Maristela Muniz Gusmão
Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília/UnB, Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Especialização em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia e graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá. Foi bolsista de Aperfeiçoamento e Pesquisa sob a orientação do prof. Richard Bucher. Atuou como presidente e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Atenção à Exclusão Social/NATEX. Tem experiência como docente em cursos de graduação em Psicologia; professora de Especialização em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica; assessora pedagógica; coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso; e coordenação de Monitoria. Na docência, ministrou disciplinas das Ênfases de Processos Clínicos, Intervenção Psicossocial e foi supervisora de estágio na Ênfase em Processos Clínicos - psicoterapia individual e de grupo para adolescentes e adultos. Fundou o Centro de Psicologia Águas Claras/CEPAC, onde trabalha atualmente como supervisora e psicoterapeuta. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Psicoterapia individual e grupal, Psicanálise e Intervenção Psicossocial, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, psicanálise, psicoterapia, violência, drogas, intervenção psicossocial e juventude.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura
2015 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: Um dispositivo clínico de cuidado para jovens em medida socioeducativa
Deise Matos do Amparo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adolescência; Clínica Política; Socioeducação; Ligação; Dispositivo de cuidado; Psicanálise. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Terapêutica.
Mestrado em Psicologia
2007 - 2009
Universidade Católica de Brasília
Título: Conflito e Conciliação: Percepções do Operador do Direito, Ano de Obtenção: 2009
Vicente de Paula Faleiros.Palavras-chave: Conflito; Conciliação; Mediação; Justiça.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Especialização em Especialização em Psicologia Social
2008 - 2008
Conselho Federal de Psicologia
Título: Psicologia Social
Aperfeiçoamento em pesquisa científica/CNPq
1997 - 1998
Universidade de Brasília, UnB
Título: O universo psicossocial de adolescentes em situação de rua. Ano de finalização: 1998
Orientador: Richard Bucher
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2002 - 2003
Gestão de projetos em cooperação técnica internaci. (Carga horária: 380h). , Núcleo de EStudos e Atenção à Exclusão Social, NATEX, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Ser pai adolescente hoje. (Carga horária: 2h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Psicologia Comunitária e Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
MENEZES. D. M. A. ; BRASIL, K. C. T. ; GUSMAO, M. M. . Congresso Internacional Adolescência e Violência. 2010. (Congresso).
GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; NOVAES. M. C. L . Seminário Educação e Justiça: por uma linguagem comum. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
FERNANDES, D. F. M.; TIMM, F. B.;GUSMAO, M. M.. O dispositivo da sexualidade e o uso do crack. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, T. G.; SANTO, L. C. E.;GUSMAO, M. M.. Componentes Fetichistas da Sexualidade do Universitário: um estudo exploratório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
GOMES, A. D. C.; OLIVEIRA, A. C. A. B.; BRANDAO, S. N.;GUSMAO, M. M.. Investigação de Redes Sociais como estratégia de intervenção psicossocial de sentenciados com Prisão Domiciliar Humanitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
BELEZIA, P.; SANTOS, B. R.;GUSMAO, M. M.. Sexting: exposição da intimidade e gênero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SANTO, L. C. E.;GUSMAO, M. M.. Os psicoterapeutas psicanalíticos e o tratamento do transtorno de personalidade borderline. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
OLIVEIRA, R. M.;GUSMAO, M. M.. Abuso sexual incestuoso e seus destinos: um estudo de caso sobre a histeria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
GALVÃO, A. C.;GUSMAO, M. M.. Verdades absolutas no mundo relativo: a ortodoxia das ideias e suas repercussões psicológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SOUZA, A. D. G.;GUSMAO, M. M.. A construção da subjetividade de adolescentes: a relação do indivíduo com o grupo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
GALVÃO, A. C.;GUSMAO, M. M.. O que protege e o que põe em risco? Um estudo sobre adolescentes em conflito com a lei. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
FERREIRA, G. F. S.;GUSMAO, M. M.. A relação dos aspectos fisiológicos e sociais sobre o comportamento agressivo de estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
GALVÃO, A. C.;GUSMAO, M. M.. Saúde e sofrimento psíquico na perpectiva de adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
RAMOS, M. E. C.;GUSMAO, M. M.. O grupo e o contexto influenciando a escolha profissional do adolescente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
BESSONI, E. A.;GUSMAO, M. M.. O inconformado: estudos sobre a histeria masculina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SOUZA, M. R.; RAMOS, M. E. C.;GUSMAO, M. M.. Violência do casal sob a óptica sistêmica: desconstruindo paradigmas dos gêneros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SANTO, L. C. E.;GUSMAO, M. M.. Influências das relações fraternas infantis nas escolhas objetais do adulto: uma revisão teórica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
GALVÃO, A. C.;GUSMAO, M. M.. Suicídio em profissionais do sexo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SOUZA, P. A. E.; SANTO, L. C. E.;GUSMAO, M. M.. Pais Violentos e Desenvolvimento Psíquico dos Filhos: um estudo teórico-clínico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
MIRANDA, D. B.; GALVÃO, A. C.;GUSMAO, M. M.. Princesas de contos de fadas e crianças negras: racismo, estética e subjetividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SOARES, S. M.; BECKER, E. D.;GUSMAO, M. M.. Profissional de saúde e usuário de drogas: atitudes e normas sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
SANTOS, E. O.; SANTOS, C.;GUSMAO, M. M.. Violência doméstica na gravidez: vivência e transmissão geracional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
MARTINS, A. G.; SANTO, L. C. E.;GUSMAO, M. M.. Psicanálise e educação: uma visão do professor universitário psicanalista do contexto afetivo com alunos de curso de psicologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
