Francisco Marcos Barros
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em1989, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdades de Ciências Médicas de Belo Horizonte no anos de 1990 e 1991, Residência Médica em Cirurgia Pediátrica pela Fundação Felício Roxo em Belo Horizonte nos anos de 1992 e 1993, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo concluído no ano de 2010. Possui título de especialista em Cirurgia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e Associação Médica Brasileira. Atua como cirurgião pediátrico na Santa Casa de Montes Claros, no Hospital Universitário Clemente Farias e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro. Experiência como docente desde o ano de 1995 na UNIMONTES, onde exerceu também as funções de Coordenador do Curso Médico de 1995 a 2002 e Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), entre os anos de 2002 a 2006. Na FUNORTE atua como coordenador do Curso Médico desde o ano de 2012. Atualmente exerce também o cargo de diretor administrativo da cooperativa médica (SANCOOP) de Montes Claros.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Coletiva
2008 - 2010
Universidade Federal de São Paulo
Título: Uma análise sobre cotas no Curso Médico da UNIMONTES: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes
Orientador: Maria Cecília Sonzogno
, Ano de Obtenção: 2010.
Especialização - Residência médica
1992 - 1993
Fundação Felício Rocho
Residência médica em: Cirurgia PediatricaNúmero do registro: .
Especialização - Residência médica
1990 - 1991
Faculdade de Ciências Médicas
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: .
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Participação em eventos
56º COBEM. 2018. (Congresso).
X Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica. 2016. (Congresso).
53 Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2015. (Congresso).
Congresso de Cirurgia Pediátrica do Cone Sul. 2015. (Congresso).
52 Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2014. (Congresso).
Nono Congresso Paulista de Educação Médica. 2014. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica. 2013. (Congresso).
CONGRESSO MUNDIAL DE CIRURGIA PEDIATRICA. MEGACOLON CONGENITO. 2013. (Congresso).
WORKSHOP EM CIRURGIA COLO RETAL.ANOMALIA ANO RETAL. 2013. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2012. (Congresso).
Congresso Brasilerio de Cirurgia Pediátrica. 2012. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica. 2010. (Congresso).
Congresso Minas-Brasil de Cirurgia Geral 2009 e da Segunda Jornada de Cirurgia Pediátrica de MOnas Gerais. Urgências Abdominais na criança "Atresias Intestinais". 2009. (Congresso).
Congresso Brasilerio de Cirurgia Pediátrica. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
BARROS, F.M.. Fechamento de parede abdominal com sutura elástica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Leiomiossarcoma renal: um relato de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Hemocromatose e disfunção sexual: um relato de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Doença de depósito de glicogênio tipo 1 neonatal - Relato de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Mastite Granulomatosa Idiopática -Revisão sistêmica Integrativa de Literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Acidente Vascular Cerebral em Criança Portadora de Anemias Falciforme:um relato de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, F.M.. Púrpura Trombocitopênica Trombótica: A Importância de um diagnóstico precoce. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Validade e Confiabilidade de instrumento de alfabetização em saúde relacionada ao hábito etilista entre diabéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Complicações pós-operatórias da cirurgia bariátrica: uma revisão sistemática integrativa da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Manejo de Cloaca Persistente: um relato de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Anomalia anorretal em paciente portador de Síndrome de Down: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Câncer de mama em homens: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Prevalência da Depressão em acadêmicos de medicina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
BARROS, Francisco Marcos. Fatores Associados à sonolência diurna em estudantes de medicina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Médico) - Faculdades Unidas do Norte de Minas.
Produções bibliográficas
-
BARROS, Francisco Marcos . Caracterização da demanda da Cirurgia Pediátrica no sistema público de saúde do Norte de Minas Gerais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Francisco Marcos . Acesso cervical para exérese de cisto broncogênico gigante em mediastino anterior em criança:relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, F.M. . ABDOMEN AGUDO NA CRIANÇA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, Francisco Marcos . Invaginação intestinal secundária à Púrpura de Henoch-Schoenlein: um relato de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Francisco Marcos . Rabdmiossarcoma Orbital em criança: relato de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Francisco Marcos . Volvo intestinal no recén-nascido - relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Francisco Marcos . Relato de Caso- Adenocarcinoma Gástrico em Paciente Pediátrico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARROS, F.M. . Relato de Caso - Divertículo de ZENKER. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Francisco Marcos . Relato de caso: baço móvel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdade de Medicina. , AV. DR. RUI BRAGA, VILA MAURICEIA, 39401089 - Montes Claros, MG - Brasil - Caixa-postal: 126, Telefone: (038) 32298282, Ramal: 8282, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
FunorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de cirurgia ambulatorial
1995 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de cirurgia pediátrica e de cirurgia ambulatorial.
Médico assistente no hospital universitário na área de cirurgia pediátrica.
1994 - Atual
Hospital Santa Casa de Montes ClarosVínculo: Membro do corpo clínico, Enquadramento Funcional: Médico cirurgião pediátrico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Marcos Barros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?