Maria Gilca Pinto Xavier

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1985) Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós Doutorado na área de Regionalização e Análise Regional, linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais do Desenvolvimento e Regionalizações no Programa de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco ( 2013) Curso de Especialização em Estatísticas Sociais, FUNDAJ. .Atualmente é professora Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com interesse na área de Planejamento Urbano e Regional, Inovação , Desenvolvimento Sustentável, Resíduos Sólidos e Políticas Públicas. Líder do Grupo de Pesquisa - Caracterização de Aglomeração Produtiva, Inovação e Empreendedorismo- CARISMA, criado em 2007 com Certificação. Ttps://orcid.org/0000-0003-3240-6294

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Urbano

2001 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O processo de produção do Espaço Urbano em Economia Retardatária: A aglomeração produtiva de Santa Cruz do Capibaribe
Orientador: Luís de la Mora ; (Ana Cristina Fernandes)
Palavras-chave: AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA; Inovação.

Mestrado em Sociologia

1977 - 1979

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Formação Profissional da Classe Operária no Brasil,Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Michel Jean Marie Thiollent e Daniel J Hogan
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: TRABALHADOR DO SENAI; APARELHO DE HEGEMONIA E A ESCOLA DO TRABALHADOR; ANTIGAS E NOVAS ESCOLAS DO TRABALHADOR EM 30.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA AS CIÊNCIAS SOC

2013 - 2014

Fundação Joaquim Nabuco
Título: LOCALIZAÇÃO DA CONFECÇÃO EM PERNAMBUCO:O MAPA DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DO AGRESTE PARA A PRODUÇÃO DE ROUPAS
Orientador: LUÍS HENRIQUE ROMANI DE CAMPOS

Graduação em Ciências Sociais

1967 - 1970

Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional.

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Iniciação em Econometria Espacial. (Carga horária: 29h). , Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Regional, PADR, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Avaliação Econômica de Políticas Públicas. (Carga horária: 60h). , Conselho Regional de Economia/PE, CORECON, Brasil.

2012 - 2014

Estatística para as Ciências Sociais. (Carga horária: 360h). , FUNDAÃ?Ã?O JOAQUIM NABUCO, FUNDAJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso Internacional de Gestão Estratégica. (Carga horária: 120h). , Comisión Económica para América Latina, CEPAL, Argentina.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia da Inovação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento/Especialidade: Sociologia do Desenvolvimento Regional.

Grande área: Ciências Humanas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

XAVIER, M Gilca P . Visita Técnica à cooperativa de Vitivinicultura em Dijon. 2015. (Outro).

XAVIER, M Gilca P ; CARNEIRO, M. C. S. M. . OFICINA DE TRABALHO SOBRE MANUSEIO DA HOMEPAGE DO IBGE: BANCO DE DADOS SIDRA,MAPAS E SINOPSE DO CENSO DE 2010. 2014. (Outro).

XAVIER, M. G. P. ; CABRAL, Romilson Marques ; MORAES, João . Semana de Debates sobre a Profissionalização e o Mercado de Trabalho do Cientista Social. 2008. (Outro).

XAVIER, M. G. P. ; SOUZA, J. M. . Mostra de Filmes,Documentários e Debates sobre Globalização/Globalizações. 2007. (Outro).

XAVIER,M G P ; VITAL,Tales Wanderley ; Rodriguês Selma . 1o. Ciclo de Palestras Sobre Temas Importantes da Atualidade em Ciências Sociais. 2006. (Outro).

Participação em eventos

IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação."Inovação e tecnologia na indústria de beneficiamento de Denin do Agreste de Pernambuco: reuso de água para vantagem competitiva em lavanderias de jeans". 2021. (Simpósio).

XXX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Gestão dos Resíduos sólidos e a Proteção Ambiental no Cluster de Confecção de Santa Cruz do Capibaribe. 2021. (Congresso).

Os Impactos Sócioambientais das lavanderias de Jeans de Toritama Pernambuco. 1 Congresso Norte e Nordeste de saúde Pública. 2020. (Congresso).

VIII. Semana de Ciências.Neo Liberalismo e Estado. 2019. (Outra).

VII SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS.DEMOCRACIA,GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO. 2017. (Seminário).

XXIV SIMPEP SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.AVALIADORA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2017. (Seminário).

X CONGRESSO Regional da Sociedade Brasileira de Economia,Administração e Sociologia Rural-SOBERNE. ANALISE DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO,E ESTRATÉGIA DE REUSO DE ÁGUA NAS LAVANDERIAS DE JEANS EM REGIÕES SEMIÁRIDAS:O CASO DAS LAVANDERIAS DE TORITAMA EM PERNAMBUCO. 2015. (Congresso).

XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.TURISMO CRIATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA. 2015. (Encontro).

XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. UMA REFLEXÃO SOBRE O TURISMO CRIATIVO. 2015. (Congresso).

POLO GESSEIRO DO ARARIPE. 2014. (Simpósio).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE LAVANDERIAS. 2013. (Congresso).

50.o Congresso da SOBER. Características e Formação Estratégica de Arranjos Produtivos Locais(APL`S): Uma Análise da Ovinocaprinocultura do Sertão Alagoanao. 2012. (Congresso).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL NOVAS TERRITORIALIDADES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELES.ARRANJO PRODUTIVO LOCAL:UM ESTUDO DE CASO DO APOIO INSTITUCIONAL À PRODUÇÃO DO BIODIESEL DE MAMONA EM PESQUEIRA -PE. 2012. (Seminário).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DA CANA DE AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA /PE. 2012. (Simpósio).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.OS DESAFIOS DA DA GESTÃO AMBIENTAL :UMA ANÁLISE DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA NA MATA SUL DE PERNAMBUCO. 2012. (Simpósio).

XIX SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção).INOVAÇÃO NO SETOR DE CACHAÇA : O CASO DO ENGENHO TRIUNFO NO MUNICÍPIO DE AREIA (PARAÍBA-BRASIL). 2012. (Simpósio).

XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE.INOVAÇÃO DA HABITAÇÃO POPULAR:UMA PARCERIA ECONÔMICA E SOCIAL. 2012. (Simpósio).

Brasil em Desevolvimento : Estado ,Planejamento e Políticas Públicas. 2011. (Seminário).

IBEA - CONFERENCE ( INOVATION E INTEGRATION).INNOVATION AND ENVIRONMENT IN THE CLOTHING INDUSTRY CLUSTER AT PERNAMBUCO?s AGRESTE.?. 2011. (Outra).

I Simpósio de Geografia do Conhecimento e da Inovação. 2011. (Simpósio).

1o. Seminário Internacional-Urbi Centros.Santa Cruz do Capibaribe -PE: A Trnasferência da Feira e o Esvasiamento do Centro Antigo. 2010. (Seminário).

II Semana de Ciências Sociaisda Universidade Federal de Pernambuco.Coordenador do GT. 2010. (Encontro).

14 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.Cidade e o Urbano. 2009. (Encontro).

Ciências Sociais e mundo contemporâneo: crises, dasafios e oportunidades.oordenadora de GT:Conflitos e consensos na produção do espaço urbano. 2009. (Seminário).

IV ENCONTRO SOBER REGIONAL NORDESTE.UM ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MAMONA NO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA EM PERNAMBUCO. 2009. (Encontro).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO NORDESTE. 2009. (Seminário).

O PENSAMENTO DE CELSO FURTADO. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO :UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO COMÉRCIO EXTERIOR. 2007. (Simpósio).

SIMPÓSIO LATINO AMERICANO CIDADE E CULTURA.RETRATOS DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DA AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. 2007. (Simpósio).

XII ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NORTE E NORDESTE.A URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE REGIÃO DE CAPITALISMO TARDIO: O CASO DA AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM PERNAMBUCO. 2007. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia:. 1) Cenário recente do processo de urbanização e desenvolvimento econômico de localidades de Capitalismo Periférico. 2007. (Congresso).

1o. Ciclo de Palestras de Temas Importantes da Atualidade em Ciências Sociais.Ciclo de palestras de Temas Importantes da Atualidade das Ciências Sociais. 2006. (Simpósio).

Seminário sobre Metodologia do Ensino Profissionalizante.Oficina de sensibilização para implementação do Programa de Formação Profissional no MST. 2004. (Oficina).

V Workshop Internacional sobre Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento na Empresa. 2004. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.Evento de estudantes de sociologia. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Marlon Esdra Jessé de Souza

GOMES,Fábio Guedes;XAVIER, M Gilca P. Uma Análise da Eficácia e da Efetividade dos Cursos das Ciências Agrárias da Unidade Acadêmica de Garanhuns , para o Desenvolvimento do Agreste Meridional de Pernambuco.. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFIAPE-Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ana Paula Santana de Melo

CABRAL, R. M.;XAVIER, M Gilca P. LIDERANÇA E ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS. 2017. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: RAINIER EMANUEL F DE F GUEDES

MOUTINHO, L. M. G.;XAVIER, M Gilca P; CANEL, L. X. C.. Grau de Inovação e Políticas de Apoio para o Arranjo Produtivo de Confecção. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Maria Rejane Ferreira dos Santos

MOREIRA, E. R. F.;XAVIER,M G P; MOUTINHO, L. M.; MOREIRA, I. T.. ANÁLISE SOCIAL E ECONÔMICA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE AREIA -PB. 2014. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Urbano Cabral da Nóbrega Neto

KEHRLE, L. R.;XAVIER, M Gilca P; ROMANI, L. H.; PAIXAO, A. N.. O NOVO VAREJO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE:O CASO DO MODA CENTER. 2014 - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb.

Aluno: Rita Ferreira Gonçalves da Silva

ALBUQUERQUE, J. L.;XAVIER,M G P; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo. Gestão Democrática dos Polos de EaD de Pernambuco: um incentivo à suatentabilidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Gestão e) - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb.

Aluno: Thiago Anderson Sousa de Lima

MOUTINHO, L. M. G.;XAVIER, M Gilca P; CABRAL, Romilson Marques; ROMANI, L. H.. O Sistema Produtivo e Inovativo Local de Serviços Médicos de Caruaru: Caracterização e Perspectivas. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ana Marta Rodrigues dos Santos

XAVIER, M Gilca P; LOPES, Geraldo Magela; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo; CABRAL, Romilson Marques. A Gestão da Produção de Mamona como Matéria-Prima para a Produção em Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Eduardo Lourenço Mendes

MORAES FILHO, Rodolfo Araújo; CANEL, L. X. C.; MORAIS,João Rafael Gomes;XAVIER,M G P. Responsabilidade Sócioambiental Na Produção do Artesanato de Barro Na Cidade de Tracunhaem-PE. 2013. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Cristiano Silva Cassimiro

CABRAL, Romilson Marques;XAVIER,M G P; MOUTINHO, L. M. G.; GUEIROS, M. M. B.. O Relacionamento Comercial no Engenho e na Usina:Um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Joabson Araújo Ribeiro

FERREIRA, Rinaldo Luis Caraciolo; AlBUQUERQUE, José de Lima; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo;XAVIER,M G P. Aspectos do Uso da Biomassa Florestal como Insumo Energético pelos Artesãos do Barro da Cidade de Tracunhaém/PE: Um Estudo Exploratório do Uso dos Recursos Naturais para o Desenvolvimento Local. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Danielle Mesquita da Costa Silva

LIMA, J. P.;XAVIER,M G P; SILVA, Osvaldo Girão; FERREIRA, Ângela Lúcia de Araújo. Expansão do Espaço e o Desenvolvimento Local: Uma análise da Atuação do Turismo em Porto de Galinhas -Ipojuca. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Hilza Fernanda Medeiros B de Camargo

CAVALCANTI, André Marques; CABRAL, Romilson Marques; LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO;XAVIER,M G P. Análise dos Processos de Difusão e Adoção da Inovação:O Caso do Biodiesel em Monsenhor Tabosa n-CE. 2012 - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb.

