William Volino de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2001), graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estácio de Sá (2007), Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (2016), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela UERJ (2008). Na área de educação, tem Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2002) e Especialização em Ensino à Distância da UNISEB/Estácio (2016). Na área de saúde tem Especialização em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (2017), Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá (2018), Especialização em Psiquiatria pela Universidade Estácio de Sá (2018), Especialização em Medicina do Trabalho pela FG Faculdades (2018), Especialização em Transtornos mentais - neurobiologia e Psicofarmacologia pela Faculdade Unyleya (2020), Especialização em Dependência Química pela Universidade Cândido Mendes (2021), Especialização em Transtornos Neurocognitivos - Demências pela Faculdade Unyleua (2021), Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC-RS (2022), Especialização em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência pelo CBI of Miami (2024) e Especialização em Psicofarmacologia na prática clínica pela PUC-PR (2025). Foi professor na Universidade Geraldo di Biasi, em Barra do Piraí e Volta Redondae na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, Petrópolis e Niteroi. Foi Gestor Nacional do curso de Ciências Biológicas da Estácio e coordenador local do curso de Ciências Biológicas do campus R9 Taquara da Universidade Estácio de Sá. Atuou como Médico de Família em clínicas do Rio de Janeiro-RJ. Foi professor do Internato em Educação Básica, Clínica Médica e Programa Estratégia Saúde da Família do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Já atuou como Médico Psiquiatra do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Clínica da Família João Batista Chagas do Rio de Janeiro-RJ, atendeu nos ambulatórios de Psiquiatria do grupo Memorial/Assim, NotreDame Intermédica, Leve Saúde e Klini Saúde. Atualmente trabalha em consultório próprio e em ambulatórios do grupo Camim.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Diversidade Genética e Filogeografia molecular de Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus (Mammalia: Xenarthra) através de ADN mitocondrial (Citocromo b)
, Ano de obtenção: 2008. Lena Geise. Palavras-chave: filogeografia; citocromo b; Dasypus novemcinctus; Euphractus sexcinctus.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária)

2002 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: Estudo da Intersexualidade em espécies domésticas
, Ano de Obtenção: 2003.Beatriz Goldschmidt.Palavras-chave: intersexo; Citogenética; Estudo Molecular; animais.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Genética.

Especialização em andamento em Neuropsicologia dos Transtornos Mentais

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em andamento em Psicopatologia: os fundamentos da clínica em saúde mental

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em andamento em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia

2024 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em Psicofarmacologia na prática clínica.

2024 - 2025

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Não há
Orientador: Não há

Especialização em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência

2020 - 2024

Child Behavior Institute of Miami
Título: Sem Monografia

Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental

2020 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Importância da terapia combinada com Terapia Cognitivo-Comportamental e psicofármacos no tratamento dos transtornos depressivos e ansiosos e da esquizofrenia

Especialização em Transtornos Neurocognitivos - Demências

2020 - 2021

Faculdade Unyleya
Título: Não há.
Orientador: Não há.

Especialização em Dependência Química

2020 - 2021

Instituto Universitario Candido Mendes
Título: Não há.
Orientador: Não há.

Especialização em Transtornos mentais - neurobiologia e Psicofarmacologia

2019 - 2020

Faculdade Unyleya
Título: Não possui.

Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

2017 - 2018

Universidade Estácio de Sá
Título: Contribuição do Prontuário Eletrônico do Paciente na atenção à Saúde Mental realizada nas clínicas da família

Especialização em Psiquiatria

2016 - 2018

Universidade Estácio de Sá
Título: O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Bolsista do(a): Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, SESES, Brasil.

Especialização em Medicina do Trabalho

2016 - 2018

FG Faculdades
Título: SÍNDROME DE BURNOUT: DOENÇA OCUPACIONAL PRESENTE DESDE A FORMAÇÃO ATÉ A ATUAÇÃO DO MÉDICO ESPECIALISTA

Especialização em Saúde da Família

2016 - 2017

Universidade Estácio de Sá
Título: O prontuário eletrônico do paciente: uma abordagem sobre o tema e relato de sua utilização nas Clínicas da Família no Município do Rio de Janeiro

Especialização em Educação à Distância

2014 - 2016

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto
Título: Percepção dos professores do curso de Medicina Veterinária da Estácio quanto à utilização do Facebook como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem em um curso na modalidade presencial

Especialização em Docência Superior

2001 - 2002

Universidade Estácio de Sá
Título: Avaliação da Aprendizagem e o Exame Nacional de Certificação Profissional do Conselho Federal de Medicina Veterinária
Orientador: Eloísa Castro Silva

Graduação em Medicina

2009 - 2016

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

2003 - 2006

Universidade Estácio de Sá
Título: Detecção do gene Sry através da PCR (POLIMERASE CHAIN REACTION) em algumas espécies de animais domésticos intersexuados e sua contribuição para o entendimento da intersexualidade em mamíferos
Orientador: Thiago Dutra Vilar
Bolsista do(a): Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, SESES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2003 - 2006

Universidade Estácio de Sá
Bolsista do(a): Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, SESES, Brasil.

Graduação em Medicina veterinária

1997 - 2001

Universidade Estácio de Sá
Título: Diagnóstico de Colites Crônicas em cães (Canis familiaris)
Orientador: Adelaide Menezes de Magalhães

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

Liceu de Humanidades de Campos

Formação complementar

2020 - 2020

V Curso ABP/APAL/WAP de Atualização em Esquizofrenia. (Carga horária: 13h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2020 - 2020

IV Simpósio Internacional de Neurociências - SINC. (Carga horária: 13h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2020 - 2020

Saúde Mental: Manejo dos Transtornos de ansiedade. (Carga horária: 7h). , ArtMed, ARTMED, Brasil.

2020 - 2020

Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19). (Carga horária: 5h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2020 - 2020

Emergências Psiquiátricas. (Carga horária: 15h). , Manole Educação, MANOLE EDUCAÇÃO, Brasil.

2020 - 2020

Psiquiatria da Infância e adolescência. (Carga horária: 30h). , Manole Educação, MANOLE EDUCAÇÃO, Brasil.

2020 - 2020

Psiquiatria em 12 aulas. (Carga horária: 20h). , Manole Educação, MANOLE EDUCAÇÃO, Brasil.

2020 - 2020

Atualizações em Neurologia. (Carga horária: 4h). , ArtMed, ARTMED, Brasil.

2020 - 2020

I Simpósio Internacional de Psiquiatria e Psicologia. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2020 - 2020

VII Jornada de Emergências Psiquiátricas. (Carga horária: 13h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2019 - 2020

Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ8). (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2019 - 2020

Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (Promef14). (Carga horária: 120h). , Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.

2019 - 2020

Curso de Clínica Psiquiátrica 2019/2020. (Carga horária: 90h). , Manole Educação, MANOLE EDUCAÇÃO, Brasil.

2018 - 2019

Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (Promef13). (Carga horária: 120h). , Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.

2018 - 2019

Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ7). (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2018 - 2018

Medicina Interna - Atualização avançada em Clínica Médica. (Carga horária: 20h). , American College of Physicians - Brazil Chapter, ACP, Brasil.

2018 - 2018

Hanseníase na Atenção Básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2018 - 2018

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. (Carga horária: 30h). , FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, UFCSPA, Brasil.

2018 - 2018

XVIII Curso de Educação Médica Continuada CREMERJ em Endocrinologia. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2018 - 2018

Atenção Integral à Saúde da Mulher. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Atenção Integral à Saúde do Homem. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2018

Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ6). (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2017 - 2017

Material Didático - SAVA. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2017 - 2017

Suporte básico de vida em Cardiologia. (Carga horária: 1h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Educação Médica Continuada CREMERJ em Endocrinologia. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Sistema de Gestão de Padronização. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Artigo Científico. (Carga horária: 1h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

II Fórum de Emergência CREMERJ. (Carga horária: 11h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Educação Superior - Processos Regulatórios. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

?XVII Curso de Educação Médica Continuada em Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Mediação Pedagógica em Sala de Aula. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

I Fórum CREMERJ de Psiquiatria. (Carga horária: 12h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Eletrocardiograma em 7 aulas. (Carga horária: 10h). , Manole Educação, MANOLE EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Compliance. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Gun Jumping. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Nefrologia na Assistência Primária. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2017 - 2017

Sustentabilidade - Uma introdução ao tema. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2017

Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ) 5. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2016 - 2016

Primeiros Socorros. (Carga horária: 4h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Projeto de Pesquisa: do planejamento à submissão. (Carga horária: 1h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Feedback Docente. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias de Aprendizagem Ativa. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Interatividade em Sala de Aula. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Liderança e Gestão de Equipes. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Acessibilidade no Ensino Superior. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Modelos Educacionais e Tecnologia Web. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Eventos Científicos - o papel do avaliador. (Carga horária: 1h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

II Fórum da câmara técnica de Genética Médica. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, CREMERJ, Brasil.

2015 - 2015

Valores, Ética e Diferenças. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Tec e Recursos Digitais Educacionais no Ensino Sup. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Gestão Financeira. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Material Didático Digital. (Carga horária: 1h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Ambientação Presencial de Novos Coordenadores de Curso. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Governança Coorporativa. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Sistema de Gestão. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Sistema de Informação para Gestão Curricular. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Combate a Incêndio. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Introdução a Segurança do Trabalho. (Carga horária: 3h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2015 - 2015

Competências do Coordenador Gestor. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2014 - 2014

Educação colaborativa em EAD. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2014 - 2014

Didática. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2014 - 2014

Produção de Material Didático. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2014 - 2014

Aprendizagem Colaborativa em EAD. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2014 - 2014

Formação de autor de material didático. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2013 - 2013

Modelo de Ensino: concepção e recursos. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Mediação pedagógica em EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Educação e Sustentabilidade. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Uma leitura sobre a leitura. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Modelo de Ensino Estácio. (Carga horária: 12h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Processos e Ferramentas acadêmicos. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia do Caso Concreto. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2011 - 2011

Voz. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Questões. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Relação Professor-aluno. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Novo Modelo de Ensino Superior: 1º Período. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de Questões: Saúde. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de Questões: Licenciaturas. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação de Formação Inicial em Docência EAD. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2010 - 2010

Metodologias e Estratégias de Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Mediação Pedagógica. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Planejamento de Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Avaliação do Processo Ensino-Aprendizado. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Formação de Professores para Docência On-line. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Ensino e Avaliação por Competências. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Ensino Superior e TICs: Desafio e Possibilidade. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Metodologias e Estratégias de Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Palestra: Ensino superior questões e desafios.. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Orientação Pedagógica para Área de Saúde. (Carga horária: 6h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Treinamento sobre Orientação Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

Taxidermia de aves e mamíferos. (Carga horária: 12h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Etologia e Bem-Estar Animal. (Carga horária: 8h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2002 - 2002

Painel em Medicina Veterinária Sobre Ensino e Tecn. (Carga horária: 9h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Projeto Estácio Saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia.

