Taisa Valques Lorencete

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem pela Unicesumar (Centro Universitário de Maringá,2007), especialista em em Fisiopatologia Humana (2009) pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Promoção a Saúde (2013) pela Unicesumar. Tem 7 anos de experiência em Diagnóstico por Imagem, com ênfase em Ressonância Magnética tendo sido supervisora responsável pelo setor de Ressonância Magnética durante 4 anos .Desde 2008 é professora Assistente na UniCesumar ,onde ministra as disciplinas de Diagnóstico por Imagem e Estágio Supervisionado II. Em 2014 é passou para professora assistente com regime de T-40 pela Biomedicina na Unicesumar. Atualmete é professora do curso de graduação de Biomedicina e, coordenadora de estágio do curso de Biomedicina pela Unicesumar.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Promoção em saúde

2011 - 2013

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Envelhecimento ativo e o risco de fraturas em pcientes osteoporóticos ( titulo provisório),Ano de Obtenção: 2013
Mirian Ueda Yamaguchi.Palavras-chave: Envelhecimento ativo; radiologia médica.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica. Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Fisiolpatologia Humana

2008 - 2009

Universidade Estadual de Maringá
Título: ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA COMBINAÇÃO DE DILEMAS E DE AVANÇOS
Orientador: Sandra Cristina Catelan Mainardes

Graduação em biomedicina

2004 - 2007

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Obesidade Infantil como fator de risco a saúde
Orientador: Márcia Aparecida Andreazzi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 0

Fisiopatologia Humana. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

TIP- Trainning im Partnership- Latin América. (Carga horária: 40h). , General Electric do Brasil - Matriz.

2013 - 2013

Curso básico em Eletrocardiograma. (Carga horária: 12h). , Núcleo de Educação Continuada do Paraná.

2011 - 2011

Visiting Fellowship da Med Imagem. (Carga horária: 100h). , Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP.

2010 - 2010

Curso de Física em Ressonância Magnética. (Carga horária: 16h). , Instituto de Radiologia.

2010 - 2010

RCP- Ressuscitação Cardiopulmonar. (Carga horária: 4h). , Instituto Maringá de Imagem.

2010 - 2010

Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 5h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.

2007 - 2007

I Workshop do Grupo de pesquisa em Biotecnologia. (Carga horária: 20h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.

2007 - 2007

Curso Maringaense de Atualização em Mamografia. (Carga horária: 14h). , ssociação Maringaense de Técnicos em Radiologia.

2005 - 2005

Curso de Gerenciamento de Resíduos Biológicos. (Carga horária: 4h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Radiologia. Congresso Brasileiro de Radilogia (CBR). 2013. (Congresso).

Cardiovascular Magnétic Ressonance. Improve of arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy/dysplasia evaluation by magnetic resonance using ventricular arrhythmia suppression with intravenous lidocaine. 2012. (Congresso).

Curso : Vistiting Fellowship.Ressonância Magnética 3.0 Tesla. 2011. (Outra).

Curso de Física da Ressonância.Física da RM. 2010. (Outra).

7º Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Congresso).

Seminário de Saúde Mental. 2007. (Seminário).

1º Curso Maringaense de Atualização em Mamografia. 2007. (Outra).

Estágio no Laboratório de Fertilização In Vitro do Centro de Biotecnologia de CESUMAR. 2007. (Outra).

1º Encontro Maringaense de Radiologia. 2006. (Encontro).

Estagio Supervisionado em Hemoterapia do Serviço de Hemoterapia a Dom Bosco. 2006. (Outra).

Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. 2006. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 2005. (Congresso).

1º Ciclo de Seminários em Biossegurança. 2005. (Seminário).

1º Encontro Norte Paranaense de Biomedicina. 2005. (Encontro).

Gerenciamento de Resíduos Biológicos. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Durazzo

RIBEIRO, F. H.;LORENCETE, T. V.; KEMMELMEIER, E. G.. Investigação Sorológica do papel da janela imunológica no diagnóstico incorreto da dengue. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Thayla Melina Alencar Mathias

LORENCETE, T. V.; Fernando Ribeiro. Resistência Versus Sensibilidade de Cepas de Escherichia Coli Perante o Uso de Derivados Quinolônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Vanessa Ribeiro

LORENCETE, T. V.. Rotavírus em Crianças de até seis anos de idade, freqüentadoras do Centro de Educação Infantil em Campo Mourão, Estado do Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Pamila Micheli de Souza Hilário

LORENCETE, T. V.; RIBEIRO, F. H.. Principais Causas do Aborto Espontâneo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Micheli Rocha Kishi

LORENCETE, T. V.; RIBEIRO, F. H.. .Desmistificando a Clonagem Terapêutica de Células-Tronco Embrionárias.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando Henrique das Merces Ribeiro

KANESHIMA, E. N.;MERCÊS-RIBEIRO, F. H.. Esclerose múltipla: uma combinação de dilemas e avanços. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiopatologia Humana) - Universidade Estadual de Maringá.

