Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduações em Letras-Libras (UNIASSELVI), Pedagogia (UNINTER) e Licenciatura em Ciências Biológicas (FUNESO). Possui especializações em LIBRAS pela Faculdade Alpha (2018), em Educação Especial Inclusiva (FALC), Morfologia Humana (UFPE). Atualmente, é professora efetiva da Prefeitura do Recife, atuando em sala regular anos finais. Professora assistente na Universidade de Pernambuco (UPE). Desenvolve pesquisas e atividades nas áreas de ensino de Ciências, educação de surdos e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)..

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2023 - 2025

Universidade Federal de Pernambuco
Título: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA SALA BILÍNGUE PARA SURDOS EM RECIFE, Ano de Obtenção: 2025
.Kênio Erithon Cavalcante Lima.

Especialização em LIBRAS

2017 - 2019

alpha educação e treinamentos
Título: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
Orientador: Nídia Máximo

Especialização em Educação Especial Inclusiva

2011 - 2012

Instituto Educacional de Pernambuco
Título: Ensino de Ciências pra surdos: Um olhar de Educação Especial

Especialização em Morfologia

2009 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Utilização de animais em pesquisas: Análise de contexto de docentes/pesquisadores das áreas da saúde e biológicas da Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Ariene Guimarães

Graduação em andamento em Letras-Libras

2023 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação em Pedagogia

2020 - 2024

Centro Universitário Internacional
Título: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO

Graduação em licenciatura em ciencias com habilitação em biolog

2005 - 2008

Fundação de Ensino Superior de Olinda

Formação complementar

2010 -

INGLÊS. , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.

2024 - 2024

Uma teoria Vygotskiana do trabalho docente: conceitos, métodos, unidades de. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.

2023 - 2024

Formação Continuada em Tecnologias para Educação Bilíngue de Surdos. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

Libras. (Carga horária: 75h). , Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão, SMEJ, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Multidisciplinar de LIBRAS. (Carga horária: 30h). , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

2010 - 2010

libras. (Carga horária: 60h). , centro de apoio ao surdo, CAS, Brasil.

2009 - 2009

A importância das Acridinas e Tiazodilinas em medi. (Carga horária: 16h). , Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica, PPGIT-UFPE, Brasil.

2008 - 2008

Aprendizagem: passaporte para a cidadania.. (Carga horária: 4h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.

2008 - 2008

Excursões Didáticas. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Ensino de Biologia, ABEB, Brasil.

2008 - 2008

A Linguagem dos Sentimentos no Estudo do Corpo. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Ensino de Biologia, ABEB, Brasil.

2007 - 2007

curso de hematologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2005 - 2005

libras. (Carga horária: 60h). , centro de apoio ao surdo, CAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

V Congresso Internacional de Educação Inclusiva. ENSINO DE CIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS. 2024. (Congresso).

Webinário Educação Inclusiva: conectando diferenças. 2023. (Outra).

2° FORUM MUNICIPAL BILINGUE DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. 2017. (Outra).

1º ENCONTRO BRASILEIRO PARA INOVAÇÃO TERAPÊUTICA. 2009. (Outra).

XV CIÊNCIA JOVEM.FEIRA DE CIÊNCIAS. 2009. (Outra).

I ENCONTRO PERNAMBUCO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA. 2008. (Encontro).

II ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO.A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Encontro).

III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA.A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Encontro).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. A didática como estratégia de inclusão no trabalho docente com surdos. 2008. (Congresso).

VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Encontro).

VIII JORNADA DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE. 2008. (Outra).

2° ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2006. (Encontro).

1° ENCONTRO CIENTIFICO E CULTURAL DA FUNESO. 2005. (Encontro).

