Isa Costa
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), na área de confluência Ciências, Sociedade e Educação. Mestre em Física, área de Física Nuclear Teórica, pela Universidade Federal Fluminense (1989). Professor Associado 3 no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: parceria Universidade/Escola na formação de professores; uso da análise do discurso; ensino de Física na Escola Média; introdução de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média; avaliação da aprendizagem; alfabetização científica; produção de material didático; educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais auditivas;, visuais e do transtorno do espectro autista (TEA); uso das TICs no ensino-aprendizagem de Física; atividades investigativas; aprendizagem colaborativa; uso de simuladores; divulgação científica.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2008 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: A Formação do Professor de Física na UFF: construção e influência da parceria com a Escola Básica
, Ano de obtenção: 2012. Gloria Regina Pessôa Campello Queiroz. Palavras-chave: Formação de professores; Parceria Universidade-Escola Básica; análise do discurso.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Física
1981 - 1989
Universidade Federal Fluminense
Título: Estudo do Decaimento dos Estados de Ressonância Gigante(RGE0,RGE1,RGE2) do Núcleo U236, Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Helio Dias professor do Instituto de Física da USP)
Palavras-chave: Ressonância Gigante; Núcleo de Urânio 236; Reações nucleares.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Formação Inicial e Continuada de Professores de F Isica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Introdução de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Estratégias de Avaliação da Aprendizagem de Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Produção de Material Didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Parceria Universidade-Escola Básica.
Organização de eventos
COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; BRUNO, Ruth . Exposição de Experimentos. 2013. (Exposição).
COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BRUNO, Ruth . Mostra de Experimentos. 2012. (Exposição).
COSTA, Isa . Reportagens Pedagógicas sobre Física Contemporânea. 2011. (Outro).
PUGLIESI, Noemy ; COSTA, Isa ; OUTROS . II Mostra de Iniciação à Docência. 2004. (Outro).
COSTA, Isa ; PUGLIESI, Noemy ; OUTROS . I Mostra de Iniciação à Docência. 2003. (Exposição).
COSTA, I. ; NIKITIUK, Sonia ; PUGLIESI, Noemy ; SANTOS, Ana Lúcia Nóbrega dos ; FLORES, Solange . 1º Seminário A UFF em Parceria com os Projetos Pedagógicos da Rede Pública de Ensino Básico. 2002. (Outro).
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, Marly da Silva . Curso de Extensão: Estratégias alternativas para o Ensino de Física na Escola Média. 2001. (Outro).
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; OUTROS . I Seminário sobre Licenciaturas da UFF - Articulação Teoria e Prática na Formação dos professores. 1994. (Outro).
Participação em eventos
XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Pólo Rio de Janeiro. Exposição Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física. 2023. (Exposição).
I Encontro do PPECN: um caminhar para a consolidação.Sequência didática para o ensino de termologia na modalidade "blended learning". 2019. (Encontro).
Minicursos e Ciclo de Palestras PPECN 2019.No certificado não traz o título das palestras!. 2019. (Outra).
IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Alfabetização Científica nos anos iniciais da escolaridade: ensino de conceitos básicos de eletricidade. 2014. (Encontro).
III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente.Sessão Temática Divulgação Científica. 2012. (Encontro).
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Os Discursos de uma Formadora e de uma Coformadora sobre a Parceria Universidade-Escola: há controvérsias?. 2012. (Encontro).
4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Formação do professor dentro e fora da UFF: contribuições para a inclusão social. 2009. (Congresso).
Seminário Discente 2009 - O papel do intelectual e a pesquisa em educação.Parceria UFF-Escola Básica: construção d reflexos n licenciatura em física através da análise de discursos. 2009. (Seminário).
XIV Semana de Extensão da UFF.Alfabetização Científica em Física: propostas de ensino articuladas. 2009. (Outra).
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Inclusão Social: atualização de conteúdos de Física no Pré-Vestibular Oficina do Saber. 2009. (Simpósio).
I Encontro Nacional de Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente. 2008. (Encontro).
IV Seminário Interativo de Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica na Formação do Professor.orientadora de trabalhos expostos. 2008. (Seminário).
XIII Semana de Extensão da UFF.Sugestões didático-metodológicas diversificadas: o site divulgação de propostas para o ensino de física. 2008. (Outra).
I Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior na UFF. 2007. (Seminário).
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Os Espaços de Educação formal x Alfabetização científica: possibilidades e obstáculos. 2007. (Simpósio).
3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Professor Prático-Reflexivo: contribuições da extensão para sua formação. 2006. (Congresso).
II Seminário de Prática Pedagógica Discente.Avaliação de trabalhos. 2006. (Seminário).
IV Mostra de Iniciação à Docência.Ciclo de Oficinas: Transposição Didática x Alfabetização Científica. 2006. (Outra).
XI Semana de Extensão da UFF.Perspectivas para a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais da Educação Básica. 2006. (Outra).
Ano Mundial da Física no IF-UFF.Ensino de Física: Pesquisa, Formação do Professor e Recursos Didáticos. 2005. (Outra).
VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Alfabetização Científica nos Espaços de Educaçõ Formal. 2005. (Congresso).
X Semana de Extensão da UFF.Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. 2005. (Outra).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.O uso do mural escolar como atividade lúdica no ensino de física. 2005. (Simpósio).
2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Os PCNEM e a formação de professores: educação continuada através da produção de material didático com tiras de humor. 2004. (Congresso).
IX Semana de Extensão da UFF.Atividades Práticas para o Ensino de Física na Educação Básica. 2004. (Outra).
I Mostra de Iniciação à Docência.Montagem para o Estudo de Circuitos Simples e Medidas Elétricas. 2003. (Outra).
Oficina: Tiras de Humor como Estratégia de Ensino.Oficina: Tiras de Humor com Estratégia de Ensino. 2003. (Oficina).
VI Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Biologia, Física e Química.Licenciatura em Física: o currículo como instrumento de reflexão-ação docente. 2003. (Outra).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensino de Óptica na Perspectiva Museal: uma experiência. 2003. (Simpósio).
I Seminário Avaliação. Informação e Qualidade - Física.Avaliação do Provão de Física de 2001. 2002. (Seminário).
I seminário de Reformulação curricular dos Cursos de Graduação em Engenharia da UFF. 2002. (Seminário).
Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente. 2001. (Simpósio).
Participação em bancas
COSTA, Isa; SOUZA, E. O. R.; COSTA, M. V. T.. Metodologia Ativa e os 3 Momentos Pedagógicos no Ensino de Física com utilização do Algodoo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; BARRELO JÚNIOR, Nelson; MARINHO, K. S. O.;COSTA, Isa. Educação Inclusiva e Atividades Investigativas: uma alternativa acolhedora aos estudantes com deficiência visual. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, L. C.; MACIEL, A. M. M.. A Aplicação de Simuladores como Recurso para Aprendizagem Significativa no Ensino de Física. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
BORGES, P. F.;COSTA, Isa; LIMA, M. C. B.. O Uso de Tecnologias da Informação na Sala de Aula - as partes e o todo: ensinando Biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia Biologia como um. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; Costa, Marcus Vinícius Tovar; BARBOSA, A. C C.. Propostas de UEPS sobre Mecânica,Eletricidade e Ondas para Pré-Vestibular. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
FARIAS, F. M. C.; MORENO, E. L.; GUERRA, A. C. O.;COSTA, Isa. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender o Novo Ensino Médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; LACERDA, T.; FARIAS, F. M. C.; ALMEIDA, L. C.. Metodologias e Práticas Adequadas a Discentes com Transtorno do Espectro Autista para o Ensino de Ciências no 9o Ano do Ensino Fundamental II. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.
HUGUENIN, J. A. O.; SASSERON, L. H.; BALTHAZAR, W. F.;COSTA, I.. Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional Polo 15 Volta Redonda) - UFF-INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS.
