Alexandre Panov Momesso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1998) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência nas áreas de controle da qualidade em alimentos, Auditor líder em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, implantação de ferramentas da qualidade e capacitação de manipuladores, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas na fabricação de alimentos, microbiologia de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, Controle da Qualidade e implantação de ferramentas da Qualidade, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC.

Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2000 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: LEVANTAMENTO DAS TEMPERATURAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS, DURANTE O PERÍODO DE SERVIÇO DE BUFÊ, EM RESTAURANTES SELF-SERVICE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E PESQUISA DE AGENTES PATOGÊNICOS E INDICADORES DE HIGIENE., Ano de Obtenção: 2002
Pedro Manuel Leal Germano.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Graduação em Medicina Veterinária

1994 - 1998

Universidade Paulista

Formação complementar

2022 - 2022

administração financeira. Avaliação de desempenho empresarial.. (Carga horária: 30h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2022 - 2022

Processo decisório estratégico. (Carga horária: 30h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2020 - 2020

Competências Gerenciais. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Consultores IFS Food & IFS Global Markets.. (Carga horária: 16h). , Globba soluções, GS, Brasil.

2019 - 2019

Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade.. (Carga horária: 32h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

2019 - 2019

Gestão do programa de monitoramento microbiológico em ambiente de processo. (Carga horária: 8h). , NSF International, NSF, Brasil.

2015 - 2016

Codex Alimentarius. (Carga horária: 30h). , Alimentos on line, AOL, Brasil.

2012 - 2012

Melhoria contínua Ferramentas e indicadores do de. (Carga horária: 16h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

2007 - 2007

Formação de auditores líderes em ISO 22000 -APPCC. (Carga horária: 40h). , Food Design Consultoria e Planejamento SC Ltda., FOOD DESIGN, Brasil.

1999 - 1999

Formação de consultores em APPCC. (Carga horária: 40h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Higiene dos alimentos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da qualidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Varejo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

MOMESSO, A. P. . 1o Master Talkeys Encontro de líderes varejistas. 2023. (Outro).

MOMESSO, A. P. . I Encontro de Responsáveis Técnicos e Vigilância Sanitária do Município de São Paulo. 2009. (Outro).

MOMESSO, A. P. . Eleição. 2009. (Outro).

MOMESSO, A. P. . I Simpósio Acadêmico-Científico de Nutrição. 2007. (Outro).

MOMESSO, A. P. . I Simpósio de Extensão da Universidade IMES. 2006. (Outro).

MOMESSO, A. P. . I Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 2006. (Outro).

MOMESSO, A. P. . III SEMEVEP ? Semana Veterinária da Universidade Paulista. 1997. (Outro).

MOMESSO, A. P. . VII SEMEVEP ? Semana Veterinária da Universidade Paulista. 1996. (Outro).

Participação em eventos

APAS SHOW 2024- CONGRESSO. Segurança alimentar pilar fundamental do supermercado e seus stakeholders. 2024. (Congresso).

Encontro APAS de varejistas da Regional Presidente Prudente.Uso de pallets segundo a Vigilância Sanitária. 2024. (Encontro).

Food Reatil Future. 2023. (Encontro).

Super Bahia.Como reduzir perdas ajustando a operação de perecíveis. 2023. (Encontro).

Webinar - Fiscalização de alimentos.Como receber fiscalizações na área de alimentos. 2023. (Outra).

Conection by Mercado & Consumo. 2022. (Encontro).

Semana Nacional da Microbiologia de alimentos - Evento on line. 2020. (Outra).

1 º FÓRUM GLOBAL MARKETS NO BRASIL.Moderador do painel: Global Markets APAS: Indústria, FLV e Não Alimentos. 2019. (Outra).

Equipotel. Segurança dos alimentos nas cozinhas profissionais. 2019. (Feira).

Mega Evento MEGAG. Quem tem medo da Fiscalização?. 2019. (Feira).

Congresso de Gestão APAS. As tendencias de consumo , o impacto nos supermercados e como a sua empresa deve atuar. 2018. (Congresso).

RAMA 2020 Tendências e inovações na cadeia produtiva de alimentos. 2017. (Encontro).

Balanço do programa de Rastreabilidade Monitoramento de alimentos RAMA. 2016. (Encontro).

4a Encovisas Encontro Nacional das Vigilâncias Sanitárias. 2015. (Encontro).

Contaminação por agrotóxicos nos alimentos em Santo André.Controle de agrotóxicos no varejo. 2015. (Outra).

I Jornada de Vigilância Sanitária para estabelecimentos de alimentos.Segurança alimentar na cadeia varejista. 2014. (Encontro).

XV Fórum internacional de profissionais de Vigilância Sanitária.Refletindo a Data de Validade de Produtos Alimentícios - Aspectos Técnicos e Regulatórios. 2014. (Outra).

IV Simpósio de extensão da USCS.Comissão julgadora. 2009. (Seminário).

3º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Impacto de uma intervenção quanto aos aspectos higiênico-sanitários em creches no Município de São Paulo. 2008. (Congresso).

3º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Avaliação das características sensoriais e análise microbiológica em alimentos comercializados em uma cantina universitária de São Caetano do Sul. 2008. (Congresso).

3º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO RELACIONADA ÀS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS EM CRECHES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. 2008. (Congresso).

3º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Percepção dos consumidores de uma rede de supermercados quanto aos aspectos ligados às Boas Práticas de Fabricação. 2008. (Congresso).

3º Simpósio de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Percepção dos consumidores de uma rede de supermercados de São Paulo quanto à aspectos ligados às Boas Práticas de Fabricação. 2008. (Congresso).

