Antônio Pádua Machado

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática pela UFRRJ- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), Especialização em Matemática pela UFMS-Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (1985), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UNESP-Universidade Estadual Paulista (1997), Doutorado em Educação Matemática pela UNESP-Universidade Estadual Paulista (2003). Atualmente é Professor Associado (4) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no campus de Paranaíba, como professor do núcleo docente do curso de Licenciatura em Matemática. Atua como pesquisador e desenvolve o Projeto de Pesquisa "Letramento Profissional do Professor de Matemática em Uma Construção Fenomenológica". Iniciado em 01/09/2011 e periodicamente reformulado, o projeto visa investigar e descrever conhecimentos, hábitos e habilidades profissionais do professor de Matemática. Lidera o Grupo de Pesquisa "LEPROMAT - Letramento Profissional do Professor de Matemática" cadastrado no CNPq, tendo como membros ex-orientandos do Mestrado em Educação Matemática e professores do seu núcleo de atuação. - Inicia em dezembro de 2015 coordenação e execução de novo Projeto de Pesquisa de título: "Do discurso científico que materializa a matemática básica na educação" sob coordenação.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

1999 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Do Significado da Escrita da Matemática na Prática de Ensinar e no Processo de Aprendizagem a Partir do Discurso de Professores
Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Matemática, Escrita da Matemática, Fenomenologia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Engenharia Elétrica

1995 - 1997

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Avaliação Experimental do Algoritmo de Simulated Annealing Usado no Planejamento de Sistemas de Transmissão,Ano de Obtenção: 1997
Rubém Augusto Romero Lázaro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Matemática Computacional, Sistemas Não-Lineares.

Especialização em Especialização Em Matemática

1984 - 1985

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Um Estudo de Distribuições Discretas de Probalidades
Orientador: Cláudio Marcos Mancini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática

1977 - 1981

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Epistemologia da Matemática.

Participação em eventos

Semana da Matemática - CCET UFMS.Letramento Profissional do Professor de Matemática. 2012. (Outra).

CIAEM2011-XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Significados Fenomenológicos do Planejamento Didático do Professor de Matemática. 2011. (Congresso).

XV EBRAPEM.O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito:Um estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos.. 2011. (Encontro).

X Colóquio em Educação Matemática. 2010. (Seminário).

X Encontro Nacinoal de Educação Matemática - de 7 a 9 de julho - 30 horas.Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria.. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática.Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria. 2010. (Encontro).

XI Colóquio em Educação Matemática. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática.O Tema Fractal nos Parâmetros Curriculares. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: um Estudo de Caso. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A Representação Grafica na Construção do Conceito no Estudo dos Sólidos Geométricos. 2010. (Encontro).

XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O Grafico da Forma e a Formação do Conceito: um estudo de caso na geometria dos sólidos. 2009. (Encontro).

XIX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED DO CENTRO-OESTE.Orientações Pedagógicas Para o Ensino Fundamental de Geometria. 2008. (Encontro).

VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Apresentação de Trabalho e participação no VI EBRAPEM. 2002. (Encontro).

V Encontro Brasileiro de Esatudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Apresentação de Trabalho e participação no V EBRAPEM, título: Abstração. 2001. (Encontro).

IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Apresentação de Trabalho e participação no IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jerfesson Bussula Pinheiro

MACHADO, Antônio Pádua; Souza, C. C.. Informações percebidas e demandadas pelo consumidor de carne bovina: o caso de Campo Grande/MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial) - ANHANGUERA-UNIDERP DE CAMPO GRANDE MS.

Aluno: Vanessa Franco Neto

Bittar, M.;MACHADO, Antônio Pádua; Pires, C. M. C.. Um estudo sobre as competências profissionionais de profesores de Matemática valorizadas por uma "Boa Escola". 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Edilso de Moura

MACHADO, Antônio Pádua; Souza, C. C.; Pereira, P. S.. O Conceito Fractal e Sua Presença Pedagógica na Educação Básica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Francisco Sebastião Ramos

Souza, C. C.;MACHADO, Antônio Pádua; FERNANDES, L. H.. A UTILIZAÇÃO DE LÓGICA FUZZY COMO FERRAMENTE QUANTITATIVA NA CLASSIFICAÇÃO DE OVINOS PARA ABATE. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial) - ANHANGUERA-UNIDERP DE CAMPO GRANDE MS.

