Guilherme Carvalho Franco da Silveira

Atualmente é Professor do Centro Pedagógico da UFMG. Doutor em Estudos do Lazer pela UFMG (2019), Mestre em Educação pela UFMG (2004), Especialista em Educação Física Escolar pela PUC-MG (1999) e Graduado pela UFMG em Educação Física (1990) e em Engenharia Metalúrgica (1986). Professor no ensino superior de Educação Física (2000-2010). Professor/coordenador de Educação Física Escolar e Esportes na educação básica (1990-2006). Consultor de Educação Física para as Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (2005-2008). Professor/coordenador em projetos sociais (2009). Treinador da Seleção Chinesa de Futsal e de Futebol de Areia (2007-2012) e treinador de futebol/futsal em clubes e escolas no Brasil, na China e no Japão (1990-2004).

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos do Lazer

2015 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais de adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental
Rafael Fortes Soares. Palavras-chave: Adolescente; LAZER; Sociabilidade; Práticas Digitais; Proibição; Letramento Digital.

Mestrado em Educação

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS, Ano de Obtenção: 2004
TARCÍSIO MAURO VAGO.Palavras-chave: EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO MÉDIO.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA

1997 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Educação Física

1987 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: PABLO JUAN GRECCO

Graduação em Engenharia Metalúrgica

1982 - 1986

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: DAGOBERTO BRANDÃO SANTOS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Chinês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . II Encontro Pensando a Educação Física Escolar. 2019. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . IV TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES. 2017. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio . III TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES. 2016. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . I TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES. 2015. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio . II TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES. 2015. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio . FESTA JUNINA 2014 - CP/UFMG. 2014. (Outro).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; MELO, E. S. . I ENCONTRO ACADÊMICO DE FUTSAL DE BELO HORIZONTE - PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS. 2001. (Outro).

Participação em eventos

ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A DEMOCRACIA E EQUIDADE SOCIAL - 6. 2023. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SUBJETIVIDADE E CULTURA CORPORAL.ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. 2017. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: RODRIGO LAGE PEREIRA SILVA

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da; PRUDENTE, P. L. G.; VIANA, J. A.; DIAS, C. A. G.; SOARES, R. F.. Sociabilidade e competição: a equipe de Counter Strike da UFMG e o e-sport universitário. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

Aluno: Diogo Silva do Nascimento

FORTES, Rafael; CAPRARO, A. M.; ROCHA JUNIOR, C. P.; DIAS, C. A. G.; ISAYAMA, H. F.;SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Maré de lazer: construções sociabilidades e significados dos lugares de lazer no Morro do Timbau. 2020. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paola Luzia Gomes Prudente

SOARES, R. F.; CHAVES, E.; POLIVANOV, B. B.; FIGUEIREDO, T. H.; DIAS, C. A. G.;SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Dançando e jogando em frente à tela: o exergame Just Dance na perspectiva dos jogadores. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

Aluno: RODRIGO LAGE PEREIRA SILVA

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Sociabilidade e competição: a equipe de Counter Strike da UFMG e o e-sport universitário. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

Aluno: Rafaela de Araújo Paixão

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da; NICACIO, L. G.. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: elementos em favor da aprendizagem. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Aluno: Roberto Fernandes da Silva

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da; NICACIO, L. G.. FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Aluno: HORÁCIO LACERDA

FREITAS, Amanda F. S.;SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

CAMPOS, Túlio; ALBANEZ, N. C.;SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco. SELEÇÃO DE MONITOR PARA PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco; SILVA, Fabrine Leonard; CAMPOS, Túlio. SELEÇÃO DE MONITOR PARA PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO CENTRO PEDAGÓGICO-UFMG. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Comissão de Avaliação do RSC da docente IRMA CLARA BRENTANO do CAp da UFRGS. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Comissão de Avaliação do RSC do docente EDYMAR PATRIK MADUREIRA do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)/CAMPUS PORTO NACIONAL. 2020. IFTO - Campus Porto Nacional.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Membro da Comissão de Avaliação do RSC da docente LARICI KELI ROCHA MOREIRA do IFPA ? CAMPUS ALTAMIRA. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Membro da Comissão de Avaliação do RSC do docente KAIRO TAVARES FREIRE do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)/CAMPUS PORTO NACIONAL. 2020. IFTO - Campus Porto Nacional.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Membro da Comissão de Avaliação do RSC da docente IVONE RODRIGUES LIMA do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA. 2020. Instituto Federal de Brasília.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Membro da Comissão de Avaliação do RSC do docente SAYMON TIAGO BRANDÃO DE SOUZA do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. 2020. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Membro da Comissão de Avaliação do RSC do docente ANDERSON AUGUSTO RIBEIRO do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. 2020. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Orientou

