Maria Rita de Lima Assunção
Arquiteta e Urbanista (UFPB/2007), Mestra em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual (Faculdade de Letras Universidade do Porto/2019 - Diploma reconhecido como Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFPB, ano 2022). É integantre do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Jovem - BR). Doutoranda em Arquitetura pela Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-Portugal), bolsista de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal) vinculada ao Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território (Lab2PT) - grupo Space and Representation (SpaceR) e ao Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Patrimônio, Artes, Sustentabilidade e Território (INPAST2). É membro desde 2017 do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Culturas Populares" (Departamento de Antropologia e Ciências Sociais da UFRN) na linha de pesquisa "Manifestações culturais, memória e patrimônio". Tem experiência no campo do patrimônio cultural com ênfase em estudos e práticas do patrimônio, intervenções em áreas históricas e produção de inventários. No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, Superintendência Natal/RN) integrou a equipe de execução da segunda fase (2008) do "Inventário de Conhecimento do Patrimônio Rural da Região do Seridó potiguar" e coordenou as ações de campo e execução da terceira fase (2009-2010). Como pesquisadora atua principalmente com as temáticas: Ciências e Técnicas do Patrimônio, Educação Patrimonial, Políticas Públicas e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Arquitetura
2020 - Atual
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
Orientador: Prof. PhD João Paulo Cabeleira Marques Coelho
Coorientador: Profª. PhD Cidália Maria Ferreira Silva. Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal. Palavras-chave: Patrimônio Sertanejo; Paisagem Sertaneja; Patrimônio como ação; Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural; Participação Social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2017 - 2019
Universidade Federal da Paraíba
Título: Arquitetura na Paisagem Sertaneja: estudo sobre as casas-grandes das fazendas de gado na Ribeira do Seridó, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Prof. PhD Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes
Palavras-chave: Patrimônio Sertanejo; Paisagem Sertaneja; Patrimônio Vernacular; Política de Preservação do Patrimônio Cultural; Preservação do Patrimônio Cultural.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio.
Mestrado em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual
2017 - 2019
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Título: Arquitetura na Paisagem Sertaneja: estudo sobre as casas-grandes das fazendas de gado na Ribeira do Seridó, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Prof. PhD Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes
Palavras-chave: Patrimônio Sertanejo; Paisagem Sertaneja; Patrimônio Vernacular; Política de Preservação do Patrimônio Cultural; Preservação do Patrimônio Cultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio.
Especialização em Engenharia de Instalações Prediais
2013 - 2015
Universidade Potiguar, UnP
Título: Reuso de Águas através do Sistema de Ecotelhados
Orientador: Profª. Carla Gracy Ribeiro Meneses
Especialização em Arquitetura de Interiores
2012 - 2013
Universidade Potiguar, UnP
Título: Patrimônio e História: estudo sobre a arquitetura e o mobiliário de antigas casas de fazenda da região do Seridó
Orientador: Profª. Suêrda Ivanete Gomes de Farias
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2002 - 2007
Universidade Federal da Paraíba
Título: Proposta para habitação de interesse social no Edifício Paris em Natal
Orientador: Profª. PhD Maria Berthilde de Barros Lima e Moura Filha
Formação complementar
2022 - 2022
Entre a caixa preta e o cubo branco: uma introdução à cenografia e à expogr. (Carga horária: 10h). , Escola Itaú Cultural, IC, Brasil.
2021 - 2021
LINA BO BARDI: ARQUITETURA COMO AÇÃO. (Carga horária: 10h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
2021 - 2021
Patrimônio cultural: novas ideias do campo. (Carga horária: 4h). , O Campanário: Patrimônio Cultural, -, Brasil.
2020 - 2020
Inventário Participativo. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Introdução aos Métodos para Projeto de Restauro. (Carga horária: 8h). , Preservar - Oficinas de Patrimônio Cultural, -, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso Educação para o Patrimônio: Pensando em acervos documentais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2020 - 2020
Museus e Patrimônio. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Para fazer uma exposição. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Documentação de Acervo Museológico. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2020 - 2020
Inovação Social para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Conservação Preventiva para Acervos Museológicos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em InovPed - Património e Paisagem. Gestão, Análise e Projeto. (Carga horária: 81h). , Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, Portugal.
2018 - 2018
Curso Livre sobre Patrimônio Edificado de Gaia. (Carga horária: 2h). , Academia Eça de Queirós, ASCR-CQ, Portugal.
