Júlia Machado Dias

Mestre em Relações Internacionais pela UFU, com especialização em pesquisa sobre Gênero e Feminismos na América Latina. Possui experiência acadêmica com artigos publicados e docência na UFRR. Prestou consultoria para o Ministério dos Povos Indígenas, desenvolvendo seminários regionais de consulta para pessoas LGBTQIA+ para criar políticas públicas específicas para essa população.Possui ampla experiência em mobilização social e comunicação com comunidades vulneráveis, indígenas e não indígenas em Roraima, Amazonas e Minas Gerais. Especialista em engajamento comunitário, metodologias de consulta (entrevistas, questionários e grupos focais) e elaboração de relatórios técnicos. Utiliza abordagens interseccionais e de transversalização de gênero para desenvolver estratégias que atendam às necessidades e potencialidades dos grupos com os quais trabalha. Possui experiência em gestão de equipe e coordenação de atividades comunitárias, incluindo trabalho com comunidades migrantes e refugiadas.

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Relações Internacionais

2017 - 2019

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Outros olhares, outros saberes: contribuições dos feminismos e das mulheres zapatistas para as relações internacionais
, Ano de Obtenção: 2019.Pedro Henrique de Moraes Cícero.Palavras-chave: Feminismo comunitário; Despatriarcalização; Mulheres indígenas; Mulheres zapatistas; América Latina.

Especialização em Políticas Públicas y Justicia de Género

2017 - 2018

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina
Título: Para Além dos Moldes Liberais: Despatriarcalização, Feminismo Comunitário e Participação Política das Mulheres Indígenas na Bolívia

Graduação em Relações Internacionais

2011 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O Capitalismo Patriarcal Dependente e a Questão de Gênero nos Estados Latino-Americanos: Limites e Possibilidades para a Luta Feminista na Região
Orientador: Lara Martim Rodrigues Selis
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola estadual Isolina França Soares Torres

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

I Curso de Realidade Brasileira. 2015. (Outra).

V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). 2015. (Encontro).

VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais: Fronteiras do Pensamento nas Relações Internacionais.. 2015. (Seminário).

II Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero: Articulações e Perspectivas. 2014. (Outra).

IV Seminário Internacional de Política e Feminismo. 30 anos do NEPEM: desafios da construção em diálogo das práticas e teorias feministas.. 2014. (Seminário).

Seminário Nacional de Teoria Marxista. 2014. (Seminário).

VI Semana Acadêmica de Relações Internacionais: Relações Internacionais dos Estados Unidos. 2014. (Seminário).

V Seminário Trabalho e Gênero ? Teorias, Pesquisas e Práticas Sociais e III Seminário Internacional do PPGCS. 2014. (Seminário).

II Visita Técnica: Acampamento Terra Firme, Movimento Popular Pela Reforma Agraria.. 2013. (Outra).

IX Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. 2013. (Encontro).

V Semana Acadêmica de Relações Internacionais e I Encontro Estadual da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. 2013. (Seminário).

Anistia e Comissão da Verdade. 2012. (Outra).

Conferência Internacional sobre Território, Mobilidade e Acessibilidade. 2012. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais e XIII Seminário de Economia: Desenvolvimento Econômico e Social e as Relações Internacionais da América Latina. 2012. (Seminário).

Minicurso "O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sua relação com a política externa do Brasil e dos Estados Unidos da América". 2012. (Oficina).

XVII Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2012. (Encontro).

III Semana de Relações Internacionais do IE/UFU. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Célio Vinicius Diniz Rodrigues Ribeiro Freitas

EVEDOVE, L. U. D.; LYRA JUNIOR, A. A.;DIAS, J. M.. A Institucionalização da Paradiplomacia em Boa Vista - RR: Estudo de Casos Bem Sucedidos e Contribuições Teóricas das Relações Internacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ivonilza de Souza Sarmet Salomão

DIAS, J. M.; SILVA, M. I. C.; AGUIAR, L.. Luta em Empoderamento da Mulher Indígena: um Estudo sobre a Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jaiandra Maina Queiroz Furtado

SILVA, M. I. C.;DIAS, J. M.; SILVA, J. C. J.. A Onça Braba que Vigia a Mata Nunca Dorme: a Cooperação e Resistência dos Indígenas Matsés às Ameaças de Exploração Petrolífera na Fronteira do Brasil e Peru. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Roraima.

Produções bibliográficas

  • MACHADO DIAS, JÚLIA . FEMINILIZAÇÃO E (DES)VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DAS MULHERES: PAPEIS DE GÊNERO E NEOLIBERALISMO. CADERNOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS , v. 2018, p. 1-22, 2018.