3º Simpósio de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.Monitoramento higiênico-sanitário de cantinas Universitárias. 2008. (Simpósio).

3º Simpósio de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.Projeto de intervenção em Boas Práticas na faricação de alimentos em uma ONG da Cidade de São Paulo. 2008. (Simpósio).

3º Simpósio de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.Leavantamento das condições de higiene em restaurantes de São Caetano do Sul. 2008. (Simpósio).

A Medicina veterinária e o controle higiênico-sanitário dos alimentos.Atuação do Médico veterinário na Indústria e Varejo de alimentos. 2008. (Seminário).

O Risco à saúde e a Vigilância Sanitária.O papel do Responsável Técnico e a interface com a Vigilância Sanitária de Alimentos. 2008. (Encontro).

Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de alimentos. 2008. (Simpósio).

II Simpósio de extensão da Universidade IMES.Adequação das cantinas da Universidade IMES. 2007. (Simpósio).

I Simpósio acadêmico-científico de Nutrição.Elaboração dos procedimentos operacionais padronizados (POPS) Resolução 275 ANVISA.. 2007. (Simpósio).

IX Meeting de nutrição.Contaminação em restaurantes por Kilo. 2007. (Encontro).

XI SIPAT: Segurança: conhecimento e Atitude.. 2007. (Encontro).

XXXIV Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. Qualidade de vida e nutrição saudável - entre o mito e a realidade. 2007. (Congresso).

22º Congresso Latino-Americano de Gestão de Supermercados ? APAS. Fornecedores e recebimento de frios e laticínios- ? Arena do Conhecimento. 2006. (Congresso).

22º Congresso Latino-Americano de Gestão de Supermercados ? APAS. Fornecedores e recebimento de carnes e derivados ? Arena do Conhecimento. 2006. (Congresso).

2º Congresso Latino-Americano de Gastronomia e Nutrição ? SBGAN. Bufês controle de temperaturas garantindo aspectos gastronômicos e higiênico-sanitários. 2006. (Congresso).

I Simpósio Acadêmico-científico de nutrição.Elaboração dos procedimentos operacionais padronizados (POPS) de acordo com a resolução ANVISA RDC nº 275 de 2001.. 2006. (Simpósio).

I Simpósio de extensão da Universidade IMES. 2006. (Simpósio).

Orientação pública - cuidados com a saúde.Higiene e cuidados com alimentos. 2006. (Outra).

I Seminário de Segurança dos Alimentos em Supermercados ? Associação Paulista de Supermercados ? APAS.Controle da Qualidade em Supermercados. 2005. (Seminário).

Diagnóstico, epidemiologia e prevenção relacionados à assistência à saúde. 2004. (Encontro).

Seminário ? atualização em legislação Sanitária de alimentos ? Food Design. 2004. (Seminário).

PARA ? Apresentação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. 2002. (Encontro).

I Conferencia Municipal de segurança alimentar. 2001. (Outra).

III Congresso Internacional de controle de pragas e vetores. Doenças transmitidas por pragas. 2000. (Congresso).

Seminário internacional sobre síndrome hemolítica urêmica e a E.Coli O157:H7 - CVE/SP. 2000. (Encontro).

1ºEncontro sobre Boas Práticas de Fabricação/GMP ? Universidade de São Paulo. 1999. (Encontro).

I Simpósio de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar do Estado de São Paulo para regiões de saúde e Municípios. 1999. (Simpósio).

Qualidade do Leite: da produção à mesa do consumidor. 1999. (Encontro).

Ratos biologia e controle ? Conceitos básicos da inteligência emocional ? APRAG. 1999. (Encontro).

Encontro Nacional de Controle Integrado de Pragas para o Setor Alimentício. 1998. (Encontro).

Encontro sobre Vetores, Pragas e Vertebrados: Pombos, Morcego e Roedores do Instituto Biológico. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: WILLIAN GUEDES

GUEDES, W.; CALIL, E.; CALIL, R. M.;MOMESSO, A. P.. INTERFERENCIA DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE DE OVOS COMERCIAIS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Inspeção e segurança dos alimentos de origem animal) - Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.

Aluno: Giulia Carvalho Silva

CALIL, R. M.; CALIL, E.;MOMESSO, A. P.. Bem estar em frangos de corte - percepção dos consumidores. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Inspeção e segurança dos alimentos de origem animal) - Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.

Aluno: Marianna Justo

CALIL, R. M.; CALIL, E.;MOMESSO, A. P.. Uso do sal Kosher na conservação de carcaças de frangos provenientes do abate religioso judaico: uma revisão. 2021.

Aluno: Mariana Pires Privatti

CALIL, R. M.; CALIL, E.;MOMESSO, A. P.. Avaliação microbiológica de iogurtes naturais comercializados na cidade de São Paulo. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Inspeção e segurança dos alimentos de origem animal) - Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.

Aluno: Giovanna Antogiovanni Silva

NORONHA, P.; SANTOS, V.;MOMESSO, A. P.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de um restaurante comercial localizado no município de São Paulo. 2021.