Organização de eventos

VOLINO W. . Sala de Anatomia Humana da III Feira Acadêmica do UGB. 2008. (Exposição).

Participação em eventos

Brain - Congress on Brain, Behavior and Emotions 2021. 2021. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psiquiatria Online. 2021. (Congresso).

II Sipp - Simpósio Internacional de Psiquiatria e Psicologia. 2021. (Simpósio).

V SINC - Simpósio Internacional de Neurociências da ABP. 2021. (Simpósio).

XXIX Congresso Brasileiro de Neurologia. 2021. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Neurologia. 2021. (Congresso).

Brazilian Journal of Psychiatry Symposium 2020. 2020. (Simpósio).

Cipp - Congresso Brasileiro de Psiquiatria e Psicologia. 2020. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Departamentos e Comissões da ABP. 2020. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Psiquiatria Online. 2020. (Congresso).

IV SINC Simpósio Internacional de Neurociências da ABP. 2020. (Simpósio).

Sipp - Simpósio Internacional de Psiquiatria e Psicologia. 2020. (Simpósio).

V Curso ABP/APAL/WPA de Atualização em Esquizofrenia. 2020. (Simpósio).

VII Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas. 2020. (Simpósio).

30th World Psychiatric Association Educational Credits. 2019. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Contribuição do Prontuário Eletrônico do Paciente para a atenção à saúde mental realizada nas clínicas da família no Município do Rio de Janeiro. 2019. (Congresso).

VI Congresso Estadual ANCLIVEPA-RJ. 2017. (Congresso).

V Seminário de Pesquisa da Estácio.Apresentação oral. 2013. (Seminário).

X Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Estudo Biomolecular de anomalias da genitália externa e pseudo-hermafroditismo em cães.. 2010. (Congresso).

Câncer de Mama. 2009. (Outra).

I Fórum Anual de Docentes da Estácio. 2009. (Encontro).

IX Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. Exencefalia e fenda labial em gato/Fenda labial e palatina e cães. 2009. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. 2008. (Congresso).

VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Agenesia radial em gatos, pseudohermafroditismo em gato e equino.. 2008. (Congresso).

VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2006. (Congresso).

V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2005. (Congresso).

III Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá. 2004. (Seminário).

IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2004. (Congresso).

III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. 2003. (Congresso).

II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá. 2003. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de reprodução Animal. XV Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. 2003. (Congresso).

II Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).

I Simpósio de Práticas Veterinárias em cães. 2001. (Simpósio).

Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. 2000. (Congresso).

III Jornada de Anestesiologia Vaterinária da UFRRJ. 2000. (Simpósio).

XVII Semana do Médico Veterinário da UFRRJ. 2000. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. 2000. (Congresso).

Resposta Leucocitária em Cães e Gatos. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Daniel Valente Soares dos Santos

VOLINO W.; MACHADO, J. A. P.; TEIXEIRA, L. R.. Avaliação das aberrações cromossômicas em trabalhadores de postos de gasolina da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Claudia Vidal Mattos

VOLINO W.; Baptista, MAS; Mayrink, A.N.. Doença de Gaucher: métodos de diagnóstico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Nathan Cytryn dos Reis

VOLINO W.; POMPEU, B. S. S.; OLIVEIRA, L. G. P.. Citologia no auxilio diagnóstico de neoplasias em cães. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabelle de Souza Lima Zacarão

VOLINO W.; POMPEU, B. S. S.; KLALLIL JUNIOR, S. I.; BRASIL, A. F.. Manejo de fenda palatina secundária em um Bulldog Francês neonato: Relato de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Manoela Antunes Silvano de Andrade

VOLINO W.. Detecção de complexo Mycobacterium tuberculosis em primatas não humanos através do método molecular Xpert Mtb/RIF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Letícia Marcelino Lopes

VOLINO W.. Relato de caso de hermafroditismo verdadeiro em canino sem raça definida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Elisabeth Werner Pires de Oliveira

VOLINO W.. Estudo conceitual da epigenética e seu uso para disgnóstico e tratamento diferenciado de carcinoma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sergio Varol de Souza

VOLINO W.. A importância do combate e controle de vetores e pragas na indústria farmacêutica: suas funções e aplicações para saúde dos pacientes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Yan de Lacerda Gomes

VOLINO W.; Mayrink, A.N.; Costa-Pinto, D.. Uma breve descrição sobre a febre Chikungunya. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Priscila Rodrigues monteiro Ribeiro Pinto

VOLINO W.; Mayrink, A.N.; Costa-Pinto, D.. Zika vírus no Brasil: Associado á microcefalia, um surto em 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sara Fernandes Carvalho

VOLINO W.; MACHADO, E. B.; Mayrink, A.N.. A importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva em um biotério de experimentação animal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lívia Rodrigues de Miranda

Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.;VOLINO W.. Diagnóstico genético pré-implantacional em reprodução assistida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Naiara Alexandre Soares

VOLINO W.; Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.. A importância dos preparados histológicos no diagnóstico laboratorial e monitoramento de doenças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sarah Dianovsky Brício

Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.;VOLINO W.. Utilização de Escherichia coli em processos de biorremediação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Cristiana Pena da Silva dos Santos

VOLINO W.; Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.. Lupus Eritematoso Sistêmico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aline da Rocha Soares

VOLINO W.; Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.. DNA mitocondrial e sua relação com três doenças genéticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Leandro Honorato de Amorim

VOLINO W.; Costa-Pinto, D.; Mayrink, A.N.. Regulação e expressão do complexo maior de histocompatibilidade de classe II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Débora Cássia de Lima Ferreira

Costa-Pinto, D.;VOLINO W.; Mayrink, A.N.. Encefalopatias espongiformes causadas por príons em seres humanos: uma abordagem clínico-laboratorial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thais do Carmo Mouço Costa

PIRES, Jeferson;VOLINO W.; Costa-Pinto, D.. Elaboração de um livro de fotografias artísticas da avifauna do Parque Natural Municipal de Marapendi, Rio de Janeiro, RJ, Brasil , para uso em Educação Ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ana leticia rocha de souza

Bravin, I.C; Crespo SRM;VOLINO W.. Estudo do Potencial medicinal de algas marinhas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Filipe Firmino da Silva Pereira

VOLINO W.; Baptista, MAS; Bravin, I.C. Miostatina: terapia gênica e doping genético. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: GERLANE CLAUDINO DA SILVA

VOLINO W.. Abordagem dos tipos de infecções do trato urinário e seus principais agentes etiológicos causadores.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fábio Luiz Ribeiro Mendes

VOLINO W.. Hormônios esteroides anabólicos sintéticos: benefícios e riscos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Brianna Clayce Barbosa Campos

VOLINO W.. Diferenças e semelhanças entre intolerância e alergia à componentes do leite de vaca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Izabela Martins Agatão

VOLINO W.. Descrição morfológica de nematoides da superfamília Strongyloidea na espécie Sphalniscus magellanius (Pinguim de Magalhães). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra de Lima Lucena Bione

VOLINO W.. Desenvolvimento de um banco de imagens e ferramentas de reconhecimento de padrão para identificação de espécies do gênero Trinomys (Rodentia: Echimydae). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcelle Andrieta Damasceno

VOLINO W.. Identificação do tempo necessário para expressão de genes que conferem resistência a seca em Setaria viridis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Débora Romeo Faria

VOLINO W.. Toxoplasmose: formas de contágio e estratégias preventivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Myriam Cantagalli Telles

VOLINO W.. Censo de recebimento da ordem Xenarthra no Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade Estácio de Sá, Vargem Pequena, Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Samadhi Fábian Soutinho Torok dos Santos

VOLINO W.. Células tronco e sua utilização na terapia celular.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rafael Carvalho das Neves

VOLINO W.. Bioquímica e Fisiopatologia das doenças de Parkinson e Alzheimer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Eliane Irani Barbosa Pegado

VOLINO W.. Anemia Falciforme com persistência hereditária de hemoglobina fetal (PhHF): estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mariana Andrade Bordignon

VOLINO W.. Efeito da Privação do sono paradoxal na função tireoidea em ratos intactos e adrenelectomizados.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Jéssica Tenório da Silva

VOLINO W.. Levantamento bibliográfico da tuberculose no Brasil: uma visão generalista da doença. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Guilherme de Souza Rocha Camargo

VOLINO W.. Síndrome de Down: uma revisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tamara Marques Cardoso

VOLINO W.. Riscos Associados aos alimentos transgênicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Camila Santos Portella

VOLINO W.. A reprodução assistida e suas técnicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca dos Santos Carvalho

VOLINO W.. O estudo das proteases da Leishmania (infantum) chagasi e sua importância como base de novos testes de diagnósticos específicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Camila Dantas Martins

VOLINO W.. Estudo morfológico do citoesqueleto de Trichomonas vaginalis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Karla Regina Nunes

VOLINO W.. O uso de células-tronco no tratamento de diabetes mellitus, Parkinson e doenças coronarianas isquêmicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Emanuele da Costa Lima

VOLINO W.. Estudo do efeito sinérgico entre os compostos matronidazol e BPQ-OH no comportamento de Trichomonas vaginalis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda Rodrigues Martins Ramos

