Álvaro Pereira da Silva Júnior
Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Graduado e Licenciado em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Especialista em Psicologia Jurídica (com atuação predominante na Área Forense); Especialista em Política Criminal, Penitenciária e Segurança Pública; Foi: Diretor do Centro de Observação Criminológica da Secretaria de Segurança Pública do D.F. (antiga COSIPE/SSP-DF); Chefe da Seção de Psicologia do Centro de Internamento e Reeducação (Penitenciária do Distrito Federal - Papuda); Integrante da Equipe de Psicopatologia Forense do Instituto de Medicina Legal "Leonídio Ribeiro" - Brasília/D.F., onde aposentou-se em 2010; atuou como Perito e Assistente Técnico em perícias judiciais e exerceu a docência em disciplinas de Instituições de Ensino Superior (UPIS, Escola de Gestão Pública GDF; UniDF, Universidade Católica de Brasília, Academia de Polícia Civil e Academia de Polícia Militar.)Também é Licenciado em Ciências, com Habilitação em Biologia, pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2004 - 2006
Universidade de Brasília, UnB
Título: DANO PSÍQUICO EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL SEM COMPROVAÇÃO DE ATO LIBIDINOSO OU CONJUNÇÃO CARNAL
, Ano de Obtenção: 2006.MARIA IZABEL TAFURI.
Formação complementar
2013 - 2014
MBA em GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (Carga Horária: 420h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. , Título: Lago Paranoá - uma difícil gestão socioambiental. , Orientador: Rafael Lopes Ferreira. , Palavras-chave: Gestão Ambiental; Gestão Socioambiental; Lago Paranoá.
2001 - 2003
MBA em Espec. Pol. Crim. Penit. e Segurança Pública. (Carga Horária: 400h). , UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO, UNIRIO, Brasil. , Título: SEQUESTRO RELÂMPAGO - ANÁLISE DO FENÔMENO NO DISTRITO FEDERAL. , Orientador: GEORGE FELIPE DE LIMA DANTAS. , Palavras-chave: SEQÜESTRO RELÂMPAGO; CRIME; SEQÜESTRO; POLÍCIA.
2000 - 2000
Especialização em Psicologia Jurídica. , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Forense.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.
Participação em eventos
Seminário de Avaliação Psicológica no contexto da Psicologia Forense.Avaliação Psicológica no contexto forense. 2011. (Seminário).
Fórum de Debates I do Curso de Psicologia.Criminalidade e Sofrimento Psíquico ? Aspectos Éticos.. 2009. (Encontro).
II Encontro Brasiliense dos Psicólogos dos Três Poderes.Psicologia Forense no Instituto Médico Legal. 2009. (Encontro).
1º Simpósio Brasiliense de Avaliação Psicológica.Avaliação Psicológica na área jurídica: finalidade, instrumentos e laudos.. 2008. (Simpósio).
Ciclo de Palestras de Inteligência e Análise Criminal.Visão da Psicologia Forense sobre o Terrorismo. 2007. (Seminário).
Seminário Internacional de Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal do Estado da Bahia..O Comportamento Terrorista. 2007. (Seminário).
Curso de Patrulhamento Tático Móvel2004.Seqüestro Relâmpago. 2004. (Seminário).
Práticas em Psicologia ? Evento comemorativo ao Dia do Psicólogo..Práticas em Psicologia. 2004. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Simpósio sobre Perícia Psicológica para fins Jurídico-Forenses.. 2002. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro sobre Alcoolismo, Tabagismo e outras dependências.. 2001. (Congresso).
VIII Congresso Internacional de Odontologia de Brasília. Mini-Curso de Relações Interpessoais para equipe de Saúde Bucal. 1999. (Congresso).
Curso de Pedagogia, disciplina de Psicologia da Educação _ Universidade Católica Brasília.Delinqüência Juvenil. 1992. (Encontro).
II Encontro Nacional sobre o Sistema Penitenciário. 1984. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA JUNIOR, A. P.. O emprego de explosivos no Brasil para atividades ilícitas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Criminal) - Universidade Católica de Brasília.
