Márcia Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou um estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2018-2019). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC, vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFABC (2021-2023) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores que ensinam matemática (Texto informado pelo autor).

Informações coletadas do Lattes em 19/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: O Percurso da Didatização do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático
Elio Carlos Ricardo. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Ensino de Álgebra; Pensamento Algébrico; Transposição Didática; Teoria Antropológica do Didático; Livro Didático. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Matemática

2002 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Bases Multiplicativas para álgebras Schurian Triangulares,Ano de Obtenção: 2005
Flavio Ulhoa Coelho.Palavras-chave: Álgebras Schurian; Álgebras triangulares; Bases Multiplicativas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação

1995 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: Uma idéia para o Laboratório de Matemática,Ano de Obtenção: 1999
Nílson José Machado.Palavras-chave: Matemática; Educação; Experiência; Laboratório.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.

Especialização interrompida em 2001 em Matematica

2001 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2001

Graduação em Licenciatura em Matemática

1991 - 1994

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, IE-UL, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Formação complementar

2012 - 2012

Capacitação de Mediadores do Programa UNIVESP. (Carga horária: 72h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

2011 - 2011

Iniciação à Teoria Antropológica do Didático. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

2010 - 2010

Formação de tutores para cursos de EAD. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Representações de Álgebras.

Organização de eventos

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA . III WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2021. (Outro).

AGUIAR, MARCIA ; RIBEIRO, A. J. . O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA BÁSICA - Curso de extensão. 2021. (Outro).

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . II WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2020. (Outro).

AGUIAR, M. . XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Congresso).

AGUIAR, M. . I WORKSHOP -TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2019. (Outro).

AGUIAR, M. . UFABC para todos. 2017. .

AGUIAR, M. . História da Álgebra -Palestra proferida pelo Prof. Dr. Flávio Ulhoa Coelho (IME-USP). 2017. (Outro).

AGUIAR, M. . Roda de conversa baseada em experiências brasileiras inspiradas na pedagogia de José Pacheco. 2016. (Outro).

AGUIAR, M. . UFABC para todos. 2016. (Exposição).

Participação em eventos

Estudos de aula na formação contínua de professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa s. 2021. (Seminário).

Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2021. (Seminário).

XIII Summer Workshop in Mathematics.Promover aprendizagens profissionais a professores utilizando-se do raciocínio dos estudantes ao resolver tarefas matemáticas. 2021. (Seminário).

Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática - SPIEM - SBEM - SEIEM. 2020. (Seminário).

III Simpósio do Programa de Pós- Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. (Simpósio).

IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática.O uso do raciocínio dos estudantes como ferramenta de aprendizagem para os professores. 2020. (Oficina).

VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Simpósio).

XII Summer Workshop in Mathematics? held at the University of Brasília. Mathematical and didactic knowledge of basic education teachers concerning patterns and regularities: reflections on continuing education based on practice. 2020. (Congresso).

11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 11 ds. Mathematical and didactical knowledge about patterns and regularities mobilized by teachers in a professional learning task. ( ). 2019. (Congresso).

Mostra do CAEM-2019 - IME-USP.O conhecimento do professor para ensinar Álgebra relacionado à noção de padrões e regularidades na Educação Básica.. 2019. (Encontro).

XXIII EBRAPEM. 2019. (Encontro).

Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM-2018.Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. 2018. (Encontro).

VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. 2017. (Congresso).

XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM.As questões do ENEM (2012-2016) na perspectiva da Abordagem CTS. 2017. (Encontro).

1o Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.O Percurso do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática. As Lacunas do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática. 2016. (Congresso).

Non-Associative Algebras and Related Topics. 2011. (Congresso).

Forum Mundial de Educação Infantojuvenil.Construção do Pensamento Algébrico através do estudo de padrões. 2010. (Encontro).

Algebras, Representations and Applications. 2009. (Congresso).

Colóquios Acadêmicos do Centro Universitário FIEO.Criando jogos nas aulas de Matemática de Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP.Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. 2005. (Simpósio).

