João Alberto Barros Júnior

Possui graduação em Farmácia na Cristo Faculdade do Piauí (2020). Tem experiência na área de Análises Clínicas. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí (2007). Especialista em Neonatologia e Pediatria pela CESUMAR - PR. Tem experiência na área de Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria, com ênfase em Fisioterapia no âmbito de Terapia Intensiva Neonatal e Neuroneonatologia, assim como em atendimento domiciliar (Home Care). Participa do Programa Melhor em Casa, na cidade de Piripiri-Pi. Prima por estudos e desenvolvimento disciplinar na área de Didática do Ensino Superior.

Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2012 - 2014

Faculdade Latino Americana de Educação
Título: Psicologia da Apendizagem no Ensino de Crianças com Necessidades Especiais.

Especialização em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia

2007 - 2008

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Complicações Pulmonares em Recém-nascidos com Persistência do Canal Arterial.
Orientador: Samira Said Lançoni

Aperfeiçoamento em Fisioterapia na UTI Neonatal e Pediátrica

2008 - 2008

Neofisio Serviços Fisioterapêuticos LTDA
Título: Complicações Pulmonares em Recém-nascidos com Persistência do Canal Arterial. Ano de finalização: 2008
Orientador: Samira Said Lançoni

Graduação em Bacharelado em Farmácia

2015 - 2020

CHRISFAPI

Graduação em fisioterapia

2002 - 2007

Universidade Estadual do Piauí
Título: Desordens na Biomecânica Respiratória Decorrentes das Alterações Neuro-Músculo-Esqueléticas que Acometem a Caixa Torácica de Crianças com Encefalopatia Crônica Não-Progressiva.

Formação complementar

2015 - 2015

Diagnóstico Diferencial de Anemias e Novos Parâmetros do Hemograma. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas, SBAC, Brasil.

2008 - 2008

Curso Básico de Eletrocardiograma e de Arritmias.. , Hospial de Clínicas, HC, Brasil.

2007 - 2007

X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Neonatologia e Pediatria. , Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí, CONAFISIO, Brasil.

2005 - 2005

Tratamento de Doenças Respiratórias em TI.. , Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, SOBRATI, Brasil.

2004 - 2004

I Curso Básico de Ventilação Mecânica. , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2004 - 2004

I Jornada de Fisioterapia Pediátrica. , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Citopatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Microbiologia.

Participação em eventos

II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas. 2015. (Encontro).

VI Semana de Iniciação Científica da CHRISFAPI.FREQUÊNCIA DE GRUPOS SANGUÍNEOS DOS SISTE MAS AB0 E R h DE PACIENTES ATENDIDOS EM LABORATORIO PRIVA DO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PIRIPIRI - PI. 2015. (Outra).

Palestra Influenza tipo A (H1N1).Influenza tipo A (H1N1). 2009. (Seminário).

Simpósio Internacional de Neonatologia e Neuroneonatologia.Simpósio Internacional de Neonatologia e Neuroneonatologia. 2008. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. 2007. (Congresso).

11º Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia.Sistema Extrapiramidal X Reabilitação: A Efetividade da Fisioterapia no Controle Neuromusculoesquelético em Pacientes com Parkinson.. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BARROS JR, J. A. ; NASCIMENTO, G. C. A. ; SOUSA, A. C. L. M. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DO CAPS DE PIRIPIRI-PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS JR, J. A. . FREQUÊNCIA DE GRUPOS SANGUÍNEOS DOS SISTEMAS AB0 E RH DE PACIENTES ATENDIDOS EM LABORATÓRIO PRIVADO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PIRIPIRI - PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS JR, J. A. ; SOUSA, A. C. L. M. ; NASCIMENTO, G. C. A. ; REGO, P. H. A. . ANÁLISE DA DEMANDA DE MEDICAMENTOS NO CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE PIRIPIRI ? PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS JR, J. A. ; Maria Éster Ibiapina Mendes de Carvalho . Certificado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Análise do perfil das alterações nos biomarcadores renais na nefropatia diabética em um laboratório clínica de Piripiri-PI, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Alberto Barros Júnior - Coordenador / LISY MAGALY SANTANA RIBEIRO - Integrante.

Prêmios

2009

Serviço de Humanização - SUS - IDESMA, Hospital Regional Público do Araguaia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Piripiriense de Análises Clínicas

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário

2014 - 2016

Secretaria de Saúde de Piripiri

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Fisioterapeuta do programa Melhor em Casa do Governo Federal.

2011 - 2013

Hospital Infantil Lucídio Portela

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta da UTI pediátrica

2011 - 2013

HOSPITAL DE URGENCIA DE TERESINA

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2009 - 2009

Hospital Região Público do Araguaia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta da UTI Neo-pediátrica, Carga horária: 30

2008 - 2008

Hospital Nossa Senhora do Rocio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta substituto da UTI neonatal., Carga horária: 30

2008 - 2008

Hands Home Care

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Serviço Prestado

2008 - 2008

HOSPITAL DO TRABALHADOR

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta da UTI neonatal, Carga horária: 36

2008 - 2008

Hospital Universitário Evangélico de Curitiba

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta da UTI neonatal, Carga horária: 36