Nathally Pereira da Silva Prado
#9830; Servidora Pública Municipal;#9830; Atua na área da Saúde Pública pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, na Interlocução da Ouvidoria Municipal de Saúde e Ouvidoria Geral Distrital;#9830; Docente pela Escola de Saúde do Recife na Formação em Libras para os profissionais de Saúde;#9830; Coordenou o Programa Saúde na Escola- PSE Distrital;#9830; Formações Acadêmicas: #9830; Licenciatura em Letras-Libras, #9830; Intérprete e Tradutora de Libras; #9830; Pós-graduada em Libras e Braille; #9830; Bacharel em Cientista Social;#9830; Pedagoga.#8594; Foi Bolsista de Iniciação Científica (BIA), com o incentivo financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e a Tecnologia - FACEPE, sob orientação do Prof. Dr João Gilberto de Farias Silva (UFRPE), atuando na área de Educação ambiental, Agrofloresta, Sustentabilidade e Cultura. #8594; Atuou na área de Cooperativismo e Associativismo como Bolsista de Iniciação Científica -PIBIC, pelo CNPq, sob orientação da Prof Doutora Maria Luiza Lins e Silva Pires (UFRPE).#9658;Temas abordados em estudos, trabalho de conclusão de curso e pesquisas: Educação, Libras, Sociologia, Comunicação, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Braille, Inclusão e Saúde Pública.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em LIBRAS E BRAILLE
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LIBRAS E DO BRAILLE NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS: UMA FORMA DE INCLUIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Graduação em Licenciatura em Letras-Libras
2023 - 2024
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: Reforço Escolar - rompendo barreiras das aprendizagens
Orientador: Andressa Maria
Graduação em Pedagogia
2019 - 2020
Faculdade Campos Elíseos
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LIBRAS E DO BRAILLE NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS: UMA FORMA DE INCLUIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO.
Orientador: Márcia Regina Correa e Rodrigo Leite da Silva
Graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
2008 - 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Sociologia no Ensino Médio: o processo de aprendizagem em escolas públicas no Recife.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Afonso Barbosa de Brito.
Curso técnico/profissionalizante em TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS
2021 - 2022
Curso técnico/profissionalizante em LIBRAS AVANÇADO
2020 - 2021
Curso técnico/profissionalizante em LIBRAS AVANÇADO
2020 - 2020
Curso técnico/profissionalizante em LIBRAS BÁSICO II
2019 - 2019
Curso técnico/profissionalizante em LIBRAS INTERMEDIÁRIO
2019 - 2019
Curso técnico/profissionalizante em LIBRAS BÁSICO I
2018 - 2018
Curso técnico/profissionalizante em NORMAL MÉDIO- MAGISTÉRIO
2004 - 2007
Formação complementar
2024 -
Extensão universitária em Curso de Formação em TRadutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Prevenção à Iniciação ao Tabagismo,. (Carga horária: 8h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LIBRAS E CAPACITAÇÃO PARA INTÉRPRETE DE LIBRAS. (Carga horária: 3h). , ESCOLA VERBO EM MOVIMENTO, EVM, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:JOGO DIDÁTICO SURDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:TRAJETÓRIA DE ARTISTAS NEGROS SURDOS.. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS NA P. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: FORMANDO PROFESSORES E ABRINDO NO. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2020 - 2021
LIBRAS AVANÇADO. (Carga horária: 230h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Libras: compreensão básica. (Carga horária: 90h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Formação Continuada em Tradução/Interpretação de Língua de Sinais. (Carga horária: 3h). , Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpr, FEBRAPILS, Brasil.
2020 - 2020
PRODUÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS,. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2018 - 2020
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS. (Carga horária: 240h). , CENTRO DE APOIO AO SURDO DE PERNAMBUCO, CAS-PE, Brasil.
2019 - 2019
Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
LIBRAS BÁSICO. (Carga horária: 20h). , PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, PCR, Brasil.
2019 - 2019
LIBRAS INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 75h). , Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
2017 - 2017
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS SECRETARIAIS. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2017 - 2017
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2016 - 2017
OUVIDORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Curso Aberto em Melhoria Contínua. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2016 - 2016
LIBRAS-EAD. (Carga horária: 30h). , Serviço Social da Indústria de Pernambuco, SESI/PE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Familiarizaçãp em Segurança da Aviação Civil-AVSEC. (Carga horária: 6h). , Agencia Nacional de Aviacão Civil, ANAC, Brasil.
