Roberta Brentegani
Graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra - USS, Vassouras/RJ (2007). Concluiu Residência Médica em Pediatria na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2008 - 2010). Atualmente é Pediatra e Professora Assistente de Pediatria da Universidade Severino Sombra. Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Puericultura e Neonatologia. Pertence ao corpo clínico da Cooperativa UNIMED Sul Fluminense de Vassouras/RJ e, da UTI Neonatal INTENSIBABY de Barra Mansa/RJ. Está cursando especialização de Medicina do Trabalho.
Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2008 - 2010
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: 117343. Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa.
Especialização em andamento em Medicina do Trabalho
2013 - Atual
Especialização em andamento em Especialização em Pediatria Clínica
2011 - Atual
Formação complementar
2006 - 2006
Curso: Entrando Em Contato Com o Herpes Genital. (Carga horária: 4h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação na Estratégia Aidpi. (Carga horária: 24h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2005 - 2005
XV Curso de Primeiros Socorros. (Carga horária: 41h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Atualização: HPV - Papiloma Vírus. (Carga horária: 4h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2005 - 2005
Curso Ventilação Mecânica. (Carga horária: 6h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Radiologia do Abdome e Coluna. , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Citologia Hematológica. (Carga horária: 16h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Excelência em Infecções Respiratórias. (Carga horária: 4h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2004 - 2004
III Curso Itinerante Rio - Vassouras - USS. , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em IX Curso de Reanimação Cardio Pulmonar no Adulto. (Carga horária: 4h). , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
2002 - 2002
Curso O Stress e a Qualidade de Vida. , Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
1993 - 1995
Basic English Course. , Pink And Blue Freedom.
1994 - 1994
Introdução á Informática. , Centro Educacional de Pedrinhas Paulista.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Participação em eventos
3º Congresso Internacional de Clínica Médica. 3º Congresso Internacional de Clínica Médica. 2006. (Congresso).
. 3º Congresso Internacional de Clínica Médica. 2006. (Congresso).
XIX Semana Científica do HUSF - Ensino e Assistência: A Qualidade Como Referência..XIX Semana Científica do HUSF - Ensino e Assistência: A Qualidade Como Referência. . 2006. (Outra).
Palestra Melhorando o Diagnóstico e Acompanhamento da IC: A importância do proBNP.Palestra Melhorando o Diagnóstico e Acompanhamento da IC: A Importância do proBNP. 2006. (Outra).
I Mostra de Trabalhos de Extensão Comunitária - A Responsabilidade Social da USS.Pôster: O Dia D - Dia Nacional de Combate a Dengue. 2006. (Outra).
.XIX Semana Científica do HUSF - Ensino e Assistência: A Qualidade Como Referência. . 2006. (Outra).
.Pôster: O Dia D - Dia Nacional de Combate a Dengue. 2006. (Outra).
.Palestra Melhorando o Diagnóstico e Acompanhamento da IC: A Importância do proBNP. 2006. (Outra).
X Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro. X Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).
VII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, XXXV Jornada Médica de Vassouras e I Encontro da Associação de Ex-alunos do Prof. Samuel Kierszenbaum. VII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, XXXV Jornada Médica de Vassouras e I Encontro da Associação de Ex-alunos do Prof. Samuel Kierszenbaum.. 2005. (Congresso).
. X Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).
. VII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, XXXV Jornada Médica de Vassouras e I Encontro da Associação de Ex-alunos do Prof. Samuel Kierszenbaum.. 2005. (Congresso).
IV Encontro de Iniciação Científica da USS.Pôster: Longevidade - Causas e Consequências. 2005. (Encontro).
.Pôster: Longevidade - Causas e Consequências. 2005. (Encontro).
XVIII Semana Científica do HUSF - Qualidade Assistencial: da Humanização à Alta Complexidade.XVIII Semana Científica do HUSF - Qualidade Assistencial: da Humanização à Alta Complexidade.. 2005. (Outra).