PENHA, S. P.;COSTA, Isa; SOARES, Vitorvani; LUNA, Hugo M. R.. Uma Eletrodinâmica para a Era Digital; a Física dos Semicondutores e a Revolução do uso de Leds na Iluminação. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MACARIO, K. C. D.;COSTA, Isa; LACERDA, T.. Feira de Ciências: para Além dos muros e saberes da Escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; Costa, Marcus Vinícius Tovar;COSTA, Isa. A estática dos fluidos no Ensino Médio: contribuições para sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
VIANNA, Deise Miranda; PENELLO, Germano Maioli;COSTA, I.; GASPAR, M. B.; MASSALAMI, Mohammed El. Levitando com a Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; BARBOSA, A.C.C; SANTOS, M. B. P.;COSTA, Isa. Abordagem dialógica como proposta didático-metodológica para o Ensino de física. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; CATARINO, G. F. C.; MACARIO, K. C. D.; FARIAS, F. M. C.. A Física e o Cinema. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênci) - Universidade Federal Fluminense.
MACARIO, K. C. D.;COSTA, Isa; TORT, A. C.; CARVALHO, C. R. A.. Práticas Inovadoras para o Ensino de Física das Radiações no Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, A. M. T. B.;COSTA, Isa; VIEIRA, V. S.. Disciplinar, Interdisciplinar ou Multidisciplinar? As Representações Sociais sobre o Ensino das Ciências para os Professores dos Anos Iniciais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, A. L. M. A.;COSTA, Isa; OLIVEIRA, A. L.. Construção do Conhecimento Científico e Elementos de Física Contemporânea: modelos de mundo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, Gloria P. C.; REIS, J. C. O.;COSTA, Isa; SANTOS, N. P.; SOUZA, E. L.. Laboratório Didático de Química no Ensino Médio Profissional: que visões de natureza da Ciência estão sendo transmitidas?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRUNO, Ruth; TAGLIATI, J. R.;COSTA, Isa. Inclusão e Ensino de Física: estratégias didáticas para a abordagem do tema energia mecânica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
VIANNA, Deise Miranda; GASPAR, M. B.; PENNAFIRME, A. B.; BREITSCHAFT, A. M. S.;COSTA, Isa. Superposição de ideias em Física Ondulatória. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, E. M. O; SEPÚLVEDA, J. A. M.; BRAGANÇA, I. F. S.;COSTA, I.; COELHO, G. R.. De físicos a professores de Física: uma narrativa crítico-genealógica da docência em Física na Universidade Federal Fluminense. 2021 - Universidade Federal Fluminense.
QUEIROZ, Gloria P. C.; CATARINO, G. F. C.; REIS, J. C.;COSTA, I.. Grupos Colaborativos: contribuções à prática contra-hegemônica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
ALMEIDA, L. C.;COSTA, I.; OLIVEIRA, Luiza Rodrigues. O contexto da prática de voo livre como laboratório didático. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
ANJOS, R. M.COSTA, I.; LATINI, R. M.. Física das Radiações no Ensino Médio como Ferramenta Introdutória em Avaliações de Emergências Radiológicas e Nucleares. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; OLIVEIRA, Luiza Rodrigues. A Utilização do Ambiente Moodle como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa no Aprimoramento do Ensino de. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; SANTOS, M. B. P.;COSTA, Isa. A estática dos fluidos no Ensino Médio: contribuições para sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense.
SALES, Vitor C. H.; FERNANDES, S. S.;COSTA, I.. Átomo de Bohr e Ciência Forense: uma abordagem através de atividades investigativas para estudantes do Ensino Fundamental II. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) - Colégio Pedro II.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; COSTA, E. V.. Hidrostática: Uma sequência didática com atividades experimentais demonstrativas para complementação do Currículo Mínimo/RJ. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cuz de; COSTA, E. V.;COSTA, Isa. Ensino de Física no Curso Normal: subsídios para a melhoria da formação dos professores. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, E. V.; SANTOS, Renato Cardoso;COSTA, Isa. Utilização da água no cotidiano da sociedade: uma proposta de ensino do ciclo da água. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
SALOMÃO, Simone Rocha; BEHRSIN, M. C. O. D.; SELLES, S. L. E.;COSTA, Isa. Interações Discursivas em Aulas de Ciências: o terrário como ponto de partida. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
MAIA, Jefferson Leite;COSTA, Isa; COUTINHO, Lucidéa G R. Utilização da dinâmica como Agente Facilitador do Processo Ensino-Aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cuz de;COSTA, Isa; BEHRSIN, Maria Cristina de Oliveira D.. Utilização de Histórias em Quadrinhos como Recurso Interdisciplinar para a Abordagem do Tema Meio Ambiente. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz deCOSTA, Isa; COSTA, E. V.. O Ensino de Física na Escola Técnica: uma proposta para a Escola Técnica Estadual Henrique Lage/RJ. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.SANTOS, Marly da SilvaALMEIDA, Lucia da Cruz de. Um Estudo das Concepções Alternativas sobre Ondas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; BARROS, Susana L de Souza; VIANNA, Deise Miranda. A Influência da Escolarização de Conceitos básicos de Física Térmica na Reflexão de questões de CTS(uma possibilidade de contextualização e interdisciplinaridade). 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.SANTOS, Marly da Silva; ALMEIDA, Lucia da Cuz de. Uma Proposta para Ensinar Construtivamente os Conceitos de Calor, Temperatura e Energia Interna, Baseada na História da Ciência. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; COSTA, E. V.; ALMEIDA, L. C.. Momentos para a abordagem de Física Moderna no Ensino Médio. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.SANTOS, Marly da Silva; COUTINHO, Lucidéa G R. A Construção dos Conceitos Básicos da Cinemática na 8ª Série e sua Influência na 1ª Série do Ensino Médio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, Marly da Silva; COUTINHO, Lucidéa G R;COSTA, Isa. Física Moderna: uma proposta alternativa para o ensino do efeito fotoelétrico no ensino médio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; AGUIAR, D. V.; ROCHA, R. G. C.; SOUZA, R. F. M.. Aprendizagem Significativa no Pré-Universitário Oficina do Saber: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas em eletricidade, ondas e mecânica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; MOURA, D. B.; SOUZA, E. O. R.. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SOUZA, E. O. R.; ALMEIDA, L. C.; MARTINS, R. R.; HALLAIS, S. C.. Utilizando a Linguagem dos Quadrinhos para o Ensino de Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SANTOS, P. S. M. B.. Novo Ensino Médio: uma análise crítica sobre a Reforma do Ensino Médio e seus impactos no Ensino de Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, L. C.; MOURA, D. B.. Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos de Termodinâmica para o Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
MARTINS, J. S. S.;COSTA, Isa; MOURA, D. B.. Investigando as Ondas: Sequência Didática sobre ondas eletromagnéticas e como elas interagem com o corpo humanoe. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; BARRELO JÚNIOR, Nelson;COSTA, I.. Atividades Experimentais: uma proposta de ensino investigativo sobre refração da luz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