VOLINO W.. Caracterização e comparação do valor nutricional de seis espécies de peixes com base no perfil de ácidos graxos essenciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mila Lopes Freitas

VOLINO W.. Os Dasypodidae (Mammalia: Xenarthra: Cingulata) do Pleistoceno das cavernas do Norte do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ângela Cassiani de Souza Furtado

VOLINO W.. Elaboração de campanha de incentivo ao consumo consciente de folha de papel para impressão A4, copos descartáveis e água em empresa privada do Rio de Jaineiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alexis Pereira Franco de Pinheiro Machado

VOLINO W.. Levantamento dos resíduos gerados pela visitação urbana no Parque Natural Municipal de Marapendi - Rio de Janeiro - Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: JULIANA DOS SANTOS MARTINS

VOLINO W.. Diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: DENISE DE SOUZA PONTES VALE

VOLINO W.. Verificação da pureza de Linalol através de cromatografia gasosa da alta resolução acoplada à espectometria de massa. 2013 - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: DENISE DE SOUZA PONTES VALE

VOLINO W.. Verificação da pureza de Linalol através de cromatografia gasosa da alta resolução acoplada à espectometria de massa. 2013 - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paola Reichert Lanius

VOLINO W.. Toxoplasmose: dismitificando o gato.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alex Amaury de Oliveira

VOLINO W.. Biologia da agressão: uma visão biopsicossocial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra Ribeiro de Oliveira

VOLINO W.. Esporotricose felina: caso de saúde pública e aspectos clínicos da doença.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca dos Santos Carvalho

VOLINO W.. A leishmaniose visceral e a importância do estudo de proteases como bases para novos testes diagnósticos específicos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ingrid Lorenzato Ferreira Vianna

VOLINO W.. O código de barras de DNA como auxílio na identificação taxonômica do gênero Oecomys (Rodentia: Sigmodontine). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Dayana de Cássia da Mota Cezário

VOLINO W.. Fauna de roedores e marsupiais do Parque Nacional da Serra da Canastra - MG identificada por métodos morfológicos, citogenéticos e código de barras de DNA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rodrigo Dias Requião

VOLINO W.. Estudo do fenótipo de resistência ao fluconazol em isolados clínicos de Candida spp.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca Victoriano Nogueira

VOLINO W.. O efeito do triclocarban encontrado em sabonetes antibacterianos para o crescimento de Staphylococcus sp. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Edmilson Matias dos Santos Junior

VOLINO W.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de algumas cozinhas industriais do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bruna Natividade da Silva

Chaves, ECO; PINTO, Diamar da Costa;VOLINO W.. Câncer de Estômago - Tipo Adenocarcinoma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lívia Caroline Ruivo Mello da Silva

Neto MVC;VOLINO W.. Métodos de Leucorredução em Hemocomponentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra Martins Meira de Araujo

Teixeira, AS;VOLINO W.. Breve levantamento sobre a contaminação de leite bovino por aflatoxina M1 nos principais Estados brasileiros produtores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Elaine Gomes Begni

Neves, PF; Faria, PA;VOLINO W.. Revisão e descrição do método de localização do linfonodo sentinela do câncer de mama feminino no Instituto Nacional do Câncer - INCa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: André Marco da Silva Caldas

VOLINO W.. Análise preliminar da percepção pública sobre a criação de aves silvestres em cativeiro com ênfase na ordem Passeriformes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ana Carla Paradas Neves

VOLINO W.. Percepção dos adolescentes de ensino médio acerca das doenças sexualmente transmissíveis.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gustavo Contreiras Queiroz

VOLINO W.. Estudo Imunohistoquímico da glicoproteína Tenascina - C durante a formação do corpo vertebral de Gallus gallus domesticus L.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Michelle Bandeira de Carvalho

VOLINO W.. Estudo preliminar do uso de vetores de expressão na terapia gênica da doença de Parkinson. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Viviane da Cunha Duarte

VOLINO W.. O uso de células-tronco no tratamento das lesões isquêmicas cardíacas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Verônica Soares Guimarães Alhadas

VOLINO W.. A Biotecnologia e o melhoramento animal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Veronica Nascimento Oliveira

VOLINO W.. AIDS: análise de determinantes para a erradicação da transmissão vertical no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carolina Cardoso dos Santos

VOLINO W.. Caracterização do gene CYP2E1 em uma população com tuberculose no Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Anielle Monteiro Vetorazzo

VOLINO W.; FERREIRA, Janaina Barcelos Porto; TORRES, Fernando Elísio Amaral. Hipospadia anal em cão (Canis familiaris): método de disgnóstico e correção cirúrgica: relato de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thiago dos Santos Cardoso

VOLINO W.; COUTINHO, Carolina Fausto de Souza; PAULINO, Érika Tex. Ciclo Biológico de Rhodnius nasutus (Hemiptera: Reduviidea) utilizando diferentes fontes alimentares.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Daniel Valente Soares dos Santos

Baptista, MAS;VOLINO W.; Teixeira, LR. Efeitos da exposição à luz intensa sobre o ciclo vigília sono de jovens trabalhadores universitários.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Natasha Berendonk Handam

Moraes Neto, AHA; PINTO, Diamar da Costa;VOLINO W.. Parasitoses intestinais: Levantamento epidemiológico, conhecimentos, atitudes e percepção dos moradores da comunidade do Arraial (Distrito de Traverssão), Município Campos dos Goytacazes, RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Igor Frade Deslgado

VOLINO W.; PINTO, D.C.; Conde, T.. Video-aula sobre armadilhas utilizadas para captura de animais: uma abordagem paradidática na disciplina de Etologia e manejo de fauna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tatiana Pessoa Vieira

VOLINO W.; Guerim, L.; Mendes, P.H.. Avaliação da eficácia acaricida do tiabendazol como tratamento de otocaríase por Otodectis cynotis em gatos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda de Oliveira Rodrigues

TAVARES; Crespo SRM;VOLINO W.. Distribuição espaço-temporal e variação específica da comunidade de macroalgas da zona entremarés de dois costões rochosos da Praia de Caetés, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Anna Léa Silva Barreto

GUEDES, P.T.; PINTO, D.C.;VOLINO W.. Estudo imuno-histoquímico de populações que expressam os marcadores DC57 e CD 117 na região aorta-gônadas_mesonéfrons em embriões de Gallus gallus domesticus L.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Amanda Teixeira Schuback

VOLINO W.; DUTRA, Tatiana Rodrigues; jannuzzi; SOUZA, Antonio Vinícius Avelino de. Relato de um caso de malformações oculares congênitas em cão (Canis familiaris). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: André Chaves Pereira

Fernandez; Crespo SRM;VOLINO W.. Educação Ambiental e as pragas urbanas: um estudo do projeto Ecomóvel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Eliza Ribeiro da Silva

Bonacossa; Alves;VOLINO W.. Avaliação da genotoxidade induzida pelo 210 Po em mexilhão Perna perna na região de Arraial do Cabo, RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Amanda Esteves de Souza

Echevarria A.;VOLINO W.; Silva jp. Avaliação da atividade anti-tumoral em camundongos de frações de méis ricas em compostos fenólicos e uréias/tiuréias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alba Leonor de Souza Lima Santos

AURNHEIMER, Rita de Cássia Martins;VOLINO W.; Silva JRN. Avaliação hormonal e achados anatomo-histopatológicos de um equino pseido-hermafrodita masculino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário de Barra Mansa.

Aluno: Maria Carolina de Freitas Garcia

Nascimento MTC;VOLINO W.. Aspectos ultraestruturais e envolvimento de carboidratos na interação de Blastocrithidia culicis com a glândula salivar de Aedes aegypti. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vanessa Souza de Abreu

Neto MVC; PEREIRA, Alexandre de Aguiar;VOLINO W.. Anemia ferropriva: revisão bibliográfica da avaliação da deficiência de ferro através dos diagnósticos laboratoriais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Beatriz Gueiros Nunes

GABRIEL, Andréa Maria de Araújo; FERREIRA, Janaína Barcelos Porto;VOLINO W.. Alterações da genitália externa em cães: relato de casos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tatiana Assumpção Barcellos

VOLINO W.; CASTRO, Márcio Pinto de; FERREIRA, Janaina Barcelos Porto. Exencefalia em cão (Canis familiaris) diagnosticada por meio de exame ultra-sonográfico transabdominal - Relato de Caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Lopes Monteiro

VOLINO W.VILAR, Thiago Dutra; PINTO, Diamar da Costa. Anemia Falciforme: Patogenia e considerações terapêuticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Margarida Maria Pinto de Souza

VOLINO W.; BARBOZA, Andréa Rodrigues D'almeida; MAGALHÃES, Adelaide Menezes. Manejo do Felino neonato órfão e relato de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Claudia Maria Vieira Miguéis

VOLINO W.; VERONA, Carlos Eduardo; FERNANDES, Priscila Amaral. Relato de ocorrência de hipersegmentação de neutrófilos em populações de mico leão dourado (Leontopithecus rosalia, Linnaeus, 1766) e de sagui de tufo branco (Callithrix jacchus, Linaeus, 1758) em fragmentos de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Daniele de Lima Cristaldo

VOLINO W.; PEREIRA, Alexandre de Aguiar; CAMPOS, Carlos Eduardo Dias. Identificação de espécies de cepas do Complexo Mycobacterium avium em pacientes HIV soro positivos e soro negativos através da sonda genética Gen-Probe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Michele Silva Duque

VOLINO W.; STELLING, Wagner;VILAR, Thiago Dutra. Determinação dos parâmetros bioquímicos sanguíneos em avestruz (Struthio camelus), da raça African Black na mesoregião de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fabiana Novaes de Mello Mattos

VOLINO W.; GABRIEL, Andrea Maria de Araújo; FERREIRA, Janaína Barcelos Porto. Alterações epididimária e espermática em cães: Relato de casos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Flávia Mello Vaz

VOLINO W.VILAR, Thiago Dutra; NEVES JÚNIOR, José Machado. Avaliação hematológica em morcegos da espécie Desmodus rotundus (Geoffroy, 1810) capturados na mesoregião de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Silvia Cristina de Barros Bezerra