I Jornada de Clínica Cirúrgica do HUSF.I Jornada de Clínica Cirúrgica do HUSF. 2005. (Outra).
Palestra Entrando em Contato com a Sífilis.Palestra Entrando em Contato com a Sífilis. 2005. (Outra).
V Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ.V Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ. 2005. (Outra).
XVIII Semana Científica do HUSF - "Qualidade Assistencial: da Humanização à Alta Complexidade".Tema Livre: A Influência do Meio Ambiente e de Outros Fatores de Risco para Carcinogênese. 2005. (Outra).
XVIII Semana Científica do HUSF - "Qualidade Assistencial: da Humanização à Alta Complexidade".Tema Livre: Relação entre a Orientação Nutricional Infantil e a Prevenção da Obesidade no Adulto. 2005. (Outra).
.Tema Livre: A Influência do Meio Ambiente e de Outros Fatores de Risco para Carcinogênese. 2005. (Outra).
.Tema Livre: Relação entre a Orientação Nutricional Infantil e a Prevenção da Obesidade no Adulto. 2005. (Outra).
.XVIII Semana Científica do HUSF - Qualidade Assistencial: da Humanização à Alta Complexidade.. 2005. (Outra).
.I Jornada de Clínica Cirúrgica do HUSF. 2005. (Outra).
.Palestra Entrando em Contato com a Sífilis. 2005. (Outra).
.V Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ. 2005. (Outra).
. II Congresso Internacional de Clínica Médica. 2004. (Congresso).
Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde - XXXIV Jornada Médica de Vassouras. Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde - XXXIV Jornada Médica de Vassouras.. 2004. (Congresso).
. II Congresso Internacional de Clínica Médica. 2004. (Congresso).
. Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde - XXXIV Jornada Médica de Vassouras.. 2004. (Congresso).
I Simpósio de Clínica Médica - Liga Científica CLIMAT.I Simpósio de Clínica Médica - Liga Científica CLIMAT. 2004. (Simpósio).
I Simpósio da Liga de Aterosclerose: Aspectos Atuais da Insuficiência Cardíaca Congestiva.I Simpósio da Liga de Aterosclerose: Aspectos Atuais da Insuficiência Cardíaca Congestiva. 2004. (Simpósio).
IV Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.IV Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.. 2004. (Simpósio).
.I Simpósio de Clínica Médica - Liga Científica CLIMAT. 2004. (Simpósio).
.I Simpósio da Liga de Aterosclerose: Aspectos Atuais da Insuficiência Cardíaca Congestiva. 2004. (Simpósio).
.IV Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.. 2004. (Simpósio).
III Encontro de Liga de Endocrinologia e Metabologia.III Encontro de Liga de Endocrinologia e Metabologia. 2004. (Encontro).
.III Encontro de Liga de Endocrinologia e Metabologia. 2004. (Encontro).
XVII Semana Científica do HUSF - O Hospital Universitário Sul Fluminense Vencendo Desafios e Promovendo a Interdisciplinaridade na Saúde..XVII Semana Científica do HUSF - O Hospital Universitário Sul Fluminense Vencendo Desafios e Promovendo a Interdisciplinaridade na Saúde. (XIII Jornada de Terapia Intensiva, X Jornada de Nefrologia, IX Jornada de Ginecologia e Materno-Infantil e I Jornada de Diabetes).. 2004. (Outra).
VI Jornada de Traumatologia.VI Jornada de Traumatologia. 2004. (Outra).
IV Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ.IV Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ. 2004. (Outra).
XXXIV Jornada Médica de Vassouras.Tema Livre: Avaliação do nível de escolaridade do doador de sangue do Hemocentro Regional de Vassouras. 2004. (Outra).
XVII Semana Científica do HUSF - "O Hospital Universitário Sul Fluminense Vencendo Desafios e Promovendo a Interdisciplinaridade na Saúde".Tema Livre: Incidência de Depressão em Idosos. 2004. (Outra).