BARRELO JÚNIOR, Nelson; ALMEIDA, L. C.; UZEDA, D. D.;COSTA, I.. Perspectivas a respeito do erro no processo ensino aprendizagem de Física. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; BARRELO JÚNIOR, Nelson; MENDES, R. F. P.;COSTA, I.. O uso de modelos pedagógicos no ensino de Física Moderna e Contemporânes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.;COSTA, Isa; MANSUR, N. L. P.. O Olhar de estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina Física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, L. C.; MARTINS, J. S. S.. O Ensino de Física na Formação de Professores em Nível Médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, L. C.; MARTINS, J. S. S.; NOGUEIRA, E. C.. Uma Proposta de Aplicação da Gamificação no Ensino de Termologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, L. C.; MARTINS, J. S. S.. Contextualização no Ensino de Física: aprendizagem sem barreiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, J. A.; SAGUIA, Andreia;COSTA, I.. Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.;COSTA, I.; BARRELO JÚNIOR, Nelson. O colorido do mundo: contribuições para um ensino de Física inclusivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; COSTA, E. V.; MANSUR, N. L. P.. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SAGUIA, Andreia; MANSUR, N. L. P.. Atividades Investigativas para o Ensino de Física: usando a tecnologia para economizar energia elétrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; COSTA, E. V.;COSTA, Isa. Análise da abordagem de questões sociocientíficas em livros didáticos para escolas do ensino médio da rede pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SOUZA, J. A.; LIMA, Marco Antônio Frota. Avaliação da aprendizagem e Reflexão da Prática Docente: uma contribuição para o enino de quqlidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRUNO, Ruth. A Energia ao longo da História: uma abordagem CTSA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; BRUNO, Ruth; COSTA, E. V.. Proposta didática para Promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio: o conceito de força. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz deCOSTA, Isa; BRUNO, Ruth. Física no Cotidiano com Enfoque em Segurança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; COSTA, E. V.;COSTA, Isa. Educação Ambiental e Ensino de Física: uma possível aproximação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRAZ, R. M. M.;COSTA, Isa. Ensino de Física e surdez: construindo conceitos e criando sinais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SERBETO, A. P. B.; SOUZA, J. A.. O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ÓPTICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRÁTICA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRAZ, R. M. M.. Atividades para o ensino de ondas sonoras: uma proposta inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; STILCK, J.. ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; COSTA, E. V.. É POSSÍVEL APRENDER RELATIVIDADE EM QUALQUER IDADE?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
PENHA, S. P.; COSTA, E. V.; BERNARDO, J. R. R.;COSTA, Isa. Uma proposta de estudo de transferência de calor no Ensino Médio sob a perspectiva da formação cidadã: a formação de uma Brigada de Incêndio no Colégio de Aplicação/UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cuz de; OLIVEIRA, Wanda C.;COSTA, Isa. O Jogo Didático como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Física do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; MANSUR, N. L. P.;COSTA, Isa. Uma Sequência Didática sobre o Tema Energia Nuclear: proposta de inserção de tema de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRUNO, Ruth;COSTA, Isa. Vídeos de Humor: sugestão para o uso de videocassetadas no nsino de física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; CARVALHO, C. R.;COSTA, Isa. O Ensino de Física das Radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, E. V.;COSTA, Isa; ALMEIDA, Lucia da Cuz de. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da história e da filosofia da ciência no ensino de física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, Lucia da Cuz de; VENEZUELA, P. P. M.. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; BRUNO, Ruth;COSTA, Isa. Erros Conceituais e Concepções Espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
BRUNO, Ruth; CAVALCANTI FILHO, Cary C.;COSTA, Isa. A Física no dia a dia: um olhar investigativo para o cotidiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SANTOS, P. A. M.; COSTA, E. V.. Proposta de uso de instrumentação em sala de aula para ilustração de conceitos básicos de óptica geométrica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; SALOMÃO, Simone Rocha; BERNARDO, J. R. R.. O samba como recurso para abordagem de conteúdos de astronomia no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; BRUNO, Ruth;ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Física das radiações: proposta de atividades para inserção de Física moderna e contemporânea no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, Lucia da Cuz de; VENEZUELA, P. P. M.. Instrumentos ópticos:metodologia de ensino através de eixos temáticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, Lucia da Cuz de; BERNARDES, A. T.. Ensino de Física com perspectiva inclusiva: proposta didático-metodológica para a abordagem de conceitos básicos da eletrodinâmica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; COSTA, E. V.;ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Letras da Música Popular Brasileira como recurso didático-metodológicopara o ensino de Física: perspectivas atuais e sugestões para implementação no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, Lucia da Cuz de; OLIVEIRA, Wanda C.;COSTA, Isa. Ensino de Física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
BRUNO, Ruth; ALMEIDA, Lucia da Cuz de;COSTA, Isa. Física e esporte: contextualização através de atividades investigativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.
BERNARDO, J. R. R.; MARTINS, J. S. S.;COSTA, Isa. Banca de Seleção para Professor de Física do Colégio Universitário da UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.
LUZ, D. M.; BORGES, M. N.; COUTINHO, Lucidéa G R; CHINELLI, M. V.;COSTA, Isa. Banca de Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza. 2013. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, IsaALMEIDA, Lucia da Cruz de; VÁRIOS. Comitê Científico do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. 2012.
COSTA, Isa; LUZ, Daisy Maria; COUTINHO, Lucidéa G R; LATINI, R. M.; CHINELLI, M. V.. Banca de Seleção de Candidatos ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação en Ensino de Ciências da Natureza. 2012.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Banca Avaliadora de apresentação de Trabalhos no VI Seminário Interativo de Práticas Pedagógicas, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor. 2010. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Banca de correção da prova discursiva de Física do Vestibular UFF/2007. 2007. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; ALMEIDA, Lucia da Cuz de; OUTROS. Comissão Avaliadora de trabalhos da IV Mostra de Iniciação à Docência. 2006. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Banca de correção da prova discursiva de Física do Vestibular UFF/2006. 2006. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; COUTINHO, Lucidéa G R; SANTOS, Renato Cardoso. Comissão de Seleção de inscritos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências. 2005. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Comissão Avaliadora de trabalhos da III Mostra de Iniciação à Docência. 2005. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Comissão de Seleção de inscritos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências. 2005. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; PUGLIESI, Noemy; OUTROS. Comissão Avaliadora de Comunicações Orais e Pôsteres na II Mostra de Iniciação à Docência. 2004. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, Isa; VÁRIOS. Banca de Correção da Prova Discursiva de Física do Vestibular - UFF/2004. 2004. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; OUTROS. Banca de correção de prova discursiva de Física do vestibular da UFF. 2003. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; OUTROS. Banca de correção de prova discursiva de Física do Vestibular da UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; OUTROS. Comissão de Avaliação de Trabalhos apresentados na V Semana de Monitoria. 2002. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; VÁRIOS. Correção de provas discursivas de Física. 2001. Universidade Federal Fluminense.
COSTA, I.; OUTROS. Comissão de Avaliação de Trabalhos apresentados na IV Semana de Monitoria. 2000. Universidade Federal Fluminense.
