Amanda Alcaraz da Silva
Possui graduação em Nutrição (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Neurociências, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Os temas de pesquisa desenvolvidos durante os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, referem-se ao controle neural na ingestão de alimentos. Foi professora do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí entre 2001 e 2009. Desde 2006 é professora do Curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foi, durante um ano, coordenadora de pesquisa. Tem experiência nas áreas de Nutrição Clínica, com ênfase em Nutrição Pediátrica, e Controle neural da ingestão de alimentos.
Informações coletadas do Lattes em 21/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Neurociências
2005 - 2010
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Ingestão de água e alimento após o bloqueio de receptores glutamatérgicos ionotrópicos no arcopalio intermédio, região lateral do núcleo intersticial da estria terminal e núcleo taeniae da amigdala de pombos
Marta Aparecida Paschoalini. Palavras-chave: Ingestão de Alimentos; Sistema Límbico; ingestão de água.Grande área: Ciências Biológicas
Mestrado em Neurociências
1999 - 2000
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Administração de MK-801 e CNQX na área hipotalâmica lateral e tubérculo olfativo e seus efeitos sobre a ingestão de alimentos em pombos (Columba livia), Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Marta Aparecida Pachoalini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MK-81; CNQX; Ingestão de Alimentos; Área hipotalâmica lateral; Tubérculo olfativo.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Fisiologia da Nutrição.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.
Participação em eventos
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - Ganepão. Triagem nutricional e fatores associados à desnutrição de pacientes internados em um hospital geral de Santa Catarina. 2009. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Nutrição integrada CBNI/Ganepão. Perfil nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição da Uiversidade Sul de Santa Catarina. 2007. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Perfil de saúde e nutricional de pacientes candidatos à cirugia bariátrica. 2007. (Congresso).
14 ° Congreso Latinoamericano de Nutrición. Hábito alimentar na lactação e cólica infantil. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
WAZLAWIK, E.; NASCIMENTO, A. B.; MORENO, Y. M. F.; HINNIG, P. F.;SILVA, A. A.. Parâmetros da bioimpedância elétrica: acurácia diagnóstica para a avaliação da desnutrição de pacientes em hemodiálise. 2016. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, E. L.; WAZLAWIK, E.; RAFACHO, A.;SILVA, A. A.. Efeito do consumo de chá mate (Ilex paraguariensis) na modulação de adipocinas em adolescentes com excesso de peso: ensaio clínico duplo cego, randomizado e controlado. 2018. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, A. A.; RAMOS, R. J.. Ascorbato como uma possível alternativa para o tratamento da depressão e sintomas de ansiedade. 2016. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MORENO, Y. M. F.;SILVA, A. A.; TRINDADE, E. B. S. M.; WAZLAWIK, E.. Associação entre qualidade da terapia nutricional e tempo de ventilação mecânica em pacientes críticos pediátricos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Acioly, P.L.;SILVA, A. A.. Perfil do aleitamento materno e introdução dos alimentos na unidade básica de saúde do município de São José, SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
Acioly, P.L.;SILVA, A. A.; COSTA, A.. Conhecimento de diretores em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Governador Celso Ramos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
Acioly, P.L.;SILVA, A. A.; COSTA, A.. Perfil nutricional e avaliação do consumo de alimentos industrializados em escolares de Governador Celso Ramos, SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
Acioly, P.L.;SILVA, A. A.. Avaliação do estado nutricional em escolares de 7 a 11 anos de uma escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
Ramos, RJ;SILVA, A. A.. Avaliação sobre os tipos de dieta hospitalar na perspectiva dos colaboradores envolvidos em sua produção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
Ramos, RJ;SILVA, A. A.. A importância da correta introdução alimentar infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
SILVA, .Z. A. R.;SILVA, A. A.. Correlação da ação da nutrição nas doenças cardiovasculares: uma revisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