Aluno: Renata Semensato Murari

MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Identificação dos itens mais incidentes em notificações da Vigilância Sanitária em restaurantes de uma rede de fast foods no Estado de São Paulo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Beatriz Calabró

MOMESSO, A. P.; CALABRO, B.; CALIL, R. M.; CALIL, E.. Avaliação do conhecimento e comportamento de clientes de uma rede de supermercados quanto á segurança dos alimentos no processo de compra e pós compra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Katia Mitie Ohira dos Santos

MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; Santos KMO; CALIL, R. M.. Avaliação d data de validade de produtos alimentícios de orgem animal e sua correlação com a composição. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Paula Cristine Tranquillo

CALIL, R. M.; TRANQUILLO, P. C.; CALIL, E.;MOMESSO, A. P.. Analise microbiologica de recheios de pasteis crus e monitoramento da qualidade do óleo de fritura em barracas de feiras livres do Município de São Caetano do Sul. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Vanessa Panatto de Azevedo

AZEVEDO, V. P.; CALIL, R. M.; CALIL, E.;MOMESSO, A. P.. Avaliação das condições higienico sanitárias de 5 restaurantes self-service em shopping center na região de São Paulo e ABC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Evelyn Regina Martins Guimarães

GUIMARAES, E. R. M.; CALIL, E.; CALIL, R. M.;MOMESSO, A. P.. Analise de não conformidades em áreas de manipulação de padarias de uma rede varejista em São Caetano do Sul e São Paulo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Priscila Regina Sales Dias

MOMESSO, A. P.; SALES, P. R.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Estudos de fatores que podem interferir na segurança dos alimentos no ambiente hospitalar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Rute Dal Col

COL, R. D.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação das águas desfluoretadas de 2 poços localizados em um Município da Região Metropolitana de Sõa Paulo no período de 2003 a 2013. 2014.

Aluno: Vanessa Tomé

TOME, V.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação das condições de comercialização de alimentos em feiras livres do Município de São Caetano do Sul. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Aline Ariane Souza

MOMESSO, A. P.; SOUZA, A. A.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação microbiologica e da quantidade de cloro no gelo nas peixarias de uma rede de supermrcado no Estado de São Paulo. 2014.

Aluno: Marcela Duarte Ribeiro

RIBEIRO, M. D.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação microbiologica das mãos de manipuladores de alimentos de estabelecimentos comerciais localizados em São Paulo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Luciene do Carmo ramos

MOMESSO, A. P.; RAMOS, L. C.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação da qualidade micronbiologica de verduras cruas servidas para pacientes com AIDS. 2014.

Aluno: Eliane Loureiro da Anunciação

ANUNCIACAO, E. L.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Análise do recebimento de carne bovina ïn natura¨emnabalada a vácuo em um mercado atacadista na região de SBC-SP. 2014.

Aluno: Alan Monaco Ribeiro

RIBEIRO, A. M.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação das Boas Práticas de Fabricação atravpes de check-list aplicado em restautante tipo self-service na região de Santo André-SP. 2014.

Aluno: Andreia Tiezzi Carvejani

CARVEJANI, A. T.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação do resultado da aplicação de um treinamento de Boas praticas de Fabricaço em UAN de SBC. 2014.

Aluno: Fabiane da Silva Rosales

ROSALES, F. S.;MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Doenças transmitidas por alimentos em crianças de 1 a 4 anos do ensino infantil em Santo André - SP. 2014.

Aluno: Caroline Regina Vicente de Oliveira

MOMESSO, A. P.; RVO caroline; CALIL, E.; CALIL, R. M.. VISÃO DO CONSUMIDOR SOBRE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PADARIAS.. 2014 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Domitila da Silva Gobbet

MOMESSO, A. P.; APOSTOLICO, M. R.; CUNHA, M. A.. Parto normal humanizado: Percepção da parturiente à assistência de enfermagem. 2014 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Leticia Maximo Villar

MOMESSO, A. P.; ALVES, L. A. R.; OLIVEIRA, R. N. G.. Atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Carla Nogueira Rogrigues

MOMESSO, A. P.; ALVES, L. A. R.; OLIVEIRA, R. N. G.. Fatores que contribuem para não adesão do tratamento de diabetes melittus em um grupo de pacientes que frequentam uma unidade básica de saúde em SCS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em saúde coletiva) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Michelli Oliveira Vani Cirico

MOMESSO, A. P.; ALVES, L. A. R.; OLIVEIRA, R. N. G.. Indicador de trauma mamilar em alojamento conjunto. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: JONY HIGASHI

MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Estudos dos possíveis benefícios da metodologia FMEA para o controle sanitário de alimentos como complemento da metodologia APPCC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Marcos Silva de Oliveira

MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Avaliação da percepção do consumidor frente às alterações sensoriais da carne a vácuo e carne embalada em bandeja envolta em filme de PVC.. 2013.

Aluno: Natália Rovatti da Rocha

MOMESSO, A. P.; CALIL, E.; CALIL, R. M.. Análise sobre o conhecimento dos perigos associados ao consumo de pescado cru e seus pontos de controle em restaurantes da culinária japonesa no Municipio de São Caetano do Sul. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Alexandre Augusto Fachetti

MOMESSO, A. P.; CALIL, R. M.; CALIL, E.. avaliação microbiológica, físico-química e sensorial da carne bovina resfriada em um entreposto frigorífico no Município de São Paulo. 2013 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Déborah Francisco

OLIVEIRA, R. N. G.;MOMESSO, A. P.; ALVES, L. A. R.. A enfermeira obsterica na atenção ao parto normal: Revisão integrativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Valdinéia de Fatima Rodrigues Tridico

ALVES, L. A. R.; OLIVEIRA, R. N. G.;MOMESSO, A. P.. Gravidez na dolescencia: Um estudo sobre vulnerabilidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Livia Quinonero Jueli

MOMESSO, A. P.; CALIL, R. M.; CALIL, E.. Avaliação da eficácia de um programa de capacitação de manipuladores de alimentos em uma Universidade do Grande ABC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Renata Regina Elzener

MOMESSO, A. P.; CALIL, R. M.; CALIL, E.. Analise sensorial do leite pasteurizado em comparação ao leite esterilizado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Clariana Gimenez; Fernanda Brosco; Ariany Ferreira; Mariana

MOMESSO, A. P.. Controle de qualidade higienico-sanitaria de verdura (alface) exposta a venda em rotisseries de um grupo de supermercados do Grande ABC paulista.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Ana Karoline Santos

MOMESSO, A. P.. Qualidade no recebimento e armazenamento de carne bovina em Unidades de alimentação e Nutrição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Natália Bemfica Mojano

MOMESSO, A. P.. Avaliação da contribuição para a sustentabilidade do meio Ambiente de Unidades de Alimentação e Nutrição do Município de SCS. 2010.