  • DIAS, JÚLIA MACHADO ; ARCÂNGELO, ÉLTON DE MELLO . Feminismo Decolonial e Teoria Queer: limites e possibilidades de diálogo nas relações internacionais. MONÇÕES: REVISTA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGD , v. 6, p. 121, 2017.

  • SILVA, A. G. ; PAULA, C. E. A. ; DIAS, J. M. . As Leis de Anistia brasileira (1979) e argentina (1983) em perspectiva comparada. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO (UFU) , v. 41, p. 187, 2013.

Outras produções

DIAS, J. M. . Consultora de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2024.

DIAS, J. M. . Rede Arandu participa da etapa de consulta a indígenas LGBTQIA+ no Seminário Norte 1 do projeto Tecendo Direitos. 2025; Tema: Indígenas LGBTQIA+. (Site).

MASO, T. F. ; DIAS, J. M. ; OLIVEIRA, F. B. . Notas da participação da Rede Arandu no evento Diálogos Internacionais LGBTQIA+: Garantia de Direitos em Âmbito Global. 2025. (Site).

OLIVEIRA, F. B. ; MASO, T. F. ; DIAS, J. M. ; FERREIRA, A. A. . Rede Arandu e Movimento Indígena LGBTQIA+ na Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Brasília. 2025. (Site).

DIAS, J. M. ; BRASILEIRO, D. . 1ª Conferência Livre de Assistência Social para Povos Indígenas (CLASPI): por um SUAS Intercultural. 2025. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Fraternidade - Federação Humanitária Internacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Dados, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto O Bem Comum ? Educação e Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes Venezuelanos em Situação de Refúgio. Parceria entre a Fraternidade ? Federação Humanitária Internacional (FFHI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Coordenação junto às equipes de 10 abrigos, 8 em Boa Vista e 2 em Pacaraima (Roraima), compostas por educadores venezuelanos e venezuelanas dos respectivos abrigos e professoras brasileiras; realização de relatórios quinzenais de monitoramento do projeto e dos dados sobre crianças e adolescentes que se matricularam em escolas públicas da rede de ensino; organização de seminários com objetivo de compreender os desafios da rede formal de ensino de Boa Vista e Pacaraima em termos de inclusão de refugiados, abrangendo também a educação intercultural, tendo em vista as comunidades venezuelanas indígenas warao e e'ñepá. Com apoio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima (CEFOR), foram realizados a partir do Grupo de Trabalho de Educação da Operação Acolhida, que a FFHI coordenava junto ao UNICEF.

2019 - 2019

Norwegian Refugee Council

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficial de Registro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Coordenação e Gestão do Abrigo Temporário para Venezuelanos Jardim Floresta em Boa Vista - Roraima, implementado pelo Conselho Norueguês para Refugiados (NRC, na sigla em inglês) em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Atualização constante dos dados dos beneficiários e beneficiárias: documentos para interiorização (viagem para outros estados do Brasil), entrada e saída (permanente e temporária), grávidas e lactantes, pessoas com deficiência e acima de 64 anos, observando as variações de perfil populacional de acordo com as modificações no abrigo; envio frequente de listas de famílias aptas para a interiorização na modalidade abrigo-abrigo e da masterlist (lista geral de dados dos beneficiários que já passaram pelo abrigo) para a equipe de registro do ACNUR; apoio logístico na recepção das famílias e na sua saída (entrega e retirada de colchões, cabos elétricos, abertura e fechamento de carpas, designação de carpas para as famílias conforme chegavam ao abrigo, apresentação das normas de convivência e regras do abrigo).

2019 - 2019

Norwegian Refugee Council

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficial de Participação Comunitária, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Coordenação e Gestão do Abrigo Temporário para Venezuelanos Jardim Floresta em Boa Vista - Roraima, implementado pelo Conselho Norueguês para Refugiados (NRC, na sigla em inglês) em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Promoção e fortalecimento da participação da comunidade nos Comitês (Esportes, Educação, Wash, Alimentação, Logística, Saúde), garantindo que a diversidade de gênero, raça e idade seja respeitada; formulação de estratégias com caráter preventivo ou de redução de casos de proteção dentro da comunidade, em conjunto com a equipe de proteção e coordenação do abrigo; realização de atividades que sensibilizem a comunidade sobre seus direitos e deveres no Brasil a partir da articulação com as diferentes instituições locais e organizações internacionais presentes na Operação Acolhida; acompanhamento e fortalecimento do Círculo de Mujeres Tejedoras, com olhar de proteção de direitos e de geração de renda para as mulheres e suas famílias; parcerias com instituições locais, como o Projeto Crescer e a CAER, utilizando a sensibilização ambiental e atividades esportivas como forma de aproximação com a população local, em especial dos jovens, além do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), com realização de oficinas e apresentações musicais; realização de cursos profissionalizantes e divulgação para a comunidade do abrigo; desenvolvimento de atividades culturais; elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas semanalmente.