Décima OItava Escola de Álgebra. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: NATALIA NASCIMBEN DELMONDI MUNHÓZ

Pazuch, V.;AGUIAR, M.; DALTO, J. O.. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES E TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A PRÁTICA REFLEXIVA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Marcio Alexandre Volpato

TREVISAN, A. L.; ARAMAN, E. M. O.;AGUIAR, M.. AÇÕES DO PROFESSOR PARA PROMOÇÃO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM MOMENTOS DE DISCUSSÃO COLETIVA EM AULAS DE CÁLCULO. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Cícero Leonardo Bezerra de Morais

CASTILHO, T. N.; TELES, R. S.; KUNZEL, R.;AGUIAR, M.. DEMONSTRAÇÕES DE IDENTIDADES TRIGONOMÉTRICAS - UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DEREPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS E ALGÉBRICAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado Profi ssional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luis Felipe Gonçalves Carneiro

ARAMAN, E. M. O.; TREVISAN, A. L.;AGUIAR, M.; SERRAZINA, M. L.. Processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Germano dos Santos

Oliveira Júnior, A. P.;AGUIAR, M.; Goulart, A.. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Angélica do Carmo da Silva Chico

ALBRECHT, EVONIR;AGUIAR, M.; SOUZA, A. C.. O desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Eduardo Machado da Silva

SANTOS, V. M.; SAVIOLI, A. M. P. D.;AGUIAR, MARCIA; MILANI, R.; OLIVEIRA, J. C. G.. Concepções dos professores de Cálculo Diferencial e Integral das FATECs sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem na Formação de Tecnólogos. 2020. Tese (Doutorado em Programa em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: VANIA BATISTA FLOSE JARDIM

RIBEIRO, A. J.AGUIAR, MARCIA; ELIAS, H. R.; PAIVA, M. A. V.; VERDEJO, A. J. M.. A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FUTUROS PROFESSORES DEMATEMÁTICA SOBRE A ESTRUTURA ALGÉBRICA DE GRUPOS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Marcel Messias Gonçalves

RIBEIRO, A. J.AGUIAR, MARCIA; Pazuch, V.; LUCHETTA, V. O. J.; TREVISAN, A.; PONTE, J. P.. EXPLORANDO A SIMETRIA EM CONTEXTOS ALGÉBRICOS EM UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Daniela Inês Baldan da Silva

RIBEIRO, A. J.AGUIAR, M.; FRANZOLIN, F.; CARDOSO, V.; CYRINO, M. C. C. T.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTOALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Eduardo Machado da Silva

SANTOS, V. M.; SAVIOLI, A. M. P. D.;AGUIAR, M.. Concepções dos Professores sobre o Ensino e Aprendizagem de Cálculo em Cursos de Formação de Tecnólogos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcio Alexandre Volpato

TREVISAN, A. L.; ARAMAN, E. M. O.;AGUIAR, MARCIA. Ações do professor para promoção do raciocínio em momentos dediscussão coletiva em aulas de Cálculo. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: NATALIA NASCIMBEN DELMONDI MUNHÓZ

Pazuch, V.;AGUIAR, MARCIA; DALTO, J. O.. AÇÕES E REFLEXÕES SOBRE E NA PRÁTICA DOCENTE: DISCUTINDO AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR E O ENSINO DETRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Luis Felipe Gonçalves Carneiro

ARAMAN, E. M. O.; TREVISAN, A.;AGUIAR, MARCIA; SERRAZINA, M. L.. Processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do Ensino Fundamental. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Vasconcelos Negrini

TREVISAN, A. L.; ELIAS, H. R.; MATA-PEREIRA, J.;AGUIAR, M.. PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DE ESTUDANTES DE CÁLCULODIFERENCIAL E INTEGRAL EM UMA TAREFA EXPLORATÓRIA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Germano dos Santos

Oliveira Júnior, A. P.;AGUIAR, M.; Goulart, A.. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Angélica do Carmo da Silva Chico

ALBRECHT, EVONIR;AGUIAR, MARCIA; SOUZA, A. C.. O desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Bruna Angelis de Paula

ARAMAN, E. M. O.; TREVISAN, A.;AGUIAR, MARCIA. Tarefas Exploratórias E Raciocínio Matemático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: VICTORIA MAZZA GARCIA DE SOUZA

COELHO, F. U.;AGUIAR, MARCIA; LUCHETTA, V. O. J.. Números Negativos: da origem ao ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcia Rodrigues Santos

COELHO, F. U.;AGUIAR, M.; MURAKAMI, L. S. I.. Equações Quadráticas: Análise de livro didático relacionada ao seu desenvolvimento histórico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo.

MAURO, R.;AGUIAR, MARCIA; Pazuch, V.. Concurso público para professor da disciplina Matemática Financeira. 2017.

