Ruth Bruno
Possui doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1991). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, material didático, multimídia, astronomia e educação.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Astronomia
1986 - 1991
Observatório Nacional
Título: Uma contribuição à determinação do parâmetro de densidade e ao estudo da natureza da matéria escura
Orientador: José Antônio de Freitas Pacheco
Palavras-chave: cosmologia; parâmetro de densidade cosmológica; matéria escura.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica/Especialidade: Cosmologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica/Especialidade: Galáxias.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos/Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Física de Plasmas e Descargas Elétricas.
Participação em eventos
UFF de Portas Abertas 2013.Nosso lugar no Universo. 2013. (Seminário).
UFF de Portas Abertas 2012.Nosso lugar no Universo. 2012. (Seminário).
III ENECiências.Mini Curso de Astronomia. 2012. (Seminário).
Curso de Formação de Monitores da Casa da Descoberta.O Céu dos Astrônomos. 2011. (Seminário).
Observação do Céu no MAC.Descobrindo o Universo. 2010. (Seminário).
Seminário no Colégio Gay Lussac.Astronomia mirim: onde é a nossa casa?. 2009. (Seminário).
Atividades de Sábado no MAST.Nosso Universo. 2009. (Seminário).
Seminário no Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (CCDIA).O Universo em que vivemos, uma viagem extragaláctica. 2008. (Seminário).
Seminário no SESC - V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O Universo em que vivemos, uma viagem extragaláctica. 2008. (Seminário).
Seminário no Colégio Estadual Maria Pereira das Neves - V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O Universo em que vivemos, uma viagem extragaláctica. 2008. (Seminário).
Seminário no Colégio Estadual Fernando Magalhães - V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O Universo em que vivemos, uma viagem extragaláctica. 2008. (Seminário).
II Semana da Física, Instituto de Física, UFF.O Universo em que vivemos, uma viagem extragaláctica. 2008. (Seminário).
A UFF na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2007.O Universo em que vivemos: uma viagem extragaláctica. 2007. (Seminário).
IV Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica na UFF.A multimídia como recurso didático no ensino de tópicos de Física Contemporânea: elaboração de textos. 2006. (Encontro).
Desafio na Formação do Licenciado em Física: Criação de um Site com Propostas de Ensino. VIII Congresso Íbero-Americano de Extensão Universitária. 2005. (Congresso).
Divulgação de Propostas para o Ensino de Física.X Semana de Extensão da UFF. 2005. (Encontro).
Textos Didáticos sobre Experimentos da Casa da Descoberta.III Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica na UFF. 2005. (Encontro).
Alfabetização Científica: Uma Experiência na Creche UFF.X Semana de Extensão da UFF. 2005. (Encontro).
II Encontro de Bolsistas de Extensão da UFF.II Encontro de Bolsistas de Extensão da UFF. 2004. (Encontro).
Ampliando o Acervo da Casa da Descoberta: Criação de Novos Experimentos.IX Semana de Extensão na UFF. 2004. (Encontro).
Aproveitamento das Visitas à Casa da Descoberta: Ponto de Vista do professor.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).
Exposição do Projeto de Extensão Casa da Descoberta.Agenda Acadêmico-Científica UFF/2003. 2003. (Encontro).
Casa da Descoberta.VIII Semana de Extensão da UFF. 2003. (Encontro).
Casa da Descoberta.II Ciclo de Palestras do CEG. 2003. (Outra).
Casa da Descoberta. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2002. (Congresso).
Congresso de Extensão da UFRJ. II Congresso de Extensão da UFRJ. 2001. (Congresso).
Casa da Descoberta: Experimento sobre Momento Angular.VI Semana de Extensão da UFF. 2001. (Encontro).
Curso de Avaliação Museológica: Princípios, Teoria e Método.Curso de Avaliação Museológica: Princípios, Teoria e Método. 2000. (Outra).
Seminário Internacional sobre Implantação de Centros e Museus de Ciências.Seminário Internacional sobre Implantação de Centros e Museus de Ciência. 1999. (Seminário).
Palácio das Descobertas.IV Semana de Educação do Noroeste Fluminense. 1999. (Encontro).
Evolução Estelar.III Workshop Abordagens de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média. 1998. (Seminário).
Efeito das Fases geométricas na Dinâmica de Sistemas Fermiônicos.XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. 1998. (Encontro).
O Universo em que Vivemos.Palestra Aberta do CAp/UFRJ. 1997. (Seminário).
