v. 3, p. 1-5, 2022.
-
COELHO, L. A. ; CRUZ, L. M ; MOURA, E. M. . ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: CONTRADIÇÕES, TENSIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS. Educação em Foco , v. 27, p. 27028, 2022.
-
SANTOS, M. B. ; CRUZ, L. M . FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA E NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025 , v. 3, p. 1-18, 2022.
-
MOREIRA CRUZ, LILIAN ; ANDRADE COELHO, LÍVIA . RODA DE CONVERSA ON-LINE. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO , v. 31, p. 126-143, 2022.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; DE CARVALHO, COSMERINA DE SOUZA ; COELHO, LÍVIA ANDRADE . Processos reflexivos formativos na pandemia: interface entre um programa de mentoria e a iniciação na docência. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. IMPRESSO) , v. 17, p. 197-214, 2022.
-
FERREIRA, L. G. ; FERREIRA, L. G. ; CRUZ, L. M . Educação do(a) aluno(a) surdo(a) na pandemia: desafios e reflexões. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES , v. 14, p. 176-307, 2022.
-
LUZ, R. N. ; CRUZ, L. M . UM ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO REGULAR: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 3, p. 1-16, 2022.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; COELHO, LÍVIA ANDRADE ; FERREIRA, LÚCIA GRACIA . Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 13, p. 992-1016, 2021.
-
CRUZ, L. M . ENTRE O PERGUNTAR E O RESPONDER: PROBLEMATIZAÇÕES DIALÓGICAS FREIREANAS. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 2, p. 1-6, 2021.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; MENEZES, C. C. L. C. ; COELHO, L. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CONTEXTO PANDÊMICO: REFLEXÕES FREIRIANAS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 17, p. 1-22, 2021.
-
CARVALHO, C. S. ; CRUZ, L. M ; COELHO, L. A. . A educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano. Educação e Políticas em Debate , v. 10, p. 1124-1142, 2021.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; MENEZES, C. C. L. C. ; RODRIGUES, A. L. . EDUCAÇÃO FREIRIANA EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS SOCIOPOLÍTICAS. PENSAR A EDUCAÇÃO EM REVISTA , v. 7, p. 1-17, 2021.
-
CRUZ, L. M ; FERREIRA, L. G. . A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PENSADA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIREANA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 3, p. 41-55, 2021.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; MOURA, E. M. ; MENEZES, C. C. L. C. . CONTRIBUTOS FREIRIANOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista de Estudo em Educação e Diversidade , v. 2, p. 1-16, 2021.
-
CARVALHO, COSMERINA SOUZA DE ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar. REVISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA , v. 6, p. 380-396, 2021.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; BARRETO, ANDREIA CRISTINA FREITAS ; FERREIRA, LÚCIA GRACIA . Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. COM A PALAVRA, O PROFESSOR , v. 5, p. 355-372, 2020.
-
CRUZ, L. M . A conscientização e o compromisso profissional para a mudança social: reflexões freireanas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade , v. 01, p. 114-120, 2020.
-
FERREIRA, L. G. ; FERREIRA, L. G. ; CRUZ, L. M . LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS. Fólio - Revista de Letras , v. 11, p. 651-670, 2019.
-
BACELAR, L. S. ; SANTOS, T. M. ; CRUZ, L. M ; MOTTA, S. . A valorização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. SEMINÁRIO GEPRAXIS , v. 6, p. 2325-2335, 2017.
-
BACELAR, L. S. ; SANTOS, T. M. ; CRUZ, L. M ; MOTTA, S. . A VALORIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SEMINÁRIO GEPRAXIS , v. 6, p. 2325, 2017.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; BARRETO, A. C. F. (Org.) ; BAHIA, C. S. (Org.) . Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1. ed. Formiga: Union, 2025. v. 1. 246p .
-
FERREIRA, L. G. (Org.) ; CRUZ, L. M (Org.) ; FERRAZ, R. D. (Org.) . Ensino, Práticas Pedagógicas e Diversidade. 1. ed. São Paulo: Cortez editora, 2024. v. 1. 280p .