2013 - 2013
Gestão da Qualidade. (Carga horária: 40h). , J. SANTOS CURSOS, ASSESSORIA E TREINAMENTO LTDA -ME, SUCESSO, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos de Administração Geral. (Carga horária: 40h). , J. SANTOS CURSOS, ASSESSORIA E TREINAMENTO LTDA -ME, CURSO SUCESSO, Brasil.
2008 - 2009
English Communication Program. , Pacific Gateway International College, Toronto, Ontario, PGIC, Canadá.
2008 - 2009
Power Speaking Program. , Pacific Gateway International College, Toronto, Ontario, PGIC, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Ciências e Técnicas do Patrimônio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio e Paisagem: Gestão, Análise e Projeto.
Participação em eventos
Simpósio International Tandem Event Micro Series (ITEMS+) ?Architecture Reset: Theory & Design for the Built Environment?.Sertanejo Heritage as Action. 2022. (Simpósio).
1° Webinário de Fiscalização Museal - ?Mitos, verdades e desafios na Proteção do Patrimônio Museológico Brasileiro?. 2021. (Outra).
Christopher Platt: "Digging for Answers-Encountering Questions?. 2021. (Seminário).
Ciclo de Paelestras Patrimônio Construído e Função Social da Propriedade. 2021. (Outra).
Francesco Careri: "Architecture, Nomadism, Hospitality". 2021. (Seminário).
Álvaro Domingues (FAUP): "Para uma Epistemologia do Urbano". 2020. (Seminário).
Asiya Sadiq Polack e Christophe Polack (KULeuven Bélgica):. 2020. (Seminário).
IV Semana do Patrimônio Cultural - "Como pensar o Patrimônio Cultural a partir da narrativa do tombamento e da Salvaguarda". 2020. (Outra).
IV Semana do Patrimônio Cultural - "Educação Patrimonial decolonial como projeto ético-politico". 2020. (Outra).
IV Semana do Patrimônio Cultural - "Patrimônio, territorialidades e Políticas culturais: a experiência do inventário cultural de Conde (PB)". 2020. (Outra).
IV Semana do Patrimônio Cultural - "Transdisciplinaridade, construção do conhecimento e Patrimônio". 2020. (Outra).
IV Semana do Patrimônio Cultural - "Tutela coletiva do Patrimônio Cultural". 2020. (Outra).
Jane Rendell (Bartlett School of Architecture): "From autopoeisis to sympoeisis". 2020. (Seminário).
João Cabeleira (EAUM): "The European Tour of Cosimo III de' Medici". 2020. (Seminário).
Jonathan Hill com a palestra ?Design Research: The First 500 Years?. 2020. (Seminário).
Maria Manuel Oliveira (EAUM): "Journeys of Discovery: the Joy of Research". 2020. (Seminário).
Paula Remoaldo: "O contributo dos arquitetos e de outros cientistas para a criatividade e a inovação em turismo criativo". 2020. (Seminário).
Tim Ingold (Universidade de Aberdeen, Escócia): "Making Growing Thinking". 2020. (Seminário).
Webinário Científico - Fundação Casa Grande. 2020. (Outra).
"Conservação preventiva do património cultural construído: novas ferramentas para avaliação e gestão", promovido pelo HeritageCare.. 2019. (Seminário).
Empreender em turismo acessível. 2019. (Seminário).
Seminário sobre conservação preventiva do património cultural construído: novas ferramentas para avaliação e gestão. 2019. (Seminário).
A Dimensão Política da Paisagem. 2018. (Seminário).
A Paisagem Rural como património cultural e a gestão dos sítios arqueológicos públicos - Novas cartas do ICOMOS. 2018. (Outra).
Encontro Temático Património Cultural. 2018. (Encontro).
Fórum Património e Paisagem. 2018. (Outra).
Gestão Cultural e Criação Artística, dilemas contemporâneos. 2018. (Congresso).
III Conferente on Public Policies, Territorial Planning. 2018. (Outra).
II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL.Memória e Patrimônio: Casas de Fazenda da Região Seridó, Nordeste do Brasil. 2018. (Simpósio).
Jornadas Técnicas: Novos Modelos de Gestão do Património. 2018. (Encontro).
Palestra Porto, turistificação e turismofobia. 2018. (Outra).
Património, Turismo & Desenvolvimento Sustentável. 2018. (Seminário).