Aluno: Paula Janaina Gomes Albuquerque

LOPES, Geraldo Magela; VITAL,Tales Wanderley; MENELAU, Almir Silveira;XAVIER,M G P. Inovação Através da Embalagem na distribuição de Hortifrutícolas: O caso da CEASA -Pe. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mônica Vick Medeiros de Oliveira

CABRAL, Romilson Marques; Luís de la Mora;XAVIER,M G P; Host , MUller. A Expansão das atividades de Confecção em Áreas Rurais no Município de Santa Cruz do Capibaribe, PE, O Caso da Comunidade Magana. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Joabson Araújo Ribeiro

ALBUQUERQUE, J. L.; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo;XAVIER, M Gilca P; FERREIRA, R. L. C.. RECURSOS NATURAIS COMO INSUMO ENERGÉTICO :UM ESTUDO DO USO DA BIOMASSA (LENHA)PELOS ARTESÃOS DE TRACUNHAÉM. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Antônia Dutra de Araújo

MORAES FILHO, Rodolfo Araújo;XAVIER,M G P; CABRAL, Romilson Marques. Análise Sobre Desenvolvimento Local Sustentável: um estudo sobre as ações de melhoria comunitária na comunidade de Varjada/PE. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Luiz Vicente de Paulo

CABRAL, Romilson Marques;XAVIER,M G P; AMORIM, Tânia Nobre G. F; PEDROSA, I. V.. Aprendizagem organizacional e Aquisição de Competências Frente às Exigências dos Órgãos de Regulação Ambiental: um estudo de múltiplos casos de lavanderias de jeans em Toritama-PE. 2011. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Paulino Justo Lucas Neto

RAMIRES,Vicentina; MOUTINHO, Lúcia Maria Gões;XAVIER,M G P. Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural:Uma Análise sobre a Eficácia no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Bruno Cardoso Gonçalves Rocha

WANDERLEY,Tales; LIMA, J. P.;XAVIER,M G P; KEHRLE. A Piscicultura em Tanque Rede No Município de Petrolândia : Um Arranjo Produtivo Local em Formação. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Larissa da Costa Melo

LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO; LIMA, José; OLIVEIRA, Adilson; KEHRLE;XAVIER,M G P. Industria prarpetrólifera de Pernambuco: uma Análise da Competitividade das Empresas do Setor Metal-Mecânico e As Subfornecedoras da Refinaria Abreu e Lima. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Leonardo Rodrigues Ferreira

XAVIER,M G P; VITAL, T. W.; BORBA, V. M. R.; LEITE,E.F. Relação entre Informação e Inovação no Meio Rural: um estudo sobre a mandiocultura em Vitória de Santo Antão/PE. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Roberta Motta de Oliveira Silva

XAVIER,M G P; BORBA, V. M. R.; Freire,N. C. F; LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO. A Aglomeração Produtiva de Confecções do Município de Riacho das Almas no Agrete de Pernambuco. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Carlos Fernando Lapenda de Moura

XAVIER,M G P; KEHRLE; RIBEMBOIM. Impactos do Programa do Leite da paraíba e do Pacto Novo Cariri sobre a Caprinocultura Leiteira do Município de Cabaceiras/PB. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jairo Rolim Lopes de Almeida

ALBUQUERQUE, P. J. L.; LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO; XAVIER, M. G. P.;XAVIER,M G P; EMANUEL LEITE. O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO :UM ESTUDO DE CASO DE SÃO BENTO DO UNA:. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mônica Luize Sarabia

LAPA, T. A.; LEAL, S. M. R.; GOMES, E. T. A.; ARAUJO, T. B.; VIRGOLINO, J. R. O.;XAVIER, M Gilca P. PERNAMBUCO EM DESENVOLVIMENTO: Investimento em infraestrutura,econômico-produtiva ,incentivos fiscais e Marketing urbano como estratégias para a descentralização e crescimento econômico. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Joabe Robson Teixeira Fonseca

CABRAL, R. M.;XAVIER,M G P; WANDERLEY,Tales. Políticas Públicas para a Agricultura Familiar : uma avaliação do PRONAF nos Assentamentos Normandia e Contendas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Grad..em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ana Paula Santana de Melo

CABRAL, R. M.;XAVIER,M G P; SOUZA, A. C. R.. LIDERANÇA E ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS. 2016.

Aluno: Marília Nunes Valença

SOBRAL, M. F. F.;XAVIER, M Gilca P; LIMA, T. L. A.. INOVAÇÕES DO SETOR HOTELEIRO NA CIDADE DO RECIFE /PE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Daniel Oliveira de Orange Silva

VITAL,Tales Wanderley;XAVIER,M G P; CABRAL, Romilson Marques. A Descentralização do Programa de Combate à Pobreza Rural em Pernambuco:estudo de Caso dos Fluxos Financeiros e Decisórios da Política no Sertão do Pageù. 2015.

Aluno: BRENDA SALES MEIRELES

XAVIER,M G P. REGIONALIZAÇÃO:COMO OS CONSUMIDORES PERCEBEM ESSA ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA IMPLEMENTADA POR MULTINACIONAIS DE ALIMENTOS NA CIDADE DE RECIFE/PE. 2015.

Aluno: RAINIER EMANUEL F DE F GUEDES

XAVIER,M G P. MENSURAÇÃO E ANÁLISE DO GRAU DE INOVAÇÃO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ILUSTRADA A PARTIR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CONFECÇÃO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE. 2015.

Aluno: Urbano Cabral da Nóbrega Neto

KEHRLE;XAVIER, M Gilca P. O Varejo do Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Givaldo Brzerra da Hora

XAVIER, M Gilca P; MOUTINHO, L. M. G.; VITAL, T. W.. Indicadores de Inovação no APL da Vitivicultura do Vale do São Francisco ( 2001-2002). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Hilsa Fernanda Medeiros de camargo

CABRAL, Romilson Marques;XAVIER,M G P. Análise dos Processos de Difusão e Adoção da inovação : o caso do biodiesel em Monsenhor tabosa -CE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Larissa da Costa Melo

MOUTINHO, L. M.;XAVIER,M G P. A Competitividade das Empresas no Setor Metal Mecânico que Atuam como Sub-fornecedores da Refinaria Abreu e Lima em PE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Maria Rejane Ferreira dos Santos

MOREIRA, E. R. F.; MOUTINHO, L. M. G.;XAVIER, M Gilca P. Impactos sociais e Econômicos da Criação de Assentamentos Rurais no Município de Areia-PB. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Thiago Anderson Sousa de Lima

LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO;XAVIER,M G P; CABRAL, Romilson Marques. Gestão Pública da Saúde.e Estratégia de Mercado. 2012 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Josiane de Arruda

Luís de la Mora;XAVIER,M G P; VASCONCELOS, R.. O Papel das Instituições que Desenvolvem Atividades de Forma Complementar às Políticas Públicas. 2015 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: ?THAMIRES FERNANDES DE ASSUNÇÃO

XAVIER, M Gilca P; BENZAQUEN., J. F.. ?SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA A PARTIR DA LEI 13.257/2016?,. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daizes Claizoni dos Santos

ANDRADE, F. B.;XAVIER, M Gilca P; BRITO, P. A. B.. O TRABALHO NA EMPRESA PÚBLICA:MOTIVAÇÃO OU DECEPÇÃO ?O QUE ESPERAR APÓS O CONCURSO ?ESTUDO DE CASO NA TRANSPECCTRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Gleiciane Teodoro da Silva

XAVIER,M G P; SILVA, R. C. A. D.; BRITO, P. A. B.. Cadeia Produtiva do Biodiesel de Mamona em Pesqueira-PE: O apoio institucional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb.

Aluno: Camila Aparecida Cerino da Silva

XAVIER, M Gilca P; SILVA, R. C. A. D.; BRITO, P. A. B.. O ARTESANATO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O ESTUDO DE CASO DO BORDADO DE PASSIRA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais da UFRPE.

Aluno: Vilma Maria Silva de Deus

Vilma Silva de Deus;XAVIER,M G P; MORAES, João; Silva, M .A G. Catadoras de Mangaba do Litoral Sul de Pernambuco: Conflito e Contradições de uma Área em Desenvolvimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Carmen Adriana de Araújo Oliveira

VITAL, T. W.;XAVIER,M G P; SILVA, Osvaldo Girão. A Influência da Prática Canavieira na Atividade Produtiva de Araçoiaba : Sob a ótica das Relações de Trabalho Precário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira

XAVIER,M G P; Luís, de la Mora; Freire,N. C. F. O Contraste entre a Política Municipal e Política Estadual de Saneamento, com Ênfase em Esgotamento Sanitário, na Cidade de Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Cássia Jane de Souza

XAVIER,M G P; MORAIS,João Rafael Gomes; Barros, Mafisa Cysneiros. A Descentralização das Políticas Públicas no Brasil:Uma análise da Política de Habitação no Município do Cabo de Santo Agostinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Tarcila Inez S Barbosa

XAVIER,M G P; MORAES, João; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE): Uma Análise da Infraestrutura e da Gestão Democrática nas Escolas Municipais de Paulista-PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mariana Dantas Galvão

XAVIER,M G P; MORAES, João; GIRÃO, OSWALDO. As Transformações Urbanísticas da orla Marítima da cidade de Olinda no Período Compreendido entre os Anos de 2000a 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Glaudemir Gomes da Silva

XAVIER,M G P; Mafisa Cysneiros de barros; SOUZA, J. M.. Pometrópole e os Impactos Urbanísticos e Sociais na Comunidade de Saramandaia-Recife: um estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Osmar de Moraes Santos

XAVIER,M G P; Barros, Mafisa Cysneiros; MORAES, João. Cidadania,Exclusão e Violência: um estudo de caso das políticas públicas no Bairro de Santo Amaro.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Dimas Alberto de Assis dos Santos

M GILKA P XAVIER;XAVIER,M G P; Délio Mendes da Fonseca Filho; Neves, Rita de Cássia Maria; Neison Farias. Análise Contextual do Reassentamento das Famílias do Conjunto habitacional de Cafezópolis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mônica Luize Sarabia

XAVIER, M. G. P.;XAVIER,M G P; Luís de la Mora; Neison Farias. ESTUDO SOBRE REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO: EM FOCO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA E O PLANEJAMENTO URBANO DA AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Fernando da Silva Botelho

Neison Farias; M GILKA P XAVIER;XAVIER,M G P; Délio Mendes da Fonseca Filho. Conflitos Sócios-Ambientais Urbanos: A degradação do mangue pelos moradores da favela Deus Nos Acuda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: MÉRCIA FERREIRA BRAZ

M GILKA P XAVIER;XAVIER,M G P; CABRAL, Romilson Marques; Délio Mendes da Fonseca Filho. A SEGURANÇA NAS CIDADES : O CASO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: João rafael Gomes Morais

XAVIER, M. G. P.;XAVIER,M G P; Luís de la Mora; CABRAL, Romilson Marques. TERRITORIALIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR : UM Estudo para o uso Sustentável do Território. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mafisa Cysneiros de barros;XAVIER,M G P; ANDRADE, F. B.. Banca de Concurso publico Professor para a Area de Antropologia e Sociologia. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P. Banca de Concurso Público para Professor Titular. 2007. Universidade de Pernambuco.

XAVIER,M G P; Gomes José Benjamim; Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de. Banca de Concurso Público para Professor. 2000. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P. COLEGIADOS DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA (CCD) DOS CURSOS DE BACHARELADO DO CURSO DE CIÊNCIAS sOCIAIS. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SOBRAL, M. F. F.; MELO, A. S.;XAVIER, M Gilca P. BANCA de Seleção de Candidatos ao Mestrado. 2020.

Duarte, Gisélia Benini;XAVIER, MARIA GILCA PINTO. Participação Em Banca de Seleção de Mestrado (PADR/UFRPE). 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER, M Gilca P. COMISSÃO SELEÇÃO DO MESTRADO PADR. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

XAVIER, M Gilca P. COMISSÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS MESTRADO PADR. 2017.

MOUTINHO, L. M. G.;XAVIER, MARIA GILCA PINTO; SOBRAL, M. F. F.. COMISSÃO DE BOLSA DO PADR. 2015. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL.

XAVIER, M Gilca P. MEMBRO DO CONSELHO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO(CTA) D0 DECISO. 2015. Departamento de Ciências Sociais.

XAVIER, M Gilca P. CONSELHO DE REPRESENTANTE DA ADUFERPE. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER, MARIA GILCA PINTO. COMISSÃO AVALIADORA DE PROGRESSÃO DE DOCENTE-/DECISO. 2015. Departamento de Ciências Sociais.

XAVIER, M Gilca P. COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MESTRADO DO PADR. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

XAVIER, M Gilca P. COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE(CPPD). 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SLVA, T. A. A.; MALTA, C. S.;XAVIER,M G P; DEMEDEIROS, R. B.. COMISSÃO DE ESTÁGIO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2014. Departamento de Ciências Sociais da UFRPE.

RAMIRES,Vicentina;XAVIER,M G P; CABRAL, Romilson Marques. Seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduaçãoe Desenvolvimento Rural. 2012. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P. Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Letras e Ciências Humanas. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P; Leitão,Maria do Rosário de F Andrade; Silva, Márcia Karina et al. Comissão para Elaboração da Proposta do Mestrado em Ciências Sociais da UFRPE. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Duarte, Gisélia Benini;XAVIER,M G P. Membro do CCD do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE. 2011. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb.

RAMIRES,Vicentina; CABRAL, Romilson Marques; Host , MUller;XAVIER,M G P. Seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Regional/PADR. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P; Mello, Tiago; NASCIMENTO, Ana. Avaliadora do Seminário de Avaliação Oral dos Relatórios parciais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC/CNPq?UFRPE) E Programa Institucional de Iniciação Científica voluntária. 2010. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P. Avaliadora de proposta submetida ao Edital 006/2010-Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e ExtensãoTecnológica Inovadora à Agricultura Familiar.FAPESPA. 2010. Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa.