Matéria Escura na Cosmologia Moderna.II Curso de Verão de Física Teórica. 1996. (Seminário).
O Universo em que Vivemos.Semana de Calouro do Curso de Física. 1996. (Seminário).
O Big Bang e o Futuro do Universo.Coloquinho do Instituto de Física. 1995. (Seminário).
Cosmologia.III Escola de Verão para Licenciandos. 1994. (Seminário).
O Parâmetro de Densidade do Universo e a Natureza da Matéria Escura.Seminários do Instituto de Física da UFRJ. 1993. (Seminário).
Uma Contribuição para o Estudo da Natureza da Matéria Escura.XIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. 1993. (Encontro).
The Great Atractor Influence on the Velocity Dispersion of Galaxies.Workshop on Cosmology and Large Scale Structure in the Universe. 1991. (Simpósio).
Neutrinos e Matéria Escura Fria.Seminários do Observatório Nacional. 1990. (Seminário).
Dispersão de Velocidades de Galáxias e a relação de Tully-Fisher.XVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. 1990. (Encontro).
The Velocity Dispersions among Galaxies and the Density Parameter.XV Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira. 1988. (Encontro).
Propagação de Ondas Não Lineares de Cíclotron em Plasmas Eletrõnicos e Eletron-Iônicos.1o. Encontro Nacional de Física de Plasma. 1982. (Encontro).
Ondas Não Lineares de Cíclotron no Eletron-Ion Plasma Quente.31a. Reunião Anual da SBPC. 1979. (Encontro).
Ondas Não-Lineares no Plasma Magnetizado.30a. Reunião Anual da SBPC. 1978. (Encontro).
Participação em bancas
COSTA, I.;BRUNO, R.; ALMEIDA, L. C.; LUZ, D.; BORGES, P. F.. Proposta de Currículo de Nivelamento em Física para os Cursos Técnicos Pós-Médio Noturnos da Escola Técnca Estadual Henrique Lage. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal FIuminense.
ALMEIDA, L. C.; COSTA, I.;BRUNO, R.; TAGLIATI, J. R.. Inclusão e Ensino de Física: estratégias didáticas para a abordagem do tema energia mecânica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; TOMIMURA, N.A.; HELAYEL, J. A.; MONTEIRO JUNIOR, W.. Colapso Gravitacional de Uma Estrela com Fluxo de Calor Radial. 1995. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense.
BRUNO, R.; SOUZA,J.A.; HELAYEL, J. A.; MONTEIRO JUNIOR, W.. Solução das Equações de Einstein-Maxwell para Radiação Dipolar com Métrica de Fundo de Schwarzschild. 1995. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense.
BRUNO, R.; OLIVEIRA,W.C.;COSTA, E. V.. Astronomia - Por que não no Ensino Médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de PG Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; LUZ, D.; SAGUIA, A. M.. O Uso de Vídeos na Aula de Física Dentro da Perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; LUZ, D.; MANSUR, N.. Uma Introdução sobre Analogias no Ensino de Ciências e Algumas Aplicações no Conteúdo de Eletromagnetismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
PICANCO, R.;BRUNO, R.; PEREIRA, C. B.. Anãs Brancas: limite de massa e tempo de esfriamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
ALMEIDA, L. C.;BRUNO, R.. Vídeos de Humor: Sugestão para o Uso de Videocassetadas no Ensino de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
OJEDA, C. E. N.; FAUTH, A. C.;BRUNO, R.. Análise de excesso de múons no nível do mar em provável associação com uma explosão spçar em pequena escala. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
ALMEIDA, L. C.;BRUNO, R.. A Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob a òtica dos Professores de Escolas Públicas e sua Abordagem em Algumas Obras Didáticas do PNLD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; ALMEIDA, L. C.;COSTA, E. V.. Astronomia: Um tema mais que necessário no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; COSTA, I.; CASSIANO FILHO, C.. A Física no dia a dia: um olhar investigativo para o cotidiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; OLIVEIRA,W.C.; REIS JUNIOR, M. S.. Tópicos de Astronomia para o Primeiro ANo do Ensino Médio com Base no Currículo Mínimo do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; ALMEIDA, L. C.; COSTA, I.. Erros Conceituais e Concepções Espontâneas em Física:uma Abordagem Contextualizada nas Aulas para o Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
BRUNO, R.; ALMEIDA, L. C.; VENEZUELA, P. P. M.. Energia: Utilização de Simulações Computacionais (applets) para o Ensino de Física no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense.