VOLINO W.VILAR, Thiago Dutra; STELLING, Wagner. Avaliação hematológica e biometria de filhotes de jacaré-de-papo-amerelo (Caiman laristrostis) em cativeiro do Parque Natural Municipal Chico Mendes, Rio de Janeiro, RJ.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marianna Andrade de Oliveira

VOLINO W.; BASTOS, Alessandra Almeida; SILVA, Ricardo Siqueira da. Agenesia Bilateral de rádio em felino (Felis catus): descrição clínica e tratamento cirúrgico (relato de caso). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcos Paulo Santoro Medina

VOLINO W.; GABRIEL, Andréa Maria de Araújo; FERREIRA, Janaina Barcelos Porto. Exame andrológico em cães (Canis familiaris) da raça Poodle Toy pertencentes a um canil comercial da cidade do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Cristiane Barros Ferreira

VOLINO W.; FERREIRA, Janaina Barcelos Porto; OLIVEIRA, A. I. C.. Morte embrionária em éguas (Equus caballus): incidência e causas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bárbara Carino Guimarâes

VOLINO W.; GABRIEL, Andréa Maria de Araújo; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo. Alterações de desenvolvimento da genitália externa em cão (Canis familiaris): relato de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Angra dos Reis. 2017. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2016. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus João Uchôa. 2016. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2016. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2015. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus João Uchôa. 2015. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2015. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2014. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2014. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2013. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2013. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2012. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Banca de correção do Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2012. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da Disciplina Histologia - Ciências Biológicas. 2007. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da Disciplina Biologia Celular- Ciências Biológicas. 2007. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da Disciplina Anatomia Animal - Ciências Biológicas. 2007. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da disciplina Histologia Animal - Ciências Biológicas. 2006. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da disciplina Histologia Animal - Ciências Biológicas. 2005. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Seleção de Monitores da disciplina Histologia Animal - Ciências Biológicas. 2004. Universidade Estácio de Sá.

VOLINO W.. Avaliação dos trabalhos enviados a II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá para apresentação de painéis.. 2003. Universidade Estácio de Sá.

Orientou

Eliane Irani Barbosa Pegado

Epidemiologia e importãncia da triagem sorológica como forma de prevenção da Doença de Chagas por transmissão transfusional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Imunohematologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: William Volino de Souza;

André Viana Codeiro

BIOMONITORAMENTO: A UTILIZAÇÃO DE EPÍFITAS Tillandsia (BROMELIACEAE) NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Ambiental) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Márcio Fernandes da S

Silva; Diagnóstico Molecular do HPV e sua relação com a célula hospedeira; Célula e Câncer; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Molecular) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Fernando Leite Gomes Junior

Doenças genéticas causadas pela alteração do número normal de cromossomos; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Molecular) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Claudia Vidal Mattos

Doença de Gaucher: métodos de diagnóstico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Nathan Cytryn dos Reis

Citologia no auxílio diagnóstico de neoplasia em cães; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Isabelle de Souza Lima Zacarão

Manejo de fenda palatina secundária em um Bulldog Francês neonato - Relato de Caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Pedro Neves Braghini

Ocorrência do gavião-carijó (Rupornis magnirostris) no Estado do Rio de Janeiro - Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Clarice Helen Pereira Viana

Uso da dosagem de antígeno prostático específico (PSA) para rastreio de câncer de próstata; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Vanice Gomes Teixeira

Álcool como fator de risco para o câncer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Luiz Marcelo Borges Rangel

Influência da temperatura no funcionamento da alfa e beta amilase no processo de sacarificação da cevada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Elisabeth Werner Pires de Oliveira

Estudo conceitual da epigenética e seu uso para diagnóstico e tratamento diferenciado de carcinoma; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Sarah Dianovsky Brício

Utilização de Escherichia coli em processos de biorremediação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Lívia Rodrigues de Miranda

Diagnóstico genético pré-implantacional em reprodução assistida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Filipe Firmino da Silva Pereira

Miostatina: terapia gênica e doping genético; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Leandro Honorato de Amorim

Regulação e expressão gênica do complexo maior de histocompatibilidade de classe II; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Aline da Rocha Soares

DNA mitocondrial e sua relação com três doenças genéticas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Marcelle Andrieta Damasceno

Toxoplasmose: formas de contágio e estratégias preventivas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Brianna Clayce Barbosa Campos

Diferenças e semelhanças entre intolerância e alergia à componentes do leite de vaca; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Fábio Luiz Ribeiro Mendes

Hormônios esteroides anabólicos sintéticos: benefícios e riscos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Samadhi Fábian Soutinho Torok dos Santos

Células tronco e sua utilização na terapia celular; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Rafael Carvalho das Neves

Bioquímica e Fisiopatologia das doenças de Parkinson e Alzheimer; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Camila Santos Portela

A Reprodução Assistida e suas Técnicas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Tamara Marques Cardoso

Riscos associados aos alimentos transgênicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Guilherme de Souza Rocha Camargo

Síndrome de Down: Uma revisão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Edmilson Matias dos Santos Junior

Avaliação das condições higiênico-sanitárias de algumas cozinhas industriais do Rio de Janeiro; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Alessandra Ribeiro de Oliveira

Esporotricose felina: caso de saúde pública e aspectos clínicos da doença; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Paola Reichert Lanius

Toxoplasmose: dismitificando o gato; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Alex Amaury de Oliveira

Biologia da agressão: uma visão biopsicossocial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Ana Carla Paradas Neves

Percepção dos adolescentes de ensino médio acerca das doenças sexualmente transmissíveis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

André Marco da Silva Caldas

Análise preliminar da percepção pública sobre a criação de aves silvestres em cativeiro com ênfase na ordem Passeriformes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Anielle Monteiro Vettorazzo

Relato de caso de hipospadia em cão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Thiago dos Santos Cardoso

Ciclo biológico de Rhodnius nasutus ( Stal, 1859) utilizando diferentes fontes alimentares; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Amanda Teixeira Schuback

Relato de ocorrência de anoftalmia e microftalmia em cães (Canis familiaris); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Tatiana Assumpção Barcellos

Exencefalia em cão (Canis familiaris) diagnosticada por meio de exame ultra-sonográfico transabdominal - Relato de caso; 2005; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Margarida Maria Pinto de Souza

Manejo do felino órfão neonato e relato de caso; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Natacha Pereira

Agenesia Palpebral em gato (Felis catus): relato de caso; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Maria Carolina Smilgat

Agenesia Palpebral em gato (Felis catus): relato de caso; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Flávia Martorelli

Agenesia Palpebral em gato (Felis catus): relato de caso; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Paolla Oliveira

Agenesia Palpebral em gato (Felis catus): relato de caso; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita

Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Fundação Eduacacional Rozemar Pimentel; Orientador: William Volino de Souza;

Marcos Vinicius Fraga

Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Fundação Eduacacional Rozemar Pimentel; Orientador: William Volino de Souza;

Andrea Rocha da Silva

Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Fundação Eduacacional Rozemar Pimentel; Orientador: William Volino de Souza;

Paula Brugni Vellozo Chiarello

Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Fundação Eduacacional Rozemar Pimentel; Orientador: William Volino de Souza;

Marcela Vieira Rezende

Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Fundação Eduacacional Rozemar Pimentel; Orientador: William Volino de Souza;

Andrea Rocha da Silva

Caracterização da matriz extracelular através de técnicas histoquímicas de testículos normais e neoplásicos de cães; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi; Orientador: William Volino de Souza;

Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita

Caracterização da matriz extracelular através de técnicas histoquímicas de testículos neoplásicos e normais de cães; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi; Orientador: William Volino de Souza;

Marcos Vinicius Fraga

Caracterização da matriz extracelular através de técnicas histoquímicas de testículos normais e neoplásicos de cães; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Geraldo Di Biasi; Orientador: William Volino de Souza;

Daniella Sotter

Fendas Palatinas e labiais em cães; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Daniella Sotter

Epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Patrícia Rati

Epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina veterinária) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Renata Bambino Medeiros

Neoplasias testiculares em cães criptorquidas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

André Viana Cordeiro

Neoplasias testiculares em cães criptorquidas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Anna Léa Silva Barreto

Neoplasias testiculares em cães criptorquidas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Gabriela Heliodoro

Monitoria de Anatomia Animal; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Melanie Vianna da Rocha

Monitoria de Histologia; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Thiago dos Santos Cardoso

Monitoria de Histologia; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Lívia Regina Bittencourt

Monitoria de Anatomia Animal; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Daniel Valente S

dos Santos; Monitoria de Biologia Celular; 2007; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Bruno Moreira de Carvalho

Monitoria de Histologia; 2006; 16 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Anna Léa Silva Barreto

Monitoria de Histologia Animal; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Renata Bambino Medeiros

Monitoria de Histologia Animal; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Kátia Viana da Cunha

Monitoria de Histologia Animal; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Kátia Viana da Cunha

Monitoria de Histologia Animal; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estácio de Sá, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá; Orientador: William Volino de Souza;

Produções bibliográficas

  • POMPEU, B. S. S. ; VOLINO W. ; LOPES, L. M. . Um caso de hermafroditismo verdadeiro em um cão. Veterinária e Zootecnia (UNESP) , v. 22, p. 221-226, 2015.

  • VOLINO W. . Intersexualidade em cães: síndrome da persistência dos ductos paramesonéfricos em schnauzer. Planeta Animal , v. 2, p. 17-18, 2010.

  • VOLINO W. ; MAGALHÃES, Adelaide Menezes ; TOLEDO, Flávia ; BALBI, Margareth . Diagnóstico Etiológico das Colites crônicas em cães: Revisão. Clínica Veterinária (São Paulo) , São Paulo, n.62, p. 68-76, 2006.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; SAD, Eliene Porto ; NEVES JUNIOR, José Machado ; DUQUE, Michelle da Silva ; ALMOSNY, Nadia . Comparação dos Parâmetros Hematológicos de Avestruzes (STRUTHIONIDAE: AVES) Struthio camellus Linnaeus, 1758 por faixa etária no Estado do Rio de Janeiro. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 26, n.suppl, p. 55-56, 2006.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; SCHUBACK, Amanda ; VILAR, Thiago Dutra . Relato de ocorrência de exencefalia em gatos (Felis catus). Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 26, n.Suppl., p. 237-238, 2006.