Aluno: Gisele da Silva Casé

MOMESSO, A. P.. Ocorrencia em cães domésticos de parasitas intestinais causadores de zoonoses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Natália do Prado Catelan

MOMESSO, A. P.. Avaliação das condições higienico sanitarias de alimentação e nutrição de escolsa de ensino publico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia dos alimentos) - Centro Educacional da Fundação Salvador Arena.

Aluno: Bruna Vassalo Lisboa

MOMESSO, A. P.. Elaboração de procedimentos operacionais padronizados para um banco de leite de um hospital público em SBC. 2010 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Camila Ribeiro do Prado

MOMESSO, A. P.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias dos alimentos comercializados em uma feira livre do Município de São Roque - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Glaucia Castilho

MOMESSO, A. P.. Avaliação da presença de Staphylococcus coagulase positivo em receitas médicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Catarina Ortuno Moreno

MOMESSO, A. P.. Avaliação do entendimento de consumidores sobre alimentos funcionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Bruna Silva Barrozo

MOMESSO, A. P.. Entendimento e comportamento do consumidor referente a declaração de nutrientes das embalagens de alimentos e bebidas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Ricardo Nogueira França

MOMESSO, A. P.. AVALIACAO DO TEOR DE SODIO DE UM GRUPO DE PREPARACOES CULINARIAS SERVIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTACAO E NUTRICAO. 2007.

Aluno: Roseanne Muro Machado

MOMESSO, A. P.. AVALIACAO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UM GRUPO DE GINASTICA PARA A TERCEIRA IDADE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Vanessa de Souza Panattto

MOMESSO, A. P.. Avaliação da obesidade em crianças pré-escolares matriculadas em escola pública e particular.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Mariana Civinskas Vicioni

MOMESSO, A. P.. Estado nutricional de pré-escolares de uma creche no município de Santo André.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Guilherme Cordeiro Carraro

MOMESSO, A. P.. Prevalência de hipertensão em usuários de UBSs de São Caetano do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Flávia Leugi Goulart

MOMESSO, A. P.. AVALIACAO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL LIPIDICO DE PACIENTES ADULTOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Fabiano Lucas de Oliveira dos Santos

MOMESSO, A. P.. Contaminantes do pescado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Carina Bernardi Rosanova

MOMESSO, A. P.. Levantamento de índice de resto alimentar em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Lúcia Estela Crepaldi

MOMESSO, A. P.. Preocupação de indivíduos praticantes de natação quanto ao seu consumo alimentar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Juliana Zanetti do nascimento

MOMESSO, A. P.. Conhecimento sobre alimentação e sua relação com saúde e imagem corporal em adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Dianeire Ferrari Mendonça

MOMESSO, A. P.. Prática alimentar nos dois primeiros anos de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

MOMESSO, A. P.. IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

MOMESSO, A. P.. I Simpósio de Iniciação científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 2006. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Orientou

Tamires Rocha Orlando

Impacto da atuação da Vigilância Sanitária em estabelecimentos alimentícios; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; (Orientador);

Giulia Carvalho Silva

Bem estar em frangos de corte - percepção dos consumidores; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inspeção e segurança dos alimentos de origem animal) - Sociedade Paulista de Medicina Veterinária; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Estela Ricciardi Morgado

Segurança dos alimentos: A percepção dos consumidores; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Katia Mitie Ohira dios Santos

AVALIAÇÃO DA DATA DE VALIDADE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE ORIGEM ANIMAL E SUA CO-RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Caroline Regina Vicente de Oliveira

VISÃO DO CONSUMIDOR SOBRE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PADARIAS; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

JONY HIGASHI

ESTUDO DOS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA FMEA PARA O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS COMO COMPLEMENTO DA METODOLOGIA DO APPCC; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Marcos Silva de Oliveira

Avaliação da percepção do consumidor frente às alterações sensoriais da carne a vácuo e carne embalada em bandeja envolta em filme de PVC; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Alexandre Facheti

Analise microbiologica e sensorial de carne bovina de abatedouros e sua relação com o processo de manipulação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Sanitário de Alimentos) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

ROSA MARIA CORREA DE MORAES e ANA CAROLINA AMARAL

Evolução das Legislações Sanitárias no Brasil e no Estado de São Paulo; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Cristian Andres V Ramirez

Benefícios de atualização de embalagens ativas e inteligentes no lugar de embalagens comuns; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Jaqueline Souza Luz

Benefícios de atualização de embalagens ativas e inteligentes no lugar de embalagens comuns; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Beatriz Calabró

Avaliação do conhecimento e comportamento de clientes de uma rede de supermercados quanto à segurança dos alimentos no processo de compra e pós compra; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Uiliana de F dutra

Diagnostico e levantamento de elementos dificultadores na implantação de BPFs em uma creche localizada no Município de São Paulo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Tamires Rocha Orlando