SILVA, .Z. A. R.;SILVA, A. A.. Análise da aceitação de preparações pastosas por usuários com disfagia da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de; SANTANA, F.; ALMEIDA, M. C.;SILVA, A. A.; Nunes, N.I.. Caracterização do Estado Nutricional de Pacientes de um Hospital Público de Grande Porte da Região Litorânea de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de;ALMEIDA, C. B.; NEVES, L.;SILVA, A. A.; FELIPE, M. R.. Fatores Sociodemográficos e Clínicos para Desnutrição em Idosos Hospitalizados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
SILVA, A. A.; FRANZ, L. M. S.; AZEVEDO, Luciane Coutinho de; Nunes, N.I.. Perfil de Saúde e Nutricional de Pacientes Candidatos à Cirurgia Bariátrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de;SILVA, A. A.; Nunes, N.I.; DAMIAN, F.; MALAQUIAS, P. S.. Fatores Associados ao Estado Nutricional de Crianças Hospitalizadas de 5 a 10 anos de um Hospital de Referência de Florianópolis/SC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de; Nunes, N.I.;SILVA, A. A.. Ingestão alimentar do obeso mórbido no pré-operatório de cirurgia bariátrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de;SILVA, A. A.; Nunes, N.I.. Caracterizaçãodo estado nutricional de pacientes de um hospital público de grande porte da região litorânea de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
SILVA, A. A.; AZEVEDO, Luciane Coutinho de; Mezadri, Tatiane. Prevalência e reconhecimento da desnutrição em pacientes idosos hospitalizados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
SILVA, A. A.; AZEVEDO, Luciane Coutinho de; Hoffeman, Dorotéia. Relação entre ingestão alimentar e estado nutricional de idosos internados em Hospital Filantrópico de grande porte de Santa Catarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de;SILVA, A. A.; Nunes, N.I.. Fatores de risco para o estado nutricional de crianças hospitalizadas de 0 a 5 anos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
AZEVEDO, Luciane Coutinho de;SILVA, A. A.; Barbosa, Eliana. Tabagismo e dieta materna: uma relação com a cólica infantil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
MELO, Sandra Soares;SILVA, A. A.; Cordeiro, B.; Van Sanden, Csele. Atividade física e ganho de peso de gestantes assistidas pelo Núcleo de Atenção à Mulher , Balneário Camboriú/SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
Avaliação do estado nutricional de vitamina D em pacientes queimados pediátricos; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Dieta e tabagismo materno: uma relação com a cólica infantil; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Avaliação nutricional e práticas alimentares entre recém-nascidos pré-termo e a termo-um estudo de coorte; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Tabagismo e dieta materna: uma relação com a cólica infantil; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Monografia de conclusão de curso; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Avaliação do Consumo Alimentar de Lactentes Atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Um Município da Grande Florianópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Fatores Associados à Introdução Precoce da Alimentação Complementar Em Unidades Básicas de Saúde da Grande Florianópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Dosagem de Vitamina D em Gestantes Diabéticas Atendidas em Uma Maternidade Pública de Florianópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Avaliação do estado nutricional de vitamina D em pacientes queimados pediátricos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Fatores Associados ao Estado Nutricional de Crianças Hospitalizadas de 5 a 10 anos de um Hospital de Referência de Florianópolis/Sc; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Perfil de Saúde e Nutricional de Pacientes Candidatos à Cirurgia Bariátrica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Evolução do estado nutricional de pacientes pediátricos portadores de doença cardíaca congênita submetidos à cirurgia corretiva ou paliativa; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Tabagismo e dieta materna: uma relação com a cólica infnatil; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí, Univali; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Causas da introdução precoce da alimentação complementar e incidência de cólica em crianças, menores de dois anos, atendidas no Hospital Universitário Pequeno Anjo (HUPA); 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta dietoterápica aplicada a um caso clínico de linfoma não Hodgkin de grandes células B e suboclusão intestinal; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta nutricional em um caso clínico de doença arterial coronária e hipertensão arterial sistêmica associada à obesidade; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Terapia nutricional aplicada a um caso de diabete melito, hipertensão arterial sistêmica e obesidade; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Intervenção nutricional aplicada a um caso pediátrico de anemia falciforme; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta dietoterápica aplicada a um caso de encefalopatia crônica não evolutiva associada à desnutrição; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta dietoterápica aplicada a um caso de diabetes mellitus tipo I; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta dietoterápica aplicada a um caso pediátrico de malformação congênita do aparelho circulatório associado à desnutrição; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Terapia nutricional aplicada a um caso pediátrico de pós cirurgia para correção de gastrosquise; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta nutricional aplicada a um caso de queimadura; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Conduta dietoterápica aplicada a um caso de recidiva de leucemia linfóide aguda tipo B associada à desnutrição; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio Supervisionado: Conduta dietoterápica aplicada a um caso clínico de osteosarcoma; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Conduta dietoterápica aplicada a um caso clínico de queimadura; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Dietoterapia aplicada a um caso de câncer de pulmão; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Dietoterapia aplicada à Síndrome de Prader Willi; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Dietoterapia aplicada a um caso de hepatopatia; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Terapêutica nutricional em um caso de encefalopatia associada à desnutrição; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Estágio supervisionado: Conduta dietoterápica aplicada a um caso clínico de neuropatia - Sindrome de Guillain-Barré e terapêutica nutricional aplicada a um caso de queimadura de face; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Açõesde atenção integrada de apoio à saúde e educação nos cuidados às crianças de zero a seis anos nas Creches Vianna de Carvalho e Francisco de Assis; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Ações de atenção integrada de apoio à saúde e educação nos cuidados às crianças de zero a seis anos nas Creches Vianna de Carvalho e Francisco de Assis; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Amanda Alcaraz da Silva;
Produções bibliográficas
-
MARCINIAK, ANDRIÉLLEN ; CELLI, ADRIANE ; SILVA, AMANDA ALCARAZ DA ; GUIMARÃES, HELLEN NATALY CORREIA LAGOS ; PAULA, LÍVIA DOS SANTOS . Avaliação nutricional e das práticas alimentares entre recém-nascidos pré-termo e a termo - Um estudo de coorte. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e54011827721-13, 2022.
-
FREITAS, M. ; MAFRA, S. ; RANGEL, R. M. R. ; SILVA, A. A. . Perfil de saúde e nutricional de pacientes portadores de fenilcetonúria atendidos em um hospital de referência de Santa Catarina. Nutrição em Pauta , v. 1, p. 29, 2013.
-
SILVA, A. A. ; SILVA, V. R. G. ; Barbosa, Eliana ; OREANO, A. S. . Avaliação nutricional sistemática de pacientes pediátricos queimados internados em hospital de referência do Estado de Santa Catarina. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 67, p. 19-19, 2010.
-
BORGES, C. R. ; Matos SP ; SILVA, A. A. . Perfil de pacientes pediátricos desnutridos oncológicos atendidos em um hospital de referência do Estado de Santa Catarina. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 67, p. 83-84, 2010.
-
SILVA, A. A. ; AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; RAMOS, Mayara Caldas ; Caroline Parreira ; FARIA, M. S. ; MARINO NETO, J ; PASCHOALINI, M A . Arcopallium, NMDA antagonists and ingestive behaviors in pigeons. Physiology & Behavior , v. 98, p. 594-601, 2009.
-
Campanella LC ; SILVA, A. A. ; Gellert DS ; Parreira C ; RAMOS, Mayara Caldas ; PASCHOALINI, M A ; MARINO NETO, J . Tonic serotonergic control of ingestive behaviours in the pigeon (Columba livia): The role of the arcopallium.. Behavioural Brain Research , v. 205, p. 396-405, 2009.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; SILVEIRA, Bruna Maria ; ROSARIO NETO, O. ; SILVA, A. A. . Terapia nutricional enteral: a dieta prescrita é realmente infundida?. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , v. 23, p. 21-25, 2008.