XAVIER,M G P. Avaliadora trabalhos do evento:X Jornada de Ensino , Pesquisa e Extensão UFRPE. 2010. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

XAVIER,M G P. Membro do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Mata Norte (SDT/MDA)). 2010. Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Comissão julgadora das bancas

Luis Henrique Romani de Campos

CAMPOS, L. H. R.; MOREIRA, M. M.;FUSCO, W.. A Localização da Confecção em Pernambuco: o mapa da integração entre os municípios do Agreste para a Produção de Roupas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estatísticas Sociais) - Fundação Joaquim Nabuco.

Edvânia Torres Aguiar Gomes

MORA, L. L.; Gonçalves, Norma Lacerda; BACELAR, Tânia; ANDRADE, Manoel Correia de;GOMES, E. T. A.. O Empreendedorismo em Cidades do Interior de Pernambuco: estudo de caso em Santa Cruz do Capibaribe (1960 - 2000). 2006. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Norma Lacerda Gonçalves

LACERDA, N.; MORA, L. L.; ANDRADE, M. C. O.; GOMES, E. T. A.; ARAÚJO, T. B.. O empreendedorismo em cidades do interior de Pernambuco: estudo de caso em Santa Cruz do Capibaribe (1960-2000). 2006. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Thayelen KarineSilva do Nascimento

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Provenientes das Atividades Confeccionistas do Agreste Pernambucano; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em PADR( Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Onassis Felipe Silva

Impacto da China no Crescimento do Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOVIMENTO RU) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucas Oliveira de Nascimento

Análise dos custos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos industrial em Santa Cruz do Capibaribe; Início: 2020 - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Maria Gilca Pinto Xavier

Influência da China No Cluster de Confecção do Agreste Pernambucano; 2021; Dissertação (Mestrado em PADR( Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Maria Gilca Pinto Xavier

Influência da China no Clusters de Confecção do Agreste Pernambucano; 2021; Dissertação (Mestrado em PADR( Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

EUKENNYA DE ARAÚJO E SILVA PEREIRA BARBOSA

Análise da absorção de estudantes de ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano,Ano de Obtenção: 2020; ; 2020; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Maria Raíza Vicente da Silva

Impactos Econômicos do Turismo no Vale do Submédio do São Francisco; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gilmar Dias

UTRA ECONOMIA ACONTECE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PERNAMBUCO,Ano de Obtenção: 2016; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Eliane Alves

O crescimento econômico dos municípios do aglomerado produtivo de confecções do Agreste Pernambucano: uma análise dos resultados da atividade de confecções no período de 1991-2010; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Givaldo Bezerra da hora

ANÁLISE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NO APL DA VITIVINICULTURA DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO (2001-201; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gleiciane Teodoro da Silva

Análise do Processo da Inovação Tecnológica para a Produção de Biodiesel no Semiárido Pernambucano (2004-2014); 2014; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Maria Rejane Ferreira dos Santos

ANALISE SOCIAL E ECONÔMICA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB; 2014; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVIMENTO RURA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ana Marta Rodriguês Santos

A Gestão da Produção de Mamona como Matéria-Prima Para a Produção de Biodiesel Em Pesqueira-PE; 2013; Dissertação (Mestrado em PADR) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Danielle Mesquita da Costa Silva

Expansão do Espaço Urbano e o Desenvolvimento local: uma análise do turismo no distrito de Porto de Galinhas em Ipojuca, PE; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Mônica Luize Sarabia do Rego Silva

"Vida e Morte das Centralidades: Impactos do Uso do Soloce Fluxos Intraurbanos no Centro de Santa Cuz do Capibaribe decorrentesda Implantação do Moda Center Santa Cruzna Periferia da Cidade de Santa Cruz de Capibaribe; 2011; Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Coorientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Carlos Fernando Lapenda de Moura

Impactos do Programa de Leite da Paraíba e do Pacto Novo Cariri sobre a aprinocultura Leiteira do Município de Cabaceiras/PE; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Coorientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Mônica Luize Sarabia

Impactos edilícios e urbanos no centro da cidade de Santa Cruz do Capibaribe ? PE ocasionados pela transferência da Feira da Sulanca para o Santa Cruz Moda Center localizado na periferia; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Roberta Motta de Oliveira Silva

A Aglomeração Produtiva Emergente de Confecções do Município de Riacho das Almas no Agreste de Pernambuco; 2009; Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Rafael Augusto da Silva Ferreira

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Provenientes das Atividades Confeccionistas do Agreste Pernambucano; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Ciências do Consumo) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Bruno Lopes Silva

Inovação e tecnologia na indústria de beneficiamento de Denin do Agreste de Pernambuco: reuso de água para vantagem competitiva em lavanderias de jeans; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Karla da Silva Ferreira de Sousa

O impacto das Políticas públicas de saneamento básico no surto de microcefalia em Pernambuco; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DECISO DEPARTAMENTO de CIÊNCIAS SOCIAIS) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ UFRPE; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Paulo Sérgio Bezerra Silva

Motoristas de transporte de Aplicativo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Helena Batista Feitosa

Terminais de Integração: Influência na Qualidade de Vida do Transporte Público na Região Metropolitana do Recife; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Danielly Andrade de Moura Rodriguês

O Impacto das Tranasformações de Propriedade da Terra após a política de Irrigação do Polo de Frutas do Vale do Submédio São Francisco; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gleiciane Teodoro da Silva

Cadeia Produtiva do Biodiesel de Mamona em Pesqueira-PE: O apoio institucional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Camila Aparecida Cerino da Silva

O Artesanato e Desenvolvimento Local : O estudo de caso do Bordado de Passira-PE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais da UFRPE; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Vilma Maria Silva de Deus

CATADORAS DE MANGABA DO LITORAL SUL PRENAMBUCANO CONFLITOS E CONTRADIÇÕES DE UMA ÁREA EM DESENVOLVIMENTO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gleiciane Teodoro da Silva

Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato nos municípios de Pesqueira e Poção; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Sergio Barros Santos

Organização Social e desempenho econômico em prol da Coleta Seletiva :Um estudo para o subsídio do desenvolvimento local em Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Sérgio Barbosa Barros

Concertação Social em Prol da Coleta Seletiva para o Subsídio da Coleta Seletiva nos municípios; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Mariana Dantas Galvão

As Transformações Urbanísticas da orla Marítima da cidade de Olinda no Período Compreendido entre os Anos de 2000a 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Cássia Jane de Souza

A Descentralização das Políticas Públicas no Brasil:Uma análise da Política de Habitação no Município do Cabo de Santo Agostinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Tarcila Inez S Barbosa

Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE): Uma Análise da Infraestrutura e da Gestão Democrática nas Escolas Municipais de Paulista-PE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira

Contraste Entre a Política Municipal e a Política Estadual em Saneamento , com Ênfase em Esgotamento Sanitário Na Cidade de Recife; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Glaudemir Gomes da Silva

PROGRAMA PROMETRÓPOLE E OS IMPACTOS URBANÍSTICOS E SOCIAIS NA COMUNIDADE DE SARAMANDAIA ? RECIFE: UM ESTUDO DE CASO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira

Políticas Públicas em Esgotamento sanitário em Recife; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Osmar dos Santos Morais

Exclusão, cidadania e violência no primeiro Território de Paz do Brasil:os direitos sociais nas políticas publicas no bairro de Santo Amaro; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Dimas Alberto de Assis dos Santos

Análise contextual de reassentamento das famílias do Conjunto Habitacional de Cafezópolis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Mônica Luize Sarabia

Estudo sobre Requalificação do Espaço: Em Foco a Transformação da Paisagem Urbana e o Planejamento Urbano da Aglomeração Produtiva de Santa Cruz do Capibaribe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Fernando da Silva Botelho

conflitos Sócio-Ambientais urbanos: A degradação do mangue pelosMoradores da Favela Deus nos acuda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

João Rafael Gomes de Morais

Territorialidade e Agricultura Familiar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

MÉRCIA FERREIRA BRAZ

Segurança nas Cidades: o caso de Santa Cruz do Capibaribe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Fábio Antônio dos Santos

O Desempenho na Indústria Textil de Paulista; 2003; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ivanilda Hozana do Espírito Santo

A Qualidade Total das Empresas Prestadoras de Serviços e a Intensificação do Trabalho; 2002; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Rafael Augusto da Silva Ferreira

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A PROTEÇÃO AMBIENTAL NO CLUSTER DE CONFECÇÃO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Economia Doméstica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, COMITÊ INTERNO DO PIBIC; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Rafael Augusto da Silva Ferreira

Gestão de resíduos sólidos e a proteção ambiental no processo de produção em Santa Cruz do Capibaribe; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Rafael Augusto da Silva Ferreira

As instituições de preservação do uso do meio ambiente e a inovação do reuso da água: as estratégias de competitividade, formas de trabalho e cooperação nas lavanderias de Toritama; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Camila Martins de Menezes Chaves

A inovação na gestão de resíduos sólidos na confecção do Aglomerado Pernambucano; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Denise Honorato Lopes da Silva

Caracterizar o uso do meio ambiente e o papel da inovação nas lavanderias de jeans de Toritama para as estrategias de competitividade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Maria Edneide de Alencar Oliveira

:Analisar as tecnologias e inovações adotadas para aumento de produtividade e competição das confecções de jeans no município de Toritama e sua relação com o meio ambiente; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Economia Doméstica) - Departamento de Economia Doméstica; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

BRUNO LOPES SILVA*

Análise dos impactos no custo de produção das lavanderias de jeans de Toritama, no Agreste pernambucano, trazidos pela implementação das atividades de reúso da água e outras tecnologias ambientalmente sustentáveis no cluster,; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

: Rhayane Bernardino Souza Leão

? Analise custo/benefício para as lavanderias têxteis na implantação do sistema de tratamento de água ? ETA; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

João Sales da Silva

Caracterização e Análise da Competitividade na Confecção de Jeans do Município de de Toritama/PE; 2016; Iniciação Científica - Curso de Ciências Econômicas; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Jose Lourenco da Silva Neto

Análise de Tecnologia de Inovação e de Estratégias de Competitividade das Lavanderias de Jeans de Toritama em Pernambuco; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Pública) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Rhayne Bernardino Souza Leão

Caracterização e Análise da Inovação nas Empresas de Confecção de Jeans do Município de Toritama e sua Relação com o Meio Ambiente; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Economicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

João Sales da Silva

Caracterização e Análise da Competitividade na Confecção de Jeans do Município de de Toritama/PE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Luciano Gonçalo da Silva

Estudo das Relações entre o Trabalho Domiciliar Faccional e a Competitividade na Induatria : a precariedade das condições de trabalho na confecção de jeans em Toritama/PE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

HUGO RAPHAEL DE ALBUQUERQUE SILVA

Caracterização e Análise da Competitividade na Confecção de Jeans do Município de de Toritama/PE; 2015; Iniciação Científica - Departamento de Economia; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Euler Washington dos Santos Silva

Caracterização das Tecnologias e Estratégias de competitividade das Lavanderias de Jeans; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Kátia Maria dos Santos

Caracterização da Inovação Ambiental e dos Processos e dos processos de trabalho das lavanderias em Toritama; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Jose Lourenco da Silva Neto

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) OU AGLOMERAÇÃO DE ATIVIDADE EM COOPERAÇÃO: um estudo de caso da agricultura familiar voltado para produção de biodiesel de mamona em Pesqueira ? PE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Camila Aparecida Cerino da Silva

Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato no Agreste de PE: A atividade de bordado em Passira; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gleiciane Teodoro da Silva

Tecnologia e Inovação em Lavanderias de Jeans em Toritama:estudo de caso da tecnologia e inovação de processos e produtos em Regiões periféricas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Daniella Luizi Silva de Lira

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) OU AGLOMERAÇÃO DE ATIVIDADE EM COOPERAÇÃO: um estudo de caso da agricultura familiar voltado para produção de biodiesel de mamona em Pesqueira ? PE; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Lindemberg Lauriano de Melo Marques

? Análise comparativa das características de arranjos produtivos locais ou clusters e de cooperativas: um estudo de caso do artesanato de São Bento do Una em Pernambuco; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Juliana Meireles Simoes

Arranjo produtivo local (APL) ou aglomeração de atividade em cooperação: um estudo de caso da agricultura familiar voltado para produção de biodiesel de mamona em Pesqueira ? PE; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Mônica Luize Saraiba

FATOS E FOTOS :UM ESTUDO A PARTIR DAS IMAGENS SOBRE A AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ana Paula de Albuquerque Araújo

Cooperativismo ou Flexibilização do Trabalho?; 2001; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ana Paula de Albuquerque Araújo

Precárias Alternativas de Trabalho no Desenvolvimento do Capitalismo Contemporâneo; 2000; 34 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

PEDRO CAVALCANTI

Disciplina Métodos Quantitativos para as Ciências sociais; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

PEDRO CAVALCANTI

Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Víctor Hugo e Matheus Souza

Trabalho de Conclusão de Curso TCC; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

LEONARDO LUIZ EGITO DOS SANTOS

; Monitoria da disciplina Métodos Qualitativos; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