AGUIAR, M.; REIS, R. W.; SOUZA, R.. Concurso Píblico de Docente para a Disciplina de Cálculo I. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

AGUIAR, M.; FREITAS, M. A.; SILVA, R. G.. Concurso Público de Docente para a disciplina. 2012. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

AGUIAR, M.; Rocha, J. C.; FUJITA, I. K.. Concurso Público de Docente para a disciplina Cálculo I. 2011. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

AGUIAR, M.; Rocha, J. C.; FUJITA, I. K.. Concurso Público de Docente para a Disciplina Matemática. 2011. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

AGUIAR, M.; Rocha, J. C.; FUJITA, I. K.. Concurso Público de Docente para a Disciplina de Matemática. 2011. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

Comissão julgadora das bancas

Ana Paula Jahn

RICARDO, E. C.; MACHADO, N. J.; OLIVEIRA, M. P. P.;JAHN, A. P.; CYRINO, M. C. C. T.. O percurso da didatização do pensamento algébrico no ensino fundamental: uma análise a partir da transposição didática e da teoria antropológica do didático. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Clezio Aparecido Braga

BRAGA, C. A.. Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. 2005. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Diane Castonguay

CASTONGUAY, D.; COELHO, F. U.; BRAGA, C. A.. Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. 2005. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Elio Carlos Ricardo

RICARDO, Elio CarlosPIETROCOLA, Maurício; MACHADO, N. J.; JAHN, A. P.; CYRINO, M. C. C. T.. O Percurso da Didatização do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Elio Carlos Ricardo

RICARDO, Elio CarlosPIETROCOLA, Maurício; MACHADO, N. J.. O Percurso da Construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Manoel Oriosvaldo de Moura

MOURA, M. O. de; MACHADO, Nilson José. A idéia de laboratório de matemática. 1997. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

RICARDO, E. C.; MACHADO, N. J.; OLIVEIRA, M. P. P.;CYRINO, M.C.C.T.; JAHN, A. P.. O percurso da didatização do pensamento algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Orientou

GUSTAVO LUIS DA COSTA

A TEORIA DOS NÚMEROS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES A ENSINAR E SABERES PARA ENSINAR; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Paulo Dante de Toledo Serrain

O modelo PLOT e a aprendizagem profissional docente sobre o raciocínio matemático em álgebra no contexto da formação continuada; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira

Oportunidades de aprendizagem profissional para o ensino de função: um estudo com futuros professores de matemática da educação básica; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação - Didática da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (Orientador);

Marcel Messias Gonçalves

O Conceito de Simetria na Álgebra Escolar: um estudo sobre o conhecimento dos professores; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC; (Coorientador);

Daniela Inês Baldan da Silva

A formação Continuada em Pensamento Algébrico e os seus impactos na Prática Letiva dos Professores; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC; (Coorientador);

VANIA BATISTA FLOSE JARDIM

A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A ESTRUTURA ALGÉBRICA DE GRUPOS; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC; (Coorientador);

Maria de Fátima Costa Sbrana

A Contextualização da Matemática a partir da Abordagem CTS na perspectiva de Educação Matemática Crítica; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC; Coorientador: Marcia Aguiar;

Karina Aguiar Alves

Perfil conceitual de equação e a sala de aula da Educação Básica: Uma análise do conhecimento profissional docente; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcia Aguiar;

Lucas de Souza

O conceito de função nos livros didáticos: uma análise praxeológica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC; Orientador: Marcia Aguiar;

André de Sousa

Uma análise do desenvolvimento do Ensino de Álgebra proposta na Base Nacional Comum Curricular; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Marcia Aguiar;

Gustavo Longhi Luiz

As contribuições da Geometria Dinâmica para o Ensino de Geometria na Educação Básica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação da Universidade Federal do ABC; Orientador: Marcia Aguiar;

Foi orientado por

Flavio Ulhoa Coelho

Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares; 2005; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Flavio Ulhoa Coelho;

Elio Carlos Ricardo

O Percurso da Didatização do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Elio Carlos Ricardo;

Nílson José Machado

Uma idéia de Laboratório de Matemática; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Nílson José Machado;

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques . OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE. PARADIGMA (MARACAY) , v. 43, p. 273-296, 2022.

  • SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . Desvelando Caminhos para a Aprendizagem Profissional do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais:Análisedas Ações de uma Formadora. Educação Matemática Pesquisa , v. 24, p. 418-455, 2022.

  • AGUIAR, MARCIA ; DONA, E. G. ; JARDIM, V. B. F. ; RIBEIRO, A. J. . Learning opportunities experienced by mathematics teachers: unveiling actions and role of the teacher educator during a formative process. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 23, p. 112-140, 2021.

  • AGUIAR, MARCIA ; PONTE, J. P. ; RIBEIRO, A. J. . Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 35, p. 794-814, 2021.

  • RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L. . Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Revista Quadrante , v. 29, p. 52-73, 2020.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M. . A abordagem CTS e a educação matemática crítica como estratégia de ensino-aprendizagem na formação de professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 12, p. 3-26, 2019.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, MARCIA . A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 13, p. 1/925-14, 2019.

  • ALVES, K. A. ; AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J. . As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 20, p. 22-42, 2018.

  • COELHO, F. U. ; AGUIAR, M. . A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 32, p. 171-187, 2018.

  • ALVES, KARINA AGUIAR ; SILVA, REGINA LUCIA DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; AGUIAR, MARCIA . Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação. Revista de Educação Matemática , v. 15, p. 580-597, 2018.

  • AGUIAR, M. ; Ana Lúcia Lucena ; Cristina Bassi ; Letícia Vidor ; Paulo Cunha . Programa Acelera Brasil - Livro 1- Minha identidade. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2009. v. 1. 178p .

  • AGUIAR, M. ; Letícia Vidor ; Paulo Cunha ; Cristina Bassi ; Ana Lúcia Lucena . Programa Acelera Brasil - Livro 2 - As Criações de cada um. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2009. v. 1. 200p .

  • AGUIAR, M. ; Ana Lúcia Lucena ; Cristina Bassi ; Letícia Vidor ; Paulo Cunha . Programa Acelera Brasil - Livro 3 - Nossa História, nossa Cultura. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2009. v. 1. 187p .

  • AGUIAR, M. ; Ana Lúcia Lucena ; Cristina Bassi ; Letícia Vidor ; Paulo Cunha . Programa Acelera Brasil - Livro 4 - A Terra que queremos. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2009. v. 1. 196p .

  • AGUIAR, M. ; Ana Lúcia Lucena ; Cristina Bassi ; Letícia Vidor ; Paulo Cunha . Programa Acelera Brasil - Livro do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2009. v. 1. 155p .

  • Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA ; Trevisan, André Luis ; Elias, Henrique Rizek . How Teachers Deal with Students Mathematical Reasoning When Promoting Whole-Class Discussion During the Teaching of Algebra. In: Alina Galvão Spinillo; Síntria Labres Lautert; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. (Org.). Mathematical Reasoning of Children and Adults. 1ed.: Springer International Publishing, 2021, v. , p. 239-264.

  • TREVISAN, A. L. ; FERREIRA, M. C. N. ; AGUIAR, M. . O Pensamento Funcional nas disposições curriculares e possibilidades para o ensino. In: Marcelo Navarro da Silva; Simone Bueno. (Org.). Estudos sobre currículos na Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 1, p. 91-114.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, MARCIA ; MACIEL, M. D. . A contextualização da matemática a partir da abordagem CTS na perspectiva da Educação Matemática Crítica. In: Maria Delourdes Maciel; María Antonia Manassero-Mas; Evonir Albrecht. (Org.). Ensino, Pesquisa e Formação (Coleção Ciências, tecnologia e sociedade no currículo, no ensino e na formação de professores). 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2019, v. 2, p. 109-123.

  • RIBEIRO, A. J. ; Pazuch, V. ; AGUIAR, M. . O uso de vídeos em aula em um processo formativo sobre o ensino deálgebra. In: Ricardo S. R. Sila. (Org.). Processos formativos em Educação Matemática: Perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 179-208.

  • ALVES, K. A. ; AGUIAR, M. . O Perfil conceitual de equação como uma estratégia de desenvolvimento de Tarefas de Aprendizagem Profissional do professor que ensina matemática. In: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco J. B. Bezerra; Vivilí M. S. Gomes. (Org.). Formação de Professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2017, v. 1, p. 107-124.

  • AGUIAR, M. ; RICARDO, E. C. . O percurso da construção do pensamento algébrico nos livros didáticos de Matemática e a Formação do Professor. In: Amélia Lopes; Maria A. Cavalcante; Dalila A. Oliveira; Álvaro M. Hypólito. (Org.). Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. 1ed.Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014, v. 01, p. 831-844.

  • SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. In: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020, São Paulo. Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020. v. 1. p. 1196-1203.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M. . A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. In: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020, São Paulo. Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020. v. 1. p. 1317-1327.

  • EFFEN, F. M. ; AGUIAR, M. . UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. In: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020, São Paulo. Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, 2020. v. 1. p. 1467-1475.

  • SILVA, V. A. ; DIAS, A. O. P. ; AGUIAR, MARCIA . Conhecimentos Matemáticos e Didáticos de uma professora em sua prática de sala de aula: um estudo de caso desenvolvido em um processo de formação continuada. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? XIII ENEM, 2019, Cuiabá - MT. Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e salas de aula, 2019. v. 1. p. 1-14.