-
ROCHA, M. ; SILVA, A. A. ; Barbosa, Eliana ; AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; LOBO, J. ; DAMIAN, F ; MALAQUIAS, P. S. . Perfil nutricional de crianças hospitalizadas e associação entre fatores de risco e estado nutricional. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , v. 23, p. 97-103, 2008.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; FARIAS, M. B. ; BREITKOPF, T. ; ALMEIDA, C. B. ; MENDES, L. ; FENILLI, M. ; SILVA, A. A. . Relação entre padrão alimentar e estado nutricional de idosos hospitalizados. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , v. 22, p. 100-106, 2007.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; FENILLI, M. ; NEVES, L. ; ALMEIDA, C. B. ; FARIAS, M. B. ; BREITKOPF, T. ; SILVA, A. A. ; Esmeraldino R . Principais fatores da mini avaliação nutricional associados a alterações nutricionais em idosos hospitalizados. Arquivos Catarinenses de Medicina (Online) , v. 36, p. 7-14, 2007.
-
SILVA, A. A. ; ÁVILA, Gisele ; MELO, Karin ; BARRETTA, Claiza ; BONA, Camila ; AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; CAMPANELLA, E. L. . Tabagismo e dieta materna: uma relação com a cólica infantil. Arquivos Catarinenses de Medicina (Online) , v. 36, p. 56-62, 2007.
-
SILVA, A. A. . Ingestive effects of NMDA and AMPA-kainate receptor antagonists microinjections into the lateral hypothalamus of the pigeon (columba livia). Brain Research , USA, v. 1115, p. 75-82, 2006.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; MEDINA, F. ; SILVA, A. A. ; CAMPANELLA, E. L. . Prevalência de desnutrição em hospital geral de grande porte de Santa Catarina. Arquivos Catarinenses de Medicina (Online) , v. 4, p. 89-96, 2006.
-
SILVA, A. A. ; MARINO NETO, J ; PASCHOALINI, M A . Feeding induced by microinjection of NMDA and AMPA-kaianato receptor antagonist into ventral striatal and ventral pallidal areas of the pigeons. Brain Research , Estados Unidos, v. 1, n.966, p. 76-83, 2003.
-
SILVA, A. A. . Nutrição no Estresse Metabólico. 1. ed. , 2021.
-
SILVA, A. A. . Tópicos Especiais em Nutrição. 1. ed. , 2021.
-
SILVA, A. A. ; SALUM, A. ; COELHO, M. S. ; BORGES, M. ; HERDT, T. . Perfil Nutricional dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada CBNI/Ganepão, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina. São Paulo: RBM, 2007. v. 64. p. 143-144.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; FENILLI, M. ; BREITKOPF, T. ; FARIAS, M. B. ; MENDES, L. ; SILVA, A. A. . Fatores da Mini Avaliação Nutricional Associados à Desnutrição de Idosos Internados em um Hospital Geral. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada CBNI/Ganepão, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina. São Paulo: RBM, 2007. v. 64. p. 148-148.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; FENILLI, M. ; BREITKOPF, T. ; FARIAS, M. B. ; NEVES, L. ; SILVA, A. A. . Alterações Qualitativas no Padrão de Consumo Alimentar de Idosos Hospitalizados. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada CBNI/Ganepãp, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina. São Paulo: RBM, 2007. v. 64. p. 125-126.
-
SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, Márcia ; MALAFAIA, Danieli ; VIANA, Simone ; LUCENA, Márcia ; LIMA, Lorena ; LUCIANE, Manoela ; KAFER, Cleidinara ; LERMEN, Liliane ; STEIN, Joselaine ; GOMES, Danieli ; BARRETA, Claiza ; MESCH, Graciele ; FÓES, Grasiele ; FLORIANO, Grasielle . Atendimento junto aos cuidadores do Hospital Universitário Pequeno Anjo.. In: II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a Atenção à Saúde da Família e 1° Mostra de Pesquisa e extensão do CCS, 2004, Itajaí. II encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a atenção `Saúde da Família e 1 °Mostra de Pesquisa e Extensão do CCS, 2004.
-
LIFCHITZ, M. H. M. ; SILVA, A. A. . Evolução do estado nutricional de pacientes pediátricos portadores de doença cardíaca congênita submetidos à cirurgia corretiva ou paliativa. In: V Congresso Brasileiro de Nutrição Clinica e experimental, XVXVI Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e Ganepão 2013, 2013, São Paulo. Ganepão 2013. Revista Brasileira de Medicina: Revista Brasileira de Medicina, 2013. v. 70. p. 93-93.