ALMEIDA, L. C.; COSTA, I.;BRUNO, R.. Física das Radiações: Proposta de Atividades para Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; LUZ, D.;BRUNO, R.. Processo de alfabetização científica na escola e a formação continuada de professores: um exemplo abordando mudanças de estados físicos da água.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Física) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, L. C.; COSTA, I.;BRUNO, R.. Física e Esporte: Contextualização através de atividades investigativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Física) - Universidade Federal Fluminense.
BRUNO, R.. Concurso Público de Títulos e Provas da Disciplina Física Ambiental do Departamento de Ciências Naturais, do Instituto de Biociências da UNIRIO. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BRUNO, R.. Concurso Público de Títulos e Provas da Disciplina Física Geral do Departamento de Ciências Naturais, do Instituto de Biociências da UNIRIO. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BRUNO, R.. Comissão Avaliadora de Projetos de Extensão da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Uma Análise da Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação de Jovens e Adultos; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; (Orientador);
ENSINO DE FÍSICA PARA JOVENS E ADULTOS; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; (Orientador);
Astronomia - Por que não no Ensino Médio; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de PG Lato Sensu em Ensino de Ciências) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
O Uso de Vídeos na Aula de Física Dentro da Perspectiva da Aprendizagem Significativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Uma Introdução sobre Analogias no Ensino de Ciências e Algumas Aplicações no Conteúdo de Eletromagnetismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Astronomia: Um tema mais que necessário no Ensino Médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Erros Conceituais e Concepções Espontâneas em Física:uma Abordagem Contextualizada nas Aulas para o Ensino Médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Tópicos de Astronomia para o Primeiro Ano do Ensino Médio com Base no Currículo Mínimo do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Física no dia a dia: um olhar investigativo para o cotidiano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Energia: Utilização de Simulações Computacionais (applets) para o Ensino de Física no Ensino Médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Física das Radiações: Proposta de Atividades para Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Física e Esporte: Contextualização através de atividades investigativas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Estrela de Neutrons e Buracos Negros; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Estudo sobre a expansão do Universo; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Propriedades dinâmicas da Galáxia; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Características e evolução do Sol; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Determinação da Constante de Hubble e da Idade do Universo; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Análise de Modelos Cosmológicos baseada na Teoria de Instabilidade Gravitacional; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Bruno;
Movimento de Rortação da Galáxia em torno do Centro Galático; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Bruno;
G; Ferreira; Curvas de Rotação de Galáxias Espirais e Matéria Escura; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ruth Bruno;
Dispersão de Velocidades de Galáxias; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Princípios do Judô como motivaç~´ao para o Ensino de Física; 2013; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Multimídia como Recurso Didático no Ensino de Tópicos de Física Contemporânea; 2013; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Multimídia como Recurso Didático no Ensino de Tópicos de Física Contemporânea; 2011; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Formação do professor na UFF: contribuições para a inclusão social 2011; 2011; Orientação de outra natureza; (Geofísica) - Universidade Federal FIuminense, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Ruth Bruno;
Oficina de Astronomia; 2011; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Física dos Esportes: Contextualização e Interdisciplinaridade; 2011; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Prática Esportiva como Metodologia para o Ensino de Física; 2011; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Utilização de novos recursos didáticos no Ensino de FIsica; 2010; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A mutimídia como recurso didático no ensino de tópicos de Física Contemporânea; 2010; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Oficinas de Astronomia na formação continuada de professores; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Utilização Experimentos Simples e de Baixo Custo no Ensino de Astronomia; 2009; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Cruz, Alan Franco e Deivid Medeiros; Astronomia no Ensino Médio; 2008; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Problematização de conteúdos de Física - Uma parceria entre o professor e os alunos; 2007; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A multimídia como recurso didático no ensino de tópicos de Física Contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Federal FIuminense, Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
Entropia e expansão do Universo; 2007; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A multimídia como recurso didático no ensino de tópicos de Física Contemporânea: elaboração de textos; 2007; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal FIuminense; Orientador: Ruth Bruno;
A Importância das Propriedades da Matéria nos Estudos da Física dos Fluidos e da Termodinâmica; 2006; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Cosmologia e Modelos de Universo; 2006; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Textos Didáticos sobre Experimentos da Casa da Descoberta; 2005; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Textos Didáticos sobre Experimentos da Casa da Descoberta; 2005; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
O Sistema Solar: Constitutintes e Modelos de Formação; 2005; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Casa da Descoberta: Quem chega primeiro?; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Casa da Descoberta; 2003; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Modelos de formação do Sistema Solar; 2002; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Gravitação e o Sistema Solar; 2001; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ruth Bruno;
Natureza das Estrelas Compactas; 2000; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ruth Bruno;
Produções bibliográficas
-
BRUNO, R. ; THOMAZ, M. T. ; PINTO, A. C. A. . Berry"s Phase and Organic Salt with Charge Transfer. Modern Physics Letters B, Estados Unidos, v. 16, n.3, 2002.