-
VIEIRA, E. P. ; SOUZA, L. S. ; SODRÉ, L. G. P. ; SANTOS, RENATA NUNES DOS ; LAURINDO, M J S F. ; CAMPOS, R. ; ALVARENGA, E. ; SILVA, Erineusa Maria da ; AMORIM, Fábio L. A. ; SILVA, A. F. ; MELO, Naara Q. ; MACEDO, Roseane R. ; ALMEIDA, M. V. ; MELLO, Flávia Cristina ; SILVA, R. M. ; OLIVEIRA, RACHEL DE ; CASSIMIRO, M. A. D. ; MIRANDA, M. R. ; CAMARGO, Fernanda M.B. ; CRUZ, L. M ; et.al . A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE: crianças, linguagens e formação docente. 1. ed. EDITORA CRV, 2019.
-
SOUZA, M. L. ; CRUZ, L. M . Tecer e entretecer a vida: sexualidades, Gênero e diferenças na formação docente. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. v. 1. 176p .
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA . Formação continuada docente: elemento fundamental do desenvolvimento profissional de um/a professor/a. In: Lúcia Gracia Ferreira. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docente: pesquisas, diálogos e perspectivas.. 1ed.Vitória da Conquita: UESB, 2025, v. 1, p. 1-260.
-
CRUZ, LILIAN MOREIRA ; SANTANA, L. S. . Entre a resistência e o adoecimento: condições de trabalho e saúde docente na educação pública baiana. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 24-50.
-
SOUZA, E. K. S. ; CRUZ, L. M . Contexto sócio-histórico de desenvolvimento profissional de professores/as da Educação Infantil que lecionam no bairro Salobrinho (Ilhéus/BA): trajetórias e desdobramentos. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 51-82.
-
CRUZ, P. P. O. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . Desenvolvimento profissional de professores(as) e a vulnerabilidade na carreira docente: reflexão sobre publicações jornalísticas. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 133-157.
-
SANTANA, L. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . Condições de trabalho e desenvolvimento profissional docente: uma revisão de literatura sobre os desafios, impactos e perspectivas. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 181-204.
-
SANTOS, A. J. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . Desenvolvimento profissional docente e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 205-223.
-
SANTOS, H. C. ; SANTOS, T. O. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . A implicação do desenvolvimento profissional docente no processo formativo dos/as discentes, de uma escola pública municipal de Ilhéus-BA: diálogos com professoras. In: Lilian Moreira Cruz, Andréia Cristian Barreto, Cristiano de Sant"anna Bahia. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições. 1ed.Formiga: Union, 2025, v. 1, p. 83-112.
-
CRUZ, L. M . O brinquedo e a produção do Gênero na Educação Infantil: diálogos com as crianças. In: Lúcia Gracia Ferreira; Lilian Moreira Cruz; Roselane Duarte Ferraz. (Org.). Ensino, Práticas Pedagógicas e Diversidade. 1ed.São Paulo: Cortez editora, 2024, v. 1, p. 125-138.
-
BACELAR, L. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . TRAJETÓRIA AUTOFORMATIVA NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COMO COENSINO DE UMA CRIANÇA AUTISTA. In: Roselane Duarte Ferraz; Lúcia Gracia Ferreira; Rita de Cássia Sousa Nascimento Ferraz. (Org.). Inclusão e diversidade: relações dialógicas nas práticas de ensino e pesquisa. 64ed.São Carlos: Pedro e João, 2023, v. 1, p. 1-41.
-
BARRETO, S. O. S. ; CRUZ, L. M . Políticas Públicas para Educação Especial e Inclusiva no Município de Itabuna/BA. Políticas Públicas para Educação Especial e Inclusiva no Município de Itabuna/BA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2023, v. 1, p. 161-178.
-
BACELAR, L. S. ; MOREIRA CRUZ, LILIAN . Trajetória Autoformativa da atuação pedagógica como coensino de uma criança autista. In: Lúcia Gracia Ferreira, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Sousa Nascimento Ferraz. (Org.). Inclusão e diversidade: relações dialógicas nas práticas de ensinoe pesquisa. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. 1, p. 41-64.
-
BARRETO, S. O. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . Políticas públicas para educação especial e inclusiva no município de Itabuna-BA. In: Lúcia Gracia Ferreira, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Sousa Nascimento Ferraz. (Org.). Inclusão e diversidade: relações dialógicas nas práticas de ensinoe pesquisa. 2ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. 1, p. 161-178.