-
BORGES, C. R. ; SILVA, A. A. . Estudo preliminar sobre perfil nutricional de pacientes internados na unidade de oncologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão - SC. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2010, 2010, Joinville. CONBRAN 2010, 2010. p. 24-24.
-
FREITAS, M. ; MAFRA, S. ; RANGEL, R. M. R. ; SILVA, A. A. . Acompanhamento nutricional de pacientes portadores de hiperfenilalaninemias atendidas em um hospital de referência do Estado de Santa Catarina. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição - Conbran 2010, 2010, Joinville. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Ibero-Americano de Nutrição, 2010. p. 219-219.
-
SILVA, A. A. ; Barbosa, Eliana ; SILVA, V. R. G. ; OREANO, A. S. . Avaliação nutricional de pacientes pediátricos queimados internados em um hospital de referência do Estado Santa Catarina. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição-Conbran 2010, 2010, Joinville. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Ibero-Americano de Nutrição, 2010. p. 33-33.
-
SILVA, A. A. ; PIACENTINI, K. ; CAVALHEIRO, B. ; FAE, C. . Triagem Nutricional e Fatores de Risco Associados à Desnutrição de Pacientes Internados em um Hospital Geral de Santa Catarina. In: III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, 2009, São Paulo. III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada. São Paulo: Moreira Junior, 2009. v. 66. p. 29-30.
-
SILVA, A. A. ; Tozzo C ; Melo T . Ingestão de Cálcio e seus Limitantes de Absorção entre Adolescentes de uma Escola Pública. In: III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - Ganepão, 2009, São Paulo. III Congresso de Nutrição Integrada, 2009. v. 66. p. 32-33.
-
SILVA, A. A. ; RAMOS, Mayara Caldas ; AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; PASCHOALINI, Marta Aparecida ; MARINO NETO, José . Efeitos da injeção de metergolina e GR46611 no Núcleo Teniae (NT) sobre a ingestão de alimentos em pombos. In: XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2006, Águas de Lindóia. FESBE 2006, 2006.
-
BONA, Camila ; SILVA, A. A. ; BARRETA, Claiza ; ÁVILA, Gisele ; MELO, Karin ; MELO, Sandra Soares . Tabagismo na gestação e lactação e sua relação com a cólica infantil. In: I Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada CBNI/Ganepão, 2006. RBM - Revista Brasileira de Medicina. São Paulo. v. 63. p. 149-149.
-
SILVA, A. A. ; BONA, Camila ; ÁVILA, Gisele ; MELO, Karin ; BARRETTA, Claiza ; MELO, Sandra Soares . Hábito alimentar na lactação e cólica infantil. In: Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2006, Florianópolis. 14 Congresso Latino-Americano de Nutrição. São Paulo: SBAN, 2006. p. 1-1.
-
BARBOSA, Berieli Rosa ; MELO, Sandra Soares ; ZEN, Elisa ; SILVA, A. A. . Atividade física e ganho de peso de gestantes assistidas pelo Núcleo de Atenção à Mulher, Balneário Camboriú/SC.. In: Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2006, Florianópolis. 14 Congresso Latino-Americano de Nutrição. São Paulo: SBAN, 2006. p. 1-1.
-
AZEVEDO, Luciane Coutinho de ; DESCHAMPS, C. ; DIETRICH, A. ; EDWALD, Daniela ; SURDI, A. ; SILVA, A. A. . Presença de adiposidade global e central em funcionários de uma Unidade Hospitalar. In: Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2006, Florianópolis. 14 Congresso Latino-Americano de Nutrição. São Paulo: SBAN, 2006. p. 1-1.
-
FISTAROL, Caroline ; MARIATH, Aline Brandão ; SILVA, Luciana Miranda da ; SILVA, A. A. . Motivos de internação hospitalar em crianças desnutridas de 0 a 10 anos - Hospital Universitário Pequeno Anjo (HUPA). In: I Simpósio Sul-brasileiro de alimentação e nutrição, 2004, Balneário Camboriú. Anais. Balneário Camboriú: UNIVALI, 2004.
-
FISTAROL, Caroline ; MARIATH, Aline Brandão ; SILVA, Luciana Miranda da ; SILVA, A. A. . Período de amamentação de crianças desnutridas de 0 a 10 anos em ambiente hospitalar - Hospital Universitário Pequeno Anjo (HUPA). In: I Simpósio Sul-brasileiro de alimentação e nutrição, 2004, Balneário Camboriú. Anais. Balneário Camboriú: UNIVALI, 2004.
-
CALIL, J ; ALMEIDA, R M ; GHISLANDI, I C ; MATTOS, R ; GRILLO, L P ; SILVA, A A da ; SILVA, A. A. . Perfil laboratorial de portadores de HIV e/ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) atendidos pelo Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú/ SC, em 2001. In: XVII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
ZOMKOWSKI, A. D. E. ; SILVA, A. A. ; MARINO NETO, José ; PASCHOALINI, Marta Aparecida . Administração de MK-801 e CNQX na área hipotalâmica lateral e seus efeitos sobre a ingestão de alimentos em pombos. In: XVI Reunião anual da federação de sociedades de biologia experimental, 2001, Caxambu-MG. FESBE 2001. São Paulo: FESBE, 2001. p. 152-153.
-
ZOMKOWSKI, A. D. E. ; SILVA, A. A. ; MARINO NETO, José ; PASCHOALINI, Marta Aparecida . Administração de MK-801 e CNQX no tubérculo olfativo e seus efeitos sobre a ingestão de alimentos em pombos. In: XVI Reunião anual da federação de sociedades de biologia experimental, 2001, Caxambu-MG. FESBE 2001. São Paulo: FESBE, 2001. p. 152-152.
-
SILVA, A. A. ; MARINO NETO, José ; PASCHOALINI, Marta Aparecida . Efeito da ingestão de antagonistas e receptores NMDA e AMPA no N. Accumbens sobre a ingestão de alimentos em pombos. In: XV Reunião anual da federação de sociedades de biologia experimental, 2000, Caxambu-MG. FESBE 2000. São Paulo: FESBE, 2000. p. 255-255.
-
SILVA, A. A. ; BONA, Camila ; MELO, Sandra Soares ; BARRETA, Claiza ; ÁVILA, Gisele D ; MELO, Karin . Dieta Materna: uma relação com a cólica infantil. RBM - Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v. 63, p. 208-208, 2006.
-
BONA, Camila ; BARBIERI, Fabiana ; BARRETTA, Claiza ; MELO, Sandra Soares ; SILVA, A. A. . Causas da introdução precoe de alimentação complementar e incidência de cólica em lactentes hostpitalizados. RBM - Revista Brasileira de Medicina , São Paulo, v. 62, n.Especial, p. 85-85, 2005.
-
BARRETTA, Claiza ; BARBIERI, Fabiana ; BONA, Camila ; MELO, Sandra Soares ; SILVA, A. A. . Prevalência de anemia ferropriva em crianças de 0 a 2 anos em ambiente hospitalar e sua relação com a introdução precocede alimentação complementar. RBM - Revista Brasileira de Medicina , São Paulo, v. 62, n.Especial, p. 87-87, 2005.
-
BONA, Camila ; BARRETTA, Claisa ; BARBIERI, Fabiana ; MELO, Sandara Soares ; SILVA, A. A. . Assistência pré-natal e sua relação com o aleitamento materno. Nutrire Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição , São Paulo, v. 30, n.nov, p. 252-252, 2005.
-
SILVA, A. A. . O uso de prebióticos e probióticos na alimentação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A. . Estabilização do paciente queimado: Terapia nutricional na fase aguda da queimadura em pediatria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A. ; Barbosa, Eliana . Abordagem nutricional ao paciente pediátrico queimado. São Paulo: Artmed Panamericana, 2015 (Sistema de Educação Continuada a Distância).