  • BARCELLOS, Tatiana Assumpção ; CASTRO, Márcio Pinto ; VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Diagnóstico ultra-sonográfico trans-abdominal de alterações crânio-encefálicas durante a gestação em cadela: Relato de caso de exencefalia. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 26, n.Suppl., p. 235-236, 2006.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Leucemia linfóide aguda em cão (Canis familiaris): Estudo de caso. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 26, n.Suppl., p. 201-202, 2006.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; NEVES JÚNIOR, José Machado ; ALMOSNY, Nadia . Efeito da diluição provocada por preparações comerciais do anti-coagulante citrato de sódio durante a avaliação hematológica de avestruzes. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 26, n.Suppl., p. 175-176, 2006.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Ocorrência de pseudo-hermafroditismo masculino em cão (Canis familiaris) da raça labrador retriever. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.suppl., p. 187-188, 2005.

  • SOTTER, Daniella ; BARBOSA, Fernanda ; VOLINO W. . Fenda labial em cão (Canis familiaris) da raça bulldog francês: relato de caso. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.suppl., p. 185-186, 2005.

  • VOLINO W. ; SOTTER, Daniella ; RATI, Patrícia . Epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas (Canis familiaris) em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, RJ. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.suppl., p. 254-255, 2005.

  • BARRETO, Anna Léa Silva ; CORDEIRO, André Viana ; MEDEIROS, Renata Bambino ; VOLINO W. . Epizootiologia das neoplasias testiculares associadas ao criptorquidismo em cães (Canis familiaris) em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, RJ. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 270-271, 2005.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra . Complicações clínicas em cães (Canis familiaris) decorrentes de alterações na diferenciação sexual. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 268-269, 2005.

  • DUTRA, Tatiana Rodrigues ; RIBEIRO, Danielle de Souza ; STELLING, Wagner ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Auxílio da citologia esfoliativa de conjuntiva no diagnóstico de oftalmopatias em gatos Felis cattus domesticus Linnaeus, 1775. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 223-224, 2005.

  • MAGALHÃES, Adelaide Menezes ; FERREIRA, Célio Juliano ; PAIVA, Jonimar Pareira ; VOLINO W. ; BALBI, Margareth . Angiossarcoma peritonial com metástase pulmonar em cão (Canis familiaris): relato de caso. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 266-267, 2005.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Síndrome da feminização testicular em suínos. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 117-118, 2005.

  • BEZERRA, Silvia Cristina ; NEVES JUNIOR, José Machado ; STELLING, Wagner ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Parâmetros hematológicos de filhotes de jacaré-de-papo-amarelo Caiman latirostris (Daudin, 1801) em cativeiro no Parque Municipal Chico Mendes - RJ. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 61-62, 2005.

  • DUQUE, Michelle da Silva ; CORDEIRO, André Viana ; STELLING, Wagner ; SAD, Eliene Porto ; CAMARGO, Gardênio ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Parâmetros bioquímicos sanguíneos de avestruzes Struthio camelus na mesoregião de Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 51-52, 2005.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; VAZ, Flávia Melo ; GITTI, Cleiton ; CORDEIRO, André Viana ; LOBO, Rogério ; FONSECA, Úrsula Raquel Do Carmo ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Parâmetros hematológicos de Desmodus rotundus (Geoffroy, 1890) no Rio de Janeiro. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 57-58, 2005.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; NALIN, Marcia ; BARROS, Natasha ; STELLING, Wagner ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Registro de Infecção no Rio de Janeiro Brasil por Hepatozoon sp. e Ehrlichia sp. em cão (Canis familiaris) proveniente de Aruba, Caribe. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 25, n.Suppl., p. 291-291, 2005.

  • SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; LOBO, Rogério ; VILAR, Thiago Dutra ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do ; CUNHA, Bernardo ; STELLING, Wagner ; MÜLLER, Leonardo ; VOLINO W. . Caso fatal de infecção natural de gato por Encephalitozoon cuniculi LEVANDITI, NICOLAU & SCHOEN, 1923 no Rio de Janeiro. Revista da Anclivepa, São Paulo, v. 1, n.1, p. 12-13, 2004.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; NALIM, Marcia Bandeira ; STELLING, Wagner ; BARROS, Natacha Ulmer de Magalhães ; VALIM, Michel Paiva ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Registro de Infecção em cão: Relato de caso. Nosso Clínico, São Paulo, v. 37, p. 28-29, 2004.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; AURNHEIMER, Rita de Cássia Martins ; JACOB, Julio César Ferraz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Diferenciação sexual anômala em dois equinos (Equus caballus): estudo clínico, citogenético e molecular. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 24, n.Suppl 1, p. 429-430, 2004.

  • VOLINO W. ; BASTOS, Alessandra Almeida ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; ESTEVES, José Renato ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Síndrome da persistência dos ductos paramesonéfricos em um cão (Canis familiaris) da raça Schnauzer. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 24, n.Suppl 1, p. 105-106, 2004.

  • SILVA, Luiz Antonio Franco da ; SILVA, Marco Augusto Machado da ; VOLINO W. ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Anomalia da genitália externa em bovino (Bos taurus indicus): estudo clínico, citogenético e molecular. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 24, n.Suppl 1, p. 497-498, 2004.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VALIM, Michel Paiva ; VOLINO W. ; PIRES, Jeferson ; LOBO, Rogério ; STELLING, Wagner ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Ocorrência de Hepatozoon tupinambis (Adeleina: Haemogregarinidae) em tejus (Sauria: Teiidae) no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 24, n.Suppl 1, p. 315-316, 2004.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; LUZ, Marceline . Síndrome da persistência dos ductos de müller em um cão pseudo-hermafrodta masculino com piometra. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, v. 27, n.3, p. 585-586, 2003.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; CAMARGO, Gardênio Ribeiro . Investigação clínica e citogenética em dois suínos com suspeita de pseudo-hermafroditismo masculino. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 307-308, 2003.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; GUIMARÃES, Barbara Carino . Estudo clínico e citogenético de cão (Canis familiaris) da raça Poodle com má formação da genitália externa. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 81-82, 2003.

  • VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; NALIM, Marcia Bandeira ; SOUZA, Antonio Vinícius Avelino de . Aplasia unilateral de cabeça de fêmur em cão (Canis familiaris): Relato de Caso. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 147-148, 2003.

  • DUTRA, Tatiana Rodrigues ; RIBEIRO, Danielle de Souza ; STELLING, Wagner ; VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Citologia esfoliativa de conjuntiva como auxílio diagnóstico de oftalmopatias em cães (Canis familiaris). Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 103-104, 2003.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; STELLING, Wagner ; RIBEIRO, Irani Cabral ; LEMOS, Môsar ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do . Determinação dos parâmetros hematológicos em avestruzes (STRUTHIONIDAE:AVES) Struthio camellus no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 301-302, 2003.

  • NALIM, Marcia Bandeira ; VILAR, Thiago Dutra ; ANDRADA, Silvia Caldeira de ; VOLINO W. ; SILVA, Ricardo Siqueira da . Agenesia unilateral de rádio em cão (Canis familiaris): Relato de Caso. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 23, n.1, p. 153-154, 2003.

  • Volino, William . O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA E RELATO DE SUA UTILIZAÇÃO NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Ciências da Saúde 2. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 154-168.

  • Volino, William . SÍNDROME DE BURNOUT: DOENÇA OCUPACIONAL PRESENTE DESDE A FORMAÇÃO ATÉ A ATUAÇÃO DO MÉDICO ESPECIALISTA. Psicologia da saúde: teoria e intervenção. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 183-191.

  • VOLINO W. . PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA ESTÁCIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO NA MODALIDADE PRESENCIAL. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). GRANDES TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL 4. 4ed.: , 2019, v. , p. 132-145.

  • Volino, William . O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Saúde Pública e Saúde Coletiva 2. 2ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 33-49.

  • VOLINO W. . Biotecnologia: Conhecer para não temer.. Jornal Recreio da Barra, Rio de Janeiro, , v. 377, p. 19 - 19, 02 nov. 2007.

  • VOLINO W. . O tatu-galinha revela a sua história. Recreio da Barra, Rio de Janeiro, p. 19 - 19, 11 out. 2007.

  • Natacha Pereira ; Maria Carolina Smilgat ; Flávia Martorelli ; Paolla Oliveira ; VOLINO W. . Agenesia Palpebral em gato (Felis catus): relato de caso. In: V Seminário de Pesquisa da Estácio, 2013, Rio de Janeiro. V Seminário de Pesquisa da Estácio, 2013.

  • VOLINO W. ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana . INVESTIGAÇÃO MOLECULAR DE UM CASO DE PSEUDOHERMAFRODITISMO MASCULINO EM CÃO (Canis familiaris) SRD ASSOCIADO Á PIOMETRITE. In: X Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2010, Rio de Janeiro. Anais da X Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2010. v. 1.

  • VOLINO W. ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana . ESTUDO BIOMOLECULAR DE CÃO (Canis familiaris) DA RAÇA POODLE COM ANOMALIA DA GENITÁLIA EXTERNA. In: X Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2010, Rio de Janeiro. Anais da X Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2010. v. 1.

  • VOLINO W. ; MORAES, Ana Paula ; MAGNAVITA, Natalia Ivo ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana ; SARAMAGO, André Luiz . EXENCEFALIA E FENDA PALATINA CONGÊNITA EM GATO (Felis Catus): RELATO DE CASO. In: IX Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária, 2009, Rio de Janeiro. Anais da IX Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária, 2009.

  • VOLINO W. ; IANNI, Daniela Brito ; MORAES, Ana Paula ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana ; SARAMAGO, André Luiz . FENDA LABIAL E PALATINA EM CÃES (Canis familiaris): RELATOS DE CASOS. In: IX Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária, 2009, Rio de Janeiro. Anais da IX Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária, 2009.