Orientou
Abordagem CTS visando Alfabetização Científica em temas sobre mudanças climáticas e as consequências dos recursos tecnológicos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
A Importância da Experimentação na Educação de Jovens e Adultos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Ensino de Física em uma Perspectiva Decolonial: proposta para construção de novos horizontes; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Avaliação do Programa ECI Itinerante IFRJ-Campus Mesquita; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
A Utilização do Ambiente Moodle como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa no Aprimoramento do Ensino de Física; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Metodologia Ativa e os 3 Momentos Pedagógicos no Ensino de Física com utilização do Algodoo; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
A Aplicação de Simuladores como Recurso para Aprendizagem Significativa no Ensino de Física; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
Propostas de UEPS sobre Mecânica,Eletricidade e Ondas para Pré-Vestibular; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
Metodologias e Práticas Adequadas a Discentes com Transtorno do Espectro Autista para o Ensino de Ciências no 9o Ano do Ensino Fundamental II; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
Proposta de Ensino de Introdução à Física Baseada na História e Filosofia da Ciência; 2016; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênci) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
A Física e o Cinema; 2016; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênci) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
Proposta Curricular para Cursos Profissionalizantes Pós Médio no C; T; E; Henrique Laje; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Nat) - Universidade Federal Fluminense, ; Orientador: Isa Costa;
Hidrostática: Uma sequência didática com atividades experimentais demonstrativas para complementação do Currículo Mínimo/RJ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Utilização da água no cotidiano da sociedade: uma proposta de ensino do ciclo da água; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Oficinas de Sexualidade como Temas Transversais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Aperfeiçoamento em QSMS: avaliação sobre meio ambiente com alunos do Curso COOPFURNAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
A Importância do Estudo da Educação Sanitária no Ensino Fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Trabalhando a cidadania com um projeto de pesquisa: o bairro Mangueira em Rio Bonito - RJ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
A História da Ciência e o Ensino de Mecânica na Física da Escola Média; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Dá Branco ou Marron? Uma Proposta Construtivista para o Ensino de Cores; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O Ensino de Física pela Mágica: uma proposta para alfabetização científica; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Momentos para a Abordagem de Física Moderna no Ensino Médio; 2003; 80 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O Trabalho com Pequenos Projetos: uma proposta de ensino de Física para uma escola média da rede pública estadual/RJ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Uso de Estratégias Metacognitivas na Aprendizagem do Conceito de Energia e sua Conservação; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Ensino de Óptica na Perspectiva Museal: uma experiência; 2002; 75 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Uma abordagem alternativa da Lei de Ohm; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Uma Proposta Construtivista para o ensino de Propagação de Calor; 1992; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Aprendizagem Significativa no Pré-Universitário Oficina do Saber: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas em eletricidade, ondas e mecânica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Utilizando a Linguagem dos Quadrinhos para o Ensino de Física; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Novo Ensino Médio: uma análise crítica sobre a Reforma do Ensino Médio e seus impactos no Ensino de Física; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Uma Proposta de Aplicação da Gamificação no Ensino de Termologia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos de Termodinâmica para o Ensino Médio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O Ensino de Física na Formação de Professores em Nível Médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Contextualização no Ensino de Física: aprendizagem sem barreiras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Atividades Investigativas para o Ensino de Física: usando a tecnologia para economizar energia elétrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Avaliação da aprendizagem e Reflexão da Prática Docente: uma contribuição para o enino de quqlidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
A Energia ao longo da História: uma abordagem CTSA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Alfabetização Científica nos anos iniciais da escolaridade: ensino de conceitos básicos de eletricidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Alfabetização Científica nos anos iniciais da escolaridade: uma proposta para o ensino de energia eólica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O uso de vídeos e histórias em quadrinhos para o ensino de energia: sequências didáticas para o 1º ano do ensino médio do RJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
É possível aprender Relatividade em qualquer idade?: uma proposta com enfoque histórico-investigativo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE ÓPTICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRÁTICA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Atividades para o ensino de ondas sonoras: uma proposta inclusiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Uma sequência didática sobre o tema Energia Nuclear: proposta de inserção de tema de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
O ensino de física das radiações no nível médio: uma proposta de sequência didática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Ensino de conteúdos de Física no none ano do Ensino Fundamental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Apoio à Graduação; Orientador: Isa Costa;
Ensino de contúdos de Física no nono ano do Ensino Fundamental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Apoio à Graduação; Orientador: Isa Costa;
Ensino de conteúdos de Física no nono ano do Ensino fundamental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Apoio à Graduação; Orientador: Isa Costa;
Ensino de Física no nono ano do Ensino Fundamental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Apoio à Graduação; Orientador: Isa Costa;
Atualização de conteúdos de Física; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria da Assuntos Acadêmicos UFF; Orientador: Isa Costa;
Formação do professor de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria da Assuntos Acadêmicos UFF; Orientador: Isa Costa;
Formação do Professor de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria da Assuntos Acadêmicos UFF; Orientador: Isa Costa;
Atualização de conteúdos de Física; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria da Assuntos Acadêmicos UFF; Orientador: Isa Costa;
Thomas Edison, o gênio da Lâmpada; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Elétron e seus amigos fluorescente e incandescente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Elaboração de Catálogo da Videoteca para Ensino de Física no 2º grau; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Isa Costa;
de Souza; Princípio da Incerteza para o 2º grau; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa; Orientador: Isa Costa;
Introduzindo MEcânica Quântica no 2º Grau; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa; Orientador: Isa Costa;
Física Nuclear no 2º Grau; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa; Orientador: Isa Costa;
; Supercondutividade para o 2º grau; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa; Orientador: Isa Costa;
Alfabetização científica no segundo ao quinto ano do ensino fundamental do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho; 2011; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação/Programa de Extensão; Orientador: Isa Costa;
A UFF Em Parceria Com os Projetos Pedagógicos da Rede de Ensino Público; 2002; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Em Parceria com os Projetos Pedagógicos da Rede de Ensino Básico; 2002; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Isa Costa;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Anderson Rocha da ; GILS, André Luis ; MORAES, Carla Wanderley de ; COSTA, Isa . A Formação de Professores da Área de Ciências da Natureza e Matemática na UFF entre 1999 e 2009: reflexões para uma outra proposta. Ensino, Saúde e Ambiente , v. 4, p. 106-115, 2011.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, M. S. ; GOMES, P. R. S. ; ANJOS, R. M. . Enfoque Experimental no Ensino de Mecânica Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física , Brasil, v. 19, n.1, p. 4-10, 1997.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, Marly da Silva . History of Physics in Teacher Education. Enseñanza de las Ciencias , Espanha, v. Extra, p. 93-96, 1997.
-
COSTA, I. ; SANTOS, M. S. ; GOMES, P. R. S. ; MORAES, S. B. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Aplicação de Espectroscopia Gama no Ensino de Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física , Brasil, v. 18, n.4, p. 265-273, 1996.
-
BORGES, M. N. ; SANTOS, M. B. P. ; COSTA, Isa ; CANESIN, F. ; CHACON, E. . Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 44p .
-
COSTA, Isa . A Formação do Professor de Física na UFF: construção e influência da parceria com a Escola Básica. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 152p .
-
COSTA, Isa ; CAMACHO, F. L. A. ; SILVA, R. T. E. ; SANTOS, W. D. C. dos . As Aventuras de Molequinha. 1. ed. Niterói: Editora da UFF, 2014. v. 1. 40p .
-
COSTA, I. ; UFF, Coordenação das Licenciaturas da . Diretrizes para a Formação de Professores na UFF. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2002. v. 01. 84p .
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, Isa . Recursos Experimentais para o Ensino de Física: formação docente na perspectiva de práticas inclusivas. In: Cristina José Rodrigues Farias Filho;Alexandre Farbiarz;Esteban Walter Gonzalez Cluas;Cíntia Regina Lacerda Rabello;Cristina Maria Carvalho Delou;Lucia de Mello e Souza Lehmann. (Org.). Práticas Inovadoras, Lúdicas e Inclusivas: contribuições para o ensino de graduação. 1ed.Niterói: Editora da UFF - EdUFF, 2023, v. 3, p. 483-501.
-
MAGALHAES, A. M. F. ; COSTA, I. . Inclusão Digital, as TIC e o Ensino de Ciências/Física: pandemia, desafios e soluções. In: SANTOS, M. B. P.; FARIAS, F. M. C.; AGUIAR, J. G.. (Org.). Práticas Educativas em Ensino de Ciências. 1ed.Chapecó; Rio de Janeiro; Niter: Argos; M C&G; EdUFF, 2022, v. , p. 150-165.
-
COSTA, Isa . Histórias de uma Formadora sobre a Licenciatura em Física da UFF. A Formação de Professores pela Mão dos Formadores: política, currículo e cotidiano nas Licenciaturas da UFF. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2015, v. 1, p. 131-147.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BRUNO, Ruth ; COSTA, E. V. ; COSTA, I. ; FRANÇA, Samantha Philigret Santos da . Parceria UFF-Escola Básica: contribuições para a licenciatura em Física. In: Neiva Santos Masson Fernandes; Rejany dos S. Dominick; Sueli Camargo. (Org.). Formação de Professores: projetos, experiências e diálogos em construção. 1ed.Niterói: EdUFF Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008, v. 1, p. 29-39.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; MARINHO, K. S. O. . O Ensino de Física no processo de Inclusão de Alunos com NEE Visuais. In: Neiva Santos Masson Fernandes; Rejany dos S. Dominick; Sueli Camargo. (Org.). Formação de Professores: projetos, experiências e diálogos em construção. 1ed.Niterói: EdUFF Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008, v. 1, p. 41-53.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . How to Introduce Modern Physics in High School Curriculum?; a Proposal. In: Carlo Bernardini; Carlo Tarsitani; Matilde Vicentini. (Org.). Thinking Physics for Teaching. 1ed.New York: Plenum Press, 1995, v. único, p. 371-379.