Lucia Elaine Ranieri Cortez

YAMAGUCHI, M. U.; RAMOS, E. R. P.;CORTEZ, L. E. R.. Prevalência de osteoporose e a correlação com fatores de risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá.

Alice Maria de Souza-Kaneshima

SOUZA-KANESHIMA, A. M.. Esclerose múltipla: uma combinação de dilemas e de avanços. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiopatologia Humana) - Universidade Estadual de Maringá.

Sandra Cristina Catelan-Mainardes

CATELAN-MAINARDES, Sandra Cristina; RIBEIRO, F. H. M.; KANESHIMA, A. M. S.. Esclerose múltipla: uma combinação de dilemas e avanços. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiopatologia Humana) - Universidade Estadual de Maringá.

Régio Marcio Toesca Gimenes

YAMAGUCHI, Mirian Ueda; PAULA, E. R.;GIMENES, Régio Marcio Toesca. Prevalencia de osteoporose e a correlação com fatores de risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá.

Mirian Ueda Yamaguchi

GIMENES, R. M. T.; RAMOS, E. R. P.;YAMAGUCHI, Mirian Ueda. Prevalência de Osteoporose e a correlação com fatores de risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário Cesumar.

Adriana Fiorini

FIORINI, Adriana. Estudo sobre a obesidade infantil como fator de risco à saúde.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Edivan Rodrigo de Paula Ramos

LORENCENTE, T. V.; YAMAGUCHI, M. U.; CORTEZ, L. E. R.;RAMOS, E. R. P.. Prevalência de osteoporose e a correlação com fatores de risco. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá.

Edivan Rodrigo de Paula Ramos

RAMOS, E. R. P.; YAMAGUCHI, M. U.; TOESCA, R. M.. Prevalência de osteoporose e a correlação com fatores de risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naiara Zanquetta Carvalho

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DE MULHERES SUBMETIDAS À MAMOGRAFIA EM CLÍNICAS DE MARINGÁ PR E REGIÃO; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; (Orientador);

Curso Biomedicina

Supervisão de estágio para os alunos de Biomedicina; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Centro de Ensino Superior de Maringá; (Orientador);

4º ano de Biomedicina

Radilogia- Metroimagem (Sarandi); Início: 2008; Orientação de outra natureza; Centro de Ensino Superior de Maringá; (Orientador);

Gabriela Thomé Zwielewski

Diagnóstico para Neurocisticercose; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Guilherme Crystiano Nogueira

Ressonância nuclear magnética: padrão ouro para diagnóstico de lesões meniscais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Fernando Henrique Barbosa Pereira

Espectroscopia por ressonância no diagnóstico da doença de alzheimer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Ligia Crubelatti

Avanços Diagnósticos para o Câncer de Mama; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Jessica Hellen da Silva e Jéssica Raynne de Moura Jorge

Avaliação de critérios e condutas adotadas pelos médicos na solicitação de exames densitométricos no município de Maringá-PR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Milene Aparecida Bobato de Melo e Natália A;ves de Lima

Correlação de doenças crônicas e osteoporose que acomete a população idosa do município no Maringá-PR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Amanda Imbriani Rotta e Nathália Alves de Lima

Envelhecimento ativo e o risco de fraturas em pacientes osteoporóticos (PROBIC); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Taisa Valques Lorencete;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandra Cristina Catelan-Mainardes

Esclerose múltipla: uma combinação de dilemas e de avanços; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiopatologia Humana) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Sandra Cristina Catelan-Mainardes;

Marcia Aparecida Andreazzi

Estudo sobre a obesidade infantil como fator de risco à saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Márcia Aparecida Andreazzi;

Mirian Ueda Yamaguchi

Prevalência de Osteoporose e a Correlação com Fatores de Risco; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá - CESUMAR,; Orientador: Mirian Ueda Yamaguchi;

Cassia Kely Favoretto Costa

OSTEOPOROSE E A ANÁLISE DA TECNOLOGIA DE DIAGNÓSTICO; 2012; Dissertação (Mestrado em PROMOÇÃO DA SAÚDE) - Centro de Ensino Superior de Maringá,; Coorientador: Cassia Kely Favoretto Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LORENCETE, T. V. ; SILVA, J. H. ; MOURA, J. R. ; COSTA, C. K. F. ; YAMAGUCHI, M. . Critérios Adotados pelos médicos na solicitação do exame densitométrico. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 2417, 2014.