  • AGUIAR, MARCIA ; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P. . Mathematical and didactical knowledge about patterns and regularities mobilized by teachers in a professional learning task.. In: 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 11, 2019, Utrecht. 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 11, 2019. p. 3815-3822.

  • AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P. . Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM-2018, 2018, Coimbra - Portugal. Investigação em Educação Matemática - 2018 -A Aula de Matemática. Coimbra: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, 2018. p. 471-490.

  • AGUIAR, M. ; ALVES, K. A. ; RIBEIRO, A. J. . Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - VIII CIBEM, 2017, Madrid. VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - VIII CIBEM - Madrid-2017, 2017. p. 38-50.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M. . Contextualização CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ENEM (2012-2016). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, 2017. p. 1-8.

  • SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M. . As questões do ENEM (2012-2016) na perspectiva da Abordagem CTS. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM, 2017, São Paulo. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM, 2017. p. 1505-1518.

  • AGUIAR, M. . As Lacunas do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática. In: 12o Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM - 2016, 2016, São Paulo. 12o Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. v. 1.

  • AGUIAR, M. ; RICARDO, E. C. . O Percurso do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria Antropológica do Didático. In: 1o Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática - LADiMa, 2016, Bonito. 1o Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática - LADiMa, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • AGUIAR, M. . O Percurso da construção do Pensamento Algébrico nos Livros Didáticos de Matemática e a Formação de Professor. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. v. 01. p. 831-844.

  • AGUIAR, M. ; COELHO, F. U. . O Teorema de Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. In: I Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP, 2005, São Paulo. Ata do Simpósio, 2005.

  • AGUIAR, MARCIA . Conhecimento do professor da Educação Básica acerca do ensino do pensamento algébrico - Palestra - Encontros de Educação Matemática ? IFRJ / Campus Nilópolis.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA . Promover aprendizagens profissionais a professores utilizando-se do raciocínio dos estudantes ao resolver tarefas matemáticas - XIII Summer Workshop in Mathematics - UnB.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L. ; ELIAS, H. R. . Como professores lidam com o raciocínio matemático dos alunos ao promoverem o debate durante o ensino da Álgebra-Ciclo de Palestras promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática NUPPEM - UFPE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, M. . Pesquisas sobre Educação Matemática e Formação de Professores - Palestra na disciplina de Seminários I - Programa de Pós-Graduação de Ensino e História das Ciências e da Matemática - UFABC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, M. ; SILVA, V. A. . Mathematical and didactic knowledge of basic education teachers concerning patterns and regularities: reflections on continuing education based on practice - XII Summer Workshop in Mathematics - University of Brasília. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA ; TREVISAN, A. L. . O uso do raciocínio dos estudantes como ferramenta de aprendizagem para os professores. IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática. CIEspMat - FE - UNICAMP. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, MARCIA . O conhecimento do professor para ensinar Álgebra relacionado à noção de padrões e regularidades na Educação Básica. (Mostra do CAEM - 2019 - IME/USP). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, MARCIA . Reflexões sobre uma formação de professor de matemática ancorada na sala de aula. (Seminários de Ensino de Matemática - SEMA - FEUSP). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, MARCIA . Mathematical and didactical knowledge about patterns and regularities mobilized by teachers in a professional learning task. ( 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 11 - Utrecht - Netherlands). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, M. . O conhecimento do professor de matemática para ensinar álgebra na educação básica: uma experiência de formação ancorada na prática - I Simpósio de Ensino de Matemática - ProfMat - Unifesp Diadema. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . Aprendizagem profissional do professor de Matemática e o ensino de Álgebra: um estudo envolvendo os contextos da escola básica e da universidade- Seminário no doutoramento em Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P. . Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. (Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra - Coimbra - Portugal). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, M. . Padrões e Regularidades no Ensino de Álgebra: Investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemática. (Seminário - Universidade do Porto - Porto - Portugal).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, M. . Desvelando os conhecimentos prévios dos professores em formação inicial acerca de Padrões e Regularidades. (Oficina - Universidade do Porto - Porto - Portugal). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, MARCIA ; ALVES, K. A. ; RIBEIRO, A. J. . Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, M. . As Lacunas do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, M. ; RICARDO, E. C. . O Percurso do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, M. ; RICARDO, E. C. . O Percurso da Construção do Pensamento Algébrico nos Livros didáticos de matemática e a formação do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, M. ; Amaral, J. T. . As Concepções de Matemática de professores de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, M. . Construção do Pensamento Algébrico através do estudo de padrões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, M. . A Construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, M. . A Criação de Jogos nas Aulas do Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, M. ; COELHO, F. U. . Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

AGUIAR, M. . Parecerista do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XIV EPEM. 2020.