-
SANTOS, J. C. N. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITABUNA, SUL DA BAHIA, BRASIL. In: Lúcia Gracia Ferreira; Fábio Viana Santos; Roselane Duarte Ferraz; Mara A. Alves da Silva. (Org.). Ensino, diversidade e formação docente. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2022, v. 1, p. 23-44.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . O currículo dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas:apontamentos para refletirmos sobre gênero e sexualidade na formação de professores(as). In: Kelly da Silva, Anderson Ferrari e Marcos Lopes Souza. (Org.). Tecer e entretecer a vida: sexualidades, gênero e diferenças na formação docente. 1ed.Minas Gerais: UEMG, 2017, v. 1, p. 7-176.
-
CRUZ, L. M . Transtorno de Conduta na Adolescência. Psicopedagogia Online, site, 25 nov. 2011.
-
SANTANA, L. S. ; CRUZ, L. M . CONDIÇÕES DE TRABALHO DO/A PROFESSOR/A DE FILOSOFIA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. In: VIII Simpósio de Pedagogia, 2024, ILHEUS. Educação Inclusiva: desafios, tensões e perspectivas. ILHEUS: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2024. v. 8. p. 22-32.
-
SANTOS, A. J. ; CRUZ, L. M . O USO DAS TDIC NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSOS EDUCATIVOS SIGNIFICATIVOS. In: 2358-8829, 2023, João Pessoa. IX Congresso Nacional de Educação. João Pessoa: IX Congresso Nacional de Educação, 2023. p. 1-8.
-
SANTOS, A. J. ; CRUZ, L. M . FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA ASSEGURAR A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS PANDEMIA DA COVID-19. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa. IX Congresso Nacional de Educação. João Pessoa: IX Congresso Nacional de Educação, 2023. p. 1-11.
-
CRUZ, L. M ; SANTOS, A. J. . CONTRIBUIÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA COLETIVO PAULO FREIRE NO SUL BAIANO. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa. IX Congresso Nacional de Educação. João Pessoa: IX Congresso Nacional de Educação, 2023. p. 1-12.
-
CRUZ, L. M ; SANTOS, A. J. . OS DESDOBRAMENTOS DO PARFOR NA VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS EM EXERCÍCIO: ITINERÁRIOS DE LUTAS E APRENDIZADOS FORMATIVOS. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa. IX Congresso Nacional de Educação. João Pessoa: IX Congresso Nacional de Educação, 2023. p. 1-11.
-
CRUZ, L. M ; FERREIRA, L. G. . DEMANDAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. In: CONEDU - VIII Congresso Nacional de Educação, 2022, Maceió. VIII Congresso Nacional de Educação. Macieó: CONEDU, 2022. p. 1.
-
CRUZ, L. M ; TRINDADE, L. G. F. . Os princípios da pedagogia freireana para pensar a educação especial na perspectiva inclusiva. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2019, Vitória da Conquista. II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.
-
AMORIM, G. J. ; CRUZ, L. M . Educação do Campo e Formação de professores(as): construção coletiva da militância e identidade em resistência. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2019, Vitória da Conquista. II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.
-
SANTOS, J. N. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . NARRATIVAS DO ITINERÁRIO DE UMA ESTUDANTE EM FORMAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA ? SIMPED Alfabetização: das políticas públicas à sala de aul, 2019, Ilheus. Simpósio de Pedagogia, 2019. p. 36-47.
-
AMORIM, G. J. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA ; FERNANDES, C. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: educação do Campo e a docência. In: IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA ? SIMPED Alfabetização: das políticas públicas à sala de aul, 2019, Ilheus. Simpósio de Pedagogia, 2019. p. 414-425.
-
FERREIRA, C. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA ? SIMPED Alfabetização: das políticas públicas à sala de aul, 2019, Ilheus. Simpósio de Pedagogia, 2019. p. 523-537.
-
BACELAR, L. S. ; CRUZ, L. M . DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ESTADO DA BAHIA: O TRABALHO DO PROFISSIONAL ?CO-ENSINO? COM A CRIANÇA AUTISTA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2018, Ilhéus. II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. Ilhéus-BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2018.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A): UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA/CULTURAL/SOCIAL/POLÍTICA. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2013, Salvador-BA. Anais III Seminário Enlaçando Sexualidades (2013). Salvador-BA: Universidade Estadual da Bahia, 2013.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS(AS) GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UESB(CAMPUS/JEQUIÉ-BA)?. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2013, Salvador-BA. Anais III Seminário Enlaçando Sexualidades (2013). Salvador-BA: Universidade Estadual da Bahia, 2013.