-
BRUNO, R. ; THOMAZ, M. T. ; PINTO, A. C. A. . Dynamics of One-Site Fermioninc Model in the Presence of Precessing Magnetic Field. Physica. A , Estados Unidos, v. 241, p. 535-548, 1997.
-
BRUNO, R. ; COSTA, E. V. . Campo de Observação e Ampliação de uma Lupa. Dependência com a Distância ao Olho. Revista Brasileira de Ensino de Física , Brasil, v. 20, n.4, p. 428-430, 1997.
-
BRUNO, R. ; PACHECO, J. A. F. . The Velocity Dispersion Among Galaxies and the Density Parameter. Astrophysical Letters & Communications , Estados Unidos, v. 27, p. 35-39, 1988.
-
COSTA, E. V. ; COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; FRANCA, S. P. S. . Parceria UFF - Escola Básica: contribuições para a licenciatura em Física. In: Neiva Santos Masson Fernandes, Rejany dos S. Dominick, Sueli Camargo. (Org.). Formação de Professores - projetos, experiências e diálogos em construção. Niterói: EdUFF, 2008, v. , p. 29-39.
-
SANTANA, N.D.C. ; BRUNO, R. . Física, Esporte e o Corpo Humano: Proposiçãp de Atividades Investigativas e Contextualizadas. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; COSTA, I. ; GUIMARAES, H. C. ; CAMACHO, F. L. A. ; BARBOZA, M. B. . Alfabetização Científica no Contexto Escolar. In: III Encontro NAcional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2012, Niterói. Anais III ENECiências - 2012, 2012.
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; HUGUENIN, J. A. ; OLIVEIRA, F. M. ; RODRIGUES, J. A. P. ; BARBOZA, M. B. . Ensino de Física nos Anos Iniciais da Educação Básica:Subsídios para a formação de professores. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.
-
COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; NASCIMENTO, G. M. S. ; FAUTH, L. H. A. ; TAVARES, L. A. . Contribuições de Licenciandos para o Ensino de Física na Escola Média: Socialização de propostas através de site. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.
-
ALMEIDA, L. C. ; SILVA, M. C. ; BRUNO, R. ; Fernandes,S.H. ; FERNANDES, A. C. . Alfabetização Científica: uma Experiência na Creche UFF. In: X Semana de Extensão da UFF, 2005, Niterói. Livro de resumos da X Semana de Extensão da UFF. p. 79-80.
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; FREITAS,V.G.G. . Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. In: X Semana de Extensão da UFF, 2005, Niterói. Livro de Resumos da X Semana de extensão da UFF. p. 115-115.
-
BRUNO, R. ; de ALMEIDA,V.P. ; de OLIVEIRA,M.R. ; RAMOS,L.R.S. . Textos Didáticos sobre Experimentos da Casa da Descoberta. In: III Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica na UFF, 2005, Niterói. Livro de Resumos da III Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica na UFF.
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; FREITAS,V.G.G. . Desafio na Formação do Licenciado em Física: criação de um Site com Propostas de Ensino. In: VIII Congresso Íbero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 03. p. 56-56.
-
FARIA LEITE, C.A. ; BRUNO, R. ; MIRANDA, T.A. . Ampliando o Acervo da Casa da Descoberta: Criação de Novos Experimentos (A Pilha Humana). In: IX Semana de Extensão na UFF, 2004, Niterói. Livro de Resumos da IX Semana de Extensão da UFF, 2004. p. 14-15.
-
BRUNO, R. ; PACHECO, J. A. F. . The Great Atractor Influence on the Velocity Dispersion of Galaxies. In: 43a. Reunião da SBPC - Workshop on Cosmology and Large Scale Structure in the Universe, 1991, Rio de Janeiro. ASP Conference Series, 1991. v. 24. p. 173-177.