2013 - 2013
Curso Familiarização TPS. (Carga horária: 4h). , Infraero, INFRAERO, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação dos Voluntários da Copa das Confederações. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2013
INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em DESAFIO SEBRAE. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENT. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Sófocles e Antígona: Moralidade e Eticidade. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2009
FRANCÊS INSTRUMENTAL I. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
A ARTE DE LER E CONTAR HISTÓRIA. , ESCOLA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, EMMM, Brasil.
2003 - 2003
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sociologia.
Organização de eventos
PRADO, N.P. S. . III FEIRA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. 2020. .
SILVA, N. P. . COPA DO MUNDO FIFA BRASIL. 2014. (Outro).
SILVA, N. P. . COPA DAS CONFEDERAÇÕES. 2013. (Outro).
Participação em eventos
1º SEMINÁRIO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E CRESCER SAUDÁVEL. 2022. (Seminário).
CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:JOGO DIDÁTICO SURDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: O ENCONTRO COM A CULTURA SURDA.. 2022. (Outra).
CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS NA PANDEMIA: NOVOS PARADIGMAS ?. 2022. (Outra).
Curso de Prevenção à Iniciação ao Tabagismo. 2022. (Outra).
Formação de professores de Libras e capacitação para intérprete de Libras. 2022. (Outra).
?Webinar "Atitudes Inclusivas na Primeira Infância". 2021. (Outra).
CICLO ACADÊMICO EM LIBRAS:TRAJETÓRIA DE ARTISTAS NEGROS SURDOS.. 2021. (Oficina).
Conhecendo a interpretação em contextos de saúde na área de Libras/Português. 2021. (Oficina).
Covid-19: Do diagnóstico à vacina. 2021. (Outra).
Curso sobre Legislação em enfermagem. 2021. (Outra).
Educação Geográfica em Libras. 2021. (Outra).
LIBRAS AVANÇADO. 2021. (Outra).
SEMUINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: FORMANDO PROFESSORES MULTIPLICADORESE E ABRINDO NOVOS CAMINHOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM. 2021. (Seminário).
WEBINAR: ?Aprender Libras para transformar o Recife inclusivo e bilíngue com o Programa Ciranda Inclusiva",. 2021. (Outra).
III Feira de Saúde do Programa Saúde na Escola. SAÚDE NA ESCOLA. 2020. (Feira).
I Seminário do Instituto Pernambucano Educacional da Diversidade Surda ? IPEDS,. 2020. (Seminário).
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA PARA GESTÃO ESCOLAR. 2020. (Outra).
POLÍTICAS PÚBLICAS E O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL e EDUCAÇÃO BILINGUE. 2020. (Outra).
Vírus respiratórios emergentes, incluindo a covid-19. 2020. (Outra).
"2o Seminário Digital da Língua Brasileira de Sinais". 2019. (Seminário).
Curso Introdução à Libras. 2019. (Oficina).
LIBRAS - BÁSICO. 2019. (Oficina).
"1º Seminário Digital da Língua Brasileira de Sinais". 2018. (Outra).
curso Libras EAD-. 2018. (Oficina).
CAMPANHA DE MIULTIVACINAÇÃO.CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO DO RECIFE. 2017. (Outra).
ESCOLA DE GOVERNO DA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE.TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS SECRETARIAIS. 2017. (Oficina).
OUVIDORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARCERIA CGU/ILB). 2017. (Outra).
CURSO ABERTO EM MELHORIA CONTÍNUA. 2016. (Outra).
12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.MEIOS DE COMUNICAÇÃO- OUVIDORIA. 2015. (Outra).
CURSO DE FAMILIARIZAÇÃO EM SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL- AVSEC. 2014. (Outra).
CAPACITAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013. 2013. (Outra).
CURSO DE FAMILIARIZAÇÃO EM SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL- AVSEC. 2013. (Outra).
CURSO FAMILIARIZAÇÃO TPS. 2013. (Outra).
ALAS- ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA. 2011. (Congresso).
III SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.Uma Nova Percepção: Agrofloresta como uma Alternativa Sustentável; Os Recursos de Mídia na Escola.. 2011. (Outra).
POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 2011. (Oficina).
XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.O PROCESSO DA APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO.. 2011. (Outra).
XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM CRIANÇAS ATRAVÉS DE VÍDEOS EDUCATIVOS.. 2011. (Outra).
20 ANOS DEPOIS DO MURO. 2010. (Seminário).
COLÓQUIO LEVITANDO COM LÉVI-STRAUSS: CELEBRAÇÃO À POSTERIDADE DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS. 2010. (Outra).
I COLÓQUIO DE INTERPRETAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO- CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA: POLÍTICA, PENSAMENTO E GLOBALIZAÇÃO.. 2010. (Outra).
II SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE.PROCESSOS RECENTES DE DEMOCRATIZAÇÃO E ALARGAMENTOS DE DIREITOS. 2010. (Outra).
MANUEL CORREIA DE ANDRADE- VIDA E OBRA. 2010. (Seminário).
5ª FEIRA DE PROFISSÕES DA UFRPE.BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2009. (Outra).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO. 2009. (Congresso).
I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE.CIÊCIAS SOCIAIS E MUNDO CONTEMPORÂNEO: CRISES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES. 2009. (Outra).
COLÓQUIO GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO.COLÓQUIO GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO. 2008. (Outra).
XIII JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT.XIII JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT. 2007. (Oficina).
XII JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT.XII JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT. 2006. (Oficina).
VIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E DE ASTRONÁUTICA (VIII OBA).VIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E DE ASTRONÁUTICA (VIII OBA). 2005. (Outra).
XI JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT.XI JORNADA PEDAGÓGICA- MARCELINO CHAMPAGNAT. 2005. (Oficina).
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA- SBPC.CATÁSTROFES: O QUE A CIÊNCIA SABE SOBRE OS MAIS DESTRUIDORES FENÔMENOS NATURAIS.. 2004. (Oficina).
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO. 2003. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, N. P. ; PRADO, J. E. . O Processo de Aprendizagem da Sociologia em duas Escolas Públicas do Ensino Médio. In: XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, RECIFE. O Processo de Aprendizagem da Sociologia em duas Escolas Públicas do Ensino Médio, 2011.
-
SILVA, N. P. . Uma nova percepção: Agrofloresta como uma alternativa Sustentável. In: IV JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE DE PERNAMBUCO, 2011, RECIFE. IV JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE DE PERNAMBUCO. RECIFE: UFPE, 2011. v. 1. p. 44.
-
SILVA, N. P. . Os Recursos de Mídia na Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, N. P. ; PRADO, J. E. . Uma Nova Percepção: Agrofloresta como uma Alternativa Sustentável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PRADO, J. E. ; SOUZA ; SILVA, N. P. . A Suprassunção do Ethos Norte Americano?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
ANÁLISE DO CONTEXTO ECOLÓGICO NA SÉRIE DANIEL BOONE, Descrição: A produção deste relatório revela as principais considerações que foram feitas em relação ao desenvolvimento da pesquisa, com apoio da Bolsa de Incentivo Acadêmico-BIA, durante todos os 12 meses de vigência, com o incentivo da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O projeto de pesquisa intitulado ?Análise do Contexto Ecológico na Série Daniel Boone? teve o objetivo de estudar e entender um produto da mídia onde identificamos elementos da contracultura, da sustentabilidade e da valorização da diversidade cultural seja material ou imaterial, trabalhando os fatos sociológicos, antropológicos e ambientais sintetizando as situações vividas no seriado com os dias atuais, tendo como principal objeto de estudo o sistema agroflorestal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Nathally Pereira da Silva Prado - Integrante / Amanda Mendes Jerônimo de Andrade - Integrante / Magna Huyara Bezerra dos Santos - Integrante / João Gilberto de Farias Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRECEPTORIA
Outras informações:
Preceptoria de residente em estágio do Programa de Residência Multiprofissionnal em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP.
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40
2003 - 2003
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: CONTRATO/ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental I, Carga horária: 25
2002 - 2003
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: CONTRATO/ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 20
2016 - 2016
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando FigueiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRECEPTORIA
Outras informações:
Preceptoria aos alunos residentes do Programa de Residência Multiprofissionnal em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP.
2008 - 2009
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 576
2010 - 2010
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 30
2024 - 2024
ESCOLA DE SAÚDE DO RECIFEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SERVIDOR CONVIDADO, Carga horária: 40
Outras informações:
Formação em Libras para os profissionais de saúde, visando um atendimento inclusivo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nathally Pereira da Silva Prado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?