Aluno: Jane Carmem Magalães

MACHADO, Antônio Pádua; Pereira, P. S.; Welewski, G. D.. O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Graziela Baldessar Pola

MACHADO, Antônio Pádua; Souza, N. M. M.; MARANHAO, C. S. A.. As Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagem de Álgebra nas Séries Finais do Ensino Fundamental: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós PCN. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Enoque da Silva Reis

MACHADO, Antônio Pádua; FREITAS, J. L. M.; BARROS, R. M. O.. O Estudo de Sistemas de Equações Algébricas Lineares do Primeiro Grau em Livros Didáticos Utilizados no Ensino Secundário Brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anderson Martins Corrêa

MACHADO, Antônio Pádua; Magalhães de Freitas, José Luiz; Rosa Monteiro Paulo. SIGNIFICADOS FENOMENOLOGICOS DA ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOMETRIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Madalena da Silva Lebrão

MACHADO, Antônio Pádua; OLIVEIRA, Orientador Dercir Pedro de; GERRA, Vania Maria Lescano. Comunidade de Pouso Alto: um estudo sociolingüístico. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Antonio Sales

MACHADO, Antônio Pádua; Bittar, M.; FREITAS, J. L. M.; PAIS, L. C.. Práticas Argumentativas no Estudo da Geometria por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Antonio Sales

MACHADO, Antônio Pádua; FREITAS, J. L. M.; Bittar, M.; Bianchini. Práticas Argumentativas no Estudo de Geometria por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MACHADO, Antônio Pádua; ROSA, C. C.; RIBEIRO, A. C.. Banca para aontratação de professor assistente Edital Progep 85/2014. 2014.

MACHADO, Antônio Pádua; BONFIM, S. H.; CARLOS, T. B.. Concurso de professor substituto UFMS Edital Progep 35 de 20/08/2013. 2013. Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul.

MACHADO, Antônio Pádua; ROSA, C. C.; BARBOSA, S. D. G.. Consurso Prof. Assistente UFMS Edital Progep 39 de 13/08/2013. 2013. Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul.

MACHADO, Antônio Pádua; DIGIACOMO, S. R.; MARQUE, M. C. C.. Concurso Público de Professor Temporário. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MACHADO, Antônio Pádua; GIACOMO, S.; MARQUE, M. C. C.. Concurso Público de Professor Temporário. 2012.

MACHADO, Antônio Pádua; Neves, K. C.; SOUZA, L. A.. Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior. 2010.

MACHADO, Antônio Pádua; Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli; VENEZUELA, A. L.. Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior classe professor assistente. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli; VENEZUELA, A. L.;MACHADO, Antônio Pádua. Concurso público para ingresso na carreira do magistério do ensino superior. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MACHADO, Antônio Pádua; Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli; SILVA, S. R. V.. Concurso público para ingresso no magistério superior. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Henrique Medici Pontieri

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Científica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Geovani de Oliveira Lima

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Científica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Braz Teodoro Jimenez Martins

(PIC/OBMEP) Prog; de Iniciação; Cient; OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luan Kvin F

M; Bermudez; (PIC/OBMEP) Prog; Iniciação Científica da OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Felipe Santana Argulheira

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Cientìfica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Regina Dias Mendonça Neta

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Cient; OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

THAIS FERNANDES DE SOUZA

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Cient; OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Daniel Falcão Nascimento

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Científica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Guilherme Alves de Souza Andrede

(PIC/OBMEP) Iniciação Centifica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rebeca Espindola Gripp

(PIC/OBMEP) Programa de Iniciação Científ OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

MATHEUS DOUGLAS DE MATOS MARCONDES

(PIC/OBMEP) Iniciação Cient; OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rayane Giuliana de O

Cechim; (PIC/OBMEP) Prog; Iniciação Científica OBMEP/IMPA; Início: 2011 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jane Carmem Magalães

O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos no Ensino Fundamental; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Edilson de Moura

O Conceito Fractal e Sua Presença Pedagógica Na Educação Básica; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Anderson Martins Corrêa

Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica Para o Ensino Fundamental de Geometria; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Braz Teodoro Jimenez Martins

PIC; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bolsista OBMEP) - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Felipe Santana Nascimento

PIC; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bolsista OBMEP) - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Henrique Medici Pontieri

pic; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

THAIS FERNANDES DE SOUZA

PIC; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

MATHEUS DOUGLAS DE MATOS MARCONDES

pic; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bolsista OBMEP) - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Rebeca Espindola Gripp

pic; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bolsista OBMEP) - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Regina Dias Mendonça

