Filipe Mello de Souza Cabral

Mestre em Mídia e Cotidiano pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF), graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal Fluminense e estudante de Biblioteconomia na Universidade Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atua na área da Informação e Comunicação e tem interesse em temas ligados às epistemologias da Informação e da Comunicação, à Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, e à teoria social latino-americana.

Informações coletadas do Lattes em 12/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mídia e Cotidiano

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Os estudos de Mídia e Cotidiano no contexto da tradição crítica latino-americana de Comunicação, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Marco André Feldman Schneider
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mídia; Cotidiano; comunicação; Epistemologia; América Latina.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Discursos midiáticos e Práticas Sociais.

Graduação em andamento em Biblioteconomia

2020 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2006 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: E-BOOKs E A REVISÃO DA LEI AUTORAL: POR TECNOLOGIAS E LEGISLAÇÃO A FAVOR DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO
Orientador: Adilson Cabral

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Discursos midiáticos e Práticas Sociais.

Organização de eventos

CABRAL, F. M. S. . VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação. 2016. (Outra).

Fórum Comunicação e Trabalho. 2016. (Outra).

VI Encontro Nacional da União Latino-americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. O Pensamento Crítico Latino-americano e as Sociedades de Informação e Comunicação: O Saber para a Ação. 2016. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano.As abordagens mestiças: contribuições epistemológicas do pensamento crítico latino-americano de Comunicação ao estudo de Mídia e Cotidiano. 2016. (Seminário).

XXXIX Congresso Intercom. Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, Estudos Culturais e o Estudo Sobre Mídia e Cotidiano na Tradição Crítica Latino-americana. 2016. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CABRAL, F. M. S. ; SCHNEIDER, M. . O exercício do tear: a articulação entre Economia Política da Comunicação e os Estudos Culturais latino-americanos na pesquisa em Mídia e Cotidiano. Eptic On-Line (UFS) , v. 21, p. 136-153, 2019.

  • CABRAL, F. M. S. ; SCHNEIDER, M. . As abordagens mestiças: contribuições epistemológicas do pensamento crítico latino-americano de Comunicação ao estudo de Mídia e Cotidiano. In: VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, 2016, Niterói. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Mídia e Cotidiano. Teresópolis: 2AB Editora, 2016. v. VI.

  • CABRAL, F. M. S. . O Pensamento Crítico Latino-americano e as Sociedades de Informação e Comunicação: O Saber para a Ação. In: VI Encontro Nacional da União Latino-americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2016, Brasília. Anais do VI Encontro Nacional da União Latino-americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2016.

  • CABRAL, F. M. S. . Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, Estudos Culturais e o Estudo Sobre Mídia e Cotidiano na Tradição Crítica Latino-americana. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. 2016, 2016. v. XXXIX.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Os estudos de Mídia e Cotidiano no contexto da tradição crítica latino-americana, Descrição: Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter epistemológico que busca compreender como os estudos sobre a relação dialética entre mídia e cotidiano dialogam com o pensamento crítico latino-americano de comunicação. Ou seja: como as teorias e metodologias críticas latino-americanas são (ou podem ser) adotadas pelos estudos de Mídia e Cotidiano; e como a produção científica destes contribui (ou pode contribuir) com a tradição latino-americana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Filipe Mello de Souza Cabral - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2024

Agência Pulsar Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
Produção diária de conteúdos (notas, matérias, reportagens) em texto e áudio sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, à democratização da comunicação e, em especial, às rádios comunitárias.

2020 - 2021

Campanha Mãos Fraternas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação

2018 - 2019

Brasil de Fato

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Coordenação de rádio

2018 - 2018

Brasil de Fato

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Produção de rádio

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2016 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano.Linhas de pesquisa

  • 08/2016 - 12/2016

    Estágios , Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).Estágio realizado, Estágio docência nas disciplinas Introdução à Pesquisa em Comunicação e Seminários de Poder e Política.

2012 - 2012

Centro de Imprensa Assessoria e Rádio Criar Bras, Criar

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40

2011 - 2011

cãmara municipal de niterói

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

2010 - 2010

Editora Impetus

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - conselho editorial, Carga horária: 30

2009 - 2010

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Estado do Rio de

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - assessoria de comunicação, Carga horária: 30

2008 - 2008

Jornal O Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - repórter, Carga horária: 30

2006 - 2008

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Assessoria de Comunicação, Carga horária: 30

2024 - 2025

Empresa Paraibana de Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção diária de reportagens para a editoria de Política do Jornal A União. Com passagens também pelas editorias de Paraíba (Geral) e Esportes. Elaboração de pautas e produção de reportagens especiais.