CRUZ, R. F.;SILVA JUNIOR, A. P.. A utilização da Análise Criminal em atividades preventivas a roubo de posto de combustíveis na cidade de samambaia ? DF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Criminal) - Universidade Católica de Brasília.
SANTOS, R. M.;SILVA JUNIOR, A. P.. A utilização da Teoria da Atividade de Rotina na análise da criminalidade em Ceilândia ? DF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Criminal) - Universidade Católica de Brasília.
RIBEIRO, D. C. S.;SILVA JUNIOR, A. P.. Psicologia Forense ? A utilização de perfis psicológicos na investigação de crimes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.
Orientou
A utilização da Teoria da Atividade de Rotina na análise da criminalidade em Ceilândia ? Distrito Federal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Criminal) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Álvaro Pereira da Silva Júnior;
A utilização da Análise Criminal em atividades preventivas a roubo de posto de combustíveis na cidade de Samambaia ? Distrito Federal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Criminal) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Álvaro Pereira da Silva Júnior;
Psicologia Forense ? A utilização de perfis psicológicos na investigação de crimes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Álvaro Pereira da Silva Júnior;
Produções bibliográficas
-
George Felipe de Lima Dantas ; Annik de Persinj ; SILVA JUNIOR, A. P. . O Medo do Crime. O Alferes (Belo Horizonte) , v. 22, p. 01-138, 2007.
-
SILVA JUNIOR, A. P. ; DEGAUT, M. ; MULLER, R. ; George Felipe de Lima Dantas . Terrorismo Global. Revista da Segurança, Brasília, p. 22 - 25, 31 jan. 2016.
Outras produções
SILVA JUNIOR, A. P. . Curso de Promoção da Saúde Integral da criança e adolescente em situação de violência sexual. 2008. .
SILVA JUNIOR, A. P. . Abordagens Sócio-Psicológicas da Violência e do Crime. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
Projeto Brasília 2060, Descrição: O Projeto Brasília 2060 vem contribuir para o desenvolvimento cientifico tecnológico, econômico, ambiental e social do país. A implementação de projetos de pesquisa aplicada, alinhados às áreas estratégicas definidas pelo MCTI, os públicos-alvo de pesquisa, gestão pública e empresarial e os temas propostos para o estudo serão os caminhos a serem trilhados para a gestão estratégica e a sustentabilidade de cidades, tendo Brasília como foco de suas aplicações piloto. O resultado final poderá servir de subsidio para o próprio Governo do Distrito Federal e para a maioria das unidades federativas brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Álvaro Pereira da Silva Júnior - Coordenador / Paulo César Gonçalves Egler - Integrante.
-
2014 - Atual
Projeto Brasília 2060, Descrição: O Projeto Brasília 2060 vem contribuir para o desenvolvimento cientifico tecnológico, econômico, ambiental e social do país. A implementação de projetos de pesquisa aplicada, alinhados às áreas estratégicas definidas pelo MCTI, os públicos-alvo de pesquisa, gestão pública e empresarial e os temas propostos para o estudo serão os caminhos a serem trilhados para a gestão estratégica e a sustentabilidade de cidades, tendo Brasília como foco de suas aplicações piloto. O resultado final poderá servir de subsidio para o próprio Governo do Distrito Federal e para a maioria das unidades federativas brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Álvaro Pereira da Silva Júnior - Coordenador / Paulo César Gonçalves Egler - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
1982 - 2010
INSTITUTO MÉDICO LEGAL LEONÍDIO RIBEIRO - BRASÍLIA - DFVínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: Aposentado
Atividades
-
01/1984
Serviços técnicos especializados , Seção de Psicopatologia Forense.Serviço realizado, Psicologia Forense.
2008 - 2012
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
2004 - 2005
União Pioneira de Integração SocialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
2007 - 2008
Centro de Ensino Unificado do DF - UniDFVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
1999 - 1999
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERALVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2014 - 2014
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Álvaro Pereira da Silva Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?