-
MARTINS, P. F. ; COSTA, I. . A História da Luz utilizando o Teatro para explicar a Dualidade Onda-Partícula. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, Maceió. Anais do VII CONEDU. Campina Grande: Realize, 2020.
-
LACERDA, T. ; COSTA, Isa ; SILVA, L. ; CUNHA, J. . Produção Textual como Facilitador de Resolução de Problemas de Física I para Licenciatura em Química. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Programa do XXII SNEF, 2017.
-
SANTOS, W. D. C. dos ; COSTA, Isa . Ensino de Física através da Alfabetização Científica nas Séries Iniciais. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Programa do XXI SNEF, 2015.
-
COUTINHO, A. C. L. F. ; COSTA, I. . Hidrostática: uma sequência didática com demonstrações investigativas para complementação do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. Anais do IV ENECIÊNCIAS, 2014.
-
SILVA, M. V. S. ; COSTA, Isa . É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. Anais do IV ENECIÊNCIAS, 2014.
-
CAMACHO, F. L. A. ; COSTA, Isa . Alfabetização Científica nos Anos Iniciais: proposta de ensino dos conceitos básicos de eletricidade. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. Anais do IV ENECIÊNCIAS, 2014.
-
CAMACHO, F. L. A. ; COSTA, Isa ; GUIMARÃES, H. C. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BRUNO, Ruth ; BARBOZA, M. B. . Alfabetização Científica no contexto escolar.. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012, Niterói. Anais do III ENECiências, 2012. p. 1-6.
-
SILVA, Anderson Rocha da ; GILS, André Luis ; MORAES, Carla Wanderley de ; COSTA, Isa . A Formação de professores da Área de Ciências da Natureza da UFF entre 1999 e 2009: reflexão para uma outra proposta. In: II Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2010, Niterói. Anais do II ENEC, 2010.
-
COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; BRUNO, Ruth ; NASCIMENTO, G. M. S. ; Fauth, L. H. A. ; TAVARES, L. A. . Ensino de Física nos Anos Iniciais da Educação Básica: subsídios para a formação de professores. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIIII SNEF, 2009.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; MARINHO, K. S. O. ; SOUZA, L. L. ; SALGADO, L. B. . Videntes e Não-videntes: subsídios para um ensino inclusivo. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII SNEF, 2009.
-
COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BRUNO, Ruth ; NASCIMENTO, G. M. S. ; Fauth, L. H. A. ; TAVARES, L. A. . Contribuições de Licenciandos para o Ensino de física na Escola Média: socialização de propostas através de site. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII SNEF, 2009.
-
COSTA, Isa ; DALARME FILHO, José Aparecido ; BIGHI, Thalita Monteiro . Inclusão Social: atualização de conteúdos no Pré-Vestibular Oficina do Saber. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII SNEF, 2009.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BORGES, M. N. ; BARBOSA, P. ; OUTROS ; COSTA, Isa . Formação do professor dentro e fora da UFF: contribuições para a inclusão social. In: 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados. 4º CBEU Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009. v. único.
-
ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa ; FERNANDES, Hadiene Soares ; FRANÇA, Samantha Philigret Santos da ; PINHEIRO, Jean Anderson Piedade Rodrigues . Os Espaços de Educação formal x Alfabetização científica: possibilidades e obstáculos. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luis. Atas do XVII SNEF, 2007.
-
COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BANDEIRA, Carlos Eduardo Silva ; SA, Fernando Castro ; FREITAS, Victor Gonçalves Glória . Professor Prático-Reflexivo: contribuições da extensão para sua formação. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Anais do 3º congresso Brasileiro de Extensão Universitária - Sustentabilidade: criando tecnologias, inovando resultados. Florianópolis, 2006.
-
ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa ; FERNANDES, Hadiene Soares ; FRANÇA, Samantha Philigret Santos da . O Processo da Alfabetização Científica na Perspectiva da Extensão Universitária. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Anais do 3º congresso Brasileiro de Extensão Universitária - Sustentabilidade: criando tecnologias, inovando resultados. Florianópolis, 2006.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; FERNANDES, Hadiene Soares ; FARIA, Fausto Ferreira ; COSTA, Isa . Alfabetização Científica nos Espaços de Educação Formal. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Trabalhos Apresentados no VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universtária. Rio de Janeiro, 2005.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; BARCELLOS, A. S. ; SILVA, A. F. . O uso do mural escolar como atividade lúdica no ensino de física. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Niterói. Atas do XVI SNEF. Rio de Janeiro, 2005.
-
COSTA, Isa ; ANCELME, Rafael Lourenço . Por que o céu é azul? Aprendendo através da música, leitura e experiência. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI SNEF. Rio de Janeiro, 2005.
-
COSTA, I. ; SILVA, A. F. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Os PCNEM e a Formação de Professores: educação continuada através da produção de material didático com tiras de humor. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º CBEU, 2004.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BARCELLOS, A. S. ; COSTA, Isa . Interação ensino-extensão na licenciatura em física: proposta para o estudo de fenômenos térmicos na escola. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º CBEU, 2004.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. . Licenciatura em física: o currículo como instrumento de ação-reflexão docente. In: VI Escola de Verão para professores de Prática de Ensino Ensino: memórias em tempos de mudanças, 2003, Niterói. Atas da VI Escola de Verão para professores de Prática de Ensino de Biologia, física, Química e áreas afins-Prática de Ensino: memorias em tempos de mudanças, 2003.
-
COSTA, I. ; BEMFEITO, A. P. D. ; LINHARES, M. P. ; SANTOS, Marly da Silva . Enfrentando Dificuldades em uma Formação Prático-Reflexiva. In: V Simposio de Investigadores en Física, 2000, Santa Fé. Actas del V SIEF, 2000.
-
COSTA, I. ; MIRANDA, A. C. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Um Laboratório Alternativo para o Ensino de Óptica. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina. Atas do X SNEF - Tempo de Avaliação. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1993. v. único. p. 470-474.
-
COSTA, Isa . Aproximações de Conceitos-chave de Bakhtin e Gee. In: II Seminário Discente da FEUFF, 2010, Niterói. Seminário discente PPGE/DAAT - UFF 2010, 2010.
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, Ruth ; NASCIMENTO, G. M. S. ; Fauth, L. H. A. ; COSTA, I. . Sugestões didático-metodológicas diversificadas: o site divulgação de propostas para o ensino de física. In: XIII Semana de Extensão da UFF, 2008, Niterói. XIII Semana de Extensão da UFF, 2008.
-
ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa ; FERNANDES, Hadiene Soares ; FRANÇA, Samantha Philigret Santos da . Perspectivas para a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais da Educação Básica. In: XI Semana de Extensão da UFF, 2006, Niterói. Resumos da XI Semana de Extensão da UFF. Niterói, 2006.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; BRUNO, Ruth ; COSTA, E. V. ; FREITAS, Victor Gonçalves Glória . Alcance do Site Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. In: XI Semana de Extensão da UFF, 2006, Niterói. Resumos da XI Semana de Extensão da UFF. Niterói, 2006.
-
FRANÇA, Samantha Philigret Santos da ; PINHEIRO, Jean Anderson Piedade Rodrigues ; FERNANDES, Hadiene Soares ; PEREIRA, Julien Lopes ; SILVA, Hudson de Aguiar ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa . Ciclo de Oficinas: Transposição Didática x Alfabetização Científica. In: IV Mostra de Iniciação à Docência, 2006, Niterói. Resumos da IV Mostra de Iniciação à Docência da UFF. Niterói, 2006.
-
BIGHI, Thalita Monteiro ; THOMAZ, Guilherme Mendes ; BORHER, Igor ; OLIVEIRA, Marcel Monteiro de ; COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de . Ensino de Física e Inclusão Social: as ações dos licenciandos em Física no Pré-Vestibular Oficina do Saber. In: IV Mostra de Iniciação à Docência, 2006, Niterói. Resumos da IV Mostra de Iniciação à Docência da UFF. Niterói, 2006.