ANA JULIA TELES POLICARPO MOREIRA

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFMG; (Orientador);

Rafaela de Araújo Paixão

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: elementos em favor da aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Roberto Fernandes da Silva

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA, DURANTE OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Francis Cesar Dobner Casali

Descentralização de ações esportivas para inclusão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Políticas Públicas) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Clarisse Divina dos Santos Vieira

Motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Educação Física Escolar) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Andréia da Silva Almeida Jacó

O bullying nas aulas de Educação Física nas escola municipal Renato Cortez Moreira, na cidade de Imperatriz-MA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Educação Física Escolar) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Vagner de Freitas Lino

A motivação para a prática de futsal na escola em meninos de 12 a 17 anos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Treinamento Esportivo) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Jacy Lopes Miranda Neto

Intensidade nos jogos reduzidos no treinamento de futebol; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Treinamento Esportivo) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Cândido Francisco Moreira

Alongamento Associado às artes marciais em academias do Centro-Oeste mineiro; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Treinamento Esportivo) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Bruno Valentim Courelas Sitima

Espetacularização e a ascensão social como fatores de motivação na busca pela prática do futebol; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Políticas Públicas) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Fernanda Nunes Buzatti

A avaliação na Educação Física escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Educação Física Escolar) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Eliana Rodrigues Sampaio dos Santos

A Educação Física e o ensino das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Educação Física Escolar) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Arthur De Moura Rocha

POSSO ANDAR COM VOCÊ NO RECREIO? Uma análise das práticas produzidas no recreio por estudantes de uma escola pública de ensino fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Diego Duarte Carvalho

Percepção de Estudantes do Ensino Fundamental sobre o Esporte Eletrônico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Leandro Soares Assunção Rafael

Recreio, Lazer e Juventudes: O recreio como possibilidade de fruição das práticas de lazer na escola; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Nicolly Rabello Sampaio de Jesus

LUTAS, MÍDIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Concepções de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

João Cláudio Vieira Guimarães

Formação de professores: o lugar da experiência no Centro Pedagógico na formação inicial de professores de educação física que atuam na rede pública de ensino; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Ligia Silva Campos

Estágio Curricular Obrigatório - Licenciatura em Educação Física; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Vitória Izabel de Morais

Estágio Curricular Obrigatório - Licenciatura em Educação Física; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Daniel de Souza Camargo

Estágio Curricular Obrigatório - Licenciatura em Educação Física; 2023; Orientação de outra natureza - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

ANA JULIA TELES POLICARPO MOREIRA

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Samuel Camargos Nogueira

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Ruddney Everton Cruz Bonifácio

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Giovanna Bonatti Gomes de Matos

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Diego Duarte Carvalho

Projeto de Extensão Escola de Esportes do Centro Pedagógico; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Fabiana Carla Rezende Lopes

MONITORIA DE APOIO; 2022; Orientação de outra natureza; (CIENCIAS BIOLÓGICAS) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Bruna Vitória Soares Valença

MONITORIA DE APOIO; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

ANA LUISA DE SOUZA SILVA

MONITORIA DE APOIO; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Wolmara Teixeira Lisner

MONITORIA DE APOIO; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Lara Iolanda Leandro Tadim

MONITORIA DE APOIO II; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Lara Dias Macedo

MONITORIA DE APOIO II; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Luane Grijo de Oliveira

MONITORIA DE APOIO II; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Davi De Carvalho Vaz

MONITORIA DE APOIO II; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Victória Líbia Costa Galdino

MONITORIA DE ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Marco Túlio Benedicto Anício

MONITORIA DE ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Gleison Alex do Nascimento

MONITORIA DE ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Davi Augusto de Matos Assunção

MONITORIA DE ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Evellyn Letícia Pereira Lima

(estágio não obrigatório) do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Moema dos Santos Freitas

(estágio não obrigatório) do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Clara Chaves Pincer Rafael Rodrigues

(estágio não obrigatório) do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

