BRUNO DE ASSIS MONTEIRO
Bacharel (2007) e Licenciado (2011) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Concluiu o mestrado do Programa em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da mesma Universidade em 2013. Teve sua inserção profissional como sociólogo da ONG Cais do Parto, trabalhando na área de Sociologia da Saúde e participando da articulação da Rede Nacional de Parteiras. Em 2008 assumiu o posto de antropólogo do Programa de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE. Em 2010, como Sociólogo da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, lotado na Gerência de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero, coordenou o Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco. Em 2014, foi professor da Rede Pública Estadual de Sergipe. Atualmente, é antropólogo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, lotado no Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas da Superintendência Regional do Médio São Francisco. Tem experiência nas áreas de Sociologia da Educação, Desenvolvimento Territorial, Reconhecimento e Comunidades Tradicionais.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local
2011 - 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Desenvolvimento Territorial e Reconhecimento: a Prática do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco e de Itaparica - Pernambuco, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Drª Hulda Stadtler
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais
2003 - 2007
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: A Pedagogia Social Cooperativista
Orientador: João Gilberto de Farias Silva
Formação complementar
2015 - 2015
Laudos e Relatórios: a atuação dos antropólogos em debate. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2014
Gestão e Fiscalização de Contratos. (Carga horária: 24h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
III Oficina Pedagógica da CIENART-SE. (Carga horária: 10h). , Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe, CIENART, Brasil.
2011 - 2011
Políticas Públicas, Ambiente e Des. Territorial. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2010
Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública. , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.
2006 - 2006
Utilização de Instrumentos Agrícolas e Modernidade. (Carga horária: 120h). , Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAURGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Reconhecimento.
Organização de eventos
MONTEIRO, B. A. . Seminário de Abertura do Programa Chapéu de Palha - Fruticultura Irrigada 2010. 2010. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Seminário de Encerramento do Programa Chapéu de Palha - Fruticultura Irrigada 2010. 2010. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Encontro Estadual de Educadoras e Recreadoras Rurais de Pernambuco. 2010. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Capacitações para o Edital do Cine Mais Cultura 2010. 2009. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Capacitações para o Edital de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco. 2009. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Capacitações para o Edital de Apoio a Microprojetos Culturais do Semiárido Pernambucano. 2009. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Reunião Internacional da Rede Nacional de Parteiras. 2008. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Encontro Estadual de Parteiras. 2008. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Um Olhar Sociológico Sobre o Sistema Penitenciário. 2007. (Outro).
MONTEIRO, B. A. . Mulheres Pernambucanas. 2006. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário : Políticas Públicas para os Povos Indígenas e Quilombolas.Regularização de Territórios Quilombolas. 2015. (Seminário).
V Reunião Equatorial de Antropologia. 2015. (Outra).
XIV Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste (ABANNE). 2015. (Outra).
Quilombos: Conquistas, Terra e Identidade.A Regularização Fundiária dos Territórios Quilombolas. 2014. (Outra).
2ª Conferência do Desenvolvimento CODE/IPEA.Sociologia Rural e Desenvolvimento Territorial: Atores Locais em Evidência. 2011. (Outra).
I Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Seminário).
XVIII Congresso da Associação Latino -Americana de Sociologia. Desenvolvimento Local e Equidade de Gênero: o Caso do Projeto Chapéu de Palha Mulher. 2011. (Congresso).
CineCabeça - Iniciativa da FUNDARPE e da FEPEC.Juventude e Sociedade - Debate sobre o filme Eu Me Lembro, de Edgar Navarro. 2010. (Outra).
Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2010. (Seminário).
X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.Um Olhar Sobre o Sítio Paraíso: Uma Adaptação do Diagnóstico Rural Participativo. 2010. (Outra).
X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE.A Experiência da Agrofloresta no Sítio Capitão Mó, no Município de Pedra-PE. 2010. (Outra).
Oficina do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública (FUNDARPE).Implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco. 2009. (Oficina).
Oficina do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública (FUNDARPE).Cine Mais Cultura Pernambuco. 2009. (Oficina).
Oficina do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública (FUNDARPE).Programa de Apoio a Microprojetos Culturais no Estado de Pernambuco. 2009. (Oficina).
III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família.Apresentação da entidade Cais do Parto. 2008. (Outra).
IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Apresentação da entidade Cais do Parto. 2008. (Seminário).
I Seminário Insurreições Pernambucanas. 2007. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Monitor. 2007. (Congresso).
XIII ERECS N/Ne (Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais).O Papel Materno nas comunidades empobrecidas: instrumento pedagógico e paradigma de comportamento para humanização das relações sociais.. 2007. (Encontro).
XII ERECS N/Ne (Encontro regional dos estudantes de Ciências Sociais). 2006. (Encontro).