Silva, N. L. P.; Rodrigues, H. V;GUSMAO, M. M.. A paternidade em novos rumos: uma visão sistêmica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
Oliveira, M. C. B.; Campos, G.C;GUSMAO, M. M.. Reconhecendo a violência psicológica para melhor se proteger. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
Lima, R. L. S.; Silva, N. L. P.;GUSMAO, M. M.. A criança frente a separação dos pais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
Orientou
Adolescência e obesidade: as várias faces do corpo em uma sociedade de consumo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
As relações afetivas na infância e seus registros subjetivos: um estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Falem mal, mas falem de nós: adolescência e violência na contemporaneidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Subjetividades e experiências psicodélicas por uso de LSD; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
A gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor: um estudo sobre a sexualidade de adolescentes privados de liberdade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência em conflito com a lei: o ato como modalidade defensiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Não fale no assunto: um estudo sobre homosexualidade em adolescentes privados de liberdade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
As relações de consumo na contemporaneidade: uma leitura à luza da psicanálise; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Estudo sobre os dispositivos da atenção psicológica de adolescentes em conflitos com a lei; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Cada crime uma marca, uma história de lágrimas: as vivências de estigmatização em adolescentes em conflitos com a lei; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Violência Estrutural: um olhar sobre as vivências de adolescentes em conflitos com a lei; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
O adolescente ofensor sexual: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Entre o tempo vivido e o tempo da palavra: estudos sobre os dispositivos clínicos na atenção psicológica de adolescentes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência e sintomas psicóticos: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Não Perca a adolescência de vista: a violência sexual na perspectiva do adolescente ofensor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
A menina e o ato infracional: a visão de profissionais que atuam em medidas sócio-educativas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Agora é só você: a rede social dos adolescentes em conflito com a lei; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Psicoterapia e Diversidade Sexual: a perspectiva de estudantes religiosos de psicologia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Ainda Somos os Mesmos e Vivemos Como Nossos Pais: as relações de gênero na visão de adolescentes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência em Contexto de Vulnerabilidade Social: afiliações possíveis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Aspectos da comunicação familiar de sujeitos usuários de drogas envolvidos com a justiça; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
A entrevista de acolhimento psicossocial no contexto da justiça: possibilidades e limites; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Intervenções Psicológicas com grupos de sujeitos usuários de drogas no contexto da justiça; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Eu Não Sou Gay: A Vivência da Sexualidade em Adolescentes Privados de Liberdade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência: do ato à fala; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
A Violência Estrutural e os processos de socialização de adolescentes em conflitos com a lei; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência e passagem ao ato infracional: uma análise da relação entre a violência atuada e apoio parental; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
As Vivências de Estigmatização em Escolas Públicas do Distrito Federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Violência Estrutural: Um Olhar Sobre as Vivências de Adolescentes em Conflito Com a Lei; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Adolescência e violência: as medidas sócio-educativas na visão de adolescentes; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: Maristela Muniz Gusmao;
Produções bibliográficas
-
MENEZES. D. M. A. ; BRASIL, K. C. T. ; GUSMAO, M. M. . O Trabalho Interdisciplinar no Contexto da Exclusão. Psicologia Ciência e Profissão , v. 3, p. 90-97, 2003.
-
GUSMAO, M. M. ; GOMES, T. N. ; ZANELLO, V. . Vivências da masculinidade em jovens que cumprem Medidas Socioeducativas: a misoginia e a homofobia. In: Douglas Verbicaro Soares; Rivetla Edipo Araujo Cruz. (Org.). Estudos sobre Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. 1ed.: Cruz Alta: Ilustração, 2022, v. , p. 377-398.
-
GUSMAO, M. M. ; AMPARO, D. M. . Les dispositifs de soin au Brésil avec des adolescents violents. In: Florien Houssier. (Org.). La cure psychanalytique de l'adolescent et ses dispositifs thérapeutiques. 1ed.Paris: Éditions in Press, 2021, v. 1, p. 165-177.
-
GUSMAO, M. M. ; GOMES, T. N. ; AMPARO, D. M. . Os interstícios institucionais e as possibilidades de trabalho na socioeducação. In: Amparo, D.; Moraes, R.; Brasil K; Lazzarini, E. (Org.). Adolescência: psicoterapias e mediações terapêuticas na clínica dos extremos. 1ed.Brasilia: Technopolitik, 2020, v. 1, p. 133-147.
-
GUSMAO, M. M. ; AMPARO, D. M. . Dispositivo clinico de cuidado para adolescentes da socioeducação. In: Antiloga, C; Brasil, K; Lordello, S; Neubern, M & Queiroz, E.. (Org.). Psicologia Clínica e Cultura Contemporãnea 4. 1ed.Brasilia: Technopolitik, 2019, v. 1, p. 291-316.
-
BRASIL, K. C. T. ; PEDROZA, R. L. S. ; AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. . O álcool na escola: uma expressão do mal-estar adolescente no espaço grupal. In: Brasil, K.T.R. ; Drieu, D.. (Org.). MEDIAÇÃO, SIMBOLIZAÇÃO E ESPAÇO GRUPAL. 1ªed.Brasília: Liber Livro, 2016, v. 1, p. 13-32.
-
GUSMAO, M. M. ; VIEIRA, T. M. R. A . Juventude em contexto de vulnerabilidade social: afiliações possíveis. In: Maria Alves Toledo Bruns; Claudiene Santos; Célia Regina Vieira de Souza-Leite. (Org.). Violência, gênero e mídia no horizontes da saúde e educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 201-218.