XXXIV Jornada Médica de Vassouras.Tema Livre: Qualidade de Vida de Idosos em Vassouras - 2003/2004. 2004. (Outra).
XXXIV Jornada Médica de Vassouras.Tema Livre: Relação entre a Orientação Nutricional Infantil e a Prevenção da Obesidade no Adulto. 2004. (Outra).
XVII Semana Científica do HUSF - "O Hospital Universitário Sul Fluminense Vencendo Desafios e Promovendo a Interdisciplinaridade na Saúde".Tema Livre: Relevância do Estado Vacinal Entre Acadêmicos de Medicina. 2004. (Outra).
.Tema Livre: Avaliação do nível de escolaridade do doador de sangue do Hemocentro Regional de Vassouras. 2004. (Outra).
.Tema Livre: Incidência de Depressão em Idosos. 2004. (Outra).
.Tema Livre: Qualidade de Vida de Idosos em Vassouras - 2003/2004. 2004. (Outra).
.XVII Semana Científica do HUSF - O Hospital Universitário Sul Fluminense Vencendo Desafios e Promovendo a Interdisciplinaridade na Saúde. (XIII Jornada de Terapia Intensiva, X Jornada de Nefrologia, IX Jornada de Ginecologia e Materno-Infantil e I Jornada de Diabetes).. 2004. (Outra).
.Tema Livre: Relação entre a Orientação Nutricional Infantil e a Prevenção da Obesidade no Adulto. 2004. (Outra).
.Tema Livre: Relevância do Estado Vacinal Entre Acadêmicos de Medicina. 2004. (Outra).
.VI Jornada de Traumatologia. 2004. (Outra).
.IV Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ. 2004. (Outra).
I Congresso do Centro de Ciências da Saúde da USS. I Congresso do Centro de Ciências da Saúde da USS. 2003. (Congresso).
. I Congresso do Centro de Ciências da Saúde da USS. 2003. (Congresso).
II Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.II Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 2003. (Simpósio).
.II Simpósio de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 2003. (Simpósio).
III Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS.III Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS. 2003. (Encontro).
I Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Vassouras.I Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Vassouras.. 2003. (Encontro).
.III Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS. 2003. (Encontro).
.I Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Vassouras.. 2003. (Encontro).
XXVII Congresso Médico Sul-Fluminense e XV Semana Científica do Hospital Universitário Sul Fluminense.. XXVII Congresso Médico Sul-Fluminense e XV Semana Científica do Hospital Universitário Sul Fluminense.. 2002. (Congresso).
. XXVII Congresso Médico Sul-Fluminense e XV Semana Científica do Hospital Universitário Sul Fluminense.. 2002. (Congresso).
I Simpósio de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista: Novos Rumos.I Simpósio de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista: Novos Rumos.. 2002. (Simpósio).
I Simpósio UNIMED de Osteoporose.I Simpósio UNIMED de Osteoporose. 2002. (Simpósio).
.I Simpósio de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista: Novos Rumos.. 2002. (Simpósio).
.I Simpósio UNIMED de Osteoporose. 2002. (Simpósio).
V Jornada de Traumatologia.V Jornada de Traumatologia. 2002. (Outra).
.V Jornada de Traumatologia. 2002. (Outra).
XXVI Congresso Médico Sul-Fluminense e XXXII Jornada Médica de Vassouras.. XXVI Congresso Médico Sul-Fluminense e XXXII Jornada Médica de Vassouras.. 2001. (Congresso).
. XXVI Congresso Médico Sul-Fluminense e XXXII Jornada Médica de Vassouras.. 2001. (Congresso).