REYSLA RAFAELA DOS SANTOS REIS

(estágio não obrigatório) do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Mikaely Vitoria da Silva Magalhaes

(estágio não obrigatório) do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

DANIEL CARDOSO BAHIA

Projeto de Extensão ? Siex 402648 - ESCOLA DE ESPORTES DO CENTRO PEDAGÓGICO; ; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Reyslla Rafaela dos Santos Reis

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Clara Chaves Pincer Rafael Rodrigues

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Sol e Mares Nunes Monteiro

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2021; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Ana Luísa Ferreira de Lima

Monitoria de Apoio Escolar; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Camila Freitas Gomes

MONITORIA DE APOIO ESCOLAR; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Mariana Tannure Elizeu

MONITORIA DE APOIO ESCOLAR; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Minas Gerais, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

ANA LUISA DE SOUZA SILVA

MONITORIA DE APOIO ESCOLAR; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Moema dos Santos Freitas

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Patrícia Daniela de Freitas

Estágio Curricular Obrigatório de Licenciatura em Educação Física; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Laura Stephanie Teixeira Lemos

Monitoria de Apoio Escolar; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Julia Vitoria Gualtieri

Monitoria de Apoio Escolar; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Mariana Pascoal de Freitas

Monitoria de Apoio Escolar; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Escola de Ciência da Informação da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Isabela Gomes Pereira

Monitoria de Apoio Escolar; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Samuel José Dornelas Ferreira

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Gabrielle Karine da Silva Santos

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Arthur De Moura Rocha

Projeto de Extensão ?Escola de Esportes do Centro Pedagógico? (SIEX ? 402648); ; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Ligia Silva Campos

Projeto de Extensão ?Escola de Esportes do Centro Pedagógico? (SIEX ? 402648); ; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Arthur De Moura Rocha

Projeto de Extensão ?Escola de Esportes do Centro Pedagógico? (SIEX ? 402648); ; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Renato Rezende Fonseca

Estágio Curricular Obrigatório de Licenciatura em Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Carolina Neves de Almeida

Estágio Curricular Obrigatório de Licenciatura em Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Laura Stephanie Teixeira Lemos

Estágio Curricular Obrigatório de Licenciatura em Geografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Renata Rocha

Estágio Curricular Obrigatório de Licenciatura em Geografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Arthur Henrique Ferreira dos Santos

Programa de Monitoria da Graduação - Voluntária; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Gabrielle Karine da Silva Santos

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Samuel José Dornelas Ferreira

Estágio do Programa de Formação Profissional Complementar da FUMP; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Laura Stephanie Teixeira Lemos

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Julia Vitoria Gualtieri

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Luiza Laura Ramos Nery

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Instituto de Ciências Exatas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Isabela Gomes Pereira

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Mariana Pascoal de Freitas

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Escola de Ciência da Informação da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Reyslla Rafaela dos Santos Reis

Monitoria de Apoio Escolar; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira;

Produções bibliográficas

  • RAFAEL, L. S. A. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; CHAVES, E. . Recreio e adolescências: as práticas de lazer na escola. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 26, p. 1-25, 2023.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; MATOS, S. A. ; FERREIRA, A. A. . Indicadores de avaliação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública brasileira durante a pandemia de Covid-19. ENSINO EM RE-VISTA , v. 29, p. 10.14393/ER-v29, 2022.

  • FREITAS, Amanda. F. S. ; NIGRI, B. S. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; SILVA, Fabrine Leonard ; SILVA, G. C. ; CAMPOS, Túlio . A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO CENTRO PEDAGÓGICO: LIMITES E ARRANJOS. Revista do Centro Pedagógico , v. 1, p. 33-41, 2022.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Práticas digitais, sexualidade e educação numa escola pública de ensino fundamental. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 46, p. 1-24, 2021.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Práticas Digitais, Lazer e Adolescência. Revista Licere , v. 21, p. 218-258, 2018.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, T. ; FREITAS, A. F. S. ; ALBANEZ, N. C. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 19, p. 688-701, 2016.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes . Educação Física numa perspectiva crítica da cultura corporal: uma proposta pedagógica. Revista Especial de Educação Física, Uberlândia, v. 1, n.1, p. 185-193, 2002.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes . Educação Física na perspectiva da cultura corporal: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Campinas, v. 22, n.3, p. 137-150, 2001.