Não conformidades mais detectadas em estabelecimentos que comercializam alimentos no Município de SCS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Ana Ligia Teixeira de Paula

Percepçao dos consumidores de uma rede de supermercados de São Paulo quanto à aspectos ligados às Boas Práticas de Fabricação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Patricia Martins de Souza

Impacto de uma intervenção quanto aos aspectos higiênico-sanitários em creches do Município de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Viviane Menon

Avaliação das condições higiênico-sanitárias de cachorros quentes comercializados na cidade de São Bernardo do Campo - SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Camila Paula Previdi

Avaliação das condições higiênico-sanitárias de lactários de creches do Município de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Aline Cristina Soares

Avaliação da temperatura de preparações servidas em balcões térmicos de restaurantes de auto-serviço localizados na região do Grande ABC - SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Claudia Conrado da Silva

Avaliação das características sensoriais e análise microbiológica em alimentos comercializados em uma cantina Universitária localizada em São Caetano do Sul; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Daniele Longue Terzi

Elaboração de um plano de APPCC no preparo de sanduíche em uma cantina Universitária do Município de São Caetano do Sul - SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Karla Keller Martins

Avaliação dos métodos de higienização e sua eficácia em equipamentos utilizados na elaboração de alimentos em Unidades de Alimentação de creches no Município de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Michele Tiemi Ioneda

Avaliação do nível de conhecimento de funcionários e proprietários sobre Boas Práticas de manipulação de alimentos em restaurantes do tipo self-service; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Viviane da Silva Santos

Análise de perigos e pontos críticos de controle da preparação de saladas em uma Unidade de alimentação e Nutrição industrial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Priscila Armani Robles de Cara

Avaliação das condições estruturais e utensílios em estabelecimentos da praça de alimentação de um Shopping Center localizado no Município de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

DEBORA SIMONATO DE SOUZA

AVALIACAO MICROBIOLOGICA DAS MAOS DOS USUARIOS DAS CANTINAS DO IMES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Andréa Picardi

Percepção do conhecimento de usuários de Unidades de Alimentação e Nutrição em relação à qualidade higiênico-sanitária dos alimentos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Domenique Franco de Souza

Conhecimento de manipuladores de alimentos de uma indústria alimentícia sobre conceitos de Boas Práticas de fabricação e Legislação Sanitária de alimentos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Patrícia Maiumi Kagohara

Avaliação da Qualidade Microbiológica de Alimentos cárneos que compôem as refeições oferecidas em serviços de alimentação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Luciana del Col

Análise de perigos e pontos críticos de controle em cozinha industrial com tecnologia de fornos combinados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Alexandre Panov Momesso;

Produções bibliográficas

  • MOMESSO, A. P. ; ALVAREZ, B. M. R. ; CALIL, E. ; CALIL, R. M. . Extensão da validade de alimentos preparados utilizando o processo cook-chill. Higiene Alimentar , v. 32, p. 120-125, 2019.

  • MOMESSO, A. P. ; CALABRO, B. ; CALIL, E. ; CALIL, R. M. . Avaliação do conhecimento e comportamento de consumidores em uma rede de supermercados quanto à segurança dos alimentos no processo de compra e pós compra. Higiene Alimentar , v. 29, p. 1, 2015.

  • MOMESSO, A. P. ; TOME, V. ; CALIL, R. M. ; CALIL, E. . Avaliação das condições de comercialização de alimentos em feiras livres do Município de São Caetano do Sul. Higiene Alimentar , v. 29, p. 5, 2015.

  • Santos KMO ; CALIL, R. M. ; CALIL, E. ; MOMESSO, A. P. . Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentícios. Atas de Saúde Ambiental - ASA, , v. 3, p. 66-73, 2015.

  • TRANQUILLO, P. C. ; MOMESSO, A. P. ; CALIL, R. M. ; CALIL, E. . MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO ÓLEO DE FRITURA EM BARRACAS DE FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, SP. ATAS DE SAÚDE AMBIENTAL , v. 3, p. 889-87, 2015.

  • MOMESSO, A. P. ; CALIL, E. ; CALIL, R. M. ; CALABRO, B. . Avaliação do conhecimento e comportamento de clientes de uma rede de supermercados quanto à segurança dos alimentis no processo de compra e pós compra. Higiene Alimentar , v. v 29, p. 1057-1062, 2015.

  • MOMESSO, A. P. ; MATTE, M. H. ; GERMANO, P. M. L. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de restaurantes tipo self-service, por quilo, do município de São Paulo, durante o período de distribuição de refeições. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 19, n.136, p. 81-89, 2005.

  • ANTUNES, A. C. P. (Org.) ; MOMESSO, A. P. (Org.) ; VILELA, D. B. (Org.) . Como montar e operar uma empresa controladora de pragas domésticas. 01. ed. Viçosa: CPT, 2002. 211p .

  • MOMESSO, A. P. . Com casca ou sem, frutas devem ser bem lavadas antes da ingestão. Dia a dia - Diario do Grande ABC, p. 32 - 32, 03 fev. 2019.

  • MOMESSO, A. P. . Meias verdades perigosas. Fale com elas, 04 jan. 2008.

  • MOMESSO, A. P. . A importância da higiene dos alimentos para a nossa saúde. Fale com elas, 25 out. 2007.

  • MOMESSO, A. P. . Fornecimento e recebimento de mercadorias - carnes. Revista Super Varejo - Associação Paulista de Supermercados, 10 jun. 2006.