Património Cultural do Porto. 2018. (Encontro).
PNUM - A produção do território: Formas, Processos, Desígnios. Nas trilhas do cangaço: Ensaio sobre o território no Reino de Lampião. 2018. (Congresso).
Seminário de História e Património - Santeiros da Maia nos Caminhos de Fátima. 2018. (Seminário).
Seminário Internacional Patrimônio e Religiões Afro-brasieliras.Levantamento Arquitetônico Centro Humilde de Caridade São Lázaro: Patrimônio e Salvaguarda. 2018. (Seminário).
XXII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação.Memória e Património: Casas de Fazenda da região Seridó, Nordeste do Brasil. 2018. (Encontro).
Fórum do Porto: Património, Cidade, Arquitectura. 2017. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e Patrimônio: Casas de Fazenda da Região Seridó, Nordeste do Brasil. ANTROPE , v. 1, p. 234-241, 2018.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Arquitetura na Paisagem Sertaneja: estudo sobre as casas-grandes das fazendas de gado na Ribeira do Seridó. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. 285p .
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Entre o ser e o lugar: A arquitetura religiosa do Centro Humilde de Caridade São Lázaro. In: Luiz Carvalho de Assunção. (Org.). Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio. 1ed.Natal: Caravela Selo Cultural, 2023, v. 1, p. 125-146.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . A Paisagem Sertaneja do Seridó Potiguar. EJI PATER II: encontro de jovens investigadores em património e território. 1ed.Braga/Guimarães: Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), 2022, v. 1, p. 266-282.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Entre o ser e o lugar: A arquitetura religiosa do Centro Humilde de Caridade São Lázaro. In: Luiz Carvalho de Assunção. (Org.). Egbé. Ancestralidade, Articulações, Patrimônio. 1ed.Natal: Caravela Selo Cultural, 2022, v. , p. 131-152.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . ARQUITETURA SERTANEJA: CONTRIBUTOS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL DA REGIÃO SERIDÓ POTIGUAR. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Arquitetura e urbanismo: Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. , p. 68-81.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Velhas Fazendas Sertanejas: Sobre a preservação do património do ciclo do gado na região Seridó Potiguar. In: Cidália F. Silva. (Org.). Programa Doutoral em Arquitetura - EAAD 2019/2020. 1ed.Guimarães: Universidade do Minho. Escola de Arquitetura, Artes e Design, 2021, v. 1, p. 64-65.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e Patrimônio: Casas de Fazenda da Região Seridó, Nordeste do Brasil. In: II Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2018, Belo Horizonte. II Simpósio Científico 2018 - ICOMOS BRASIL. Belo Horizonte: ICOMOS BRASIL, 2018. v. 2. p. 7542-7558.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima ; COSTA, M. C. R. . Nas Trilhas do Gangaço: Ensaio sobre o território no reino de Lampião. In: A produção do território: Formas, Processos, Desígnios, 2018, Porto. A produção do território: Formas, Processos, Desígnios. Porto: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2018. v. 02. p. 492-504.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Fazendas Sertanejas do Seridó Potiguar: preservar e dinamizar o património dos caminhos do gado. In: Dia do Programa Doutoral em Arquitetura: Seminário 'Investigações de Doutoramento EAAD 2022', 2022, Guimarães. PROSPEÇÃO: Doutoramentos em Arquitetura em curso na EAAD em 2022. Guimarães: Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, 2022. p. 40-41.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Paisagem Cultural Sertaneja da Ribeira do Seridó Potiguar (Nordeste do Brasil). In: EJI-PATER - II ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM ESTUDOS DO PATRIMÓNIO & TERRITÓRIO, 2019, Braga. II Encontro de Jovens Investigadores. Património e Território. Braga: Universidade do Minho, 2019. v. 2. p. 94-95.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Fazendas como ação: a preservação do patrimônio sertanejo da região Seridó potiguar. Cadernos do Colóquio (UNIRIO) , 2024.