JOSÉ EWERTON ALVES DE SOUZA

Disciplina Trabalho de Conclusão do Curso TCC!(Projetos); 2020; Orientação de outra natureza; (CIÊNCIAS SOCIAIS (14513)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Víctor Hugo e Matheus Souza

Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso -TCC Projetos PLE 04; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

PEDRO CAVALCANTI

Disciplina Métodos Quantitativos segundo semestre; 2020; Orientação de outra natureza; (CIÊNCIAS SOCIAIS (14513)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Fransiely Karla de Melo Rocha

O Processo de Trabalho Social e Produtivo da Gestão do Reaproveitamento dos Resíduos Sólidos na Aglomeração de Confecção de Santa Cruz do Capibaribe (BIA); 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Camila Aparecida Cerino da Silva

Monitoria de sociologia do Planejamento; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Pedro Langsch

Monitoria da Disciplina Seminário de Pesquisa; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Joabson Araújo Ribeiro

Planejamento Regional; 2011; Orientação de outra natureza; (PADR) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Hilsa Fernanda Medeiros da Costa

Planejamento Regional; 2011; Orientação de outra natureza; (PADR) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ana Cristina Inácio de Melo

Planejamento Regional; 2011; Orientação de outra natureza; (PADR) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Danielle Mesquita da Costa Silva

Seminário de Pesquisa Social; 2011; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Administração eDesenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Carlos Lapenda de Moura

Planejamento Regional; 2011; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Administração eDesenvolvimento R) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Gabriel de Souza Rego

Monitoria da disciplina Seminário de Pesquisa; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Danielle Mesquita da Costa Silva

Estágio Docente em Metodologia das ciências Sociais; 2010; Orientação de outra natureza; (Pos-Graduação em Administração e Desenvolvimento R) - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal Rural de Pernamb; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Ana Cristina Inácio de Melo

Relatório de Estágio de Docência: Observação e Regencia na Disciplina de Planejamento Regional; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

EDILENE MARIA DA SILVA

Relatório de Estágio Supv Obrig:IPA/UFRPE; Diagnóstico Econômico da Atividade extrativista de Marisco; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

ALEXANDRO ROBERTO CLEMENTE DA SILVA

Estagio de Docente em Planejamento Regional; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Loanda Marques Alves

Monitora da Disciplina Seminário de Pesquisa Social; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Alexsandra Silva Lima

Monitoria Disciplina Métodos e Técnica de Pesquisa Social; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Foi orientado por

Daniel Joseph Hogan

A Formação Profissional da Classe Operária; 1986; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Daniel Joseph Hogan;

Luis de la Mora

O EMPREENDEDORISMO EM CIDADES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO:ESTUDO DE CASO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, (1960-2000); 2005; Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luis de la Mora;

Luis Henrique Romani de Campos

A Localização da Confecção em Pernambuco: o mapa da integração entre os municípios do Agreste para a Produção de Roupas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estatísticas Sociais) - Fundação Joaquim Nabuco; Orientador: Luís Henrique Romani de Campos;

Maria Gilca Pinto Xavier

Influência da China No Cluster de Confecção do Agreste Pernambucano; 2021; Dissertação (Mestrado em PADR( Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Maria Gilca Pinto Xavier

Influência da China no Clusters de Confecção do Agreste Pernambucano; 2021; Dissertação (Mestrado em PADR( Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Gilca Pinto Xavier;

Produções bibliográficas

  • SILVA, O. F. ; XAVIER, M Gilca P . LOGISTICA REVERSA ,UM DIAGNÓSTICO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CARUARU. Revista de Logística da Fatec-Carapicuíba , v. 11, p. 91-100-134, 2020.

  • SILVA, B. L. ; XAVIER,M G P . Inovacao e tecnologia em lavanderias de jeans do polo textil do Agreste Pernambucano e a implementacao das atividades de reuso de agua. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 41458-41476, 2020.

  • BARBOSA, E. A. E. S. P. ; VITAL, T. W. ; XAVIER, M Gilca P . Análise do Funcionamento de Unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 13727-13749, 2019.

  • SILVA, M. R. V. ; XAVIER, M Gilca P . Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional; as exportações do setor de uva no estado de Pernambuco. COLÓQUIO - REVISTA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 15, p. 39-52, 2018.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, M Gilca P . COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO NO SETOR VITIVINÍCOLA: UMA ANÁLISE DO APL DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO - BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 14, p. 74, 2018.

  • ALVES, MARIA ELIANE ; PINTO XAVIER, MARIA GILCA ; ROMANI CAMPOS, LUÍS HENRIQUE . O CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO AGLOMERADO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2000/2010, À LUZ DAS TEORIAS DA NGE. RACE : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA , v. 15, p. 891-914, 2016.

  • VALENÇA, MARILIA NUNES ; MELO, ANDRÉ DE SOUZA ; SOBRAL, MARCOS FELIPE FALCÃO ; XAVIER, MARIA GILCA PINTO . RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE CÂMBIO E O SETOR DE TURISMO: ANÁLISE POR VETORES AUTORREGRESSIVOS. REVISTA DE TURISMO - VISÃO E AÇÃO , v. 17, p. 737-757, 2015.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER, M Gilca P . INOVAÇÃO E ESTRUTURA DE GOVERNANÇA EM AGLOMERADO TERRITORIAL: O caso da produção de Passira -PE. Agenda Social (UENF) , v. 7, p. 92-102, 2014.

  • SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER,M G P ; LINS, S. L. B. . O TURISMO E SUA INFLUÊNCIA NO COMÉRCIO, COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA ? PE.doc. Revista Econômica do Nordeste , v. 44, p. 55-72, 2013.

  • SARABIA, M. L. ; Luís de la Mora ; XAVIER, M Gilca P . SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE: A TRANSFERÊNCIA DA FEIRA E O ESVAZIAMENTO DO CENTRO ANTIGO. Espacios (Caracas) , v. 34,, p. 55-72, 2013.

  • SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER,M G P . O TURISMO E A SUA ATUAÇÃO NA EXPANSÃO DO ESPAÇO URB-IPOJUCA-PEANO: O CASO DE PORTO DE GALINHAS. Turismo: Visão e Ação (Online) , v. 15, p. 207-225, 2013.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER,M G P . Inovação e estrutura de governança em aglomerado territorial: o caso da produção artesanal de bordado em Passira-PE. Agenda Social (UENF) , v. 7, p. 92-103, 2013.

  • Moura, Carlos Fernando Lapenda ; KEHRLE ; XAVIER,M G P . IMPACTOS DO PROGRAMA DO LEITE DA PARAÍBA E DO PACTO NOVO CARIRI SOBRE A CAPRINOCULTURA LEITEIRA DO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS/PB.. Scientia Una (FOCCA) , v. 12, p. 31-49, 2012.

  • SILVA,Roberta de Oliveira Mota ; XAVIER,M G P . Distritos Industriais Clusters,APLs e Desenvolvimento Local: algumas abordagens teóricas. Scientia Una (FOCCA) , v. 11, p. 177-214, 2011.

  • Moura, Carlos Fernando Lapenda ; XAVIER,M G P ; SILVA,A.R.C . AS FONTES De CRESCIMENTO ECONÖMICO E UMA ANÃLISE EMPIRÎCA DA ECONOMIA DA CORREIA DO SUL. Contextus (Fortaleza) , v. 9, p. 97-106, 2011.

  • LUNA, A. D. ; SANTOS FILHO, D. ; XAVIER,M G P . Pedagogia produtivista no arranjo produtivo do gesso de Pernambuco: uma análise do centro tecnológico do gesso no sertão do Araripe-PE. Symposium (Recife) , v. 13, p. 149-168, 2010.

  • XAVIER, M. G. P. ; SARABIA,M L . A Nova Paisagem Urbana de Santa Cruz do Capibaribe. Scientia Una (Olinda) , v. 9, p. 25-45, 2008.

  • SARABIA,M L ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Retratos da Transformação da Paisagem Urbana da Aglomeração Produtiva de Santa Cruz do Capibaribe: uma questão de desenvolvimento local. Desenvolvimento em Questão , v. 12, p. 149-179, 2008.

  • XAVIER,M G P ; FERNANDES, Ana Cristina de Almeida . As Características da Gestão Municipal em Regiões Retardatárias:Breve Contextualização da descentralização da política empreendedora em municípios do Agreste de Pernambuco. Scientia Una (Olinda) , v. vol1, p. 10-22, 2007.

  • HORA, G. B. ; XAVIER,M G P . INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO. 1a.. ed. ARACAJU: EDIFS, 2016. v. 1. 03p .

  • COULET, Claude ; VITAL, Tales ; AZEVEDO, B. ; NAVAIS. Ana ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Território e Desenvolvimento Econômico no Brasil: Arranjos Produtivos : Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco. 1. ed. Recife: UFPE, 2012. v. 01. 215p .

  • SILVA, O. F. ; XAVIER,M G P . Informalidade Empresarial no cluster de Confecções do Agreste Pernambucano. Abordagens Contemporâneas da Administração :O Poder da Teoria na Prática. 01ed.: , 2020, v. 01, p. 113-125.

  • DIAS, G. C. ; PINTO XAVIER, MARIA GILCA . Economia Solidária em Pernambuco. Economia Solidária em Pernambuco. 1a.ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 13, p. 123-132.

  • Silva, Maria Raiza da ; XAVIER, M Gilca P . COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS EXPORTAÇÕES DOS SETORES DE UVA E MANGA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ADMINISTRAÇÃO RURAL. 1ed.Belo Horizonte: POISSON, 2018, v. 1, p. 83-90.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, MARIA GILCA PINTO ; et al . "Você pensa que cachaça é água?"- cachaça é inovação: uma análise do engenho triunfo (PB/ Brasil). In: Leopoldo Mendonça ?. (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação. 1aed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 1, p. 52-62.

  • XAVIER, M Gilka P ; L'APL DE LA CONFECTION À SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: LA RÉUSSITE D`UN CLUSTER DE SURVIE. In: .Azevedo, Beatriz (org.) C.Courlet (Org) e MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de (org). (Org.). TERRITOIRE ET DÉVELOPPEMENT ÉCONOMIQUE AU BRÉSIL: Les Arrangements productifs locaux au Pernambuco. 1a.ed.Grenoble: L'Harmattan, 2009, v. 1, p. 76-95.

  • PEREIRA, R. A. S. ; SILVA, B. L. ; XAVIER,M G P . INOVAÇÃO TECNOLOGIA E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO AGLOMERADO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: XI Encontro Nacional de Pesquisados e Gestao Social - ENAPEGS 2021, 2021. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisados e Gestao Social - ENAPEGS 2021.

  • FELIPE DA SILVA, ONASSIS ; GILCA PINTO XAVIER, MARIA . DIAGNOSTICO SOBRE O IMPACTO DO COVID-19 NO CLUSTER DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO. In: 59 Congresso da SOBER e 6 EBPC 2021, 2021, Brasília. Anais do 59 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e 6 Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), 2021.

  • KARINE SILVA DO NASCIMENTO, THAYELEN ; WANDERLEY VITAL, TALES ; GILCA PINTO XAVIER, MARIA . REFLEXÕES SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. In: 59 Congresso da SOBER e 6 EBPC 2021, 2021. Anais do 59 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e 6 Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), 2021.

  • 1, Thayelen. K. S. Nascimento. ; XAVIER,M G P . Gerenciamento de Resíduos Sólidos Provenientes das Atividades Confeccionistas do Agreste Pernambucano. In: 58Congresso Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2020, Foz do Iguaçu PR. Anais do 58 -SOBER-Congresso da Sociedade Brasileira de Economia ,Administração e Sociologia Rural, 2020.

  • SILVA, O. F. ; XAVIER,M G P . LOGISTICA-REVERSA-UM-DIAGNOSTICO-NO-ARRANJO-PRODUTIVO-LOCAL-DO-POLO-DE-CONFECCOES-EM-CARUARU ISBN. In: 58 Congresso da SOBER, 2020, Nova Iguaçu /PR. Anais do 58 -SOBER-Congresso da Sociedade Brasileira de Economia ,Administração e Sociologia Rural, 2020.

  • SILVA, ONASSIS FELIPE ; XAVIER, M Gilca P . INFORMALIDADE EMPRESARIAL NO CLUSTER DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO. In: 58 Congresso da SOBER, 2020, Nova Iguacu. 58 Congresso da SOBER. Nova Iguaçu PR: Even3, 2020.

  • BARBOSA, E. A. E. S. P. ; VITAL, T. W. ; XAVIER, M Gilca P . ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DE UNIDADES DE ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DO SERTÃO DE PERNAMBUCO. In: 57 Congresso da SOBER, 2019, Ilhéus/BA. ANAIS DO 57 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2019.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, M Gilca P . Estratégia de Sustentabilidade do Movimento Slow Food para Fortalecer os Territórios Rurais. In: 57 CONGRESSO SOBER (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA, 2019, Ilhéus/BA. Anais do 57 Congresso SOBER, 2019.

  • SILVA, ONASSIS FELIPE ; XAVIER,M G P . ANÁLISE SOBRE A INFORMALIDADE NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO POLO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER NE), 2019, BACABAL. ANAIS DOXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER NE). BACABAL /MG, 2019. v. CD-Rom.