Orientou
Perfil Epidemiológico de Crianças Internadas com diagnóstico de Pneumonia no Hospital Universitário Sul Fluminense; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Severino Sombra; Orientador: Roberta Brentegani;
Panorama Nacional e Mundial da Coqueluche: Doença Reemergente no Brasil?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Severino Sombra; Orientador: Roberta Brentegani;
Diagnóstico e tratamento da Fístula Branquial: relato de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Severino Sombra; Orientador: Roberta Brentegani;
Produções bibliográficas
-
BRENTEGANI, Roberta . Qualidade de Vida de Idosos em Vassouras (2003-2004).. In: IV Encontro de Iniciação Científica da USS, 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta . Viver, A Arte de Evitar Riscos.. In: IV Encontro de Iniciação Científica da USS, 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta . Qualidade de Vida de Idosos em Vassouras (2003-2004).. In: IV Encontro de Iniciação Científica da USS, 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta . Viver, A Arte de Evitar Riscos.. In: IV Encontro de Iniciação Científica da USS, 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta . Avaliação do conhecimento sobre transplantes e Doação de Órgãos.. In: III Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS, 2003, Vassouras - RJ, 2003.
-
BRENTEGANI, Roberta . Avaliação do conhecimento sobre transplantes e Doação de Órgãos.. In: III Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS, 2003, Vassouras - RJ, 2003.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; PINHO, Jorge Luizi ; SANTOS, Carolina dos ; CERULI, Claudia Delgado . Principais causas de internações de idosos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Sul Fluminense de Vassouras, RJ.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; PINHO, Jorge Luizi ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; CERULI, Claudia Delgado ; SANTOS, Carolina dos . Idoso e UTI. Uma série histórica de uma história séria.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Adriana ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; CERULI, Claudia Delgado ; SANTOS, Carolina dos . Idosos e Aids. Vamos pensar no Assunto?. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Adriana ; PINHO, Jorge Luizi ; ANDRADE, Lorena M F Silva ; VACCARO, Viviane Lopes ; JOLY, Marilia Villa Rios . Pesquisa em Idosos. A fragilidade do Consentimento.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Adriana ; CERULI, Claudia Delgado ; JOLY, Marilia Villa Rios ; ANDRADE, Lorena M F Silva ; VACCARO, Viviane Lopes . Asilo: Fim da Vida ou Começo da Morte?. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Roberta ; PEDRO, Mateus João ; CARBONE, Maria Herminda ; OLIVEIRA, Fernanda Guedes de ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; BARROS, Tatiana Gomes de ; CARDOSO, Rodrigo Faria . Expectativas dos estudantes de medicina sobre conciliação entre o desempenho profissional e a formação da famíla.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; PINHO, Jorge Luizi ; SANTOS, Carolina dos ; CERULI, Claudia Delgado . Principais causas de internações de idosos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Sul Fluminense de Vassouras, RJ.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; PINHO, Jorge Luizi ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; CERULI, Claudia Delgado ; SANTOS, Carolina dos . Idoso e UTI. Uma série histórica de uma história séria.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; BRENTEGANI, Regina ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Adriana ; OLIVEIRA, Frederico Fonseca de ; OLIVEIRA, Janete M de Carvalho ; CERULI, Claudia Delgado ; SANTOS, Carolina dos . Idosos e Aids. Vamos pensar no Assunto?. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Adriana ; PINHO, Jorge Luizi ; ANDRADE, Lorena M F Silva ; VACCARO, Viviane Lopes ; JOLY, Marilia Villa Rios . Pesquisa em Idosos. A fragilidade do Consentimento.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; COSTA, Elisa Maria Amorim da ; BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Adriana ; CERULI, Claudia Delgado ; JOLY, Marilia Villa Rios ; ANDRADE, Lorena M F Silva ; VACCARO, Viviane Lopes . Asilo: Fim da Vida ou Começo da Morte?. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Regina ; BRENTEGANI, Roberta ; PEDRO, Mateus João ; CARBONE, Maria Herminda ; OLIVEIRA, Fernanda Guedes de ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; BARROS, Tatiana Gomes de ; CARDOSO, Rodrigo Faria . Expectativas dos estudantes de medicina sobre conciliação entre o desempenho profissional e a formação da famíla.. In: 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2006, São Paulo - SP, 2006.
