Débora Cintra Toscano de Brito

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo o conhecimento igualmente aplicado à Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O Coco Tem Ciência: Expressões Culturais e Suas Manifestações Urbanas
Orientador: Alexandre Zarias

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Núcleo de Ação Pedagógica

Formação complementar

2011 -

Língua Inglesa. (Carga horária: 288h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Ciclo de Conferências Cultura e Mundo Contemporâne. (Carga horária: 12h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2010 - 2010

Cultura Contemporânea: uma introdução - Literatura. (Carga horária: 16h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Organização de eventos

Arimatéia, Ê. L. ; BRITO, D. C. T. ; LUCENA, V. . Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - Pernambuco. 2011. (Outro).

Participação em eventos

I Fórum CinEscola - Interações, Audiovisual e Educação. 2012. (Outra).

III Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais.Reflexões Sobre o Espaço Urbano na Lógica do Capital. 2012. (Encontro).

I Ciclo de Seminários DACS: Movimento estudantil de Ciências Sociais. 2011. (Seminário).

II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - Pernambuco. 2011. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2011. (Encontro).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de de Sociologia. 2011. (Congresso).

I Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - Maranhão. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ZARIAS, A. ; BRITO, D. C. T. . Das expulsões à legitimidade da posse da terra na Ponte do Maduro: encontros e desencontros políticos no Recife. Revista Anthropológicas , v. 25, p. 133-155, 2014.

  • ZARIAS, A. ; BRITO, D. C. T. . Das expulsões à legitimidade da posse da terra na Ponte do Maduro: encontros e desencontros políticos no Recife. In: 29° Reunião da Associação Brasileira de Antropologia., 2014, Natal. Anais da 29° Reunião da Associação Brasileira de Antropologia., 2014.

  • LUCENA, V. ; BRITO, D. C. T. . Reflexões Sobre o Espaço Urbano na Lógica do Capital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Regularização fundiária urbana na perspectiva de gênero: o caso da Ponte do Maduro no Recife, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar como a perspectiva de gênero tem sido utilizada para o planejamento e elaboração de políticas públicas voltadas para a regularização fundiária e concessão de títulos de posse aos habitantes da Ponte do Maduro, região que abrange quatro bairros da região central do município do Recife. As lutas que marcam a ocupação informal da Ponte do Maduro datam mais de cinco décadas. Acontecimentos recentes reforçam a necessidade de se debruçar sobre o tema,especialmente, no cenário político pernambucano. O Governo do Estado anunciou o início do processo de regularização da região durante o 5º Fórum Urbano Mundial, realizado no Rio de 3 Janeiro, em 2010. A forma como as políticas de regularização fundiária e habitação afetam de outras maneiras a vida de mulheres e homens ganhou destaque com a recente mudança das regras do Programa Minha Casa Minha Vida. A Medida Provisória nº. 561 de 8 de março de 2012 concede à mulher o título da propriedade do imóvel adquirido, no âmbito do programa, nos casos de dissolução de união estável, separação ou divórcio. Essa medida visa, justamente, proteger o direito das mulheres, vítimas principais dos danos materiais e pessoais decorrentes do fim de um relacionamento. Por se tratar de uma lei federal, há a expectativa de que as políticas públicas para a habitação sigam esse direcionamento... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. , SUDENE - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Iputinga, 50670900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 32724118

Experiência profissional

2013 - 2014

Fundação Joaquim Nabuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC - FACEPE, Carga horária: 20

2013 - 2013

Geosistemas

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Descrição: Realização das análises quantitativas e qualitativas dos dados de pesquisas socioeconômicas realizadas nas áreas dos Coelhos, Vila Brasil e Roque Santeiro I , II e III que sejam pertinentes ao andamento dos projetos de reassentamento dessas comunidades em virtude do Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe.

2012 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2011 - 2013

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Equipe de Trabalho Técnico Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no sentido de contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade dos moradores das comunidades que são alvo de intervenções habitacionais por parte da Prefeitura da Cidade do Recife, fortalecendo os grupos locais de forma integrada, participativa e auto-sustentável, através do acompanhamento e participação na construção e execução dos Projetos de Trabalho Técnico Social.

2014 - Atual

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa e Mapeamento, Carga horária: 40