-
CRUZ, L. M ; SANTOS, F. F. ; SOUZA, M. L. . PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). In: Simpósio sobre Pesquisa e Formação de professores, 2013, Jequié-BA. Simpósio sobre Pesquisa e Formação de professores. Jequié: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013. v. 02.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . Corpo, gênero e sexualidade: uma análise pós-estruturalista na formação do(a) pedagogo(a). In: Seminário Internacional Fazendo gênero 10, 2013, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Florianópolis, 3013.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . Corpo, gênero e sexualidade:o currículo do curso de Pedagogia da UESB (campus/Itapetinga-BA). In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia - SP: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . O BRINQUEDO E A PRODUÇÃO DO GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE PÓS-ESTRUTURALISTA. In: II Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2012, Vitória-ES. Anais do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Vitória-ES: Alexsandro Rodrigues, 2012. v. 01.
-
SANTOS, F. F. ; CRUZ, L. M . Tecendo diálogo sobre gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos. In: II Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2012, Vitória-ES. Anais do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Vitória-ES: Alexsandro Rodrigues, 2012. v. 01.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB-CAMPUS/JEQUIÉ-BA. In: II Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2012, Vitória-ES. Anais do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Vitória-ES: Alexsandro Rodrigues, 2012. v. 01.
-
Pereira ; PRADO Jusiclaine Viana ; ROCHA Leandra Couto ; CRUZ, L. M . Uma discussão do Projeto Diversidade Socioambiental: Conhecer para Preservar desenvolvida pelos docentes e discentes do Ensino Médio no Parque Municipal da Matinha em Itapetinga-Ba. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011.
-
ROCHA Leandra Couto ; PRADO Jusiclaine Viana ; CRUZ, L. M ; Pereira . História e memória local: Uma proposta de estudos sobre o Parque Muncipal da Matinha em Itapetinga-Ba. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade", 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade", 2011.
-
CRUZ, L. M ; SILVA, J. O. ; LEMOS, Elson Souza ; MOTA, L. P. . VIOLÊNCIA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011.
-
CRUZ, L. M ; SILVA, J. O. ; LEMOS, Elson Souza . DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA: INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico, 2011.
-
Silva. S. S ; CRUZ, L. M . UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO CONCEITO DE CIDADANIA REPRESENTADA SOCIALMENTE PELOS EDUCADORES DA IPAM? INSTITUTO DE PROMOÇÃO E AMPARO AO MENOR DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA ? BA. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico "Desafios Epstemológicos das Ciências na Atualidade", 2011.
-
CRUZ, L. M ; FERREIRA, L. G. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. In: XIV Colóquio Nacional e VII Internacional do Museu Pedagógico da UESB, 2022, Vitória da Conquista. XIV Colóquio Nacional e VII Internacional do Museu Pedagógico da UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2022. p. 1016.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . A Formação do Professor de Ciência e sua relação com as questões de corpo, gênero e sexualidade: uma análise no projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste/EREBIO/NE, 2013, Natal. Práticas Educacionais e Currículo. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.
-
CRUZ, L. M ; PEREIRA, N. A. . Educação ambiental no ensino Infantil: Desafios e possibilidades. In: I simpósio de Pesquisa e Formação de Professores, 2012, Jequié-BA. I Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores, 2012.
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB-CAMPUS/JEQUIÉ-BA. In: I Colóquio do Programa de Pós Graduação Acadêmica em Educação Científica e Formação de Professores - Alicerçando o Futuro, 2012, Jequié-BA. I Colóquio do Programa de Pós Graduação Acadêmica em Educação Científica e Formação de Professores - Alicerçando o Futuro. Jequié- BA: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. v. 1. p. 01-105.
-
CRUZ, L. M ; MOTA, L. P. . VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Causas e consequências para a qualidade de vida de docentes e discentes. In: II Congresso Nacional Diversidade, ètica e Direitos Humanos Compromissos e desafios das politicas em Educação e defesa dos direitos Humanos, 2010, Itapetinga-BA. II Congresso Nacional Diversidade, ètica e Direitos Humanos Compromissos e desafios das politicas em Educação e defesa dos direitos Humanos, 2010.
-
CRUZ, L. M ; Mara Rúbia Sousa da Silva . VIOLÊNCIA ESCOLAR: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. In: II Encontro de Violência intrafamiliar: uma violação dos direitos humanos, 2011, Jequié-BA. ENCONTRO DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR. Jequié: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2011. v. 01.