-
BRENTEGANI, Roberta ; SAMICO, Rafaela Cabral ; CONTI JUNIOR, Carmelo ; SALIM, Thaís Rocha ; BOECHAT, Tiago de Oliveira ; PAULO, Daniel Di Renzo . Trombocitose na Anemia Ferropriva - Relato de Caso e Revisão de Literatura.. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2005, Rio de Janeiro - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta ; SAMICO, Rafaela Cabral ; CONTI JUNIOR, Carmelo ; SALIM, Thaís Rocha ; BOECHAT, Tiago de Oliveira ; PAULO, Daniel Di Renzo . Trabalho Trombositose na Anemia Ferropriva - Relato de Caso. In: VII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, XXXV Jornada Médica de Vassouras e I Encontro da Associação de Ex-alunos do Prof. Samuel kierszenbaum., 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta ; SAMICO, Rafaela Cabral ; CONTI JUNIOR, Carmelo ; SALIM, Thaís Rocha ; BOECHAT, Tiago de Oliveira ; PAULO, Daniel Di Renzo . Trombocitose na Anemia Ferropriva - Relato de Caso e Revisão de Literatura.. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2005, Rio de Janeiro - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta ; SAMICO, Rafaela Cabral ; CONTI JUNIOR, Carmelo ; SALIM, Thaís Rocha ; BOECHAT, Tiago de Oliveira ; PAULO, Daniel Di Renzo . Trabalho Trombositose na Anemia Ferropriva - Relato de Caso. In: VII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, XXXV Jornada Médica de Vassouras e I Encontro da Associação de Ex-alunos do Prof. Samuel kierszenbaum., 2005, Vassouras - RJ, 2005.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; KORMANN, Claúdia Moraes ; SILVA, Grasiela Carmelita da C ; PAES, Frederico Ornelas ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina ; CASTILHO, Vivian Almeida ; REIS, Gleice Rodrigues dos . Tabagismo em Acadêmicos de Medicina da Universidade Severino Sombra.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; KORMANN, Claúdia Moraes ; SILVA, Grasiela Carmelita da C ; PAES, Frederico Ornelas ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina ; CASTILHO, Vivian Almeida ; REIS, Gleice Rodrigues dos . Estado Vacinal em Acadêmicos de Medicina da Universidade Severino Sombra.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João . Cobertura Vacinal por Tipo Imunológico em Menores de Um Ano de Idade em 2002 em Três Cidades de Estados Diferentes da Região Sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João ; KORMANN, Claudia Moraes ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; CASTILHO, Vivian Almeida de ; SILVA, Grasiela Carmelita C ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; ANDRADE, Ismalia Schmidt de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PAES, Frederico Ornelas . Avaliação Sanguínea através de Microhematócrito dos Visitantes da Feira de Saúde realizada pela Universidade Severino Sombra na Cidade de Miguel Pereira/RJ em 28/09/2002.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; SILVA, Grasiela Carmelita C ; CASTILHO, Vivian Almeida ; KORMANN, Claudia Moraes ; PAES, Frederico Ornelas ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M . Comparação do Crescimento e Desenvolvimento entre Crianças da Creche São Vicente - Vassouras/RJ e Crianças Atendidas pela Pastoral da Criança do Conjunto Habitacional Toca dos Leões - Vassouras/RJ.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina . Comparação entre as principais causas de óbito de três cidades de diferentes estados da região sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João . Diferenças e igualdades entre investimentos e despesas com saúde, índice de mortalidade infantil e taxa de internações em três cidades diferentes de estados da região sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; OLIVEIRA, Aparecida Carmem de ; BARBOSA, Katyúscia de Sousa ; KIHARA, Leandro Seiji ; SOUZA, Gustavo Costa . Avaliação de Qualidade de Vida dos Idosos.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; KORMANN, Claúdia Moraes ; SILVA, Grasiela Carmelita da C ; PAES, Frederico Ornelas ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina ; CASTILHO, Vivian Almeida ; REIS, Gleice Rodrigues dos . Tabagismo em Acadêmicos de Medicina da Universidade Severino Sombra.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; KORMANN, Claúdia Moraes ; SILVA, Grasiela Carmelita da C ; PAES, Frederico Ornelas ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina ; CASTILHO, Vivian Almeida ; REIS, Gleice Rodrigues dos . Estado Vacinal em Acadêmicos de Medicina da Universidade Severino Sombra.