DIA DO BIÓLOGO. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: MARIA GEOVANA DA COSTA E SILVA

MONTEIRO, A. L.SILVA, M. G.. Um estudo sobre as dificuldades encontradas por professores de ciências biologicas do municipio de Lagoa do Carro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Beatryz Cláudia Hermógenes Monteiro

AROUXA, M. G. S.. A utilização da plataforma khan Academy enquanto recurso didático no ensino de ciências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Emilly Thaynara da Silva Gomes

AROUXA, M. G. S.. Neurociência e saúde mental : Promovendo o bem estar neurocognitivo dos alunos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco.

Orientou

Vitória Fernanda da Silva

Inclusão escolar de estudantes autistas nas escolas regulares: uma revisão da literatura; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa;

Jullyana do Nascimento Rodrigues de Lira

PERCURSO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NUMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE RECIFE: UM ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa;

Maria Carolina Xavier Beltrão

ESTADO DA ARTE SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa;

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. G. ; França, A.N. . Utilização de animais em pesquisas: Análise de contexto e docentes/pesquisadores das áreas de saúde e biólogicas da UFPE. In: XXV congresso brasileiro de anatomia, 2012, Salvador. XXV congresso brasileiro de anatomia, 2012.

  • SILVA, M. G. . UMA REFLEXÃO SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS PARA SURDOS EM SALAS INCLUSAS. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2011, OLINDA. ESPAÇO DO CONHECIMENTO. RECIFE: SISTEMA FECOMERCIO/SENAC/SESC, 2011.

  • SILVA, M. G. . UMA REFLEXÃO SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS PARA SURDOS EM SALAS INCLUSAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. G. ; borba, idalina de f. . A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. G. ; borba, idalina de f. . A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. G. ; borba, idalina de f. . A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. G. ; borba, idalina de f. . A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. G. . LIBRAS para agentes de trânsito. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, M. G. . LIBRAS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SILVA, M. G. . LINGUA BRASILEIRA D SINAIS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SILVA, M. G. . Curso de LIBRAS para agentes de trânsito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA SALA BILÍNGUE PARA SURDOS EM RECIFE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa - Integrante / Kênio Erithon Cavalcante Lima - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NO TRABALHO DOCENTE COM SURDOS, Descrição: As propostas educacionais desenvolvidas ao longo do último século não se mostraram eficientes e encontra-se um número de sujeitos surdos que após anos de escolarização apresentam uma série de limitações, não sendo capazes de compreender a ciência de maneira satisfatória, não tendo um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos. Diante da necessidade de maiores reflexões sobre as formas mais apropriadas de viabilizar um ensino de qualidade para as pessoas surdas, é importante trazer para discussão uma visão mais crítica sobre as principais correntes metodológicas utilizadas em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marilia Gisele da Silva Rizzo Arouxa - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Escola Municipal da Iputinga

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 25

Outras informações:
Ministtrar aulas de ciências

2010 - 2010

Escola Estadual Radialista Luis Queiroda

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Ministrar aulas de ciências

2006 - 2008

Escola Municipal Pedro Augusto

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: lecionar Biologia,Física e Química, Carga horária: 20

2011 - 2012

Escola Jerônimo Albuquerque

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 25

2009 - 2011

Escola Jerônimo Albuquerque

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 25

Outras informações:
Intérprete de LIBRAS(Linguagem Brasileira de Sinais)

2007 - 2007

Escola Jerônimo Albuquerque

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Regência de sala de DA(deficientes auditivos), Carga horária: 25

2006 - 2006

Escola Jerônimo Albuquerque

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Regência de sala no ensino de ciências, Carga horária: 25

2005 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: uma vez por semana, Carga horária: 4

2013 - Atual

Escola Municipal Professor Florestan Fernandes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 36

Outras informações:
Leciono a disciplina de ciências do 6 ao 9 ano.

2013 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor virtual, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2013

    Ensino, Artes Visuais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras

2022 - Atual

Universidade de Pernambuco

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministra aula de Libras e Metodologia científica

Atividades

  • 05/2023

    Ensino, Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras

  • 05/2023

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia científica

  • 05/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras

  • 11/2022 - 04/2023

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras

  • 11/2022 - 04/2023

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras