Claver Pari Soto

Possui graduação em Engenharia Eletrônica com ênfase em Informática - Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa - e mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio na área de Sistemas de Computação. É doutorando do Programa de Engenharia Elétrica na COPPE/UFRJ na área de Inteligência Computacional. É professor no Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse incluem Inteligência Computacional, Processamento de Linguagem Natural e Engenharia de Software.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica - COPPE

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Redes Neurais Profundas e Processamento de Linguagem Natural na Análise de Sentimentos
José Gabriel Rodriguez Carneiro Gomes. Coorientador: Nadia Nedjah.

Mestrado em Engenharia Elétrica

1997 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Redes Neurais Temporais para o tratamento de sistemas variantes no tempo
, Ano de Obtenção: 1999.Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias

Graduação em Ingenieria Electrónica

1989 - 1995

Universidad Nacional de San Agustin

Formação complementar

2000 - 2001

Curso Básico de Música. (Carga horária: 300h). , Escola de Música Villa-Lobos, EMVL, Brasil.

1989 - 1989

Violão Clássico. (Carga horária: 150h). , Escola de Música Luis Dunker Lavalle, EMLDV, Peru.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Computacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática Aplicada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Organização de eventos

PARI, S.C. . Integrante avaliador dos artigos da área Tecnologia da Informação. XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia/SEGeT. 2016. (Outro).

PARI, S.C. . Integrante avaliador dos artigos da área Tecnologia da Informação. XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia/SEGeT. 2015. (Outro).

PARI, S.C. . Integrante avaliador dos artigos da área Tecnologia da Informação. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia/SEGeT. 2014. (Outro).

PARI, S.C. . Integrante avaliador dos artigos da área Tecnologia da Informação. X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia/SEGeT. 2013. (Outro).

PARI, S.C. . Integrante da Comissão Científica - IX SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT. 2012. (Outro).

Participação em eventos

III ENCONTRO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA NA REDUÇÃO DE DESASTRES NATURAIS E ACIDENTES TECNOLOGICOS. 1998. (Encontro).

II INTERNATIONAL CONGRESS OF SAFETY ENGINEERING, ACESSIBILITY AND RISK MANAGEMENT. 1998. (Congresso).

V ERMAC- ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. 1998. (Encontro).

CURSO "INTRODUÇÃO ÀS REDES NEURAIS". 1997. (Outra).

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES NEURAIS. 1997. (Simpósio).

ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA. 1995. (Encontro).

EXPOTRON94 UNSA.EXPOTRON94 UNSA. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Thamiris Martins Secron

FRANCA, T. C.; SILVA, R. M.;PARI, S.C.. Ontrafic: Uma Ferramenta para Inferência do Trânsito e Rotas Seguras Baseadas em Mídias Sociais e Colaborativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • SOTO, CLAVER P. ; NUNES, GUSTAVO M. S. ; GOMES, JOSÉ GABRIEL R. C. ; NEDJAH, NADIA . Application-specific word embeddings for hate and offensive language detection. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS (DORDRECHT. ONLINE) , v. 81, p. 27111-27136, 2022.

  • SOTO, CLAVER P. ; NUNES, G. M. S. ; GOMES, J. G. R. C. . Avaliação de técnicas de word embedding na tarefa de detecção de discurso de ódio. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2019, Salvador/Bahia. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2019.

  • SOTO, CLAVER P. ; VELLASCO, M. M.B.R. ; PACHECO, M. A. C. . Previsión de Series Temporales de Carga Eléctrica Usando Redes Neuronales Temporales. In: VII Congreso Internacional de Ingeniería Electrónica, Eléctrica y de Sistemas, 2000. Anais do VII Congreso Internacional de Ingeniería Electrónica, Eléctrica y de Sistemas.

  • SOTO, CLAVER P. ; NUNES, G. M. S. ; GOMES, JOSÉ GABRIEL R. C. . XVI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

OLIVEIRA, R. F. ; PARI, S.C. ; OLIVEIRA, M. M. . Mesa Redonda: A importância de Cálculo. 3a Semana de Integração - Curso Sistemas de Informação, UFRRJ. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOTO, CLAVER P. . PSYSCOPE X PARA PESQUISADORES EM PSICOLINGÜÍSTICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOTO, CLAVER P. . REDES NEURAIS TEMPORAIS. 2001. (PALESTRA).

SOTO, CLAVER P. . ATUALIZAÇÃO ?COMPUTAÇÃO EM WINDOWS? PARA O PESSOAL DO INSTITUTO PERUANO DE SEGURIDADE SOCIAL. 1996. .

SOTO, CLAVER P. . INFORMÁTICA EDUCATIVA. 1996. (Organizador e membro da equipe de instrutores do curso-projeto ?Informática Educativa? no Colégio Pa).

