Milena de Paula Taveira
Com mais de 8 anos de experiência combinando pensamento estratégico e design centrado no usuário para transformar desafios de negócio em experiências digitais impactantes. Com o tempo, meu foco evoluiu naturalmente para Product Design e, desde 2022, tenho me dedicado a essa área de atuação, contribuindo para projetos nacionais e internacionais, colaborando com equipes multidisciplinares do setor de tecnologia e inovação. O meu foco é em traduzir necessidades complexas em soluções intuitivas, visando melhorias e métricas, através de fluxos de trabalho otimizados. Minha abordagem integra pesquisa, prototipação e testes de usabilidade para decisões baseadas em evidências e dados.Experiência internacional em projetos B2B e SaaS, em colaboração multidisciplinar entre produto, desenvolvimento e marketing. Pós-graduanda em UX e Design de Produtos Digitais (PUC Minas) e bacharel em Design (UFC) com intercâmbio na Itália pelo programa Ciências sem Fronteiras.Comprometida com acessibilidade e design inclusivo, gosto muito de compartilhar conhecimento como palestrante e mentora, buscando sempre multiplicar o impacto do design. Busco utilizar o design para transformar vidas e comunidades, e gosto de participar de projetos que possam contribuir para a construir de um futuro melhor, de mais impacto social e mais sustentável.
Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em UX e Design de Produtos Digitais
2024 - 2025
Graduação em Design
2013 - 2018
Universidade Federal do Ceará
Título: Design para inovação social: estudo de evento colaborativo sobre impacto social no contexto cearense
Orientador: Mariana Monteitro Xavier de Lima
Formação complementar
2014 -
Extensão universitária em Design. , Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
2024 - 2024
Métricas de negócios digitais. , PM3, PM3, Brasil.
2021 - 2022
Design Circuit - User Experience. (Carga horária: 90h). , Design Circuit, DC, Brasil.
2015 - 2015
Brand Design - Design e Estratégias para Marcas. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Participação em eventos
FRONT END DAY.Do Hobby à Interface: como seus interesses pessoais podem potencializar sua carreira tech. 2025. (Encontro).
DEXCONF.DEXCONF: Design & Experience. 2023. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
TAVEIRA, M. P. . Explorando o Processo de Criação e Entrega de Interfaces com Figma. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAVEIRA, M. P. . O papel do UX Design na transformação digital. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAVEIRA, M. P. . Transição de carreira: migrando para UX Design. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
TAVEIRA, M. P. . Portfolio. 2025. (Site).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Laboratório de pesquisa e desenvolvimento para Usabilidade, Diversidade e Inclusão (LUDI Lab), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena de Paula Taveira - Integrante / Anna Beatriz dos Santos Marques - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Design da Rádio Universitária FM, Carga horária: 16
2018 - 2021
Beez Marketing DigitalVínculo: Empresária, Enquadramento Funcional: Sócia e Diretora Criativa
Outras informações:
Como Sócia e Diretora Criativa da agência de marketing em Fortaleza/CE, atingiu o marco de mais de 70 projetos executados, atendendo clientes de vários estados brasileiros, como CE, SP, RS, PR, PE. Responsável por:- Gerência da equipe criativa (designers, redatores, web designers, fotógrafos, etc)- Treinamento do setor de marketing e comunicação das empresas clientes- Projetos de branding para posicionamento dos clientes- Negociações, melhoria de performance e apresentação de projetos em reunião com clientesComo Sócia e Diretora Criativa da agência de marketing em Fortaleza/CE, atingiu o marco de mais de 70 projetos executados, atendendo clientes de vários estados brasileiros, como CE, SP, RS, PR, PE. Responsável por: - Gerência da equipe criativa (designers, redatores, web designers, fotógrafos, etc) - Treinamento do setor de marketing e comunicação das empresas clientes - Projetos de branding para posicionamento dos clientes - Negociações, melhoria de performance e apresentação de projetos em reunião com clientesCompetências: Liderança em design Branding e marketing de identidade da marca Análise de dados de marketing digital
2017 - 2018
ORB DigitalVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 30
Outras informações:
Posicionamento de marca no meio digital.Desenvolvimento de peças e layouts.
2016 - 2017
Go! Branding e DesignVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio de Design, que envolve criação de layouts, estratégia de marca e inovação.
2022 - 2024
Laboratório de Sistemas e Banco de DadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
#128313; Atuação em um projeto internacional de software de diagnóstico de computadores. Ferramenta de diagnóstico para computadores com testes rápidos, modulares e customizáveis.#128313; Experiência com UX e Design de fluxos de trabalho complexos para clientes técnicos, com entendimento do ciclo de vida do produto, desde a pesquisa até a prática de UX, reduzindo substancialmente o tempo de entrega de funcionalidades e aumentando a satisfação dos stakeholders #128313; Estruturou e liderou o design UX/UI do time para ferramenta de diagnóstico técnico complexa utilizada por +5.000 técnicos globalmente, proporcionando melhora significativa nas taxas de realizações e conclusões de tarefas através de fluxos intuitivos#128313;Estabeleceu e manteve Design System abrangente no Figma com mais de 80 componentes reutilizáveis, aprimorando consideravelmente a consistência visual e acelerando ciclos de desenvolvimento de UI#128313; Conduziu workshops de discovery com múltiplos departamentos, traduzindo requisitos técnicos em soluções amigáveis que reduziram expressivamente o tempo de treinamento para novos usuários#128313; Executou testes de usabilidade e coletou feedback quantitativo através de pesquisas SUS/CES, identificando melhorias críticas que elevaram notavelmente os índices de satisfação do usuário#128313; Aprimorou a conformidade WCAG através de testes de acessibilidade em todo software, propondo melhorias de acessibilidade, incluindo contraste de cores otimizado (4.5:1), tipografia legível e compatibilidade com leitores de tela#128313; Otimizou o processo de handoff entre equipes de design e desenvolvimento, minimizando erros de implementação e garantindo alta precisão do design para o código#128313; Criou documentação abrangente e materiais de onboarding no Figma, Confluence e Google Docs, diminuindo significativamente o tempo de adaptação de novos membros de design da equipe e aumentando a produtividade geral
2024 - Atual
DeeployVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Digital Designer, Carga horária: 40
Outras informações:
#9745;#65039; A empresaA Deeploy é uma empresa que trabalha com parcerias entre profissionais de design e empresas nacionais e internacionais, buscando talentos para suprir as necessidades dessas empresas.#9745;#65039; O ClienteNo momento estou alocada na Entain Group - empresa britânica líder no nicho de entretenimento - na criação de kv, banners e landing pages. Busco sempre entregar o processo completo de design, desde a ideação até a execução, garantindo entregas de alta qualidade. Dessa forma, promovo uma experiencia visual e impactante, que chame a atenção do consumidor.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Milena de Paula Taveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?