-
AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. ; MACEDO, L. . O agir violento na adolescência: simbolização e dispositivos clínicos. In: Deise Matos do Amparo; Sandra Francesca Conte de Almeida; Kátia Tarouquella R. Brasil; Maria Inês Gandolfo Conceição; François Marty. (Org.). Adolescência e Violência: Intervenções e Estudos Clínicos, Psicossociais e Educacionais. 1ed.Brasília: Liber Livro e Editora Universidade de Brasília, 2012, v. , p. 79-91.
-
BRASIL, K. C. T. ; GUSMAO, M. M. ; FÉLIX, C. G. . Identidade e relações de gênero na adolescência. In: Deise Matos do Amparo; Sandra Francesca Conte de Almeida; Katia Tarouquella R. Brasil; Maria Inês Gandolfo; François Marty. (Org.). Adolescência e Violência: Intervenções e Estudos Clínicos, Psicossociais e Educacionais. 1ed.Brasilia: Liber Livro e Editora Universidade de Brasilia, 2012, v. 1, p. 239-251.
-
PENSO, M. A. ; RAMOS, M. E. C. ; GUSMAO, M. M. . A clínica do Adolescente em medida socioeducativa de semiliberdade. In: Marlene Magnabosco Marra; Liana Fortunato Costa. (Org.). Temas da Clínica do Adolescente e da Família. 1ed.São Paulo: Ágora, 2010, v. 1, p. 105-118.
-
PENSO, M. A. ; RAMOS, M. E. C. ; GUSMAO, M. M. . O Pai de Botas e a Santa Mãe: a construção da identidade de adolescentes em conflitos com a lei. In: Fausto Rodrigues de Lima; Claudiene Santos. (Org.). Violência Doméstica. Vulnerabilidade e Desafios na Intervenção Criminal e Multidisciplinar. 1ªed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, v. 01, p. 213-229.
-
PENSO, M. A. ; GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. . O pai de botas ? Violência intrafamiliar sofrida por adolescentes envolvidos em atos infracionais e com drogas. In: Liana Fortunato Costa; Tânia Mara Campos de Almeida. (Org.). Violência no Cotidiano: do risco à proteção. 1ed.Brasília: Editora Brasília, 2005, v. 1, p. 167-183.
-
PENSO, M. A. ; GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. . A Violência na Família: reflexo da exclusão social. In: Maria Alexina Ribeiro; Liana Fortunato Costa. (Org.). (Org.). Família e Problemas da Contemporaneidade. 1ed.Brasília: Editora Brasília, 2004, v. 01, p. 71-86.
-
PENSO, M. A. ; GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. . Oficina de Idéias: uma experiência precursora com adolescentes em conflito com a lei pelo envolvimento com drogas. In: M. F. O. Sudbrack & outros (Orgs.). (Org.). Adolescentes e Drogas no Contexto da Justiça. 1ed.Brasília: Plano Editora, 2003, v. , p. 191-201.
-
AMPARO, D. M. ; WILLADINO, R. B. ; OLIVEIRA, R. M. ; GUSMAO, M. M. ; BRASIL, K. C. T. . A psicanálise no contexto da exclusão: uma proposta de atenção a meninos e meninas em situação de marginalidade. Congresso Internacional de Psicanálise e suas Conexões. 1ed.Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999, v. 1, p. 200-215.
-
LIMA, E. M. S. ; GUSMAO, M. M. ; VIEIRA, T. M. R. A . Patriarcado e a produção da subjetividade feminina: criação do ciúme. In: 19 REDOR - Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre mulher e relações de gênero, 2016, São Cristovão. 19 REDOR - Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre mulher e relações de gênero, 2016.
-
GUSMAO, M. M. ; PEREIRA, R. A. M. ; OLIVEIRA, R. M. . Jogos Eletrônicos e seus Registros Subjetivos na Adolescência. In: Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente, 2015, Porto Alegre. Adolescentes e Jovens: múltiplas realidades, múltiplos olhares. Porto Alegre: UFRGS, 2015. v. 1.
-
GUSMAO, M. M. ; MONTEIRO, N. F. ; GALVÃO, A. C. ; RAMOS, M. E. C. . As Vivências de Estigmatização em Adolescentes. In: Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente, 2015, Porto Alegre. Adolescentes e Jovens: múltiplas realidades, múltiplos olhares. Porto Alegre: UFRGS, 2015. v. 1.
-
BRASIL, K. C. T. ; GUSMAO, M. M. . O Trabalho Interdisciplinar no Contexto da Exclusão. In: Psicologia Ciência e Profissão, 2003, Brasília. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2003. v. 03. p. 90-97.
-
MENEZES. D. M. A. ; BRASIL, K. C. T. ; GUSMAO, M. M. . A Psicanálise no Contexto da Exclusão: uma proposta de atenção a meninos e meninas em situação de marginalidade. In: I Congresso Internacional de Psicanálise e suas Conexões, 1999, Rio de Janeiro. Trata-se Uma Criança. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999. v. I. p. 200-216.
-
VIEIRA, T. M. R. A ; GUSMAO, M. M. . Produção de Subjetividade em Contexto de Vulnerabilidade Social: Os Mecanismos de Desfiliação e Afiliação. In: 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. v. 1. p. 110-113.
-
GUSMAO, M. M. ; MONTEIRO, N. F. ; OLIVEIRA, E. Q. ; SILVA, M. M. . As Vivências de Estigmatização em Escolas Públicas do Distrito Federal. In: 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência: SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. v. 1. p. 221-224.