  • Silva, Maria Raiza da ; XAVIER, M Gilca P . Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional: as exportações dos setores de uva e manga no estado de Pernambuco. In: 56 CONGRESSO SOBER, 2018, Campinas /SP. Anais do 56 Congresso SOBER, 2018.

  • Silva, Maria Raiza da ; XAVIER, M Gilca P . . COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS EXPORTAÇÕES DO SETOR DE UVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. In: XII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2017, Itabaiana. Anais do XII Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER nordeste: políticas públicas e desenvolvimento rural em tempos de crise, 2017.. In: SOBER nordeste: políticas públicas e desenvolvimento rural em tempos de crise, 2017., 2017, Itabaiana /SE. tabaiana. Anais do XII Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER nordeste: políticas públicas e desenvolvimento rural em tempos de crise,, 2017. v. 1.

  • HORA, G. B. ; XAVIER,M G P . É Cooperando que se Inova:Uma Análise do APL Vitivinícola do Vale do Submédio São Francisco. In: 54 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA, 2016, MACEIÓ /AL. ANAIS DO CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO ESOCIOLOGIA RURAL, 3026.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER,M G P . A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA O BIODIESEL NO POLO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: XI SOBER NORDESTE, 2016, MOSSORÓ /RN. Anais do XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2016.

  • XAVIER,M G P ; SILVA JUNIOR, J. S. ; LEAO, R. S. . O REUSO DA ÀGUA E AS ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE NAS LAVANDERIAS DE JEANS DE TORITAMA. In: XI SOBER NORDESTE, 2016. ANAIS DO XI SOBER NORDESTE, 2016.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER, M Gilca P . PROBLEMAS E OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO POLO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: XI SOBER NORDESTE, 2016, MOSSORÓ. ANAIS DO XI SOBER NORDESTE, 2016.

  • SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER,M G P . A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR:UMA REFLEXÃO SOBRE O TURISMO CRIATIVO. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2015, RECIFE/PE. ANAIS DO XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2015. v. 1.

  • SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER,M G P . TURISMO CRIATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL:O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA-PE. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NO BRASIL(ANPEGE), 2015, PRESIDENTE PRUDENTE/SP. ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2015.

  • XAVIER, M Gilca P ; SILVA, JOÃO SALES . ANÁLISE DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA DE REUSO DE ÁGUA NAS LAVANDERIAS DE JEANS EM REGIÕES SEMIÁRIDA:;O CASO DAS LAVANDERIAS DE TORITAMA EM PERNAMBUCO. In: X CONGRESSO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2015, ARAPIRACA. ANAIS DO X CONGRESSO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL NO NORDESTE. ARAPIRACA/AL: SOBER/NE, 2015. v. 1.

  • DIAS, G. C. ; XAVIER,M G P . UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO. In: CASI-CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO ,SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 2015, VOLTA REDONDA. CASI-CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO ,SOCIEDADE E INOVAÇÃO. VOLTA REDONDA, 2015.

  • DIAS, G. C. ; XAVIER, MARIA GILCA PINTO . A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE TORITAMA. In: COMGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 2015, VOLTA REDONDA. COMGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 2012.

  • DIAS, G. C. ; XAVIER, M Gilca P . JUVENTUDE E FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA. In: CASI- CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO ,SOCIEDADE E INOVAÇãO, 2015, VOLTA REDONDA. ANAIS DO CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 2015.

  • SILVA, D. M. C. ; XAVIER,M G P . A Prática do Turismo e seu Processo de AprendizaAdo Interdisciplinar:Uma Reflexão sobre o Turismo Criativo. In: Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2014, Juiz de Fora,MG. Anais do XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local. Juiz de Fora: Anais do XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2014. v. 01. p. 55-64.

  • HORA, G. B. ; SANTOS, M. R. F. ; XAVIER,M G P ; Mattosinho,C M dos Santos . DESEMPENHO DO BENEFICIAMENTO DA UVA DE MESA. In: 51o.Congresso da SOBER, 2013, BELÉM /PA. Anais do 51o. Congresso da SOBER. Belém do Pará: Editora da UFPA, 2013. v. 1.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER,M G P . A AGRICULTURA FAMILIAR E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE MAMONA EM PESQUEIRA -PE. In: VIII SOBER NORDESTE, 2013, PARNAÍBA PI. VII SOBER NORDETE. PARNAÍBA PIAUI: ED SOBER, 2013. v. 1. p. 1-11.

  • XAVIER,M G P ; SILVA, G. T. . A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE SERVIÇO INDUSTRIAL E A RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE : O CASO DAS LAVANDERIAS DE JEANS DE TORITAMA(PE). In: VIII SOBER NORDESTE, 2013, PARNAÍNA. VIII SOBER NORDESTE. PARANAÍBA: UEP, 2013.

  • SILVA, A. F. ; SILVA, G. T. ; MOUTINHO, Lúcia Maria Gões ; XAVIER, M Gilca P . ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CINEMA DE RECIFE-PE E SUAS PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. In: VIII SOBER NORDESTE, 2013, PARNAÍBA PI. ANAIS DO VIII SOBER NORDESTE. PARNAÍBA PIAUI: ED UEPI, 2013.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER, M Gilca P . ARRANJO PRODUTIVO LOCAL:UM ESTUDO DE CASO DO APOIO INSTITUCIONAL À PRODUÇÃO DO BIODIESEL DE MAMONA EM PESQUEIRA -PE. In: II Seminário Internacional Novas Teritorialidades e Desenvolvimento Sustentável, 2012, Recife. Anais do II Seminário Internacional Novas Teritorialidades e Desenvolvimento Sustentável, 2012. p. 01-13.

  • XAVIER, M Gilca P ; HORA, G. B. . Características e Formação Estratégica de Arranjos Produtivos Locais(APL`S): Uma Análise da Ovinocaprinocultura do Sertão Alagoanao. In: 50.CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2012, VITÓRIA DO ESPIRITO SANTO. AGRICULTURA E COM SUSTENTABILIDADE. VITÓRIA: ANIAS 50.CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2012.

  • SILVA, G. T. ; XAVIER,M G P ; SILVA, C. A. C. . INOVAÇÃO DA HABITAÇÃO POPULAR:UMA PARCERIA ECONÔMICA E SOCIAL. In: XV CISO( Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste E PRÉ ALAS, 2012, Teresina. DESENVOLVIMENTO , MEIO AMBIENTE E PAISAGEM HUMANA NO NORTE/NORDESTE:DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2012.

  • SILVA, C. A. C. ; XAVIER, M Gilca P ; SILVA, G. T. . Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato no Agreste de PE: A atividade de bordado em Passira.. In: XV CISO( Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste E PRÉ ALAS, 2012, Teresina. DESENVOLVIMENTO , MEIO AMBIENTE E PAISAGEM HUMANA NO NORTE/NORDESTE:DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2012.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, M Gilca P . INOVAÇÃO NO SETOR DE CACHAÇA : O CASO DO ENGENHO TRIUNFO NO MUNICÍPIO DE AREIA (PARAÍBA-BRASIL). In: XIX SIMPEP, 2012, BAURU /SP. Anais - SIMPEP, 2012.

  • HORA, G. B. ; SANTOS, M. R. F. ; XAVIER,M G P ; OUTROS, e . A INTRODUÇÃO DA INOVAÇÃO INCREMENTAL NO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA CACHAÇA NA PARAÍBA. In: VII SOBER NORDESTE, 2012, ILHÉUS /BA. Economia e Desenvolvimento (Recife), 2012.

  • XAVIER,M G P ; Ana Cristina Fernandes ; MOUTINHO, Lúcia Maria Gões . The Laundries of jeans in a peripheral region: Technologiy innovation and environment preservation in Toritama City , Brazil. In: IBEA CONFERENCE, 2011, LONDON. CONFERENCE IN LONDON SOUTH BANK UNIVERSITY. London: www.lsbu.ac.uk/lteu/resources/pages/elearn/el2.shtml, 2011. p. 2011-2011.

  • DOSSOY, Edgar Medeiros ; LINS E SILVA,Ana Cristina Inácio de Melo ; SOUZA,Vera Lúcia Pereira de ; XAVIER,M G P . Análise Estratégica do Arranjo Produtivo Local em Tacaratu no Estado de Pernambuco. In: Congresso Regional do SOBER, 2011, Petrolina. Anais do Congresso Regional do SOBER, 2011. p. 2011-2011.

  • SANTOS, Ana Marta Rodriguês ; XAVIER,M G P . Desempenho Logístico da Cadeia Produtiva de Mamona no Município de Pesqueira. In: 1O. Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco, 2011, Caruaru. Anais do 1o. Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco. Carurau: Ed Anais do 1o. Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco, 2011. p. 2011-2011.

  • Brandão, Adilma Lopes ; XAVIER,M G P . Meio Ambiente e as Políticas de estado de Uso de Tecnologias como instrumento de Mediação, nas Lavanderias de Toritama/ PE. In: Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco, 2011, Caruaru. Anais do Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco. Campina Gande Pb: realize editora, 2011. p. 2011-2011.

  • SARABIA,M L ; Luís, de la Mora ; XAVIER,M G P . Santa Cruz do Capibaribe -PE: A Trnasferência da Feira e o Esvasiamento do Centro Antigo. In: URBI-Centros: Morte e Vida dos Centros Urbanos, 2010, João pessoa -Paraíba. anais do 1o. seminário Internacional Urbicentros, Morte e Vida dos Centros Urbanos. João pessoa: Universidade Federal da Paríba, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • OLIVEIRA, M L S ; SILVA,A.R.C ; XAVIER,M G P . A política Pública de Segurança em Santa Cruz do Capibaribe. In: VIII congresso LatinoAmericano de Sociologia, 2010, Porto de Galinhas,Pernambuco. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. v. 1. p. 1.

  • SOUZA,C. J ; SILVA,A.R.C ; XAVIER,M G P . A descentralização e as mudanças nas políticas públicas no Brasil: uma análise do Cabo de Santo Agostinho. In: VIII congresso LatinoAmericano de Sociologia, 2010, Porto de Galinhas,Pernambuco. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Recife-PE: Ed do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. v. 1.

  • SILVA,A.R.C ; XAVIER,M G P . Arranjo Produtivo Local: uma Análise do Biodiesel na Cidade de Pesqueira-PE. In: VIII congresso LatinoAmericano de Sociologia, 2010, Porto de Galinhas,Pernambuco. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Recife-PE: Ed do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. v. 1.

  • XAVIER,M G P ; SARABIA,M L ; Luís, de la Mora . O urbano e o rural : espaços de similaridade e diferenças, um debate teórico e o exemplo de Santa cruz do Capibaribe em Pernambuco.. In: VIII congresso LatinoAmericano de Sociologia, 2010, Porto de Galinhas,Pernambuco. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Recife-PE: Ed do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. v. 1.

  • CAMARGO, HILSA FERNANDA M. B. DE ; SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER,M G P . A INOVAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL COMO GERADORA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. In: V SOBERNORDESTE, XI SEMANA DE ECONOMIA DA URCA, 2010, CRATO/CE. V SOBER NORDETE. CRATO/CE: ED DA URCA.

  • XAVIER,M G P ; Luís, de la Mora ; SARABIA,M L . A Cidade de Santa Cruz do Capibaribe e seu dinâmico desenvolvimento local: em foco as mudanças. In: 5o. Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas,IFBAE, 2009, GRENOBLE. 5o.colloque de Institut d'administration des Entreprises. Grenoble, 2009. v. 1. p. 1-16.

  • ALBUQUERQUE, P. J. L. ; Santos Filho, demorval dos ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Arranjo Produtivo do Gesso de Pernambuco: Uma Análise do Centro Técnologico do Gesso no Sertão do Araripe/PE. In: SOBER: 47o. Congresso Brasileiro de economia., 2009, Porto Alegre. Anais do Sober. Recife: SOBER, 2009. v. 1.

  • XAVIER, M. G. P. ; SARABIA,M L . Retratos da Transformação da Paisagem Urbana da Aglomeração Produtiva de Santa Cruz do Capibaribe. In: Simpósio Latino Americano Cidade e Cultura nas dimensões contemporâneas, 2007, São Carlos SP. SILACC_2007, 2007. v. 1.

  • XAVIER, M. G. P. ; Ana Cristina Fernandes . A Urbanização e o Desenvolvimento Econômico de Região de Capitalismo Tardio : o Caso da Aglomeração Produtiva de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. In: 13 CISO - Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, 2007, Maceió - AL. 13 CISO - Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, 2007. v. 13.

  • XAVIER, M. G. P. ; FERNANDES, Ana Cristina de Almeida . Cenário Recente do Processo de Urbanização e Desenvolvimento Econômico de Localidades de capitalismo tardio: o caso de santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. In: XIII Congresso Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007, Recife. Sociedade e Cultura (Impresso). Recife: UFPE, 2007. v. v1.