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima ; LIEDTKE, Christa ; PATTNAIK, Shradha . Heritage as dynamic processes: Ways of being and living. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Fazendas Sertanejas do Seridó Potiguar: preservar e dinamizar o património dos caminhos do gado. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Sertanejo Heritage as Action. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e Património: Casas de Fazenda da região Seridó, Nordeste do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e Patrimônio: Casas de Fazenda da Região Seridó, Nordeste do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Levantamento Arquitetônico Centro Humilde de Caridade São Lázaro: Patrimônio e Salvaguarda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima ; COSTA, M. C. R. . Nas trilhas do cangaço: Ensaio sobre o território no Reino de Lampião. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Proposta para habitação de interesse social no Edifício Paris em Natal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Intervenção em área histórica: um estudo do projeto Memorial Câmara Cascudo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Architecture in the Sertaneja Landscape. Santa Fe, New Mexico: Terra 2021 - 13th World Congress on Earthen Architectural Heritage, 2020 (Resumo enviado ao Terra 2021 - 13th World Congress on Earthen Architectural Heritage (não publicado)).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Arquitetura dos sentidos: saberes e valores na construção do patrimônio religioso afro-brasileiro. Lisboa 2020 (Resumo aceito no Semiário de Architectures of the Soul - (não publicado)).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Arquitetura na Paisagem Sertaneja: Estudo de uma herança ameaçada. Belo Horizonte: ICOMOS BRASIL, 2020 (Resumo aceito no 4 Simpósio Científico do ICOMOS Brasil (não publicado)).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Contributos para preservação do patrimônio rural do Seridó Portiguar. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2020 (Resumo enviado lll congresso ibero-americano investigações em conservação do património (não publ).
-
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima ; NESI, J. F. L. . Patrimônio Arqueológico Norte-Rio-Grandense. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Ministério da Cultura, 2008 (Cartilha (publicado/IPHAN)).
Outras produções
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do patrimônio Rural do Seridó: Caminhos do Seridó - Relatório Técnico Final. 2010.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (3 etapa): Ipueira e São João do Sabugi. 2010.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (3 etapa): Serra Negra do Norte. 2010.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (3 etapa): Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e Ouro Branco. 2010.
FARIA, T. O. M. ; ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Participação na equipe de elaboração do projeto de intervenção do Museu de Cultura Popular Dajalma Maranhão. 2008.
FARIA, T. O. M. ; ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Participação na equipe de elaboração do projeto do Museu do Parque da Cidade do Natal. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Cerro Corá. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Cruzeta. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Equador. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Florânia. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Parelhas. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): Santana do Seridó. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Inventário do Patrimônio Rural do Seridó - Relatório Técnico Parcial (2 etapa): São José do Seridó. 2008.
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e patrimônio religioso afro-brasileiro: Levantamento Arquitetônico Centro Humilde de Caridade São Lázaro. 2019. (Levantamento Arquitetônico).
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Memória e Patrimônio: Casas de Fazenda da Região Seridó. 2018. (Relatório).
ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima . Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto: obra de Antônio Francisco Lisboa. 2018. (Relatório).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Patrimônio como ação, Descrição: O projeto pretende estudar e propor ações com o patrimônio sertanejo da região Seridó potiguar, visto como um elemento dinâmico, identitário, capaz de estabelecer redes e novos caminhos para sua existência. Patrimônio como ação é um projeto que direciona à investigação para novos olhares e interfaces entre cultura, território e paisagem ao atuar diretamente com os bens culturais e seus detentores como agentes participativos das ações de preservação no território. Participam das ações além da comunidade de Acari/RN, o Museu Histórico de Acari como colaborador do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Rita de Lima Assunção - Coordenador / Museu Histórico de Acari - Integrante., Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Bolsa.