-
GUIMARAES, H. C. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Formação de professores e o ensino de física nos anos iniciais da educação básica: relato de uma experiência. In: Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática, Os desafios da formação docente em Ciências e Matemática, 2011, Nilópolis, RJ. Anais Eletrônicos do Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática, 2011.
-
ASSIS, L. S. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Contribuições para o aprimoramento profissional de professores: produção e divulgação de materiais didáticos no site www.ensinodefisica.net. In: 16ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2011, Niterói,RJ. Anais da 16ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2011.
-
MOTA, V. M. T. ; BRUNO, R. . Utilização de Animações e Jogos Interativos no Ensino de Astronomia. In: 16ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2011, Niterói,RJ. Anais da 16ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2011.
-
SANTANA, N.D.C. ; BRUNO, R. . A Física dos esportes: contextualização e Interdisciplinaridade. In: IX Mostra de Iniciação à Docência da UFF, 2011, Niterói. Livro de Resumos da IX Mostra de Iniciação à Docência da UFF, 2011.
-
SILVA, B. N. ; BRUNO, R. ; ALMEIDA, L. C. . Contribuições para o aprimoramento profissional de professores: produção e ivulgação de materiais didáticos no site www.ensinodefisica.net. In: XVI Semana de Extensão da UFF, 2011, Niterói. Livro de Resumos da XVI Seman ade Extensão da UFF, 2011.
-
MOTA, V. M. T. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; TOMEZAK, Y. ; MELLO, E. V. L. ; MANSUR, N. . Utilização de Animações e Jogos Interativos no Ensino de Astronomia. In: XVI Semana de Extensão da UFF, 2011, Niterói. Livro de Resumos da XVI Semana de Extensão da UFF, 2011.
-
TAVARES, L. A. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; MELLO, E. V. L. ; BARBOZA, M. B. . O lúdico e a aprendizagem de Física através de jogos digitais. In: XV Semana de Extensão da UFF, 2010, Niterói. Livro de Resumos da XV Semana de Extensão da UFF, 2010.
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; NASCIMENTO, G. M. S. ; FAUTH, L. H. A. . Ensino de Física: produção e divulgação de material didático. In: XII Semana de Extensão da UFF, 2007, Niterói. Livro de Resumos da XII Semana de Extensão da UFF, 2007.
-
BRUNO, R. ; LUZ, D. ; PRAES, A. ; MAIA, M. . Casa da Descoberta - Formação de Monitores. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais do XI SNEF, 2003.
-
BRUNO, R. ; PRAES, A. . Casa da Descoberta. In: VIII Semana de Extensão da UFF, 2003, Niterói. Livro de Resumos da VIII Semana de Extensão da UFF, 2003.
-
BRUNO, R. ; MARTINS,T.R. . Casa da Descoberta: Quem chega primeiro?. In: VIII Semana de Extensão da UFF, 2003, Niterói. Livro de Resumos da VIII Semana de Extensão da UFF.
-
MAKLER,M. ; PICANCO, R. ; LUZ, D. ; OLIVEIRA,W.C. ; BRUNO, R. . Aproveitamento das Visitas à Casa da Descoberta: ponto de Vista do Professor. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Livro de Resumos do XV SNEF, 2003. p. 136-137.
-
BRUNO, R. ; LUZ, D. ; SILVA, C. P. . Casa da Descoberta. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002, João Pessoa. Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002.
-
BRUNO, R. ; PACHECO, J. A. F. . Uma Contribuição para o Estudo da Natureza da Matéria Escura. In: XIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 1993, Caxambu. Livro de Resumo do XIV Encontro Nacional de Física de Parículas e Campos, 1993.
-
BRUNO, R. ; PACHECO, J. A. F. . Dispersão de Velocidades de Galáxias e a Relação de Tully-Fisher. In: XVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 1990, Caxambu. Livro de Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 1990.
-
BRUNO, R. ; PACHECO, J. A. F. . The Velocity Dispersions Among Galaxies and the Density Parameter. In: XV Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira, 1988, Teresópolis. Livro de Resumos da XV Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira, 1988.
-
BRUNO, R. ; TOMIMURA, A. . Propagação de Ondas Não Lineares de Cíclotron em Plasmas Eletrônicos e Elétron-Iônicos. In: 1o. Encontro Nacional de Física de Plasma, 1982, Cambuquira. Revista Brasileira de Física - volume especial, 1982. v. II. p. 486-486.