  • MORAIS,João Rafael Gomes ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Territorialidade e Agricultura Familiar: uma experiência no Agreste Meridional de Pernambuco. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2007, Londrina, PR. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Londrina , PR: Ed da UFPR, 2007. v. v 1. p. GT4.

  • XAVIER,M G P . Alternativas de Trabalho na Promoção de Políticas de Emprego. In: I SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão, 2002, Recife. ANAIS do SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - DLCH. Recife: EDITORA da UFRPE, 2002. v. Único.

  • XAVIER,M G P ; ARAÚJO, Ana Paula de Albuquerque . Cooperativismo ou Exploração do Trabalho?. In: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2001, Fortaleza. Anais da SBS. Fortaleza: SBS, 2001.

  • XAVIER,M G P . Alternativas de Trabalho na Promoção de Políticas Públicas de Emprego no Capitalismo: A Qualificação e o Desemprego.. In: I SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão, 2000, Recife. Revista do I SEPEX. Recife: UFRPE, 2000. v. 1.

  • LUNA FILHO, G. M. ; SILVA, B. L. ; GILCA PINTO XAVIER, MARIA . Estudo sobre o impacto da privatização da telefonia na indústria nacional de equipamentos de telecomunicações. In: IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação, 2021, on line. Anais do IV ISIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO., 2021.

  • SANTOS, C. S. C. ; XAVIER,M G P ; SILVA, B. L. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos Provenientes das Atividades Confeccionistas do Agreste Pernambucano. In: IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação, 2021, On line. Anais do IV ISIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO., 2021.

  • FERREIRA, R. A. S. ; XAVIER, M Gilca P . AS INSTITUIÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO USO DO MEIO AMBIENTE E A INOVAÇÃO DO REUSO DA ÁGUA:AS ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE ,FORMAS DE TRABALHO E COOPERAÇÃO NAS LAVANDERIAS DE TORITAMA. In: XXIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (JEPEX/CIEPEX), 2019, Recife. ANAIS DO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JEPEX/CIEPEX).

  • SILVA, B. L. ; XAVIER, M Gilca P . DESGASTE E LAVAGEM DE JEANS NO AGRESTE PRODUTIVO DE PERNAMBUCO: TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NAS LAVANDERIAS DE TORITAMA. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e sociologia Rural do Regional Nordeste:Novas Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido, 2018, Juazeiro/Bahia. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e sociologia Rural do Regional Nordeste:Novas Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido, 2018.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, M Gilca P . FONTES DE INFORMAÇÃO E ATIVIDADES INOVATIVAS NA VITIVINICULTURA DA REGIÃO NORDESTE. In: VII SIMEPRO- SIMPÓSIO DE MARINGAENSE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2014, MARINGÁ. ANAIS DO VII SIMEPRO, 2014.

  • HORA, G. B. ; XAVIER, M Gilca P . COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL NA PRODUÇÃO DE VINHOS ORGÂNICOS: O CASO DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO. In: VII SIMEPRO -SIMPÓSIO MARINGAENSE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2014, MARINGÁ. Anais do XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2014.

  • PIRES, D. A. ; MORAIS, A. C. F. ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Fenômenos que entravam a Produçao e Comercialização dos Produtos de Origem Animal no Município de Santa Cruz do Capibaribe l. In: Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural-SOBER REGIONAL, 2007, Cruz das Almas, BA. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural-SOBER REGIONAL, 2007.

  • LUCENA, R. B. ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P ; et al . sustentabilidade Econômica da Caprinocultura no Município de Santa Cruz do Capibaribe. In: II Congresso Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural -SOBER, 2007, Cruz das Almas BA. Anais do II SOBER Regional Nordeste. Cruz das Almas BA: Universidade federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), 2007.

  • XAVIER,M G P ; ARAÚJO, Ana Paula de Albuquerque ; XAVIER, Maria Gilca Pinto . O Trabalho a Domicílio na Vila de Caraibeiras e a Tercerização no Capitalismo Contemporâneo. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife. Recife: Editora da UFRPE, 2000. v. 1.

  • FERREIRA, R. A. S. ; XAVIER,M G P . GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A PROTEÇÃO AMBIENTAL NO CLUSTER DE CONFECÇÃO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-UFRPE, 2021, Recife. ANAIS DO XXX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIÊNTÍFICA -UFRPE, 2021.

  • SILVA, B. L. ; PINTO XAVIER, MARIA GILCA . TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO AGRESTE PRODUTIVO: ANÁLISE DA MANUTENÇÃO DA COMPETITIVIDADE NO SETOR DE LAVANDERIAS DE TORITAMA, EM PERNAMBUCO. In: XVIII JEPEX-CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO da EDUCAÇÃO, 2018, Recife. ANAIS XVIII JEPEX-CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO da EDUCAÇÃO, 2018.

  • OLIVEIRA, M. E. A. ; PINTO XAVIER, MARIA GILCA . TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO MEIO AMBIENTE E AS ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO E COMPETITIVIDADE NAS ATIVIDADES DAS LAVANDERIAS E FACÇÕES DE JEANS DE TORITAMA EM PERNAMBUCO. In: XVIII JEPEX - CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE. ANAIS XVIII JEPEX - CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO, 2018.

  • ALENCAR, O. E. ; SILVA, B. L. ; XAVIER,M G P . Notas Sobre Meio Ambiente e a Lavagem de Jeans na Aglomeração Produtiva de Confecção do Agreste de Pernambuco: O caso da Gestão de Inovação de uma Empresa Padrão em Toritama. In: 55 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2017, Santa Maria. Anais do 55 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2017.

  • Araújo, Georgia Daniella Feitosa ; XAVIER,M G P . A relação entre escolaridade, formação profissional e produção na confecção de santa Cruz de Capibaribe. In: XXIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso de Sociologia. Recife: Anais do SBS, 2007. v. 1. p. SF 337.

  • SILVA, Ednaldo Rogério ; XAVIER,M G P . O Contexto Social em Santa Cruz do Capibaribe. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: Anais do XIII Congresso de Sociologia, 2007. v. Vol1. p. SF 232.

  • SILVA, Nadja Soares de Lima ; XAVIER,M G P . Como a inovação contribui para a expansão desenvovimento da aglomeração produtiva de Santa Cruz do Capibaribe. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII congresso Brasileiro de sociologia. Recife: Anais do XIII congresso de sociologia, 2007. v. V 1. p. SF 628.

  • MORAIS,João Rafael Gomes ; XAVIER,M G P . Territorialidade e agricultura familiar. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. v. V 1. p. SF 410.

  • XAVIER,M G P . A influência da cultura local no desenvolvimento produtivo das APls do interior de Pernanbuco. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de sociologia. Recife: Anais do XiiCongresso Brasileiro de Sociologa, 2007. v. Vol.1. p. SF 607.

  • Vieira, Diego ; XAVIER,M G P . A qualificação atual do trabalho no Comércio de Recife. In: XIII congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: Anais do XIII congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. v. V 1. p. SF 218.

  • SILVA, Araceli Gomes ; XAVIER,M G P . A modificação da função social das calçadas na cidade de Recife. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: Anais do congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. v. vol 1. p. SF 93.

  • XAVIER,M G P ; BRAZ, Mércia Ferreira ; XAVIER, Maria Gilka Pinto . O Jovem e a Criminalidade na Região Metropolitana de Recife. In: XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2006, FORTALEZA/ CE. ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA DA UNIFOR,RESUMOS, 2006. v. ÚNICO.

  • XAVIER,M G P ; MORAES, João Rafael Gomes de ; XAVIER, Maria Gilca P . INSTRUMENTOS DE APOIO A GESTÃO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS RURAIS: O CASO DOS TERITÓRIOS DO AGRESTE CENTRAL DE PERNAMBUCO. In: XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2006, FORTALEZA/CEARÁ. ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA DA UNIFOR, 2006. v. ÚNICO.

  • XAVIER,M G P . O Processo de Produção do Espaço em Economias Retardatárias. In: VI Encontro de Pós-Graduação, 2006, Fortaleza. Vi Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2006. v. 1. p. 11-11.

  • ARAÚJO, Ana Paula de Albuquerque ; XAVIER,M G P . O Trabalho em domicílio na Vila de Caraibeiras e a Terceirização no Capitalismo Contemporâneo. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife. Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: UFRPE, 2000. p. 619-620.

  • ARAÚJO, A. P. A. ; XAVIER,M G P . Modificações na Qualificação do Trabalhador. In: 52ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da SBPC. Brasília: UNB - Universidade de Brasília, 2000.

  • XAVIER,M G P . Reestruturação Produtiva e Precárias Alternativas de Trabalho na Promoção de Políticas de Emprego.. In: V Congresso Internacional da Brasa ( Brazilian Studies Association). Brasil 500 Anos., 2000, Recife. Anais do V Congresso Internacional da Brasa (Brazilian Studies Association). Brasil 500 Anos.. Recife: Caderno de Resumo dos Trabalhos., 2000. p. 84.

  • ARAÚJO, Ana Paula de Albuquerque ; XAVIER,M G P . Qualificação e Precariedade do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. In: VIII CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2000, Recife. Anais do VIII CONIC. Recife: UFPE, 2000. v. 2.

  • XAVIER,M G P ; NUNES, J. . Intensificação e Organização do Trabalho leva a Dort. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, 2000, Brasília. Anais do 52ª Reunião Anual da SBPC. Brasília: UNB - Universidade de Brasília.

  • XAVIER,M G P ; SANTOS, L. . O Cooperativismo sem Solidariedade nos Municípios de Pernambuco: O caso da Produção de Confecções.. In: X CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife. Anais do X CIC. Recife: UFRPE, 2000.

  • XAVIER,M G P ; SANTOS, L. . O Cooperativismo sem Solidariedade nos Município de Pernambuco. In: VIII CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2000, Recife. Anais do VIII CONIC. Recife: UFPE. v. 2.

  • XAVIER,M G P ; GALDINO . Desenvolvimento do Pólo Moveleiro na Cidade de João Alfredo: Pluriatividade no Agreste Pernambucano.. In: VIII CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica., 2000, Recife. Anais do VIII CONIC. Recife: UFPE, 2000. v. 2.

  • XAVIER,M G P ; NUNES, J. . Intensificação do Trabalho leva a Dort. In: I SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão, 2000, Recife. Anais do I SEPEX. Recife: UFRPE, 2000.

  • XAVIER,M G P ; CUNHA, Nádia Maria . Reestruturação Produtiva e Requalificação Profissional no Segmento de Telecomunicação da CHESF.. In: I SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão, 2000, Recife. Anais do I SEPEX. Recife: UFRPE, 2000.

  • XAVIER,M G P ; GUARANÁ, R. C. B. . Transformação Tecnológica e Terceirização no Setor Gráfico em Pernambuco.. In: I SEPEX - Semináriode Pesquisa e Extensão, 2000, Recife. Anais do I SEPEX. Recife: UFRPE, 2000.

  • ARAÚJO, Ana Paula de Albuquerque ; XAVIER,M G P . Qualificação do Trabalho no Desenvolvimento do Capitalismo Contemporâneo. In: IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRPE, 1999, RECIFE. ANAIS DO IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE. RECIFE: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 1999.

  • SILVA,Danielle Mesquita da Silva ; XAVIER, MARIA GILCA PINTO . TURISMO CRIATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Luís de la Mora ; XAVIER,M G P . MESA REDONDA IMPACTOS DA CRISE BRASILEIRA NAS CIDADES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. M. C. ; XAVIER, M Gilca P . XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARABIA,M L ; Luís, de la Mora ; XAVIER,M G P . Santa Cruz do Capibaribe -PE: A Trnasferência da Feira e o Esvasiamento do Centro Antigo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • M GILKA P XAVIER ; Luís de la Mora ; SARABIA,M L . A cidade de Santa Cruz do Capibaribe e seu dinâmico desenvolvimento local: em foco as mudanças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA,Glaudemir G. da ; XAVIER, M Gilca P ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . PROGRAMA PROMETRÓPOLE: OS PRIMEIROS RESULTADOS DA INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE DE SARAMANDAIA, EM CAMPO GRANDE, RECIFE/PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, M Gilka P ; SARABIA,M L . A NOVA TENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO URBANO E SUA INTERAÇÃO COM O RURAL NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, Lindemberg Lauriano ; SIMÕES, Juliana Meireles ; TAVARES,George Aristeu ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . Um Estudo da Produção de Mamona No Município de Pesqueira -PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER, M. G. P. ; Coordenadora de GT Cidade e o Urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, M. G. P. ; Ana Cristina Fernandes . A URBANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE REGIÃO DE CAPITALISMO TARDIO : O CASO DA AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM PERNAMBUCO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARABIA,M L ; XAVIER, M. G. P. ; XAVIER,M G P . RETRATOS DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DA AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • XAVIER, M. G. P. ; Ana Cristina Fernandes . CENÁRIO RECENTE DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE LOCALIDADES DE CAPITALISMO TARDIO E PERIFÉRICO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER, M. G. P. ; O Processo de Produção do Espaço em Econômias Retardatária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, M Gilca P . A localização da Confecção em Pernambuco:O Mapa da Integração entre os Municípios do Agreste para a Produção de roupas. Recife/PE: FUNDAJ, 2014 (MONOGRAFIA).