2020 - 2020

Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mobilizadora Social, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Assessoria Técnica Independente às comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da empresa Vale na região do rio Paraopeba, mais especificamente em Brumadinho, Minas Gerais, e Instituições de Justiça (Ministério Público e Defensoria Pública). Articulação com as comunidades atingidas, em especial lideranças comunitárias. Mobilização e coordenação de espaços coletivos para promoção de participação informada, levantamento de demandas e propostas de medidas emergenciais para as comunidades. Realização de relatórios semanais e mensais de atividades. Elaboração de cartilha para diálogo com mulheres atingidas pelo rompimento da barragem e participação no desenho de metodologia da Roda de Diálogo auto-organizada.

2020 - 2020

Instituto Maná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de Casos de Proteção Legal SGBV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Proteção e Gerenciamento de Casos em Manaus em parceria com o ACNUR. Violência Sexual e Outras Baseadas em Gênero (SGBV, na sigla em inglês). Assegurar uma resposta adequada para cada caso, aplicando metodologias e ferramentas do ciclo de gestão de casos, aplicando princípios e diretivas humanitárias (IASC, SOPs); orientação e informação (acompanhamento a serviços e desenvolvimento de planos individuais/familiares); Estabelecer relações com Rede Local de Proteção e de Serviços Básicos, Autoridades Nacionais e Sociedade Civil e outros atores relevantes, com objetivo de assegurar o acesso real à serviços; Colaborar na elaboração de materiais informativos e orientar o público de interesse sobre órgãos e serviços públicos adequados e de acordo com suas demandas; realizar a comunicação e o planejamento participativo com a comunidade com o objetivo de fortalecer o engajamento e a organização comunitário. Planejar, realizar, acompanhar e monitorar atividades comunitárias, contribuir com atividades de proteção baseada na comunidade, elaborar relatórios.

2020 - 2023

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Relações Internacionais, Carga horária: 40

Outras informações:
Vice-coordenadora no Projeto de Extensão Criatividade e Imaginação Política na América Latina"em 2021, grupo de estudos virtual criado para debater as autoras e autores da região. Inserção dosdebates de gênero, raça, etnia e sexualidade em todas as disciplinas ministradas, contribuindo parauma visão interseccional do que entendemos como direitos humanos e relações internacionais. Coorientação de trabalhos de conclusão de curso em temas relacionados a América Latina, gênero e políticas públicas. Participação em bancas de defesa de monografia.

2023 - 2023

Medicos Sem Fronteiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Promoção de Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantamento de necessidades e análise situacional de comunidades migrantes e refugiadasindígenas e não indígenas venezuelanas. Gestão de equipe, supervisão de atividades efortalecimento de comitês de saúde indígena com enfoque de gênero. Realização de treinamentossobre saúde indígena migrante, violência sexual e comitês de saúde. Advocacy para inclusão daMediação Intercultural Indígena como política pública de saúde e assistência social.Desenvolvimento de campanha digital de promoção de saúde em conjunto com equipe de MSFBruxelas. Elaboração de relatórios técnicos e guias temáticas com boas práticas, barreiras deacesso e recomendações para o Ministério da Saúde e organizações locais.

2022 - 2023

Medicos Sem Fronteiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Promoção de Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de equipe, organização de reuniões e elaboração de planos de desenvolvimento individuais.Monitoramento de atividades e criação de materiais informativos de educação em saúde em colaboração com a equipe. Condução de grupos focais com mulheres indígenas sobre saúde sexuale reprodutiva. Gerente Interina a partir de janeiro, liderando a estratégia de encerramento doprojeto com foco em mobilização de comunidades indígenas migrantes e promoção de educaçãointercultural em saúde. Criação de comitês de saúde e engajamento comunitário com metodologiasparticipativas.

2025 - Atual

Ministério de Estados dos Povos Indígenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de metodologia participativa para diagnóstico de problemas e construção de propostas de políticas públicas para indígenas LGBTQIA+ por meio de seminários regionais de consulta. Elaboração de relatórios técnicos com os principais resultados dos eixos temáticos (saúde, educação, cultura, território e segurança, empregabilidade e renda). Interlocução com equipe indígena de mediação dos eixos temáticos/grupos de trabalho. Levantamento de políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ para avaliação, a partir dos resultados das consultas regionais, do que se aplica para a realidade dos povos indígenas.