-
BRUNO, R. ; CHIAN,A.C.L. . Ondas Não Lineares de Cíclotron no Elétron-Ion Plasma Quente. In: 31a. Reunião Anual da SBPC, 1979, Fortaleza. Livro de Resumos da 31a. Reunião Anual da SBPC, 1979.
-
BRUNO, R. ; CHIAN,A.C.L. . Ondas Não Lineares no Plasma Magnetizado. In: 30a. Reunião Anual da SBPC, 1978, São Paulo. Livro de resumos da 30a. Reunião Anual da SBPC, 1978.
-
BRUNO, R. . Astrofísica:Universo em que vivemos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSIS, L. S. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Tendências Atuais no Ensino de Física: Sugestões de Estratégias e Recursos Didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRAO, G. D. P. ; BRUNO, R. . As redes sociais como instrumento para o ensino-aprendizagem de Astronomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, N.D.C. ; BRUNO, R. . Princípios do Judô como motivação para a aprendizagem de Física: proposta de metodologias de ensino por investigação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, N.D.C. ; BRUNO, R. . Física, Esporte e o Corpo Humano: proposição de Atividades Investigativas Contextualizadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRAO, G. D. P. ; BRUNO, R. . Ensino Interativo de Astronomia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUNO, R. . Nosso lugar no Universo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIMARAES, H. C. ; CARDOZO, L. C. ; BARBOZA, M. B. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Formação de professores e o ensino de física nos anos iniciais da educação básica: relato de uma experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, D. L. ; BRUNO, R. . Oficinas de Astronomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA, N.D.C. ; BRUNO, R. . A Física dos esportes: contextualização e Interdisciplinaridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOTA, V. M. T. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; MELLO, E. V. L. ; TOMEZAK, Y. ; MANSUR, N. . Utilização de Animações e Jogos Interativos no Ensino de Astronomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, B. N. ; BRUNO, R. ; ALMEIDA, L. C. . Contribuições para o aprimoramento profissional de professores: produção e ivulgação de materiais didáticos no site www.ensinodefisica.net. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; TAVARES, L. A. ; COSTA, E. V. ; MELLO, E. V. L. . O lúdico e a aprendizagem de Física através de jogos digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOZA, M. B. ; CARDOZO, L. C. ; BRUNO, R. . Oficinas de Astronomia na formação continuada de professores.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; NASCIMENTO, G. M. S. ; FAUTH, L. H. A. ; TAVARES, L. A. . Contribuições de licenciandos para o ensino de física na escola média: socialização de propostas através de site. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; BRUNO, R. ; HUGUENIN, J. A. ; OLIVEIRA, F. M. ; BARBOZA, M. B. . Ensino de Física nos anos iniciais da Educação Básica: subsídios para a formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Produção e divulgação de material didático para o ensino de Física.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; TAVARES, L. A. ; BARBOZA, M. B. . Uma divertida maneira de aprender Astronomia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOZA, M. B. ; BRUNO, R. . A utilização de novos recursos didáticos no ensino de Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOZA, M. B. ; BRUNO, R. . A utilização de jogos como recurso didático no ensino de Física.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUIMARAES, H. C. ; BARBOZA, M. B. ; ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. . Conhecendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental do IEPIC visando abordagens de temas científicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, A. P. D. ; BRUNO, R. . A Utilização Experimentos Simples e de Baixo Custo no Ensino de Astronomia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; OLIVEIRA, F. M. ; RODRIGUES, J. A. P. ; GUIMARAES, H. C. . Formação inicial e continuada de professores: subsídios para o processo de alfabetização científica na escola.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; BARBOZA, M. B. ; TAVARES, L. A. . A Utilização de Novas Tecnologias no Ensino de Física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; BRUM, R. M. ; CRUZ, G. C. E. C. S. ; FRANCO, A. ; MEDEIROS, D. G. . Novos Recursos Didáticos no Ensino de Astronomia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; COSTA, I. ; FAUTH, L. H. A. ; NASCIMENTO, G. M. S. . Sugestões didático-metodológicas diversificadas: o site divulgação de propostas para o ensino de física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; BARBOZA, M. B. ; MELLO, E. V. L. ; TAVARES, L. A. . A Utilização da Multimídia no Ensino de Ciências: Efeitos no Processo Ensino-Aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; FAUTH, L. H. A. ; NASCIMENTO, G. M. S. . Ensino de Física: Produção e Divulgação de Material Didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; COSTA, E. V. ; COSTA, I. ; FREITAS,V.G.G. . Alcance do Site Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRUNO, R. ; TAVARES, L. A. ; COSTA, E. V. ; MELLO, E. V. L. ; BARBOZA, M. B. . A Multimídia como Recurso Didático no Ensino de Tópicos de Física Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOZA, M. B. ; BRUNO, R. . A Multimídia como Recurso Didático no Ensino de Tópicos de Física Contemporânea: Elaboração de Textos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ALMEIDA, L. C. ; BRUNO, R. ; ASSIS, L. S. . Divulgação de Propostas para o Ensino de Física.. 2006. (Site).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Expansão do Universo em uma transparência. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Expansão do Universo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Foguete de garrafa Pet. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Gravitação: Por que a Lua nao cai na Terra?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Projeto Eratóstenes. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Origami da lei de Kepler. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Viajando pelo Sistema Solar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