  • MOMESSO, A. P. . Fornecimento e recebimento de mercadorias - laticínios. Revista Super Varejo - Associação Paulista de Supermercados, 10 jun. 2006.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Segurança alimentar - lições práticas -Treinamentos e dicas. Revista Supermercado Moderno, 10 dez. 2005.

  • MOMESSO, A. P. . Segurança alimentar - lições práticas (Açougue, peixaria e frios). Revista Supermercado Moderno, 10 set. 2005.

  • MOMESSO, A. P. . Implantação de Boas Práticas e a visão do consumidor. Revista Super Varejo - Associação Paulista de Supermercados, 10 abr. 2005.

  • MOMESSO, A. P. . No Brasil o problema é com o self-service. Jornal da Tarde, 14 ago. 2004.

  • MOMESSO, A. P. . Bufês mal preparados disseminam doenças. Terra - notícias, 31 dez. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Sabor duvidoso. Revista Isto é, 03 set. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Alimento da maioria dos self-services tem altas taxas de bactéria. Colégio Brasileiro de Estudos Sistematizados - CBES, 20 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Qualidade dos alimentos de self-service. Saber USP, 20 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Estudo da USP revela contaminação de alimentos. consciencia.net, 20 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa da USP alerta para perigos de alimntos em bufês de self-services. Cruzeiro.net - Reportagens, 20 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Fique de olho no Self-service. Revista espaço aberto -- USP, 15 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Refeições perigosas. Revista pequenas empresas & grandes negócios, 10 ago. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Sel-services:práticos, baratos...mas cuidado!. Jornal o Povo - Fortaleza, 01 abr. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa aponta riscos do sistema sel-service. Diario do Vale on line, 21 fev. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Quando comer faz mal à saúde. Ciência Hoje, São Paulo, 30 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa reprova Sel-service após as 14:00 hs. Folha de São Paulo, 17 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Perigos a quilo. Correio Braziliense, 15 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Estudo da USP revela alimentos impróprios para consumo em restaurantes. Macuco, 13 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Estudo da USP revela contaminação de alimentos. Terra notícias ciência, 10 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Self-service têm problemas com temperatura e microrganismos. USP - Notícias - Saúde, 07 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa sobre restaurantes tipo ¨self-service¨revela perigos. Revista da divisão de doenças de transmissão hídrica e alimentar CVE - NET/DTA, 06 jan. 2003.

  • MOMESSO, A. P. . Cuidado com a alimentação fora de casa. Dow right, 23 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pese e pague. Ou reze.. Revista melhor - UOL, 20 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Sel-service tem problemas com temperatura e microrganismos. Último Segundo - Jornal do IG, 17 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . A qualidade dos alimentos servidos nos restaurantes self-service. Jornal da USP, 17 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Higienização em frigoríficos. Revista Nacional da Carne - Catálogo Brasileiro, São Paulo, p. 143 - 145, 15 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa reprova 66% da comida de self services. Diário de São Paulo, São Paulo, 13 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . O perigo da comida por quilo. Estado de São Paulo - caderno Cidade, 13 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa revela os perigos dos self-service. Estado de São Paulo, 13 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Vai comer no quilo? Olhe bem o que você está pesando. Pauta Mega Brasil - saúde, 13 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa reprova 66% da comida de self-services. Revista do Conselho Federal de Nutricionistas - Nutição & Mídia, 11 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa aponta riscos do self-service. Estado de São Paulo - Caderno Economia, 10 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. . Pesquisa da USP analisa qualidade de alimentos em bufês. Ultimo Segundo IG, 10 dez. 2002.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Controle de pragas. Jornal Clube do Açougueiro e Varejo, São Paulo, p. 2 - 2, 15 jun. 2001.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . A nossa vaca está louca..., de indignação. Jornal Clube do Açougueiro e Varejo, São Paulo, p. 2 - 2, 15 fev. 2001.

  • MOMESSO, A. P. . O uso da madeira em estabelecimentos produtores de alimentos. Jornal Clube do açougueiro, 15 set. 2000.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Tendências da Vigilância Sanitária. Jornal Clube do Açougueiro e Varejo, 15 jul. 2000.

  • MOMESSO, A. P. . Novas regrados no mercado da carne - problemas à vista ou um novo caminho. Jornal clube do açougueiro, 15 maio 2000.

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. ; LARA, F. A. . Segurança alimentar - Lições práticas padaria e rotisserie. Revista Supermercado Moderno.

  • MOMESSO, A. P. . Doenças transmitidas por pragas urbanas. In: 3º Congresso Internacional de Controle de Vetores e Pragas, 2000, São Paulo. Anais do 3º Congresso Internacional de Controle de Vetores e Pragas, 2000.