-
GUSMAO, M. M. ; VIEIRA, T. M. R. A ; OLIVEIRA, E. Q. ; BRASIL, K. C. T. . Adolescência e Passagem ao Ato Infracional: Uma Análise da Relação entre Violência Atuada e Apoio Parental. In: 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. 2 Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. v. 1. p. 107-110.
-
VIEIRA, T. M. R. A ; GUSMAO, M. M. ; GOMES, L. M. ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. . A Passagem ao Ato: Uma Defesa Possível. In: Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente, 2015, Porto Alegre. Adolescentes e Jovens: múltiplas realidades, múltiplos olhares. Porto Alegre: UFRGS, 2015. v. 1.
-
ROCHA, M. S. ; GUSMAO, M. M. . Eu Não Sou Gay: a Vivência da Sexualidade em Adolescentes Privados de Liberdade. In: Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente, 2015, Porto Alegre. Adolescentes e Jovens: múltiplas realidades, múltiplos olhares. Porto Alegre: UFRGS, 2015. v. 1.
-
GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; FUKUDA, C. C . Las relaciones grupales: experiencias de la estigmatización, la discriminación y los prejuicios en el contexto escolar. In: XVIII International Congress for Group Psychotherapy and Group Process, 2012, Cartagena de Indias. XVIII International Congress for Group Psychotherapy and Group Process, 2012. v. 18. p. 79-79.
-
GUSMAO, M. M. . Atenção psicossocial a sujeitos em conflitos com a lei pelo uso de drogas. In: XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2007, Belo Horizonte. XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica: sociedade contemporânea, rupturas e vúnculos sociais, 2007. v. 1. p. 30-30.
-
GUSMAO, M. M. ; GOMES, T. N. . Os Interstícios Institucionais e as Narrativas Criativas no trabalhos com Jovens Institucionalizados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. ; AMPARO, D. M. . Colloque 'Les psychothérapies de ladolescent'. Le liens, le collectif et les objets culturels: dispositifs de ssoins psychotherapeutique avec les adolescents violents au Brésil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SUDARIO, C. E. S. ; GUSMAO, M. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. . Estudo sobre os dispositivos da atenção psicológica de adolescentes em conflitos com a lei. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, L. M. ; GUSMAO, M. M. ; VIEIRA, T. M. R. A ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. . Adolescência: do Ato à fala. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAO, M. M. . Atenção Psicológica à Comunidade: interface entre a sociedade civil e governamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. . Criminologia Crítica e processos de subjetivação no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FUKUDA, C. C ; GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; MENDONCA, E. R. . Relações de Gênero em Escolas Públicas de Centro e Periferia do DF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAMASIO, A. A. ; SANTOS, G. C. ; RODRIGUES, G. A. S. ; SILVA, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; GUSMAO, M. M. . Estigma: uma decorrência da violência verbal vivenciada no ambiente escolar público do Distrito Federal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. C. ; DAMASIO, A. A. ; MACHADO, I. A. ; SILVA, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; GUSMAO, M. M. . Percepção de estudantes frente ao cotidiano escolar das Escolas Públicas do DF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA JUNIOR, C. A. ; VIEIRA, T. M. R. A ; COELHO, C. R. ; GUSMAO, M. M. ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. . A violência estrutural e os processos de socialização de adolescentes em conflitos com a lei. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, E. Q. ; GUSMAO, M. M. ; VIEIRA, T. M. R. A ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. ; BESSONI, E. A. . Adolescência e passagem ao ato infracional: uma análise da relação entre violência atuada e apoio parental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; FUKUDA, C. C . Las relaciones grupales: experiencias de la estigmatización, la discriminación y los prejuicios en el contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, T. M. R. A ; GUSMAO, M. M. . Adolescência em contexto de vulnerabilidade social: afiliações possíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FÉLIX, C. G. ; GUSMAO, M. M. . Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais: as relações de gênero na visão de adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMAO, M. M. ; FALEIROS, V. P . A conciliação de conflitos na perspectiva do operador do direito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. ; BRASIL, K. C. T. . Identidade e Relações de Gênero na Adolescência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, T. M. R. A ; GUSMAO, M. M. . Adolescência em Contexto de Vulnerabilidade Social: afiliações possíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GREGORIO, G. S. ; RIBEIRO, C. M. ; AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. . A complexidade da violência protagonizada pelos adolescentes em unidades de liberdade assistida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, C. M. ; GREGORIO, G. S. ; AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. . Repercussão da violência no adolescente em contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMAO, M. M. ; PEREIRA, S. E. F. . A Clínica do Adolescente em Conflito com a Lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRASIL, K. C. T. ; FUKUDA, C. C ; AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. ; PENSO, M. A. ; MACHADO, R. F. . A