-
2020 - Atual
Fazendas Sertanejas do Seridó Potiguar: preservar e dinamizar o patrimônio dos caminhos do gado, Descrição: O projeto enquadra-se na especialidade de cultura arquitetônica vinculada ao programa de pós-graduação em Arquitetura da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, Portugal e ao Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2pt). A investigação volta-se à preservação do patrimônio sertanejo por meio de uma linha de investigação que centra nas práticas de preservação no território seridoense. Metodologia de investigação: Estudo de Caso compreendido através da abordagem holística com o intuito de reunir informações detalhadas por meio de técnicas de pesquisa, nomeadamente, qualitativa, com o objetivo de apreender a totalidade do contexto em que o património sertanejo do Seridó encontra-se inserido. Como referem Groat e Wang (2013), essa estratégia supera a noção de estudar somente um evento no "campo", mas envolve indagações a partir da relação entre a preservação do patrimônio e os fenômenos contextuais com os quais ele cruza e do qual o caso em si é inseparável. Por fim, a visão holística desse processo que envolve conhecimento empírico construído de forma colaborativa entre pesquisador e atores do local. Referências: Barreira, J. H. (2000). Metodología de la Investigación Holística. Caracas: Fundación Sypal; Groat, L. N., & Wang, D. (2013). Architectural research methods. New York: J. Wiley; Tracy, S. (2019). Qualitative Research Methods. Nova Jersey: Wiley-Blackwell. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Rita de Lima Assunção - Coordenador., Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2019 - 2019
Arquitetura na Paisagem Sertaneja: estudo sobre as casas-grandes das fazendas de gado na Ribeira do Seridó, Descrição: O projeto enquadra-se na especialidade de patrimônio vinculada ao programa de pós-graduação em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual - Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). A investigação estuda as casas-grandes das fazendas de gado remanescentes do século XIX como manifestação cultural, evidenciando a arquitetura vernacular como bem patrimonial pertencente à paisagem sertaneja. A pesquisa visa contribuir para o conhecimento, valorização e o fomento de práticas direcionadas à preservação do patrimônio rural da região Seridó potiguar. Metodologia de investigação: Estudo de Caso que busca reunir informações detalhadas por meio de técnicas de pesquisa, nomeadamente, qualitativa. Referências: Groat, L. N., & Wang, D. (2013). Architectural research methods. New York: J. Wiley; Tracy, S. (2019). Qualitative Research Methods. Nova Jersey: Wiley-Blackwell. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Rita de Lima Assunção - Coordenador.
-
2017 - Atual
Projeto Memória e patrimônio religioso afro-brasileiro: estudo do acervo religioso de comunidades de terreiro (Natal-RN), Descrição: O projeto se insere na temática memória e patrimônio imaterial com o objetivo de desenvolver pesquisas e estudos do acervo dos bens culturais de interesse memorial para a cultura afro-brasileira. A investigação pretende inventariar e proceder ao estudo e registro do acervo cultural de bens do patrimônio material e imaterial religioso de comunidades tradicionais de terreiro de Natal /RN. Projeto de Pesquisa: PVC16947-2019. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Rita de Lima Assunção - Integrante / Luiz Carvalho de Assunção - Coordenador.
-
2007 - 2007
Proposta para habitação de interesse social no edifócio Paris em Natal, Descrição: Projeto de apoio ao trabalho final de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa volta-se à revitalização do bairro da Ribeira - Natal/RN, nomeadamente, através do estudo de reabilitação do edifício ?Paris em Natal" de forma a reativar sua função social por meio da proposta de habitações de interesse social. Nessa perspectiva, toma-se partido pelo programa REHABITAR da Prefeitura do Natal. Dentre os temas abordados: patrimônio como um processo sociocultural, história da arquitetura e da cidade, evolução urbana e dos aspectos socioeconômicos circundantes ao patrimônio. Metodologia de investigação: Estudo de Caso que busca reunir informações detalhadas por meio de técnicas de pesquisa, nomeadamente, qualitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Rita de Lima Assunção - Coordenador.
Prêmios
2021
4ª colocada no concurso interno - Ref.ªLab2PT/04509/BD-05 - para a atribuição de bolsa de investigação para doutoramento em arquitetura, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2021
Aprovada no concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento FCT - 2021, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2019
Primeiro lugar na seleção para o Doutorado em Arquitetura na linha de Patrimônio Arquitetônico, Programa de Pós-graduação do Departamento de Arquitetura, FAUP/UP, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
2019
Primeiro lugar na seleção para o Doutorado em Arquitetura na linha de Cultura Arquitetônica, Programa de Pós-graduação do Departamento de Arquitetura, EAUM, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
2017
Primeiro lugar na seleção para o Mestrado em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual, Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio, FLUP/UP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
2012
Aprovada em 3 lugar no I concurso MP RESIDÊNCIA - Área Arquitetura e Urbanismo, Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Norte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território (Lab2PT). , Campus de Azurém, -, 4800058 - Guimarães, - Portugal, Telefone: (351) 915461249, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - 2022
SRH University (Alemanha) / EAAD-Universidade do Minho (Portugal)Vínculo: Participante em projeto, Enquadramento Funcional: Investigadora (aluna de doutoramento)
Outras informações:
ITEMS+, Architectural Reset: Theory Design for the Built Environment é um projeto de intercâmbio internacional entre a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Portugal) e a SRH University (Alemanha) chamado ITEMS+ International Virtual Academic Collaboration (IVAC), financiado pelo DAAD. Sobre o projeto: o objetivo é o desenvolvimento futuro da cooperativa de formatos colaborativos de ensino virtual utilizando tecnologias educacionais digitais dentro do curso Architecture Reset: Theory Design for the Built Environment. Seguindo a abordagem de aprender uns com os outros, estudantes da Universidade SRH e estudantes da Universidade do Minho participarão juntos do curso virtual. Os estudantes trabalharão cooperativamente em um projeto em tandem binacional. Os estudantes receberão contribuições teóricas sobre o contexto da arquitetura, metodologia de pesquisa em arquitetura e comunicação arquitetônica em palestras on-line oferecidas pelos palestrantes de ambas as universidades parceiras. Os resultados e experiências do projeto serão resumidos em um e-book que será publicado no site do projeto e em canais de mídia social.