PIC; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

LUAN kEVIN f

m; bERMUDEZ; pic; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Roney R

Ortiz Garcia; Iniciação Científica-OBMEP/IMPA; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Júlio Cesar Meuhaus

Iniação Científica-OBMEP/IMPA; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Thiago Farias Macêdo Arce

Monitor de Ensino de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Monitoria Voluntária; Orientador: Antônio Pádua Machado;

Produções bibliográficas

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . A Fenomenologia nos Fundamentos da Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática , v. 3, p. 53-66, 2010.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; GARNICA, A. V. M. ; Borba, M. C. ; HIRATSUKA, P. I. ; KLUTH, V. S. ; Rosa Monteiro Paulo ; MIARKA, R. ; ANASTÁCIO, M. Q. A . Significados da Escrita da Matematica. In: Ana Paula Purcina Baumann; Roger Miarka; Marcero de Carvalho Borba. (Org.). Maria em Forma/Ação. São Paulo: Editora da UNESP, 2010, v. , p. -.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; Magalães, J. C. . O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos. In: XV EBRAPEM, 2011, CAMPINA GRANDE/PARAIBA.. ANAIS DO XV EBRAPEM, 2011.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . Significados Fenomenológicos do Planejamento Didático do Professor de Matemática. In: XIIICIAEM, 2011, Recife. Anais do XIIICIAEM-2011. Recife, 2011.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; FREITAS, J. L. M. ; Bittar, M. ; GARNICA, A. V. M. ; PAIS, L. C. ; SOUZA, N. M. M. . A Representação Grafica na Construção do Conceito no Estudo dos Sólidos Geométricos. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Campo Grande MS. Anais do XIV EBRAPEM. Campo Grande MS: Editora UFMS, 2010. v. 1. p. 66-73.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; Franco neto, V. ; Neves, K. C. ; PAIS, L. C. ; MARANHAO, C. S. A. ; GARNICA, A. V. M. ; GERRA, Vania Maria Lescano . O Tema Fractal nos Parâmetros Curriculares. In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande MS. Anais do XIV EBRAPEM. cAMPO gRANDE ms: eDITORA DA ufms, 2010.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; Magalhães de Freitas, José Luiz ; Neves, K. C. ; PAIS, L. C. ; GARNICA, A. V. M. ; FREITAS, J. L. M. ; FRANCO NETO, V. . Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria(2). In: X Encontrao Nacional de Educação Matematica, 2010, Salvador BA. Anais do X ENEM. Salvador BA: Editora da UFBA, 2010.

  • CORREA, A. M. ; MACHADO, Antônio Pádua . Geometria Prática: significados fenomenológicos. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2010, Canoas RS. Anais do V CIEM, 2010.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; FREITAS, J. L. M. ; GARNICA, A. V. M. ; GERRA, Vania Maria Lescano ; Franco neto, V. ; FRANCO NETO, V. ; SOUZA, L. A. ; SILVA, S. R. V. ; SOUZA, N. M. M. . A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: um Estudo de Caso. In: XIV Encontro Brasileirtos de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande MS. Anais do XIV EBRAPEM. Campo Grande MS: Editora da UFMS, 2010. v. 1.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; MOURA, E. . O Conceito Fractal em Matemática e Sua Presença Pedagógica na Educação Básica. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia GO. Anais do XIII EBRAPEM, 2009.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . Significados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica para o Ensino Fundamental de Geometria (1). In: XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro SP. Anais do XII EBRAPEM, 2008.

  • MACHADO, Antônio Pádua . Significados da escrita da Matemática por uma abordagem fenomenológica. In: VIII Enconctro Sul-Matogrossense de Educação Matemática, 2004, CAmpo Grande/MS. Anais do VIII ESEM - publicação em andamento.

  • MACHADO, Antônio Pádua . Significados da Escrita da Matemática em Experiências de Professores. In: II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativa, 2003, Santos. Anais do II SIPEQ, 2003.

  • MACHADO, Antônio Pádua . A escrita da proporcionalidade. In: IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2002, Campinas. Anais do VI EBRAPEM, 2002.

  • MACHADO, Antônio Pádua . Abstração. In: V EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2001, São Paulo. Abstração, 2001.