Tristes Trópicos: 50 anos depois. 2005. (Simpósio).
VIII Encontro de Ciências Sociais. 2005. (Encontro).
1ª Conferência Nacional de Esporte e Lazer.Delegado representante da UFRPE. 2004. (Outra).
VII Encontro de Ciências Sociais. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, J.I.;MONTEIRO, B. A.; DUARTE, F. R.. ESCOLA X FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO PAIS X ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MONTEIRO, B. A.; MENEZES NETO, H.; SARMENTO, L. E. P.. Banca de Seleção Pública do Programa de Especialização em Patrimônio - PEP 2010. 2009. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
MONTEIRO, B. A.. Comissão de Seleção dos Projetos de Fotografia para o Festival de Inverno de Garanhuns. 2009. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
MONTEIRO, B. A.. Comissão de Seleção dos Projetos para Mostra de Vídeo do Festival de Inverno de Garanhuns. 2009. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. H. ; MONTEIRO, B. A. ; CALLOU, A. B. F. ; PEDROSA, A. P. C. A. ; FONSECA, J. M. . Turismo, Capital Social e Desenvolvimento Local: A Experiência da Associação de Barqueiros de Rio Formoso - Pernambuco. Razón y Palabra , v. 81, p. 1-18, 2012.
-
MONTEIRO, B. A. ; SILVA, J. H. ; PEDROSA, A. P. C. A. ; FONSECA, J. M. ; CALLOU, A. B. F. . Turismo, Capital Social e Desenvolvimento Local: Associação de Barqueiros de Rio Formoso. In: Santos, Maria Salett Tauk; Callou, Ângelo Brás Fernandes. (Org.). Travessias Acadêmicas das Tecnologias de Comunicação para o Desenvolvimento. 1ed.Recife: FASA, 2019, v. , p. 19-1008.
-
MONTEIRO, B. A. . Nas entrelinhas da entrevista. Jornal de Arcoverde, Coluna Minha Opinião, 30 set. 2007.
-
MONTEIRO, B. A. . Natal 2006: mais do mesmo. Jornal de Arcoverde, Coluna Minha Opinião, 23 jan. 2007.
-
MONTEIRO, B. A. . Prenúncios de Uma Nova Política. Jornal de Arcoverde, Coluna Minha Opinião, 14 set. 2006.
-
MONTEIRO, B. A. . Mídia: onde o lugar dos excluídos?. Jornal de Arcoverde, Coluna Minha Opinião, 15 ago. 2006.
-
MONTEIRO, B. A. . Reconhecimento: Desafio para Políticas Públicas para o Desenvolvimento Territorial na Perspectiva de Gênero. In: II Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável, 2012, Recife. Anais II Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável, 2012.
-
SILVA, J. H. ; MONTEIRO, B. A. ; PEDROSA, A. P. C. A. ; FONSECA, J. M. ; CALLOU, A. B. F. . Turismo, Capital Social e Desenvolvimento Local: a Experiência da Associação de Barqueiros de Rio Formoso - Pernambuco. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza - CE. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.
-
MONTEIRO, B. A. . Desenvolvimento Local e Equidade de Gênero: O Caso do Projeto Chapéu de Palha Mulher. In: XVIII Congresso da Associação Latino -Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais XVIII Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.
-
MONTEIRO, B. A. . Sociologia Rural e Desenvolvimento Territorial: Atores Locais em Evidência. In: 2ª Conferência do Desenvolvimento CODE/IPEA, 2011, Brasília. Anais 2ª Conferência do Desenvolvimento CODE/IPEA, 2011.
-
SILVA, J. H. ; MONTEIRO, B. A. ; PEDROSA, A. P. C. A. ; FONSECA, J. M. ; CALLOU, A. B. F. . Turismo, capital social e desenvolvimento local: a experiência da Associação de Barqueiros de Rio Formoso. In: VI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2012, Belém. Anais do VI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2012.
-
MONTEIRO, B. A. ; MONTEIRO, H. A. ; SANTOS, M. S. ; SANTOS, W. B. ; PESSOA, M. M. L. ; GOMES, M. S. B. ; SOUZA, E. B. . A Experiência da Agrofloresta no Sítio Capitão Mó, No Município de Pedra - PE. In: X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2010, Recife. JEPEX, 2010.
-
MONTEIRO, B. A. ; MONTEIRO, H. A. ; SANTOS, M. S. ; MENDES JÚNIOR, I. H. M. ; NASCIMENTO, P. C. ; MATTOS, J. L. S. . Um Olhar Sobre o Sítio Paraíso: Uma Adaptação do Diagnóstico Rural Participativo. In: X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2010, Recife. JEPEX, 2010.