  • MOMESSO, A. P. . Otimização na operação de perecíveis visando a redução do desperdício. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOMESSO, A. P. . Como receber Fiscalizações em Supermercados. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOMESSO, A. P. ; MORENO, R. L. P. ; CAPEZ, F. ; POMPILIO, P. ; CORREA, C. ; FARID, G. ; SANTOS, R. ; ROSA, M. B. ; FARAH, F. . Novo Decreto 66634/2022 - Venda de carne pré-moída. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOMESSO, A. P. . Mudanças que impactam o setor de restaurantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Manipulação Higienico Sannitária de carnes temperadas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. ; MOMESSO, A. P. . Boas Práticas de Fabricação para Food Service. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Rastreabilidade e recall aplicadas ao varejo de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . O desperdício e a prevenção de perdas na industria - Impacto da data de validade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . O papel do Medico Veterinario no Controle Sanitário de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Controle dos parâmetros físico-químicos em produtos cárneos embalados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . A atuação do Medico Veterinário como Responsável Técnico na área de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Prazo de validade ou best before e seu impacto em food waste - Como a tecnologia pode contribuir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Medico Veterinario como Responsavel Técnico na cadeia produtiva de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . PMA Café da Manhã: Bate-papo com o setor hortifrutigranjeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOMESSO, A. P. . Evitando a presença indesejada de alérgenos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. ; MOURA, J. W. . Evitando a presença indesejada de alérgenos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Segurança alimentar na cadeia varejista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. ; MOURA, J. W. . Microrganismos de interesse em alimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Rotulagem como fonte de informação primária, origem e rastreabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Contaminação por alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . A Competência dos Órgãos Regulatórios na Industria e Varejo de Alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. ; NORONHA, P. . Levantamento das condições de higiene em restaurantes de São Caetano do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOMESSO, A. P. . Implantação de Boas Práticas e a visão do consumidor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Doenças transmitidas por pragas urbanas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALIL, E. ; CALIL, R. M. ; Santos KMO ; MOMESSO, A. P. . Percepção do consumidor em relação a validade dos alimentos 2015 (Trabalho apresentado em simpósio).

Outras produções

MOMESSO, A. P. . Comitê de segurança Alimetar APAS. 2014.

MOMESSO, A. P. . Grupo técnico de discussão Vigilância Sanitária e Responsávais Técnicos. 2009.

MOMESSO, A. P. . Membro do Conselho do Curso de Nutrição - USCS. 2009.

MOMESSO, A. P. . Novo Decreto sobre carne moída - TV Record Bauru. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. ; SCARDINHO, C. ; LEVORIN NETO, R. . Como preparar seu supermercado para receber fiscalizações. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOMESSO, A. P. ; MINARDI, C. ; TONDO, E. C. ; DRUMMOND, M. ; OLIVEIRA, M. ; DULTRA, L. F. ; GUIMARAES, M. C. . Inovação e tecnologias para gestão da Qualidade em Food Safety. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOMESSO, A. P. . Rastreabilidade de vegetais frescos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. ; CARRILHO, J. E. ; KRAMER, D. P. S. ; GUTIERRES, A. . Rastreabilidade para frutas e hortaliças. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOMESSO, A. P. . Carne Fraca. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. ; MOMESSO, R. P. ; PANOV, S. . Homenagem ao dia dos professores. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Redução de quebras e desperdício de alimentos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MOMESSO, A. P. . carne de cavalo por si só não faz mal á saúde. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MOMESSO, A. P. . Leite adulterado por nove centavos, vidas em risco. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ARAUJO, E. S. ; PANTALENA, R. C. N. ; HEREDIA, L. R. ; VILELA, D. B. ; PAULA, F. S. ; MOMESSO, A. P. . a competência dos órgãos regulatórios na indústria e varejo de alimentos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOMESSO, A. P. . Uma arma pouco convecional pode barra a e.coli; radiação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Os perigos dos alimentos vendidos nas ruas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Alimentos de rua. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Higiene e doenças. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Comida de rua - falta de higiene. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Comida de rua - falta de higiene. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação em alimentos por kilo. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Alimentos contaminados. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Alimentos contaminados. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação de alimentos em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Self-Service. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Alimentos contaminados. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Contaminação em bufês. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. . Pragas. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOMESSO, A. P. ; MOMESSO, A. P. . Como receber Fiscalizações. 2022; Tema: Fiscalizações em supermercados. (Fórum).

MOMESSO, A. P. ; CAMARA, L. ; MASON FILHO, V. . Uso do ozônio na área de alimentos. 2021; Tema: Uso de ozônio visando a extensão da vida de prateleira de alimentos.. (Blog).

BOANOVA, A. ; MOMESSO, A. P. . Vigilancia Sanitária de alimentos. 2021; Tema: Fiscalização de alimentos. (Rede social).

SOUZA, C. ; MOMESSO, A. P. . Treinamentos de Boas Práticas de Fabricação de alimentos em formato EAD. 2021; Tema: Capacitação de manipuladores de alimentos. (Rede social).

MOMESSO, A. P. . 'Como preparar seu restaurante para reabertura frente a crise do coronavírus'. 2021; Tema: Coronavirus e restaurantes - como lidar com o desafio.. (Rede social).

MOMESSO, A. P. ; ANDRADE, V. M. ; DRUMOND, H. ; FARIAS, M. . Como receber os órgãos de fiscalização e a imprensa em tempos de Coronavírus. 2020; Tema: Fiscalização. (Rede social).

MOMESSO, A. P. ; PAULA, A. L. T. ; BUENO, R. . Como usar delivery frente ao desafio do coronavírus.. 2020; Tema: Controle de alimentos.. (Rede social).

PENTEADO, J. C. ; FERRERONI, M. ; ABUD, S. ; PIPERNO, F. ; MOMESSO, A. P. . Webinar - Comércio de alimentos, direito e segurança sem excessos.. 2020; Tema: COMÉRCIO DE ALIMENTOS, DIREITO E SEGURANÇA SEM EXCESSOS. (Fórum).

PAULA, A. L. T. ; FERNANDES, R. ; MOMESSO, A. P. . Como preparar seu restaurante para reabertura frente ao coronavírus. 2020; Tema: Como preparar seu restaurante para reabertura frente ao coronavírus. (Rede social).

BORRASKA, V. ; MOMESSO, A. P. ; MORENO, R. L. ; TAKAGUI, C. . Novas tecnologias no combate ao coronavírus.. 2020; Tema: Webinar - Novas tecnologias no combate ao coronavírus.. (Fórum).