  • Chinese Football Association ; Chengdu Football Association ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . FUTSAL STRATEGY. 1. ed. CHENGDU: CHINA PRESS, 2009. 144p .

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Adolescentes entre celulares, tablets, consoles e computadores: lazer, sociabilidade e burla. In: RAFAEL FORTES SOARES; JULIANA DE ALENCAR VIANA. (Org.). Repensando o lazer a partir da cultura digital. 1ed.RIO DE JANEIRO: E-PAPERS, 2019, v. 1, p. 283-322.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; FORTES, Rafael . LETRAMENTO DIGITAL: ENTRE A APROPRIAÇÃO E A PROIBIÇÃO DAS PRÁTICAS DIGITAIS DE LAZER NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES. In: Christianne L. Gomes; José Alfredo O. Debortoli; Luciano Pereira da Silva. (Org.). Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2019, v. 1, p. 55-74.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; RAFAEL, L. S. A. . Escola, recreio, lazer e formação humana. In: XXII CONBRACE/IX CONICE 2021, 2021, Belo Horizonte. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE; IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Belo Horizonte: CBCE, 2021. p. 3245-3246.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; RAFAEL, L. S. A. ; ROCHA, A. M. . Recreio e lazer: Uma reflexão a partir de duas experiências escolares.. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS DO LAZER, ÓCIO E RECREAÇÃO. XIV ENCONTRO INTERNACIONAL CIENTÍFICO OTIUM, 2020, BELO HORIONTE. COLETÂNEA DO XIV ENCONTRO INTERNACIONAL CIENTÍFICO OTIUM E CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS DO LAZER, ÓCIO E RECREAÇÃO. Belo Horizonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2020. p. 405-413.

  • RAFAEL, L. S. A. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; ROCHA, A. M. . Escola, recreio e práticas de lazer.. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS DO LAZER, ÓCIO E RECREAÇÃO. XIV ENCONTRO INTERNACIONAL CIENTÍFICO OTIUM, 2020, Belo Horizonte. COLETÂNEA DO XIV ENCONTRO INTERNACIONAL CIENTÍFICO OTIUM E CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS DO LAZER, ÓCIO E RECREAÇÃO. Belo Horizonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS G, 2020. p. 414-422.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: Práticas digitais no cotidiano de adolescentes. In: I Simposio Internacional Subjetividade e Cultura Digital., 2017, Belo Horizonte. Anais do 1 Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital. Belo Horizonte: UFMG/PUC-MG, 2017. p. 91-99.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; ALBANEZ, N. C. . TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES DE RAQUETE: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG COM O ESPORTE ESCOLAR, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL, 2015, JUIZ DE FORA. ANAIS DO IX SICEA - TRABALHOS COMPLETOS. JUIZ DE FORA: COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFJF, 2015.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; ALBANEZ, N. C. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG. In: IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL, 2015, JUIZ DE FORA. ANAIS DO IX SICEA - TRABALHOS COMPLETOS. JUIZ DE FORA: COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFJF, 2015.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . LABORATÓRIO DE JOGOS E APLICATIVOS DIGITAIS DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO DIGITAL. In: IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL, 2015, JUIZ DE FORA. ANAIS DO IX SICEA - TRABALHOS COMPLETOS. JUIZ DE FORA: COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFJF, 2015.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; MOURA, R. C. B. . A EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA NOVA GERAÇÃO. In: X SEMINÁRIO 'O LAZER EM DEBATE', 2009, BELO HORIZONTE. X SEMINÁRIO. BELO HORIZONTE: UFMG/DEF/CELAR, 2009. p. 134-138.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; TORRES, Lívia Maria Zahra Barud . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2007, RECIFE. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte [e] II Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Recife : CBCE, 2007.. RECIFE: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes . O ESPORTE ESCOLAR EM NOSSAS MÃOS. In: XIV CONBRACE E II CONICE, 2005, CAXAMBU. ANAIS DO XIV CONBRACE. CAMPINAS: CBCE.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . Educação Física numa perspectiva crítica da cultura corporal: uma proposta pedagógica. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2001, CAXAMBU. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. IJUÍ: SEDIGRAF, 2001. v. 22.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais de adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental. In: I SIMPÓSIO DE PESQUISA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA EBAP/UFMG: BALANÇOS E PERSPECTIVAS, 2019, Belo Horizonte. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE PESQUISA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA EBAP/UFMG: BALANÇOS E PERSPECTIVAS. Belo Horizonte: UFMG, 2019. p. 41-41.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Digital practices of 13/14-year-old Brazilian teens. In: LSA 2017: Enacting Leisure, Recreating Leisure, 2017, LEEDS. LSA 2017: Enacting Leisure, Recreating Leisure - ABSTRACT BOOK. LEEDS: LEISURE STUDIES ASSOCIATION, 2017. p. 45-45.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; MOURA, R. C. B. . Programa Minas Olímpica Nova Geração no ISEAT/FHA: Uma experiência para a vida. In: X Seminário 'O Lazer em Debate', 2009. Coletânea X Seminário. Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR. p. 390-390.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . Desmitificando o ensino do futebol. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1999, Florianópolis. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. IJUÍ: SEDIGRAF, 1999. v. 21.