AGUIAR, M. . Parecerista do IX Encontro de Iniciação Científica - Pró-reitoria de Pesquisa da UFABC. 2019.

AGUIAR, M. . Parecerista do Encontro de Investigação em Educação Matemática ? EIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM. 2019.

AGUIAR, MARCIA ; RIBEIRO, A. J. . O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA BÁSICA. 2021. .

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA . III WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2021. .

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . II WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (Oficina). 2020. .

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . I WORKSHOP 'TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (Oficina). 2019. .

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . PADRÕES E REGULARIDADES NA MATEMÁTICA ESCOLAR: EXPLORANDO NÚMEROS, ÁLGEBRA E GEOMETRIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. . O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBRECHT, E. ; SBRANA, M. F. C. ; AGUIAR, M. . ABORDAGENS DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O ENEM. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AGUIAR, M. . (Teia do Saber) Metodologias de Ensino de disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Matemática - II (Curso em Continuidade). 2006. .

AGUIAR, M. . (Teia do Saber) Área de Ciências da Natureza: Matemática II do Ensino Médio. 2005. .

AGUIAR, M. . (Teia do Saber) Metodologias de Matemática no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2005. .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Raciocínio matemático na Escola básica: investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemátic, Descrição: Desvelar e compreender o conhecimento matemático dos professores para o ensino constitui um importante campo de pesquisa na formação de professores, em especial, quando se considera a prática letiva como ponto de partida. No estudo, pretendemos compreender as oportunidades de aprendizagem profissional do professor (APP) para o desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino acerca de processos de raciocínio como conjecturar, generalizar e justificar, sendo o raciocínio matemático uma competência básica na aprendizagem. Assim, assumimos que processos formativos que consideram a prática letiva do professor e as discussões coletivas como cernes na APP podem contribuir para a (re)construção do conhecimento matemático para o ensino. Com o objetivo de compreender como ocorre a (re)construção de conhecimentos matemáticos de professores para o ensino na escola básica acerca dos processos de conjecturar, generalizar, justificar presentes na matemática escolar, queremos responder: Como as tarefas de aprendizagem profissional (TAP), as discussões coletivas e o papel e as ações do formador realizadas em processos formativos podem contribuir na (re)construção do conhecimento matemático para o ensino acerca dos processos de raciocínio matemático? A produção de dados será realizada em dois ciclos de um processo formativo para professores de matemática, por meio do uso de TAP. Essas TAPs serão construídas a partir de registros de práticas dos professores, e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito dos processos de raciocínio matemático na escola básica. A metodologia se insere em uma perspectiva qualitativa-interpretativa, por meio do Design-Based Reseach (DBR) e visa oportunizar a professores, por meio de um trabalho colaborativo, aprendizagens a respeito dos processos do raciocínio matemático. Assim pretendemos contribuir para a implementação de novas práticas e a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Vinicius Pazuch - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Felipe Oliveira - Integrante / Vania Batista Flose Jardim - Integrante / Joana Mata-Pereira - Integrante / Gustavo Luis da Costa - Integrante / PAULO DANTE DE TOLEDO SERRAIN - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2021