  • VOLINO W. ; AURNHEIMER, Rita de Cássia Martins ; Santos, ALSL ; Silva JRN ; Bringel, B ; Douglas, R . ESTUDO HORMONAL E HISTOPATOLÓGICO EM EQUINO (Equus caballus) INTERSEXUADO. In: VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2008, Rio de Janeiro. Anais da VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, 2008. v. n. p. n-n.

  • VOLINO W. ; DUTRA, Tatiana Rodrigues ; Ferreira, LVC ; Machado, ACF . OCORRÊNCIA DE ANOMALIA DA DIFERENCIAÇÃO SEXUAL EM GATO DOMÉSTICO (Felis catus). In: VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2008, Rio de Janeiro. Anais da VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, 2008. v. n. p. n-n.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana . RELATO DE OCORRÊNCIA DE AGENESIA RADIAL EM GATOS DOMÉSTICOS (Felis Catus). In: VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2008, Rio de Janeiro. Anais da VIII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, 2008. v. 1. p. n-n.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Leucemia linfóide aguda em cão (Canis familiaris): Estudo de caso. In: VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006, Rio de Janeiro. Anais da VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; SAD, Eliene Porto ; NEVES JÚNIOR, José Machado ; DUQUE, Michelle da Silva ; ALMOSNY, Nadia . Comparação dos Parâmetros Hematológicos de Avestruzes (STRUTHIONIDAE: AVES) Struthio camellus Linnaeus, 1758 por faixa etária no Estado do Rio de Janeiro. In: VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006, Rio de Janeiro. Anais da VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006.

  • BARCELLOS, Tatiana Assumpção ; CASTRO, Márcio Pinto ; VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Diagnóstico ultra-sonográfico trans-abdominal de alterações crânio-encefálicas durante a gestação em cadela: Relato de caso de exencefalia.. In: VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006, Rio de Janeiro. Anais da VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; NEVES JÚNIOR, José Machado ; ALMOSNY, Nadia . Efeito da diluição provocada por preparações comerciais do anti-coagulante citrato de sódio durante a avaliação hematológica de avestruzes.. In: VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006, Rio de Janeiro. Anais da VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; SCHUBACK, Amanda ; VILAR, Thiago Dutra . Relato de ocorrência de exencefalia em gatos (Felis catus).. In: VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006, Rio de Janeiro. Anais da VI Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2006.

  • DUQUE, Michelle da Silva ; CORDEIRO, André Viana ; STELLING, Wagner ; SAD, Eliene Porto ; CAMARGO, Gardênio ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Parâmetros bioquímicos sanguíneos de avestruzes Struthio camelus na mesoregião de Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • BEZERRA, Silvia Cristina ; NEVES JÚNIOR, José Machado ; STELLING, Wagner ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Parâmetros hematológicos de filhotes de jacaré-de-papo-amarelo Caiman latirostris (Daudin, 1801) em cativeiro no Parque Municipal Chico Mendes - RJ. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Síndrome da feminização testicular em suínos. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • MAGALHÃES, Adelaide Menezes ; FERREIRA, Célio Juliano ; PAIVA, Jonimar Pareira ; VOLINO W. ; BALBI, Margareth . Angiossarcoma peritonial com metástase pulmonar em cão (Canis familiaris): relato de caso. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • DUTRA, Tatiana Rodrigues ; RIBEIRO, Danielle de Souza ; STELLING, Wagner ; VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Auxílio da citologia esfoliativa de conjuntiva no diagnóstico de oftalmopatias em gatos Felis cattus domesticus Linnaeus, 1775. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra . Complicações clínicas em cães (Canis familiaris) decorrentes de alterações na diferenciação sexual. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • BARRETO, Anna Léa Silva ; CORDEIRO, André Viana ; MEDEIROS, Renata Bambino ; VOLINO W. . Epizootiologia das neoplasias testiculares associadas ao criptorquidismo em cães (Canis familiaris) em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, RJ. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • SOTTER, Daniella ; RATI, Patrícia ; VOLINO W. . Epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas (Canis familiaris) em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, RJ. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • SOTTER, Daniella ; BARBOSA, Fernanda ; VOLINO W. . Fenda labial em cão (Canis familiaris) da raça bulldog francês: relato de caso. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Ocorrência de pseudo-hermafroditismo masculino em cão (Canis Familiaris) da raça labrador retriever. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; VAZ, Flávia Melo ; GITTI, Cleiton ; CORDEIRO, André Viana ; LOBO, Rogério ; FONSECA, Úrsula Raquel Do Carmo ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Parâmetros hematológicos de Desmodus rotundus (Geoffroy, 1890) no Rio de Janeiro. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; NALIN, Marcia ; BARROS, Natasha ; STELLING, Wagner ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Registro de infecção do Rio de Janeiro Brasil por Hepatozoon sp. e Ehrlichia sp. em cão (Canis familiaris) proveniente de Aruba, Caribe. In: V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2005.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; AURNHEIMER, Rita de Cássia Martins ; JACOB, Julio César Ferraz ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Diferenciação sexual anômala em dois equinos (Equus caballus): estudo clínico, citogenético e molecular. In: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VALIM, Michel Paiva ; VOLINO W. ; PIRES, Jeferson ; LOBO, Rogério ; STELLING, Wagner ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Ocorrência de Hepatozoon tupinambis (Adeleina: Haemogregarinidae) em tejus (Sauria: Teiidae) no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004.

  • VOLINO W. ; BASTOS, Alessandra Almeida ; CORDEIRO, André Viana ; VILAR, Thiago Dutra ; ESTEVES, José Renato ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Síndrome da persistência dos ductos paramesonéfricos em cão (Canis familiaris) da raça Schnauzer. In: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004.

  • SILVA, Luiz Antonio Franco da ; SILVA, Marco Augusto Machado da ; VOLINO W. ; MOREIRA, Miguel Ângelo Martins ; ARMADA, Jorge Luiz de Azevedo . Anomalia da genitália externa em bovino (Bos taurus indicus): estudo clínico, citogenético e molecular. In: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; LUZ, Marceline . Síndrome da persistência dos ductos de Müller em um cão pseudo-hermafrodita masculino com piometra. In: XV Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 2003, Porto Seguro, BA. Revista Brasileira de Reprodução Animal, 2003. v. 27. p. 585-586.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; CAMARGO, Gardênio Ribeiro . Investigação clínica e citogenética de dois suínos com suspeita de pseudo-hermafroditismo masculino. In: III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • VOLINO W. ; GOLDSCHMDIT, Beatriz ; SOUZA, Lúcia Moreno de ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; GUIMARÃES, Barbara Carino . Estudo clínico e citogenético de cão (Canis familiaris) da raça Poodle com má formação da genitália externa.. In: III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra ; CORDEIRO, André Viana ; NALIM, Marcia Bandeira ; SOUZA, Antonio Vinícius Avelino de . Aplasia unilateral de cabeça de fêmur em cão (Canis familiaris): Relato de caso. In: III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • DUTRA, Tatiana Rodrigues ; RIBEIRO, Danielle de Souza ; STELLING, Wagner ; VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. . Citologia esfoliativa de conjuntiva como auxílio diagnóstico de oftalmopatias em cães (Canis familiaris). In: III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • NALIM, Marcia Bandeira ; VILAR, Thiago Dutra ; ANDRADA, Silvia Caldeira de ; VOLINO W. ; SILVA, Ricardo Siqueira da . Agenesia unilateral de rádio em cão (Canis familiaris): Relato de caso. In: III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferencia Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; STELLING, Wagner ; RIBEIRO, Irani Cabral ; LEMOS, Môsar ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do . Determinação dos parâmetros hematológicos em avestruzes (STRUTHIONIDAE:AVES) Struthio camellus no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: III Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003, Rio de Janeiro. Anais da III Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2003.

  • VOLINO W. . Percepção dos professores do curso de Medicina Veterinária da Estácio quanto à utilização do Facebook como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem em um curso na modalidade presencial. In: VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016.

  • VOLINO W. ; Costa, AG ; BONVICINO, Cibele Rodrigues ; GEISE, Lena . Filogeografia Molecular de Dasypus novemcinctus (Mammalia:Xenarthra) através de ADN mitocondrial (Citocromo b). In: IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008, São Lourenço. Anais do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008. v. 1. p. 0-0.

  • VOLINO W. ; Costa, AG ; BONVICINO, Cibele Rodrigues ; GEISE, Lena . Filogeografia Molecular de Euphractus sexcinctus (Mammalia:Xenarthra) através de ADN mitocondrial (Citocromo b). In: IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008, São Lourenço. Anais do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008. v. 1.

  • Da Silva, A R ; Yamashita, A M S ; Fraga, M V ; BARRETO, Anna Léa Silva ; VOLINO W. . Caracterização da Matriz extracelular através de técnicas histoquímicas de testículos ectópicos e neoplásicos de cães (Canis familiaris). In: III Jornada de Iniciação Científica - JORNIC UGB, 2008, Volta Redonda. Anais da II Jornic, 2008.

  • VOLINO W. ; GEISE, Lena ; BONVICINO, Cibele Rodrigues . Filogeografia Molecular Através de DNA mitocondrial (Citocromo B) de Dasypus novemcinctus (Dasypodidae, Xenarthra). In: Comemoração dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Biologia, UERJ, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • VILAR, Thiago Dutra ; VOLINO W. ; GITTI, Cleiton ; CORDEIRO, André Viana ; LOBO, Rogério ; FONSECA, Úrsula Raquel Do Carmo ; ALMOSNY, Nadia Regina Pereira . Valores hematológicos de Desmodus rotundus (Geoffroy, 1980) no Rio de Janeiro. In: XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2004. v. 1.

  • VILAR, Thiago Dutra ; ALMOSNY, Nadia ; VALIM, Michel Paiva ; VOLINO W. ; NASCIMENTO, Marcílio Dias Do ; SERRAFREIRE, Nicolau Maués da . Infecção de iguana por Plasmodium minascense carinii Leger & Mouzel, 1917 no Rio de Janeiro, Brasil. In: XVIII Congresso Brasileiro de parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003. v. 1. p. 254-254.