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . JOGOS ELETRÔNICOS E PRÁTICAS DIGITAIS NA ESCOLA, NAS ESCOLAS DE ESPORTE E NOS PROJETOS SOCIAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . JOGOS ELETRÔNICOS E PRÁTICAS DIGITAIS NA ESCOLA, NAS ESCOLAS DE ESPORTE E NOS PROJETOS SOCIAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Letramento digital na educação básica: entre a apropriação e a proibição de práticas digitais na formação de adolescentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, A. A. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; MATOS, S. A. . Indicadores de avaliação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública brasileira durante a pandemia de Covid-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . ESCOLA, LAZER E PRÁTICAS DIGITAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . CURRÍCULO, DIDÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Lazer e cultura digital. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAFAEL, L. S. A. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . ESCOLA, RECREIO, LAZER E FORMAÇÃO HUMANA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . JOGOS VIRTUAIS, PRÁTICAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; RAFAEL, L. S. A. ; ROCHA, A. M. . Recreio e lazer: uma reflexão a partir de duas experiências escolares. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; RAFAEL, L. S. A. ; ROCHA, A. M. . Escola, recreio e práticas de lazer. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Cultura Digital, Escola e Formação de Professores/as. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais de adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais de adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Curtir, comentar e compartilhar: ludicidade e sociabilidade nas práticas digitais de adolescentes em uma escola pública de ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Digital practices of 13/14-year-old Brazilian teens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: USOS E SENTIDOS DE PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . A RELAÇÃO DE ADOLESCENTES COM O SABER DAS PRÁTICAS CORPORAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: USOS E SENTIDOS DE PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . A RELAÇÃO DE ADOLESCENTES COM O SABER DAS PRÁTICAS CORPORAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; ALBANEZ, N. C. ; FREITAS, Amanda. F. S. . TORNEIO INTERESCOLAR DE ESPORTES DE RAQUETE: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG COM O ESPORTE ESCOLAR, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; FREITAS, Amanda. F. S. ; ALBANEZ, N. C. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . LABORATÓRIO DE JOGOS E APLICATIVOS DIGITAIS DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO DIGITAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . O impacto do esporte de rendimento nas práticas e políticas educacionais e de lazer: experiências estrangeiras e brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . THE DEVELOPMENT OF FUTSAL IN BRAZIL AND IN CHINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . CAPACITAÇÃO ESTADUAL SESI ESPORTES COLETIVOSTREINAMENTO DE FUTSAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; MOURA, Rodrigo Caldeira bagni . A EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA NOVA GERAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; MOURA, R. C. B. . Relato de uma Experiência Refletida Programa Minas Olímpica Nova Geração no ISEAT/FHA: Uma Experiência Para a Vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; TORRES, Lívia Maria Zahra Barud . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes ; Albuquerque, Lucas Simões de . O ESPORTE ESCOLAR EM NOSSAS MÃOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MAZONI, Anna Rachel M. G. ; SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PREFEITURA DE CASTELO/ES. 2006.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Avaliador e parecerista no processo de seleção das propostas submetidas ao Edital PROEX n 01/2023 - Fomento de Bolsas de Extensão para Programas, Projetos e Cursos de Extensão.. 2023.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR -SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/MG. 2006.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da ; MARQUES, M. P. ; SOUZA, I. Z. C. . MONITOR DE FUTEBOL, FUTSAL E BEACH SOCCER: LICENÇA D. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Plano de Curso).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . Futebol/Futsal, Cultura, Infância e Juventude. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . SOCCER AND FUTSAL TRAINING METHODOLOGY. 2019. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . FUTSAL AND SOCCER TRAINING METHODOLOGY. 2018. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . FUTSAL TRAINING METHODOLOGY. 2017. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da . FUTSAL TRAINING METHODOLOGY. 2017. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; FREITAS, Amanda. F. S. . GERAÇÃO MOVIMENTO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . Banco de Questões - EDUCAÇÃO FÍSICA - 3a série - Ensino Médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; FREITAS, Amanda. F. S. . Roteiros de Estudos Geração Movimento - Programa de Formação Continuada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; CAMPOS, Túlio ; FREITAS, Amanda. F. S. . Roteiros de Estudo para Formação de Professores de 1o ao 5o ano. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Roteiros de Estudos para a formação de professores de ensino fundamental).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . Caderno de Conteúdo e Aplicação - Corporeidade e Ludicidade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; COSTA, R. V. . Projeto Torcedor do Futuro. 2013. (Projeto de Educação para o Esporte).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . DISCIPLINA 'JOGOS INTERNACIONAIS' NA QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA APRIMEORAMENTO DO ESPORTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. 2008. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes . CADERNO PEDAGÓGICO 02. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Técnico para Secretaria Estadual de Educação/MG).