concepção de saúde mental para os jovens de Brasilia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PENSO, M. A. ; BRASIL, K. C. T. ; AMPARO, D. M. ; GUSMAO, M. M. ; COSTA, L. M. . Percepções de saúde dos profissionais dos Programas de Saúde dos adolescentes do Distrito Federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAO, M. M. . Adolescência e o Campo Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMAO, M. M. . Sistemas de Garantias de Direito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMAO, M. M. . Adolescente em Situação de Conflito com a Lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSMAO, M. M. ; BRASIL, K. C. T. . Violência e Somatização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. ; PENSO, M. A. ; RESENDE, D. R. . A Participação Comunitária no Contexto da Justiça: uma investigação psicossocial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAO, M. M. ; PENSO, M. A. ; RAMOS, M. E. C. . Atenção Psicossocial a Usuários de Drogas e seus Familiares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. ; PENSO, M. A. ; RAMOS, M. E. C. . Oficina de Idéias: uma experiência precursora com adolescentes em conflito com a lei pelo envolvimento com drogas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PENSO, M. A. ; GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. . Atenção Psicossocial a adolescentes em conflito com a lei identificados pela Justiça como usuários de drogas ? Oficina de Idéias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMAO, M. M. ; OLIVEIRA, R. M. . As Sutilezas da Exclusão e suas Implicações subjetivas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, M. A. ; GUSMAO, M. M. ; PENSO, M. A. ; RAMOS, M. E. C. . Sensibilizando Futuros Psicólogos para Atuação com Populações Diferenciadas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRASIL, K. C. T. ; MENEZES. D. M. A. ; GUSMAO, M. M. . O Trabalho Transdisciplinar no Contexto da Exclusão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RAMOS, M. E. C. ; RIBEIRO, M. A. ; PENSO, M. A. ; GUSMAO, M. M. . Oficinas de Sensibilização: Um espaço para o crescimento pessoal na formação do psicólogo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
GUSMAO, M. M. . Fundamentos da Psicologia na Socioeducação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GUSMAO, M. M. ; RAMOS, M. E. C. ; NOVAES. M. C. L . Educação e Justiça: Por uma Linguagem Comum. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUSMAO, M. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; RAMOS, M. E. C. ; PENSO, M. A. . Oficinas de Sensibilização: Um espaço para o crescimento pessoal na formação do psicólogo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUSMAO, M. M. ; NOVAES. M. C. L ; LIONÇO, T. ; WILLADINO, R. B. . Sensibilização à Temática Sexualidade - Adolescentes. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUSMAO, M. M. ; NOVAES. M. C. L ; LIONÇO, T. ; WILLADINO, R. B. . Violência Infanto ? Juvenil ? Destinado a adolescentes vinculados ao programa SOS GALERA!. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Intervenção clínica e avaliação psicológica de jovens em situação de vulnerabilidade psíquica nos contextos da justiça e da saúde: Clinical intervention and psychological evaluation of young people in situations of psychic vulnerability in the context, Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar dispositivos clínicos (psicoterapêuticos e de mediação) e analisar estratégias de atenção em saúde mental no contexto da saúde e da justiça para jovens e adolescentes que apresentam uma clínica de extrema vulnerabiliade psiquica, uma clínica dos extremos, caracterizada por atuações auto agressivas (escarificação, tentativa de suicidio) e hetero agressivas (homicidio, abuso sexual); além de compreender e descrever, por meio da avaliação psicológica, o funcionamento psíquico desses adolescentes, os processos de mediação e sua evolução clínica, visando a construção de práticas integradoras em saúde mental e a diminuição dos fatores de risco na adolescência. O método dessa pesquisa valoriza o modelo clínico e a compreensão de fenômenos de forma abrangente e multimetodológica, buscando ampliar as possibilidades de análise e de propostas de intervenção. Os participantes desse estudo serão: a) 100 adolescentes e jovens adultos, 50 do sistema de saúde e 50 do sistema de justiça na faixa etária de 15 à 25 anos. Serão utilizados como instrumentos: diário de campo; entrevistas, escalas e métodos projetivos. Os dados serão analisados a partir de uma perspectiva da triangulação dos diferentes resultados dos instrumentos de pesquisa em uma abordagem qualitativa interpretativa e quantitativa. A pesquisa propõe avanços e impactos científicos e sociais. Sub projeto 1 de pesquisa e extensão : Violências e Psicopatologias na Contemporaneidade: diagnóstico e intervenção clínica - VIPAS Sub projeto 2: Pesquisa Internacional (VAPS-Harcèlement) Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico Científico e Cultural entre Fundação Universidade de Brasília, Université Paris 13 e Universidade Católica de Brasília (2012-2016 renovado 20017-2021) A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum A primeira fase da colaboração envolverá o seguinte tema: Adolescência, violência e traumatismos. Dimensões Psíquicas e Relacionais. Este acordo de cooperação foi atualizado em 2017 com validade por 4 anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Deise Matos do Amparo - Coordenador / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Pascal Roman - Integrante / Eliana Rigott Lazzarini - Integrante.