PEREIRA, D. L. ; BRUNO, R. . Carrinhos com ímã. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . Eletroímã. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . Labirinto elétrico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . Densidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . Pressão sobre bolas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . Condutividade elétrica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
ROCHA, R. G. C. ; Torquato, Rodrigo Jr. ; BRUNO, R. . O desafio do centro de gravidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . O sistema solar num campo de futebol. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
BRUNO, R. . Mini curso Oficina de Astronomia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRUNO, R. ; PEREIRA, D. L. . Como fazer um relógio de Sol. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
BRUNO, R. . Compasso Estelar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
BRUNO, R. ; FELICIANO, A. C. S. . Determinação da Constante Solar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
PEREIRA, D. L. ; BRUNO, R. . Criando sua própria bússola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
BRUNO, R. . Dia e Noite e Estações do Ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
TOMEZAK, Y. ; FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . Medida do diâmetro do Solo usando um pinhole. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
TOMEZAK, Y. ; BRUNO, R. . Fases da Lua e Eclipses. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
FELICIANO, A. C. S. ; BRUNO, R. . O Sistema Solar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
TOMEZAK, Y. ; BRUNO, R. . Projeto Orrery. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em Power Point).
TOMEZAK, Y. ; BRUNO, R. ; FELICIANO, A. C. S. . Fases da lua em uma caixa de papelão. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
PEREIRA, D. L. ; BRUNO, R. . Os pontos cardeais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).
Prêmios
2003
I Prêmio de Extensão Josué de Castro, Pró-Reitoria de Extensão da UFF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física. , Av. General Milton Tavares de Souza, s/n, Gragoatá, 24210346 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295805, Fax: (21) 26295887, URL da Homepage:
Experiência profissional
1977 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2015
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental I
-
03/2006
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, A Multimidia como Recurso Didático no Ensino de Tópicos de Física Contemporânea.
-
01/2005
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Alfabetização Científica nos Espaços de Educação Formal.
-
07/2004
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Divulgação de Propostas para o Ensino de Física.
-
05/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Atividades Individuais.
-
05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão.
-
03/2001
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado do Curso de Física.
-
03/1981
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado do Instituto de Física.
-
03/1977
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental I
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Expérimental I
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Astronomia e à Astrofísica, Física Experimental I
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Abi - Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Abi - Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Orientado
-
03/2011 - 07/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física (PGLS)
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental I
-
03/2009 - 07/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Curricular - Iniciação à Pesquisa II, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2008 - 07/2010
Ensino, Geofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental III
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Geofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física III
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Curricular - Iniciação à Pesquisa I, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Geofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental III, Física III
-
06/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino.
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Geofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física III
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Curricular, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Geofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental III, Física III
-
11/2001 - 12/2007
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Assessora de Extensão.
-
11/2001 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Extensão.
-
07/2007 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Subcomissão Científica da Comissão Organizadora da XII Semana de Extensão da UFF.
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
01/2007 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsa de Extensão.
-
08/2006 - 01/2007
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Curricular - Extensão, Introdução à Astronomia e à Astrofísica, Termodinâmica
-
04/2006 - 08/2006
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica
-
03/2006 - 08/2006
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
01/2006 - 01/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2006.
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Comissão Pedagógica do Colégio Universitário.
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Física para Biologia
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
01/2005 - 01/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2005.
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Astronomia e à Astrofísica
-
03/2003 - 12/2004
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Moderna
-
04/2001 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Casa da Descoberta - Centro de Divulgação de Ciência da UFF.
-
01/2004 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsa de Extensão.
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
02/2004 - 02/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Banca Examinadora do Concurso de Monitoria para Física Geral e Experimental IV/XXI.