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . FUTSAL TRAINING. 2007. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . PROMED - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. 2005. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco . A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROJETO CULTURAL. 2003. .

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco ; PINTO, Joelcio Fernandes . A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CULTURA CORPORAL: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. 2001. .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: usos e sentidos de práticas digitais no cotidiano de adolescentes, Descrição: A justificativa para a pesquisa proposta pelo professor parte das seguintes questões de investigação: o que ocorre no tempo de lazer, de estudos e de obrigações sociais, quando os adolescentes se envolvem em práticas digitais? Quais são os usos e sentidos que os adolescentes atribuem às suas práticas digitais? A proposta busca, nesse sentido, entender a cultura digital em que vivem os adolescentes, não como um poder ao qual podem ser atribuídos os comportamentos, os acontecimentos sociais ou os processos, mas como um contexto (em transformação), algo dentro do qual comportamentos, acontecimentos, processos podem ser descritos de forma inteligível. O objetivo geral é compreender as práticas digitais, os usos as motivações e os sentidos atribuídos a eles no cotidiano, dentro e fora da escola, de adolescentes de uma escola pública de tempo integral (Centro Pedagógico /UFMG) de Belo Horizonte. Os procedimentos metodológicos serão baseados na abordagem etnográfica, conforme Geertz (1989). Serão realizados os seguintes procedimentos de investigação: questionários, observação e entrevistas com os adolescentes de 7 e 8 anos, além de entrevistas com docentes e pais/responsáveis dos adolescentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Carvalho Franco da Silveira - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    A relação de adolescentes com o saber das práticas corporais dentro e fora da escola: tensões e implicações para a prática pedagógica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Carvalho Franco da Silveira - Coordenador.

Prêmios

2020

Prêmio UFMG de Teses 2020, PRPG/UFMG.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador do Núcleo de Educação Física, Carga horária: 4

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante Suplente no CPA, Carga horária: 2

Outras informações:
Representante suplente do Núcleo de Educação Física no Conselho Pedagógico-Administrativo (CPA) do Centro Pedagógico da UFMG.

2014 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Do Centro Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Centro Pedagógico, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Comissão de Estudos e Possibilidades de retomada das Atividades acadêmicas para estudantes do Centro Pedagógico/EBAP/UFMG, por meio de Ensino Remoto Emergencial e Vivências Educacionais em tempos de Distanciamento Social, em razão do enfrentamento à Pande.

  • 03/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Termo de Colaboração Termo de Colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) ? Processo n 23072.056717/2019-86 - Siconv n 897482/2020.

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Comissão de Educação Especial e Inclusiva do Centro Pedagógico da EBAP/UFMG.

  • 08/2019

    Direção e administração, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP).,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Centro Pedagógico.

  • 02/2018

    Extensão universitária , Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação do Programa ?PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO? (SIEX ? 500400).

  • 03/2017

    Extensão universitária , Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão ?Escola de Esportes do Centro Pedagógico? (SIEX ? 402648)..

