Otávio Monteiro Leite

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2005). Técnico em eletrônica pela Escola Técnica Federal da BA (1984). Engenheiro da Companhia Vale do Rio Doce (SE) onde atuei como: Supervisor de Manutenção e Operação de Mina; Eng de Automação na área de melhoria tecnológica, diminuição de perdas e implantação de novos projetos. Atualmente Eng aposentado trabalhando em projetos de tratamento de efluente e agronegócio. Tenho experiência na área de: Engenharia de Manutenção; Automação Industrial; Digitalização de Sistemas de Controle Industrial; Instrumentação Industrial; Eletrônica Industrial; Gestão de equipes de manutenção e operação industrial; Implantação de Sistema de Gestão para Excelência da Manutenção; Instrutor de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR10); Instrutor dos Procedimentos de Segurança para Bloqueio de Energias; Líder de equipe para investigação de acidentes industrias e mineração; Membro da equipe de implantação da gestão de acidente Zero. Consultor para implantação de Sistema de Gestão Integrado (SGI); Auditor Líder da ISO 9001; Auditor Líder 14001.Pós Graduado em: Eng de Produção; Sistema de Gestão Integrado; Eng de Segurança; Mestre em Eng de Processos( UNIT 2012); Doutor em Eng de Processo (UNIT 2016); Docente do Curso de Eng de Produção; Eng Petróleo; Administração (UNIT 2013-2014) nas matérias: Eng do Produto; Gestão da Qualidade; Pesquisa Operacional II, Planejamento Estratégico, Planejamento da Produção, Implantação de sistemas de tratamento de efluntes.

Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Processos

2012 - 2016

Universidade Tiradentes
Título: DEGRADAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO MODELO DE METANOL/GLICEROL POR OXIDAÇÃO ELETROQUÍMICA, FOTO-OXIDAÇÃO ELETROQUÍMICA, ELETROFENTON E FOTO-ELETROFENTON
Eliane Bezerra Cavalcanti. Coorientador: Katlin Ivon Barrios Eguiluz. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Mestrado em Engenharia de Processos

2009 - 2011

Universidade Tiradentes
Título: DEGRADAÇÃO ELETROQUÍMICA DE METANOL NA PRESENÇA DE GLICEROL NO EFLUENTE ORIUNDO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL,Ano de Obtenção: 2011
Eliane Bezerra Cavalcanti.Coorientador: Katlin Ivon Barrios Eguiluz. Palavras-chave: água de lavagem; reator eletroquímico; DTR.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2008 - 2009

Universidade Tiradentes
Título: Gestão integrada em instalações com atmosfera explosiva, do projeto a manutenção.
Orientador: M. Sc Roberto Theobald

Especialização em Consultor de Sistema de Gestão Integrado

2005 - 2006

Faculdade São Luís de França
Título: Implantação do Sistema de Gestão Integrado na empresa BRANPT Consultoria e Treinamento
Orientador: Flávio Brito

Especialização em Pós-Graduação MBA em Engenharia de Produção

2005 - 2006

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Título: ESTUDO DA INTEGRAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA AQUICULTURA
Orientador: Profª Marlene Hernandez

Graduação em Engenharia de Produção

2000 - 2005

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Título: PISCICULTURA SUPER-INTENSIVA: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PARA UMA COMUNIDADE RURAL
Orientador: Profº. Dr Francisco Gumes Lopes

Formação complementar

2007 - 2007

Análise de Falhas - Metod de Aplicação Amb Indust. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Manutenção, ABRAMAN, Brasil.

2005 - 2005

Segurança Instalações e Ser em Eletricidade NR10. (Carga horária: 48h). , SENAI - Departamento Regional de Sergipe, SENAI/DR/SE/, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação Industrial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Produções bibliográficas

  • Joel A. Palomino-Romero ; LEITE, O. M. ; Katlin I. Barrios Eguiluz ; Eliane B. Cavalcanti ; Daniel P. Silva . TRATAMENTOS DOS EFLUENTES GERADOS NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Química Nova (Online) , v. XY, p. 1-12, 2011.

  • LEITE, O. M. ; LOPES, F.L.G . Piscicultura super-intensiva como uma proposta para o desenvolvimento sustentável de uma pequena comunidade rural. In: XII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Bauru. XII SIMPEP - Simpósio de Eng de Prodoção, 2005.

  • LEITE, O. M. ; LOPES, F.L.G . Piscicultura Super-Intensiva: Uma proposta de desenvolvimento sustentável para uma comunidade rural. In: VI Congresso de Iniciação Científica, 2004, Aracaju. VI Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe, 2004. v. 1. p. 170-170.

  • LEITE, O. M. ; Dayane Santos Melo ; Katlin I. Barrios Eguiluz ; Eliane B. Cavalcanti . ESTUDO PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE RESIDÊNCIA (DTR) EM REATOR ELETROQUÍMICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

1992 - Atual

Companhia Vale do Rio Doce (SE)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engeheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo com Engenheiro de Manutenção; Responsável pelos projetos de automação da Mina subterrânea de exploração de cloreto de potássio.