  • CUNHA, Kátia Viana da ; GOMES, Gustavo ; COSTA, Vitor ; GERALDO, José ; CORRÊA, Michel Do Nascimento G ; VOLINO W. . Hemocitopoiese. In: II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003.

  • BARRETO, Anna Léa S ; VOLINO W. . Caracterização histológica de neoplasia de epitélio de transição.. In: II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003.

  • CORDEIRO, André Viana ; VOLINO W. . Aplicações da citogenética em Biologia. In: II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003.

  • VOLINO W. ; CORDEIRO, André Viana . Arbovirose e outras doenças transmitidas por Culicídeos. In: II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá, 2003.

  • VOLINO W. ; TERRA, Webertton da Cruz . Contribuição do Prontuário Eletrônico do Paciente para a atenção à saúde mental realizada nas clínicas da família no Município do Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VOLINO W. . Biologia da Intersexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Natacha Pereira ; Maria Carolina Smilgat ; Flávia Martorelli ; Paolla Oliveira ; VOLINO W. . Agenesia palpebral em gato (Felis catus): relato de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VOLINO W. . Filogeografia molecular de diversidade genética do tatu de nove bandas (Dasypus novencinctus) diversidade subestimada?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. . Intersexualidade distúrbios da diferenciação sexual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. . Intersexualidade: distúrbios da diferenciação sexual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana . ESTUDO BIOMOLECULAR DE CÃO (Canis familiaris) DA RAÇA POODLE COM ANOMALIA DA GENITÁLIA EXTERNA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana . INVESTIGAÇÃO DE UM CASO DE PSEUDOHERMAFRODITISMO MASCULINO EM CÃO (Canis familiaris) SRD ASSOCIADO Á PIOMETRITE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. ; MORAES, Ana Paula ; MAGNAVITA, Natalia Ivo ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana ; SARAMAGO, André Luiz . EXENCEFALIA E FENDA PALATINA CONGÊNITA EM GATO (Felis Catus): RELATO DE CASO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLINO W. ; IANNI, Daniela Brito ; MORAES, Ana Paula ; TERRA, Webertton da Cruz ; CORDEIRO, André Viana ; SARAMAGO, André Luiz . FENDA LABIAL E PALATINA EM CÃES (Canis familiaris): RELATOS DE CASOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Yamashita, A M S ; Da Silva, A R ; REZENDE, M. V. ; Fraga, M V ; CHIARELLO, P. B. V. ; VOLINO W. . ESTUDO RETROSPECTIVO DE CINCO ANOS DAS MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, M. S. G. ; VOLINO W. . Espinha Bífida: Relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, F. A. M. ; SILVA JUNIOR, G. C. ; PAULO, J. L. D. ; NASCIMENTO, M. S. ; LOPES, S. S. ; ANDRADE, W. M. ; VOLINO W. . RELATO DE FENDA LABIAL E PALATINA EM UMA CRIANÇA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VOLINO W. . SÍNDROME DE BURNOUT: DOENÇA OCUPACIONAL PRESENTE DESDE A FORMAÇÃO ATÉ A ATUAÇÃO DO MÉDICO ESPECIALISTA 2018 (Monografia de conclusão de curso de pós-graduação).

  • VOLINO W. . O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO 2018 (Monografia de conclusão de curso de pós-graduação).

  • VOLINO W. . O prontuário eletrônico do paciente: uma abordagem sobre o tema e relato de sua utilização nas Clínicas da Família no Município do Rio de Janeiro 2017 (Monografia de conclusão de curso de pós-graduação).

  • VOLINO W. . Percepção dos professores do curso de Medicina Veterinária da Estácio quanto à utilização do Facebook como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem em um curso na modalidade presencial 2016 (Monografia de conclusão de curso de pós-graduação).

  • VOLINO W. . Diversidade Genética e Filogeografia molecular de Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus (Mammalia:Xenarthra) através de ADN mitocondrial (Citocromo b). Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Biologia - UERJ, 2008 (Tese de Doutorado).

  • VOLINO W. . Detecção do gene Sry através da PCR (POLIMERASE CHAIN REACTION) em algumas espécies de animais domésticos intersexuados e sua contribuição para o entendimento da intersexualidade em mamíferos. Rio de Janeiro: UNiversidade Estácio de Sá - Campus Vargem Pequena, 2005 (Monografia de conclusão de curso de graduação).

  • VOLINO W. . Avaliação da Aprendizagem e o Exame Nacional de Certificação Profissional do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Campus Centro, 2003 (Monografia de conclusão de curso de pós-graduação).

  • VOLINO W. . Estudo da Intersexualidade em espécies domésticas. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2003 (Dissertação de Mestrado).

  • VOLINO W. . Diagnóstico de colites crônicas em cães (Canis familiaris). Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Campus Vargem Pequena, 2001 (Monografia de conclusão de curso de graduação).

Outras produções

VOLINO W. . Plano de Ensino e Planos de Aula de Anatomia Animal do curso de Ciências Biológicas da Estácio Participações. 2009.

VOLINO W. . Aulas de Biologia Celular EAD para a Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático on-line).

VOLINO W. . Video-aula de Genética do projeto Preparav1 da Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Vídeo-aula de Genética do projeto Preparav2 da Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Video-aula de Biologia Celular do projeto Preparav1 da Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Video-aula de Biologia Celular do projeto Preparav2 da Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Vídeo-aula de Genética do projeto AoVivo da Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Angra dos Reis. 2017. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Material didático e Video-aulas de Biologia Celular para o projeto Nova Chance da Estácio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Biologia Celular Nova Chance).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2016. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2016. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus João Uchôa. 2016. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Revisor de conteúdo do Livro Proprietário de Bioquímica da Estácio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VOLINO W. . Aulas de Biologia Celular para a Estácio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2015. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2015. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus João Uchôa. 2015. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Diagnóstico genético e patológico da intersexualidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VOLINO W. . Prática de Histologia para Diagnóstico Histopatológico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VOLINO W. . Vídeo-aulas de Genética EAD da Estácio. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2014. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2014. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2013. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2013. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Lapa. 2012. (Questões de Biologia para o vestibular de Medicina).

VOLINO W. . Questões de Biologia para o Vestibular de Medicina Estácio Campus Juazeiro do Norte. 2012. (Questões de Biologia para o vestibular de medicina).

VOLINO W. . Programa de Capacitação Docente - Metodologia de Ensino e Avaliação. 2010. .

VOLINO W. . Metodologia de Ensino e Avaliação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VOLINO W. . Entendendo e Intersexualidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Introdução à Biotecnologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Introdução à Genética. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Diferenciação Sexual e Intersexualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Diferenciação sexual e Intersexualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VOLINO W. . Introdução à Genética. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Introdução à Biotecnologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Diagnóstico Molecular das anomalias da diferenciação sexual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Introdução à Biotecnologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Ciclo Reprodutivo e Placentação comparada em animais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Microbiologia Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Genomas, Transgênicos e Células Tronco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Introdução à Biotecnologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Intersexualidade em cães. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. ; VILAR, Thiago Dutra . Minicurso de Citologia e Hematologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. . Diagnósticos citológicos em Medicina Veterinária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOLINO W. ; RÉGIS, Fernando ; MELLO, Luciana de ; MENEZES, Marcelo . Dríade. 2003. (Editoração/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Estudo prospectivo de cinco anos dos casos de malformações congênitas em hospitais e maternidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda, Descrição: Levantamento dos casos de malformações congênitas em hospitais do Vale do Paraíba nos últimos cinco anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / Andrea Rocha da Silva - Integrante / Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita - Integrante / Marcos Vinicius Fraga - Integrante / Marcela Vieira Rezende - Integrante / Paula Brugni Vellozo Chiarello - Integrante., Financiador(es): Fundação Educacional Rosemar Pimentel - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Caracterização da matriz extracelular através de técnicas histoquímicas de testículos normais e neoplásicos de cães, Descrição: Através de diferentes técnicas de coloração que identificam diferentes moléculas da matriz extracelular será feito um estudo de testículos de cães portadores de neoplasias e normais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / Anna Léa Silva Barreto - Integrante / Andrea Rocha da Silva - Integrante / Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita - Integrante / Marcos Vinicius Fraga - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2017

    Anomalias do desenvolvimento embrionário e da diferenciação sexual em animais domésticos, Descrição: O projeto consiste em descrever e tentar explicar a ocorrência de algumas malformações do desenvolvimento embrionário em animais domésticos, com especial ateñção aos distúrbios da diferenciação sexual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / André Viana Cordeiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 12

  • 2005 - 2005

    Epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas., Descrição: Através da análise dos arquivos da Policlínica Veterinária da UNESA e do Laboratório de Histopatologia do Campus Vargem Pequena, serão analisados alguns aspectos da epizootiologia das neoplasias mamárias em cadelas, tais como idade, raça, tipo de neoplasias, sinais de malignidade, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / Daniella Sotter - Integrante / Patrícia Rati - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2005

    Neoplasias testiculares associadas ao criptorquidismo canino., Descrição: Através da análise dos arquivos da Policlínica Veterinária da UNESA e do Laboratório de Histopatologia do Campus Vargem Pequena, serão analisados alguns aspectos da epizootiologia das neoplasias testiculares em cães criptorquidas, tais como idade, raça, tipo de neoplasias, sinais de malignidade, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / André Viana Cordeiro - Integrante / Anna Léa Silva Barreto - Integrante / Renata Bambino de Medeiros - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2008

    Diversidade genética de Filogeografia molecular de Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus, Descrição: Através de dados moleculares será feita a filogeografia do tatu Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcinctus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: William Volino de Souza - Integrante / Lena Geise - Coordenador / Cibele Bonvicino - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2010

    Intersexualidade em Animais, Descrição: São feitos estudos clínicos, citogenéticos e moleculares em animais intersexuados, no intuito de identificar e entender as causas das anomalias da diferenciação sexual em mamíferos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: William Volino de Souza - Coordenador / André Viana Cordeiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 22

  • 1996 - 2003

    Estudos Anatomo-Patológicos, Citogenéticos e Moleculares em animais domésticos com características de intersexualidade., Descrição: O presente projeto tem por objetivo caracterizar clinicamente, citogenéticamente e molecularmente os diferentes tipos de intersexualidade que ocorre nos animais domésticos, com o objetivo de contribuir para a elucidação do processo de diferenciação sexual nos mamíferos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Volino de Souza - Integrante / Jorge Luiz de Azevedo Armada - Coordenador / Paulo Oldemar Scherer - Integrante / Geisa R. Leitão - Integrante.