-
2017 - Atual
Adolescência e violência: psicopatologia e psicodinâmica de autores de auto e hetero agressão - Métodos Projetivos (Rorschach e TAT Escola de Paris), Descrição: Este projeto visa investigar o funcionamento e a dinâmica psíquica dos adolescentes autores de auto e hetero agressão, considerando aspectos psicopatológicos, psicodinâmicos e interculturais. Pretende-se compreender os processos de mentalização e simbolização, o modo de tratamento das excitações pulsionais, as modalidades de representações e afetos e os processos identificatórias, reconhecendo a intersecção com as dimensões somáticas e subjetivas vivamente solicitadas nas transformações pubertárias. Trata-se de uma pesquisa clínica-qualitativa, psicanalítica. Essa categoria de pesquisa pretende alcançar a subjetividade, bem como, as implicações individuais e características de cada participante. Participam desta pesquisa 30 adolescentes que estão em instituições brasileiras de internação e semi-liberdade cumprindo medida de restrição de liberdade em função de situação de conflito com a lei e, adolescentes que estão em instituições de atendimento como CAPS Ad, ou em acompanhamento e/ou avaliação psicológica na clínica-escola da universidade. Os adolescentes são de ambos os sexos, na faixa etária de 14 à 18 anos. Estão incuídos no grupo de heteroagressão, 10 adolescentes abusadores e 10 homicidas e no grupo da autoagressão, 10 adolescentes com comportamento de automutilação. Como instrumentos de pesquisa serão utilizados entrevistas clínicas, método de Rorscahch e o Teste de Apercepção Temática. Para análise dos dados a pesquisa prevê a triangulação dos dados em uma abordagem clínico-qualitativa e analítica-interpretativa. No que se refere às entrevistas clínicas, a análise será psicanalítica e procurar-se-à investigar a diversidade dos processos mentais e suas significações considerando as questões metapsicológicas e a reconstrução de concepções tomando como parâmetro a clínica do adolescente. Os protocolos de Rorschach e TAT serão analisados na abordagem da escola francesa considerando as contribuições da análise psicanalítica (Escola de Paris) dos métodos projetivos. A análise desses aspectos permitirá uma discussão sobre a psicopatologia e os funcionamentos limites na adolescência. As questões se situam em nível teórico (conhecimento refinado da psicopatologia e de certas dimensões psiquicas dos sujeitos) e clinico prático (aprimorar os dispositivos de avalição psicológica, de intervenção clínica e de prevenção). Neste projeto também está previsto a consolidação das parcerias de pesquisa, visando a internacionalização do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, e da linha de pesquisa ?Adolescência e violência? à qual estou vinculada. Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico Científico e Cultural entre Fundação Universidade de Brasília, Université Paris 13 e Universidade Católica de Brasília (2012-2016 renovado 20017-2021) A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Deise Matos do Amparo - Coordenador / Gregório de Sordi Gregório - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Thaywane do Nascimento Gomes - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante.
-
2013 - 2018
Adolescência e violência: estudo intercultural da psicodinâmica de autores de hetero agressão, Descrição: Este projeto atual de Bolsa produtividade, ?Adolescencia e violência: estudo intercultural da psicodinâmica de autores de heteroagressão? está sendo proposto visando dar continuidade e aprofundar um dos eixos de pesquisa do projeto anterior. Pretende-se aprofundar na investigação do funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, comparando um grupo de adolescentes da França e do Brasil. Pretende-se identificar elementos para avaliação clínica e intervenção considerando a relação entre violência atuada e a dinâmica psíquica. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo desses adolescentes e a relação entre violência atuada; analisar a capacidade do sujeito em relação ao simbolizar e metabolizar as excitações; investigar a qualidade do investiemtno narcísico e da problemática identitária-identificatória.; analisar a qualidade da ligação entre afetos e representações; identificar contribuições para a avaliação psicológica e intervenção clínica com essa população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / BRASIL, K. C. T. - Integrante / OLIVEIRA, R. M. - Integrante / Deise Matos do Amparo - Coordenador / Laís Macedo - Integrante / François Marty - Integrante / Lana dos Santos Wolff - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante.
-
2013 - Atual
Pulsão e verbo na obra de Freud e de Gustave Guillaume, Descrição: Elucidar o conceito freudiano de pulsão e demonstrar sua relação na linguagem com o verbo é o objetivo geral do presente projeto. Como concepção geral de fundo as teorias da ação se fazem presente tanto para explicar o conceito de pulsão quanto o de verbo. Investigaremos na obra freudiana os principais momentos que estão concebidos os conceitos de pulsão e verbo. Trieb, pulsão, inicialmente, é palavra do cotidiano em alemão, mas passo a passo ela se torna nocional (Begrieff). Em seguida, o entendimento de Freud sobre a linguagem e especificamente o verbo, enquanto elemento gramatical que porta a ação na linguagem, será examinado na obra freudiana tanto na metapsicologia quanto em exemplos clínicos. Buscaremos demonstrar que o verbo é o elemento gramatical que porta a representação da pulsão. Ato contínuo, utilizaremos a teoria do linguista Gustave Guillaume que desenvolveu em detalhes e a teoria dos atos de linguagem mais elaborada e esquecida das teorias que estudamos até hoje. Apresentamos no presente projeto todos os textos de Freud e de Guillaume bem como dos principais autores interlocutores que nos ajudarão nesta construção comum. Os dois autores em foco partilham a ideia que a mente se organiza através da linguagem e tem seu dinamismo por conta da pulsão (Freud) e do verbo (Guillaume). No pensamento, na fala e na escrita mostraremos que o verbo é o principal representante psíquico da pulsão. O estudo diferenciado das duas teorias permitirá a formação docente pós-graduada, discente a aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática, dando assim, continuidade a linha de pesquisa 'Linguagem e Psicopatologia'. O estudo permitirá análises de corpus discursivos que contemplem os dinamismos psicanalítico da linguística de Guillaume. O estudo específico da articulação verbo - pulsão nos levará necessariamente a sermos introduzidos na experiência temporal que somente a flexão do verbo nos traz. Desta maneira, pretendemos reintroduzir cum granus salis o tempo como tópico fundamental para toda e qualquer clínica, inclusive a de Freud. Palavras Chaves: Psicanálise, Linguagem, Verbo, Gramática, Psicopatologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Luciano da Costa Espirito Santo - Integrante / Roberto Menezes Oliveira - Integrante / Katia Cristina Tarouquella Rodrigues - Integrante / Francisco Moacir de Melo Catunda Martins - Coordenador.