  • SHIOZAKI, A. ; KOGA, K. ; GIORDANI, A. ; LORENCETE, T. V. ; NOGUEIRA, G. . Improve of arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy/dysplasia evaluation by magnetic resonance using ventricular arrhythmia. Journal of Cardiovascular Magnetic Resonance 2012, Orlando, FL USA, p. pag. 28 - pag.29, 01 fev. 2012.

  • MELO, M. ; LIMA, N. ; LORENCETE, T. V. ; YAMAGUCHI, M. . Doenças crônicas e a osteoporose em mulheres de uma clínica particular no município de Maringá-PR.. In: In:VII EPCC ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA., 2013, Maringá. Doenças crônicas e a osteoporose em mulheres de uma clínica particular no município de Maringá-PR., 2013.

  • SHIOZAKI, A. ; KOGA, K. ; GIORDANI, A. ; LORENCETE, T. V. ; NOGUEIRA, G. . Improve of arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy/dysplasia evaluation by magnetic resonance using ventricular arrhythmia suppression with intravenous lidocaine. In: 15th Annual Scientific Sessions :Society for Cardiovascular Magnetic Resonance, 2012, Flórida, USA. Improve of arrhythmogenic right ventricular arrhythmia suppression with intravenous lidocaine, 2012. v. 14. p. 28-29.

  • LIMA, N. ; LORENCETE, T. V. ; IMBRIANI, A. ; YAMAGUCHI, M. . Envelhecimento e o risco de fraturas em pacientes osteoporóticos. In: VII EPCC Encontro internacional de produção científica, 2012, Maringá. Envelhecimento e o risco de fraturas em pacientes oteoporóticas, 2012.

  • OTANI, L. H. ; NITTA, R. ; LORENCETE, T. V. ; OTANI, R. S. . Sialoressonância:Análise Crítica de 5 casos com a comparação com a sialografia convencional e revisão da literatura. In: Jornada Paulista de Radiologia, 2014, São Paulo Capital. Temas Livres, 2014.

  • LIMA, N. ; MELO, M. ; LORENCETE, T. V. ; Mirian . Correlação de doenças crônicas e osteoporóticas que acomete a população idosa do município de Maringá - PR.. In: VI Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Correlação de doenças crônicas e osteoporóticas que acomete a população idosa do município de Maringá - PR., 2012.

  • LORENCETE, T. V. ; LIMA, N. ; MASSUDA, E. ; YAMAGUCHI, M. . INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O DIAGNÓSTICO DA OSTEOPOROSE. In: V Congreso de Economía de la Salud de América Latina y el Caribe, 2012, Montevideu. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O DIAGNÓSTICO DA OSTEOPOROSE, 2012.