-
01/2004 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsa de Extensão 2004.
-
01/2004 - 01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2004.
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física XXI
-
05/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Palestras.
-
01/2003 - 06/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas de Extensão.
-
02/2003 - 02/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Banca do Concurso de Monitoria para o Projeto de Extensão Casa da Descoberta.
-
01/2003 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsa de Extensão 2003.
-
01/2003 - 01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2003.
-
09/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para Escolha dos Representantes Docentes junto aos Conselhos Superiores, Conselho de Centro e Colegiado de Unidades.
-
08/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão Departamental de Atribuição da Gratificação de Estímulo à Docência dos professores do GFI.
-
08/1999 - 12/2002
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física XXI
-
06/2002 - 11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da VII Semana de Extensão.
-
10/2002 - 10/2002
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, VI Happy Hour da Física.
-
10/2002 - 10/2002
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Mostra de Vídeos "Ver Ciência 2002".
-
10/2002 - 10/2002
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Dia das Crianças na UFF.
-
05/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudo sobre a participação de Técnico-administrativos como Coordenadores de Projetos de Extensão.
-
08/2002 - 09/2002
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Palestras "Quinta Pensante".
-
05/2002 - 07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Estudar, Avaliar e Propor Medidas sobre a Utilização do Espaço Físico do Imóvel "Mequinho".
-
04/2002 - 06/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão Pró-Renovação e Ampliação das Atividades do Departamento de Física da UFF.
-
01/2002 - 06/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas de Extensão.
-
03/2002 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas de Extensão 2002.
-
03/1998 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino.
-
03/2002 - 03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Banca do Concurso de Monitoria para a disciplina de Física Geral e Experimental XXI.
-
03/2002 - 03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora do Concurso de Monitoria para o Projeto de extensão Casa da Descoberta.
-
02/2002 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Sindicância.
-
03/2000 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca.
-
01/2002 - 01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2002.
-
08/2001 - 11/2001
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
10/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Mostra de Vídeos "Ver Ciência 2001".
-
10/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Dia das Crianças na UFF.
-
09/2001 - 09/2001
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, V Happy Hour da Física.
-
09/2001 - 09/2001
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de elaboração de prova de transferência.
-
06/2001 - 07/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Sindicância.
-
01/2001 - 01/2001
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2001.
-
08/2000 - 11/2000
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
10/2000 - 10/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Atividade de extensão realizada, Mostra de Vídeos "Ver Ciência 2000".
-
09/2000 - 09/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Atividade de extensão realizada, Introdução à Astronomia, Astrofísica e Astronáutica.
-
05/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, IV Happy Hour da Física.
-
01/2000 - 01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 2000.
-
12/1999 - 01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro Suplente de Comissão Eleitoral para escolha de Chefe de Departamento.
-
12/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Palácio das Descobertas - projeto itinerante.
-
09/1999 - 11/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, III Happy Hour da Física.
-
08/1999 - 11/1999
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
06/1999 - 07/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Palácio das Descobertas - Centro de Divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense: projeto piloto.
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Física Teórica
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física XXI
-
03/1999 - 06/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, II Happy Hour da Física.
-
01/1999 - 01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Pro-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.,Atividade realizada, Banca de Correção de Provas do Vestibular 1999.
-
09/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, I Happy Hour da Física.
-
03/1977 - 12/1998
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental I, Física Geral e Experimental II, Física Geral e Experimental III, Física Geral e Experimental IV, Introdução à Astronomia e à Astrofísica, Introdução à Física de Plasma, Mecânica Geral II, Teoria Eletromagnética I, Teoria Eletromagnética II
-
08/1998 - 11/1998
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Ensino de Ciencias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Física
-
04/1998 - 04/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Semana Comemorativa dos 30 anos do IF/UFF.
-
03/1998 - 03/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, III Curso de Verão de Física Teórica.
-
05/1997 - 07/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização de Conteúdos de Física: Pré-Mestrado.
-
10/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização de Conteúdos de Física: Pré-Mestrado.
-
02/1996 - 02/1996
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, II Curso de Verão de Física Teórica.
-
10/1995 - 12/1995
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização de Conteúdos de Física: Pré-Mestrado.
-
02/1994 - 02/1994
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, I Curso de Verão de Física Teórica.
-
09/1988 - 12/1988
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à Astronomia e à Astrofísica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ruth Bruno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?