Sílvia Helena de Oliveira Santos
Profissional na área de Sistema de Informação desde 1986.
Docente na área de Análise de Sistema e Tecnologia da Informação desde 1994.
Mestra em Ciencia da Computação - área: Realidade Virtual
Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
2007 - 2010
Centro Universitário Euripedes de Marília
Título: VRVis Manager ? Uma Ferramente para Visualização de Grandes Volumes de Dados Usando Realidade Virtual,Ano de Obtenção: 2010
Fátima L. Santos Nunes Marques.Palavras-chave: Realidade Virtual; Visualização de Informação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Especialização em MBA Informática e Tecnologia Internet
2003 - 2004
Especialização em Sistemas Avançados Orientados a Objetos
1996 - 1997
Universidade de Marília
Título: Peer-to-Peer
Orientador: Adriano Sunao Nakamura
Graduação em Bacharel em Administração - Administração Empresas
1987 - 1990
Formação complementar
2019 - 2019
Tecnologia Educacional para Metodologias Ativas. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, FATEC OURINHOS, Brasil.
2017 - 2017
Ensino Híbrido. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, FATEC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Organização de eventos
SANTOS, S. H. O. ; BARTHOLO, V. F. ; PASQUALINI, E. . III Simpósio Análise Desenvolvimento de Sistemas - Metodol. ágeis. 2018. (Outro).
SANTOS, S. H. O. ; BARTHOLO, V. F. ; PASQUALINI, E. . II Simpósio Análise Desenvolvimento de Sistemas - Gestão de T.I.. 2017. (Outro).
SANTOS, S. H. O. ; PASQUALINI, E. ; BARTHOLO, V. F. ; LEITE, R. C. S. . I Simpósio Análise Desenvolvimento de Sistemas - Banco Dados. 2016. (Outro).
SANTOS, S. H. O. ; PASQUALINI, E. ; BARTHOLO, V. F. ; LEITE, R. C. S. . Qualificação Profissional em Tecnologia da Informação. 2016. (Outro).
SANTOS, S. H. O. ; BARTHOLO, V. F. ; PASQUALINI, E. ; BACILLI, V. ; CASTADELLI, G. A. . Uso das tecnologias Educacionais no Ensino. 2012. (Outro).
Participação em eventos
II SPAP - Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico "Educação Online no Brasil e no Mundo"."Educação Online no Brasil e no Mundo". 2018. (Encontro).
Planejamento do curso de Analise e Desenvolvimento Sistemas.Planejamento do curso de Analise e Desenvolvimento Sistemas. 2018. (Encontro).
Ensino Hibrido.Curso de Ensino Hibrido. 2017. (Outra).
participação no curso "Metodologias Ativas nas Instituições de Ensino."Metodologias Ativas nas Instituições de Ensino". 2017. (Oficina).
Workshop de Trabalhos de Graduação. 2017. (Outra).
I SIMPÓSIO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. (Simpósio).
Uso das Tecnologias no Ensino. 2012. (Outra).
XI Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2009. (Simpósio).
V Workshop de Aplicação de Realidade Virtual e Aumentada. 2008. (Outra).
V Workshop de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada.Uma Ferramenta apra Visualização de Informação para Área de Negócios. 2008. (Outra).
X Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2008. (Simpósio).
IX Symposium on Virtual and Augmentes Reality. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
SANTOS, S. H. O.. APIs gráficas para o desenvolvimento de jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Sistema para Controle Preventivo de Manutenção de Veículos Via Web. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Avaliação de Sistemas gerenciadotres de Banco de dados em ambientes multithreads. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Belerofonte Frammework - Desenvolvimeno aplicativos móveis para múltiplas plataformas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Análise comparativa do uso da linguagem Java nativo em relação ao uso do framework Hibernate. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Sistema gestor de produção de vestuários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Sistema de Compras e Cotação para empresa Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Análise Comparativa entre metodologias de Desenvolvimento de Software. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Comportamento de compra na Internet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Inteligência Artificial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Preconceitos em relação a educação a distância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Realidade Virtual e Realidade Aumentada na área da educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Computação em Nuvem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Controle de Manutenção de Veiculos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. REalidade Virtual com Enfase em Treinamentos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Informatização de Academia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Métodos Ágeis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Agroinformática: Uma ferramenta para o auxilio na produção de soja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Tecnologia de Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.; PASQUALINI, E.; Lazanha, Rogério. Membro da Comissão Avaliadora de Processo Seletivo Interno para disciplinas de Jogos Digitais. 2018. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.; PASQUALINI, E.; Lazanha, Rogério. Membro da Comissão Avaliadora de Processo Seletivo Interno. 2018. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Banco de Dados e Internet II. 2014. Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba.