  • NAKAMURA, A. S. ; DORNELAS NETO, J. ; LORENCETE, T. V. ; YAMAGUCHI, M. . RELAÇÃO DA ANGIOTOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS E O ESTILO DE VIDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MANZANO, M. I. ; FAVARO, L. S. ; LORENCETE, T. V. ; MARTINS, H. A. . EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM L-GLUTAMINA A 2% SOBRE A NEOGLICOGÊNESE INTESTINAL EM RATOS PORTADORES DE CAQUEXIA DO CÂNCER Mariana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, N. C. S. ; MARTINS, A. M. ; LORENCETE, T. V. ; MARTINS, H. A. . AVALIAÇÃO DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM PACIENTES DIABÉTCOS POR SCORE DE CÁLCIO E ANGIOTOMOGRAFIA DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CACERES, N. A. ; MENEGHELLO, E. R. ; LORENCETE, T. V. ; YAMAGUCHI, M. . AVALIAÇÃO DE ATEROSCLEROSE POR ESCORE DE CÁLCIO, ASSOCIADO A DOENÇAS CRÔNICAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, N. Z. ; LORENCETE, T. V. . ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DE MULHERES SUBMETIDAS A MAMOGRAFIA EM UMA CLÍNICA DE MARINGÁ-PR.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mirian ; LORENCETE, T. V. ; MELO, M. ; LIMA, N. . Doenças Crônicas e a osteoporose em mulheres se uma clínica particular no Município de Maringá-PR.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, J. R. ; SILVA, J. H. ; LORENCETE, T. V. ; YAMAGUCHI, M. . Avaliação de critérios e condutas adotadas pelos médicos na solicitação de exames densitométricos no município de Maringá-PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LORENCETE, T. V. ; LIMA, N. ; MASSUDA, E. ; Mirian . Inovação tecnológica e o diagnóstico da Osteoporose. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, N. ; IMBRIANI, A. ; LORENCETE, T. V. ; Mirian . ENVELHECIMENTO E O RISCO DE FRATURAS EM PACIENTES OSTEOPORÓTICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LORENCETE, T. V. ; Diferença entre os métodos diagnósticos dentro da radiologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LORENCETE, T. V. ; VELHO, A. P. M. . Envehecimento ativo e o risco de fraturas em pacientes osteoporóticos.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LORENCETE, T. V. ; Cuso de pós graduação em Neuropscologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LORENCETE, T. V. ; Curso de Pós Graduação em Neuropsicologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LORENCETE, T. V. ; Curso de Pós Graduação em Neuropsicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LORENCETE, T. V. ; CURDO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA INTENSIVA E CLÍNICA HOSPITALAR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Avaliação da doença arterial coronariana por angiotomografia e escore de cálcio em população de risco., Descrição: Devido um grande aumento da população idosa, tornou-se preciso criar e implementar programas e práticas que viriam a contribuir para um envelhecimento saudável, toda esta movimentação em torno de melhoria na qualidade de vida de idosos vem sendo conhecida como envelhecimento ativo. Com base nessas considerações, a presente pesquisa objetivou associar o envelhecimento populacional com os principais fatores que levam a Doença Arterial Coronariana (DAC) como o diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias e com isso tornar claro o quão importante é a angiotomografia de artérias coronárias no estudo da DAC. Visando que o método é um procedimento não invasivo e excelente na prevenção da aterosclerose, doença que como consequência pode levar ao infarto agudo do miocárdio (IAM). O presente estudo será realizado em um centro de diagnóstico por imagem de Maringá Paraná, como critério de inclusão foram selecionados pacientes com idade igual ou superior a 60 anos e laudos que apresentassem todas as informações e variáveis necessárias para o estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Coordenador / heber amilcar martins - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação de critérios e condutas adotadas pelos médicos na solicitação de exames densitométricos no município de Maringá-PR, Descrição: Conhecer os critérios utilizados pelos médicos especializados em ginecologia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia e geriatria na solicitação do exame de densitometria óssea para mulheres adultas, na cidade de Maringá- Paraná. Foi aplicado um questionário originalmente formulado aos médicos que atuam essencialmente no setor de saúde privado, sobre os fatores de risco para a osteoporose, condutas médicas relacionadas ao diagnóstico, entre outras. Os resultados foram interpretados por meio de análise descritiva dos dados. Foram entregues 115 questionários no total, dos quais 50 (43,5%) foram respondidos pelos médicos. Os principais fatores de risco na opinião dos clínicos são a menopausa, idade acima de 45 anos e relação com fratura prévia e história familiar de fratura. Os médicos que atuam no setor de saúde privado utilizam a densitometria como o principal exame para o diagnóstico da osteoporose. Concluiu-se que a conduta dos médicos em relação ao encaminhamento de pacientes para o diagnóstico da osteoporose, inclui a observância dos fatores de risco preconizados pelas diretrizes de orientação sobre a osteoporose. Pesquisas futuras devem ser desenvolvidas entre os clínicos que atuam no setor público. Co-orientadora do projeto de pesquisa, programa de bolsas de indução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Integrante / Mirian Yamaguchi - Coordenador / Jessica Hellen da Silva - Integrante / Jéssica Rayne Moura - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Correlação de doenças crônicas e osteoporose que acomete a população idosa do município no Maringá-PR, Descrição: A osteoporose é uma doença osteometabolica de grande relevância, pois acomete a população idosa, que, segundo os dados do IBGE esta crescendo progressivamente, ela é caracterizada devido a diminuição da mortalidade infantil, redução de doenças infecciosas alem dos aspectos sociais, biológicos, genéticos, psicológicos e culturais. O presente trabalho teve como principal propósito analisar a correlação e quantificar o número de idosos que são acometidos por doenças crônicas e correm risco de desenvolver osteoporose e os que já são acometidos por esta e desenvolveram doenças subseqüente. Os mecanismos que favorecem o desenvolvimento da osteoporose é o envelhecimento da pele, que leva a não absorção de cálcio, reduzindo significativamente a perda da massa óssea, principalmente pela falta de vitamina D, repercutindo na fragilidade óssea, acometendo principalmente mulheres pós menopausa devido fatores hormonais (diminuição de estrogênio). O diagnostico mais eficaz para detecção da osteoporose é a densitometria óssea (DEXA) que mede a perda de massa óssea, esta que é feita após o diagnóstico clínico dado por reclamações de dores, idade e gênero do paciente, somado à necessidade de avaliação radiológica para concluir a suspeita de fraturas. No estudo os dados foram analisados através dos questionários aplicados aos pacientes que forem realizar o exame de densitometria no Instituto Maringá de Imagem para obtenção dos dados da prevalência e podermos promover estratégias para prevenção de ambas. Co-orintacora do Projeto de Iniciação Científica PIBIC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Integrante / Yamaguch, Mirian ueda - Coordenador / Natalia Lima - Integrante / Mielene Melo - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Envehecimento ativo e o risco de fraturas em pacientes osteoporóticos., Descrição: O envelhecimento ativo é considerado hoje como um tema de forte relevância por todos os brasileiros. É definido como o crescimento da população idosa que se encontra ativa, ou seja, participando politicamente e economicamente na sociedade, resultante da melhora na qualidade de vida do idoso. O projeto teve como principal propósito analisar a prevalência e quantificar o número de idosos que correm o risco de sofrer fraturas e/ou que já sofreram fraturas patológicas ou não. Uma das principais causas das fraturas patológicas em idosos é a osteoporose que, é uma doença osteometabólica, considerada uma epidemia do século XXI, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O envelhecimento da pele, leva a não absorção de cálcio, reduzindo significativamente a perda da massa óssea, principalmente pela falta de vitamina D, repercutindo na fragilidade óssea, acometendo principalmente mulheres pós menopausa. Idosos osteoporóticos podem sofrer fraturas por quedas ou, simplesmente, por um trauma simples. A principal relação da osteoporose e das quedas estão relacionadas a causas multifatoriais, fatores intrínsecos e extrínsecos, como: espaço físico, fator ambiental, social, psicológico, nutricional e o peso corporal. O diagnóstico clínico é dado por reclamações de dores do paciente, idade e gênero, somado à necessidade de avaliação radiológica para concluir a suspeita de fraturas. No diagnóstico radiológico, inclui-se raio-x da região suspeita e a densitometria óssea para avaliar a perda da massa óssea. Co-orientadora do Projeto PROBIC, de envolvimento multifatoriais como, socias e econômicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Integrante / Yamaguch, Mirian ueda - Coordenador / Natalia Lima - Integrante / Amanda Imbriani - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Capacitação pedagógica : Refletindo sobre a prática administrativa e padagógicano Ensino Superior., Descrição: Interesse Docente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Capacitação pedagógica : Refletindo sobre a prática administrativa e padagógicano Ensino Superior., Descrição: Interesse Docente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Capacitação pedagógica : Refletindo sobre a prática administrativa e padagógicano Ensino Superior., Descrição: Interesse Docente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Taisa Valques Lorencete - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Ensino Superior de Maringá, centro universitário de maringá. , AV. GUEDNER, 1610, Jardim Aclimacao, 87014130 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30276360