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João . Cobertura Vacinal por Tipo Imunológico em Menores de Um Ano de Idade em 2002 em Três Cidades de Estados Diferentes da Região Sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João ; KORMANN, Claudia Moraes ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; CASTILHO, Vivian Almeida de ; SILVA, Grasiela Carmelita C ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; ANDRADE, Ismalia Schmidt de ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M ; PAES, Frederico Ornelas . Avaliação Sanguínea através de Microhematócrito dos Visitantes da Feira de Saúde realizada pela Universidade Severino Sombra na Cidade de Miguel Pereira/RJ em 28/09/2002.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João ; FARIA, José Leonardo Rocha de ; REIS, Gleice Rodrigues dos ; SILVA, Grasiela Carmelita C ; CASTILHO, Vivian Almeida ; KORMANN, Claudia Moraes ; PAES, Frederico Ornelas ; CARDOSO, Rodrigo Faria ; S JÚNIOR, Francisco Inaldo M . Comparação do Crescimento e Desenvolvimento entre Crianças da Creche São Vicente - Vassouras/RJ e Crianças Atendidas pela Pastoral da Criança do Conjunto Habitacional Toca dos Leões - Vassouras/RJ.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; PEDRO, Mateus João ; BRENTEGANI, Regina . Comparação entre as principais causas de óbito de três cidades de diferentes estados da região sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; ALMEIDA, Etiene Ribeiro de ; PORTO, Thiago Haikal de Araujo ; ANDRADE, Ismália Schmidt de ; BRENTEGANI, Regina ; PEDRO, Mateus João . Diferenças e igualdades entre investimentos e despesas com saúde, índice de mortalidade infantil e taxa de internações em três cidades diferentes de estados da região sudeste.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
-
BRENTEGANI, Roberta ; OLIVEIRA, Aparecida Carmem de ; BARBOSA, Katyúscia de Sousa ; KIHARA, Leandro Seiji ; SOUZA, Gustavo Costa . Avaliação de Qualidade de Vida dos Idosos.. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, São Paulo - SP, 2004.
Projetos de pesquisa
-
2003 - 2007
Envelhecer - A arte de evitar riscos. A qualidade de vida dos idosos de Vassouras (2003 - 2007), Descrição: O envelhecimento progressivo da população faz com que todas as questões referentes aos idosos assumam papel relevante no enfrentamento das questões sociais e de saúde. Mais do que conhecer ou diagnosticar uma situação, o que se pretende é realmente permitir que se melhore as condições de vida e que se transforme a longe vida em uma benesse (que permita colher os frutos plantados ao longo da existência) e não num peso (provocado pelo enfrentamento de doenças e sofrimentos). Os conhecimentos inferidos pelo acompanhamento da coorte permitirão orientar os serviços de saúde sobre as necessidades deste grupo populacional. Utilizamos na pesquisa um tipo de estudo indivizualizado-observacional-longitudinal prospectivo que é o estudo de coortes recorrentes. O objetivo do estudo é avaliar a relação da qualidade de vida de uma coorte de idosos do Município de Vassouras/RJ com os coeficientes de mortalidade e episódios de internação hospitalar, verificar o aparecimento dos fatores de risco: obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo e pobreza nas relações familiares na coorte de idosos; relacionar os fatores de risco ao número de internações hospitalares ocorridos no período; comparar os coeficientes de mortalidade dos expostos a um ou mais fatores de risco com o dos não expostos; elaborar um protocolo ampliado (cartilha) que permita aos idosos (e/ou familiares) controlarem o aparecimento dos fatores de risco através de ações educativas simples e auto-exame completo. Para evitar viés confusional pelas faixas etárias, maior morbi-mortalidade nas fases etárias mais avançadas, a coorte é analisada como um todo e com recortes por faixa etária. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Brentegani - Integrante / Regina Brentegani - Integrante / Elisa Maria Amorim da Costa - Coordenador / Carolina dos Santos - Integrante / Claudia Delgado Ceruli - Integrante / Lorena M F Silva Andrade - Integrante / Viviane Lopes Vaccaro - Integrante / Marilia Villa Rios Joly - Integrante / Gleice Rodrigues dos Reis - Integrante., Financiador(es): Universidade Severino Sombra - Cooperação., Número de produções C, T & A: 7
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Severino Sombra, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. , Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos,280, Centro, 27700-000 - Vassouras, RJ - Brasil, Telefone: (24) 24718200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade Severino SombraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente de Pediatria, Carga horária: 20
Outras informações:
Médica Pediatra do corpo clinico do Hospital Universitário Sul Fluminense
Atividades
-
07/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 06/2006
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Membro fundadora da Liga Científica de Hematologia.