-
Pereira ; Lemos ; CRUZ, L. M . Influência dos ectoparasitas e seus dispersores na saúde e bem estar animal de espécies de mamíferos mantidas em cativeiro no Parque Municipal da Matinha, Itapetinga-Ba. In: 16º Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ilhéus. Anais do 16º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010.
-
SANTANA, L. S. ; CRUZ, LILIAN MOREIRA . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E FORMAÇÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, A. M. S. ; ALCANTARA, M. S. R. ; CRUZ, L. M . Relato de experiência: transição da pré-escola para os anos iniciais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M ; FERREIRA, L. G. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M . A leitura de mundo que leva a leitura da palavra: reflexões sobre as contribuições de Paulo Freire para alfabetização de jovens, adultos e idoso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M . Formação de Professores para atuar na Educação do campo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BACELAR, L. S. ; CRUZ, L. M . Diretrizes da Educação Inclusiva do Estado a Bahia: trabalho do profissional ?co-ensino? com a criança autista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, J. E. ; CRUZ, L. M . Dificuldades de aprendizagem escolar: dos aspectos legais de inclusão às formas de intervenção pedagógica e estratégias educacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, J. E. ; CRUZ, L. M . A educação dos surdos no Brasil: dos pressupostos legais a permanência escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M . CINE Debate ? Problematizações sobre Gênero e Sexualidade na Universidade Estadual de Santa Cruz -BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, L. M . GENETSEX ? Gênero, Etnicidade e Sexualidade: as Vozes que falam Na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, L. M . As Diretrizes para Educação Inclusiva da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M . Gestão Escolar Freiriana: espaço de construção de identidade docente crítico-reflexiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M . EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E OS DESAFIOS DA GESTÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M . Educação Contemporânea x atuação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M . Cidadania Ambiental: direito de todos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M . Diversidade Cultural no Contexto escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M . Gerenciamento de resíduos sólidos de Itapetinga-BA e a contribuição do aterro sanitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M . Docência: currículo e direitos humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, J. E. ; CRUZ, L. M . Dificuldades de aprendizagem escolar: dos aspectos legais da inclusão às formas de intervenção pedagógica e estratégias educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M . Educação e sucesso: Por que precisa de motivação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M . Currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A): UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA/CULTURAL/SOCIAL/POLÍTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS(AS) GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UESB(CAMPUS/JEQUIÉ-BA)?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB (CAMPUS DE ITAPETINGA-BA). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, F. F. ; CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . Relato de experiência sobre discussões realizadas na Educação de Jovens e Adultos sobre gênero e sexualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M ; SANTOS, F. F. ; SOUZA, M. L. . Problematizando os discursos sobre gênero e sexualidade na formação do(a) pedagogo(a). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . A formação do Professor de ciências e sua relação com as questões de corpo, gênero e sexualidade: um análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE PÓS-ESTRUTURALISTA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M ; MOTA, L. P. . Relato de Experiência do Projeto ' Adolescência e Saúde'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB-CAMPUS/JEQUIÉ-BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. ; SILVA, Z. G. . O BRINQUEDO E A PRODUÇÃO DO GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE PÓS-ESTRUTURALISTA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, F. F. ; CRUZ, L. M . TECENDO DIÁLOGO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUZ, L. M ; MOTA, L. P. . VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Causas e consequências para a qualidade de vida de docentes e discentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, L. M ; Mara Rúbia Sousa da Silva . VIOLÊNCIA ESCOLAR: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA Leandra Couto ; PRADO Jusiclaine Viana ; CRUZ, L. M ; Pereira . História e memória Local: Uma proposta de Estudo sobre o Parque Municipal da matinha em Itapetinga-Ba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Pereira ; PRADO Jusiclaine Viana ; ROCHA Leandra Couto ; CRUZ, L. M . Uma discussão do Projeto Diversidade Socioambiental: Conhecer para Preservar desenvolvida pelos docentes e discentes do Ensino Médio no Parque Municipal da Matinha em Itapetinga-Ba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUZ, L. M ; SILVA, J. O. ; LEMOS, Elson Souza . DESENVOLVIMENTO COGNITIVOS DA CRIANÇA: INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M ; SILVA, J. O. ; LEMOS, Elson Souza ; MOTA, L. P. . VIOLÊNCIA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Silva. S. S ; CRUZ, L. M . UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO CONCEITO DE CIDADANIA REPRESENTADA SOCIALMENTE PELOS EDUCADORES DA IPAM? INSTITUTO DE PROMOÇÃO E AMPARO AO MENOR DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA ? BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, L. M ; Mara Rúbia Sousa da Silva . Transtorno de conduta na Adolescência: Influencia dos fatores ambientais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, L. M . Influência dos ectoparasitas e seus dispersores na saúde e bem estar animal de espécie de mamíferos mantidas em cativeiros no Parque Municipal da Matinha, Itapetinga-Ba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUZ, L. M . O papel do educador no século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRUZ, L. M ; CHAPANI, D. T. . Avaliação das mesas redondas do projeto ?Debates em Educação Científica?: a execução do projeto sob o olhar dos participantes. 2011 (Detates).