    Aprendizagem profissional do professor de Matemática e o ensino de Álgebra: um estudo envolvendo os contextos da escola básica e da universidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Evonir Albrecht em 22/10/2019., Descrição: A problemática desenhada para esse projeto de pesquisa fundamenta-se em resultados obtidos na literatura e que indicam a carência de pesquisas que se proponham a investigar e desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. A partir disso, o objetivo principal da pesquisa configura-se em compreender como se constitui e explicar como se desenvolve a aprendizagem profissional do professor de matemática no que tange ao ensino de Álgebra. Entende-se a aprendizagem profissional do professor construída na prática da sala de aula e a partir dela, e que essa aprendizagem é mediada por tarefas de aprendizagem profissional (TAP), pelas discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Além disso, ao se investigar a formação de professores que ensinam matemática, um importante desafio a ser enfrentado é o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, por meio da design-based research (DBR) e, em especial, em um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores ? trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores ? desenvolvam aprendizagens que lhes possibilitem implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Por fim, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como um componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / João Pedro da Ponte - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Felipe Oliveira - Integrante / Hélia Oliveira - Integrante / Daniela Inês Baldan da Silva - Integrante / Marcel Messias Gonçalves - Integrante / André Trevisan - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Padrões e Regularidades no Ensino de Álgebra: investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemática, Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a (re)construção de conhecimentos matemáticos e didáticos de professores da educação básica, no que diz respeito à noção de padrões e regularidades presentes no ensino da álgebra, em um processo de formação continuada. A produção dos dados será desenvolvida em um curso de formação continuada para professores de matemática, por meio do uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional. Essas tarefas serão construídas a partir de registros de práticas dos próprios professores participantes e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito da noção de padrões e regularidades na matemática escolar. Por fim, pretende-se encontrar caminhos para compreender como se constitui a aprendizagem profissional do professor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais, Descrição: Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão ? complementar a essa primeira ? será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Karina Aguiar Alves - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Vinicius Pazuch - Integrante / Maria de Fátima da Costa Sbrana - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Inovação Curricular em Física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, Descrição: Participação como aluna de doutorado - (PROJETO TEMÁTICO - FAPESP) O projeto visa a pesquisar os processos de produção de saberes escolares relacionados às teorias modernas e contemporâneas da Física. Partindo de referências da didática das ciências na tradição francesa, pretendemos desenvolver conhecimentos teóricos e metodológicos capazes de caracterizar o processo de didatização dos saberes escolares. As linhas gerais de pesquisa do projeto são o desenvolvimento teórico dos processos de didatização dos saberes escolares e dos saberes e das práticas docentes; o design, desenvolvimento, análise e validação de sequências didáticas envolvendo tópicos de Física Moderna e Conteporânea; o aprofundamento e análise teórico-metodológico das noções de obstáculos pedagógicos e epistemológicos utilizados para caracterizar as dificuldades no processo de transposição de conteúdos das teorias modernas e contemporâneas. Utilizaremos como fonte de dados da pesquisa a análise de situações de ensino em condições reais de sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Maurício Pietrocola - Coordenador / Elio Carlos Ricardo - Integrante / Marcelo Barros - Integrante / Cibelle Silva - Integrante.

  • 2010 - 2014

    História e Filosofia da Ciência na formação de professores e suas Implicações Didáticas, Descrição: Participação como aluna de doutorado - Em pesquisas anteriores fora investigado as dificuldades que os professores enfrentavam para implementar em suas práticas inovações didáticas e as possibilidades de oferecer a eles alternativas a partir de discussões teóricas oriundas, principalmente, da didática francesa. Agora pretende-se enfrentar a resistência a mudanças em suas concepções e representações acerca da ciência e do ensino da ciência a partir de reflexões Histórico-filosóficas. Mais precisamente, prop~e-se a investigar o papel que a história e a filisofia da física podem desempenhar na formação dos professores. Mas, não se trata de reduzir a história e a filosofia da física somente para o enfrentamento de dificuldades de aprendizagem. Trata-se de superar as falsas evidências e a familiaridade enganosa com os saberes escolares, frutos de um processo transpositivo que implica um exílio histórico-epistemológico de suas origens de produção e justificação. Para isso, o aprofundamento da compreensão da relação entre a teoria e a realidade, o papel da matemática na física, para além de mera linguagem de comunicação, e a apropriação da matéria pelo pensamento serão alguns dos principais temas a serem investigados, além da evolução histórica das teorias e das concepções epistemológicas que as apoiaram. A fim de limitar o período histórico de investigação, optou-se pelo século XVIII e as contribuições de D'Alembert, Euler e Lagrange, entre outros, na elaboração da chamada mecânica analítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Elio Carlos Ricardo - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    As concepções sobre o conhecimento matemático na formação dos futuros professores de Ciências, Descrição: O projeto visa investigar a formação matemática dos futuros professores e dos professores de Ciências (Física, Química e Biologia) em exercício. Para isso, vamos analisar quais são as concepções sobre o conhecimento matemático desses futuros e atuais professores. Com essas análises, pretendemos sugerir intervençõesna formação inicial e continuada dos professores de Ciências, em relação, ao conhecimento de matemática. Iniciamos as análises com professores formados e em formação em Química, as outras análises estão em andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador / João Tomas do Amaral - Integrante.