Outras produções

XAVIER,M G P ; SOUZA, C. M. . COMISSÃO DE PLANEJAMENTO DO DECISO. 2021.

XAVIER,M G P ; OLIVEIRA, R. . COMISSÃO DE PLANEJAMENTO DO PADR (Curso de Pós-graduação e Administração e Desenvolvimento Rural). 2021.

XAVIER, MARIA GILCA PINTO ; LEITAO, M. R. F. A. . Membro Comitê Interno do Programa Institucional PIBIC/CNPq - UFRPE - DECISO. .. 2020.

PINTO XAVIER, MARIA GILCA ; SOUZA, C. M. . COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA - CCD,. 2020.

XAVIER, M Gilca P ; SOUZA, C. M. . COMISSÃO de Planejamento do DECISO. 2020.

XAVIER, M Gilca P ; LEITAO, M. R. F. A. . Membro Comitê Interno do Programa Institucional PIBIC/CNPq - UFRPE - DECISO. .. 2019.

XAVIER,M G P ; SOUZA, C. M. . COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA - CCD,. 2019.

PINTO XAVIER, MARIA GILCA . Avaliação Final de Relatórios PIBIC/PIC 2020-2021. 2021.

XAVIER,M G P . Avaliação Final de Relatórios PIBIC/PIC 2019-2020. 2020.

XAVIER,M G P . Avaliação por pares de projetos de candidatos a bolsa PIBIC e Pesquisadores PIC UFRPE 2020-2021. 2020.

XAVIER, M Gilca P . Avaliação de Relatórios (parcial)do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2019.

XAVIER,M G P . Avaliação artigos :XXVI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SIMPEP. 2019.

XAVIER, M Gilca P . AVALIAÇÃO de ARTIGO:ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE POLUIÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL E A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS LISTADAS NA BRASIL BOLSA BALCÃO (B3). 2019.

XAVIER,M G P . Avaliação de Artigo: OBTENÇÃO DE NANOCELULOSE DE LÍNTER DE ALGODÃO. 2019.

XAVIER,M G P . Avaliação de Artigo:POTENCIAL DO SISTEMA LEAN AND GREEN PARA GERAÇÃO DE INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS. 2019.

XAVIER, M Gilca P . AVALIAÇÃO de Artigo REVISTA REN :COESÃO TERRITORIAL E DELIMITAÇÃO DO TERRITÓRIO LITORAL SUL (BAHIA). 2018.

PINTO XAVIER, MARIA GILCA . AVALIAÇÃO GT 07 SOBER (DESENVOLVIMENTO RURAL TERRITORIAL,REGIONAL. 2018.

XAVIER, MARIA GILCA PINTO . AVALIAÇÃO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO PARA REVISTA GEINTEC(GESTÃO,INOVAÇÃO E TECNOLOGIA). 2018.

XAVIER, M Gilca P . AVALIAÇÃO DE ARTIGO REVISTA GEINTEC (GESTÃO DE ATIVOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COM BASE EM CICLOS DE INOVAÇÃO. 2017.

XAVIER,M G P . AVALIAÇÃO DE ARTIGO REVISTA RAMA. 2017.

XAVIER,M G P . AVALIAÇÃO DE ARTIGOS PARA OS ANAIS DO SOBER. 2017.

XAVIER,M G P . Avaliação artigos :XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SIMPEP. 2017.

XAVIER,M G P . Avaliação GT-07/SOBER 2018 (Desenvolvimento Rural, Territorial, Regional). 2017.

XAVIER,M G P . Avaliação [REDES] 'NOTAS SOBRE AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE TRÊS LAGOAS: um exercício Rostowiano'. 2017.

XAVIER, M Gilca P . Avaliação REVISTA DE AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE. 2017.

XAVIER, M Gilca P . Avaliação de artigo revista RACE. 2016.

XAVIER,M G P . Avaliação :XXIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SIMPEP. 2016.

XAVIER,M G P . SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2015.

XAVIER,M G P . VISITA TÉCNICA À VITIVINICULTURA EM DIJON. 2015.

Luís de la Mora ; XAVIER,M G P ; VASCONCELOS, R. . O PAPEL DAS ONGS COMO INSTITUIÇÕES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE FORMA COMPLEMENTAR ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015.

Luís de la Mora ; XAVIER, M Gilca P ; VASCONCELOS, R. . A ILUMINAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO À UMA CIDADE SEGURA. 2015.

XAVIER,M G P . XXI SIMPEP SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2014.

XAVIER, M Gilca P ; CARNEIRO, M. C. S. M. ; COSTA FILHO, J. P. . OFICINA DE MAPAS GEOGRÁFICAS E ESTATÍSTICOS DAS PESQUISAS. 2014.

XAVIER, M Gilca P . REDES-REVISTA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA (UNISC). 2014.

XAVIER, M Gilca P . REVISTA do Nordeste-REN. 2013.

XAVIER,M G P . Desenvolvimento educativo agrário e organizativo em assentamentos do MST. 2002.

XAVIER,M G P ; CASTRO, Francisco de Paula . Avaliação Externa do Projeto Nacional de Formação Profissional da CUT. 2001.

XAVIER,M G P ; OUTROS, e . Diagnóstico da Infra-estrutura de Esgoto e Drenagem Residencial e das Condições Financeiras da População da Região Metropolitana do Recife.. 2000.

XAVIER,M G P ; Luís de la Mora ; SARABIA, M. L. . IMPACTO DA CRISE BRASILEIRA NAS CIDADES. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

XAVIER,M G P ; SILVA NETO, J. L. . Análise da tecnologia, inovação e de estratégias de competitividade de empresas de serviço industrial em regiões periféricas. O caso das lavanderias de Toritama em Pernambuco.. 2015. (Relatório de pesquisa).

XAVIER, M Gilca P ; SILVA, G. T. ; SILVA, C. A. C. . Relatório FinalPIBIC/PIC/CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

XAVIER,M G P ; CASTRO, Francisco de Paula . Avaliação Externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional da CUT. 2001. (Relatório de pesquisa).

XAVIER,M G P . Avaliação de Programa de Ensino Profissional PEQ/2001- MTE/SEFOR/CODEFAT. 2001 (Secretaria Planejamento Recife) .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    Análise da Tecnologia ,Inovação e Estratégias de Competitividade das lavanderias de Toritama em Pernamb, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar as tecnologias e inovações adotadas nas lavanderias de jeans nos processos de produção e de elaboração de produtos nas empresas do cluster de confecção, no espaço de Toritama. Pretende-se explicar o uso de tecnologias e os conflitos com o meio ambiente na prestação de serviço das lavanderias. Identificar e caracterizar o papel dos atores sociais e agentes envolvidos nas ações de apoio ao uso de tecnologia, inovação e gestão do meio ambiente.Natureza da pesquisa: pesquisa de campo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Hugo R Albuquerque - Integrante / Euler Washigton - Integrante / José Lourenço Neto - Integrante., Financiador(es): Pograma de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2021 - 2023

    INOVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE NAS LAVANDERIAS DE TORITAMA: NOVOS ENFOQUES, Descrição: Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as tecnologias, inovações e formas de trabalho, relacionando esses indicadores com as estratégias de competitividade e cooperação para entender o papel do poder público no desenvolvimento sustentável das lavanderias. Trata-se da continuação de um estudo sobre meio ambiente e inovação. Depois de ter sido estudada a implementação da inovação para o reúso da água nas lavanderias em levantamento em 2017 e sua continuação em 2018/ 2019.A proposta é avançar no assunto, através de um estudo da prática e contextualização teórica sobre o papel dos governos, agência de recursos hídricos, agência de desenvolvimento na preservação do meio ambiente. Na verdade a pesquisa visa contribuir para a compreensão dos fatores que influenciam na gestão do meio ambiente e tem também preocupação com em garantir a continuação da atividade das lavanderias. Entende-se que a relação entre inovação e meio ambiente no contexto de uma política de intervenção exige ações de cooperação e competição e controle. Por sua vez, as ações determinadas pelo poder público fazem parte de um conjunto de ações impositiva de preservação.. Por sua vez, metodologicamente, pode-se buscar apoio na teoria dos jogos para compreender o intercambio social e econômico de políticas de preservação do meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / maria Raiza Vicente da Silva - Integrante / Bruno Lopes da Silva - Integrante / Maria Edneide de Alencar Oliveira - Integrante / Rafael Augusto da Silva Pereira - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Inovação, Tecnologia e a Gestão dos Resíduos Sólidos da Aglomeração Produtiva de Confecção do Agreste de Pernambuco, Descrição: Descrição: objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias de gerenciamento e ações inovadoras empregadas na gestão de resíduos sólidos gerados por micro e pequenas empresas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe. Algumas vezes, a gestão dos resíduos de confecção na região, começa na prática cooperativa e corporativa que pode levar a promoção da inovação incremental. Seria uma inovação induzida pela cooperação de trabalho dada a coesão corporativa e a capacidade de articulação dos membros da aglomeração. Significa também dizer que a existência de capital social, pode levar em certas fases do crescimento das indústrias, a uma forma de organização que pode promover a inovação e o aproveitamento de resíduos industriais, embora os casos não sejam uma prática generalizada O Brasil se constitui num dos importantes produtores mundiais do setor têxtil e de confecção. Contudo, essa atividade cria diversos problemas ambientais, como o de geração de resíduos sólidos. Assim junto com o desenvolvimento, o volume de geração de resíduos provenientes do processo de fabricação dos produtos aumenta cada vez mais, o que, se não tiver o devido controle, causará um grande impacto ambiental. Assim, uma das maiores preocupação, atualmente, é como gerir os resíduos, adequadamente, devido o impacto ambiental e no custo das empresas. Uma ferramenta eficaz, desenvolvida para lidar com os resíduos, foi a P+L (produção mais limpa), que visa desde a não geração dos resíduos, até o seu descarte final. Muitas formas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos foram desenvolvidas para que a quantidade de materiais industriais despejados na natureza diminuísse. Algumas, simples ações de inovações na gestão de resíduos, termina se constituindo em atividades de cooperação, inovação e , muitas vezes de competitividade.Mesmo assim, a atividade de produção e produção dos resíduos, no entanto, está baseada na maioria das vezes em trabalho precário devido às condições do capitalismo de uma região da região. O levantamento para o estudo da gestão dos resíduos sólidos na aglomeração será organizado a partir de uma amostragem estratificada por tipo de empresas e por número de empregados. A importância do estudo na atividade de confecção fica evidente pela quantidade de mão de obra alocada, ou seja, trata-se de uma ocupação em torno de 80% da população ativa da região. Por último, o estudo proposto deve mostrar a organização da atividade que depende da prática da gestão dos resíduos em uma atividade onde a cooperação e a competição estão presentes juntamente com as ações de inovação na aglomeração produtiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / maria Raiza Vicente da Silva - Integrante / Bruno Lopes da Silva - Integrante / Rafael Augusto da Silva Pereira - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Cooperação , Inovação e Preservação do Meio Ambiente na Gestão dos Resíduos Sólidos na Aglomeração Produtiva de Confecção do Agreste de Pernambuco, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias de cooperação, inovação e preservação do meio ambiente na gestão dos resíduos sólidos gerados por micro e pequenas empresas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe. O Brasil se constitui num dos importantes produtores mundiais do setor têxtil e de confecção. Contudo, essa atividade cria diversos problemas ambientais, como o de geração de resíduos sólidos. A relação entre cooperação, inovaçãoe gestão dos resíduos sólidos pode representar ação de interesse dos confeccionistas e garantir a competitividade. A atividade da confecção de pequenas e médias empresas em regiões retardatárias está baseada na maioria das vezes em trabalho precário devido às condições econômicas e sociais do empreendimento da atividade. O levantamento para o estudo da gestão dos resíduos sólidos na aglomeração será organizado a partir de uma amostragem estratificada de empresas por número de empregados do espaço econômico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Tecnologia e inovação no meio ambiente e as estratégias de cooperação e competitividade das lavanderias e facções de jeans de Toritama em Pernambuco., Descrição: Descrição: o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre a inovação e a tecnologia para preservação do meio ambiente e as estratégias de competitividade e cooperação adotadas na lavagem e confecção de jeans no espaço de Toritama. Depois de terem sido estudados os conflitos do meio ambiente com a lavagem e desgaste do jeans e a inovação através do uso de tecnologia para o tratamento, uso e reúso da água na atividade, em levantamento em 2013, esta pesquisa visa a atualizar os dados e complementar a análise do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Denise Honorato Lopes da Silva - Integrante / Rhayane Bernardino Souza Leão - Integrante / Maria Raiza Vicente da Silva - Integrante / Erika Alencar de Moura Mendes - Integrante / Dione Paula de Souza - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Análise do Processo da Inovação Tecnológica para a Produção de Biodiesel no Semiárido Pernambucano, Descrição: análise da inovação tecnológica em produção rural de uma região do semiárido. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inovação tecnológica no processo de produção de biodiesel no semiárido pernambucano. Serão identificados os tipos de tecnologias implementadas, as atividades de inovação e a relação do Estado e com as instituições no apoio das atividades produtivas à produção familiar. O estudo será realizado através da metodologia da PINTEC e Manual de Oslo, no que se refere aos procedimentos e análise de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Gleiciane Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / Universidade Federal Rural de Pernambuco - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Mercados, Gestão da Produção e Inovação(CEMPI), Descrição: O Grupo surgiu para estudar Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Integrante / Cabral, Romilson Marques - Integrante / MARCUS FELIPE FALCÃO SOBRAL - Coordenador / Ana Regina Bezerra Ribeiro - Integrante.