2021 - Atual
Laboratório de Paisagens, Património e TerritórioVínculo: Doutoranda em Arquitetura, Enquadramento Funcional: Investigadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Como doutoranda no Plano Doutoral em Arquitetura da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Início 14.02.2020) é investigadora do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), unidade de Investigação da Escola de Arquitetura e do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, integrada ao grupo Space and Representation - SpaceR, onde desenvolve pesquisa direcionada à preservação do patrimônio sertanejo da região Seridó Potiguar/RN, Brasil. Vinculada ao Lab2PT como Bolseira de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT (Portugal), titular da bolsa com a referência 2021.07675.BD, sob supervisão científica do orientador João Paulo Cabeleira Marques Coelho, Professor Auxiliar da Escola de Arquitetura, Arte e Design e da coorientadora Cidália Maria Ferreira da Silva, Professora Auxiliar da Escola de Arquitetura, Arte e Design, a partir 1 de setembro de 2021.
2020 - Atual
Escola de Arquitetura da Universidade do MinhoVínculo: Doutoranda em Arquitetura, Enquadramento Funcional: Doutoranda e Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Doutoranda no Plano Doutoral em Arquitetura - especialidade de Cultura Arquitetônica - da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Início 14.02.2020). Atualmente encontra-se na fase de desenvovlimento da tese. No contexto do Programa Doutoral também é investigadora não doutorada do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) unidade de Investigação da Escola de Arquitetura e do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, onde desenvolve pesquisa direcionada à preservação do patrimônio sertanejo da região Seridó Potiguar.
Atividades
-
01/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Arquitetura.,Linhas de pesquisa
-
06/2021 - 06/2021
Ensino, Doutorado em Arquitetura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participação na disciplina de Metodologias e Práticas de Investigação apresentando aos alunos do doutorado em Arquitetura o Diário de Investigação como recurso metodológico para investigação em arquitetura
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Membro do Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
É membro desde 2017 no Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos sobre Culturas Populares" vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Carvalho de Assunção (Professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde participa como pesquisadora do Projeto "Memória e Patrimônio Religioso Afro-Brasileiro: estudo do acervo de comunidades de terreiro (Natal-RN, Brasil)". Ver vínculo em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4520655730102981
Atividades
-
04/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia.,Linhas de pesquisa
2018 - 2019
Universidade do Porto, Faculdade de Letras - FLUP, Portugal.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação no projeto desenvolvido durante o Mestrado em História da Arte, Patrimônio e Cultural Visual da Universidade do Porto - Faculdade de Letras para a produção de uma exposição física na Sé Catedral do Porto, bem como virtual através da plataforma Google Arts & Culture.
2018 - 2018
Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento SAVínculo: Arquiteta Colaboradora, Enquadramento Funcional: ARQUITETA E URBANISTA
Outras informações:
Durante o período de prestação de serviços para a empresa Quaternaire Portugal houve a colaboração na área de investigação do patrimônio cultural português, com foco na coleta de referências e levantamento fotográfico, como apoio às atividades do inventário dos bens imateriais (Bengala, Cestaria e Anho) da cidade de Baião/Portugal.