  • 2010 - 2014

    As concepções de ensino de álgebra e a formação de professores, Descrição: Essa pesquisa pretende investigar as concepções de ensino de álgebra dos professores de matemática formados e em formação. Para isso, vamos utilizar a Teoria da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático para fazer uma análise epistemológica e didática do ensino de álgebra, com base na história do desenvolvimento da álgebra e do ensino de álgebra. Com essas análises, vamos propor discussões e reflexões que possam possibilitar mudanças nas concepções de ensino desses professores. Essa pesquisa é fruto do trabalho realizado no doutorado, no qual analisamos o percurso da construção do pensamento algébrico em materiais didáticos, nos anos finais do Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador.

Prêmios

2015

Aprovada em Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto, Universidade Federal do ABC.

2011

Aprovada em Concurso Público de Docente, Centro Paula Souza - Fatec-Osasco.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. , Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, 09210580 - Santo André, SP - Brasil - Caixa-postal: 05468, Telefone: (011) 49968328, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2021

    Direção e administração, Centro de Matemática, Computação e Cognição.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática (2021-2023).

  • 05/2021

    Ensino, Ensino e História das Ciências e da Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Matemática

  • 05/2021

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Educação Matemática II

  • 09/2020

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática nos Anos Iniciais

  • 02/2020

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Plana Axiomática, Simetria no Plano Euclidiano

  • 09/2019

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra na Educação Básica

  • 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Matemática, Computação e Cognição.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE - da Licenciatura em Matemática da UFABC.

  • 09/2017

    Ensino, Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental

  • 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Matemática, Computação e Cognição.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.

  • 02/2016

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento e Aprendizagem, Estágio Supervisionado, Fundamentos da Álgebra, Fundamentos de Geometria, Geometria Plana e Contruções Geométricas

  • 02/2020 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Matemática, Computação e Cognição.,Cargo ou função, Representante titular do curso de Licenciatura em Matemática no Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC)..

2000 - 2015

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

  • 02/2009

    Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Fundamentos de Matemática

  • 02/2009

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Fundamentos de Matemática

  • 02/2008 - 12/2014

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário FIEO.,Serviço realizado, Orientação aos alunos monitores.

  • 02/2011 - 12/2011

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário FIEO.,Serviço realizado, Orientação de Estágio Supervisionado na Matemática - Licenciatura.

  • 01/2008 - 12/2011

    Ensino, Matemática-Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Matemática, Seminários de Resolução de Problemas II

  • 02/2004 - 12/2010

    Ensino, Matemática-Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria I, II, III e IV, Construções Geométricas

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada

  • 02/2002 - 12/2003

    Direção e administração, Centro Universitário FIEO.,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Ensino de Matemática.

  • 02/2002 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário FIEO.,Serviço realizado, Orientação de Estágio Supervisionado para o curso de Licenciatura em Matemática; Orientação Didática aos alunos do curso de matemática-licenciatura.

  • 02/2001 - 12/2003

    Ensino, Matemática-Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico e geometria descritiva I e II, Fundamentos de Geometria Elementar I e II, Construções Geométricas, Geometria Analítica e Vetorial II

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I e II

  • 02/2000 - 12/2001

    Ensino, Matemática-Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Matemática

2011 - 2015

Faculdade de Tecnologia de Osasco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2015

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia de Osasco - FATEC.,Serviço realizado, Orientação ao estágio supervisionado - 4h semanais.

  • 01/2012

    Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta

  • 09/2011

    Ensino, Manutenção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática

  • 09/2011

    Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática

  • 01/2012 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Osasco - FATEC.,Cargo ou função, Elaboração e avaliação da nova organização do curso de Fundamentos de Matemática - 4h semanais..

2010 - 2011

Centro de Formação da Escola da Vila

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Formadores de professores, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação como formadora no acompanhamento dos professores da EE Romeu de Moraes que envolveu a Reflexão crítica e a discussão sobre a prática docente

2004 - 2004

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino -PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
O PAE é um programa para estagiários que desenvolvem atividades didáticas junto às disciplinas. No caso, foi relacionado com a disciplina Álgebra Linear I, do Departamento de Matemática do IME-USP, para os alunos de graduação do curso de Física, sob a supervisão do Prof. Dr. Flávio Ulhoa Coelho.

1996 - 2001

Colégio Equipe

Vínculo: Professor - Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática de 5a a 8a séries, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/1996 - 06/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática de 5a à 8a série

1995 - 1995

COLÉGIO GALILEU GALILEI

Vínculo: Professor- Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática das 6as séries, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1995 - 12/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para as 6as séries

1994 - 1994

E.E.P.G. Professor Monte Serrat

Vínculo: Professor - Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática da 6a e 8a séries, Carga horária: 6

Outras informações:
Esta atividade profissional não possui comprovante

Atividades

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para as 6a e 8a séries