-
DALARME FILHO, José Aparecido ; VIEIRA, Leonardo Pereira ; MONTEIRO, Nilton de Araújo ; COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Ações Docentes de licenciandos em Física no Pré-Vestibular da Engenharia. In: IV Mostra de Iniciação à Docência, 2006, Niterói. Resumos da IV Mostra de Iniciação à Docência da UFF. Niterói, 2006.
-
SANTOS, Luiz Antonio de Melo ; COSTA, Isa . Situações-problema para o Ensino de Física com Tiras de Humor. In: IV Mostra de Iniciação à Docência, 2006, Niterói. Resumos da IV Mostra de Iniciação à Docência da UFF. Niterói, 2006.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; SOUZA, Diogo Prado de ; BANDEIRA, Carlos Eduardo Silva ; SA, Fernando Castro . Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. In: X Semana de Extensão da UFF, 2005, Niterói. Resumos da X Semana de Extensão da UFF. Niterói, 2005.
-
ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa ; LIMA, Mara Regina Gomes de ; FARIA, Fausto Ferreira . Parceria Universidade Escola: uma proposta para alfabetização científica no IEPIC. In: X Semana de Extensão da UFF, 2005, Niterói. Resumos da X Semana de Extensão da UFF, 2005.
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; BARCELLOS, A. S. ; COSTA, Isa . Atividades Práticas para o Ensino de Física na Educação Básica. In: IX Semana de Extensão da UFF, 2004, Niterói. Livro de Resumos. Niterói: EDUFF, 2004. v. único.
-
SILVA, A. F. ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa . Cidadania, Ciência e Humor: as THs no ensino de física para a formação do cidadão. In: IX Semana de Extensão da UFF, 2004. Livro de Resumos. Niterói: EDUFF, 2004. v. único.
-
FREITAS, Victor Gonçalves Glória ; SILVA, A. F. ; BARCELLOS, A. S. ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; COSTA, Isa . Tecnologias da Informação e a Formação Permanente de Professores. In: IX Semana de Extensão da UFF, 2004, Niterói. Livro de Resumos. Niterói: EDUFF, 2004. v. único.
-
COSTA, I. ; SILVA, Carla Mahomed Gomes da . Ensino de Óptica na Perspectiva Museal: uma experiência. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Programa e Resumos, 2003. v. único. p. 139-139.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Contribuição de Pesquisadores em Física para a Introdução de física Moderna e Contemporânea na Escola Média. In: VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2001, Barcelona. Retos de la enseñanza de las Ciencias en el Siglo XXI. Barcelona: ICE de la Universitat Autònoma deBarcelona, 2001. v. 2. p. 188-188.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Metacognição como estratégia de aprendizagem. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Anais do 13º COLE. Campinas: UNICAMP, 2001. v. único. p. 76-77.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Uma atividade metacognitiva na formação de professores da área científica. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Brasília. Atas do VII EPEF, 2000.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Formação Continuada: Preparando o Professor de Física para o Século XXI. In: VII Interamerican Conference on Physics Education, 2000, Canela. Atas da VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva ; LINHARES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. . Perfil do Professor da Região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: Congreso Iberoamericano de Educaión en Ciencias Experimentales., 2000, Córdoba. Actas del Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales, 2000.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva ; PORTILHO, A. P. ; ALMEIDA, R. C. M. ; CORDEIRO, E. ; SILVA, M. C. ; PENHA, S. P. . A Física Moderna e Contemporânea na Sala de Aula da Escola Média. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Atas do XIII SNEF, 1999. v. único. p. 158-159.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . A FMC na Escola Média: avaliação de uma proposta por alunos. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Atas do XIII SNEF. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. v. único. p. 184-186.
-
COSTA, I. ; COSTA, E. V. . Influência da Avaliação no Desempenho de calouros do Curso de Graduação em física da UFF. In: III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 1999, Curitiba. Resumos do ICASE. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1999. v. único. p. 252-253.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Implicações de um Programa de Educação Continuada na Sala de Aula da Escola Média. In: III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 1999, Curitiba. Resumos do ICASE. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1999. v. único. p. 212-212.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva . Leitura de textos: recurso para formar professor prático-reflexivo em serviço. In: 12º Congresso Brasileiro de Leitura, 1999, Campinas. Resumos do 12º COLE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1999.
-
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva ; ALMEIDA, L. C. . A FMC na Escola Média: uma estratégia de mudança na prática docente. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Atas do VI EPEf. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. v. único. p. 137-137.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. ; SANTOS, Marly da Silva . Física Moderna e Contemporânea no 2º Grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII SNEF - Novos Horizontes. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. v. único. p. 227-230.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, Marly da Silva . Obstáculos e possibilidades para a IFMC no 2º grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII SNEF. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/CECIMIG/FAE, 1997. v. único. p. 637-642.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, M. S. . Leitura do mundo contemporâneo através da Física. In: 11º Congresso Brasileiro de Leitura, 1997, Campinas. Resumos do 11º COLE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997. v. único. p. 45-46.
-
COSTA, I. ; MIRANDA, A. C. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Uma Proposta para o Ensino de Óptica no 2º Grau. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física - Tempo de Avaliação, 1993, Londrina. Atas do X SNEF. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1993. v. único. p. 115-115.
-
COSTA, I. ; MIRANDA, A. C. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; MEDEIROS, J. J. ; SOUZA, M. O. ; COSENDEY, T. C. V. J. . Concepções Prévias em Óptica. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina. Atas do X SNEF - Tempo de Avaliação. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1993. v. único. p. 436-437.
-
COSTA, I. ; SBRUZZI, L. F. . Uma Proposta Construtivista para o Ensino de Propagação do Calor. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina. Atas do X SNEF - Tempo de Avaliação. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1993. v. único. p. 533-534.
-
BRAGA, C. P. ; SOUZA, E. O. R. ; COSTA, Isa . Exposição Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Isa ; ALMEIDA, L. C. . A História e o Legado da Pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, A. M. F. ; COSTA, I. . O emprego das TICS como ferramentas de inclusão digital e social no ensino colaborativo de Física. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, M. V. S. ; COSTA, Isa . É possível aprender Relatividade em qualquer idade?: uma proposta com enfoque histórico-investigativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMACHO, F. L. A. ; COSTA, Isa . Alfabetização Científica nos anos iniciais da escolaridade: ensino de conceitos básicos de eletricidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSIS, L. S. ; BRUNO, Ruth ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa . Tendências Atuais no Ensino de Física: sugestões de estratégias e recursos didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Isa . A Parceria Universidade-Escola e a Formação do Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COUTINHO, A. C. L. F. ; COSTA, I. . Uma Sequência Didática de Hidrostática com Demonstrações Investigativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COUTINHO, A. C. L. F. ; COSTA, Isa . Hidrostática: uma sequência didática com demonstrações investigativas para complementacão do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, Ruth ; GUIMARÃES, H. C. ; CAMACHO, F. L. A. ; BRAGA, Moniqie Vieira ; COSTA, Isa . Alfabetização Científica no Contexto Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Isa . Os Discursos de uma Formadora e de uma Coformadora sobre a Parceria Universidade-Escola: há controvérsias?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, Victor R. ; TELLES, Mariana C. O. ; COSTA, Isa . O Ensino de Conceitos Físicos no Último Ano do Ensino Fundamental com Abordagens Teórico-práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, W. D. C. dos ; GUIMARÃES, H. C. ; COSTA, Isa . O ensino de Ciências na escola e a formação de professores: ações extensionistas em prol da alfabetização científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Isa . Aproximções de conceitos-chave de Bakhtin e Gee. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Isa . Formação Continuada dos Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Isa ; RIBEIRO, Victor Rodrigues ; TELLES, Mariana Cristina de O. . Ensino de Física no Nonon Ano do Ensino Fundamental: um exercício na formação inicial de professores de Física na UFF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Isa . Parceria UFF-Escola Básica: construção e reflexos na Licenciatura em Física através da análise de discursos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Isa ; Luciana M. L. S. V. Torres . Proximidades e Diferenças entre Anísio Teixira e Paulo Freire e suas contribuições para a formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, Isa ; CAMACHO, F. L. A. . Alfabetização Científica em Física: propostas de ensino articuladas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Fauth, L. H. A. ; BRUNO, Ruth ; COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; TAVARES, L. A. . Produção e divulgação de material didático para o ensino de Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Isa ; PUGLIESI, Noemy . Iniciação à Docência: visões de alunos e professores dos cursos de Física e Química. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUCENA, R. N. ; COSTA, Isa . Física Divertida com Algodoo,Metodologias Ativas e Simulação Interativa 2023 (Produto Educacional de Mestrado Profissional).