Outras produções
CRUZ, L. M ; SANTOS, A. R. . Comissão de verificação para reconhecimento de curso. 2018.
CRUZ, L. M ; SANTOS, A. R. . Comissão de verificação para reconhecimento de curso. 2018.
CRUZ, L. M ; COELHO, L. A. ; MENEZES, C. C. L. C. . Comissão de verificação para reconhecimento de curso. 2017.
CRUZ, L. M . As contribuições da Pós-graduação para o desenvolvimento da pesquisa do professor da Educação Básica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CRUZ, L. M . Gestão Escolar. 2024. .
CRUZ, L. M . Prova Brasil: Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I e II. 2013. .
CRUZ, L. M ; SOUZA, M. L. . BRINCANDO COM O ?BICHO PAPÃO?: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. 2012. .
CRUZ, L. M . Oficina: A importância da Educação na erradicação do trabalho Infantil. 2011. .
CRUZ, L. M . Oficina Pedagógica para professores da Educação Infantil. 2010. .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Educação inclusiva no interior da Bahia: políticas, contextos e formação docente, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a educação inclusiva ofertada no sul da Bahia, com ênfase nas políticas públicas implementadas, nos contextos pedagógicos e infraestruturais, nas práticas pedagógicas desenvolvidas, nos recursos didáticos disponíveis e na formação dos profissionais que atuam com o público da educação especial. A pesquisa será conduzida em dois municípios: Ilhéus e Itabuna, e terá como participante professores/as, gestores/as escolares, profissionais de apoio à inclusão escolar e responsáveis pelos/as alunos e alunas da educação especial, totalizando um quantitativo de 700 (setecentos) participantes. A seleção dos/as participantes será feita por ordem de resposta ao convite para integrar o estudo, garantindo uma amostra diversificada e representativa. Os convites serão enviados por meio de canais institucionais das secretarias de educação dos municípios, como e-mails, telefone e grupos de comunicação com as escolas O estudo adotará uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os instrumentos de coleta de dados incluirão questionários online, entrevistas semiestruturadas presenciais gravadas em áudio e análise de documentos oficiais. A análise dos dados será conduzida à luz da perspectiva bakhtiniana, que privilegia a compreensão dialógica dos contextos investigados. Com esta pesquisa, esperamos contribuir para o aprofundamento das discussões acerca da educação inclusiva, destacando os avanços e desafios enfrentados na região. Além disso, buscaremos oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas mais efetivas, promover reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e apontar caminhos para o aprimoramento da formação de profissionais envolvidos com a educação especial, fortalecendo o compromisso com a equidade e o respeito à diversidade nas escolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Lilian Moreira Cruz - Coordenador / Cláudia Celeste Lima Costa Menezes - Integrante / Lucimar Gracia Ferreira - Integrante / Andreia Cristina Freitas Barreto - Integrante / Alexandre José dos Santos - Integrante / Fagner Bispo Afonso - Integrante / Ana Beatriz Santos Borges - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2023 - Atual
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: DIÁLOGOS FREIREANOS COM PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Esta pesquisa visa proporcionar uma interlocução entre os princípios fundantes da pedagogia freireana e o campo do Desenvolvimento Profissional Docente DPD. Desse modo, este estudo objetiva analisar, tendo como aporte o pensamento de Paulo Freire, como os/as professores/as da Educação Básica que trabalham no Bairro Salobrinho de Ilhéus/BA, se desenvolvem profissionalmente, considerando os contextos pessoais, profissionais, formativos, econômicos, políticos e culturais, bem como as implicações para o ensino. Este estudo será realizado, primeiramente, por meio de levantamento das produções existentes sobre o tema no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, e, posteriormente, pela realização de pesquisa de campo. Adotaremos uma abordagem qualitativa considerando o caráter multidisciplinar da pesquisa. Teremos como participantes professores/as efetivos e ativos da Educação Básica que trabalham na área de abrangência da UESC (Bairro Salobrinho Ilhéus/BA). Os/as participantes serão identificados com nomes de flores para preservação da identidade. Utilizaremos como instrumento para produzir os dados a roda de conversa e o questionário, que será aplicado pessoalmente. Para os encontros da roda de conversa, organizaremos quatro eixos de discussão: 1) História de vida pessoal; 2) A escolha da profissão docente; 3) Desafios da docência e 4) Trajetória formativa docente. A análise dos dados produzidos será realizada por meio da técnica da análise de discursos na perspectiva bakhtiniana. Esperamos com esta pesquisa contribuir para difundir a pedagogia freireana, fortalecer a relação entre a universidade e as escolas de Educação Básica, contribuir com pesquisas que favoreçam a construção de políticas públicas voltadas para o DPD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lilian Moreira Cruz - Coordenador / Cláudia Celeste Lima Costa Menezes - Integrante / Anderson Lins Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciência da Educação. , Universidade Estadual de Santa Cruz, Salobrinho, 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil, Telefone: (73) 36805120, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - 2015