MARTINOFF, T. ; MOMESSO, A. P. . Verdade sobre o uso de antibióticos e hormônios em animais. 2020; Tema: Antibiótico e hormônios em produtos de origem animal. (Rede social).

FERRERONI, M. ; ABUD, S. ; PENTEADO, J. ; MOMESSO, A. P. . Alimentos e varejo - Direito e segurança sem excessos. 2020; Tema: Alimentos e varejo- Direito e segurança sem excessos. (Rede social).

MOMESSO, A. P. ; DIAS, W. . PMOC - Manutenção do sistema de ar-condicionado para área de alimentos. 2020; Tema: Controle do ar ambiente. (Rede social).

MOMESSO, A. P. ; SAMPAIO, H. . 'Melhoria de processo para varejistas e supermercadistas. 2020; Tema: Melhoria de processos.. (Rede social).

MOMESSO, A. P. . Higienização e desinfecção na indústria de alimentos: entenda. 2019; Tema: Higienização e desinfecção na indústria de alimentos: entenda. (Site).

MOMESSO, A. P. ; CAPEZ, F. ; FARID, G. ; LONGO, R. ; POMPILIO, P. ; ROSA, M. ; FARAH, F. ; CORREA, C. ; SANTOS, R. . Comercialização de Carne Pré-Moída. 2022. (Webinar).

MOMESSO, A. P. ; ROSSI, M. ; MERLIN, F. ; WITLZER, M. . Homologação e gestão de fornecedores- qualificando a base de fornecedores. 2022. (Webinar).

NOVACHI, A. ; MILAN, M. ; LONGO, R. ; COELHO, V. ; MOMESSO, A. P. . Nova rotulagem nutricional. 2022. (Webinar).

MILAN, M. ; LONGO, R. ; MOMESSO, A. P. . Pet friendly no supermercado. 2022. (Webinar).

MOMESSO, A. P. ; LARA, F. A. ; CALABRO, B. . Imersão teórico pratica do profissional de Controle sanitário de alimentos. 2019. .

MOMESSO, A. P. ; LARA, F. A. ; CALABRO, B. . Imersão teórico pratica do profissional de Controle sanitário de alimentos. 2018. .

MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. . Norma ISO 22000 como ferramenta da Qualidade na área de alimentos. 2008. .

MOMESSO, A. P. . Segurança Alimentar - Boas Práticas de Fabricação e APPCC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOMESSO, A. P. ; NORONHA, P. . Gestão de UAN comercial e controle Higiênico-Sanitário. 2004. .

MOMESSO, A. P. ; VILELA, D. B. ; LARA, F. A. . Manual de Boas Práticas de Fabricação - Sonda Supermercados. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul. , R Santo Antonio, 50 Sala dos Professores, Santo Antonio, 09500-000 - Sao Caetano do Sul, SP - Brasil, Telefone: (11) 42393207, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Associação Brasileira de Supermercados

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador Global Markets ABRAS

2022 - Atual

Master Key Consulting

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2022

Sanity Consultoria e Treinamento

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Proprietário, sócio

1999 - 2022

Sanity Consultoria e Treinamento

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável Técnico pela Academia Sanity de treinamentos Como professor dos cursos: 1. Manipulação de Carnes Temperadas - Aspectos Técnicos e Legais 2. Boas Práticas de Fabricação na Indústria de alimentos 3. Boas Práticas de Fabricação no varejo de alimentos e food service 4. Controle Sanitário de alimentos- Imersão teórico e prática 5. Preparando Responsável Técnico na área de alimentos 6. Microbiologia de alimentos 7. Como receber fiscalizações sanitárias na área de alimentos 8. Como controlar validade de alimentos 9. Preparando documentos técnicos de alimentos - Manual, POPs e ITs 10. Documentos obrigatórios na área de alimentos

Atividades

  • 01/1999

    Treinamentos ministrados .,Treinamentos ministrados, Boas Práticas de Fabricação, APPCC

2004 - Atual

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

2015 - 2018

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenador para os cursos lato sensu pós graduação para os cursos de nutrição

2009 - 2017

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cordenador de pós graduação, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenador da pós graduação Controle Sanitário Latu sensu Universidade Municipal de São Caetano do Sul

2009 - 2017

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular pós graduação, Carga horária: 2

Atividades

  • 01/2007 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro do Conselho de curso - Nutrição.

  • 01/2006 - 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Conselho Universitário.,Serviço realizado, Responsável pelas atividades técnicas dos laboratórios de microbiologia e parasitologia.

  • 01/2006

    Ensino, Unisenior, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Higiene dsos alimentos - para UNISÊNIOR - Universidade Senior

2010 - Atual

Associação Paulista de Superemercados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do comitê de Segurança Alimentar

2024 - Atual

Live University

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista

Outras informações:
Professor MBA Prevenção de perdas - Módulo gestão de processos

2020 - Atual

International Featured Standards

Vínculo: Não há, Enquadramento Funcional: Consultor

2017 - Atual

Associação Nacional de Clínico Veterinários de Pequenos Animais - SP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista

Outras informações:
Professor da disciplina ligada ao controle Sanitário de alimentos no varejo.

2018 - Atual

Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Membro da comissão técnica de alimentos.

2001 - 2015

Sonda Supermercados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Controle da qualidade

Atividades

  • 01/2001

    Treinamentos ministrados .,Treinamentos ministrados, Controle de Pragas, Boas Práticas de Fabricação

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Sonda Supermercados.,Serviço realizado, Responsabilidade Técnica.