SOTO, CLAVER P. ; CALDERON, P.A.L. ; PARI, E.D.L. . Gran Fiesta de la Hispanidad. 2007. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    Relações entre DEL (Déficit Específico da Linguagem) e problemas de linguagem no quadro de DAP (Dificuldades de Aprendizagem): módulo sintático, interface gramática-pragmática e caminhos para a intervenção, Descrição: Este projeto focaliza três tipos de dificuldades subjacentes ao desempenho lingüístico de crianças em idade escolar: problemas seletivos pertinentes ao módulo sintático da língua - Déficit Específico da Linguagem do subtipo sintático (DEL-Sin); problemas seletivos pertinentes à interface gramática-pragmática - Déficit Específico da Linguagem do subtipo pragmático (DEL-Prag) e problemas de linguagem secundários comuns em casos de dificuldades de aprendizagem (PL-DAp). Os principais objetivos são: (i) caracterizar cada um desses tipos de dificuldade, verificando o quanto de compartilhamento pode ser encontrado entre os déficits específicos primários e as manifestações comuns ao PL-DAp; (ii) desenvolver, e submeter a uma avaliação controlada, procedimentos de intervenção em cada caso. Este projeto parte de uma caracterização das possíveis fontes para as manifestações do DEL (Corrêa & Augusto, a sair), em função de um modelo integrado da computação on-line (Corrêa & Augusto, 2007), que incorpora uma concepção minimalista de língua (Chomsky, 2007).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Claver Pari Soto - Integrante / Leticia Maria Sicuro Correa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Categorias funcionais, custo no processamento e na aquisição da língua materna e a interface sintaxe/discurso, Descrição: O projeto dá continuidade (i) ao estudo da relação sintaxe/discurso no processamento da referência definida, com extensão para DPs com relativas restritivas; (ii) ao estudo da identificação de traços formais do Português Brasileiro (PB) no curso da aquisição da língua, focalizando especificamente os traços pertinentes às categorias funcionais do domínio verbal (Tempo, Aspecto, Modo) e do domínio oracional (C); (iii) ao desenvolvimento de um modelo integrado da computação on-line que compatibilize computação sintática (minimalista) com formulação/codificação gramatical e parsing na produção e na compreensão da linguagem, respectivamente, focalizando, particularmente, o processamento de sentenças completivas e relativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Claver Pari Soto - Integrante / Leticia Maria Sicuro Correa - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Categorias funcionais na integração processador-gramática: pessoa e referência no processamento e na aquisição da linguagem., Descrição: Estudo psicolingüístico que como foco categorias funcionais no processamento da concordância pelo adulto e na aquisição da língua materna, particularmente no que concerne ao traço formal de pessoa e à expressão gramatical da referência definida no PB (Português do Brasil). Seus principais objetivos são: dar prosseguimento ao desenvolvimento de um modelo teórico da relação processador-gramática e avaliar seu potencial explanatório no tratamento de questões pertinentes ao processamento da concordância; testar hipóteses relativas ao modo como a criança extrai informação de interface na identificação das propriedades pertinentes ao traço formal pessoa no PB; caracterizar o processo de identificação de informação gramatical relativa a definitude e as demandas específicas da referência definida na produção da fala. O estudo se desenvolve no contexto de uma teoria de processamento lingüístico que se articula com a proposta do Programa Minimalista da Lingüística Gerativista e de uma teoria procedimental da aquisição da linguagem fundada no conceito de bootstrapping. Faz uso de metodologia experimental... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claver Pari Soto - Integrante / Leticia Maria Sicuro Correa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Delimitação de categorias lexicais na aquisição da linguagem e um instrumento para a avaliação do comprometimento do léxico no quadro do DEL (Déficit Especificamente Lingüístico), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claver Pari Soto - Integrante / Leticia Maria Sicuro Correa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Prêmios

2012

Professor Homenageado, Turma 2012.1 do curso de Gestão de TI da UGF.

1993

Diploma de Honor (pela difusão da música tradicional peruana), Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa - Peru.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Reitoria, Instituto de Ciências Exatas. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821469, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2021

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Inteligência Artificial, Algoritmos e Estruturas ed Dados I, Linguagem de Programação I, Linguagem de Programação II, Linguagem de Programação III

  • 03/2020 - 03/2021

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III, 	SISTEMAS OPERACIONAIS

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação I, Matemática Discreta

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Analítica, Matemática Discreta, Tópicos Especiais em Linguagem de Programação

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta, Computação I, Matemática para Economia

  • 11/2014 - 12/2014

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Cálculo II

2010 - 2014

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2011 - 05/2014

    Ensino, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de Dados II, Computação Científica, Conceitos de Linguagem de Programação, Engenheria de Software III, Fundamentos Matemáticos da Computação, Sistemas Operacionais, Teoria da Computação e Linguagens Formais

  • 02/2011 - 05/2014

    Ensino, CURSO SUP DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas Operacionais Proprietários, Gerência de Redes, Segurança de Redes, Software Básico para Redes

  • 02/2011 - 05/2014

    Ensino, CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TI, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas Operacionais Propietários, Aplicações Ricas para Internet, Conceitos de Linguagens de Programação, Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos, Programação Orientada a Objetos, Sistemas Inteligêntes, Telecomunicações em Tecnologia da Informação

2012 - 2013

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2012 - 12/2013

    Ensino, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I para Engenharia, Programação e Linguagem Visual, Programação para Web

2002 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Eng. Software, Carga horária: 16

Outras informações:
Apoio técnico e analista de sistemas de TI no LAPAL (LAboratório de Psicolinguistica e Aquisição da Linguagem) . Elaboração e manutenção dos sistemas informáticos.

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista no Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio). Desenvolvimento de software para Sistemas Colaborativos.

2005 - 2013

VALORE-RH S/C LTDA.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Valore-RH.,Cargo ou função, Consultor de informática, arte e desenho gráfico para usuários finais..

1996 - 1996

Centro Educativo Particular "Chaves de la Rosa" Arequipa - Peru

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrador de Sistemas Informáticos, Carga horária: 10

1995 - 1995

Centro Educativo Particular "Chaves de la Rosa" Arequipa - Peru

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Música Regional, Carga horária: 12

1995 - 1995

Academia Pre-Universitária "Blas Pascal"

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

1994 - 1994

Academia Pre-Universitária "Blas Pascal"

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

1991 - 1991

Centro Educativo Particular "La Salle"

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do Grupo de Música Folclórica, Carga horária: 12

1996 - 1996

Infotrónica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Junior, Carga horária: 36