EMEE Anne SullivanVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Mestrado Internacional - Ciências da Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da disciplina Currículo, Cultura e Conhecimento.
Educação, Subjetividade e Espaço Escolar
2014 - 2015
Instituto Educacional tecnológico e CulturalVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Pedagogia
2014 - 2014
Instituto Educacional tecnológico e CulturalVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Curso de Educação Física - Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
2014 - 2014
Instituto Educacional tecnológico e CulturalVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Curso de Serviço Social - Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
2015 - 2015
Faculdade MontenegroVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicopedagogia Clínica e Institucional, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da disciplina Políticas Públicas para Educação Inclusiva
2013 - 2013
Faculdade MontenegroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplina: Relação Família-Escola na Intervenção do Psicopedagogo
2013 - 2013
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de CandeiasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-graduação em Psicologia da Educação, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplina - Psicologia escolar: A Escola como um fenômeno sócio - histórico - cultural
2014 - 2015
Colégio e Curso DinamicoVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora do curso de Eletrotécnica - Disciplina: Organização, trabalho e qualidade
2013 - 2013
Colégio e Curso DinamicoVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora do Curso de Técnico em Enfermagem. Disciplina: Metodologia Científica
2010 - 2011
Colégio Estadual Alfredo DutraVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Física, Carga horária: 20
2010 - 2010
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de Matemática Aplicada, Segurança do Trabalho e Empreendorismo, no curso de Produção de Calçados, sob a responsabilidade do Senai. A duração total da execução das disciplinas teve uma carga horária de 300 horas.
2006 - 2007
Conselho Municipal de Educação de Itapetinga-BaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Vice-presidente, Carga horária: 20
2005 - 2006
creche irmã dulceVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2016 - Atual
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2018
Ensino, Especialização em Educação no Campo, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II
-
09/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, III Encontro do Coletivo Paulo Freire.
-
08/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
08/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
08/2018
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCACÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
-
06/2018
Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
-
04/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
-
03/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEMINARIO INTERDISCIPL. VI-NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TÓPICOS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
-
09/2018 - 09/2019
Direção e administração, Departamento de Ciência da Educação.Cargo ou função, Coordenadora da área de Didática.
-
08/2018 - 08/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual.
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Especialização em Educação no Campo, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, PESQUISA ORIENTADA I
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ATIVIDADE INTEGRADORA BASEADA EM PROBLEMA-AIBP V, CURRÍCULO
-
06/2018 - 06/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual.
-
05/2018 - 05/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual.
-
04/2018 - 04/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual.
-
03/2018 - 03/2018
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual.
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO BRAILLE, EDUCACÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, DIDÁTICA I,
-
12/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, II Encontro do Coletivo Paulo Freire.
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III, ATIVIDADE INTEGRADORA BASEADA EM PROBLEMA-AIBP V, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATIVIDADE INTEGRADORA BASEADA EM PROBLEMA-AIBP III
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO INCLUSIVA
-
09/2016 - 03/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
09/2016 - 03/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA I
-
09/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO E ANDRAGOGIA, DIDÁTICA I,
2004 - 2019
Prefeitura Municipal de ItapetingaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lilian Moreira Cruz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?