-
MONTEIRO, B. A. ; MOURA, M. A. A. ; SILVA, J. L. ; BESSERA, J. A. G. . O Ensino da Sociologia no Ensino Médio: Contribuições para o Debate. In: X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2010, Recife. JEPEX, 2010.
-
MONTEIRO, B. A. . I Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Rurais de Pernambuco. Recife: Governo de Pernambuco - Secretaria Especial da Mulher, 2010 (Plano de Políticas Públicas).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2010
Perfil das Trabalhadoras Rurais da Fruticultura Irrigada do Vale do Rio São Francisco, Descrição: O objetivo é traçar o perfil das mulheres - suas experiências dentro do universo de trabalho e formas de sobrevivência - e analisar os resultados do projeto Chapéu de Palha Mulher junto às beneficiadas do pólo fruticultor, no Estado de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno de Assis Monteiro - Integrante / Carla Siqueira Campos - Coordenador.
-
2008 - 2009
Acompanhamento Humanizado da Gestação e Parto e Suas Relaçôes Com o Combate à Mortalidade Materna e Neonatal: Um Estudo Sobre a Práxis da Ong Cais do Parto, Descrição: A supremacia da racionalidade tecno-científica na sociedade contemporânea resulta na institucionalização da obstetrícia, que passa a ser espacialmente delimitada: o senso comum qualifica como irresponsável e antiquado a prática obstétrica desenvolvida para além do ambiente de hospitais e clínicas e outorga a hegemonia do conhecimento a grupo profissional definido. A compreensão das determinações sociais dessa construção incita verificar a eficiência de uma obstetrícia humanizada referenciada nas tecnologias usadas pelas parteiras tradicionais brasileiras, posta em prática por um tipo de instituição não oficial, na redução das taxas de mortalidade materna e neonatal.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno de Assis Monteiro - Coordenador.
-
2008 - 2008
A representatividade dos usuários nos Conselhos de Saúde: um estudo em três capitais do Brasil., Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar a participação efetiva de representantes dos usuários nos Conselhos de Saúde em três importantes capitais do Brasil: Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Investigou-se a história da associação à qual este representante estivera vinculado e o processo que levara à sua escolha. Além disso, foram enfatizadas a memória e a história desta experiência de cidadania. Metodologicamente esta pesquisa baseou-se em entrevistas feitas com os representantes destas associações de consumidores de serviços de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno de Assis Monteiro - Integrante / André de Faria Pereira Neto - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERGIPEVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia
2008 - 2008
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
2006 - 2007
Coletivo de Apoio a Trabalhadores e Trabalhadoras RuraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural
Outras informações:
Formado por uma equipe interdisciplinar de estudantes de universidades do Recife. Visou, sobretudo, o fortalecimento sócio-político das famílias assentadas, atuando sobre os processos educativos e associativos. A desconstrução das "fronteiras" campo-cidade foi contemplada pelo favorecimento da aproximação de outros estudantes com o cotidiano rural e a promoção de eventos reflexivos na academia.
2010 - 2011
Secretaria Especial da Mulher do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cientista Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Lotado na Gerência de Fortalecimento e Interiorização das Ações de Gênero, na qual atuou, principalmente, no âmbito do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada.
2010 - 2011
Secretaria Especial da Mulher do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 40
Outras informações:
Orientar as atividades relativas relativas ao estágio extra curricular em Assistência Social e Analisar os relatórios do mesmo.
2009 - 2010
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Antropólogo, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolvimento de ações para o fortalecimento institucional e político dos Pontos de Cultura de Pernambuco.
2008 - 2009
ONG CAIS DO PARTOVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 30
Outras informações:
Entidade responsável pela coordenação da Rede Nacional de Parteiras e ações relacionadas ao Pacto de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Neonatal.
2008 - 2009
ONG CAIS DO PARTOVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Sociólogo
Outras informações:
Conselheiro de Educação do Município de Olinda
2008 - 2009
ONG CAIS DO PARTOVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Sociólogo
Outras informações:
Conselheiro de Saúde do Município de Olinda.
2006 - 2006
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Incubação de grupos de Agricultura Familiar, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP) através do Programa de Associativismo para Pesquisa, Ensino e Extensão - PAPE.
2004 - 2006
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Sócio-educador, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio através da Secretaria de Educação e Secretaria de Política de Assistência Social - Programa de Erradicação do trabalho Infantil/PETI. Atribuição de trabalhar com a valorização dos aspectos éticos da vida, na perspectiva da transversalidade dos temas educacionais, com crianças e adolescentes.
2014 - Atual
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - SR29Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Ref. e Des. Agrário - Antropólogo, Carga horária: 40
2017 - Atual
Colégio GEO JuazeiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 3
2018 - Atual
Mérito Instituto EducacionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor das disciplinas Multiculturalismo e Políticas de Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de BRUNO DE ASSIS MONTEIRO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?