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2013

    Instituto Maringá de Imagem

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora ténica da biomedicina, Carga horária: 34

  • 2008 - 2010

    Instituto Maringá de Imagem

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 34

  • 2013 - Atual

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor T-40, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - Atual

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: Professora Auxiliar- Horista, Enquadramento Funcional: Docente Celestista, Carga horária: 24

    Atividades

    • 01/2014

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutora

    • 02/2008

      Ensino, biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Radiológica, Biofísica, Diagnóstico por Imagem

    • 02/2008

      Estágios , centro universitário de maringá, .,Estágio realizado, Supervisora de Estágio na área de Diagnóstico por Imagem ..

  • 2007 - 2008

    Nucleo de Diagóstico Maringá

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Técnica de Radiologia, Carga horária: 24

  • 2007 - 2007

    Hospital Metropolitano de Sarandi

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    500 horas de estágio nos setores de Ressoância Magnética, Tomografia Computadorizada e Radiologia Convencional dentre eles, mamografia e raios-x.

  • 2007 - 2007

    Santa Casa de Misericórdia de Maringá

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio de 510 horas no setor de Bioquímica , Hematologia, Parasitologia, Uroanálise, Microbiologia e Imunlogia.

  • 2006 - 2006

    Serviço de Hemoterapia Dom Bosco

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 36