Outras produções
SILVA, A. A. ; Barbosa, Eliana . Abordagem nutricional ao paciente pediátrico queimado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema de Educação Continuada a Distância).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Evolução do estado nutricional de pacientes pediátricos portadores de doença cardíaca congênita submetidos à cirurgia corretiva ou paliativa, Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar a evolução do estado nutricional de pacientes pediátricos portadores de doença cardíaca congênita submetidos à cirurgia corretiva ou paliativa. Trata-se de um estudo de caráter prospectivo com todas as crianças de 0 a 24 meses internadas na unidade de cardiologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, após realização de cirurgia cardíaca corretiva ou paliativa, no período de agosto de 2012 a abril 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Alcaraz da Silva - Coordenador / Magali Hahn Monteiro Lifchitz - Integrante.
-
2009 - 2010
Avaliação nutricional sistemática de pacientes pediátricos queimados de uma unidade hospitalar de referência do estado de Santa Catarina, Descrição: Os pacientes queimados são susceptíveis a distúrbios nutricionais, pois a o trauma ocasiona alterações importantes no metabolismo de nutrientes. A demanda por caloria, proteínas, vitaminas e minerais antioxidantes aumenta de acordo com a extensão da lesão. Para prevenir distúrbios nutricionais é necessário avaliar o estado nutricional e a ingestão de alimentos no ambiente hospitalar. O presente estudo tem por objetivo traçar um perfil nutricional dos pacientes atendidos pela Unidade de Queimados do HIJG. Para tanto, serão aferidos variáveis antropométricas, bioquímicas, bem como o registro alimentar em momentos distintos: até 48 horas de internação e posteriormente a cada 7-10 dias até o 30 dia. Após este período a coleta será realizada a cada 15 dias até o momento da alta hospitalar. Os dados serão expresso em média, desvio-padrão e porcentagem. Para a determinação das diferenças entre centros e médias, utilizaram-se: teste análise de variância (ANOVA) e teste t não pareado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Amanda Alcaraz da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Sul de Santa Catarina, Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas. , Av. dos Municípios s/n, Bairro dos Municípios, 88137-270 - Palhoca, SC - Brasil, Telefone: (47) 2611207, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2010
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 33
Outras informações:
Professora do Curso de Nutrição.
Professora responsável pelo Serviço de Nutrição do Hospital Universitário Pequeno Anjo - Itajaí.
Articulação pedagógica entre a Pró-reitoria de ensino, alunos e professores do Curso de Nutrição.
Atividades
-
04/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Hospital Universitário Pequeno Anjo.,Atividade de extensão realizada, Programa de humanização do Hospital Universitário Pequeno Anjo.
-
07/2003
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Superior II Ces II, Curso de Nutrição.,Serviço realizado, Articulação pedagógica entre a Pró-reitoria de Ensino, professores e alunos do Curso de Nutrição.
-
03/2001
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Materno-Infantil, Dietoterapia I, Estágio em Saúde Pública, Epidemiologia
-
03/2001 - 10/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado em Saúde Pública
-
03/2001 - 02/2002
Extensão universitária , Centro de Educação Superior II Ces II, Curso de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Ações de atenção integrada de apoio à saúde e educação nos cuidados às crianças de zero a seis anos nas Creches Vianna de Carvalho e Francisco de Assis.
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia
2006 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22
1997 - 1997
Nordstadt Krankenhaus HannoverVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de Nutrição Clínica e Administração do serviço de Nutrição no Nordstadt Krankenhaus - Hannover (Hospital Estadual da Cidade Norte - Hannover).
Atividades
-
08/1997 - 11/1997
Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição e Dietética.,Serviço realizado, Nutrição clínica.
-
08/1997 - 08/1997
Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição e Dietética.,Serviço realizado, Administração do serviço de alimentação e nutrição.
1997 - 1997
Small PeopleVínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na elaboração de cardápio, avaliação nutricional das crianças, treinamento para manipulação de alimentos, entre outra atividades.
Atividades
-
01/1997 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , Small People.,Serviço realizado, Elaboração de cardápios.
-
01/1997 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , Small People.,Serviço realizado, Elaboração de Cardápios, avaliação nutricional de crianças , treinamento para manipuladores de alimentos.
-
01/1997 - 02/1997
Treinamentos ministrados , Small People.,Treinamentos ministrados, Segurança na manipulação de alimentos para funcionários
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Alcaraz da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?