-
COSTA, I. . A Formação do professor de Física na UFF: construção e influência da parceria com a Escola Básica 2012 (Tese de Doutorado).
Outras produções
COSTA, I. . Parecerista Ad Hoc da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN2238-2380. 2019.
Seifert, W. C. ; COSTA, Isa . Blog Educacional Fisimuladores. 2022.
VASCONCELOS, V. M. ; COSTA, Isa . Guia de Orientação para Aplicar UEPS sobre mecânica, eletricidade e ondas. 2022.
LIMA, J. A. ; COSTA, Isa . Conceito de Densidade: uma proposta inclusiva para autistas dos anos finais do Ensino Fundamental II. 2022.
COSTA, I. . Avaliador ad hoc de projeto submetido ao Edital PROPEX No. 02/2013 - PIBIC/CNPq-PIBIC/FURB da FURB. 2014.
COSTA, I. . Avaliador ad hoc de projeto submetido ao Edital PROPEX N. 05/2013 da FURB. 2013.
COSTA, Isa . Parecer sobre trabalhos inscritos no III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da saúde e Meio Ambiente. 2012.
COSTA, Isa . Parecer Técnico sobre Relatório de Pesquisa para a Cia. de Desenvolvimento de Vitória. 2010.
COSTA, Isa . Parecer sobre Trabalhos para o II ENEC. 2010.
COSTA, Isa ; VÁRIOS . Banca de correção da Prova discursiva de Física do Vestibular UFF 2010. 2010.
COSTA, I. ; OUTROS . Banca de Correção de provas discursivas de Física do Vestibular/UFF de 92 a 2000. 2000.
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Banca de Elaboração e Correção das provas de Física dos Concursos de Transfer6encia, Mudança de Curso e Reingresso. 2000.
COSTA, I. . Relatório de Atividades desenvolvidas no período julho/98 a dezembro/99, para apresentção à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1999.
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Banca de Elaboração e Correção das provas de Física dos Concursos de Transferência, Mudança de Curso e Reingresso. 1998.
COSTA, I. . Relatório de Atividades desenvolvidas no período julho/97 a junho98, para apresentação à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1998.
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . Banca de Elaboração e Correção das provas de Física dos Concursos de Transferência, Mudança de Curso e Reingresso. 1997.
COSTA, I. . Reltórios de Atividades desenvolvidas no período junho/96-junho/97,para apresentação à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1997.
COSTA, I. ; OUTROS . Banca Examinadora de monografia do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências (modalidade Física) - aluno Pierre Schwartz Augé. 1996.
COSTA, I. . Banca Examinadora de monografia do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências (modalidade física) -aluno Carlos Cardozo. 1995.
COSTA, I. ; OUTROS . Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto do Departamento de Teoria e Prática de ensino da Faculdade de educação da UFF, para a disciplina Didática da Física. 1995.
COSTA, Isa ; SIQUEIRA, Andréa E. de ; LOZANO, Abel R. G. . Tendências Atuais em Ensino de Ciências e Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
REIS, J. C. O. ; COSTA, Isa . O Currículo Mínimo de Física 2012 para o Ensino Médio no RJ. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
COSTA, E. V. ; COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, Ruth . Divulgação de Propostas de Ensino de Física. 2012; Tema: Ensino de Física para a Escola Básica. (Site).
COSTA, E. V. ; COSTA, Isa ; ALMEIDA, Lucia da Cuz de ; BRUNO, Ruth . Divulgação de Propostas de Ensino de Física. 2006; Tema: Atividades teórico-práticas para o ensino de Física. (Site).
COSTA, Isa . Relatório Científico. 2014. (Relatório de pesquisa).
ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; COSTA, Isa ; Morato, Maria Camila . Tiras de Humor como Elemento Central na Construção de Situações-Problema. 2003. (Projeto de Ensino).
COSTA, I. . Comunicação no processo educacional. 2002. (Coordenação de Conferência).
COSTA, I. . A Formação do Professor nas Licenciaturas. 2000. (Apresentação de Conferência).
COSTA, I. ; SANTOS, Marly da Silva ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de . El lenguage científico em vísperas del siglo XXI: la enseñanza de la Física en la Escuela Média. 1998 (Trabalho apresentado em Congresso Internacional) .
COSTA, I. ; ALMEIDA, Lucia da Cruz de ; SANTOS, Marly da Silva . A História da física na Formação do Professor. 1996 (Trabalho apresentado em Encontro Nacional) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O Uso de Robótica,Modelagem 3D e Impressão 3D como Ferramenta Pedagógica nas Escolas, Descrição: Nota-se que as escolas em Niterói estão recebendo os chamados kits de robótica e têm montado laboratórios ditos Maker, a fim de se adequarem à Reforma do Ensino Médio (também chamado Novo Ensino Médio). O presente projeto objetiva verificar se o uso destes recursos coopera no ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza. para tal fim, serão desenvolvidas as seguintes etapas: 1) analisar a utilização desses laboratórios nas escolas; 2)desenvolver material didático com o uso de robótica, modelagem 3D e impressão 3D; 3) Promover um Curso de Extensão na Universidade Federal Fluminense (UFF) voltado para os curso de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia); 5) Verificar o impacto da inclusão dos recursos Maker em sala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Isa Costa - Integrante / Lucia da Cruz de Almeida - Integrante / Nelson Barrelo Júnior - Coordenador / Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza - Integrante / Carlos Eduardo Gadelha Kelly - Integrante / Elcimar Pessoa Rocha - Integrante / Francisco Bandeira Amaral Filho - Integrante / Ione dos Santos Canabarro Araújo - Integrante / Kleber da Luz Bastos - Integrante / Marco Aurélio de Jesus - Integrante / Thiago Queiroz Costa - Integrante / Carlos de Souza Ribeiro - Integrante / Victor Mozart Tavares Leal Rosa - Integrante.