-
03/2004 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade realizada, Membro paticipante da Liga Científica de Hematologia.
-
12/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Campanha de prevenção contra DSTs, AIDS e gravidez na adolescência para os moradores do bairro Grecco.
-
09/2005 - 12/2005
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria Concursada e Bolsista da Disciplina de Processos Patológicos Gerais
-
02/2005 - 12/2005
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Coordenadora de Cursos e eventos da Liga Científica de Geriatria e Gerontologia.
-
04/2003 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade realizada, Membro participante da Liga Científica de Geriatria e Gerontologia.
-
11/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: O dia D - dia nacional de combate a Dengue e dia da saúde.
-
11/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Palestra sobre HPV, Herpes, Sífilis e Gonorréia, no Colégio CAIC - Prefeito Severino Ananias Dias.
-
11/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Campanha de prevenção das complicações do diabetes mellitus para os moradores do bairro Grecco.
-
11/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Campanha de prevenção contra a dengue na Escola Municipal Giovani Napoli.
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde em Miguel Pereira - Dia Nacional da Livre Iniciativa.
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde em Rio das Flores.
-
08/2005 - 08/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Semana Mundial de Aleitamento Materno 2005 - "Alimentação Complementar: Peito Comida - Saúde a Vida Inteira".
-
02/2005 - 08/2005
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria Voluntária na Disciplina de Anatomia Patologica
-
05/2003 - 05/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde na Broadway Mãe é 10.
-
03/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Membro fundadora da Liga Científica de Diagnóstico por Imagem.
-
03/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade realizada, Membro participante da Liga Científica de Diagnóstico por Imagem.
-
11/2003 - 11/2004
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Membro responsável pelo setor de Intecâmbio do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (CAFF).
-
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde na Semana da Ciência e Tecnologia da USS.
-
04/2004 - 04/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde Projeto Educação e Cidadania-Direitos da Humanidade.
-
04/2004 - 04/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde dos Atletas do Esporte Clube Vassourense.
-
07/2003 - 11/2003
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Presidente da Liga Científica de Transplante de Órgãos.
-
03/2001 - 11/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade realizada, Membro paticipante da Liga Científica de Transplante de Órgãos.
-
07/2002 - 06/2003
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Cargo ou função, Vice-presidente da Liga Científica de Transplante de Órgãos.
-
05/2003 - 05/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Ação Comunitária: Feira de Saúde - Paracambi/RJ.
2005 - 2005
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Carga horária: 127
Outras informações:
Estágio voluntário realizado junto ao Serviço de Microbiologia do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília.
Atividades
-
01/2005 - 01/2005
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Estágio realizado, Estágio Voluntário realizado junto ao Serviço de Microbiologia, do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília. Carga Horária: 127 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Brentegani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?