2018 - 2018
Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do PortoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Gestão Cultural e Patrimonial, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio ocorrido no Instituto Geofísico de Ciências da Universidade do Porto para o projeto desenvolvido durante a disciplina de Gestão Cultural e Patrimonial ministrado durante o Mestrado em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual para concepção de uma Exposição física no Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2013 - 2015
Ministério Público do RNVínculo: Arquiteta Residente, Enquadramento Funcional: ARQUITETA RESIDENTE, Carga horária: 30
Outras informações:
Foi desenvolvido nesse período de prestação de serviços como arquiteta residente do setor de Engenharia, Arquitetura e Manutenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o projeto de modificação do layout da Procuradoria Geral de Justiça para atender as atuais necessidades do órgão, bem como novos layouts nas promotorias do estado do RN que foram necessários durante o período de exercício e auxílio na construção da nova sede da Promotoria da cidade de Parnamirim/RN/Brasil. Vistorias técnicas solicitadas e realizadas nesse período geraram relatórios utilizados pelo setor para dar continuidade às intervenções.
2009 - 2010
MGTM Ltda.Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: ARQUITETA E URBANISTA
Outras informações:
Durante esse período foram prestados serviços para o Inventário de Conhecimento do Patrimônio Rural da Região do Seridó Potiguar - III Fase, como Arquiteta Coordenadora da pesquisa. Dados foram coletados acerca da arquitetura rural dos municípios de Jardim de Piranhas, Ipueira, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Ouro Branco, localizados no Seridó Potiguar (Rio Grande do Norte, Brasil). O objetivo principal foi o de selecionar edificações rurais construídas na época do ciclo do gado com potencial valor patrimonial e localizar áreas de maior relevância para futuras ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado do Rio Grande do Norte/ Brasil, dando continuidade a ação iniciada em 2007. O produto final foi o Inventário com todo material colhido e produzido em campo.
2008 - 2009
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: ARQUITETA E URBANISTA, Carga horária: 20
Outras informações:
Arquiteta contratada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN - Superintendência Natal/RN) para atuar no Inventário de Conhecimento do Patrimônio Rural da Região do Seridó Potiguar, II Fase. Durante esse período foram coletados dados acerca da arquitetura rural de alguns municípios localizados no Seridó Potiguar (Rio Grande do Norte, Brasil). Além da interiorização das ações do IPHAN no Rio Grande do Norte, o projeto propiciou a ampliação do conhecimento acerca da arquitetura rural brasileira e a divulgação do patrimônio dessa região. O produto final foi o Inventário com todo material colhido e produzido em campo.
2008 - 2008
Projetos e Consultoria em Arquitetura e Engenharia LTDAVínculo: Arquiteta contratada, Enquadramento Funcional: ARQUITETA E URBANISTA, Carga horária: 20
Outras informações:
Executei função tanto na área de projetos, como também assessorando as obras e os memoriais descritivos desenvolvidos no escritório. Entre as atividades mais relevante nesse período destacam-se: a participação nos projetos do Museu do Parque da Cidade (obra em conjunto com o Escritório do Arquiteto Oscar Niemeyer para criação de um Parque e Museu na cidade de Natal/RN), bem como a intervenção realizada na antiga Rodoviária da cidade (construção de relevância histórica para a região do bairro da Ribeira, Natal, RN, local onde se acha implantada) para abrigar o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão (Prefeitura Municipal de Natal, RN), atualmente em funcionamento sob a administração da Fundação Cultural Capitania das Artes (Natal, RN, Brasil).
2006 - 2006
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA DE ARQUITETURA, Carga horária: 20
Outras informações:
Foi desenvolvida uma pesquisa sobre arquitetura do Rio Grande do Norte. Uma análise do patrimônio histórico das cidades de Nísia Floresta e Ceará Mirim para a disciplina de Estágio curricular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como resultado foi apresentado um relatório sobre o Patrimônio dessas cidades.
2005 - 2005
Prefeitura Universitária - UFPBVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA DE ARQUITETURA, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante esse período foram executados levantamentos em alguns blocos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba ? UFPB, para digitalização, atualização e correção de dados do acervo do Departamento de Projetos da Prefeitura Universitária da Universidade Federal da Paraíba. O presente estágio gerou um relátório apresentado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB para conclusão da disciplina de Estágio Curricular do curso.
2023 - Atual
Conselho Internacional de Monumentos e SítiosVínculo: Integrande do Icomos Jovem, Enquadramento Funcional: Arquiteta (investigadora patrimônio)
Outras informações:
É integrande do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Jovem) onde participa de Comitês Científicos direcionados ao estudo, promoção e preservação do patrimônio cultural brasieliro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Rita de Lima Assunção e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?