  • 2012 - 2015

    CARACTERIZAÇÃO DE AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS EM CIDADES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO:Formas de produção e inovação, semelhanças e diferenças entre os espaços produtivos, Descrição: O projeto trabalha com a caracterização de aglomerações produtivas e diferenciações de formas de produção no espaço, transformação da paisagem urbana , organização da segurança da cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE . Neste projeto está previsto abordagem sobre as condições de infra-estruturas apropriadas para a promoção desta produção em aglomerações produtivas e a possibilidades de organizações aglomeradas em outras localizações, como Timbauba e Lagoa do Carro em Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Maria Eliane Lemos Alves Cordeiro - Integrante / Romilson marque Cabral - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 7

  • 2012 - 2014

    Análise da Capacitação,Inovação e Experimentação da Usina de Biodiesel em Caetés-PE, Descrição: Análise empírica dos experimentos em tecnologia rural através do estudo das oleaginosas realizado pelo DTR/UFRPE na localidade do Agreste e das atividades experimentais do uso do biodiesel produzido na Usina de Caetés para uso experimental de empresas de transporte. Processo IBPG :14403-6.02/12. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Gleiciane Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2015

    A integração nos Espaços Ruurbanos e o Desevolvimento Local em Municípios de Pernambuco, Descrição: A Integração nos Novos Espaços Ruurbanos e o Desenvolvimento Local em Municípios de Pernambuco: o caso de Santa Cruz do Capibaribe O projeto de pesquisa: A inovação nos novos espaços ?rururbanos? e o Desenvolvimento Local propõe examinar a realidade da região do Agreste de Pernambuco, através de pesquisa e caracterização de formas de produção e integração em espaços econômicos, sociais e territoriais diferenciados. A questão é identificar e caracterizar a integração da produção e dos agentes sociais nos espaços rurais e urbanos do município de Santa Cruz do Capibaribe. Como ocorreu a agregação da propriedade privada na expansão urbana e como ocorre a integração do capital na produção urbana e rural. A metodologia adotada prevê um trabalho conjunto entre pesquisadores, alunos da pós-graduação e alunos da graduação do curso de Ciências Sociais. Deverá realizar uma analise comparativa das experiências regionalmente vivenciadas levando-se em conta as características da produção nos territórios rurais e urbanos. Tem a importância de contribuir para o estudo da interiorização do desenvolvimento partindo de uma reflexão sobre a atuação da cultura econômica local e a viabilidade de crescimento econômico e social do município. A pesquisa nos leva a refletir: Por que alguns espaços produtivos da região são mais favoráveis para o desenvolvimento? O capital social é determinante na consolidação do crescimento da localidade? Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier (Responsável); Cabral, Romilson Marques Financiador(es):. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / SARABIA, Mônica Luize - Integrante / Cabral, Romilson Marques - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    AS CARACTERÍSTICAS DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: o conceito e a prática exercidos no espaço econômico e social do Agreste de Pernambuco, Descrição: Este projeto propõe uma revisão teórica e uma análise da realidade empírica das características de um Arranjo Produtivo Local. Trata-se de por em evidência a relação entre território, competitividade e cooperação: elementos determinantes para definir uma produção num espaço aglomerado. Propõe, ainda, a realização de uma análise das atividades conceituais e práticas entre cooperação e competição. Os Arranjos Produtivos são definidos como concentração geográfica de empresas que se interligam entre si, competindo e cooperando ao assegurar ganhos numa produção aglomerada..As Cooperativas solidárias, por sua vez, proliferam em momentos de crise do capitalismo , articulam setores do estado e da sociedade civil em empreendimentos de trabalhadores autônomos , micro e pequenos empresários e associados de uma instituição.A solidariedade e cooperação são considerados os elementos principais da organização desta produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / Ana Cristina de Almeida Fernandes - Integrante / SARABIA, Mônica Luize - Integrante / Maria Eliane Lemos Alves Cordeiro - Integrante / ROMILSON MARQUES CABRAL - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Caracterização de Aglomeração Produtiva, Inovação e Empreendedorismo- CARISMA, Descrição: O Grupo de pesquisa se instalou para estudar esta forma de organização de produção difundida desde o século XIX, em princípio por Alfred Marshall e que esteve em evidencia como espaço econômico promotor de externalidades .|A organização do espaço econômico se constituía de meios eficaz para promover o crescimento e foi denominado Distrito Industrial.A metodologia adotada prevê um trabalho conjunto entre pesquisadores, alunos da graduação do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural. . Deverá realizar uma analise comparativa das experiências regionalmente vivenciadas levando-se em conta as características da produção nos territórios rurais e urbanos. Tem a importância de contribuir para o estudo da interiorização do desenvolvimento partindo de uma reflexão sobre a atuação da cultura econômica local e a viabilidade de crescimento econômico e social dos municípios do Agreste de Pernambuco. A pesquisa nos leva a refletir: Por que alguns espaços produtivos da região são mais favoráveis para o desenvolvimento? O capital social é determinante na consolidação do crescimento da localidade? Coordenadores do CARISMA:: Maria Gilca Pinto Xavier e Romilson Marques Cabral,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Gilca Pinto Xavier - Coordenador / GIVALDO BEZERRA DA HORA - Integrante / Euler Washington dos Santos Silva - Integrante / GILMAR CORREIA DIAS - Integrante / Rhayane Souza Leão - Integrante / Bruno Lopes da Silva - Integrante.

Prêmios

2021

Paraninfa do Curso de Bacharelado em Ciências do Consumo, UFRPE.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Letras e Ciências Humanas. , D. Manoel de Medeiros S/N, Casa Forte, 52171900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 4414577, Ramal: 382

Experiência profissional

1989 - 1991

Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Grande Recife

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1989 - 04/1991

    Serviços técnicos especializados , Fidem.,Serviço realizado, chefe do Departamento de Informação.

1991 - 1992

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Contrato por tempo de serviço, Carga horária: 0

1991 - 1992

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes

Vínculo: Plano Diretor do Município, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 0

1987 - 1989

Sistema Nacional de Emprego

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Gerente de Programa, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1989 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Patra Programa de Apoio Ao Trabalhador Autônomo.,Serviço realizado, Elaboração de projetos de alocação de mão-de-obra.

  • 11/1987 - 07/1989

    Direção e administração, Programa de Apoio Ao Trabalhador Autônomo, Sine Pe.,Cargo ou função, Gerente do Programa.

  • 11/1987 - 07/1989

    Serviços técnicos especializados , Programa de Apoio Ao Trabalhador Autônomo.,Serviço realizado, Gerência do Programa (PATRA) e Coordenação de Pesquisa de Mão-de-obra.

1993 - 1995

Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
consultoria para apoio a criação de emprego e renda

1993 - 1995

Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Trbalho de consultoria para projetos com colaboração entre FAO/SUDENE

Atividades

  • 04/1993 - 12/1995

    Serviços técnicos especializados , Proger Programa Nacional de Emprego e Renda.,Serviço realizado, elaboração de projetos de emprego e renda.

1994 - 1995

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2004 - 10/2005

    Ensino, Curso de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho

  • 10/1994 - 12/1995

    Ensino, Curso de Padagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Pensamento Filosófico Contemporâneo, Sociologia Educacional

1996 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, DLCH/UFRPE.,Linhas de pesquisa

  • 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CCD-Colegiado de Coordenação Didática Curso Economia/UFR PE.,Cargo ou função, Suplente de Conselheiro.

  • 08/2008

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior e Seminário de Docência

  • 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Pesquisa do DLCH.,Cargo ou função, conselheira.

  • 09/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesq. em Caracterizaçãode APL, Inovação e Empreend. (Carisma/CNPq).,Linhas de pesquisa

  • 08/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, NUPECS/DLCH/UFRPE.,Linhas de pesquisa

  • 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, NUPECS/DLCH/UFRPE.,Linhas de pesquisa

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Dlch.,Cargo ou função, Membro de colegiado.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04440 - Organização do Trabalho Científico; 04470 - Princípios de Sociologia Rural; 04760 - Trabalho de Conclusão de Curso I - Projeto.

  • 03/2021 - 08/2021

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04470 - Princípios da Sociologia Rural; 04759 - Métodos Quantitativos da Pesquisa Social; 04760 - Trabalho de Conclusão de Curso I - Projeto.

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPAD7300 - Metodologia da Pesquisa Científica

  • 11/2020 - 01/2021

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04759 - Métodos Quantitativos de Pesquisa Social; Trabalho de Conclusão de Curso I - Projeto.

  • 08/2020 - 11/2020

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04753 - Métodos Qualitativos de Pesquisa Social; 04759 - Métodos Quantitativos da Pesquisa Social; 04760 - Trabalho de Conclusão de Curso I - Projeto.

  • 04/2020 - 07/2020

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPAD7300 - Metodologia da Pesquisa Científica - PAD/ADM

  • 04/2020 - 06/2020

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Sociologia Rural 04470 SA3

  • 07/2018 - 02/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Trabalho Científico(04440) no curso de Administração;Sociologia Rural (04468) , no Curso de Medicina Veterinária )

  • 04/2018 - 09/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia Cod. 04450 (Curso de Administração);Organização do Trabalho Científico,cod 04440 (Curso de Administração SR3); Sociologia Rural (04468) Curso de Medicina Veterinária (SV1)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, PADR( Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04440 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO (CURSO DE ADMINISTRAÇÃO), 04447 PRINCÍPIOS DE SOCIOLOGIA RURAL (ENGENHARIA DE PESCA), 04461 FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA RURAL ( AGRONOMIA)

  • 02/2017 - 08/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO ( Curso de Administração), SOCIOLOGIA RURAL ( ZOOTECNIA)

  • 02/2017 - 08/2017

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 0440 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO( ADMINISTRAÇÃO), 04759 SOCIOLOGIA RURAL E DESENVOLVIMENTO ( ECONOMIA DOMÉSTICA)

  • 03/2016 - 08/2016

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 03/2016 - 08/2016

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04749 Sociologia do Trabalho, 04759 Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos de Pesquisa Social, SOCIOLOGIA do TRABALHO

  • 03/2015 - 08/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS, SOCIOLOGIA RURAL( Medicina veterinária)

  • 03/2015 - 08/2015

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Cientifica

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO EM TÓPICOS ESPECIAIS

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL E SOCIOLOGIA RURAL ( VETERINÁRIA)

  • 03/2014 - 08/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS E TÉCNICA DE PESQUISA SOCIAL, SOCIOLOGIA RURAL (MEDICINA VETERINÁRIA)

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS E .TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Administração e Desenvolvimento Rural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS DE TÓPICOS ESPECIAIS

  • 04/2009 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/PIBIC/UFRPE.,Cargo ou função, Participação em Banca de Avaliação PIBIC/UFRPE.

  • 03/2008 - 04/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DLCH/UFRPE.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Eleição da Coordenação do Curso de Bel. em Ciências Sociais.

  • 11/2007 - 11/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FABESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.,Cargo ou função, Parecerista ad hoc na àrea de Ciências Sociais/Projetos/Finan/Pesquisa.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4407-Sociologia dos Recursos Humanos; 4412-Introdução às Ciências Sociais; 4468-Sociologia Rural.

  • 02/1999 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4407-Sociologia dos Recursos Humanos; 4412-Introdução às Ciências Sociais; 4468-Sociologia Rural; Sociologia das Organizações.

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4407-Sociologia dos Recursos Humanos; 4412-Introdução às Ciências Sociais; 4468-Sociologia Rural.

  • 02/1998 - 07/1998

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4407-Sociologia dos Recursos Humanos;4412-Introdução às Ciências Sociais; 4468-Sociologia Rural; Sociologia das Organizações.

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4468-Sociologia Rural; 4468-Sociologia dos Recursos Humanos;04405-Sociologia das Organizações.

  • 02/1997 - 07/1997

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4468-Sociologia Rural; 4407 -Sociologia dos Recursos Humanos; Sociologia do Desenvolvimento; 04405-Sociologia das Organizações.

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4468-Sociologia Rural; Seminário de Pesquisa Social; Sociologia do Meio Rural.

  • 02/1996 - 07/1996

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social; Seminário de Pesquisa Social; Organização do Trabalho Científico; Sociologia do Desenvolvimento.