-
2012 - 2015
Violência e Passagem ao ato: o discurso dos adolescentes em conflito com a lei e dos profissionais das medidas socioeducativas, Descrição: O propósito do projeto investigação é analisar a passagem ao ato como uma modalidade defensiva do adolescente diante das ameaças internas, pulsionais e externa em uma perspectiva relacional e social. As modalidades defensivas na adolescência se instalam para que o sujeito possa lidar com as transformações pubertárias e com os fantasmas a ela associados, bem como com os desafios que os processos de exclusão social engendram. Como hipótese, investiga-se de que modo a passagem ao ato na adolescência por meio da violência, pode ser um mecanismo defensivo para que esses jovens não sucumbam às fragilidades evidenciadas pelas transformações desse período e pelos desafios sociais aos quais são confrontados. Ao se considerar as dimensões relacionais e sociais encontradas pelo adolescente em conflito com a lei, pretende-se também investigar os profissionais que lidam com esse adolescente, tendo como foco os mecanismos psíquicos individuais e grupais que estão em jogo nesse trabalho. Sendo assim, esse estudo contará com os subsídios da psicodinâmica do trabalho que procura compreender o lugar do prazer e do sofrimento no trabalho e como eles favorecem ou não á elaboração da violência e a capacidade dos profissionais em sustentarem os desafios cotidiano desse trabalho. Os participantes da pesquisa serão adolescentes em conflito com a lei, com idade entre 14 e 18 anos e os profissionais que trabalham nas instituições de privação de Liberdade e de Liberdade Assistida no Distrito Federal. Como método será utilizado a abordagem qualitativa visando a emergência de conteúdos subjetivos dos participantes por meio do dispositivo como entrevistas e grupos de fala. Os dispositivos de fala em grupo e individuais serão utilizados tanto com os adolescentes quanto com os profissionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / BRASIL, K. C. T. - Coordenador / PENSO, M. A. - Integrante / OLIVEIRA, R. M. - Integrante / Deise Matos do Amparo - Integrante / Sandra Francesca Conte de Almeida - Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / François Marty - Integrante.
-
2010 - 2013
Desmascarando o preconceito: a descrição comportamental e o estudo das vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF, Descrição: Descrever as formas de expressão da estigmatização, discriminação e preconceito em escolas públicas e privadas do Distrito Federal tanto quanto seu impacto nas vivências dos diversos atores que compõem o cenário escolar (diretores, professores e alunos), visando contribuir para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas e políticas educacionais de formação para a cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Alexandre Cavalcante Galvão - Integrante / Cláudia Cristina Fukuda - Coordenador / Maria Eveline Cascardo Ramos - Integrante / Natália Franco Monteiro - Integrante / Marília Marques da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - Atual
Adolescência, violência e traumatismo: Dimensões psíquicas e relacionais, Descrição: Este projeto está integrado ao projeto de Bolsa Produtividade CNPq (Adolescência , Violência e Traumatismo). É um projeto realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília, Université Paris V e Paris XIII. Pretende investigar o funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, bem como analisar a natureza das suas relações de apoio (relação parental; pessoas de referência; instituições), buscando identificar elementos para intervenção clínica, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio do ambiente e parental. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo desses adolescentes; investigar a natureza das relações de apoio (parental e de instituições de referência); analisar a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental; identificar contribuições para a intervenção clínica com essa população. Como instrumentos da pesquisa utilizamos entrevista clínicas, Rorschach, entrevistas de grupo focal, entrevistas familiares. O projeto recebeu um aporte financeiro e extensão do prazo de execução para até 2015 com apoio CNPQ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / BRASIL, K. C. T. - Integrante / OLIVEIRA, R. M. - Integrante / Deise Matos do Amparo - Coordenador / Talita Maiara Rodrigues Araujo Vieira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2010
Conciliação e conflito no sistema penal: da operacionalidade do sistema à demanda pela intervenção penal, Descrição: A dogmática jurídico-penal apresenta o juizado especial criminal como um novo paradigma de justiça penal que se volta à resolução do conflito e à pacificação social. Nesse sentido, a Lei 9099/95 do sistema penal brasileiro se dirige ao tratamento dos delitos de menor potencial ofensivo, e a possibilidade de conciliação do Juizado Especial Criminal assume uma posição central no discurso jurídico-penal. Entretanto, destacamos que os conflitos sociais implicam interesses, valores e estratégias de ação entre pessoas e grupos que entram em oposição ou contradição, não somente em função das classes e das forças em presença, como de lutas por poder, por domínio ideológico, econômico, territorial, cultural ou mesmo por vantagens pessoais. Portanto, a questão da conciliação no sistema penal precisa ser investigada, observando e compreendendo como o sistema penal operacionaliza a conciliação. Foi com esse escopo que realizamos uma pesquisa qualitativa com observações e registros de audiências de conciliação penal, seguindo um roteiro de observação, elaborado especificamente para esse estudo, que contemplou dados objetivos e subjetivos, e em seguida realizamos análise qualitativa do material obtido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Vicente de Paula Faleiros - Integrante / Fabiana Assis Pinheiro - Coordenador., Financiador(es): Escola Superior do Ministério Público da União - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Saúde Mental de Adolescentes nas Escolas, Descrição: Buscou: identificar as concepções, crenças e experiências, pessoais e profissionais em relação à saúde mental na escola; identificar como a escola atua e promove a saúde mental; identificar a relação da escola com as unidades básicas de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / BRASIL, K. C. T. - Coordenador / Deise Matos do Amparo - Integrante / Cláudia Cristina Fukuda - Integrante / Talita Maiara Rodrigues Araujo Vieira - Integrante / Cristina Gomes Félix - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2007 - 2009
Construção da Rede Comunitária de Apoio às Medidas Alternativas do Distrito Federal: uma investigação interventiva., Descrição: Buscou analisar as percepções que as instituições comunitárias - parceiras do MPDFT/CEMA que recebem autores do fato para prestação de serviços como decorrência da aplicação de Medidas Alternativas, têm a respeito das Medidas Alternativas e a influência dessas percepções na execução das referidas medidas. Além disso, buscou construir o perfil das instituições comunitárias e sensibilizá-las para a importância de seu papel na definição, aplicação e execução de Medidas Alternativas; avaliar a percepção que os representantes das instituições comunitárias de duas Regiões Administrativas do DF sobre o papel dos Fóruns comunitários como estratégia de aproximação entre a comunidade e o sistema de justiça, e também conhecer a percepção dos representantes destas instituições comunitárias sobre a rede social existente no apoio a execução das Medidas Alternativas. Posteriormente, foi acrescentado como objetivo conhecer a percepção dos servidores dos Setores Regionais de Medidas Alternativas sobre a sua prática profissional e sua inserção na tão desejada rede de execução das Medidas Alternativas, bem como sobre a relação existente entre a CEMA e as instituições comunitárias que executam tais medidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / PENSO, M. A. - Integrante / Luisa de Marillac Xavier dos Passos - Coordenador.