SANTOS, S. H. O.. Projeto de Prototipagem e Testes. 2014. Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba.
SANTOS, S. H. O.. Estrutura de Dados. 2014. Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba.
SANTOS, S. H. O.; Lazanha, Rogério; SILVA, I.. Admissão de docente para Disciplina Linguagem de Programação. 2011. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.; SILVA, I.; Lazanha, Rogério. Admissão de docente para Disciplina Programação para Banco de Dados. 2011. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Admissão de docente para Disciplina Ferramentas Básicas de Desev. para WEB. 2008. Fatec Indústria de Nutrição e Saúde Animal.
SANTOS, S. H. O.. Admissão de docente para Disciplina Sistemas Operacionais II. 2008. Fatec Indústria de Nutrição e Saúde Animal.
SANTOS, S. H. O.. Desenvolvimento do Jogo Educativo: Max e Mary - A Aventura. 2015. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
SANTOS, S. H. O.. Trabalhos de Mostra Científica. 2012. Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.
Produções bibliográficas
-
SANTOS, S. H. O. . Uma Ferramenta para Visualização de Informação para área de Negócios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SANTOS, S. H. O. . Sistema de Administração de Informações da Rede de Combate ao Cancer de Ourinhos. 2006.
Sistema de Acompanhamento de Processo Judicial. 2006.
SANTOS, S. H. O. . Sistema de Controle Acadêmico. 2002.
SANTOS, S. H. O. . Programação COBOL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Usando Delphi. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Qualificação Profissional em Tecnologia da Informação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, S. H. O. . Programação COBOL. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Linguagem de Programação COBOL para Mainframe com acesso a DB2 e CICs. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Programação COBOL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Ferrmantas JCL, ISPF, TIVOLI e OPC. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Linguagem de Programação COBOL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Programação COBOL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Programação COBOL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . Introdução ao COBOL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, S. H. O. . INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COBOL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - Atual
Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - Atual
Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos Auxilia esses alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - Atual
NUDSI - Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Descrição: Auxilia alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ourinhos. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área comercial e administrativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos Auxilia esses alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - Atual
NUDSI - Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Descrição: Auxilia alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ourinhos. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área comercial e administrativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos Auxilia esses alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - 2017
NUDSI - Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Descrição: Auxilia alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ourinhos. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área comercial e administrativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2012 - Atual
NIEDUC - Núcleo de Informática na Educação, Descrição: Desenvolvimento de softwares educativos e objetos de aprendizagem envolvendo alunos da Fatec Ourinhos Auxilia esses alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Integrante / Elaine Pasqualini - Coordenador / Viviane de Fátima Bartholo - Integrante / Marcela Penteado - Integrante.
-
2006 - 2017
NUDSI - Nucleo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Descrição: Auxilia alunos na aplicação de conteúdos apresentados em disciplinas dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ourinhos. Com opção de vínculos de estágio e projeto de conclusão de curso. Atividades desenvolvidas: Levantamento e Análise de Requisitos, Codificação, Teste, Manutenção e Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas de Informação com foco em área comercial e administrativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sílvia Helena de Oliveira Santos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. , Av. Vitalicia Marcusso, 1200, 19910-206 - Ourinhos, SP - Brasil, Telefone: (14) 33263031
Experiência profissional
1994 - Atual
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (SP)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno, Carga horária: 40
2004 - 2007
Faculdades Integradas de OurinhosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
1986 - 1995
Data Control Assessoria de Sistemas S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação em todas as etapas do Desenvolvimento de Sistemas. Alguns sistemas desenvolvidos: Folha de Pagamento, Contabilidade, Contas a Receber e a Pagar, Fluxo de Caixa e Escrita Fiscal. Linguagem de programação utilizada: COBOL
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sílvia Helena de Oliveira Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?