-
2015 - Atual
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSPOSIÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)., Descrição: A presente proposta tem como objetivo melhorar a qualidade do Ensino de Ciências por meio da produção de materiais didáticos inovadores que atendam às necessidades formativas de alunos e professores da educação básica- com conteúdos de Química, Física e Educação Ambiental, usando a abordagem CTSA- que insiram alunos do Ensino Fundamental II, de forma lúdica e prazerosa, nas discussões das questões ecológicas, sociais, econômicas e políticas inerentes à temática água, sem perder de vista o caráter inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, será ampliada e aprofundada a temática água, já explorada no livro paradidático As Aventuras de Molequinha, produto resultante de projeto contemplado pela FAPERJ no Edital 31/2012. Agora o público alvo é o de pré-adolescentes do Ensino Fundamental II (EF II), sendo o produto uma continuidade do livro citado. Inova-se ao aumentar a abrangência do ponto de vista inclusivo, com versões do material que atendam também alunos com necessidades educacionais especiais, em particular as auditivas e visuais. O projeto será desenvolvido por docentes dos seguintes Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal Fluminense (UFF): Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) e o de Diversidade e Inclusão (CMPDI), estabelecendo parceria com a Divisão de Acessibilidade e Inclusão/Sensibiliza-UFF (DAI) e a UNITEVÊ. Considera-se que os materiais produzidos facilitarão a internalização no sistema de ensino as discussões sobre a água por meio da alfabetização científica dos estudantes, contribuindo também, para dar continuidade à formação do sujeito leitor, capaz de argumentar com fundamentos científicos suas escolhas e expressar, através de diversas linguagens (Língua Brasileira de Sinais ? LIBRAS, por exemplo) e escritas (BRAILLE, por exemplo), suas ideias e opiniões perante a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Isa Costa - Integrante / Lucidéa G R Coutinho - Integrante / Márcia Narcizo Borges - Coordenador / Rose Mary Latini - Integrante / Maria Bernadete Pinto dos Santos - Integrante / Fátima Canesin - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2013 - Atual
A Parceria UFF-IEPIC na Formação Permanente de Professores e na Organização do currículo por Projetos de Trabalho, Descrição: Consolidação da parceria Universidade (UFF) e Escola Básica (IEPIC) para a formação de professores envolvendo: formadores e licenciandos de Física e Química da UFF; docentes do primeiro segmento do ensino fundamental do IEPIC. Busca-se facilitar a aprendizagem de conceitos de Ciências (Física e Química) através da elaboração de material didático-metodológico para ser usado por alunos de quarto e/ou quinto anos como Projetos de Trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isa Costa - Coordenador / Rose Mary Latini - Integrante / Maria Bernadete Pinto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2011 - Atual
Recursos Multimídia para o Ensino de Ciências, Descrição: O projeto visa à produção e análise de materiais educacionais que utilizem de forma inovadora e pedagogicamente eficaz conteúdos audiovisuais e de software. A proposta insere-se no processo fundamental de atualização das ferramentas de ensino à disposição dos professores, assim como sua capacitação e instrumentalização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Isa Costa - Integrante / Lucia da Cruz de Almeida - Integrante / Roberto Meigikos dos Anjos - Integrante / vários - Integrante / Lucidéa G R Coutinho - Integrante / Renato Cardoso Santos - Integrante / Márcia Narcizo Borges - Coordenador.
-
2008 - 2012
A Formação do professor de Física na UFF: construção e influência da parceria com a Escola Básica, Descrição: Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, como tema de tese de doutorado. Faz um retrospecto da formação do professor de Física na UFF entre 1991 e 2009; analisa a opinião de cinco sujeitos - docentes da UFF e da Escola Básica e uma licencianda em Física - através de entrevistas semiestruturadas, quanto à existência da parceria UFF-Escola Básica e sua influência na formação inicial da licencianda em Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isa Costa - Coordenador / QUEIROZ, Gloria Regina P. C. - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Física, Instituto de Física. , Av. General Milton Tavares de Souza. s/n, Boa Viagem, 24210346 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295786, Fax: (21) 26295875, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1981 - 1988
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
1975 - 1980
Universidade Federal FluminenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2013
Ensino, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênci, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Física, Seminários
-
05/2012
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF.Cargo ou função, Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza.
-
03/1999
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, Coordenadora da Modalidade Física do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências.
-
03/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Linhas de pesquisa
-
03/1993
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Linhas de pesquisa
-
03/1992
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Ciências, Estágio Supervisionado de Física, Evolução dos Conceitos da Física, Instrumentação para o Ensino da Física II, Instrumentação para o Ensino da Física III, Seminários, Tópicos Especiais em Física
-
03/1990
Ensino, Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Curricular - Iniciação à Extensão II, Atividade Acadêmica Curricular - Iniciação à Extensão I, Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física II, Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Atividade Acadêmica Curricular - Monitoria I, Atividade Acadêmica Curricular - Monitoria II, Problemas de Ensino de Física I
-
01/2007 - 04/2012
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Coordenação do Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências.Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso.
-
09/2003 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Provão 2003.
-
08/2001 - 01/2005
Direção e administração, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Física.
-
07/2001 - 01/2005
Direção e administração, Coordenação das Licenciaturas da Uff, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Cargo ou função, Membro da Coordenação das Licenciaturas da UFF.
-
08/2003 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Graduação em Física.
-
05/2003 - 07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração de Proposta para Adaptação Curricular da Licenciatura.
-
08/2000 - 08/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Unidade.
-
07/2002 - 07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Provãp 2002.
-
11/2000 - 08/2001
Direção e administração, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Física.
-
07/2001 - 07/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do PROVÃO 2001.
-
09/2000 - 07/2001
Direção e administração, Coordenação das Licenciaturas da Uff, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Cargo ou função, Chefe da Coordenação das Licenciaturas da UFF.
-
11/2000 - 11/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Coordenação do Curso de Licenciatura Em Matemática Interiorização Santo Ant.Atividade de extensão realizada, Mini-curso: Atividades de Mecânica.
-
11/1996 - 11/2000
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Física.
-
06/1999 - 09/2000
Direção e administração, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Cargo ou função, Subchefe da Coordenação das Licenciaturas.
-
08/2000 - 08/2000
Direção e administração, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão para avaliar a Prova de Física do Exame Nacional de Cursos de Graduação 2000.
-
03/1999 - 08/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Atividade de extensão realizada, Formação Continuada Prático-Reflexiva para Professores da Escola Média da Região Médio Paraíba.
-
08/1996 - 08/2000
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, MembroTitular do Colegiado de Unidade.
-
07/1996 - 08/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração, coordenação e orientação dos projetos de Abordagens de Física Moderna e Contemporânea, apoio Programa Pró-Ciências CAPES/FAPERJ.
-
07/2000 - 07/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do PROVÃO 2000.
-
04/2000 - 05/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Graduação Em Física, Instituto de Física.Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudo para Implementação de Trabalho de final de Curso no Currículo de física.
-
01/1999 - 03/2000
Direção e administração, Coordenação do Curso de Graduação Em Física.Cargo ou função, Presidente da Comissão elaboradora da proposta curricular de disciplinas/atividades específicas do Curso de Licenciatura em Física.
-
12/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Coordenação do Curso de Licenciatura Em Matemática Interiorização Santo Ant.Atividade de extensão realizada, Mini-curso:A Leitura como Instrumento para o Ensino de Física.
-
07/1999 - 09/1999
Direção e administração, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho sobre Formação de Professores.
-
08/1999 - 08/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração do Projeto A Física e os Novos Desafios da Formção Profissional na Sociedade Contemporânea, aprovado pela SESu/MEC..
-
07/1996 - 06/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Atividade de extensão realizada, I, II, III e IV Workshops Abordagens de Física Moderna e Contemporânea na Sala de Aula da Escola Média.
-
01/1997 - 07/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização: Física Moderna e Contemporânea no Cotidiano.
-
05/1998 - 06/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração do projeto apresentado ao Programa de Modernização da Infra-estrutura e Consolidação Acadêmica das IFES e dos Hospitais Universitários, apoio SESu/MEC.
-
03/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Linhas de pesquisa
-
09/1997 - 11/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Atividade de extensão realizada, Curso para Alunos da Escola Média: Abordagem Experimental no Ensino de Física.
-
09/1997 - 09/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração do projeto PRODENGE, apoio FINEP, CAPES, CNPq.
-
07/1995 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração, coordenação e orientação do projeto Melhoria das Licenciaturas Científicas da UFF, apoio PADCT/CAPES.
-
10/1996 - 10/1996
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Coordenação do Curso de Licenciatura Em Matemática Interiorização Santo Ant.Atividade de extensão realizada, Curso: Ensino Construtivista - um exemplo em Mecânica.
-
09/1996 - 09/1996
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Espaço Uff de Ciências.Atividade de extensão realizada, Curso: Laboratório alternativo de Óptica.
-
08/1994 - 08/1996
Direção e administração, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Cargo ou função, Chefe da Coordenação das Licenciaturas.
-
08/1995 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos.Atividade realizada, Elaboração e Coordenação do Programa PROLICEN/UFF-95.
-
08/1995 - 08/1995
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação na elaboração do projeto PROIN/UFF-95.
-
08/1991 - 08/1995
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, Vice-diretora do Instituto de Física.
-
07/1994 - 09/1994
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.Atividade realizada, Participação no Programa PAPRE, convênio com a SEE/RJ, para atualização de professores de Física.
-
07/1988 - 08/1991
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Física.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isa Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?