-
2006 - 2007
O papel da Comunidade na Aplicação e Execução da Justiça Penal., Descrição: Esta pesquisa avalia em que medida essa iniciativa do MPDFT proporciona de fato a participação da comunidade na Justiça penal, compreendida a participação por uma relação horizontal que possibilita o diálogo entre o Sistema de Justiça e a comunidade, de modo a permitir que a comunidade interfira nos procedimentos de aplicação e execução das penas e medidas alternativas. Para tanto, se propôs a avaliar o material produzido no Fórum Distrital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / PENSO, M. A. - Integrante / Luisa de Marillac Xavier dos Passos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
1996 - 1998
O Universo Psicossocial da Criança e do Adolescente em Situação de Rua, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Muniz Gusmao - Integrante / Richard Emil Bucher - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2016
Menção Honrosa, Universidade de Brasília - Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação - Programa de Iniciação Científica.
2014
Menção Honrosa, Universidade de Brasília - Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação - Programa de Iniciação Científica.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CEPAC - Centro de Psicologia Águas Claras, Psicologia. , Rua 5, Lote 03, Sala 201. Ed. Albany Medical Center, Norte (Águas Claras), 71907720 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 999228889, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
CEPAC - Centro de Psicologia Águas ClarasVínculo: Supervisora e Psicoterapeuta, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 16
Atividades
-
01/2014
Serviços técnicos especializados , Psicologia.,Serviço realizado, Supervisão; Psicoterapia; Cursos de Formação.
2000 - 2017
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora das disciplinas: Estágio Supervisionado Específico I e II Ênfase em Processos Clínicos (psicoterapia individual e de grupo para adolescentes e adultos); Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso; Estudos Avançados em Processos Clínicos; Fundamentos em Psicanálise; Teorias e Técnicas Psicoterápicas; Intervenções Psicológicas com Grupos; Psicologia Comunitária e Psicologia Social.
2000 - 2008
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Outras informações:
Atuação nos Laborátórios de Psicologia Clínica e Psicologia Social/Comunitária e : Elaboração e execução de projetos de atenção à comunidade; desenvolvimento de ações de promoção à saúde e cidadania com grupos de adolescentes, jovens adultos e famílias em situação de risco psicossocial; colaboração na formação de futuros psicólogos, prestando apoio ao estágio curricular e outras atividades extracurriculares.
Atividades
-
01/2014 - 06/2017
Direção e administração, Curso de Graduação em Psicologia/UCB.,Cargo ou função, Coordenadora de Monitoria.
-
02/2009 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico III, Estágio Supervisionado Específico I, Estágio Supervisionado Específico II, Estudos Avançados em Processos Clínicos, Fundamentos em Psicanálise, Intervenções Psicológicas com Grupos, Teorias e Técnicas Psicoterápicas
-
02/2012 - 12/2013
Extensão universitária , Curso de Graduação em Psicologia/UCB.,Atividade de extensão realizada, Integrante do projeto de extensão: SANKOFA - IDENTIDADES E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA.
-
01/2010 - 12/2013
Direção e administração, Curso de Graduação em Psicologia/UCB.,Cargo ou função, Assessora Pedagógica do Curso de Psicologia.
-
03/2007 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Psicologia Social/Comunitária.,Linhas de pesquisa
-
03/2006 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Psicologia Social/Comunitária.,Linhas de pesquisa
2008 - 2010
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
04/2008 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicoterapia para Adolescentes; Intervenções em Situações de Risco; e Psicologia Comunitária
1997 - 2004
Núcleo de Estudos e Atenção à Exclusão SocialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga/Pesquisadora/Presidente, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação, planejamento e execução de projetos de Cooperação Técnica internacional; Formação e capacitação de educadores; elaboração e implantação de projetos visando a promoção da saúde e cidadania com crianças e adolescentes em situação de risco ? em situação de rua, vinculados a medidas sócio educativas, vítimas de violência sexual.
Atividades
-
04/1997 - 06/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Estudos e Atenção à Exclusão Social.,Linhas de pesquisa
1999 - 2000
Centro de atendimento Juvenil EspecializadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Atendimento a adolescentes com Medida Sócio Educativa de Internação ? Privação de Liberdade/Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
1998 - 1999
Centro de Desenvolvimento Social de CeilândiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenação do Programa da Medida Sócio - Educativa de Liberdade Assistida/ECA.
1995 - 1996
Instituto de Neuropsiquiatria de CuiabáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
1996 - 1998
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Pesquisadora Aperf em Pesqui, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maristela Muniz Gusmão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?