  • 04/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Proposta de Seminário Residência Docente.

  • 12/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Torneio Interescolar de Esportes.

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Linhas de pesquisa

  • 03/2020 - 10/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Comissão de Resposta ao Relatório Final da Comissão de Estudo da EBAP.

  • 04/2016 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Linhas de pesquisa

  • 06/2019 - 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP), Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Membro da Comissão Disciplinar do Centro Pedagógico.

  • 02/2015 - 12/2017

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa Segundo Tempo.

  • 11/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Representante Docente na Coordenadoria Pedagógica da Edicação Básica.

  • 03/2014 - 12/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Área do Curso de Aperfeiçoamento Residência Docente.

  • 07/2014 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.,Cargo ou função, Preseidente da Comissão de Reforma Curricular.

2024 - Atual

Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Educação Física, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2023

Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador do Núcleo de Educação Física, Carga horária: 4

2023 - 2023

Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador do Núcleo de Educação Física, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2023

Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Centro Pedagógico, Carga horária: 12

2020 - 2022

Confederação Brasileira de Futebol

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
- Criação de curso de formação de "Monitor de Futebol, Futsal e Beach Soccer: Licença D" para a CBF Academy- Criação da disciplina "Futebol futsal, cultura, infância e juventude", da Licença C, da CBF Academy

2019 - 2019

SHENZHEN NANLING TIELANG

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE FUTEBOL E FUTSAL

2017 - 2017

SHENZHEN NANLING TIELANG

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE FUTEBOL E FUTSAL

2016 - 2017

SHENZHEN NANLING TIELANG

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE FUTEBOL E FUTSAL

2007 - 2012

CHINESE FOOTBALL ASSOCIATION

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DA SELEÇÃO CHINESA DE FUTSAL

2019 - 2019

HANWEI SPORTS

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE FUTEBOL E FUTSAL

2018 - 2018

HANWEI SPORTS

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE FUTEBOL E FUTSAL

2003 - 2004

CHENGDU LAIMEI FUTSAL CLUB

Vínculo: TREINADOR, Enquadramento Funcional: TREINADOR DA EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTSAL

1995 - 1996

NIRASAKI HIGH SCHOOL

Vínculo: TREINADOR, Enquadramento Funcional: TREINADOR DA EQUIPE SUB-18 DE FUTEBOL

1990 - 2006

Colégio Santo Antônio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR/COORDENADOR, Carga horária: 22

Outras informações:
-Professor de Educação Física escolar - ensinos fundamental e médio (1990-2006) -Coordenador de Educação Física (2003-2006)

1985 - 2006

Colégio Santo Antônio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Esporte/Treinador, Carga horária: 12

Outras informações:
-Treinador de futsal das equipes do colégio

Atividades

  • 02/2003 - 12/2006

    Direção e administração, Colégio Santo Antônio.,Cargo ou função, COORDENADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

  • 02/1990 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA

  • 02/1985 - 12/2006

    Treinamentos ministrados , Colégio Santo Antônio.,Treinamentos ministrados, Treinamento das equipes de futsal do colégio

2005 - 2009

Fundação Helena Antipoff

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 24

Atividades

  • 12/2008 - 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação helena Antipoff.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 07/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física escolar; Metodologia de Ensino da Educção Física; Metodologia Científica; TCC

2013 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40

2013 - 2014

Faculdade Pitágoras - Matriz

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC

2013 - 2013

Universidade FUMEC

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4

2013 - 2013

Universidade FUMEC

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização

Outras informações:
Professor da Disciplina "As Práticas Corporais na Escola", no curso de Especialização em Educação Infantil (24 horas-aula).

2012 - 2013

ASSOCIAÇÃO PROJETOS EM EDUCAÇÃO E CULTURA CORPORAL

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 5

2009 - 2010

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2007 - 2009

Centro Universitário de Sete Lagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas Fundamentos e metodologia do Futebol e handebol (curso de Educação Física) Educação Física e ensino (curso de Pedagogia)

Atividades

  • 02/2007 - 05/2009

    Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS E METODOLOGIA: FUTEBOL E HANDEBOL

2000 - 2001

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2000 - 07/2001

    Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUTSAL, METODOLOGIA CIENTÍFICA

1992 - 1992

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: CONVIDADO, Enquadramento Funcional: TÉCNICO SELEÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO, Carga horária: 4