Prêmios

2011

Professor Homenageado pelos alunos formandos 2010 de Ciências Biológicas do Campus Vargem Pequena, Universidade Estácio de Sá.

2011

Professor Paraninfo Homenageado pelos alunos formandos 2010 de Ciências Biológicas do Campus R9 Taquara, Universidade Estácio de Sá.

2010

Professor homenageado pelos formandos do curso de Ciências Biológicas 2009.2, Universidade Estácio de Sá.

2010

Professor Homenageado pelos alunos formandos 2009 do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário Geraldo di Biaisi, Centro Universitário Geraldo di Biasi.

2009

Aprovado em 1º lugar no concurso para professor de Biologia, Secretaria Estadual de Educação/ RJ.

2009

Aprovado em 3º lugar no concurso para professor adjunto I de Genética Animal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2009

Premiação no II Concurso Interno Nacional de Produções Científicas e Projetos de Extensão do Grupo Estácio, Universidade Estácio de Sá.

2008

Premiação no I Concurso Interno Nacional de Produções Científicas e Projetos de Extensão do Grupo Estácio, Universidade Estácio de Sá.

2008

Professor Homenageado pela turma de fomandos Ciências Biológicas 2007.2, Universidade Estácio de Sá.

2008

Aprovado em 4º lugar no concurso para professor de Ciências., Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

2007

Professor Destaque 2007, Universidade Estácio de Sá.

2007

Professor Homenageado pela turma de fomandos Ciências Biológicas 2006.2, Universidade Estácio de Sá.

2005

Melhor Trabalho Científico da área de Pequenos Animais da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, Associação Brasileira do Mercado Animal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra do NASF, Carga horária: 20

2017 - 2018

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médico de Família na CSF Sérgio Arouca, Carga horária: 40

2020 - Atual

Clínica da Família João Batista Chagas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra do NASF, Carga horária: 20

2019 - Atual

Memorial Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 20

2019 - Atual

Grupo Notredame Intermédica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 20

2018 - 2019

Faculdade Souza Marques

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I - Escola de Medicina, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Internato em Atenção Básica na Clínica da Família Souza Marques

2019 - 2019

Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico de Família e Comunidade, Carga horária: 40

2019 - 2019

Clínica da Família José de Paula Lopes Pontes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico de Família e Comunidade, Carga horária: 40

2018 - 2019

Clínica da família Souza Marques

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico da Estratégia Saúde da Família, Carga horária: 40

2018 - 2019

VIVA RIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico na Clínica da Família Souza Marques, Carga horária: 40

2017 - 2018

Clínica da Família Sérgio Arouca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico de Família e Comunidade, Carga horária: 40

2015 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Local do Curso de C. Biológicas, Carga horária: 10

Outras informações:
Campus R9 Taquara

2002 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 50

Outras informações:
Lecionou nos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Medicina, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, as disciplinas: Citologia e Histologia Histologia Veterinária Embriologia Veterinária Bases da Biologia Molecular Embriologia Histologia Animal Morfologia Geral Bioqúimica Citogenética Biotecnologia Biologia Celular Fisiologia Animal Fisiologia Humana Genética Médica Genética

2015 - 2016

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestor Nacional de Ciências Biológicas, Carga horária: 5

2013 - 2014

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Genética Médica no curso de Medicina.

2010 - 2014

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Ensino à Distância, Carga horária: 20

2001 - 2004

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 36

Outras informações:
Médico Veterinário Plantonista da Policlínica-Escola de Medicina Veterinária

2001 - 2001

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor de Clínica Médica I e III Peq. Animai, Carga horária: 20

1999 - 2001

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor de Patologia Clínica Veterinária, Carga horária: 20

1998 - 1999

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor de Genética Animal I, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2003 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Linhas de pesquisa

  • 02/2002 - 12/2017

    Ensino, Medicina veterinária, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia e Histologia, Embriologia Veterinária, Histologia Animal, Bases da Biologia Molecular

  • 02/2002 - 12/2017

    Ensino, Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Animal, Biologia Celular, Bioquímica, Biotecnologia, Citogenética, Embriologia, Histologia Animal

  • 03/2009 - 06/2009

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Ensino.Serviço realizado, Elaboração de Plano de Ensino e Planos de Aula de Anatomia Animal.

  • 08/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Vargem Pequena.Cargo ou função, Membro da Comissão de seleção de Monitoria de Anatomia Animal do curso de Ciências Biológicas.

  • 08/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus R9 Taquara.Cargo ou função, Membro da Comissão de seleção de Monitoria de Biologia Celular do curso de Ciências Biológicas.

  • 09/2005 - 12/2008

    Ensino, Biologia Molecular, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos de Diagnóstico de Doenças, Princípios de Sistemática Molecular

  • 02/2003 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Vargem Pequena, Campus Vargem Pequena.Cargo ou função, Membro da Comissão de seleção de Monitoria de Histologia Animal do curso de Ciências Biológicas.

  • 01/2008 - 01/2008

    Extensão universitária , Campus Norte Shopping.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Biotecnologia.

  • 01/2008 - 01/2008

    Extensão universitária , Campus Norte Shopping.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Genética.

  • 01/2008 - 01/2008

    Extensão universitária , Campus Norte Shopping.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 07/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus R9 Taquara.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Trangênicos e Células Tronco.

  • 07/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus Jacarepaguá.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 06/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus Tom Jobim.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 06/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus Tom Jobim.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 06/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus R9 Taquara.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 01/2007 - 02/2007

    Extensão universitária , Campus Neterói.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 01/2007 - 01/2007

    Extensão universitária , Campus Tom Jobim.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 01/2007 - 01/2007

    Extensão universitária , Campus Tom Jobim.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Biotecnologia.

  • 01/2007 - 01/2007

    Extensão universitária , Campus Méier.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Genética.

  • 07/2006 - 08/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rebouças.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 07/2006 - 08/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Niterói.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 07/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Vargem Pequena.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Biotecnologia.

  • 07/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rebouças.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 07/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rebouças.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 07/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Niterói.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 01/2006 - 02/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Niterói.Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Biotecnologia.

  • 01/2006 - 02/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Niterói.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 01/2006 - 01/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rebouças.Atividade de extensão realizada, Curso de Genomas, Transgênicos e Células Tronco.

  • 01/2006 - 01/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rebouças.Atividade de extensão realizada, Curso de Microbiologia Moderna.

  • 02/2005 - 12/2005

    Estágios , Campus Vargem Pequena, Laboratório de Patologia Clínica Veterinária.Estágio realizado, Análises clínicas em animais.

  • 10/2003 - 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Vargem Pequena, Campus Vargem Pequena.Cargo ou função, Editor do Jornal Dríade, do curso de Ciências Biológicas.

  • 08/2001 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Serviço realizado, Médico Veterinário Plantonista da Policlínica-escola de Medicina Veterinária.

2014 - 2016

Hospital Municipal Salgado Filho

Vínculo: Interno, Enquadramento Funcional: Interno de Medicina, Carga horária: 30

2015 - 2015

HOSPITAL MUNICIPAL DA PIEDADE

Vínculo: Interno de Medicina, Enquadramento Funcional: Interno de Clínica Médica, Carga horária: 30

2016 - 2016

HOSPITAL MUNICIPAL MIGUEL COUTO

Vínculo: Interno de Medicina, Enquadramento Funcional: Interno em Obstetrícia, Carga horária: 30

2015 - 2015

Clínica da Família Novo Palmares

Vínculo: Interno de Medicina, Enquadramento Funcional: Interno de Medicina da Família e Comunidade, Carga horária: 30

2009 - 2010

Centro Universitário Geraldo Di Biasi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

2008 - 2010

Centro Universitário Geraldo Di Biasi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2008 - 08/2010

    Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Embriologia, Histologia I, Histologia II

  • 02/2008 - 08/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Embriologia, Histologia

  • 02/2008 - 08/2010

    Ensino, Bacharelado em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Molecular, Citilogia Clínica, Fisiologia, Genética

2010 - 2010

centro universitario celso lisboa

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Tutor da Capacitação Docente

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 10

2009 - 2011

Escola Estadual Eduardo Mondlane

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I de Biologia, Carga horária: 12

2009 - 2012

Escola Municipal Dyla Sylvia de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I de Ciências, Carga horária: 16

2005 - 2007

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da Divisão de Genética, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/2005 - 09/2007

    Estágios , Coordenação de Pesquisa, Serviço de Genética.Estágio realizado, Aprendizado em Técnicas Moleculares.

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Participação em projeto, Enquadramento Funcional: Participante de projeto como Pesquisador

Outras informações:
Convidado para participar de projeto como Pesquisador.

2000 - 2001

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio no Departamento de Veterinária, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2000 - 02/2001

    Estágios , Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro.Estágio realizado, Departamento de Veterinária.

2004 - 2005

Colégio Estadual Sandra Roldan Barboza

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

2003 - 2003

Colégio Estadual Sandra Roldan Barboza

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

Atividades

  • 09/2004 - 07/2005

    Estágios , Colégio Estadual Sandra Roldan Barboza.Estágio realizado, Acompanhamento e ministração de aulas em Ciências e Biologia.

  • 12/2003 - 12/2003

    Estágios , Colégio Estadual Sandra Roldan Barboza.Estágio realizado, Acompanhamento e ministração de aulas em Ciências e Biologia.