  • MACHADO, Antônio Pádua . O Fenômeno Escrita no Ensino da Matemática. In: IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2000, Rio Claro. Anais do IV EBRAPEM, 2000.

  • MACHADO, Antônio Pádua ; JANE CARMEM MAGALHÃES . O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso na Geometria dos Sólidos. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, GOIANIA. ANAIS DO XIII EBRAPEM. GOIANIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2009. p. 68-69.

  • MACHADO, Antônio Pádua . O Objeto da Educação Matemáta - O Sujeito.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Antônio Pádua . Letramento Profissional do Professor de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Magalães, J. C. ; MACHADO, Antônio Pádua . O Letramento Profissional do Professor de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . Significados Fenomenológicos do Planejamento Didático do Professor de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . GEOMETRIA PRÁTICA: Significados Fenomenológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . Signficados Fenomenológicos da Orientação Pedagógica Para o Ensino Fundamental de Geometria.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MACHADO, Antônio Pádua . Aulas. 2015. (Didática).

MACHADO, Antônio Pádua ; Magalães, J. C. . O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso Sobre os Sólidos Geométricos No Ensino Fundamental. 2011. (Artigo).

MACHADO, Antônio Pádua ; CORREA, A. M. . Significados Fenomenológicos do Planejamentio Didático do Professor de Matemática. 2011. (Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Do discurso científico que materializa a matemática básica na educação, Descrição: Pela análise de discurso de Michel Pêcheux o Projeto visa construir diretrizes discursivas para versar objetivos instrucionais da matemática básica. Situações ou noções da matemática, como "triângulo" e "proporção" são interpretadas e texto resultante é analisado segundo os procedimentos da AD. Os resultados serão "quadros" sintéticos e compreensivos a serem apresentados sociais e culturais com objetivos de sociabilizar a matemática como instrução estratégica e como cultura erudita para atuação social do sujeito como ser da linguagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antônio Pádua Machado - Coordenador / Sabrina Helena Bomfim - Integrante / Rarildo Santos de Lima - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Letramento Profissional do Professor de Matemática em Uma Construção Fenomenológica, Descrição: O Projeto visa investigar e descrever conhecimentos e habilidades próprias do Profesor de Matemática, bem como concepções, hábitos e quaisquwer adjetivos considerados na ideologia dos próprios professores, mediante procedimentos da fenomenológia hursserliana. Com quanto, a Pesquisa parte de dados puros da experiência atenta de professores, que manifestam e exaltam as condições profissionais do professor de Matemática, socialmente ideais para a orientação educacional em Matemática. Esperamos formar os resultados em uma organização de conhecimentos por meio de um conjunto categorias agrupadas nos conhecimentos pedagógicos para o ensino, em conhecimentos científicos da matemática escolar e conhecimentos em outras ciências afins à matemática escolar, e até conhecimentos culturais da formação do professor. Como já em andamento, a orientação fenomenológica da pesquisa requer que escolhamos como sujeitos da pesquisa, professores que portam experiências de longa data, que se manifestam com entusiamo sobre o ensino da matemática na educação básica, com vantajosa significação e condição discursiva. Como pesquisador, abordamos os sujeitos criteriosamente escolhidos com uma pergunta estimuladora, com que os trazemos a depor com discurso seus em torno da nossa interrogação norteadora. Nossa interrogação é: "O que são estes, os conhecimentos e habilidades socialmente ideais para o professor de matemática?". Esta interrogação é devida ao caráter filosófico e metódico da Pesquisa Qualitativa e não é revelada nestes termos aos depoentes. A estes sujeitos, os abordamos com a pergunta: "O que você compreende ou considera que sejam os conhecimentos e habilidades que o professor de matemática deve desenvolver desde a sua formação básica inicial e manter-se desenvolvendo por toda sua vida ativa?" . A fonte primária dos dados da pesquisa é o conjuntos dos depoimentos obtidos, devidamentes transcritos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Pádua Machado - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Paranaíba. , Avenida Pedro Pedrossian, Universitário, 79500000 - Paranaíba, MS - Brasil - Caixa-postal: 210, Telefone: (67) 36690109, Ramal: 0119, Fax: (67) 39960100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federalç de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro docente estruturante do curso de Licenciatura em Matemática, CPAR

1982 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1982

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria, Prátia de Ensino de Matemática I, Prática de Ensino II, Fundamentos e Metodologia em Matemática

  • 08/1982

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.